Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae SGPS - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MercúrioH » 16/3/2010 17:36

Título POLL RESULTADOS-Lucro Sonae 2009 visto crescer 12 pct para 90 ME
Origem Reuters
Data 16-03-2010 16:03



* Resultados da Sonae relativos a 2009
* Divulgação 17 Mar antes abertura mercado
* Lucro visto crescer 12 pct para média 90 ME

Por Filipa Cunha Lima
LISBOA, 16 Mar (Reuters) - O lucro líquido da Sonae terá tido um aumento homólogo de 12 pct para 90 milhões de euros (ME) em 2009, suportado no crescimento das receitas da sua unidade de retalho, apesar da crise económica, segundo a média
de estimativas de sete analistas.

As receitas do grupo terão subido 6 pct para 5.668,9 ME, enquanto o EBITDA-Earnings Before Interests Taxes Depreciation and Amortization terá ficado 'flat' nos 617,5 ME, segundo a média das estimativas de oito analistas.

Os analistas esperam que, apesar da forte contracção da economia portuguesa e da queda dos preços em 2009, a boa performance da Sonae Distribuição -- unidade de retalho da Sonae
que é o número 1 em Portugal -- terá contrariado a evolução negativa de outras áreas de negócio.

"No segmento de retalho alimentar, a Sonae continua a beneficiar de uma posição de liderança em Portugal, 30 pct de quota de mercado", salientou o analista do Millennium investment banking, João Flores.

Adiantou que o retalho terá beneficiado ainda com sinergias de integração da rede comprada à Carrefour, vantagens com o cartão de fidelização de clientes, com o novo conceito de loja e com a crescente quota de mercado no retalho especializado.

"Apesar das difíceis condições de mercado, acreditamos que o crescimento médio anual entre 2008 e 2012 no retalho especializado atingirá 17 pct, a reflectir o potencial de crescimento internacional (Espanha)", afirmou.

A Sonae é dona da Sonaecom , que detém o terceiro operador móvel em Portugal, Optimus, e a Sonae Sierra, construtora e gestora de centros comerciais, tendo ambas já divulgado os seus resultados de 2009.

O lucro líquido da Sonaecom, em 2009, registou um crescimento homólogo de 16,3 pct para 6,1 ME, suportado pela descida dos encargos financeiros, apesar das receitas terem descido 2,7 pct para 949,4 ME e o EBITDA subiu 9,5 pct para 175,7 ME.

No ano passado, a Sonae Sierra registou um prejuízo atribuível de 111 ME contra um prejuízo pró-forma de 106,4 ME em 2008, prejudicado pelo resultado indirecto de 236,7 ME.

O enfoque dos analistas está na expansão internacional do retalho especializado, em eventuais movimentos de consolidação no sector das 'telecoms' envolvendo a Sonaecom e em planos de desinvestimento em activos imobiliários pela Sonae Sierra.

A Sonae divulga os seus resultados de 2009 amanhã, antes da abertura da bolsa.

Negociaram-se 3.3 milhões de acções da Sonae a subir 0,81 pct para 0,867 euros.

A Sonae negoceia com um rácio Price/Earnings estimado para 2010 de 20,0 vezes contra 22,722 vezes da Jerónimo Martins e 17,864 vezes da Carrefour.

Segue tabela com estimativas de analistas:
(Valores em milhões de euros)
-------------------------------------------------------
2009
LUCRO RECEITAS EBITDA
-------------------------------------------------------
ESER - 62 - 5.578 - 607
Alphavalue - 80,9 - 5.706 - 634
UBS - 85,8 - 5.460,9 - 593,8
Santander - 88 - 5.670 - 655
Millennium IB - 110 - 5.665 - 651
JP Morgan - 123 - 5.699 - 632
BPI - 78 - 5.646 - 644
Goldman Sachs - - - 5.926 - 523
-------------------------------------------------------
MÉDIA - 89,7 - 5.668,9 - 617,5
-------------------------------------------------------
Se o seu problema tem solução então não há com que se preocupar.
Se o seu problema não tem solução toda preocupação será em vão.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 518
Registado: 29/11/2007 10:29
Localização: 14

por Batmax » 16/3/2010 15:23

Sonae 17-03-2010 11:30 Y 2009 0.041 A 2009 Earnings Release

Quem confirma ?
User mudou de nick - > Wallstreetrader
 
Mensagens: 1207
Registado: 29/11/2007 2:13

por JOMIGUEL » 16/3/2010 15:17

Saiem amanhã antes da abertura da bolsa.

