Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Galp - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Galp - Tópico Geral

por AC2719 » 10/12/2021 20:10

Triplano Escreveu:Boa tarde.
Tenho andado de algum tempo para cá a acompanhar os comentários da Galp aqui no Caldeirão e decidi retomar os meus mapas de análise (não me dedicava à Galp há cerca de um ano)...

Pelo método de análise quantitativa que uso, (...) o Resultado Líquido IFRS do 3T2021 foi o segundo pior de sempre, contando com um valor negativo de 334M€ (pior mesmo só o do 4T2008, com um valor negativo de 472M€). Contudo e comparativamente com 2020 é de realçar que nos primeiros 9 meses de cada ano, o Resultado Líquido IFRS melhorou, sendo 516M€ negativos em 2020 e 102M€ negativos em 2021... ou sejam, numa base contabilística o Resultado Líquido continua muito mau para os lados da GALP...

Pior ainda é outro parâmetro analisado, que é o Capital Próprio (atribuído aos acionistas), dado que achei deveras preocupante o baixo valor de 2.857M€ revelados nas contas dos primeiros 9 meses de 2021. Comparando este valor com os dados anuais passados (revelados pelas contas do 4.º trimestre de cada ano), é de realçar a tendência de queda do capital próprio desde 2012 até à data (apenas uma melhoria em 2016):
4T2020: 3.160M€
4T2019: 4.420M€
4T2018: 4.587M€
4T2017: 4.619M€
4T2016: 4.980M€
4T2015: 4.772M€
4T2014: 5.004M€
4T2013: 5.161M€
4T2012: 5.401M€
4T2011: 2.885M€
4T2010: 2.679M€
4T2009: 2.361M€
4T2008: 2.193M€
4T2007: 2.404M€
Ou seja, por mais vontade que tenha em investir na GALP, o meu método quantitativo (que relaciona valor com preço), diz-me para não o fazer, pelo menos para já, tendo em conta o preço atual da cotada e os dados apresentados nas Demonstrações Financeiras.

(...)... mas este comentário é apenas a minha opinião, um sujeito simples, que não percebe nada disto...


Excelente contributo.
Parabéns
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 126
Registado: 10/5/2012 0:00

Re: Galp - Tópico Geral

por Triplano » 10/12/2021 17:16

Boa tarde.
Tenho andado de algum tempo para cá a acompanhar os comentários da Galp aqui no Caldeirão e decidi retomar os meus mapas de análise (não me dedicava à Galp há cerca de um ano)...

Pelo método de análise quantitativa que uso, confesso que subsiste para mim alguma dificuldade em analisar os números da GALP, designadamente ao nível da Demonstração dos Resultados, isto porque a partir de uma determinada altura a gestão passou a incluir um dado adicional, ao qual começaram a dar maior importância, que é o Resultado Líquido RCA. Este parâmetro nada tem a ver com o Resultado Líquido IFRS (este também é divulgado nas contas). Pelo que me deu a aperceber o Resultado Líquido RCA, trata-se de um resultado ajustado, ao passo que o Resultado Líquido IFRS é de uma base puramente contabilística (não ajustada pelo custo de substituição de reservas). Ora, nas minhas análises quantitativas tenho usado sempre o Resultado Líquido IFRS e confesso que depois de rever os valores trimestrais desde 01/04/2008 (mais de 13 anos de dados), o Resultado Líquido IFRS do 3T2021 foi o segundo pior de sempre, contando com um valor negativo de 334M€ (pior mesmo só o do 4T2008, com um valor negativo de 472M€). Contudo e comparativamente com 2020 é de realçar que nos primeiros 9 meses de cada ano, o Resultado Líquido IFRS melhorou, sendo 516M€ negativos em 2020 e 102M€ negativos em 2021... ou sejam, numa base contabilística o Resultado Líquido continua muito mau para os lados da GALP...

