Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae SGPS - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por SalvaFP » 27/2/2025 19:07

até pode passar...mas o dividendo da NOS está na Sonaecom, cerca de 78M euros

Sonaecom vale 5 euros e esta a 2.4 e a Sonae nada faz..queria "enganar" os pequenos accionistas e tirar de bolsa a 2.5

enfim é a sonae,,,fugir deles

Registado: 3/7/2023 13:03

por Goya777 » 27/2/2025 18:57

Esta animou com performance e dividendo NOS. Chegará para passar o €1?

Registado: 17/7/2014 22:33

por SalvaFP » 26/2/2025 18:57

ainda fazem uma opa na SGPS !!!

Registado: 3/7/2023 13:03

por Lusitanus » 26/2/2025 18:47

peterteam2 Escreveu:
Lusitanus Escreveu:Família Azevedo vende Tróia Resort a britânicos após investimento de 300 milhões

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... 00-milhoes

Este investimento é da holding familiar e não da SONAE. A única coisa que pode impactar na SONAE é a maior disponibilidade financeira dos accionistas maioritários para reforçar as suas posições. O que pode bem acontecer fase à desvalorização forçada (parece que tem um travão) durante vários anos da SONAE,

Eu sei que este (des)investimento é da holding familiar. No entanto publiquei a notícia neste tópico do fórum porque o que afeta a holding fmiliar dos Azevedos pode também afetar a SONAE.

Registado: 19/3/2021 0:23

por peterteam2 » 26/2/2025 18:14

Lusitanus Escreveu:Família Azevedo vende Tróia Resort a britânicos após investimento de 300 milhões

Este investimento é da holding familiar e não da SONAE. A única coisa que pode impactar na SONAE é a maior disponibilidade financeira dos accionistas maioritários para reforçar as suas posições. O que pode bem acontecer fase à desvalorização forçada (parece que tem um travão) durante vários anos da SONAE,

Registado: 4/3/2019 20:39

por Lusitanus » 26/2/2025 17:26

Família Azevedo vende Tróia Resort a britânicos após investimento de 300 milhões

Registado: 19/3/2021 0:23

por Goya777 » 21/2/2025 12:37

A terminar a semana cheia de genica para o seu costume. Será que a semana que vem vai fazer novos maximos? Nao estao longe nos 0.98/0.99

por Mr.Warrior » 14/2/2025 16:44

De facto, é uma cotada que para quem quer investir.. requer paciência. Mas pelo preço certo (e dependendo da estratégia/resultados que se pretende), até se comporta bem :)

Registado: 14/10/2024 13:16

por yaya » 7/2/2025 16:42

Goya777 Escreveu:A Musti já veremos. Não se pode avaliar ao final de menos de um ano.

Quero acreditar que os gestores da Sonae não são idiotas e que querem criar valor. Até porque muitos serão accionistas também

1 - Ou é para fazer crescer a MC no exterior aproveitando as infraestruturas da musti
2 - Ou é para valorizar a empresa e depois vender, não tendo qualquer relevância para a MC

Registado: 28/8/2013 22:19

por Goya777 » 6/2/2025 19:39

A Musti já veremos. Não se pode avaliar ao final de menos de um ano.

Quero acreditar que os gestores da Sonae não são idiotas e que querem criar valor. Até porque muitos serão accionistas também

por yaya » 6/2/2025 18:54

Miguel Maya admite interesse do BCP no Novobanco, mas se tiver um "preço adequado" e se "criar valor para os acionistas". Rejeita em participar num IPO.
Apesar de admitir interesse no banco rival, Miguel Maya ressalvou que o Novobanco “não é fundamental para a estratégia” do BCP. “

Agora comparando: a musti trouxe, ou vai criar, alguma valor para o acionista?

por Youmeu » 5/2/2025 18:58

cmmanel Escreveu:Para mim a Sonae é das melhores empresas do PSI. O problema da cotação é um problema da bolsa portuguesa. A Sonae está com a estratégia correta compra negócios com muito potencial de crescimento e vende negócios mais maduros e com menor potencial de crescimento. A questão dos dividendos ou recompra acho que é um tanto ou quanto irrelevante. Gosto da gestão desta empresa que recorrentemente cria valor para os acionistas.