Bn
 
Mensagens: 209
Registado: 10/5/2009 21:02
Localização: 16

por Batmax » 16/3/2010 15:09

Olá

Os resultados saem de-manha alguém confirma ?
User mudou de nick - > Wallstreetrader
 
Mensagens: 1207
Registado: 29/11/2007 2:13

por Nyk » 16/3/2010 12:30

Banif
Resultado líquido da Sonae deverá descer para 34 milhões de euros
Os analistas do Banif IB emitiram a sua estimativa para os resultados da Sonae SGPS e estimam um quebra de 12% no resultado líquido para 34 milhões de euros em 2009, penalizado por resultados líquidos indirectos negativos de 120 milhões de euros, maioritariamente provindos de perdas com investimentos da Sonae Sierra.

--------------------------------------------------------------------------------

Hugo Paula
hugopaula@negocios.pt


Os analistas do Banif Equity Research emitiram a sua estimativa para os resultados da Sonae SGPS e estimam um quebra de 12,6% no resultado líquido para 34 milhões de euros em 2009, penalizado por resultados líquidos indirectos negativos de 120 milhões de euros, maioritariamente provindos de perdas com investimentos da Sonae Sierra.

Os analistas contam ver as receitas crescer 6% para 5.675 milhões de euros, durante 2009 e referem que depois de a Sonaecom e Sonae Sierra terem apresentado resultados e de terem sido divulgadas as vendas do retalho preliminares, os investidores deverão focar-se nas margens do retalho.

O resultado líquido do grupo deverá ser de 34 milhões de euros em 2009, segundo os analitas do Banif IB, sendo que o grupo deverá apresentar 25 milhões de euros do lucros, no último trimestre do ano passado. Um resultado trimestral que deverá representar um quebra de 54%, face ao período homólogo.

Segundo o mesmo documento, o Banif estima que as margens do retalho vão descer em 16 pontos base para 6,2% no retalho de alimentação e em 2,65 pontos percentuais para 3% no retalho especializado.

Outro item em que os investidores se deverão focar, segundo os analistas, é o endividamento total, uma vez que “a empresa tem um objectivo para o nível de investimento em 2012”, sendo que o Banif espera ver a dívida da Sonae descer para 3,25 mil milhões de euros de 3,44 mil milhões de euros, apresentados no final dos primeiros nove meses de 2009.

Os dividendos deverão manter-se inalterados em três cêntimos por acção, em linha com 2008. As acções da Sonae SGPS sobem 0,93% para 0,868 euros, antes da apresentação de resultados que terá lugar amanhã, antes da abertura do mercado.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por Nyk » 16/3/2010 8:08

Ibersol compra negócio de catering à Sonae
Marina Conceição
16/03/10 05:45


--------------------------------------------------------------------------------
Collapse Comunidade
Partilhe: A Ibersol, que representa em Portugal marcas como Pizza Hut e Burger King, entregou à AdC uma notificação prévia de uma operação de concentração com a Solinca – Eventos e Catering, uma empresa da Sonae.

Segundo anúncios publicados na imprensa de hoje, a notificação prévia foi entregue à Autoridade da Concorrência (AdC) no dia 9 de Março, estando agora o processo aberto a terceiros interessados durante dez dias úteis.

Esta operação surge numa altura em que a Ibersol está também a investir na entrada no mercado angolano, através da criação da Ibersol Angola.