Pior ainda é outro parâmetro analisado, que é o Capital Próprio (atribuído aos acionistas), dado que achei deveras preocupante o baixo valor de 2.857M€ revelados nas contas dos primeiros 9 meses de 2021. Comparando este valor com os dados anuais passados (revelados pelas contas do 4.º trimestre de cada ano), é de realçar a tendência de queda do capital próprio desde 2012 até à data (apenas uma melhoria em 2016):
4T2020: 3.160M€
4T2019: 4.420M€
4T2018: 4.587M€
4T2017: 4.619M€
4T2016: 4.980M€
4T2015: 4.772M€
4T2014: 5.004M€
4T2013: 5.161M€
4T2012: 5.401M€
4T2011: 2.885M€
4T2010: 2.679M€
4T2009: 2.361M€
4T2008: 2.193M€
4T2007: 2.404M€
Ou seja, por mais vontade que tenha em investir na GALP, o meu método quantitativo (que relaciona valor com preço), diz-me para não o fazer, pelo menos para já, tendo em conta o preço atual da cotada e os dados apresentados nas Demonstrações Financeiras.

Ainda me recordo, penso que foi no último comentário que fiz aqui no fórum da GALP, aquando de o preço ter chegado em novembro de 2020 a cerca de 7€, de que apenas entraria se este fosse abaixo dos 6€... Neste momento, confesso, que ainda tenho mais dúvidas comparativamente com o período de há um ano atrás: os dados que observo revelam-me uma deterioração da empresa, para além do setor do petróleo me fazer duvidar de um futuro promissor... estrategicamente, a GALP será que está a ponderar diversificar o negócio, reforçando as renováveis? Qual o peso deste setor nos seus ativos? Trata-se de uma investigação que terei de fazer, de modo a saber a percentagem de cada um dos setores na carteira de investimentos da empresa... mas este comentário é apenas a minha opinião, um sujeito simples, que não percebe nada disto...
"You can't predict. You can prepare.", Howard Marks (cit. Mass Mutual's advertising campaign)
"Tudo deve ser tornado o mais simples possível, mas não mais simples do que isso", Albert Einstein
"É melhor estar aproximadamente certo, do que precisamente errado", Warren Buffett
"Tudo vem para aquele que abre caminho enquanto espera", Thomas Edison
"O Mundo é de quem tem "lata"!" (autor desconhecido)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 183
Registado: 29/11/2007 12:37
Localização: Europa

Re: Galp - Tópico Geral

por Punitor » 10/12/2021 15:52

rsacramento Escreveu:vou começar por deixar bem claro que ver alguém perder dinheiro em bolsa não me alegra nem um pouco, antes pelo contrário

dito isto não quero deixar de dizer que uma das coisas que aprendi bem cedo foi a responsabilizar-me pelos meus resultados em bolsa: a culpa não é do CEO, não é dos especuldores, não é da covid, não é dos curtos, não é do Passos, não é dos manipuladores, não é rigorosamente de ninguém excepto de uma única pessoa; e essa pessoa sou eu, e apenas eu

lembrem-se que as perdas podem ser controladas... se usarem stops


Nem mais, cada um é responsável por aquilo em que acredita, mesmo que esteja contra a manada. Afinal, uma grande parte dos que foram bem sucedidos foram precisamente esses, acreditaram quando ninguém acreditava.
A Galp não pode ser olhada a curto prazo, nem talvez a médio prazo, apesar de haverem milhares de curtos a entrarem e a saírem para levarem uns trocos.
Quando se joga com variáveis que implicam os fundamentais e simultaneamente as potencialidades de uma empresa, tem de se ser perseverante.
Creio que a Galp está a fazer a transição energética muito bem feita, ao passo que deve ser feita, apesar de haverem muitos que querem antecipar o futuro no mínimo uma década.
Essa antecipação ainda vai dar muitas dores de cabeça no setor energético, dores de cabeça que só agora começaram.
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: Galp - Tópico Geral

por rsacramento » 10/12/2021 13:49

vou começar por deixar bem claro que ver alguém perder dinheiro em bolsa não me alegra nem um pouco, antes pelo contrário

dito isto não quero deixar de dizer que uma das coisas que aprendi bem cedo foi a responsabilizar-me pelos meus resultados em bolsa: a culpa não é do CEO, não é dos especuldores, não é da covid, não é dos curtos, não é do Passos, não é dos manipuladores, não é rigorosamente de ninguém excepto de uma única pessoa; e essa pessoa sou eu, e apenas eu

lembrem-se que as perdas podem ser controladas... se usarem stops
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Galp - Tópico Geral

por Esquinas3 » 10/12/2021 12:05

Só sei que o que se passa na Galp é uma vergonha completa!
De há meses a esta parte é 1 ou 2 dias no verde e logo a seguir 5 ou 6 com perdas avultadas.
Comparativamente com as empresas do setor, a Galp tem um comportamento vergonhoso e miserável e, pior que tudo, é que não se preveem melhorias nenhumas.