Está bem… No entanto, se compras uma empresa com um PER de 30 e a vendes passado 10 anos com o triplo dos lucros, mas a um PER de 10 é um péssimo investimento…

O segredo é a avaliação a que se está a comprar ou a vender uma empresa com ou sem potencial de crescimento. Quase tudo pode ser um bom investimento, dependo é do preço a que se compra :-"
The only thing certain is uncertainty itself...

Registado: 17/8/2013 17:10

por cmmanel » 4/2/2025 22:36

Para mim a Sonae é das melhores empresas do PSI. O problema da cotação é um problema da bolsa portuguesa. A Sonae está com a estratégia correta compra negócios com muito potencial de crescimento e vende negócios mais maduros e com menor potencial de crescimento. A questão dos dividendos ou recompra acho que é um tanto ou quanto irrelevante. Gosto da gestão desta empresa que recorrentemente cria valor para os acionistas.

Registado: 29/11/2007 2:41

por Youmeu » 4/2/2025 22:13

Porque é que a sonae (e as restantes empresas do PSI20) em vez de andarem a distribuir dividendos não fazem buybacks, especialmente quando estão com PER < 15???

É que até há uns tempos o impacto podia ser pouco evidente, apesar de penalizar o efeito de compounding. Mas agora com o tema da isenção de x% das mais valias após determinados anos é claramente mais vantajoso comprar acções próprias… Quem quer dividendos que venda parte das acções que tem :-"

Outro tema não menos importante é o porquê desta aquisição da musti. A sonae está avaliada em 1.7B com um PER 7 (assumindo 250milhões de lucro, excluindo-se itens extraordinário) e em vez de comprar ações próprias vai investir 700milhões em 80% da Musti para sacar 20 milhões de lucro num PER de 30… É que para isto fazer sentido a musti tinha de crescer a 20% ao ano praí e no entanto de acordo com uma pesquisa rápida na internet no Statista "Pet Food market in Nordics is projected to grow by 2.86% (2025-2029)". :-#

Não sei se a malta pensa com o joelho ou sou eu que estou cego e não vejo a ultra sinergia que pode advir... Mas eu tinha vergonha de ser CEO/CFO de uma empresa que faz 250M€ de lucro e o mercado avalia-me em 1.7B. Isto é, pelo menos caso acredite que estes lucros se vão manter minimamente estáveis para o futuro. Para quê fazer investimentos trendy quando posso subir o EPS em 7% ano só através de buybacks... Uma coisa era certa, o PER não ia continuar muito mais tempo em 7, e se assim o continuasse antes de haverem 2 mundiais de futebol eu seria o único accionista da empresa. :twisted:

Espero bem estar enganado, mas claramente que vou comparando os lucros da Musti com a aquisição hipotética de cerca de 40% da Sonae (sem musti) e ver qual está a ser o ROI de ambos. É que o time value of money interessa... Para já a Musti nos últimos 3T de reporte está com -2M e os 40% da Sonae com 60M€.

Mas pronto, uma aquisição desta magnitude, apesar de não gostar ainda consigo comer, calar e ter confiança para continuar a reforçar (enquanto se mantiver a estes níveis)... É que eu nem preciso que os lucros da sonae cresçam para o futuro, só que sejam espertos no que fazer com eles... e parece-me dificil encontrar algo melhor do que buybacks (apesar de poder ser algo aborrecido de se fazer, como apresentado abaixo)

Pág 153 do One Up On Wall Street:
Instead of buying back shares or raising dividends, profitable companies often prefer to blow the money on foolish acquisitions. The dedicated diworsefier seeks out merchandise that is (1) overpriced, and (2) completely beyond his or her realm of understanding. This ensures that losses will be maximized.
Every second decade the corporations seem to alternate between rampant diworseification and rampant restructuring. The same thing happens to people and their sailboats.
These frequent episodes of acquiring and then regretting, only to divest and acquire and regret once again, could be applauded as a form of transfer payment from the shareholders of the large and cash-rich corporation to the shareholders of the smaller entity being taken over, since the large corporations so often overpay. The why of all this I've never understood, except perhaps that corporate management finds it more exciting to take over small companies, however expensive, than to buy back shares or mail dividend checks, which requires no imagination.
Perhaps psychologists should analyze this. Some corporations, like some individuals, just can't stand prosperity.
Editado pela última vez por Youmeu em 5/2/2025 21:39, num total de 2 vezes.
The only thing certain is uncertainty itself...

