Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por rsacramento » 4/3/2011 15:28

ok, obrigado

e já agora como traduzir:

Liability == passivo? Responsabilidade? Compromisso?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por Champignon » 4/3/2011 15:19

Tentando simplificar:

Equity - Capitais próprios

Assets - Activos
"In this business if you're good, you're right six times out of ten. You're never going to be right nine times out of ten." by Peter Lynch

http://fundamentalmentebolsa.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 466
Registado: 2/4/2009 12:51
Localização: 17

por rsacramento » 4/3/2011 15:12

Champignon Escreveu:Sim.

Imagina que tens uma empresa, e compras um carro a credito. Esse caro vai entrar no activo da empresa apesar de ainda deveres dinheiro ao banco, ou seja, entra como activo apesar de não estar totalmente pago.


então como traduzo asset e equity?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por Champignon » 4/3/2011 13:29

rsacramento Escreveu:
Champignon Escreveu:Experimenta dar uma olhadela aqui.
http://www.investopedia.com/university/ ... efault.asp

Em geral, uma empresa em que os capitais próprios sejam inferiores ao passivo, já indica algum sobre endividamento.

Mas isso é muito subjectivo pois varia com o tipo de empresa. Dá uma olhadela nesse link.

Cumprimentos,
Champignon


comecei a ler mas rapidamente tive de construir um dicionário

podes ajudar-me a confirmá-lo/corrigí-lo?

então aqui vai:

Asset == activo

Leverage == alavancagem

Security == Valor mobiliário ou título financeiro

Equity == activo
(In finance, in general, you can think of equity as ownership in any asset after all debts associated with that asset are paid off)

então um asset pode ainda acarretar despesas, mas já a equity já está toda paga, por assim dizer?


Sim.

Imagina que tens uma empresa, e compras um carro a credito. Esse caro vai entrar no activo da empresa apesar de ainda deveres dinheiro ao banco, ou seja, entra como activo apesar de não estar totalmente pago.
"In this business if you're good, you're right six times out of ten. You're never going to be right nine times out of ten." by Peter Lynch

http://fundamentalmentebolsa.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 466
Registado: 2/4/2009 12:51
Localização: 17

por rsacramento » 4/3/2011 13:23

Champignon Escreveu:Experimenta dar uma olhadela aqui.
http://www.investopedia.com/university/ ... efault.asp

Em geral, uma empresa em que os capitais próprios sejam inferiores ao passivo, já indica algum sobre endividamento.

Mas isso é muito subjectivo pois varia com o tipo de empresa. Dá uma olhadela nesse link.

Cumprimentos,
Champignon


comecei a ler mas rapidamente tive de construir um dicionário

podes ajudar-me a confirmá-lo/corrigí-lo?

então aqui vai:

Asset == activo

Leverage == alavancagem

Security == Valor mobiliário ou título financeiro

Equity == activo
(In finance, in general, you can think of equity as ownership in any asset after all debts associated with that asset are paid off)

então um asset pode ainda acarretar despesas, mas já a equity já está toda paga, por assim dizer?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por pocoyo » 4/3/2011 13:09

rsacramento Escreveu:
pocoyo Escreveu:O outro desafio diz respeito a um potencial aumento dos custos de financiamento, já que a eléctrica pagou uma taxa de juro de 3,5% durante 2010 que corresponde a despesas de financiamento no valor 560 milhões de euros, enquanto poderá vir a ter de pagar 600 milhões de euros em 2011.

Em linha com a perspectiva está a nota de análise do UBS, que diz que “o endividamento tem de ser abordado”. O banco de investimento diz que, na sua perspectiva, “apesar da natureza regulada dos resultados, o endividamento é excessivo”.


os analistas estão então de acordo com o endividamento excessivo; mas, pergunto eu, quais os parâmetros para chegar a tal afirmação?

ou seja: a partir de quanto é que fica excessivo?

como é que fazem as contas?

ou seja, se eu olhar para um relatório como é que posso avaliar o endividamento?


Há várias fórmulas:

Por exemplo:
Racio endividamento = divida liquida / ebitda

Para se saber se está com uma divida elevada ou não, normalmente compara-se com o sector. Por vezes este indicador pode dizer pouco tendo em conta a capacidade de crescimento de uma empresa (empresas novas tipo EDPr estas situações são normais), a EDP padece desse mal, em parte devido à EDPr.
Por exemplo:
Se a EDP conseguir taxas de crescimento que consigam mais do que superar os custo da divida então essa divida não é preocupante, já o contrário... É por isso que os investidores estão moderadamente preocupados.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2056
Registado: 15/1/2010 15:30

por artista_ » 4/3/2011 12:59

rsacramento Escreveu:
pocoyo Escreveu:O outro desafio diz respeito a um potencial aumento dos custos de financiamento, já que a eléctrica pagou uma taxa de juro de 3,5% durante 2010 que corresponde a despesas de financiamento no valor 560 milhões de euros, enquanto poderá vir a ter de pagar 600 milhões de euros em 2011.

