Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP - Tópico Geral

por IX Hispana » 13/2/2025 19:43

Esquinas tb vi o fecho e tb concordo ctg. Temos que ir vendo e negociando o que vemos. Por pouco nao fechou negativa num dia em que andou sempre em cima e com a edpR a puxar.

Parece que estas entalado e nervoso com a edp. Ja me aconteceu muitas vezes a mim e "acontece aos melhores".

Gostava de te dar um bom conselho sobre o que fazer mas sinceramente ninguem sabe o que vai acontecer no curto prazo. Podes vir aqui ao caldeirao lamentares-te/pedir ajuda/etc, partilhas e descarregas a consciencia (eu tb ja diz o mesmo, em outros contextos), mas aqui ninguem te vai ajudar, ainda que queira, os bitaites de cada um valem o que valem, ninguem sabe.

No medio/longo prazo é provável que venha a estar muito acima do que está hoje, pq tem um negocio muito solido e lucrativo e com baixo risco.

A única coisa que te posso aconselhar é nesta fase é
- respira, relaxa, é só dinheiro e há vida para alem da bolsa
- paciencia, a bolsa estara ca amanha e daqui a 5 anos etc, ha mais mares que marinheiros
- nao te entales com demasiado cash de cada vez, isso pode ajudar a fazer melhores decisões

Registado: 21/2/2007 18:27

por Esquinas3 » 13/2/2025 17:52

Com a descarga que houve no leilão final, nem sei bem como é que fechou no verde.... amanhã há mais do mesmo! :shock:

Registado: 18/8/2011 1:57

por IX Hispana » 13/2/2025 14:47

Concordo com o previsor, seria um bom ponto de entrada. Vamos ver se se confirma. Para ja ainda mto em cima dos mínimos e prefiro esperar.

Registado: 21/2/2007 18:27

por previsor » 13/2/2025 14:34

A Edp tem a possibilidade de um duplo fundo.
Para inverter a tendência de descida precisa de fazer mais de 3,057 nos próximos dias e manter-se acima desse valor pelo menos 3 dias

IMG_3547.jpeg

Registado: 15/3/2023 3:21

por SalvaFP » 13/2/2025 13:22

se entrou a 3.11 e estão a 2.9, está a perder..só ainda não concretizou a perda
O que disse foi para quem quer ficar até sempre, vender e comprar ao mesmo preço ou tentar mais baixo, pode ser positivo, pois pode e caso se justifique abater a menos valia..

Registado: 3/7/2023 13:03

por Goya777 » 13/2/2025 11:20

Esquinas3 Escreveu:
SalvaFP Escreveu:o longo prazo é o melhor investimento...mas quando o papel está claramente vendedor, é positivo vender e comprar mais abaixo, até porque pode entrar com essa menos valia no irs

Se a sua ideia é andar constantemente a perder dinheiro, pode seguir essa estratégia....
Compra-se a 3,11 (meu caso), vendo a 2,90 e lá se foram 1800€.... e prá semana outro negócio parecido com esse!! :shame: :shame: :shame:

é aguentar e cara alegre :-"
mas custa, vê-la a andar pelas ruas da amargura!

Comprando a 3.11 é aguentar. O comentario era para quem comprou a 4 ou 5. teve oportunidade de sair, a perder, mas recomprar mais abaixo. E nessa jogada teria perdido menso que somente buy&hold

Registado: 17/7/2014 22:33

por Esquinas3 » 13/2/2025 10:54

SalvaFP Escreveu:o longo prazo é o melhor investimento...mas quando o papel está claramente vendedor, é positivo vender e comprar mais abaixo, até porque pode entrar com essa menos valia no irs

Se a sua ideia é andar constantemente a perder dinheiro, pode seguir essa estratégia....
Compra-se a 3,11 (meu caso), vendo a 2,90 e lá se foram 1800€.... e prá semana outro negócio parecido com esse!! :shame: :shame: :shame:

é aguentar e cara alegre :-"
mas custa, vê-la a andar pelas ruas da amargura!

por Ferreiratrade » 13/2/2025 9:55

Investimento a longo prazo e a vender(talvez reforçar se adeque mais á estratégia de longo prazo)? Não me parece, mas sim tem razão na questão do irs dá para fazer esse tipo de malabarismo fiscal quando tiramos partido dele.

