Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP - Tópico Geral

por cloubird » 18/2/2022 18:53

a falta de chuva é que vai ditar o futuro da EDP, A EDP não está assim tão protegida com os negócios la fora.

Se não chover eles arriscam-se a simplesmente quase não faturação.


SE não chover até Agosto, o governo vai manter a proibição da turbinagem nas barragens sendo só possível a turbinagem para efeitos de caudal dos rios, caudal ecológico.

Portanto, estou um pouco preocupado, pois a falta de chuva pode mandara a EDP para valores muito baixos..

Podendo haver mexidas nos dividendos.

Ou seja, ou a central térmica do pego reabre, ou a EDP arrisca-se a ser um mero intermediário do Mibel em Portugal, ou seja compre energia a espanha e a fança.. e vende cá.


Sugestão, façamos a dança da chuva pelo menos quem com eu tem ações da EDP.

Mas vai srr assim sempre ?, claro que não, quem poder ter o dinheiro parqueado em ações da EDP uns anos, não ha stress.

Poderá inclusive ser uma oportuna de entrada.

Se e digo SE pois isto é adivinhação, caso este ano não chova em PT, podemos vr a EDP em mínimos de muitos anos, para valores a atirar para 2€

E se não chove durante 2 anos.... não se preocupem, acho que isso não vai acontecer. E se for como em África 3 anos...nesse caso Portugal fecha.

a EDP acaba e ponto final .

Eu repito Portugal pode ser o primeiro pais ocidental e entrar em shutdown por causa das alterações climáticas, e digo shutdown obrigando a população a migrações massivas, ou a a abandonada grande parte do território.
 
Mensagens: 202
Registado: 11/1/2022 1:13

Re: EDP - Tópico Geral

por Goya777 » 18/2/2022 18:12

Eu hoje bem ou mal reforcei. Pus orden de manhã nos 4.01 e a meio da tarde foi lá (e mais abaixo).

Se vier aos 3.75 reforço de novo
 
Mensagens: 2808
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: EDP - Tópico Geral

por 654235 » 18/2/2022 18:11

uau...preços de saldo ...com o guidance que deram, estas vendas de hj são mesmo a exaustão de um longo periodo de venda desde os 5....tudo porque 25% da produção ainda depende de barragens e neste caso de água. Quando atingirem os 100% de total indepedencia das secas e afins...tudo isto não faz sentido
Martelo invertido no semanal e duplo fundo
Editado pela última vez por 654235 em 18/2/2022 18:24, num total de 2 vezes.
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4377
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: EDP - Tópico Geral

por cloubird » 17/2/2022 18:13

desde que mantenham um bom dividendo para 2022 é o que interessa.

eu estou na EDP a longíssimo prazo para esse efeito, só vendi que tinha o ano passado, pois j´+a estava com uma valorização de 30%, mas adquiri de novo, eu estou na EDP para a minha relação com a EDP ser ZERO no que respeita a gastos, o que gasto em energia é devolvido e ainda vem a mais nos dividendos.
 
Mensagens: 202
Registado: 11/1/2022 1:13

Re: EDP - Tópico Geral

por AC2719 » 17/2/2022 17:59

https://www.edp.com/pt-pt/investidores/ ... resultados

O resultado líquido da EDP em 2021 totalizou €657M, uma redução de 18% em termos homólogos, penalizado por efeitos não
recorrentes de €169M em 2021, incluindo imparidades associadas ao portfolio de centrais térmicas no mercado Ibérico.
Excluindo estes impactos, o resultado líquido recorrente cresceu 6% para €826M, suportado pelo desempenho positivo do
negócio global de renováveis, a integração da Viesgo em Espanha e crescimento das operações de redes de eletricidade no
Brasil. Por outro lado, o desempenho da EDP em 2021 foi penalizado pela subida dos preços de energia nos mercados grossistas
internacionais, e recursos hídricos abaixo da média na Península Ibérica.

:(
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 126
Registado: 10/5/2012 0:00

Re: EDP - Tópico Geral

por Penaforte » 12/2/2022 2:14

yaya Escreveu:
Penaforte Escreveu:
Goya777 Escreveu:Se nao para por aqui 4-4.1, proximo suporte está onde? Nos 3.5?


3.5~/3.75.


Eu diria que te referes a suporte horizontal. Mas primeiro tens a mm.
Na Bitcoin a mm20 no mensal funcionou bem como suporte.


Sim, estava a falar do intervalo horizontal onde o preço pode reagir, se l´á chegar.
Sinceramente não acompanho a EDP, foi uma análise de 1 minuto e o gráfico que coloquei é semanal. Tem a mm de facto antes desse intervalo mas até pode atingir os dois patamares e fechar acima da mm no final da próxima semana.. vai ser uma semana intensa :).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1434
Registado: 20/10/2014 14:55

Re: EDP - Tópico Geral

por yaya » 11/2/2022 22:30

Penaforte Escreveu:
Goya777 Escreveu:Se nao para por aqui 4-4.1, proximo suporte está onde? Nos 3.5?


