Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por aveloz » 30/3/2011 15:33

Vários autocarros estão a impedir o transito normal:

Vendedores:
2.777 - 67.150
2.779 - 19.830
2.78 - 106.801
 
Mensagens: 203
Registado: 27/9/2010 17:20
Localização: À beira-mar

por varus » 30/3/2011 12:14

Então rapaziada , andam a dormir !

Hoje saiu uma boa noticia , para a EDP .

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=476591
 
Mensagens: 804
Registado: 21/3/2009 15:45
Localização: 14

por nook » 29/3/2011 8:14

BESI corta preço-alvo da EDP e EDP Renováveis
28 Março 2011 | 18:37


A equipa de análise do Banco Espírito Santo de Investimento (BESI) cortou o preço-alvo para a EDP e para a sua subsidiária das energias verdes.


O BESI reviu em baixa o “target” para a empresa liderada por António Mexia, que passou de 3,3 para 3,1 euros por acção. Este novo preço-alvo confere à eléctrica nacional um potencial de valorização de 13,6% face ao valor de fecho de hoje nos 2,727 euros.

A equipa de “research” do BESI justifica este corte com o facto de crer que as previsões da EDP para 2011 poderão ser difíceis de concretizar. Segundo as estimativas dos analistas do Banco Espírito Santo de Investimento, o EBITA projectado pela eléctrica para este ano poderá ser atingido, mas o resultado líquido não.

No entanto, a recomendação para a EDP mantém-se em “comprar”.

Resultados da Renováveis poderão "desiludir"

Quanto à EDP Renováveis, os analistas do BESI consideram que os lucros por acção poderão desiludir este ano, pelo que reduzem o preço-alvo de 6 para 5,85 euros por acção. Contudo, a recomendação continua a ser de “comprar”.

O novo “target” para a empresa liderada por Ana Maria Fernandes confere-lhe um potencial de subida de 12,9% face aos 5,18 euros que marcou hoje no encerramento da sessão bolsista.

Nesta análise das “utilities” da Península Ibérica, o BESI salienta que o ambiente regulatório espanhol melhorou substancialmente. No que diz respeito a Portugal, sublinha que a maior questão que poderá colocar-se é a das tarifas eléctricas, que vão ser decididas este ano para o próximo período regulatório e que podem ser alteradas.

Em relação às “utilities” espanholas, os analistas do BESI cortaram o preço-alvo da Iberdrola, mantiveram o da Iberdrola Renovables e subiram o da Endesa, Acciona e Gas Natural.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=476151
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

Cortes no rating

por BullRider » 28/3/2011 23:54

Os sucessivos cortes de rating da EDP (agora para BBB) podem ter um impacto negativo na sua cotação? Apesar de tudo o CEO da EDP tem sido muito optimista nesta matéria...
 
Mensagens: 27
Registado: 29/10/2010 12:24
Localização: 14

por Rosariom2014 » 24/3/2011 14:50

Exposta como está a nível internacional sempre pensei numa EDP muito mais valorizada em bolsa. O tempo o dirá mas tenho expectativas.
 
Mensagens: 330
Registado: 29/1/2007 13:13
Localização: 20

por fitas » 24/3/2011 13:07

varus Escreveu:Caro fitas:

Cuidado que há vendedor no mercado e tem estado a vender nestes níveis 2.710 e 2.715, o comprador estava forte, mas está cauteloso , vamos ver quem tem mais força . A EDP está muito estranha .


Estou de acordo... oscilações com grande impacto... mas parece que andam fortes compradores :roll:

Só acompanhando e vendo o desenrolar do capitulo. :roll:

BN

Fitas
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/6/2005 17:48
Localização: Figueira da Foz

por varus » 24/3/2011 13:00

Caro fitas:

Cuidado que há vendedor no mercado e tem estado a vender nestes níveis 2.710 e 2.715, o comprador estava forte, mas está cauteloso , vamos ver quem tem mais força . A EDP está muito estranha .
 
Mensagens: 804
Registado: 21/3/2009 15:45
Localização: 14

por fitas » 24/3/2011 11:52

varus Escreveu:Acompanho a EDP, mas já há muito tempo que não via um dia como este , não entendi o fecho com uma venda 1.500.000 , para quem queria comprar a 2.720 , e 15 minutos antes estava a 2.8 , os compradores tão sedentos de papel , não compraram com semelhante desconto final , espantoso.
Esta bolsa é um mistério....


