Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Galp - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Trisquel » 3/9/2009 18:31

Ulisses Pereira Escreveu:http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=70354&highlight=regresso


Desculpa mas esse tópico tinha-me passado!!!!

Se já te conheço um pouco deves andar a tomar calmantes para vencer a vontade de participar com os teus contributos muito válidos!!! :lol:
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2190
Registado: 17/3/2009 11:05
Localização: Setúbal

por Ulisses Pereira » 3/9/2009 18:13

"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Trisquel » 3/9/2009 16:55

Ulisses Pereira Escreveu:infelizmente, por enquanto nada posso dizer sobre o tema.

Um abraço,
Ulisses


Porque?
Cumpts.
Trisquel

A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2190
Registado: 17/3/2009 11:05
Localização: Setúbal

por Ulisses Pereira » 3/9/2009 16:46

mapaman, estamos a falar de uma acção específica e, infelizmente, por enquanto nada posso dizer sobre o tema.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por vaskovic » 3/9/2009 16:37

Boas,

Agradeço tudo o que sejam "intromissões"(nas tuas palavras, nas minhas seria contribuição), por isso é que coloco as questões de forma pública no forum.

Conforme disse, isto era mais uma questão académica, porque neste momento não penso em fazê-lo, estou com uma posição longa que me "satisfaz" (apesar de neste momento estar ligeiramente negativa) e que portanto não vou alterar.

A pergunta é exactamente por isso, porque neste momento não penso alterá-la e assim estou em condições de ser racional. Numa outra situação, tal poderia não acontecer :) isto as emoções sobrepõem-se muitas vezes à razão e assim fico com os conselhos assimilados desde já.

Obrigado



EBF Escreveu:Boas,

Desculpem intrometer-me, mas gostava de por a que estão de outra forma, de facto é tudo uma questão de aversão ao risco.(ou a forma como lidamos com perdas).
Se o erro foi não teres (Vasco) vendido a quando a inversão de tendencia, o que é que te impede de entrares agora se entendes que a tendencia é de subida.

Eu também partilho da ideia que não é solução comprar para baixar o preço médio, o que é diferente de comprar para aumentar a posição, quando a tendencia for favorável.

De facto o alerta deve vir para o assumir erro, em vez de procurar justificar que determinado trade até pode não ser tão errado, e ter sempre presente quanto estamos dispostos a perder, e aí sim ser disciplinado.

cumprimentos
 
Mensagens: 137
Registado: 17/6/2009 11:06
Localização: 16

por EBF » 3/9/2009 16:08

Boas,

Desculpem intrometer-me, mas gostava de por a que estão de outra forma, de facto é tudo uma questão de aversão ao risco.(ou a forma como lidamos com perdas).
Se o erro foi não teres (Vasco) vendido a quando a inversão de tendencia, o que é que te impede de entrares agora se entendes que a tendencia é de subida.

Eu também partilho da ideia que não é solução comprar para baixar o preço médio, o que é diferente de comprar para aumentar a posição, quando a tendencia for favorável.

De facto o alerta deve vir para o assumir erro, em vez de procurar justificar que determinado trade até pode não ser tão errado, e ter sempre presente quanto estamos dispostos a perder, e aí sim ser disciplinado.

cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 411
Registado: 26/3/2009 16:16
Localização: 16

por vaskovic » 3/9/2009 15:59

Compreendi o que me quiseste fazer ver. Faz sentido.

Obrigado
1 abraço


Ulisses Pereira Escreveu:tiopatinhas, o homem das barbas não anda atarefado com outros assuntos. Simplesmente, como já expliquei, neste momento estou impossibilitado de falar sobre acções e índices...

Vasco, o que te vou dizer não tem nada a ver com a Galp e é apenas uma resposta à tua pergunta genérica. Pessoalmente, para quem investe com base em AT, acho que na maior parte das vezes é um risco entar para baixar o preço médio. É uma fuga para a frente. Percebo que a situação que descreveste é diferente, mas se já tens uma posição na acção, não será a oportunidade de ficares com a posição que deverias estar a abrir se tivesses accionado o stop? Para quê duplicares o risco? Ou, dito de outra forma, quando é que vais corrigir o outro erro?

