Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP - Tópico Geral

por PIKAS » 16/2/2025 18:53

Ferreiratrade Escreveu:...
Com a instabilidade politica que há neste momento na Colombia ( governo de extrema esquerda) dificilmente a edp reduz perdas com os projetos pendentes. Quem é que quer arriscar ir para lá nessas condições?
A perca na Colômbia é total, não há nada ( ou muito pouquíssimo ) para recuperar.
Como bem dizes acima, já no exercício anterior foram reconhecidas nas contas do exercício de 2023 parte da perca. Como a empresa dizia já em dezembro, a perca a levar às contas do exercício de 2024 são 500 milhões. E a EDP, no final do comunicado, também dizia isto: "

Estes montantes serão tratados como eventos não recorrentes, não tendo impacto nem no
lucro líquido recorrente nem na política de dividendos da empresa
in: https://www.edp.com/sites/default/files ... %20_PT.pdf

E 200 milhões serão incrementados à dívida liquida para lá de 2024. É o que ficará a faltar para encerrar a perca na Colômbia, podendo ainda haver algo a recuperar, pouco mas algo.
Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por Ferreiratrade » 16/2/2025 16:56

Basicamente é o continuar do ano passado em que apresentou 1,262, mas com as imparidades não recorrentes da colombia e do brasil de 310 milhões, ficou-se pelos 962 milhões. Este ano ainda vai ser pior em termos de imparidades, mas acredito que o resultado final seja melhor. No ano que não houver perdas ai sim, veremos novos recordes recorrentes.

Com a instabilidade politica que há neste momento na Colombia ( governo de extrema esquerda) dificilmente a edp reduz perdas com os projetos pendentes. Quem é que quer arriscar ir para lá nessas condições?

Registado: 4/11/2019 21:29

por BenjaminMartins » 16/2/2025 16:54

Youmeu Escreveu:Boas, só dar a conhecer que vendi 1/3 da posição que tinha na Xiaomi e estou neste momento no barco com vocês, com entrada nos 2,97€. :mrgreen: Os vossos comentários despertaram-me o interesse

Aquela troca estratégica de um per de 51 e 0% de dividendos por um per de 11 e 6,7% dividendos dá estabilidade. Curisoso saber qual será a substituição dos lucros do 4T2023 de 6,8M... Nos restantes 3T dos TTM tem-se 354,3M, 407,9M e 320,3M, ou seja, 1 082,5M para um market cap de 12,3B.

Passado é fácil de analisar a questão é o futuro... Não me faz sentido andar focado nos intradays, a longo prazo o que interessa é o preço da eletricidade e a quantidade (e mais umas variáveis). Mas tem havido volatilidade

Youmeu,
Sim, concordo!
As métricas, preço da eletricidade está muito acima do ano transacto para o período em questão, a quantidade de electricidade produzida, igualmente com barragens cheia (quota a 82% a nível nacional a semana passada), taxas de juro em declino com impacto positivo nos custos financeiros e no refinanciamento da divida. Este ano serão refinanciados 3 a 4bis.
Julgo que este ano será bastante positivo para a Edp em termos financeiros, a continuar assim o preço da energia e restantes métricas.
Quando o mercado começar a perceber isso a cotação recuperará.

Muito bem feito na minha opinião, troca da Xiaomi pela Edp.

Pelas minhas contas a esta cotação o PER será de 9 com estimativa de lucros por ação, para este exercício, de 34 cêntimos.

O mercado deverá ter expectativas muito promissoras quanto à Xiaomi para transacionar com um PER desses.
Editado pela última vez por BenjaminMartins em 16/2/2025 17:00, num total de 2 vezes.

Registado: 12/1/2008 0:35

por BenjaminMartins » 16/2/2025 16:13

Goya777 Escreveu:
junas Escreveu:Portanto é isto:
A empresa que mais lucros vai ter (1,3Mmilhões) do psi 20 é aquela em que as ações têm o valor mais miserável.

Cada vez percebo menos de bolsa.

Valor mais miserável? Medido por? Market cap?