Meto-me em cada uma :wall: :wall:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 312
Registado: 18/8/2011 1:57

Re: Galp - Tópico Geral

por NirSup » 10/12/2021 2:17

Caro Punitor,
Das outras duas não posso falar porque desconheço. Mas o exemplo da Equinor não foi muito feliz.
A Equinor juntamente com a Iberdrola são os dois maiores e mais aguerridos concorrentes da EDPR nos concursos eólicos offshore nos EUA.
A Equinor deu uma volta de 180° na transição para as energias renováveis.

Equinor’s largest industry project today is not an oil platform, but an offshore wind farm
The transition to a low-carbon society requires solid growth in renewable energy. Equinor’s production of renewable energy will increase tenfold over the next five years.

Equinor intends to take part in shaping the future of energy through specific measures and industrial innovation.

By 2026, our ambition is to produce ten times as much renewable energy as we do today.


By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Galp - Tópico Geral

por Punitor » 10/12/2021 1:35

NirSup Escreveu:Este tópico virou o Muro das Lamentações.

Vou repetir-me mais uma vez. Acredito que muitos dos que comentam este tópico não tenham lido ou se leram não entenderam.

Já falei neste assunto lá mais para trás, mas julgo que muita gente não leu ou não entendeu.
A cotação de uma empresa em Bolsa é o resultado do jogo da oferta e da procura.
E no caso dos combustíveis fósseis, assistimos cada vez mais a investidores ativistas (fundamentalistas) que se recusam a comprar empresas ligadas a combustíveis fósseis (e para o bem ou para o mal a GALP está conotada como uma empresa de combustíveis fósseis), há bancos que recusam financiar projetos em combustíveis fósseis, and so on and so on.
Como pode uma empresa, por mais potencial futuro que possa ter, valorizar em Bolsa sem compradores?
By Nirvana


Companheiro NirSup com muito respeito que te tenho, permite-me discordar em absoluto de ti.
Há petrolíferas que já recuperaram imenso.
Exemplos: Total, Equinor que está em máximos, Chevron que está quase em máximos, Petrobras...
O que se passa com a Galp não sei. Os resultados são excelentes e este último trimestre de 2021 prevê-se soberbo.
Aliás, a Galp venderá ainda muito petróleo durante muito tempo. O petróleo é a energia mais vendida em Portugal e continuará a ser por uns bons anos. As renováveis são limpas e futuristas, coisa e tal, mas estão longe de conseguirem tomar conta do recado.
Estou em crer que quando a cotada começar a romper resistências, galga tudo.
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: Galp - Tópico Geral

por PC05 » 9/12/2021 21:14

NirSup Escreveu:Este tópico virou o Muro das Lamentações.

Vou repetir-me mais uma vez. Acredito que muitos dos que comentam este tópico não tenham lido ou se leram não entenderam.

Já falei neste assunto lá mais para trás, mas julgo que muita gente não leu ou não entendeu.
A cotação de uma empresa em Bolsa é o resultado do jogo da oferta e da procura.
E no caso dos combustíveis fósseis, assistimos cada vez mais a investidores ativistas (fundamentalistas) que se recusam a comprar empresas ligadas a combustíveis fósseis (e para o bem ou para o mal a GALP está conotada como uma empresa de combustíveis fósseis), há bancos que recusam financiar projetos em combustíveis fósseis, and so on and so on.
Como pode uma empresa, por mais potencial futuro que possa ter, valorizar em Bolsa sem compradores?
By Nirvana


Não acho que seja assim tão linear. A galp vai continuar a apresentar resultados que proporcionam um bom dividend yield, facto que acabará por atrair investidores.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3256
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: Galp - Tópico Geral

por NirSup » 9/12/2021 21:02

Este tópico virou o Muro das Lamentações.

Vou repetir-me mais uma vez. Acredito que muitos dos que comentam este tópico não tenham lido ou se leram não entenderam.

