Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP - Tópico Geral

por trend=friend » 23/9/2021 9:38

Só um ponto, até aos 4,80 é bastante provável que vá, tendo lá resistência bem firmada. Mais que isso acho difícil pois implicaria quase de derteza a quebra pelo PSI do topo (duplo topo) dos 5500 e não acredito que passe logo…

Parabéns pelo trade! A mãe costuma realmente seguir a filha com delay…
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3968
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: EDP - Tópico Geral

por Luka! » 23/9/2021 9:11



Subo o meu 1° Target dos 4.80 para os 5.0 Eur os motivos explico abaixo:
1/ o momentum de subida importante que prossegue
2/ a necesidade de recuperacao da EDP vs EDP renovaveis (Renovaveis que ja vale mais que a casa mae...)
Anexos
EDP 9- 22 23.PNG
EDP aproveitar o momentum de subida
EDP 9- 22 23.PNG (15.21 KiB) Visualizado 7699 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3395
Registado: 21/10/2003 21:48

Re: EDP - Tópico Geral

por Luka! » 22/9/2021 14:08

Grafico actualizado : la vai a EDP, empresa de "bom pai de familia" , disciplinadamente seguindo o seu caminho (recuperando terreno vs. EDP Renovaveis)

Luka! Escreveu:
Oportunidade entrada EDP

Efectivamente a filha (renovaveis) tem subido mais que a EDP o que representa uma oportunidade de entrada na EDP.

A filha ja vale hoje mais que a mae e a EDP tem cerca de 75% da Renovaveis:
https://www.edpr.com/pt-pt/investidores ... -acionista

TECNICAMENTE:
A EDP esta num momento bastante interessante de entrada / compra:
-Junto ao suporte dos 4.50Eur
-com un timing de RSI favoravel
-com um timing de Bolinger bands favoravel


:arrow: A EDP está assim numa zona de compra, com os fundamentais a ajudar
...E provavelmente nao sou eu o unico a ver ...


:arrow: Fica o grafico, e o meu primeiro target na zona dos 4.80 Eur
Anexos
EDP 9- 22 21 bis.PNG
EDP "buy point"
EDP 9- 22 21 bis.PNG (14.91 KiB) Visualizado 7837 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3395
Registado: 21/10/2003 21:48

Re: EDP - Tópico Geral

por Luka! » 22/9/2021 8:02

trend=friend Escreveu:Já alguém lhe explicou que a filha sobe mais de 4%? :D


Oportunidade entrada EDP

Efectivamente a filha (renovaveis) tem subido mais que a EDP o que representa uma oportunidade de entrada na EDP.

A filha ja vale hoje mais que a mae e a EDP tem cerca de 75% da Renovaveis:
https://www.edpr.com/pt-pt/investidores ... -acionista


TECNICAMENTE:
A EDP esta num momento bastante interessante de entrada / compra:
-Junto ao suporte dos 4.50Eur
-com un timing de RSI favoravel
-com um timing de Bolinger bands favoravel


:arrow: A EDP está assim numa zona de compra, com os fundamentais a ajudar
...E provavelmente nao sou eu o unico a ver ...
Anexos
EDP 9- 22 21.PNG
EDP - buy zone (com fundamentais a ajudar)
EDP 9- 22 21.PNG (49.81 KiB) Visualizado 7922 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3395
Registado: 21/10/2003 21:48

Re: EDP - Tópico Geral

por Goya777 » 21/9/2021 15:30

trend=friend Escreveu:Já alguém lhe explicou que a filha sobe mais de 4%? :D


É incrivel... quem me mandou dedicar a minha atençao EDPiana só à mae...
 
Mensagens: 2744
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: EDP - Tópico Geral

por trend=friend » 21/9/2021 15:18

Já alguém lhe explicou que a filha sobe mais de 4%? :D
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3968
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: EDP - Tópico Geral

por Masterchief » 18/9/2021 11:57

cloudexpert, não tens um corrector automático?
Por vezes é complicado acompanhar a tua escrita de tantos erros que tem.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 617
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: V.N.Gaia

Re: EDP - Tópico Geral

por cloudexpert » 18/9/2021 6:56

fque se faça com na Alemanha, promover ainda mais o auto consumo

Com se o burro fosse eu, pergunta o qu ese espera qu vá contecer quando o parque automóvel na europa for 60% elétrico ?
eos estados receberem quase nada do ISP ?

a transferencia de imposto do ISP para a electricidade, vai ser uma dor dura que vamos ter de viver.