Registado: 17/8/2013 17:10

por Goya777 » 24/1/2025 20:47

JR63 Escreveu:A Sonae falta interesse de um fundo que entre com 3 a 5%. Se acontecer vai subir acima de 1 €. A grande questão é o que estão a planear para as lojas da MUSTI ( relatório de contas file:///C:/Users/35196/Downloads/Musti-Q4_2024-interim-report%20(1).pdf ) que em Setembro subiu a percentagem de vendas em todos os países onde opera. A minha questão é: para quando a expansão das lojas Bom dia/Continente para as centenas de lojas da MUSTI nos países nórdicos. Aí sim a cotação da SONAE aparecia com um potencial de uma multinacional....

Expandir food retail, num mercado onde não tem experiência nenhuma, alavancando em . lojas de petcare não me parece realista

por IX Hispana » 24/1/2025 19:31

fatura.pt Escreveu:
IX Hispana Escreveu:Vendi a 0.90. Em poucas semanas mudei a minha posição sobre a sonae e varias outras no psi. Apesar de todos as razoes, tenho que negociar o que vejo, e o que vejo é uma fraqueza total na sonae (e outras). Os ressaltos no suporte dos 0.90 sao cada vez mais pequenos, apesar de varios indices la fora estarem fortíssimos. A sonae parece estar prestes a fall of the cliff.. é uma grande empresa e tentarei apanhar mais abaixo.. ou mais acima, se estiver enganado!

Fiquei surpreendido com a tua venda… mas respeito!
Se descer vou reforçar a minha posição, percebo que o PSI ande meio maluco mas os fundamentais da SONAE estão lá.

Tento ver-me a mim próprio como investidor de longo prazo e ja tinha sonae ha mto tempo. Mas mesmo para um investidor o momento de entrada é importante para a rentabilidade futura.

Tentei ser o mais "frio" possivel e esperei varios dias/semanas para ver o que acontecia. Vendi com perdas que é uma coisa que ninguém gosta. Oa fundamentais da sonae estao la e penso voltar a comprar mas nesra fase "sinto" que posso comprar mais barato que 0.90. Pode ter sido um grande disparate.

Uma coisa que me influenciou (nao particularmente na sonae, mas em relacao aos mercados), tenho consciência disso, foi o total shitshow do trump. Tarifas, gronelandia, panama, canada!.. drill baby drill, oms, nato, 1500 absolvidos, empresas so nos usa, europa tem que nos comprar coisas, agora quer fixar o petroleo em preços baixos, e mandar nas taxas de juro.. Fiquei incomodado com o nivel de espetaculo a que estamos a assistir. Imagino que outros pelo mundo fora tambem nao gostem desta imprevisibilidade.

Por outto lado, o rally ja vai longo.. o que vai catalisar a próxima subida? E se nem assim o psi subiu?

Basicamente é isso. O grafico sonae esta feio e sim este estado de espírito talvez me tenha influenciado

Registado: 21/2/2007 18:27

por fatura.pt » 24/1/2025 19:00

IX Hispana Escreveu:Vendi a 0.90. Em poucas semanas mudei a minha posição sobre a sonae e varias outras no psi. Apesar de todos as razoes, tenho que negociar o que vejo, e o que vejo é uma fraqueza total na sonae (e outras). Os ressaltos no suporte dos 0.90 sao cada vez mais pequenos, apesar de varios indices la fora estarem fortíssimos. A sonae parece estar prestes a fall of the cliff.. é uma grande empresa e tentarei apanhar mais abaixo.. ou mais acima, se estiver enganado!

Fiquei surpreendido com a tua venda… mas respeito!
Se descer vou reforçar a minha posição, percebo que o PSI ande meio maluco mas os fundamentais da SONAE estão lá.

Registado: 1/9/2023 20:06

por JR63 » 24/1/2025 16:42

A Sonae falta interesse de um fundo que entre com 3 a 5%. Se acontecer vai subir acima de 1 €. A grande questão é o que estão a planear para as lojas da MUSTI ( relatório de contas file:///C:/Users/35196/Downloads/Musti-Q4_2024-interim-report%20(1).pdf ) que em Setembro subiu a percentagem de vendas em todos os países onde opera. A minha questão é: para quando a expansão das lojas Bom dia/Continente para as centenas de lojas da MUSTI nos países nórdicos. Aí sim a cotação da SONAE aparecia com um potencial de uma multinacional....