No ano passado, a Ibersol registou um resultado líquido consolidado de 14,6 milhões de euros, um crescimento de 6,7% face a 2008. Por sua vez, as receitas caíram 3,4% face a 2008, alcançando 207,3 milhões de euros.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por Sr_SNiper » 15/3/2010 22:26

A sonae passou na sexta feira para outro patamar de negociação.
Estava nos 0,81/0,86 passou para para os 0,86/0,94
Era espectável um teste à zona dos 0,86, o importante é não fechar abaixo dos 0,855
Anexos
SONAE.jpg
SONAE.jpg (63.67 KiB) Visualizado 6383 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por Nyk » 15/3/2010 18:55

Mr Pontes
Mr Pontes:Sonae:Sonae Sierra derrapou nas avaliações das propriedades,mesmo com beneficio positivo de 2 inaugurações em 2009,com impacto NEGATIVO na Sonae.Portugal,Espanha, Italia e Grécia vão continuar a penalisar no curto a médio prazo
Os Resultados na Sonae Sierra voltaram a ser claramente negativos, depois abrandamento que tinha havido no 3ºT/09 (em que tinha apresentado Resultados negativos de -94,4 M€, semelhante ao Resultado de -94,1 M€ do 2ºT/09, ambos sem Interesses Minoritários). As yields voltaram a penalisar, sobretudo Portugal, Espanha, Italia, e Grécia. E assim vai continuar a ser no futuro próximo. De facto, o problema principal é que as rendas dos logistas dos centros coomerciais têm componente variável em função das vendas que cada um realiza, e assim a Sonae Sierra, recebe menos de rendas quando essas vendas caem. O resultado é que mesmo com taxas de juro em mínimos, as yields sobem pois o efeito de baixa das rendas é muito maior. E assim vai permanecer no futuro, pois com PEC em Portugal (onde Sierra gere 32 centros comerciais e galerias) e Grécia (onde gere 2 centros comerciais), e contínuo aperto em Espanha (onde gere 17 centros comerciais) e Italia (onde gere 4 centros comerciais), as vendas dos logistas vao continuar em quebra acentuada. Em 2009, a Sonae Sierra perdeu cerca de 100 M€ no NAV, ou seja no valor líquido das propriedades de investimento (impacto de cerca de 67 M€ na Sonae), e em termos brutos perdeu cerca de -291 M€ na desvalorização das propriedades de investimento (194 M€ na óptica da casa mãe, Sonae, sem Minoritários). Mas a perda bruta das propriedades de investimento foi ainda maior, relativamente às propriedades existentes no final de 2008 já que, a Sonae Sierra inaugurou pelo menos 2 Centros Comerciais em 2009, um no Brasil, e outro na Alemanha (Loop5), e conforme aqui já expliquei, essas novas aberturas favorecem positivamente o valor das propriedades de investimento, já que enquanto estão em construção são avaliadas ao preço de custo, e quando são inauguradas passam a ser avaliadas a preço de mercado, pela apliacação das yields, e esse efeito foi ainda mais positivo por se tratarem dos 2 melhores mercados que a Sonae Sierra tem actualmente (o Brasil destacado em 1º lugar, e depois a Alemanha). Portanto, não tivessem sido estas duas inaugurações, o panorama tinha sido muito pior do que os -110 M€ de prejuizo sem Minoritários, da Sonae Sierra, que levará a Sonae a incorporar esse prejuízo em cerca de -74 M€. O impacto é NEGATIVO na Sonae, e vai continuar a condicionar a evolução da Sonae no curto a médio prazo. Sonae Sierra está demasiado concentrada no epicentro das dificuldades de dívida pública e elevados deficits orçamentais: com 55 centros comerciais e galerias em Portugal, Espanha, Grecia e Italia. Situação apenas atenuada com 10 centros comerciais no Brasil que têm dado avaliações positivas mas que são excepção. Ou seja, a relação é NEGATIVA em 5,5 (55 centros comerciais e galerias), para 1 positivo (os 10 centros comerciais no Brasil).
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por cmcf_CALD » 15/3/2010 12:11

Resultados Sonae Sierra impacto "neutro a negativo" na Sonae-BPI

15/03/2010


LISBOA, 15 Mar (Reuters) - Os resultados do quarto trimestre de 2009 da Sonae Sierra, detida em 50 pct pela Sonae , tem um impacto "neutro a negativo" nas acções da líder do retalho em Portugal, segundo os analistas do BPI.

"Impacto: neutro a negativo para a Sonae. Apesar de uma performance operacional acima do esperado, ficámos desiludidos com o resultado líquido negativo da Sonae Sierra no quarto trimestre de 2009, depois de se ter chegado ao 'break even' no terceiro trimestre", disseram no Iberian Daily.