Um abraço,
Ulisses
 
Mensagens: 137
Registado: 17/6/2009 11:06
Localização: 16

por mapaman » 3/9/2009 15:49

fica o gráfico.

será que o "boneco" têm validade técnica ulisses?

cumps
Anexos
galp2.jpg
galp2.jpg (59.13 KiB) Visualizado 5863 vezes
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1600
Registado: 24/1/2008 22:05

por Ulisses Pereira » 3/9/2009 14:57

tiopatinhas, o homem das barbas não anda atarefado com outros assuntos. Simplesmente, como já expliquei, neste momento estou impossibilitado de falar sobre acções e índices...

Vasco, o que te vou dizer não tem nada a ver com a Galp e é apenas uma resposta à tua pergunta genérica. Pessoalmente, para quem investe com base em AT, acho que na maior parte das vezes é um risco entar para baixar o preço médio. É uma fuga para a frente. Percebo que a situação que descreveste é diferente, mas se já tens uma posição na acção, não será a oportunidade de ficares com a posição que deverias estar a abrir se tivesses accionado o stop? Para quê duplicares o risco? Ou, dito de outra forma, quando é que vais corrigir o outro erro?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por tiopatinhas » 3/9/2009 14:00

Agrippa, como podeste verificar ir arás de pontos milimetricamente pode ser errado :!: Entre 9,70 ou 9,82 qual a diferença? Se estiveres atento ao que o Homem das barbas diz repara que ele fala sempre de zonas... zonas :wink: :wink:
Vasco, o tentarmos ser o mais racionais possível é a escolha de uma metodologia e maneira de estar no mercado que mais segurança nos dá :!: Agora o problema é mantermo-nos racionais e com sangue frio... e isso não é para todos.
Eu erro com imensa frequência e cada vez me parece que entendo menos da bolsa :!: Por vezes a falta de tempo é estraguladora do nosso crescimeneto como investidores de bolsa mais esclarecidos.
Mas, sem dúvida que o reconhecimento do erro é o primeiro passo para melhorarmos. No entanto cuidado... a nossa tendência é repetir alguns erros. :!:
Um abraço.
Um abraço especial ao Homem das barbas que agora parece andar atarefado com outros assuntos :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2013
Registado: 17/3/2005 14:58
Localização: 24

por vaskovic » 3/9/2009 13:08

Caro Ulisses,

Leio atentamente as tuas opiniões e conselhos, portanto se me permitisses colocar 1 questão directamnte gostava de saber a tua opinião:

Eu estou longo na Galp e admito que não reconheci o erro na entrada fechando a minha posição assim que o mercado assinalou uma inversão de tendência. Neste momento no entanto parece que a Galp está novamente nas mãos dos Touros e com potencial de subida (pelo menos a curto prazo).

Sei perfeitamente que a tua opinião relativamente a reforçar posições em acções que nas quais estamos a perder dinheiro no sentido de baixar a "perda média" é de total desacordo e concordo perfeitamente com ela, mas e nesta situação? em que já não estamos a negar que falhámos na previsão, mas sim em que parece haver uma clara inversão de tendência? será que seria uma boa estratégia?

(PS - Não tenho intenção nenhuma de reforçar a minha posição na Galp, pelo que é mais uma questão académica)

Agradeço antecipadamente a resposta.


1 abraço,
Vaskovic


Ulisses Pereira Escreveu:
É óbvio que o erro foi meu, que não acreditei imediatamente numa inversão de tendência e não fechei a posição (essencialmente baseado nas leituras de fundamentais: uma empresa energética, com investimentos fortes para vários anos e ainda distante dos valores que atingiu historicamente). Um gajo quando não quer admitir que errou vai à procura de outras formas de justificar as opções que tomou


Vasco, teres o discernimento para perceber isso é já meio caminho andado para o sucesso. Excelente post!

Um abraço,
Ulisses
 
Mensagens: 137
Registado: 17/6/2009 11:06
Localização: 16

por Ulisses Pereira » 3/9/2009 12:03

É óbvio que o erro foi meu, que não acreditei imediatamente numa inversão de tendência e não fechei a posição (essencialmente baseado nas leituras de fundamentais: uma empresa energética, com investimentos fortes para vários anos e ainda distante dos valores que atingiu historicamente). Um gajo quando não quer admitir que errou vai à procura de outras formas de justificar as opções que tomou


Vasco, teres o discernimento para perceber isso é já meio caminho andado para o sucesso. Excelente post!