Parece que hoje quer novo rally...será que sim?

Agradeço gráfico actualizado.

BN

Fitas
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/6/2005 17:48
Localização: Figueira da Foz

por varus » 19/3/2011 14:26

Acompanho a EDP, mas já há muito tempo que não via um dia como este , não entendi o fecho com uma venda 1.500.000 , para quem queria comprar a 2.720 , e 15 minutos antes estava a 2.8 , os compradores tão sedentos de papel , não compraram com semelhante desconto final , espantoso.
Esta bolsa é um mistério....
 
Mensagens: 804
Registado: 21/3/2009 15:45
Localização: 14

Re: EDP

por RISCAS » 19/3/2011 12:51

Sr_Reis Escreveu:Boa Noite,

Na minha opinião, a EDP poderá estar neste momento a formar uma figura de consolidação "Bandeira de alta".
Esta consolidação dura à cerca de 3 semanas e o seu volume foi crescente nas últimas sessões talvez devido à tomada de mais valias e fecho de posições. Aguardo a quebra em alta, com um volume sólido e em fecho, da resistência de curto prazo que se situa perto dos 2.80€. Nestas condições, tecnicamente, tem potencial para atingir, pelo menos, valores perto dos 3.00€. Este valor corresponde aos 0.20€ (diferença entre 2.70€ e 2.90€) que irá replicar a partir da resistência dos 2.80€.[/url]

BN
Anexos
EDP.png
EDP.png (18.52 KiB) Visualizado 6534 vezes
 
Mensagens: 596
Registado: 31/5/2010 14:22

EDP

por Sr_Reis » 19/3/2011 1:01

Boa Noite,

Na minha opinião, a EDP poderá estar neste momento a formar uma figura de consolidação "Bandeira de alta".
Esta consolidação dura à cerca de 3 semanas e o seu volume foi crescente nas últimas sessões talvez devido à tomada de mais valias e fecho de posições. Aguardo a quebra em alta, com um volume sólido e em fecho, da resistência de curto prazo que se situa perto dos 2.80€. Nestas condições, tecnicamente, tem potencial para atingir, pelo menos, valores perto dos 3.00€. Este valor corresponde aos 0.20€ (diferença entre 2.70€ e 2.90€) que irá replicar a partir da resistência dos 2.80€.[/url]

BN
Anexos
EDP paint.jpg
Boa Noite,

Na minha opinião, a EDP poderá estar neste momento a formar uma figura de consolidação "Bandeira de alta".
Esta consolidação dura à cerca de 3 semanas e o seu volume foi crescente nas últimas sessões talvez devido à tomada de mais valias e
EDP paint.jpg (46.1 KiB) Visualizado 6614 vezes
 
Mensagens: 7
Registado: 28/5/2010 11:59
Localização: 4

Re: pois é....

por agany » 18/3/2011 19:34

rasteiro Escreveu:este fecho da EDP, é que me ficou atravessado na garganta.
Até porque tudo indicava que ia fechar no máximo, visto estarem ao melhor cerca de 11.000milhões, mas depois naqueles ultimos segundos, em que não dá para ver a s ordens de venda, é que foram massivas.
Não á perigo, segunda-feira, abre com um subida logo de 5 céntimos por acção... :P :P

abraços



Bearish 3-Line Strike

"The 4th day is a powerful move up which could represent a lot of short covering. Since the reversal has already played out in a matter of one day, the risk is now higher for those who wish to bet on a reversal. The downtrend should resume".
 
Mensagens: 760
Registado: 29/11/2007 1:44

pois é....

por rasteiro » 18/3/2011 19:29

este fecho da EDP, é que me ficou atravessado na garganta.
Até porque tudo indicava que ia fechar no máximo, visto estarem ao melhor cerca de 11.000milhões, mas depois naqueles ultimos segundos, em que não dá para ver a s ordens de venda, é que foram massivas.
Não á perigo, segunda-feira, abre com um subida logo de 5 céntimos por acção... :P :P

abraços
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

por nook » 18/3/2011 18:16

No outro dia foi a Sonae. Hoje aconteceu á Edp. Está difícil negociar este mercado. Deixo o gráfico:
Anexos
img_13004683313759.gif
img_13004683313759.gif (17.59 KiB) Visualizado 6873 vezes
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

Re: Caneco...

por pocoyo » 18/3/2011 17:54

rasteiro Escreveu:
Eu fui apanhado na corrente.
Entrei a 2.75, pendsando eu que tinha entrado na hora exacta.