O Junas, também se estará a esquecer do impacto nas contas que a saída da Colômbia terá. Se não fosse isso não estaríamos aqui a trocar estas mensagens.

por Goya777 » 15/2/2025 20:07

junas Escreveu:Portanto é isto:
A empresa que mais lucros vai ter (1,3Mmilhões) do psi 20 é aquela em que as ações têm o valor mais miserável.

Valor mais miserável? Medido por? Market cap?

Registado: 17/7/2014 22:33

por junas » 15/2/2025 14:08

Portanto é isto:

Registado: 11/6/2008 21:46

por Youmeu » 14/2/2025 21:23

Boas, só dar a conhecer que vendi 1/3 da posição que tinha na Xiaomi e estou neste momento no barco com vocês, com entrada nos 2,97€. :mrgreen: Os vossos comentários despertaram-me o interesse

Aquela troca estratégica de um per de 51 e 0% de dividendos por um per de 11 e 6,7% dividendos dá estabilidade. Curisoso saber qual será a substituição dos lucros do 4T2023 de 6,8M... Nos restantes 3T dos TTM tem-se 354,3M, 407,9M e 320,3M, ou seja, 1 082,5M para um market cap de 12,3B.

Passado é fácil de analisar a questão é o futuro... Não me faz sentido andar focado nos intradays, a longo prazo o que interessa é o preço da eletricidade e a quantidade (e mais umas variáveis). Mas tem havido volatilidade
The only thing certain is uncertainty itself...

Registado: 17/8/2013 17:10

por previsor » 14/2/2025 19:14

Hoje subiu...

A descarga no leilao final de ontem nao teve importancia. Esse tipo de coisas nao têm assim muita importância.
As pessoas com muito dinheiro tambem compram e vendem em alturas erradas.

Registado: 15/3/2023 3:21

por V99 » 13/2/2025 23:13

previsor Escreveu:Tendo em conta o que o PSI tem feito nos últimos dias, com uma sequência de máximos e mínimos superiores e tendência ascendente, e o que os índices dos EUA estão a fazer hoje, além de o Eurostoxx 50 estar quase a fazer máximos históricos, acho que há uma boa oportunidade de a EDP, a EDPR e a maioria das ações portuguesas subirem. Quando um índice faz máximos históricos, como é o caso do Eurostoxx, isso pode contagiar outros índices. E quando os índices sobem, muitas vezes levam de arrasto ações que têm mais dificuldade em começar a subir. E a EDP tem importanciia no PSI, isso também joga a seu favor.

A EDP, de 2002 a 2024, considerando os dividendos, só desvalorizou em 6 anos. Tem uma probabilidade de 73,9% de valorizar num ano qualquer e 26,1% de desvalorizar.

Boas Previsor,

Também concordo com a tua perspectiva.
Penso que as Edp's estão prestes a arrancar, devido a exaustão nas vendas. Não me admiraria nada que após resultados comecem a sua escalada. Hoje já tivemos um forte dia no Psi a subir perto dos 0.90%, coisa que já não víamos há muito tempo.
Mas também temos de ter a percepção que isto será sol de pouca dura.

Registado: 29/11/2007 14:05

por previsor » 13/2/2025 21:36

Tendo em conta o que o PSI tem feito nos últimos dias, com uma sequência de máximos e mínimos superiores e tendência ascendente, e o que os índices dos EUA estão a fazer hoje, além de o Eurostoxx 50 estar quase a fazer máximos históricos, acho que há uma boa oportunidade de a EDP, a EDPR e a maioria das ações portuguesas subirem. Quando um índice faz máximos históricos, como é o caso do Eurostoxx, isso pode contagiar outros índices. E quando os índices sobem, muitas vezes levam de arrasto ações que têm mais dificuldade em começar a subir. E a EDP tem importanciia no PSI, isso também joga a seu favor.