"Isto é também explicado por um valor do activo líquido ligeiramente abaixo do esperado e uma fraca geração de cashflow", acrescentaram.

Em 2009, a Sonae Sierra registou um prejuízo atribuível de 111 ME contra um prejuízo pró-forma de 106,4 ME em 2008, prejudicado pelo resultado indirecto de 236,7 ME. [ID:nLDE62B1VB]

A divulgação dos resultados do quarto trimestre da casa-mãe Sonae SGPS está agendada para esta quarta-feira, após o fecho do mercado, sendo que a Sonae Sierra foi a sua última subsidiária a apresentar os seus números.

Os analistas referiram ainda que "2010 deverá marcar uma inversão na tendência dos 'yields' no portfolio da Sierra (para o positivo)", que é proprietária de 52 centros comerciais em Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Grécia, Roménia e Brasil com um total de área bruta locável de mais de 2 milhões de m2.

Negociaram-se 1.401.239 de títulos da Sonae SGPS, a caírem 0,34 pct para os 0,871 euros.


Nota: O leitor deve consultar este documento de research integralmente, nomeadamente quanto ao 'disclaimer', solicitando-o à casa de investimento que o elaborou.


(Por Daniel Alvarenga; Editado por Filipa Cunha Lima)

(--Lisboa Editorial 351 21 3509206, lisbon.newsroom@reuters.com)
 
Mensagens: 337
Registado: 7/10/2007 15:17
Localização: Guarda

por CrashXXI » 14/3/2010 13:43

:lol: :lol: :lol:

(Desculpa Marco, fica por aqui!)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 550
Registado: 20/5/2009 17:17
Localização: Gaia

por Sr_SNiper » 14/3/2010 13:17

CrashXXI Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu: Aconteceu-me o mesmo... ainda demorei um bocado a ficar bolsocalmo :mrgreen:
Não é fácil... mas já estou muito melhor que antigamente...


Pois!
Com um um touro (o avatar) todo musculoso só podes mesmo querer andar sempre à "batatada"... ou melhor, às "marradas"! :mrgreen:

Um abraço
Crash

Vou mudar o avatar para um porquinho gordinho... :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por CrashXXI » 14/3/2010 12:52

Sr_SNiper Escreveu: Aconteceu-me o mesmo... ainda demorei um bocado a ficar bolsocalmo :mrgreen:
Não é fácil... mas já estou muito melhor que antigamente...


Pois!
Com um um touro (o avatar) todo musculoso só podes mesmo querer andar sempre à "batatada"... ou melhor, às "marradas"! :mrgreen:

Um abraço
Crash
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 550
Registado: 20/5/2009 17:17
Localização: Gaia

por PIKAS » 13/3/2010 20:43

Concordo quanto ao primeiro parágrafo, mas quanto ao segundo, nem por isso!
Das duas, uma:
- se estás dentro e esperas que acabe a lateralização até se dar a "explosão" que referes, então perdes outras oportunidades mais definidas quanto ao rumo ou
- aproveitas essa lateralização para vender no topo e comprares no fundo da mesma; o problema é que isto leva a assumir um risco de apanhares o final da lateralização.

Eu confesso que, pessoalmente, não gosto nada destas situações (de lateralização)!


Vamos lá decompor isto:

- se estás dentro e esperas que acabe a lateralização até se dar a "explosão" que referes, então perdes outras oportunidades mais definidas quanto ao rumo


Há o pressuposto que a explosão é para cima mas, muita atenção, também pode ser para a queda. Em teoria, a probabilidade é rigorosamente igual.

Mantenho que, por norma, períodos de lateralização muito extensos são seguidos de movimentos bruscos.

Abstenho-me de negociar em períodos de lateralização e a postura que nessas alturas adopto resume-se ao acompanhamento diário cuidado por forma a detectar sinais que me levem a crer que a lateralização está no fim e o rumo está definido (só negoceio em longo ). Á vezes lá vai um tiro de pólvora seca, porque tiros certinhos não há.

Ao abster-me posso aplicar a liquidez noutras oportunidades, se as encontrar.



aproveitas essa lateralização para vender no topo e comprares no fundo da mesma; o problema é que isto leva a assumir um risco de apanhares o final da lateralização.