Já falei neste assunto lá mais para trás, mas julgo que muita gente não leu ou não entendeu.
A cotação de uma empresa em Bolsa é o resultado do jogo da oferta e da procura.
E no caso dos combustíveis fósseis, assistimos cada vez mais a investidores ativistas (fundamentalistas) que se recusam a comprar empresas ligadas a combustíveis fósseis (e para o bem ou para o mal a GALP está conotada como uma empresa de combustíveis fósseis), há bancos que recusam financiar projetos em combustíveis fósseis, and so on and so on.
Como pode uma empresa, por mais potencial futuro que possa ter, valorizar em Bolsa sem compradores?
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Galp - Tópico Geral

por PC05 » 9/12/2021 20:59

A OPEC não refere nada de novo. Inclusive, neste forum tem sido feita referência a esse facto, no entanto, o mercado parece não ter a mesma opinião.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3256
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: Galp - Tópico Geral

por Barão de Soestrova » 9/12/2021 20:58

Vale o que vale, mas uma acção que costuma cotar na casa dos 16 euros e está a cerca de metade do valor parece-me uma boa oportunidade. Nem os aviões nem os navios irão nos próximos anos deixar de consumir combustível, e em relação aos carros, os híbridos e elétricos são meia dúzia quando se olha para o parque automóvel. Isto para não falar dos autocarros e transportes de mercadorias de longo curso. O que se passa com a Galp, passou-se com a JMT em 2018. Veio para 10 euros e hoje cota acima dos €20. Não me parece que esteja a vender o dobro da margarina ou dos papos-secos. Os tubarões decidem os preços, nós, as sardinhas só temos de ir na onda, e tentar não acabar transformados em patê.
 
Mensagens: 138
Registado: 10/8/2011 14:26
Localização: 16

Re: Galp - Tópico Geral

por Marco Martins » 9/12/2021 20:39

https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/materias-primas/petroleo/detalhe/opep-nao-tem-duvidas-transicao-energetica-acelerada-vai-trazer-cicatrizes

"A interrupção do investimento em petróleo e gás é uma decisão errada", avisou o secretário-geral da OPEP, Mohammad Barkindo. "É necessário que sejam aplicados quase 12 biliões de dólares em gás e petróleo até 2025, sob pena de o mundo sofrer com as cicatrizes da transição energética", afirmou Mohammad Barkindo.


Até que ponto estes alertas serão benéficos ou indiferentes para a Galp?

Preve-se que a dependência dos combustíveis fósseis não desapareça no curto prazo, no entanto preve-se que exista um menor investimento e por conseguinte um maior aumento dos preços, penalizando por conseguinte as renováveis que por si só não conseguem produzir mais só porque se quer... pelo que também os seus preços aumentarão....
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Galp - Tópico Geral

por forza algarve » 9/12/2021 16:48

O novo CEO é mesmo uma calamidade para a cotaçao
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Galp - Tópico Geral

por PC05 » 9/12/2021 16:32

forza algarve Escreveu:Sou italiano e sempre comparava a cotaçao com petrolifera ENI e a galp valia mais 2 anos atrás(como cotaçao nao capitalização)..agora eni acima dos 12 e nos quase nos 7nm e tal..vergonha absoluta


Igual, em relação a Repsol ...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3256
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: Galp - Tópico Geral

por forza algarve » 9/12/2021 16:26

Sou italiano e sempre comparava a cotaçao com petrolifera ENI e a galp valia mais 2 anos atrás(como cotaçao nao capitalização)..agora eni acima dos 12 e nos quase nos 7nm e tal..vergonha absoluta
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Galp - Tópico Geral

por RFPB » 9/12/2021 16:03

Jopaz Escreveu:Para já não lhes interessa mexer muito. Estão a um preço ótimo para comprar. O que se passa são movimentos erráticos do mercado.
A empresa quando decidir pode fazer a cotação subir fazendo até compra de ações próprias. Tem recursos para isso embora não interesse.


Joana,

Quem te disse isso?
Foi o João Pedro?
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1432
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: Galp - Tópico Geral

por PC05 » 9/12/2021 13:31

Até o sapateiro entra curto na galp!
Este CEO não convence os investidores e a cotação ressente-se disso (performance abaixo daquela que é apresentada pelo sector).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3256
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: Galp - Tópico Geral

por caldeirum » 9/12/2021 13:17

Hoje desce mais de 2%. Que sangria.
"A Guerra é a continuação da política por outros meios"
Carl von Clausewitz 1780 -1831
 
Mensagens: 305
Registado: 14/10/2021 22:31

Re: Galp - Tópico Geral

por Jopaz » 9/12/2021 12:26

Para já não lhes interessa mexer muito. Estão a um preço ótimo para comprar. O que se passa são movimentos erráticos do mercado.
A empresa quando decidir pode fazer a cotação subir fazendo até compra de ações próprias. Tem recursos para isso embora não interesse.
 