Em linha com a perspectiva está a nota de análise do UBS, que diz que “o endividamento tem de ser abordado”. O banco de investimento diz que, na sua perspectiva, “apesar da natureza regulada dos resultados, o endividamento é excessivo”.


os analistas estão então de acordo com o endividamento excessivo; mas, pergunto eu, quais os parâmetros para chegar a tal afirmação?

ou seja: a partir de quanto é que fica excessivo?

como é que fazem as contas?

ou seja, se eu olhar para um relatório como é que posso avaliar o endividamento?



Hoje estás realmente muito chato, só fazes perguntas difíceis! :lol:

Eu não percebo nada disso mas diria que se deveria comparar o endividamento com outras empresas do mesmo sector! :wink:

Eu realmente não faço a mínima idéia se os 19 mil milhões de dívida são muito ou pouco!

Já te baralhei mais um pouco! :lol:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Champignon » 4/3/2011 12:54

rsacramento Escreveu:
pocoyo Escreveu:O outro desafio diz respeito a um potencial aumento dos custos de financiamento, já que a eléctrica pagou uma taxa de juro de 3,5% durante 2010 que corresponde a despesas de financiamento no valor 560 milhões de euros, enquanto poderá vir a ter de pagar 600 milhões de euros em 2011.

Em linha com a perspectiva está a nota de análise do UBS, que diz que “o endividamento tem de ser abordado”. O banco de investimento diz que, na sua perspectiva, “apesar da natureza regulada dos resultados, o endividamento é excessivo”.


os analistas estão então de acordo com o endividamento excessivo; mas, pergunto eu, quais os parâmetros para chegar a tal afirmação?

ou seja: a partir de quanto é que fica excessivo?

como é que fazem as contas?

ou seja, se eu olhar para um relatório como é que posso avaliar o endividamento?


Experimenta dar uma olhadela aqui.
http://www.investopedia.com/university/ ... efault.asp

Em geral, uma empresa em que os capitais próprios sejam inferiores ao passivo, já indica algum sobre endividamento.

Mas isso é muito subjectivo pois varia com o tipo de empresa. Dá uma olhadela nesse link.

Cumprimentos,
Champignon
"In this business if you're good, you're right six times out of ten. You're never going to be right nine times out of ten." by Peter Lynch

http://fundamentalmentebolsa.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 466
Registado: 2/4/2009 12:51
Localização: 17

por rsacramento » 4/3/2011 12:23

pocoyo Escreveu:O outro desafio diz respeito a um potencial aumento dos custos de financiamento, já que a eléctrica pagou uma taxa de juro de 3,5% durante 2010 que corresponde a despesas de financiamento no valor 560 milhões de euros, enquanto poderá vir a ter de pagar 600 milhões de euros em 2011.

Em linha com a perspectiva está a nota de análise do UBS, que diz que “o endividamento tem de ser abordado”. O banco de investimento diz que, na sua perspectiva, “apesar da natureza regulada dos resultados, o endividamento é excessivo”.


os analistas estão então de acordo com o endividamento excessivo; mas, pergunto eu, quais os parâmetros para chegar a tal afirmação?

ou seja: a partir de quanto é que fica excessivo?

como é que fazem as contas?

ou seja, se eu olhar para um relatório como é que posso avaliar o endividamento?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por pocoyo » 4/3/2011 11:53

BPI: "EDP pode ser uma armadilha de valor"

04/03/2011

Os resultados da cotada ficaram próximos do esperado pelos analistas e não deverão implicar revisões das estimativas. No entanto, diz o Banco Espírito Santo de Investimento, a eléctrica “enfrenta dois grandes desafios em 2011”.

Um deles prende-se com a liberalização do negócio, que poderá penalizar o EBITDA, segundo explicam os analistas Fernando Garcia e Felipe Echevarría. O outro desafio diz respeito a um potencial aumento dos custos de financiamento, já que a eléctrica pagou uma taxa de juro de 3,5% durante 2010 que corresponde a despesas de financiamento no valor 560 milhões de euros, enquanto poderá vir a ter de pagar 600 milhões de euros em 2011.

Em linha com a perspectiva está a nota de análise do UBS, que diz que “o endividamento tem de ser abordado”. O banco de investimento diz que, na sua perspectiva, “apesar da natureza regulada dos resultados, o endividamento é excessivo”.