A relação risco / benefício não é atractiva. Normalmente os canais são demasiado estreitos e isto pressupondo que compravas mesmo, mas mesmo, no fundo e vendias lá mesmo no topo.

A única possibilidade que a minha disciplina de negociação me permite entrar é detectar um suporte, um verdadeiro suporte e aqui os 0,81 têm sido um verdadeiro suporte, entrar aí e depois há duas hipóteses:

a) ou estás perante o início da subida e vês força e deixas-te estar e deixas correr os lucros ou
b) perde força e foges ganhando uns ticks.


Eu confesso que, pessoalmente, não gosto nada destas situações (de lateralização)!


Não há dúvida que é uma pasmaceira. O mercado sempre foi de subidas, descidas e lateralizações. É pena é que só ganho dinheiro na primeira hipótese e nas outras duas procuro estar quieto, procuro porque às vezes lixo-me.

Cumprimentos e bom fim-de-semana
 
Mensagens: 1710
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

por CrashXXI » 13/3/2010 18:35

PIKAS Escreveu:.
Nada me diz que a lateralização terminou.

Aliás, até gostava que estivesse por ali mais uns tempos porque quanto mais tempo estiver a lateralizar maior costuma ser a " explosão " ( para cima ou para baixo ).


Pikas
Concordo quanto ao primeiro parágrafo, mas quanto ao segundo, nem por isso!
Das duas, uma:
- se estás dentro e esperas que acabe a lateralização até se dar a "explosão" que referes, então perdes outras oportunidades mais definidas quanto ao rumo ou
- aproveitas essa lateralização para vender no topo e comprares no fundo da mesma; o problema é que isto leva a assumir um risco de apanhares o final da lateralização.

Eu confesso que, pessoalmente, não gosto nada destas situações (de lateralização)!

Abraço
Crash
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 550
Registado: 20/5/2009 17:17
Localização: Gaia

por Nyk » 12/3/2010 21:40

Sonae Sierra regista perdas de 160 milhões em 2009
A Sonae Sierra registou prejuízos de 159,9 milhões de euros no ano passado, melhorando o resultado em 14% já que em 2008 teve perdas de 185,5 milhões de euros, anunciou a empresa em comunicado à CMVM.

--------------------------------------------------------------------------------

Carla Pedro
cpedro@negocios.pt


A Sonae Sierra registou prejuízos de 159,9 milhões de euros no ano passado, melhorando o resultado em 14% já que em 2008 teve perdas de 185,5 milhões de euros, anunciou a empresa em comunicado à CMVM.

Segundo a empresa liderada por Álvaro Portela, o resultado líquido de 2009 decorreu do resultado indirecto, “que foi afectado negativamente pelos sucessivos aumentos das taxas de capitalização do mercado (yields) na Europa. Este facto deve-se ao clima negativo nos mercados imobiliários da maioria dos países desenvolvidos em que a empresa opera o que implicou um ajustamento em alta das taxas de capitalização aplicadas nas avaliações efectuadas nos activos imobiliários desses países, aumento esse que equivale a uma redução do valor dos activos correspondentes”.

“Nos últimos meses de 2009 começámos a observar uma redução no ritmo de aumento das yields e simultaneamente verificaram-se melhorias operacionais, sobretudo no portfolio português e alemão, no entanto ainda insuficientes para compensar o efeito das yields”, salienta a empresa.

Activos sob gestão com valor superior a 2008

“Estes factos dão-nos razão para acreditar que 2010 será, apesar de desafiante, compensador, e que iremos regressar aos resultados positivos durante este período”, diz Álvaro Portela, acrescentando que, no final do ano passado, o valor de mercado dos activos sob gestão era de 6,34 mil milhões de euros, “um aumento de 174 milhões de euros”.

Nos 12 meses em análise, o resultado directo da Sonae Sierra atingiu os 76,8 milhões de euros, um crescimento de 20% face ao ano precedente. Isto, segundo a empresa, devido à combinação de três factores: o crescimento do portfolio, a redução de custos implementada em 2009 e a redução das taxas de juro.

Quanto à margem operacional líquida da empresa, esta atingiu os 180,3 milhões de euros em 2009, um aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado.