A não ser que se distinga entre eletricidade para carregamentos de automóvel e para utilização geral, não é nada assim tão impossível de fazer.

MAs vai ser a tendencia, bata que a redfe esteja preparada par isso, ou faendo aui um sistema simples.

quansdo carrego o carro, é enviado via rede 4 ou 5 g um token, e toda a energia que for enviada para esse dispositivo será cobrada a um preço X. soluções de engenharia apara isso são simples,

MAs se o mundo é cada vez mais electrico, a electricidade que até é barato de produzir , o mai scaro é o armazenamento.

acham que a tendencia é o seu custo baixar ?

Os custos de produção sãoi baixo, não requer propriamente mao de obra especializada, sa mão de obra especializada não é barata, mas não é um engenheiro electrotecnico ou um infornmatico que fazem os preços subir, não sá um salario de 50k ano.

Portanto nãso vai ser ai que se vai espremer, continuo a achar que muito se esquecem da REN, quando se concluir que as redes não estão prontas para a gigantesca carga necessaria, quero ver.

Portanto para os preços estarem controlado, terá de haver um utilização racional, importoa vão sempre existir, pois o ISP é uma boa fatia e esse vai ter de ser transferido par ao elétrico, de forma ponderada e suave, mas vai, é só eles se lembrarem e a quantidade de veículos e serr tal que o consumo combustível reflita isso.

as elétricas tem levado no lombo, vejam a EDP...perante um negocio que a perspetiva é so uma, crescer, e crescer.

A não er que se nacionalize esse sector por essa europa, mas acho a idei tão estupida que escrever isso aqui deveria se motivo para ser banido, processado pelo MP e preso.

Portanto não vje que grande medida possa ser imposta, a não ser nacionalização, e criação de um imposto especial....

Eu se podesse , nun terrenos qu tenho colocava-la uns painéis e uns aero geradores, vendia a EDP, e depois comprava par mim, assim produzia num lugar e gastva noutra bem mais distante . Isso é possível, com auto consumo mas tem regras, se eu tive uns terreno numa casa que vá poucas vezes em teoria, poderia fzer isso, mas não me parece.

Vejamos , nees acaas anualmente não consumo mais de 20 KW, mas sem lisboa esse valor dispara, tudo mudava se eu pudesse gerar XXX num local onde só consumisse x , enviar o resto para a rede, e depois ir buscar esses XXX .
 
Mensagens: 404
Registado: 6/2/2021 11:42

Re: EDP - Tópico Geral

por yaya » 17/9/2021 12:33

Goya777 Escreveu:
yaya Escreveu:https://tvi24.iol.pt/amp/politica/autarquicas2021/autarquicas-catarina-martins-acusa-ps-de-assobiar-para-o-lado-sobre-preco-da-eletricidade?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=ed-tvi24&__twitter_impression=true

:shame:

Impostos milionários sobre a eletricidade e os combustíveis é que torna a factura alta na UE. Impostos dignos de países do norte da Europa.
Espanha deu o mote ao cortar uma fatia substancial do imposto. Vamos ver se cá é "assobiar para o lado".


Em Espanha a machadada nas eléctricas vem da parte que não é redução de impostos. Não penses que a factura ao consumidor vai descer só pela redução de impostos, que para mais será temporária.

E redução de impostos hoje significa subi-los amanhã... Mas isso se calhar já fica para outro Governo assim que siga para bingo


É fazer as contas a quanto é que os consumidores já pagaram de imposto (50%) na luz em toda a vida. É de chorar. Impostos milionários para países ricos. Tirassem essa fatia e o preço da electricidade em PT ficaria abaixo da média da UE.

Nota:

Se o estado deixasse de cobrar impostos

Conta eletricidade baixava 50%
Conta do combustível baixava quase 70%
Os ordenados subiam 40% a 50%

Mas a culpa é dos privados :oh:

https://www.jn.pt/economia/amp/governo- ... 31177.html
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1790
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: EDP - Tópico Geral

por Goya777 » 17/9/2021 7:53

yaya Escreveu:https://tvi24.iol.pt/amp/politica/autarquicas2021/autarquicas-catarina-martins-acusa-ps-de-assobiar-para-o-lado-sobre-preco-da-eletricidade?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=ed-tvi24&__twitter_impression=true

:shame:

Impostos milionários sobre a eletricidade e os combustíveis é que torna a factura alta na UE. Impostos dignos de países do norte da Europa.
Espanha deu o mote ao cortar uma fatia substancial do imposto. Vamos ver se cá é "assobiar para o lado".


