Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae SGPS - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Goya777 » 5/3/2024 8:50

dm222 Escreveu:se têm dinheiro em caixa para quê esta emissão de divida?

vão pagar mais em juros do que a Musti dá de lucro, enfim....

começo a achar que mais valia terem comprado acções da... própria SONAE...


Dinheiro em caixa também dá ganho financeiro. Assim mantens liquidez do teu lado e ganhas flexibilidade.

Qual o prazo das obrigações? As tantas pagam o mesmo por dívida de curto prazo que o que recebem pela liquidez
 
Mensagens: 2755
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por dm222 » 5/3/2024 2:02

se têm dinheiro em caixa para quê esta emissão de divida?

vão pagar mais em juros do que a Musti dá de lucro, enfim....

começo a achar que mais valia terem comprado acções da... própria SONAE...
 
Mensagens: 50
Registado: 26/7/2023 17:50

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por fatura.pt » 4/3/2024 14:05

A mim também não me chocam as obrigações e fiquei muito contente com o negócio que acredito ser muito positivo para o futuro da SONAE, mas, algo me está a escapar pois a cotação continua a cair!
Tenho chance de reforçar mas começo a ter receio pois não vejo sinal de inverter a tendencia!

Aliás as contas (Para mim e para muitos) são tão boas que:
Possible Value Trap
The backtest indicates that SONAE could be a value trap.

A value trap occurs when a stock looks inexpensive based on fundamental analysis but fails to reach its intrinsic valuation over time, often due to underlying issues not reflected in quantitative data.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 34
Registado: 1/9/2023 20:06

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por IX Hispana » 4/3/2024 0:46

O pessoal está surpreendido com as obrigações. Ninguém gosta de mais dívidas, mas eu por acaso até acho esta notícia positiva, são só 400 milhões, para uma compra que no total pode chegar aos 900. Vamos ver qual é a percentagem de opa que conseguem e se só pedem estes 400.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 206
Registado: 21/2/2007 18:27
Localização: Montemuro

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Goya777 » 2/3/2024 0:26

No folheto de submissao da OPA, lá para novembro, ja se mencionava que o CaixaBank e o Santandef asseguravam o financiamento necessario. Obviamente o dinheiro foi desembolsado agora que é quando tiveram/têm de pagar as acções compradas.

Então iam desembolsar em novembro e ficar a pagar juros desde então????
 
Mensagens: 2755
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por ASimoes » 2/3/2024 0:12

ASimoes Escreveu:Bom fim de semana ! 8-) 8-)
a resposta é, Liquidez :idea: :idea: :wink: :!: :!:

aliás estou bem, dentro :mrgreen:
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 643
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por ASimoes » 2/3/2024 0:11

Bom fim de semana ! 8-) 8-)
a resposta é, Liquidez :idea: :idea: :wink: :!: :!:
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 643
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por yaya » 2/3/2024 0:09

fincas Escreveu:
yaya Escreveu:Sonae emite 400 milhões de dívida a quatro anos para financiar OPA sobre Musti

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... obre-musti

então para onde vai ou foi o dinheiro das vendas que fizeram em 2023?
cada vez percebo menos isto



Boas,

Como se diz "o segredo é a alma do negócio"!

É óbvio que não será segredo tão assim! Para nós forenses e muitos outros será, mas não andam para perder dinheiro, tornar-se-á investimento em que acreditam! O futuro o dirá.

BFS


lançam a opa e só agora é que fazem empréstimo
há qualquer coisa aqui que não bate certo
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1808
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por fincas » 1/3/2024 19:49

yaya Escreveu:Sonae emite 400 milhões de dívida a quatro anos para financiar OPA sobre Musti

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... obre-musti

então para onde vai ou foi o dinheiro das vendas que fizeram em 2023?
cada vez percebo menos isto



Boas,

Como se diz "o segredo é a alma do negócio"!