A EDP, de 2002 a 2024, considerando os dividendos, só desvalorizou em 6 anos. Tem uma probabilidade de 73,9% de valorizar num ano qualquer e 26,1% de desvalorizar.

por SalvaFP » 13/2/2025 20:41

esta recompra teria ainda mais importância pois temos falta de capital e de investidores na bolsa

Registado: 3/7/2023 13:03

por SalvaFP » 13/2/2025 20:39

a edp devia manter ou baixar um pouco o dividendo e colocar algum cash para programa de recompra de acoes...
Imaginam este ano não pagar dividendo e recomprar 600 ME de acoes, e abater no capital !! e na EDPR o mesmo acabar com o dividendo de emissão de novas ações..

por yaya » 13/2/2025 20:16

bcp e edp fecharem ambas no verde, deve estar para cair algum santo do altar

Registado: 28/8/2013 22:19

por BenjaminMartins » 13/2/2025 20:01

Parece me que os 2,90€ têm servido de suporte técnico.
Seria importante uma notícia positiva antes do dia 27/02 (Apresentação de resultados) para que ela descole e com resultados ganhe tração.

Yield do lucro por ação ascenderá aos 12% nos próximos anos à cotação actual, com lucros por ação de 35 cêntimos. Muito acima das congéneres espanholas.

Os resultados do primeiro trimestre serão muito bons com produção de energia hídrica em máximos na Ibéria e preço no dobro do registado no ano transacto. Logo acredito que lá para Maio com apresentação dos resultados do primeiro trimestre e dividendos à porta a força compradora seja superior à vendedora fazendo o título subir 10% a 20% nesse período.

Outra notícia negativa que tem pairado no ar desde a última apresentação de resultados foi a perda de clientes no negócio da comercialização (Edp Comercial), no entanto, com esta nova campanha de marketing com descontos no preço da energia acredito que também haja uma recuperação de clientes. Pelo menos já contribui e mudei o contrato de um familiar para a Edp com poupança para o meu familiar.

Julgo que a Edp é a única empresa a operar em Portugal que domina a cadeia de valor por ter produção (Edp-Produção), um pouco de transporte e distribuição (e-redes) e comercialização de energia(Edp Comercial). Mesmo quem não é cliente Edp de alguma forma contribui para os resultados da Edp por consumir a energia da Edp e pagar o termo de acesso às redes para a E-redes pelo serviço de distribuição em média e baixa tensão.
Editado pela última vez por BenjaminMartins em 13/2/2025 22:54, num total de 1 vez.

por jota2022 » 13/2/2025 19:57

Nós reforçamos para médio prazo.
A EDP é uma das maiores empresas de energia da Europa e tem uma presença global. Tem um compromisso sólido com a transição energética, sendo uma das empresas que mais investem em energias renováveis. Isso posiciona a EDP como um dos principais players na descarbonização e na sustentabilidade energética, setores com forte crescimento esperado. Tem mostrado crescimento sustentável, com investimentos estratégicos em novas tecnologias e mercados emergentes. Forte posicionamento na mobilidade elétrica, expandindo a rede de carregamento de veículos elétricos e promovendo soluções inovadoras no setor energético, como o armazenamento de energia e a digitalização dos serviços.
A EDP tem um histórico de pagamento de dividendos consistentes, o que pode ser atrativo para investidores que procuram rendimento passivo.

Registado: 24/4/2023 20:14

por IX Hispana » 13/2/2025 19:43

Esquinas tb vi o fecho e tb concordo ctg. Temos que ir vendo e negociando o que vemos. Por pouco nao fechou negativa num dia em que andou sempre em cima e com a edpR a puxar.

Parece que estas entalado e nervoso com a edp. Ja me aconteceu muitas vezes a mim e "acontece aos melhores".

Gostava de te dar um bom conselho sobre o que fazer mas sinceramente ninguem sabe o que vai acontecer no curto prazo. Podes vir aqui ao caldeirao lamentares-te/pedir ajuda/etc, partilhas e descarregas a consciencia (eu tb ja diz o mesmo, em outros contextos), mas aqui ninguem te vai ajudar, ainda que queira, os bitaites de cada um valem o que valem, ninguem sabe.

No medio/longo prazo é provável que venha a estar muito acima do que está hoje, pq tem um negocio muito solido e lucrativo e com baixo risco.