A Sonae Sierra, tal como quase todos os agentes económicos, não escapou aos efeitos da crise financeira internacional que se iniciou em 2008 e cujos principais efeitos se sentiram em 2009, sublinhou o CEO da empresa. “No entanto, graças à qualidade do nosso portfolio e à diversidade geográfica das nossas operações, conseguimos continuar a nossa expansão internacional com a inauguração de dois novos centros comerciais – Manaura Shopping no Brasil e o Loop5 na Alemanha”, afirmou Álvaro Portela.

“Adicionalmente, concluímos com sucesso a expansão do GuimarãeShopping e a renovação do Centro Colombo e do AlbufeiraShopping, todos em Portugal. Em Itália concluímos também a renovação do Valecentre em Veneza”, adiantou o mesmo responsável.

À espera de lucros em 2010

Relativamente aos objectivos para 2010, Álvaro Portela disse que estes passam por prosseguir o crescimento sustentado da empresa. “Sendo difícil determinar quando é que a crise será definitivamente ultrapassada, acreditamos que 2010 será um ano do início da recuperação da economia mundial e o regresso da Sonae Sierra a um resultado líquido positivo”, referiu.

“Prosseguiremos o desenvolvimento da nossa carteira de projectos, embora a um ritmo ajustado à evolução da situação nos mercados, sem perder de vista o permanente estudo de novas oportunidades de negócio nos mercados em que a empresa marca actualmente presença ou mesmo em novos mercados. Adicionalmente, continuaremos a crescer na nossa actividade de prestação de serviços a terceiros nas áreas de ‘development’, ‘asset management’ e ‘property management’”, concluiu.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por Sr_SNiper » 12/3/2010 19:28

CrashXXI Escreveu:Nota: atenção que eu já caí (nos primeiros tempos) e por vezes caio - agora muito menos, mas fi-lo p.ex. durante a última subida desde Março de 2009, tentando antecipar correcções que não se deram - nessa "asneira"!

Crash


Aconteceu-me o mesmo... ainda demorei um bocado a ficar bolsocalmo :mrgreen:
Não é fácil... mas já estou muito melhor que antigamente...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por CrashXXI » 12/3/2010 18:31

Para uma análise muito básica (mas demasiadamente cheia - sim, eu sei! :mrgreen: ) deixo o gráfico que possibilita analisar sobre vários parâmetros (embora alguns deles sejam +/- redudantes (sim, eu sei...!), todos, à partida, bastante promissores!
Hoje o fecho foi limitado pela "Bollinger band" superior e existe a resistência dos 0,87n!

(Edit 100313) Apesar de admitir que uso demasiada informação (e alguma dela algo redundante) o que faz perder a noção da "big picture", como pode ver-se no gráfico, algumas das linhas, incluindo as de Fibonacci, já traçadas há muito tempo, têm servido de referência para alguns tipos de de movimento das cotações; o problema é distinguir as "mais importantes" das "menos importantes" mas, como pode ver-se também, e como exemplo, as linhas de suporte e de Fibonacci coincidentes, previamente traçadas (e não "viciadas"), funcionaram muito bem em alguns movimentos!

Crash
Anexos
SON 100312-MP.PNG
SON 100312-MP.PNG (51.75 KiB) Visualizado 8476 vezes
Editado pela última vez por CrashXXI em 13/3/2010 18:53, num total de 2 vezes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 550
Registado: 20/5/2009 17:17
Localização: Gaia

por PIKAS » 12/3/2010 18:26

.

Numa breve análise que publiquei no dia 3 de Fevereiro ( em:http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=70316&postdays=0&postorder=asc&start=1025, escrevi:

Quanto a mim, esta apreciação está como se tivesse sido elaborada hoje, exceptuando o facto da cotação ter completamente perdido força. Mantém-se a lateralizar desde Outubro aproximadamente, podendo-se considerar dois canais: um, mais largo com base no 0,81 e topo nos 0,97, outro, mais estreito, entre os 0,861 e os 0,94.


Posteriormente, em seguimento dessa análise http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=70316&postdays=0&postorder=asc&start=1050
escrevi:

"Se assim fôr, siga a lateralização. "

Mantenho, Siga.