É óbvio que não será segredo tão assim! Para nós forenses e muitos outros será, mas não andam para perder dinheiro, tornar-se-á investimento em que acreditam! O futuro o dirá.

BFS
 
Mensagens: 43
Registado: 12/2/2019 12:13

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por SalvaFP » 1/3/2024 19:39

duas copras de quase 1B e estao a pedir 400M
 
Mensagens: 238
Registado: 3/7/2023 13:03

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por yaya » 1/3/2024 19:15

Sonae emite 400 milhões de dívida a quatro anos para financiar OPA sobre Musti

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... obre-musti

então para onde vai ou foi o dinheiro das vendas que fizeram em 2023?
cada vez percebo menos isto
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1808
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por yaya » 29/2/2024 2:52

O movimento da Son acho que tem mais a ver com o que se passa no psi, onde nos últimos anos só tem contado com subidas de 3 cotadas: Galp BCP e me. O resto é um marasmo autêntico. Petroliferas e banca aproveitam boleia da inflação. Me sobe com prr
É por isso que desconfio do bezerromarket do psi
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1808
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Garfield » 27/2/2024 12:37

Boas,

A tendencia da Sonae tem sido bastante negativa, eventualmente com a alegada justificação de ter realizado a OPA à MUSTI.

Se a SONAE se tivesse ficado apenas pela fase original de 18 Dez 2023 até 20 Fev 2024 a situação talvez se tivesse estancado.

Mas apesar de já ter o controlo ( mais de 50% ) a SONAE avançou com uma nova fase de 21 Fev 2024 até 6 Mar 2024 o que pode retirar a aparente poupança que ia ter ao abdicar dos 90%.

Este processo vai continuar a ser uma nuvem sobre a Sonae pelo menos até à sua completa conclusão em 20 Mar 2024 arriscando-se a repetição do útlimo fundo nos 0,82€.

Se ficar por aí já não seria mau de todo se a seguir as previsões dos analistas viessem a concretizar.

BN
Garfield
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2368
Registado: 9/2/2005 4:29
Localização: Porto

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Ze nabo » 27/2/2024 12:32

Beira mar Escreveu:Os investidores não estão a achar muita piada ao negócio da Musti. Eu pessoalmente gosto, vejo como uma boa expansão internacional sem loucuras e em países seguros. Vejo também algo que possa ser mais do que apenas pet.
No entanto, ir contra a tendência de descida do preço da ação não me parece correcto, mas está debaixo de olho.

Apesar de a descida não ser acompanhada de um grande volume, a tendência é claramente de descida... Vamos ver os que fazem os 0.82€....
 
Mensagens: 248
Registado: 28/1/2019 22:27

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Beira mar » 27/2/2024 10:58

Os investidores não estão a achar muita piada ao negócio da Musti. Eu pessoalmente gosto, vejo como uma boa expansão internacional sem loucuras e em países seguros. Vejo também algo que possa ser mais do que apenas pet.
No entanto, ir contra a tendência de descida do preço da ação não me parece correcto, mas está debaixo de olho.
 
Mensagens: 44
Registado: 14/12/2023 10:14

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por PC05 » 24/2/2024 16:08

iniciado1 Escreveu:Qual mercado?

O mesmo que em Outubro de 2022 levou a cotação da Sonae a 0,82 e em Abril de 2023 a 1,06 com 30% de subida?
O mesmo que fez o preço da Mota Engil cair quase 20% meia duzia de dias em Março de 2023 para depois crescer mais de 300%?

Sim esse mesmo.
Boa sorte



Outliers, devido à baixa liquidez!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3247
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Eduardo R. » 24/2/2024 13:03

peterteam2 Escreveu:
iniciado1 Escreveu:A Sonae está a investir forte porque pode e porque encontrou um oportunidade boa.

Não é isso que o mercado nos está a dizer




Qual mercado?