Abraços


E entraste.
Não saiste foi na hora certa.

A EDP tem feito estes 2.70 - 2.80.
Vai mais uma entrada a 2.70?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2056
Registado: 15/1/2010 15:30

Caneco...

por rasteiro » 18/3/2011 17:41

nos cofres finais foram negociadas cerca de 18.000milhões e que a fizeram vir para os 2.72.
pois é de ganhos de cerca de 4%, em cerda de 15m. passou parauns modestos 0.63% de ganhos.

Eu fui apanhado na corrente.
Entrei a 2.75, pendsando eu que tinha entrado na hora exacta.
Agora o que se passou é que eu não sei!!!!!!!

Abraços
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

Re: BEM!!!!

por fitas » 18/3/2011 17:37

rasteiro Escreveu:de 2.81, desceu assim num ápice até aos 2.74.
Se calhar o pessoal não estva á espera.

Abraços


Passaram de mãos 3w1 milhões de títulos... o que é que se passou para tanta quantidade?

Fitas
 
Mensagens: 1752
Registado: 9/6/2005 17:48
Localização: Figueira da Foz

Re: BEM!!!!

por joaoventura » 18/3/2011 17:37

rasteiro Escreveu:de 2.81, desceu assim num ápice até aos 2.74.
Se calhar o pessoal não estva á espera.


Foi alguém que estava a precisar do dinheiro para outra coisa qualquer.. Deixa-os poisar.. :)
De qualquer maneira, hoje também teve uma subida boa (com o resto do mercado)!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 276
Registado: 21/1/2011 13:02
Localização: Palmela

BEM!!!!

por rasteiro » 18/3/2011 17:29

de 2.81, desceu assim num ápice até aos 2.74.
Se calhar o pessoal não estva á espera.

Abraços
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

por nook » 14/3/2011 13:37

Portugal pode ser multado se não acabar com "golden share" na EDP
14 Março 2011 | 11:41


Comissão Europeia pretende que Portugal cumpra acórdão do Tribunal de Justiça sobre “golden share” que o Estado Português tem na EDP.


Deste modo, “Portugal tem agora dois meses para informar a Comissão das medidas tomadas em cumprimento do acórdão”, sendo que “se Portugal não cumprir, a Comissão poderá remeter o caso uma vez mais ao Tribunal, sujeitando-se o Estado português a uma sanção pecuniária de montante fixo ou progressivo”.

Em Novembro do ano passado, o Tribunal de Justiça Europeu tinha considerado que a “golden share” do Estado português na EDP constitui “uma restrição injustificada à livre circulação de capitais e que, ao manter esses privilégios, Portugal infringiu as obrigações que lhe incumbem por força dos Tratados”.



No comunicado onde anuncia esta decisão, Bruxelas lista várias perguntas e respostas sobre este tema, que estão transcritas em baixo:

Qual o objectivo da regulamentação da UE em questão?

A livre circulação de capitais está no cerne do Mercado Único, constituindo uma das suas «quatro liberdades». Permite a existência de mercados e serviços mais abertos, integrados, competitivos e eficientes na Europa. Para os cidadãos, significa a possibilidade de executarem uma série de operações no estrangeiro, desde a abertura de contas bancárias à compra de acções em companhias estrangeiras, ao investimento nas praças que proporcionem maior retorno ou à compra de bens imobiliários. Para as empresas, significa a possibilidade de investirem e serem proprietárias de empresas noutros países europeus, em cuja gestão poderão ter um papel activo.

De que forma Portugal não está a cumprir as regras?



O quadro jurídico aplicável à privatização da EDP e os estatutos da empresa prevêem direitos especiais para o Estado português, nomeadamente:

O direito de veto quanto a: a) deliberações no sentido da alteração do contrato de sociedade da empresa, incluindo aumento de capital, fusão, cisão e dissolução; b) deliberações no sentido da celebração de contratos de grupo paritários e de subordinação; c) deliberações no sentido da supressão ou limitação dos direitos de preferência dos accionistas em aumentos de capital.