Registado: 4/11/2019 21:29

por SalvaFP » 13/2/2025 9:40

o longo prazo é o melhor investimento...mas quando o papel está claramente vendedor, é positivo vender e comprar mais abaixo, até porque pode entrar com essa menos valia no irs

por Ruffus86 » 12/2/2025 22:30

Ou há uma terceira hipotese ( para quem não é trader), manter as ações, receber dividendos, reinvestir os dividendos até atingir o breakeven e depois analisar se se mantem posição. Opção tão válida como essas duas. Tudo depende de como cada um invista e do horizonte temporal. A EDP não vai a falencia. Eu pessoalmente incluio-me nesta estrategia e a minha média neste momento é de 3,969€. Ninguém gosta de ver a carteira a desvalorizar, mas quem não tem estomago, não deve investir nos mercados.[/quote]

sim, e está tudo certo, e aceitam-se as flutuações ao longo do prazo e está ok! é válido

Registado: 31/10/2013 13:54

por Ferreiratrade » 12/2/2025 22:22

Ruffus86 Escreveu:
peterteam2 Escreveu:
Ruffus86 Escreveu:coloquem-se no sentido da onda... nao vale a pena reclamar...

A malta que se colocou no sentido da onda quando estava a 5 € (sem resultados que o justificasse) entalou-se .

Se calhar quem anda a vender à cotação actual para seguir a onda também se irá arrepender no futuro.

Nem sempre seguir a onda é a melhor estratégia.

podia ter vendido quando deu sinai de descida, nao precisa de comprar a 5 e estar a segurar papel a 2,90....

quem vender agora, pode comprar a cima e ganhar dinheiro a vender ainda mais acima.
ou pode vender agora e com esse dinheiro comprar mais abaixo.

neste momento nao ha nada solido a apontar para cima, depois venho aqui e leio disparates da teoria da conspiração.
esta massacrada a acção? está
esta a descer conforme a tendencia clara que demonstra? está

querem o que? nao percebo

Ou há uma terceira hipotese ( para quem não é trader), manter as ações, receber dividendos, reinvestir os dividendos até atingir o breakeven e depois analisar se se mantem posição. Opção tão válida como essas duas. Tudo depende de como cada um invista e do horizonte temporal. A EDP não vai a falencia. Eu pessoalmente incluio-me nesta estrategia e a minha média neste momento é de 3,969€. Ninguém gosta de ver a carteira a desvalorizar, mas quem não tem estomago, não deve investir nos mercados.

Registado: 4/11/2019 21:29

por Ruffus86 » 12/2/2025 22:01

peterteam2 Escreveu:

A malta que se colocou no sentido da onda quando estava a 5 € (sem resultados que o justificasse) entalou-se .

Se calhar quem anda a vender à cotação actual para seguir a onda também se irá arrepender no futuro.

podia ter vendido quando deu sinai de descida, nao precisa de comprar a 5 e estar a segurar papel a 2,90....

quem vender agora, pode comprar a cima e ganhar dinheiro a vender ainda mais acima.
ou pode vender agora e com esse dinheiro comprar mais abaixo.

neste momento nao ha nada solido a apontar para cima, depois venho aqui e leio disparates da teoria da conspiração.
esta massacrada a acção? está
esta a descer conforme a tendencia clara que demonstra? está

querem o que? nao percebo

por Ruffus86 » 12/2/2025 21:57

Esquinas3 Escreveu:

Deixa-te de lérias desnecessárias e disparatadas!
Tu, no fim de estares dentro de uma cotada tens alguma forma, ou alguma maneira ao teu alcance para que ela inverta ? ZERO
o que é que podes fazer para inverter a onda? ZERO
Mandar bitaites à toa é como apresentares os números do euromilhões depois de ter saído o sorteio....

podes sair, e entrar quando estiver a subir
nao leves tao a peito
e nao invertes o sentido da onda, invertes o sentido da prancha e nem precisas de dar aos braços
estás dentro, e achas que é a onda que vai mudar de sentido?
Editado pela última vez por Ruffus86 em 12/2/2025 22:04, num total de 2 vezes.