Em Espanha a machadada nas eléctricas vem da parte que não é redução de impostos. Não penses que a factura ao consumidor vai descer só pela redução de impostos, que para mais será temporária.

E redução de impostos hoje significa subi-los amanhã... Mas isso se calhar já fica para outro Governo assim que siga para bingo
 
Mensagens: 2744
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: EDP - Tópico Geral

por yaya » 17/9/2021 3:22

https://tvi24.iol.pt/amp/politica/autar ... ssion=true

:shame:

Impostos milionários sobre a eletricidade e os combustíveis é que torna a factura alta na UE. Impostos dignos de países do norte da Europa.
Espanha deu o mote ao cortar uma fatia substancial do imposto. Vamos ver se cá é "assobiar para o lado".
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1790
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: EDP - Tópico Geral

por cloudexpert » 16/9/2021 21:16

pergunta tolinha, qual a admiração da subida dos preços da energia electrica ?

ainda só existe na euro cerca de 1M de carros elétricos, e já se queixam dos preço, quero ver se for tudo elétrico e se não houver uma a tecnologia do H2.

é obvio quer o preço da energia vai subir, se alguma coisas não mudarem, os preços vão subir muito mais. Existe neste sector muita ignorancia e ganancia.

A produção de energia elétrica, com eu a vejo é assim, vamos ter em vez d epetroleiro, hidrogeneiros, que vão buscar H2 a grandes centrasi criadas em zonas de muito vento ou exposição solar, ou memso mais quentes.

Uma das formas de produzir energia usando o sol e a forma térmica, um concentrador solar pode criara temperaturas superiores a 2000º . Existe nos EUA uma central destas, recorrendo a espelhos .

e ainda exiset outra forma d eprodução de enrgia que ainda não foi muio explorada, que é possivel graças ao que se chama gradiente em matematica. ou correntes matitimas submarina para sr mais simples.

No famoso triangulo das bermudas, foi encontraod um caso de um barco que tinha naufragado, e se tinha deslocado centenas de metro no fundo do mar. motivo as fortes correntes submarinas.

uma corrente submarina também pode ser aproveitada para a produção de energia.

tem uma vantagem, uma corrente submarina é uma força infinita e que nunca acaba, existe todosd os dias do ano.

Alais sãpo as correntes submarinas que controlam o clima.

O preço de energia electrica tera sempre tendenci a subir, os governos nada podem fazer. Nós temos o dever de poupar energia e tomarmos opções para evitar esses gastos...estão a ver com esta tudo ligado ?, acredito que muito snão leram o meu ultimo testamento neste tema da EDP, mas o tema de fazer a sopa na varanda, é um detalhe ,mas vai poupar algum consumo energético para arrefecer a casa.

Os impostos ? com a diminuição prevista do consumo de combustíveis, é obvio que a mama social para se manter, terão de ir buscar na energia elétrica.

e eu nem falo quando as RENs do mundo ou seja as redes de transporte de energia começarem a falhar,pois nºao estão preparadas para um aumento exponecial de eletricidade que se avizinha.

Em suma, ou no pomos a pau, ou levamos com ele.


O que fizeste tu em prol do planeta hoje ?


Eu quando era mais novo comprei um livro chamado energia solar e outro chamado, H2 e energia solar. isso há mais de 30 anos, ai estava o futuro, só não o leu quem não quis.

A EDP, se os governo se armarem em comunas também podem entra num acompanha para destruir as elétricas, assim com fizeram com a banca.
a energia é um bem preciso ?, poupem, façam a sopa na varanda, ou façam menos grelhados, e menos bolos nos fornos. os grande consumidores de energia são os fornos elétricos.
em vez de 2 cafes por dia bebam 1, com veem coisas simples e ja estamos a ajudar o planeta.
 