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por agrippa » 3/9/2009 10:34

Caro tiopatinhas, não me confundas com o euroverde...por favor !!!!!
Eu acredito na subida da galp, acredito na LTA, mas acho que a retração da galp poderá vir um pouco abaixo dos 9.80. Tenho a certeza ? claro que não, no que me fundamento ? na macd 21;13;8, mas também não seria a primeira vez que um indicador me trocava as voltas.

Bons trades a todos
 
Mensagens: 35
Registado: 7/7/2009 18:04
Localização: 17

por vaskovic » 3/9/2009 9:11

Obrigado pelo esclarecimento.

Eu aqui há uns meses também era fã da Galp (e para todos os efeitos ainda sou, porque continuo longo), mas apesar de ser uma acção aparentemente "bem comportadinha", como qualquer outra acção também se "porta mal" de vez em quando... e aquela inversão de tendência em Junho, deixou-me algo desiludido.

É óbvio que o erro foi meu, que não acreditei imediatamente numa inversão de tendência e não fechei a posição (essencialmente baseado nas leituras de fundamentais: uma empresa energética, com investimentos fortes para vários anos e ainda distante dos valores que atingiu historicamente). Um gajo quando não quer admitir que errou vai à procura de outras formas de justificar as opções que tomou :)

Por outro lado, aceitei com mais facilidade que tinha rompido a resistência na casa dos 11€, do que a LTA que se tinha vindo a formar desde Janeiro. Enfim...

A Galp parece-me que quando sobe é do género, sobe 1€ e depois retrocede 0,8€ para depois subir outro 1€... Deixa-a chegar aos 11€ que depois vemos como vou reagir :wink:

1 abraço





tiopatinhas Escreveu:Os 9,82 corresponderam a 50% da retracção do movimento descendente. Com a queda vertiginosa que ela já teve desde o ataque a máximos relativos este sinal teria que mais cedo ou tarde vir a acontecer. Vamos ver o fecho e se acima de 10,15 e sinal que o novo movimento ascendente poderá estar a formar-se.
Digo poderá :wink:
Um abraço
Ps. Sou fã da Galp :wink:
 
Mensagens: 137
Registado: 17/6/2009 11:06
Localização: 16

por newone » 2/9/2009 22:29

luka Escreveu:Fica a noticia !

Galp poderá ter no poço Iara mais reservas do que previa
A exploração da Galp no Brasil poderá trazer melhores resultados do que os esperados. Após a apresentação do novo quadro regulatório de exploração da camada do pré-sal, o presidente da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, informou, citando o presidente da Petrobras, que "as perspectivas de Iara [poço situado na bacia de Santos] podem ser maiores do que se imaginava". Trata-se de um poço que está a ser explorado por um consórcio onde a Galp tem 10%, a BG 25% e a Petrobras 65%.

--------------------------------------------------------------------------------

Miguel Prado
miguelprado@negocios.pt


A exploração da Galp no Brasil poderá trazer melhores resultados do que os esperados. Após a apresentação do novo quadro regulatório de exploração da camada do pré-sal, o presidente da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, informou, citando o presidente da Petrobras, que "as perspectivas de Iara [poço situado na bacia de Santos] podem ser maiores do que se imaginava". Trata-se de um poço que está a ser explorado por um consórcio onde a Galp tem 10%, a BG 25% e a Petrobras 65%.

O presidente da ANP não deu detalhes sobre o potencial de Iara, dizendo apenas, segundo a Reuters, que as novas perspectivas poderão ser "surpreendentes". Este poço, no pré-sal, é, tal como o Tupi (onde a Galp já está a extrair petróleo), uma das grandes promessas no Brasil. Em Iara estima-se que haja, a 6 mil metros de profundidade, reservas de 3 a 4 mil milhões de barris.