por trend=friend » 12/2/2025 20:56

Já há uma divergência positiva nesse RSI…
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por andraderui » 12/2/2025 19:56

Gráfico semanal (última vela ainda incompleta)!!!
Sinais de reversão ... Nada, nadinha!!!
RSI ainda com espaço para visitar o sul. Ainda está no Alentejo, mas pode sempre querer ir dar uma volta até ao Algarve!!!
Anexos
edp.JPG
Os meus desenhos ... https://invest-xpto.webnode.pt/

Registado: 12/11/2002 16:18

por peterteam2 » 12/2/2025 17:47

Registado: 4/3/2019 20:39

por Esquinas3 » 12/2/2025 17:41

Deixa-te de lérias desnecessárias e disparatadas!
Tu, no fim de estares dentro de uma cotada tens alguma forma, ou alguma maneira ao teu alcance para que ela inverta ? ZERO
o que é que podes fazer para inverter a onda? ZERO
Mandar bitaites à toa é como apresentares os números do euromilhões depois de ter saído o sorteio....

por BenjaminMartins » 12/2/2025 17:33

Registado: 12/1/2008 0:35

por Ruffus86 » 12/2/2025 17:18

coloquem-se no sentido da onda... nao vale a pena reclamar...

por Esquinas3 » 12/2/2025 16:25

Mas o mais rídiculo é ver o comportamento tão diferente das congéneres espanholas Iberdrola e a Endesa..... a ranhosa da EDP está a levar porrada como gente grande

por Esquinas3 » 12/2/2025 16:05

começam a faltar adjetivos para qualificar a tamanha sangria que vai nesta cotada.........
é incrível ver que a JMT passou a ser a mais valiosa do Psizinho

por SalvaFP » 12/2/2025 10:41

para a edp neste momento a EDPR será o problema..a sua enorme desvalorização . Ou avança para a compra o que poderia ser um excelente negocio a 5 ou 10 anos, after Trump, ou deixa andar e desvalorizar

por PIKAS » 12/2/2025 10:35

peterteam2 Escreveu:...
Eu gostava de perceber se os resultados vão dar para continuar a pagar perto de 0,20 € de dividendos por acção. Aguardo com expectativa a divulgação de resultados e os comentários do Conselho de Administração sobre o futuro próximo da empresa.
A especulação sobre o preço é um tema que vale o que vale. Posso esperar calmamente desde que a empresa mantenha um rumo com algum sentido.

Quanto ao primeiro ponto, boa parte das empresas do PSIzinho distribuem dividendos em valor superior ao resultado ou, então, em valor igual ao resultado. Não é caso da EDP, felizmente.
Também estou plenamente de acordo em confiar na empresa desde que se veja sentido na gestão e nos investimentos. Eu, pelo menos, confio e não vejo nada de relevante que me leve a alterar por agora esse voto e por isso aguardo também calmamente.
Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por Esquinas3 » 12/2/2025 10:32

Esta cotada não pode acordar com uma vontadezinha de recuperar, que fazem logo o favor de a castigar e de a derrubar....
A destruição de valor nesta e na EDPR parece que não tem fim...

por BenjaminMartins » 11/2/2025 23:41

Preço MWh praticamente o dobro desde o início do ano face ao período homólogo. É certo que ainda vamos a meio de Fevereiro mas é um bom começo.

O preço médio do mercado diário situou-se em 132.44€/MWh, variando entre 106.01€/ MWh e 194.50€/MWh. Este mês o preço médio situa-se em 122.30€/MWh.
Em fevereiro o preço médio ponderado situou-se em 123€/MWh, face a 40€/MWh no mesmo mês do ano anterior.
O preço acumulado anual situa-se em 104€/ MWh, face a 58€/MWh no mesmo período do ano anterior.
132.44 EM
PREÇO MÉDIO DIÁRIO (FONTE: OMIE)
103.67
PREÇO MÉDIO ANUAL (FONTE: OMIE)
€/MWh

Fonte: REN

Registado: 12/1/2008 0:35

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: BenjaminMartins, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, m-m, malakas, Manchini888, MR32, niceboy, OCTAMA, Tosta mista, trilhos2006, vinas1976, vmb1426, zulu404 e 80 visitantes