Mensagens: 404
Registado: 6/2/2021 11:42

Re: EDP - Tópico Geral

por yaya » 16/9/2021 17:21

yaya Escreveu:https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/amp/pcp-considera-inaceitavel-novo-aumento-da-tarifa-regulada-de-energia?__twitter_impression=true

E baixar os impostos sobre a eletricidade em PT como fez Espanha? É assim tão complicado? :mrgreen:
O governo espanhol vai abdicar de 1.400 milhões de impostos para equilibrar a fatura da eletricidade.
Esse é que é o grande "vilão" em PT, num país onde quase 50% do que se paga na fatura da eletricidade vai para impostos, taxas e taxinhas.


https://eco.sapo.pt/2021/09/16/aep-exig ... a-energia/

Fácil, baixar os impostos, como fez Espanha. Ah espera...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1790
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: EDP - Tópico Geral

por trend=friend » 16/9/2021 11:39

srosa Escreveu:Não vejo aqui nenhum suporte... :-k


No final de Agosto aguentou bem. Não quer dizer que repita, mas com o PSI na luta dos 5300 as probabilidades não são más
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3968
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: EDP - Tópico Geral

por srosa » 16/9/2021 11:34

Não vejo aqui nenhum suporte... :-k
 
Mensagens: 835
Registado: 19/10/2005 15:48
Localização: 16

Re: EDP - Tópico Geral

por trend=friend » 16/9/2021 10:33

maturidade Escreveu:Boas.

HORA DE COMPRAR AQUI NOS 4.60€.

abraços


Enjoy :D muito bom!
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3968
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: EDP - Tópico Geral

por maturidade » 16/9/2021 10:29

Boas.

HORA DE COMPRAR AQUI NOS 4.60€.

abraços
 
Mensagens: 2843
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: EDP - Tópico Geral

por trend=friend » 16/9/2021 9:54

maturidade Escreveu:
trend=friend Escreveu:Novamente em zona de suporte… Belo range que aqui anda… tem é de aguentar agora, senão a coisa pode virar


Boas.
Uma boa compra era mais um pouco abaixo nos 4.60, que é onde toca na MA50 e MA100

abraços


É verdade… mas o ótimo é inimigo do bom, e estes 4,65 foram também relevantes ao longo do mês
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3968
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: EDP - Tópico Geral

por maturidade » 16/9/2021 9:49

trend=friend Escreveu:Novamente em zona de suporte… Belo range que aqui anda… tem é de aguentar agora, senão a coisa pode virar


Boas.
Uma boa compra era mais um pouco abaixo nos 4.60, que é onde toca na MA50 e MA100

abraços
 
Mensagens: 2843
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: EDP - Tópico Geral

por trend=friend » 16/9/2021 9:11

Novamente em zona de suporte… Belo range que aqui anda… tem é de aguentar agora, senão a coisa pode virar
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3968
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: EDP - Tópico Geral

por cloudexpert » 16/9/2021 4:05

rg7803 Escreveu:
cloudexpert Escreveu:
Por exemplo cá em casa no Verão, a sopa não se faz na cozinha dentro de casa, numa pequena varanda tenho um aparelho electrico onde se coze a sopa.



Epá acho isso notável...os meus parabéns. Uma pessoa que acabou de ser contratado como VP (vice president) duma financeira americana, ter a preocupação de onde onde faz a sopa em casa, para poupar energia, e ajudar o planeta....fantástico cloud!

Estou impressionado, confesso. Os meus parabéns.


Meu caro colega de claeirão,

é simples,trata-se de uma atitude logica de um gestão de activos e conscidencia ecológica.

Vejamos, vou criar uma pegada ecológica para processar um alimento, tem pageda X
depois porque essa atividade gera muito calor e eu detesto calor, vou ter de ligar o ar condicionado para retirar o calor, tenho então pagada Y para remover o calor.

Em suma, só por causa de uma sopa, tenho Pegada X e Pegada Y, olhando para custos serõa igualemnte X e Y.

Se em vez de realizar essa operação no local X ( cozinha) e colocar uma placa de indução fora, elimibno a componenete Y.
Portantop só pelo facto de uma mudança que tem custo ZERO a todos os níveis, posso eliminar essa componenet de custo financeiro e ambiental.