O mesmo que em Outubro de 2022 levou a cotação da Sonae a 0,82 e em Abril de 2023 a 1,06 com 30% de subida?
O mesmo que fez o preço da Mota Engil cair quase 20% meia duzia de dias em Março de 2023 para depois crescer mais de 300%?


O mercado português tem tão pouca liquidez que está completamente manipulado. As cotações a curto prazo vão para onde os accionistas maioritários querem que vá. Eu não acredito no mercado mas acredito no valor criado. E a cotação das empresas cotadas dominadas pelos Azevedos não traduzem o valor criado. Por isso estou dentro e aguardo que o preço traduz minimamente o valor.


Acho sempre piada a esta lógica da manipulação. Se o preço não sobe, está manipulado. Se o preço sobe rápido, está manipulado. Por isso é que gosto tanto de investir no mercado português, é como andar a tirar doces a crianças :lol:
 
Mensagens: 194
Registado: 29/3/2022 14:04

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por iniciado1 » 23/2/2024 15:41

Qual mercado?

O mesmo que em Outubro de 2022 levou a cotação da Sonae a 0,82 e em Abril de 2023 a 1,06 com 30% de subida?
O mesmo que fez o preço da Mota Engil cair quase 20% meia duzia de dias em Março de 2023 para depois crescer mais de 300%?

Sim esse mesmo.
Boa sorte
 
Mensagens: 210
Registado: 12/4/2021 11:59

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por peterteam2 » 23/2/2024 15:38

iniciado1 Escreveu:A Sonae está a investir forte porque pode e porque encontrou um oportunidade boa.

Não é isso que o mercado nos está a dizer




Qual mercado?

O mesmo que em Outubro de 2022 levou a cotação da Sonae a 0,82 e em Abril de 2023 a 1,06 com 30% de subida?
O mesmo que fez o preço da Mota Engil cair quase 20% meia duzia de dias em Março de 2023 para depois crescer mais de 300%?


O mercado português tem tão pouca liquidez que está completamente manipulado. As cotações a curto prazo vão para onde os accionistas maioritários querem que vá. Eu não acredito no mercado mas acredito no valor criado. E a cotação das empresas cotadas dominadas pelos Azevedos não traduzem o valor criado. Por isso estou dentro e aguardo que o preço traduz minimamente o valor.
 
Mensagens: 313
Registado: 4/3/2019 20:39

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por iniciado1 » 23/2/2024 15:24

A Sonae está a investir forte porque pode e porque encontrou um oportunidade boa.

Não é isso que o mercado nos está a dizer
 
Mensagens: 210
Registado: 12/4/2021 11:59

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por peterteam2 » 23/2/2024 15:10

IX Hispana Escreveu:
peterteam2 Escreveu:
IX Hispana Escreveu:Os 50% atingidos "tao cedo" devem precipitar muito mais vendas de quem perdeu "poder negocial", tendo desaparecido a possibilidade de vender mais caro.

Isso faz com que a despesa total se torne muito imprevisível, e provavelmente muito maior, isso nao ajuda a cotação





Porquê? Se avançaram para comprar a empresa é porque acreditam que é um bom negócio, com rendibilidade muito acima dos custos de financiamento da operação ou da rendibilidade de outras aplicações possíveis da liquidez em excesso.
Se acreditam é melhor ter 90% que 50,1%.

Relativamente à cotação da SONAE SGPS, quem está a fazer melhor negócio? Quem está a vender 0 0,867 ou quem está a compra a 0,867? Depende do horizonte temporal. Se estivermos a falar do horizonte temporal de 1 semana é capaz de ser quem está a vender. Se falarmos do horizonte temporal de um ano quase de certeza que quem está a comprar.


Porqué? Porque se comprarem 40% (os outros 10% sao dos socios) é um investimento de ~400 milhões, se comprarem 80% é um investimento de ~800 milhoes, ou seja, 400 milhoes de diferença, sendo que a sonae tem um market cap de 1800 milhões.