Estou comprador de GALP
:wink:


e que ja está em duplicado.. =\
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 812
Registado: 11/5/2009 10:04

por Luka! » 2/9/2009 22:25

Fica a noticia !

Galp poderá ter no poço Iara mais reservas do que previa
A exploração da Galp no Brasil poderá trazer melhores resultados do que os esperados. Após a apresentação do novo quadro regulatório de exploração da camada do pré-sal, o presidente da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, informou, citando o presidente da Petrobras, que "as perspectivas de Iara [poço situado na bacia de Santos] podem ser maiores do que se imaginava". Trata-se de um poço que está a ser explorado por um consórcio onde a Galp tem 10%, a BG 25% e a Petrobras 65%.

--------------------------------------------------------------------------------

Miguel Prado
miguelprado@negocios.pt


A exploração da Galp no Brasil poderá trazer melhores resultados do que os esperados. Após a apresentação do novo quadro regulatório de exploração da camada do pré-sal, o presidente da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, informou, citando o presidente da Petrobras, que "as perspectivas de Iara [poço situado na bacia de Santos] podem ser maiores do que se imaginava". Trata-se de um poço que está a ser explorado por um consórcio onde a Galp tem 10%, a BG 25% e a Petrobras 65%.

O presidente da ANP não deu detalhes sobre o potencial de Iara, dizendo apenas, segundo a Reuters, que as novas perspectivas poderão ser "surpreendentes". Este poço, no pré-sal, é, tal como o Tupi (onde a Galp já está a extrair petróleo), uma das grandes promessas no Brasil. Em Iara estima-se que haja, a 6 mil metros de profundidade, reservas de 3 a 4 mil milhões de barris.


Estou comprador de GALP
:wink:
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3395
Registado: 21/10/2003 21:48

por newone » 2/9/2009 22:21

grafico actualizado. BRENT e GALP
sinceramente nao vejo motivos para parar a correcao exactamente naquele ponto. é preciso ver tambem que esta menina ja tava em jejum à cinco sessoes, nao sejam massoquistas. :lol:
mas o mercado é que manda. esperar para ver o que sucede.
bn
Anexos
GALP.JPG
GALP.JPG (20.25 KiB) Visualizado 6884 vezes
BRENT.JPG
BRENT.JPG (19.6 KiB) Visualizado 6897 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 812
Registado: 11/5/2009 10:04

por tiopatinhas » 2/9/2009 19:36

agrippa, que comentários merecem os outros indicadores :roll: :?:
EuroVerde o pessoal já sabe que andas à espera da Galp nos 6... mas calma que este ano não deverás ter esse prazer :lol:
Gostaria que procurasses análises dos bancos (BPI, BES, BCP ect) á Galp e depois pensasses no porquê dessa aposta :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2013
Registado: 17/3/2005 14:58
Localização: 24

por agrippa » 2/9/2009 18:05

esqueceram-se foi de ver os outros indicadores...
 
Mensagens: 35
Registado: 7/7/2009 18:04
Localização: 17

GALP momento de entrar

por Luka! » 2/9/2009 17:53

tiopatinhas Escreveu:Hoje a Galp esteve bem! Mais, o volume foi um bom indicador :!: Aguardamos a evolução mas pelo que se nota deverão em breve vir notícias boas para a petrolífera.
Uma dúvida para quem me possa responder:
A vela de hoje é um doji ou um Harami de alta :?:


:arrow: é Uma DOJI de Alta

A Galp esteve bem e a justificaçao (à parte da técnica) , [b]sao os fundamentais


[b] :arrow: por isso estou a acumular uma posição na GALP):

Fica a noticia:

Haroldo Lima, informou, citando o presidente da Petrobras, que "as perspectivas de Iara [poço situado na bacia de Santos] podem ser maiores do que se imaginava". Trata-se de um poço que está a ser explorado por um consórcio onde a Galp tem 10%, a BG 25% e a Petrobras 65%.

O presidente da ANP não deu detalhes sobre o potencial de Iara, dizendo apenas, segundo a Reuters, que as novas perspectivas poderão ser "surpreendentes". Este poço, no pré-sal, é, tal como o Tupi (onde a Galp já está a extrair petróleo), uma das grandes promessas no Brasil. Em Iara estima-se que haja, a 6 mil metros de profundidade, reservas de 3 a 4 mil milhões de barris.