A única coisa que te posso aconselhar é nesta fase é
- respira, relaxa, é só dinheiro e há vida para alem da bolsa
- paciencia, a bolsa estara ca amanha e daqui a 5 anos etc, ha mais mares que marinheiros
- nao te entales com demasiado cash de cada vez, isso pode ajudar a fazer melhores decisões

Registado: 21/2/2007 18:27

por Esquinas3 » 13/2/2025 17:52

Com a descarga que houve no leilão final, nem sei bem como é que fechou no verde.... amanhã há mais do mesmo! :shock:

Registado: 18/8/2011 1:57

por IX Hispana » 13/2/2025 14:47

Concordo com o previsor, seria um bom ponto de entrada. Vamos ver se se confirma. Para ja ainda mto em cima dos mínimos e prefiro esperar.

Registado: 21/2/2007 18:27

por previsor » 13/2/2025 14:34

A Edp tem a possibilidade de um duplo fundo.
Para inverter a tendência de descida precisa de fazer mais de 3,057 nos próximos dias e manter-se acima desse valor pelo menos 3 dias

IMG_3547.jpeg

por SalvaFP » 13/2/2025 13:22

se entrou a 3.11 e estão a 2.9, está a perder..só ainda não concretizou a perda
O que disse foi para quem quer ficar até sempre, vender e comprar ao mesmo preço ou tentar mais baixo, pode ser positivo, pois pode e caso se justifique abater a menos valia..

por Goya777 » 13/2/2025 11:20

Esquinas3 Escreveu:
SalvaFP Escreveu:o longo prazo é o melhor investimento...mas quando o papel está claramente vendedor, é positivo vender e comprar mais abaixo, até porque pode entrar com essa menos valia no irs

Se a sua ideia é andar constantemente a perder dinheiro, pode seguir essa estratégia....
Compra-se a 3,11 (meu caso), vendo a 2,90 e lá se foram 1800€.... e prá semana outro negócio parecido com esse!! :shame: :shame: :shame:

é aguentar e cara alegre :-"
mas custa, vê-la a andar pelas ruas da amargura!

Comprando a 3.11 é aguentar. O comentario era para quem comprou a 4 ou 5. teve oportunidade de sair, a perder, mas recomprar mais abaixo. E nessa jogada teria perdido menso que somente buy&hold

Registado: 17/7/2014 22:33

por Esquinas3 » 13/2/2025 10:54

SalvaFP Escreveu:o longo prazo é o melhor investimento...mas quando o papel está claramente vendedor, é positivo vender e comprar mais abaixo, até porque pode entrar com essa menos valia no irs

Se a sua ideia é andar constantemente a perder dinheiro, pode seguir essa estratégia....
Compra-se a 3,11 (meu caso), vendo a 2,90 e lá se foram 1800€.... e prá semana outro negócio parecido com esse!! :shame: :shame: :shame:

é aguentar e cara alegre :-"
mas custa, vê-la a andar pelas ruas da amargura!

Registado: 18/8/2011 1:57

por Ferreiratrade » 13/2/2025 9:55

Investimento a longo prazo e a vender(talvez reforçar se adeque mais á estratégia de longo prazo)? Não me parece, mas sim tem razão na questão do irs dá para fazer esse tipo de malabarismo fiscal quando tiramos partido dele.

Registado: 4/11/2019 21:29

por SalvaFP » 13/2/2025 9:40

o longo prazo é o melhor investimento...mas quando o papel está claramente vendedor, é positivo vender e comprar mais abaixo, até porque pode entrar com essa menos valia no irs

por Ruffus86 » 12/2/2025 22:30

Ou há uma terceira hipotese ( para quem não é trader), manter as ações, receber dividendos, reinvestir os dividendos até atingir o breakeven e depois analisar se se mantem posição. Opção tão válida como essas duas. Tudo depende de como cada um invista e do horizonte temporal. A EDP não vai a falencia. Eu pessoalmente incluio-me nesta estrategia e a minha média neste momento é de 3,969€. Ninguém gosta de ver a carteira a desvalorizar, mas quem não tem estomago, não deve investir nos mercados.[/quote]

sim, e está tudo certo, e aceitam-se as flutuações ao longo do prazo e está ok! é válido

Registado: 31/10/2013 13:54

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Duarte e Companhia, Ferreiratrade, Google [Bot], Goya777, hugob0ss, Kikoff, m-m, malakas, Mr.Warrior, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, sr hp., Tx9262, vasco007 e 8 visitantes