Mensagens: 284
Registado: 5/3/2021 12:31

Re: Galp - Tópico Geral

por Punitor » 8/12/2021 22:38

Esquinas Escreveu:
Punitor Escreveu:A Galp teve um desempenho vergonhoso hoje.
Basta a comparação com o STOXX Europe 600 Oil & Gas.
Desempenho vergonhoso mesmo.
Houve mais alguma petrolífera que tenha corrigido hoje?
Talvez compense amanhã a perda de hoje...
Mas, os volumes de quando cai têm sido sempre maiores do que os volumes de quando sobe!
Triste figurinha, não se entende...



E hoje consegue repetir a triste figura que ontem fez.
Nem com o petróleo a subir furiosamente ela tem um comportamento decente.
Consegue ser a que mais cai no setor do OIL & GAS. Não há volta a dar, isto está mesmo dominado pelos curtos.
Lá para abril /maio deve estar com melhor cara perto dos 10€...


Companheiro a sensação que às vezes tenho é que esta administração, apesar de estar cheia de ideias brilhantes e futuristas, não consegue convencer o mercado e os investidores, objetivos para os quais foram incumbidos.
Bem, as ações já vinham a cair bastante antes de Brown entrar...
Mas, desde que o Carlos Gomes da Silva saiu, a empresa ficou meio à deriva.
E parecem completamente alheados e desinteressados do comportamento bolsista e da maneira como o mercado negocia a empresa.
A menina Paula Amorim tem de por ordem na casa...
Isso dos curtos poderia ser facilmente resolvido por eles em poucas semanas.
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: Galp - Tópico Geral

por Esquinas3 » 8/12/2021 17:45

Punitor Escreveu:A Galp teve um desempenho vergonhoso hoje.
Basta a comparação com o STOXX Europe 600 Oil & Gas.
Desempenho vergonhoso mesmo.
Houve mais alguma petrolífera que tenha corrigido hoje?
Talvez compense amanhã a perda de hoje...
Mas, os volumes de quando cai têm sido sempre maiores do que os volumes de quando sobe!
Triste figurinha, não se entende...



E hoje consegue repetir a triste figura que ontem fez.
Nem com o petróleo a subir furiosamente ela tem um comportamento decente.
Consegue ser a que mais cai no setor do OIL & GAS. Não há volta a dar, isto está mesmo dominado pelos curtos.
Lá para abril /maio deve estar com melhor cara perto dos 10€...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 312
Registado: 18/8/2011 1:57

Re: Galp - Tópico Geral

por Pedro2018 » 8/12/2021 16:08

Quando se avaliam os fundamentais e a capacidade e experiência da equipa de gestão, não se pode diariamente olhar a cotação. No curto prazo as cotações não refletem valor mas sim especulação, noticias e outros fatores menos sensatos.
Quando se investe devemos faze-lo no valor da empresa e do negócio, claro sem esquecer a inovação.
Para mim a GALP empresa fundamental numa carteira diversificada de ações Ibéricas.
 
Mensagens: 429
Registado: 4/4/2003 15:20
Localização: Beira Litoral

Re: Galp - Tópico Geral

por ASimoes » 8/12/2021 15:38

Numa são os Carros a Baterias, noutra o Papel é, Papel e a Alemanha está dentro com fornecedor
oficial, Alemão :-"
att: eu além de velho, sou louco ! lol :roll:
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 654
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: Galp - Tópico Geral

por ASimoes » 8/12/2021 15:35

Eh, pá , comprem :!: :idea: INAPA :?: ao desbarato ! :lol:
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 654
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: Galp - Tópico Geral

por Punitor » 8/12/2021 15:32

rsacramento Escreveu:
Punitor Escreveu:A Galp teve um desempenho vergonhoso hoje.
Vasta a comparação com o STOXX Europe 600 Oil & Gas.
Desempenho vergonhoso mesmo.
Houve mais alguma petrolífera que tenha corrigido hoje?
Talvez compense amanhã a perda de hoje...
Mas, os volumes de quando cai têm sido sempre maiores do que os volumes de quando sobe!
Triste figurinha, não se entende...

esse desespero não é bom conselheiro :wink:


Eu sei companheiro, não estou desesperado.
Estou dentro, disposto a reforçar.
Temos de deixar correr o marfim e acreditar no que nos leva a isso.
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], PXYC e 216 visitantes