Registado: 11/4/2024 22:14

por peterteam2 » 24/1/2025 16:04

Vê até onde a puxaram em Fevereiro de 2024 e depois em Abril de 2024.
Não há garantias de nada mas acredito que vai repetir o movimento. Os tubarões embolsam os 6,5% de dividendo e mais uns 20 ou 30% de Mais Valias entre Fevereiro e Abril.

por IX Hispana » 24/1/2025 15:49

Vendi a 0.90. Em poucas semanas mudei a minha posição sobre a sonae e varias outras no psi. Apesar de todos as razoes, tenho que negociar o que vejo, e o que vejo é uma fraqueza total na sonae (e outras). Os ressaltos no suporte dos 0.90 sao cada vez mais pequenos, apesar de varios indices la fora estarem fortíssimos. A sonae parece estar prestes a fall of the cliff.. é uma grande empresa e tentarei apanhar mais abaixo.. ou mais acima, se estiver enganado!

por peterteam2 » 24/1/2025 15:22

IX Hispana Escreveu:Confesso que estou desiludido com o comportamento da sonae nos ultimos dias. Alias de todo o psi!!

Os usa em rally mas tb o dax esta em maximos, e o psi nao mostrou qualquer forca!

Grafico da Sonae está com mau aspecto. Em cima do suporte e a reacao é cada vez mais fraca. Stoch e macd no diario e semanal ambos a passarem a negativos. O buraco abaixo do suporte é grande..

Estou tentado a largar tudo e voltar a comprar mais abaixo

Eu com mais um bocadinho de queda estou tentado a fazer mais um pequeno reforço da carteira. Pelas minhas contas está a aproximar-se a ultrapassar 6,5 de dividend yield.

por IX Hispana » 22/1/2025 21:48

Confesso que estou desiludido com o comportamento da sonae nos ultimos dias. Alias de todo o psi!!

Os usa em rally mas tb o dax esta em maximos, e o psi nao mostrou qualquer forca!

Grafico da Sonae está com mau aspecto. Em cima do suporte e a reacao é cada vez mais fraca. Stoch e macd no diario e semanal ambos a passarem a negativos. O buraco abaixo do suporte é grande..

Estou tentado a largar tudo e voltar a comprar mais abaixo

por yaya » 21/1/2025 16:28

Andre.pt Escreveu:
IX Hispana Escreveu:
yaya Escreveu:Num altura em que a macd do psi no semanal aproxima-se de um golden cross (pondo fim à correção desde época dividendos 2024), a Son continua o comportamento exasperante, completamente desligada do movimento do índice.

O Paulo Azevedo andou a comprar, ao preco da chuva.

Sera que andou mesmo a comprar ou é algum plano de remuneração a ser exercido? Curioso.....

Plano de remuneração teria de ser a empresa a comprar.
Seja o que for, em nada alterou o comportamento da ação.
Esta aguarda pelos resultados para ver para onde irá, e o que mais interessa é saber que importância tem a Musti no grupo e se tem algum potencial, porque foram 600M investidos, não é brincadeira.

por Andre.pt » 18/1/2025 19:26

IX Hispana Escreveu:
yaya Escreveu:Num altura em que a macd do psi no semanal aproxima-se de um golden cross (pondo fim à correção desde época dividendos 2024), a Son continua o comportamento exasperante, completamente desligada do movimento do índice.

O Paulo Azevedo andou a comprar, ao preco da chuva.

Sera que andou mesmo a comprar ou é algum plano de remuneração a ser exercido? Curioso.....
Abraço
André

Registado: 25/5/2009 14:38

por macau5m » 17/1/2025 23:26

Partiu-se o espelho do PSI
Que nunca por vencidos se conheçam

Registado: 6/9/2007 21:15

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], carlosdsousa, Google Adsense [Bot], Goya777, hugob0ss, m-m, malakas, Mr.Warrior, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69, slbnnbobadela, sr hp., tami, Tx9262, vasco007 e 77 visitantes