é assim que vejo isto e outros temas, sou assim.
Quanto a VP numa financeira, não é um cargo executivo no que respeita a economia, é na minha area de especialização, cloud onde serei o responsável. VP, eu na altura tb achei estrannho, mas é politica nos EUA, eu acho que é marketing laboral . de MErcado tenho algumas luzes, pouco mais do que isso, embora aquilo pertenca a malta de W.S , Agora confesso que para concluir aqui a minha carreira profisisonal, não poderia ser melhor, o vencimento não é muito diferente se estivesse nos EUA . MAs não é o cargo que se pode chamar o que seja que valorizo, o que valorizo foi a expecialização que consegui obter tudo à custa de muitos trabalho e estudo investido, tenho mais orgulho nisso do que no meu curso superio, parece estranho mas é verdade. Não dsou melhor fo que ninguem, limitei-me a ter a sorte de subir aos ombrfeos de quem sabia mais do que eu, e asim olhar mais longe e aprender com os melhores, e muito mas muito estudo, é com orgulho que olho para as minhas certificações em AWS e cloud. Continuo a achar que o melhor investimento que fazemos é em nós mesmos. ALias se olharmos para a nossa vida como se fosse uma empresa, na qual somos o seu CEO, permite-nos tomar decisões racionais e mais praticas.
Nunca tive a pertenção de achar-me melhor do que ninguem, só tenho a pretenção de superar-me. JA lidei com tipos que olhavas para eles e não davas nada por eles, mas tecnicamente são tão bons ou até melhores do que eu, eu só tive a capaceidade de não ter preconceitos, e ver isso com uma oportunidade. Agoar que com esta oferta profissional que aparece tipo uma vez na vida fi foi isso sim, se vai abrir portas isso também. com disse uma empresa ao entarra no mercaod diferente neste caso US, passa a ser visto de outro prisma, e outras oportunidade vão vir, é aguardar e tentando fazer o melho qu sei. O bom é que vou ter acesso a malta de wall street, com brutais conhecimentos de mercaod e poderi ir aprendendo algumas coisas de bolsa. Não, vou ter acesso a informação priviligiada, isso não, poderie é tirar dúvidas com peritos no assunto. MA no que respeita a posição de é VP, isto ou aquilo não é isso que move-me se fosse nunca poderia acabra o curos e começar a trabalhar, se a noss ambição for um cargo, nunca seremo ninguem. Se a nossa ambição for o conhecimento o estudo e sermos bons e dedicado no que fazemos, podemos ir long..ok com alguma sorte à mistuar tb.

Poretanto não é por ganhar muyitoi ou pouco que não tento tomar decisoes racionais, se todos pensarmos um pouco no ambiente, do tipo o que fizeste hoje patra ajudar o planeta, garanto que vamos cosntruir um mundo melhor.

Naõ sou rico, isso não, mas vivo bem isso sim, digo sem rodeiuos que tenho um carro que comprei usado, há uns anos, e não pretendo mudar para já. E então, serie menos feliz por isso. Tenho familia e filhos com saude, e portanto tenho mais importante.

E ainda digo mais, na minha varande tenho muitas plantas, gosto disso, mas tenho pouca paceiencia ou tempo para regar. E tinha uma grande pegada ecológica nos banhos tomados c´a em casa, com a caldeira esta da cozinha e ainda muito distante da banheira, para qaquecer a agua demorava uns minutos a chegar. Solução, comprei um bidoes de 220l e para aquecer a agua coloco num balde que depois despejo nesse bidom, e quando vamos de ferias, costumo usar a agua da banho da mais pequena, e ainda consigo aproveiar uns bons 20l de água, com detergente, ok, ma sé pouco. Com esta medida condigo evitar de gastar com rega cerca de 220l por mês. ao fim de 1 anos 2200 litro s de água, resumo, poupo, e tenho as planats sempre bem bonitas, e sem uma grand epagada ecológica, e já agora um sistema de rega automatcio, compostyo por programador e motores de auqrio que conseguem elevar a água até 2m de alura.
Presumo, uma decisão racional baseado num desperdicio. Parece coisa de pobres, ou não muito bem parecido para um tipo com a minha posiç~çao profissional ?, é possivel, mas não olho assim. NA realidad eestou-me nas tintas para o que se pensa.

ALias isto até due-me uma ideia de negocio que ando a explorar, mas é uma ideia tão radical e inovadora que eu quero analisra todos os pros e contras.

Hoje em dfia um bom porfissional tem de ter em mente 2 coisas, custos eficiencia, qulidade e ambiente, para sermos bons e trabalharmos bem e apresentarmos boas soluções, temos que ter estas qualidades e mind set nas nossas atitudes.

Podia dar muitos exemplos de coisas que faço ( sme cair no exagero), e que podeira parecer estranho para um individuo com eu.

há quem não se reveja nesta form de estar, ? ok, tudo bem, não condeno. Só condeno a ganancia cega .