O BPI Equity Research diz que a EDP tem um “excelente desempenho de preço” e n egoceia a bons múltiplos, com um resultado por acção que parece “apelativo”. No entanto, ressalvam os analistas, esta pode ser uma “armadilha de valor”.

“Assumindo a EDP Renováveis ao valor de mercado, a EDP está, de facto, sobreavaliada”, conclui a nota de análise assinada pelos analistas Bruno Silva e Gonzalo Sanchez-Bordona.

O Banco Espírito Santo de Investimento recomenda “comprar” para a cotada, assim como o Caixa BI e o banco suíço UBS. O BPI Equity Research tem uma recomendação de “manter” os títulos.

Os títulos da EDP depreciam 0,61% para 2,771 euros.

In Bpionline
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2056
Registado: 15/1/2010 15:30

por nook » 4/3/2011 11:51

pocoyo Escreveu:
rfm73 Escreveu:Por norma a cotação costuma subir uma semana antes dos supostos "bons resultados" e a venda dá-se no dia da apresentação quando o "povo" compra depois de ouvir ou ler a notícia.


Das tuas palavras concluo que a queda vai continuar. Certo?


A última sessão teve um fecho positivo mas revelou alguma fraqueza. Vê a sombra da vela. Neste momento a EDP encontra-se a negociar entre o seu suporte de curto-prazo = 2,72 e a resistência dos 2,80. Eu já vendi a posição que detinha na EDP. Deixo o gráfico:
Anexos
img_12990841000611.gif
img_12990841000611.gif (18.19 KiB) Visualizado 5276 vezes
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

por pocoyo » 4/3/2011 11:17

A linha mágica.
Anexos
edp.jpg
edp.jpg (33.9 KiB) Visualizado 5314 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2056
Registado: 15/1/2010 15:30

por pocoyo » 4/3/2011 11:01

rsacramento Escreveu:
pocoyo Escreveu:
rsacramento Escreveu:
mas como não entendo nada de relatórios e contas, vou aguardar para ver o que se diz


Sacramento, a chave dos resultados da EDP é a divida. Esta continua a aumentar e pior do que isso foi que o Mexia disse que para o próximo ano esperava uma ligeira queda da mesma.
Os resultados subiram mas a divida também, logo a pergunta - os resultados foram bons ou maus?


pior por a quebra da dívida prevista para o ano ser apenas ligeira?


Sim, ele anunciou a venda de 500 milhões de euros de activos e disse que esperava uma ligeira descida da divida. No meu entender grande coisa...

Se os juros começarem a subir os resultados da EDP vão ser prejudicados por essa divida gigantesca.

Neste momento, esta é a principal preocupação dos investidores.

PS. Eu normalmeste sigo os sinais técnicos.
Com estes resultados acho que vale mais a AT do que a AF.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2056
Registado: 15/1/2010 15:30

por Elias » 4/3/2011 10:53

rsacramento Escreveu:olha, desculpa lá qualquer coisinha :P


Estás à vontade, que isto a gente temos que ser uns pós outros :lol:
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por rsacramento » 4/3/2011 10:53

pocoyo Escreveu:
rsacramento Escreveu:
mas como não entendo nada de relatórios e contas, vou aguardar para ver o que se diz


Sacramento, a chave dos resultados da EDP é a divida. Esta continua a aumentar e pior do que isso foi que o Mexia disse que para o próximo ano esperava uma ligeira queda da mesma.
Os resultados subiram mas a divida também, logo a pergunta - os resultados foram bons ou maus?


pior por a quebra da dívida prevista para o ano ser apenas ligeira?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por rsacramento » 4/3/2011 10:50

Elias Escreveu:
rsacramento Escreveu:para ti o rumor começou aí, no início do ano?


Ó rsacramento, não sejas maçador :mrgreen:

Não sei quando começou o rumor. Eu nem sequer afirmei que houve rumor e muito menos que houve "sell the news". Repara que o meu post das 8:52 foi colocado sob a forma de uma interrogação e não de uma afirmação. Eu não sei se foi esse o caso nem gosto (como já expliquei ao pocoyo) de presumir o que levou os outros a comprar. Apenas alertei para o efeito da queda logo após a saída dos bons resultados, coisa que, além de ser um "clássico" que vem em todos os manuais, se verificou recentemente com outras acções (por exemplo Essilor, Randstad).


quando me deparei com a cotação da edp, hoje, o primeiro pensamento que me ocorreu foi exactamente o teu; só que depois fui olhar o gráfico e não encontrei nenhuma subida recente e plausível, donde te ter maçado

olha, desculpa lá qualquer coisinha :P
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por pocoyo » 4/3/2011 10:47

rsacramento Escreveu:
mas como não entendo nada de relatórios e contas, vou aguardar para ver o que se diz


Sacramento, a chave dos resultados da EDP é a divida. Esta continua a aumentar e pior do que isso foi que o Mexia disse que para o próximo ano esperava uma ligeira queda da mesma.
Os resultados subiram mas a divida também, logo a pergunta - os resultados foram bons ou maus?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2056
Registado: 15/1/2010 15:30

por Elias » 4/3/2011 10:45

pocoyo Escreveu:E achas que a subida de 13% foi por causa dos supostos "bons resultados"?