Deixo-te o DOJI ascendente... :wink:
:wink:
Anexos
DOJi ascendente.jpg
GALP buy point
DOJi ascendente.jpg (2.14 KiB) Visualizado 7212 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3395
Registado: 21/10/2003 21:48

por tiopatinhas » 2/9/2009 17:22

Hoje a Galp esteve bem! Mais, o volume foi um bom indicador :!: Aguardamos a evolução mas pelo que se nota deverão em breve vir notícias boas para a petrolífera.
Uma dúvida para quem me possa responder:
A vela de hoje é um doji ou um Harami de alta :?:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2013
Registado: 17/3/2005 14:58
Localização: 24

por newone » 2/9/2009 16:34

EuroVerde Escreveu:
tiopatinhas Escreveu:A Galp acabou de fazer uma figura que se denomina 3 corvos de baixa (Bearish Identical 3 Crows). Pelo andar da carruagem ela virá tocar a Lta :roll: Lá fora a coisa não ajuda... Cuidado... pois ainda não obtivemos qualquer sinal de inversão de tendência :!: . Aliás, os ursos tiveram estes dias uma boa oportunidade para os seus curtos. A luta tem sido terrível. Mas quando a inversão se fizer... lá estarei :wink:


Tio, ela (a inversão) virá tarde e a más horas.
Por enquanto estou Bear na Galp no curto e médio prazo, final do ano e 6,7,8 meses.


é só uma pena que todos percebem que tas bear quando te interessa (ou seja quando nao as tens).
bons negocios
cmps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 812
Registado: 11/5/2009 10:04

por tiopatinhas » 2/9/2009 14:52

Os 9,82 corresponderam a 50% da retracção do movimento descendente. Com a queda vertiginosa que ela já teve desde o ataque a máximos relativos este sinal teria que mais cedo ou tarde vir a acontecer. Vamos ver o fecho e se acima de 10,15 e sinal que o novo movimento ascendente poderá estar a formar-se.
Digo poderá :wink:
Um abraço
Ps. Sou fã da Galp :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2013
Registado: 17/3/2005 14:58
Localização: 24

por vaskovic » 2/9/2009 14:10

Tio Patinhas,

Por curiosidade minha, se detectaste um padrão baixista, com possivel inversão de tendência (que a curto prazo tinha sido altista), porque é que entraste? Foi mais por feeling ou fui eu que compreendi mal o padrão que indicaste?

é que segundo o que li (e sublinho que pouco ou nada percebo de análise técnica) o padrão de 3 corvos é indicativo de perda de força, correcto?

1 abraço e para saberes, também estou longo na Galp, embora sem grande optimismo de curto prazo... estou a pensar mais no médio prazo



tiopatinhas Escreveu:A Galp acabou de fazer uma figura que se denomina 3 corvos de baixa (Bearish Identical 3 Crows). Pelo andar da carruagem ela virá tocar a Lta :roll: Lá fora a coisa não ajuda... Cuidado... pois ainda não obtivemos qualquer sinal de inversão de tendência :!: . Aliás, os ursos tiveram estes dias uma boa oportunidade para os seus curtos. A luta tem sido terrível. Mas quando a inversão se fizer... lá estarei :wink:
 
Mensagens: 137
Registado: 17/6/2009 11:06
Localização: 16

por EuroVerde » 2/9/2009 14:01

tiopatinhas Escreveu:A Galp acabou de fazer uma figura que se denomina 3 corvos de baixa (Bearish Identical 3 Crows). Pelo andar da carruagem ela virá tocar a Lta :roll: Lá fora a coisa não ajuda... Cuidado... pois ainda não obtivemos qualquer sinal de inversão de tendência :!: . Aliás, os ursos tiveram estes dias uma boa oportunidade para os seus curtos. A luta tem sido terrível. Mas quando a inversão se fizer... lá estarei :wink:


Tio, ela (a inversão) virá tarde e a más horas.
Por enquanto estou Bear na Galp no curto e médio prazo, final do ano e 6,7,8 meses.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Conservador, Jmdm, navaldoc, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 230 visitantes