O direito de oposição à eleição de directores e o direito de nomeação de um director na empresa.



Em 2008, a Comissão considerou que estes poderes especiais constituíam restrições injustificadas aos movimentos de capitais e ao direito de estabelecimento (artigos 63.º e 49.º do Tratado sobre o Funcionamento da UE), na medida em que dificultavam o investimento directo e o investimento em títulos, pelo que apresentou o caso ao Tribunal de Justiça da União Europeia (IP/08/1357).

No subsequente acórdão de Novembro de 2010, o Tribunal deliberou que Portugal faltara às suas obrigações a respeito da livre circulação de capitais e rejeitou o argumento da defesa de que a manutenção de direitos especiais do Estado na empresa era uma questão de segurança pública e de segurança do aprovisionamento energético.

Quais os prejuízos para os cidadãos e/ou as empresas?

Devido aos direitos especiais do Estado português, os investidores estão impedidos de participar efectivamente na gestão e no controlo da EDP. Acresce que as acções de particulares podem ser afectadas adversamente pelo risco de o Estado vetar decisões importantes relativas à empresa que o organismo de gestão considere serem do melhor interesse para esta última.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=473153
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

por Elias » 10/3/2011 1:05

JCS, só agora li o teu longo post e gostaria de te felicitar pela forma clara como expuseste a ideia.

1 abraço,
Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por PAFS » 10/3/2011 0:49

Tridion Escreveu:
JCS Escreveu:Ainda escrevi um bocado, espero não ter complicado muito a minha visão do trading.


Eu que ando a aprender percebi tudo...obrigado :)


E já somos dois, vou passar a estar mais atento aos teus posts JCS, obrigado!
 
Mensagens: 139
Registado: 29/11/2007 11:26
Localização: 16

por migueljat » 9/3/2011 20:12

JCS Escreveu:
rsacramento Escreveu:uma questão ociosa: apresentas-te como seguidor de breakouts (embora semanais)


De certa forma sim, no entanto não é condição suficiente para comprar. Tem de estar acima da MA40. Com preços acima da MA40 nunca Shorto e abaixo nunca alongo. Negociar o semanal é para mim fundamental porque retira o lixo do "quebra que não quebra", "vai que não vai" e depois afinal chegamos à conclusão que não percebemos nada do que se passa. No semanal tudo aparece quase "crystal clear". Passei a ser consistente no trading quando optei por esta abordagem e me livrei de tudo o que é indicadores. Nunca tenho profit targets porque nunca sei o potencial de cada movimento (de grosso modo só saio quando o preço começa a ameaçar a MA40) e considero que os price-targets limitam-nos mentalmente para o potencial dos movimentos.

rsacramento Escreveu:qual a tua relação com os false breaks? são mais frequentes do que há 20 anos?


Há inumeros falsos breaks, fazem parte do negócio. Se são mais frequentes que há 20 anos ou não, não te sei dizer. No entanto há muitos falsos breaks que não anulam o motivo pelo qual mantenho as posições abertas. Muitas vezes acontecem e os preços mantêm-se acima da MA40 e como tal tudo corre normalmente.

Mais importante que isso é actuar quando corre ao contrário do que esperamos. Nesse caso saio das posições sem hesitar porque é esse o meu plano. Não quero ter razão (simplesmente fiz o tal "swing" com o taco e falhei a bola). Acontece mais vezes que os tais "homeruns".

Gostava de referir aqui um aspecto muito importante. A grande maioria dos traders preocupa-se em ter muitos negócios positivos e poucos negativos, mas na verdade perdem dinheiro (por serem incapazes de lidar com o erro). O que acontece é que os poucos negócios negativos que têm são buracos enormissimos (os tais que ficam para os netos na maioria das vezes) e a quantidade infinita de trades positivos são de valor irrisório (quase sempre limitados por price-targets pré-concebidos). Cerca de 90% fazem isto.