Ó amigo, eu não "acho" nada.

Que ela subiu nas semanas anteriores, lá isso subiu. Ou seja, houve interesse comprador, isso é indesmentível. Agora se as pessoas compraram EDP por causa de expectativas de bons resultados ou se foi porque o Mexia é um gajo porreiro ou se foi porque o Benfica está em segundo no campeonato, isso eu já não sei. Só perguntando a quem andou às compras 8-)

pocoyo Escreveu:Já agora, os resultados foram bons ou maus? :)


Foram só os melhores de sempre. Isto responde à tua questão? :wink:

rsacramento Escreveu:para ti o rumor começou aí, no início do ano?


Ó rsacramento, não sejas maçador :mrgreen:

Não sei quando começou o rumor. Eu nem sequer afirmei que houve rumor e muito menos que houve "sell the news". Repara que o meu post das 8:52 foi colocado sob a forma de uma interrogação e não de uma afirmação. Eu não sei se foi esse o caso nem gosto (como já expliquei ao pocoyo) de presumir o que levou os outros a comprar. Apenas alertei para o efeito da queda logo após a saída dos bons resultados, coisa que, além de ser um "clássico" que vem em todos os manuais, se verificou recentemente com outras acções (por exemplo Essilor, Randstad).
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por rsacramento » 4/3/2011 10:42

pocoyo Escreveu:
Elias Escreveu:Bem, desde o início do ano até ontem subira mais de 13%...


E achas que a subida de 13% foi por causa dos supostos "bons resultados"?

Já agora, os resultados foram bons ou maus? :)

A EDP terá obtido um lucro superior a mil milhões de euros em 2010, mais 4% que um ano antes, segundo uma 'poll' da Reuters.

O lucro da maior eléctrica portuguesa terá crescido 4,2% para 1.067 milhões de euros em 2010, face aos 1.024 milhões contabilizados em 2009, segundo a média das estimativas dos analistas sondados pela "Reuters".



fonte

Os lucros da eléctrica dirigida por António Mexia subiram 5% para 1.079 milhões de euros no ano passado.

O número ficou acima dos 1.061 milhões de euros previstos pelos analistas consultados pela agência Reuters e é o segundo melhor resultado de sempre da EDP. Melhor só em 2008 quando o lucro atingiu os 1.091 milhões de euros.



fonte

mas como não entendo nada de relatórios e contas, vou aguardar para ver o que se diz
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por pocoyo » 4/3/2011 10:40

rfm73 Escreveu:Por norma a cotação costuma subir uma semana antes dos supostos "bons resultados" e a venda dá-se no dia da apresentação quando o "povo" compra depois de ouvir ou ler a notícia.


Das tuas palavras concluo que a queda vai continuar. Certo?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2056
Registado: 15/1/2010 15:30

por nook » 4/3/2011 10:37

Por norma a cotação costuma subir uma semana antes dos supostos "bons resultados" e a venda dá-se no dia da apresentação quando o "povo" compra depois de ouvir ou ler a notícia.
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

por rsacramento » 4/3/2011 10:35

Elias Escreveu:Bem, desde o início do ano até ontem subira mais de 13%...

para ti o rumor começou aí, no início do ano?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por pocoyo » 4/3/2011 10:32

Elias Escreveu:Bem, desde o início do ano até ontem subira mais de 13%...


E achas que a subida de 13% foi por causa dos supostos "bons resultados"?

Já agora, os resultados foram bons ou maus? :)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2056
Registado: 15/1/2010 15:30

por Elias » 4/3/2011 10:29

Bem, desde o início do ano até ontem subira mais de 13%...
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por rsacramento » 4/3/2011 10:27

Elias Escreveu:
rsacramento Escreveu:assim sendo quando:
começou o rumor
ou
quando foi a compra?


Supostamente, a compra dá-se nas semanas anteriores à apresentação de resultados, na expectativa de que estes sejam bons.

Quando saem os resultados... kabuuuuum.

claro, eu sei isso

o que te perguntei foi, sendo como dizes, onde está (quando começou) a subida para agora haver uma queda
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], boavista, CORTIÇA, Ferreiratrade, Google [Bot], joingue, Minsk, navaldoc, paul_invest, PAULOJOAO, Phil2014, Santanderes, vasco007, zulu404 e 124 visitantes