Sou ruquissimo tipo um rokfaller ?, não longe dissso , orgulho-me das minha qualidades profissionais isso sim, mas não vivo mal.

JA fiz bons investimento sn aviad ond eganhei boas massas ? sim ma stambém já tive outros que foi um fracaço, enfim se aprendemos algum coisa já ´é positivo .

E também é verdade não sou preconceitosos, mas gosto de boa comida, nisso sou exigente.

Cumps.
 
Mensagens: 404
Registado: 6/2/2021 11:42

Re: EDP - Tópico Geral

por yaya » 16/9/2021 1:40

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... ssion=true

E baixar os impostos sobre a eletricidade em PT como fez Espanha? É assim tão complicado? :mrgreen:
O governo espanhol vai abdicar de 1.400 milhões de impostos para equilibrar a fatura da eletricidade.
Esse é que é o grande "vilão" em PT, num país onde quase 50% do que se paga na fatura da eletricidade vai para impostos, taxas e taxinhas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1790
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: EDP - Tópico Geral

por rg7803 » 14/9/2021 22:07

cloudexpert Escreveu:
Por exemplo cá em casa no Verão, a sopa não se faz na cozinha dentro de casa, numa pequena varanda tenho um aparelho electrico onde se coze a sopa.



Epá acho isso notável...os meus parabéns. Uma pessoa que acabou de ser contratado como VP (vice president) duma financeira americana, ter a preocupação de onde onde faz a sopa em casa, para poupar energia, e ajudar o planeta....fantástico cloud!

Estou impressionado, confesso. Os meus parabéns.
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4193
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: EDP - Tópico Geral

por cloudexpert » 14/9/2021 21:34

a energia elétrica nem é barata nem cara, é cara quando não sabemos usar as coisas. eu em casa no Verão nunca tenho calor, mesmo com ar condicionado em todas as divisões, incluindo cozinha, o arrefecimento consome pouca energia.
Já o inverno, que não tem especialmente frio, nunca utilizo os aparelhos de ar condicionado, utilizo aqueles sistema a gás .

Ou por exemplo a gestão feita na cozinha, claro se optarmos s mais por pratos de forno, a fatura sobe.


é tupo uma questão de gerir o quotidiano, em função do que se deseja.

Por exemplo cá em casa no Verão, a sopa não se faz na cozinha dentro de casa, numa pequena varanda tenho um aparelho electrico onde se coze a sopa.
Motivo. Não faz sentido estar a aquecer a casa a fazer sopa, e depois a ligar o ar condicionado para retirar o calor gerado nesse processo.

O mesmo com o forno, tenho um pequeno forno elétrico nessa varanda para algum assado que se quira fazer. No Verão é proibido usar o forno dentro de casa. é é tudo uma questão de gestão .
 
Mensagens: 404
Registado: 6/2/2021 11:42

Re: EDP - Tópico Geral

por yaya » 14/9/2021 18:06

NirSup Escreveu: NirSup escreveu em 6/6/2020 1:03

Essa é a tese do MP.
Não conheço e duvido que exista um crime de corrupção com estes contornos. Daí a originalidade deste processo. No crime de corrupção tem de haver uma relação direta de causa e efeito: do benefício recebido e da prestação dada. E por isso a lei exige que haja uma conexão temporal entre estes dois factos.
A alegada prestação dada ao corrompido ocorreu passados três (3) anos. E o benefício recebido pelo Mexia ainda decorre, segundo a tese do MP.
Isto é uma ABERRAÇÃO TOTAL. Não é apenas a originalidade da justiça portuguesa. É uma total aberração jurídica.
Aguardem pelos próximos capítulos.
Querem saber como tudo isto vai acabar? Com o Mexia e o Neto a pedirem uma avultada indemnização ao Estado pelos danos morais e materiais causados por este processo. Aguardem. E depois digam que eu sou vidente.


A EDP também pode pedir uma indemnização ao estado pelo fato das suspensões dos CEO terem sido anuladas, ou seja não se justificavam?

Já agora a título de curiosidade em Espanha a carga fiscal sobre a eletricidade vai baixar. E em Portugal?
O governo abdica da fatia? :roll:

Continuamos a ouvir a lenga lenga que a eletricidade em PT é cara, mas o problema está nos impostos e taxas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1790
Registado: 28/8/2013 22:19

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], PAULOJOAO e 106 visitantes