Sempre achei que investir em negócios com boa rendibilidade para crescer era positivo. E não devemos esquecer que a Sonae desinvestiu em vários negócios do portfólio nos últimos anos com mais valias significativas e tinha alguma folga para investir. Aliás quando forem divulgadas as contas do fim do ano de 2023 vai ficar claro nos resultados extraordinários.

A Sonae está a investir forte porque pode e porque encontrou um oportunidade boa.
 
Mensagens: 313
Registado: 4/3/2019 20:39

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por IX Hispana » 23/2/2024 14:23

peterteam2 Escreveu:
IX Hispana Escreveu:Os 50% atingidos "tao cedo" devem precipitar muito mais vendas de quem perdeu "poder negocial", tendo desaparecido a possibilidade de vender mais caro.

Isso faz com que a despesa total se torne muito imprevisível, e provavelmente muito maior, isso nao ajuda a cotação





Porquê? Se avançaram para comprar a empresa é porque acreditam que é um bom negócio, com rendibilidade muito acima dos custos de financiamento da operação ou da rendibilidade de outras aplicações possíveis da liquidez em excesso.
Se acreditam é melhor ter 90% que 50,1%.

Relativamente à cotação da SONAE SGPS, quem está a fazer melhor negócio? Quem está a vender 0 0,867 ou quem está a compra a 0,867? Depende do horizonte temporal. Se estivermos a falar do horizonte temporal de 1 semana é capaz de ser quem está a vender. Se falarmos do horizonte temporal de um ano quase de certeza que quem está a comprar.


Porqué? Porque se comprarem 40% (os outros 10% sao dos socios) é um investimento de ~400 milhões, se comprarem 80% é um investimento de ~800 milhoes, ou seja, 400 milhoes de diferença, sendo que a sonae tem um market cap de 1800 milhões.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 206
Registado: 21/2/2007 18:27
Localização: Montemuro

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por Arlos » 23/2/2024 12:47

iniciado1 Escreveu:E no fim disto tudo os azevedos tiram na da bolsa ao preço da uva mijona.
Como aconteceu com a modelo-continente.
Julgo que o mercado não achou grande compra desta musti

Você é iniciado mas já percebe muito disto! Bem visto.
 
Mensagens: 209
Registado: 17/9/2020 18:18

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por iniciado1 » 23/2/2024 12:42

E no fim disto tudo os azevedos tiram na da bolsa ao preço da uva mijona.
Como aconteceu com a modelo-continente.
Julgo que o mercado não achou grande compra desta musti
 
Mensagens: 210
Registado: 12/4/2021 11:59

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por peterteam2 » 23/2/2024 12:37

IX Hispana Escreveu:Os 50% atingidos "tao cedo" devem precipitar muito mais vendas de quem perdeu "poder negocial", tendo desaparecido a possibilidade de vender mais caro.

Isso faz com que a despesa total se torne muito imprevisível, e provavelmente muito maior, isso nao ajuda a cotação





Porquê? Se avançaram para comprar a empresa é porque acreditam que é um bom negócio, com rendibilidade muito acima dos custos de financiamento da operação ou da rendibilidade de outras aplicações possíveis da liquidez em excesso.
Se acreditam é melhor ter 90% que 50,1%.

Relativamente à cotação da SONAE SGPS, quem está a fazer melhor negócio? Quem está a vender 0 0,867 ou quem está a compra a 0,867? Depende do horizonte temporal. Se estivermos a falar do horizonte temporal de 1 semana é capaz de ser quem está a vender. Se falarmos do horizonte temporal de um ano quase de certeza que quem está a comprar.
 
Mensagens: 313
Registado: 4/3/2019 20:39

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], CORTIÇA, Ferreiratrade, Google [Bot], hugob0ss, jlmt, PAULOJOAO, Ze nabo e 123 visitantes