Pois bem, passado este período de tempo repito:


" Siga a lateralização "




Imagem

Em resumo:


Entrou agora dentro do canal mais estreito situado entre os 0,86 e 0,94. Não saíu em baixa do canal mais largo e o suporte situado nos 0,81 têm sido de betão.

Aceitam-se apostas para ver se quebra a lateralização.

No muitissimo curto prazo, o aumento de volume de hoje e a quebra da MM é, quanto a mim, o que de mais positivo há a destacar.

Nada me diz que a lateralização terminou.

Aliás, até gostava que estivesse por ali mais uns tempos porque quanto mais tempo estiver a lateralizar maior costuma ser a " explosão " ( para cima ou para baixo ).

Cumprimentos,
PIKAS
 
Mensagens: 1710
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

por CrashXXI » 12/3/2010 18:04

Sr_SNiper Escreveu:
newone Escreveu:aqui esta um bom ponto de entrada. quebra de resistencia com volume.

vou ponderar uma entrada ja hoje. será que esta quebra de resistencia vai-se contagiar para as outras cotadas??

bn

Por isso é que disse que é preciso relaxar ...
Vender a 0,861 e comprar a 0,88...
Neste caso numa prespectiva que não é de negociação intra diária os 0,86 não são muito relevantes no contexto actual


Muitas vezes mais vale estar "quietinho"! :wink:

Um grande investidor (não me lembro bem quem) disse um dia algo deste género (pelo menos na essência):

"Sempre ganhei mais a olhar e a intervir pouco do que a intervir muito!" (qualquer coisa assim...)

Nota: atenção que eu já caí (nos primeiros tempos) e por vezes caio - agora muito menos, mas fi-lo p.ex. durante a última subida desde Março de 2009, tentando antecipar correcções que não se deram - nessa "asneira"!

Crash
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 550
Registado: 20/5/2009 17:17
Localização: Gaia

por Sr_SNiper » 12/3/2010 15:50

newone Escreveu:aqui esta um bom ponto de entrada. quebra de resistencia com volume.

vou ponderar uma entrada ja hoje. será que esta quebra de resistencia vai-se contagiar para as outras cotadas??

bn

Por isso é que disse que é preciso relaxar ...
Vender a 0,861 e comprar a 0,88...
Neste caso numa prespectiva que não é de negociação intra diária os 0,86 não são muito relevantes no contexto actual
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por Nunooo » 12/3/2010 15:28

Newone, pensei o mesmo que tu.

Dentro a 0,880


Bons trades
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 500
Registado: 1/4/2009 0:25
Localização: 14

por newone » 12/3/2010 14:23

aqui esta um bom ponto de entrada. quebra de resistencia com volume.

vou ponderar uma entrada ja hoje. será que esta quebra de resistencia vai-se contagiar para as outras cotadas??

bn
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 812
Registado: 11/5/2009 10:04

por Sr_SNiper » 12/3/2010 14:16

Fechar acima da resistencia de curto prazo era importante, mas como a quebra foi feita com volume ém o mais provável que aconteça.
É preciso é calma... Roma e pavia não se fez num dia...
No início da semana era o fim do mundo... no fim da semana que continuou dentro já está melhor...
Target mínimo 0,94
Anexos
SONAE.jpg
SONAE.jpg (62.56 KiB) Visualizado 5721 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por Mobes » 12/3/2010 13:12

Batmax Escreveu:Quebra em alta da MM50 o que é para mim muito Bullish target imediato 0.96€, bons trades.


Acho esse indicador isolado, uma má ferramenta para o que o usaste.

Acho que temos muitas mais acçoes a romper, ou que romperam esta semana a MM50, e não é por isso que estão muito bullish.

Abraço

P.S. - Refuta que eu gosto de aprender batmax xD
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 84
Registado: 14/12/2009 23:25
Localização: 13

por Batmax » 12/3/2010 12:45

Quebra em alta da MM50 o que é para mim muito Bullish target imediato 0.96€, bons trades.
User mudou de nick - > Wallstreetrader
 
Mensagens: 1207
Registado: 29/11/2007 2:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Google [Bot], NTempero, PAULOJOAO e 116 visitantes