3.5~/3.75.


Eu diria que te referes a suporte horizontal. Mas primeiro tens a mm.
Na Bitcoin a mm20 no mensal funcionou bem como suporte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1827
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: EDP - Tópico Geral

por cloubird » 11/2/2022 19:35

não sei, os resultados não devem faze mexer, se olharmos para a por data:

https://www.pordata.pt/Portugal/Consumo ... nsumo-1124

os consumos totais de enrgia electrica () e isto é de todo os operadores penso), o ano de 2020 não foi nada por.

a não ser que o ano de 2020 tivesse sido de evolução em cortes de custos, na EDP, não parec que fique muito baixo das expectativas.


Nm nada sobe eternamente, nme desce semrpe, eu tenho DP por causa dos dividendos.

Agora se ess a politica for mexida, bom veremos

MAs algo andar a dar tareia a este activo, a pressão vendedora é grande hoje fechou em mínimos do dia e a este rtimo o valor de 4 vai ser
rapidamente atingido.

a falta de chuva pode er um motivo, mas, fazendo baixar as perspectivas d lucro e dividendos para este ano.

Não sei, mas que não é bonito de ser ver isso não.

a vela semanal foi muito feia
Anexos
edp2.png
 
Mensagens: 202
Registado: 11/1/2022 1:13

Re: EDP - Tópico Geral

por Àlvaro » 11/2/2022 19:04

A EDP apresenta resultados a 17, se não for pelos resultados que consiga convencer o mercado, não vejo que outra forma. Nem vento, nem chuva, exposição aos EUA (A Edpr) onde os juros da dívida vão morder, bancos a malharem nos target's. Só um milagre evitará que vá abaixo de 4. :?
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: EDP - Tópico Geral

por Goya777 » 11/2/2022 13:39

A MMA200 pode ajudar
 
Mensagens: 2808
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: EDP - Tópico Geral

por Penaforte » 11/2/2022 13:18

Goya777 Escreveu:Se nao para por aqui 4-4.1, proximo suporte está onde? Nos 3.5?


3.5~/3.75.
Anexos
EDP-Weekly.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1434
Registado: 20/10/2014 14:55

Re: EDP - Tópico Geral

por Goya777 » 11/2/2022 12:02

Se nao para por aqui 4-4.1, proximo suporte está onde? Nos 3.5?
 
Mensagens: 2808
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: EDP - Tópico Geral

por cloubird » 11/2/2022 9:47

SeveN_ Escreveu:Será que vai visitar os 4€?



isso não sei , mas está lançada par isso.
Não sei se tem haver com os resultado que vão ser apresentados em breve, ou outro motivo.



a EDP parece uma pedra sobre um papel guardanapo fino molhado
 
Mensagens: 202
Registado: 11/1/2022 1:13

Re: EDP - Tópico Geral

por SeveN_ » 10/2/2022 22:33

Será que vai visitar os 4€?
 
Mensagens: 29
Registado: 29/11/2007 11:08
Localização: Porto

Re: EDP - Tópico Geral

por cloubird » 10/2/2022 15:50

o nosso panorama energético, muito útil

https://www.pordata.pt/Subtema/Portugal/Energia-90
 
Mensagens: 202
Registado: 11/1/2022 1:13

Re: EDP - Tópico Geral

por The Navigator » 10/2/2022 15:45

yaya Escreveu:"Cientistas acusam petrolíferas de mentir sobre efeito das suas atividades

Os conglomerados petrolíferos foram acusados hoje por cientistas do clima de terem mentido deliberadamente sobre o efeito das suas atividades e de procurarem agora "retardar" a sua transição energética, durante uma audição no Congresso."


https://www.noticiasaominuto.com/mundo/ ... atividades


"Um dos cientistas ouvidos na Câmara dos Representantes acusou aquelas multinacionais de saberem há mais de quarenta anos que as suas atividades eram poluentes, mas optaram por promover "campanhas de negação e adiamento"."