A minha abordagem é completamente a oposta. Tenho mais negócios negativos que positivos mas monetáriamente estou claramente positivo com os "poucos" negócios positivos (e é isto que realmente faz atingir o sucesso nos mercados) sendo que os meus negócios positivos largamente ultrapassam os vários negativos (que se mantêm sempre controlados). A unica coisa que sei quando inicio um negócio é quanto posso perder, nunca sei quanto posso ganhar ou sequer SE vou ganhar. Na verdade ando sempre à procura de grandes tendências como numa FORD, Starbucks, JMT, Apple mas à partida nunca sei qual delas será quando um negócio se inicia (e como tal estou sempre a atirar o barro à parede para ver se cola) convicto que ninguém sabe o futuro. É a unica abordagem que conheço que torna o trading eficiente (ou que pelo menos claramente funciona comigo).

rsacramento Escreveu: o semanal dilui a coisa?


Sem duvida. Foi das mais importantes transições no meu sistema. Basta trabalhar 1 horita ao fim de semana para ver como fecharam as velas semanais. Melhor emprego que este :) ? (dito assim até parece fácil).
Tornou-se claro para mim que as resistências e suportes semanais são realmente os que influênciam as cotações (já no diário temos mil e uma resistência e mil e um suportes). Fiz questão de simplificar tudo ao extremo. Funciona.

rsacramento Escreveu:seguir breakouts continua a valer a pena?

queres falar um bocado sobre isso?


Sim. É para mim o maior sinal de força e mais importante que tudo é que vai contra a condição humana. 90% dos traders não o consegue fazer porque sempre que há um breakout 90% olham para o gráfico vêm-no como claramente caro pelo facto de estar a fazer máximos. Todos se assustam e apenas uma pequena minoria tem a "solidez" mental para arriscar comprar a preços que para a maioria são carissimos e impensáveis. "Entrar agora que já subiu isto tudo? Nem pensar". Funciona sempre? claro que não.

Já quando as cotações fazem minimos é vê-los a entrar que nem rebanhos à procura das "pexinchas" não reparando que apenas andam a tentar apanhar facas. O resultado disto todos nós sabemos...

Ainda escrevi um bocado, espero não ter complicado muito a minha visão do trading.

Abraço

JCS


Vénia

Simples e elucidativo,recomendo a quem se estiver a iniciar e quizer ter real sucesso no trading a fazer copy past,ler e pôr em pratica.

Está aqui tudo

Vénia
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 87
Registado: 20/11/2008 12:30
Localização: Lisboa

por JCS » 9/3/2011 15:46

Já agora relativamente à questão dos price-targets, deixo um pequeno excerto do livro "The next Investment Boom" do Mark Shipman que exemplifica claramente como os price-targets nos limitam:

Such is the mental torment at the possibility of allowing large chunks of unrealized profit to slip through their fingers that some investors
follow a strategy of setting price targets to liquidate their investments.

They rationalize through various methods of analysis that, if an investment is at a certain level and then trebles in value, they will close their
position, bank the profit and move on to another opportunity. Whilst following this type of strategy does indeed guarantee they will bank some profits, it could also force them to close a great investment position too early.

To give you an example, many years ago I had a client who made the following mistake. Shrewdly, he had purchased shares in a US computer software company at an average of around $8 per share.
At this point in his career, he used price targets to liquidate all his positions, and when the shares hit his target level of $16 he promptly closed his position, banking a very healthy 100 per cent profit on the investment. Unfortunately for him, though, this was just the beginning of a tremendous upward move that saw the shares reach $60 before finally peaking. He watched this trend continue in disbelief – a further 275 per cent gain from where he had closed his position. If he had been a trend follower using my strategies, I calculated he would have achieved an additional profit of about $6 million – a nice return for no extra work!


Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4582
Registado: 15/7/2003 14:59
Localização: Lisboa

por JCS » 9/3/2011 15:27

Gonanto Escreveu:JCS

Aproveitando a boleia, as médias que utilizas no semanal são exponenciais?

Obrigado.

Cumprimentos.

Gonanto


Uso Médias simples. Poderia usar exponênciais que o conceito por trás mantinha-se.

Cumprimentos
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4582
Registado: 15/7/2003 14:59
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, afcapitao, Alfa Trader, Bar38, Bing [Bot], cali010201, Google [Bot], Google Adsense [Bot], hugob0ss, JoeP, m-m, Mmmartins, MPAM, MR32, nfaz, Nuno V, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, pbasto, Phil2014, rs521, Xacal, zeNando, zorro2009 e 227 visitantes