Nada disto é novidade, quando foi da contaminação pelo chumbo, foram 20 anos de luta contra a negação das petrolíferas.
Bons Trades,
The Navigator

"The Navigator is responsible for providing information to the skipper about the boat’s current position, and plotting an optimal course for the destination on a long-distance race. The navigator should be able to provide information including tide patterns, possible wind conditions and so on."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 88
Registado: 3/6/2015 0:29

Re: EDP - Tópico Geral

por The Navigator » 10/2/2022 15:37

Bons Trades,
The Navigator

"The Navigator is responsible for providing information to the skipper about the boat’s current position, and plotting an optimal course for the destination on a long-distance race. The navigator should be able to provide information including tide patterns, possible wind conditions and so on."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 88
Registado: 3/6/2015 0:29

Re: EDP - Tópico Geral

por yaya » 9/2/2022 1:52

"Cientistas acusam petrolíferas de mentir sobre efeito das suas atividades

Os conglomerados petrolíferos foram acusados hoje por cientistas do clima de terem mentido deliberadamente sobre o efeito das suas atividades e de procurarem agora "retardar" a sua transição energética, durante uma audição no Congresso."


https://www.noticiasaominuto.com/mundo/ ... atividades
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1827
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: EDP - Tópico Geral

por yaya » 9/2/2022 1:49

cloubird Escreveu:errado, o problema foi este,
a central do pego fo fechada e de um momento para o outro a EDP viu-se sem uma grande geradora de energia, e teve de recorrer à reserva enrgetica que é uma barragem, dai terem aberto as portas desde final do ano passado, esse foi o motivo, e não é assim tão residual, o que tramou isto foi o fecho precipitado do PEGO, e agora perguntam porque foi fechado asism ?, um dos motivos foi que na central do peço ga não havia carvão mineral, e ou compravam mais com cotumavam fazer ou fechavam e o governo viu uma oportunidade para fechar e não comprar mais umas toneladas de carvão mineral que ião ficar a li a ocupar espaço.

esta foi a sequencia de acontecimento.


Errado

https://eco.sapo.pt/2022/02/07/governo- ... e-espanha/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1827
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: EDP - Tópico Geral

por Goya777 » 8/2/2022 10:57

Mas se nao me engano a EDP tambem tem activos que sao remunerados com base nessas yields, portanto em parte o efeito é positivo.

se é suficiente para compensar aumento gradual de custos financeiros (muita divida a taxa fixa) e desvalorizaçao potencial da EDPR é que nao sei...

Dito isto, se consolidar esta zona pode dar um ar da sua graça, se a rotaçao (BCP/Galp) trouxer dinheiro para estes lados. Pena o Trend=Friend nao andar activo por aqui para dar a opiniao dele
 
Mensagens: 2808
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: EDP - Tópico Geral

por ParaCima » 8/2/2022 0:04

cloubird Escreveu:sim com uma vontade louca.

pode ter vontade de visitar valores de 4. mínimos de 202022 duvido.


alguem olhou para a dívida? Parece que as yields estao a subir...
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: EDP - Tópico Geral

por cloubird » 7/2/2022 19:20

sim com uma vontade louca.

pode ter vontade de visitar valores de 4. mínimos de 202022 duvido.
Anexos
EDP.png
 
Mensagens: 202
Registado: 11/1/2022 1:13

Re: EDP - Tópico Geral

por Goya777 » 7/2/2022 18:08

Vai cheia de vontade de fazer minimo das ultimas 52 semanas...
 
Mensagens: 2808
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: EDP - Tópico Geral

por cloubird » 6/2/2022 23:31

errado, o problema foi este,
a central do pego fo fechada e de um momento para o outro a EDP viu-se sem uma grande geradora de energia, e teve de recorrer à reserva enrgetica que é uma barragem, dai terem aberto as portas desde final do ano passado, esse foi o motivo, e não é assim tão residual, o que tramou isto foi o fecho precipitado do PEGO, e agora perguntam porque foi fechado asism ?, um dos motivos foi que na central do peço ga não havia carvão mineral, e ou compravam mais com cotumavam fazer ou fechavam e o governo viu uma oportunidade para fechar e não comprar mais umas toneladas de carvão mineral que ião ficar a li a ocupar espaço.

esta foi a sequencia de acontecimento.
 
Mensagens: 202
Registado: 11/1/2022 1:13

Re: EDP - Tópico Geral

por yaya » 5/2/2022 22:44

cloubird Escreveu:neste momento a EDP é penalizada a pela falta de chuva, quem já teve a possibilidade de frequentar os corredores da EDP, e eu já, a falta d chuva é um tormento para eles.

Se não chover em abril a produção de energia nas barragens vai ser zero, porque eles tem d eter os sistemas a fuuncionar algumas vezes por mês.

Vai ser um ano penoso para a EDP, se por acaso, mas isto só por acao sel alguém começara a falar na penalização de lucros por causa das chuvas, ai a coisa pode ficar feia.

Coloquem uma velas a pedir chuva ou façam a dança das chuvas, se virem posts meus sobre a seca em PR, referi logo a EDP.


Já cá faltava a lenga lenga das barragens.
A energia da EDP roveniente das barragens em PT já é residual. Os valores de água nas barragens em PT andam há 5 anos abaixo da média habitual. E?
Por alguma razão venderam uma série de barragens em PT.

No Brasil é que têm maior relevância.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1827
Registado: 28/8/2013 22:19

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, Apramg, Bing [Bot], farami, João 87, Nuno V, PXYC, Shimazaki_2 e 381 visitantes