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Caldeirão da Bolsa

Galp - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por paubo » 2/11/2010 13:46

Olhando para o grádico diário existe uma potencial zona de resistência entre os 15,30/15,50.

No entanto se considerarmos a big picture desde 2006, esses valores não assumem grande preponderância. Coloco mais a fasquia na zona dos 17,25/17,45. Até esses valores muita água (petróleo :lol: ) vai correr...digo eu...

Penso que será normal inclusive a galp voltar a dar um beijinho outra vez na zona dos 13,80, sem colocar em causa a força dos touros.
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por _x_ » 2/11/2010 13:16

Para além de ser um número redondo, que só por sí é psicologicamente apelativo, é o valor máximo de julho de 2008.

Assim como o valor em torno dos 14 agora passados foi registado em Setembro do mesmo ano, julgo que o próximo máximo relativo desse ano venha a ser a nova resistência até final deste ano.

É uma mera suposição minha, valida como futurologia como outra qualquer :mrgreen:
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por paubo » 2/11/2010 12:42

_x_ Escreveu:Proxima resistência 15,00€ números redondos. :wink:


Porque apontas os 15,00 como proxima resistência?
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por _x_ » 2/11/2010 12:18

Mais uma resistência que vira suporte 14,00€, este é meu novo stop loss, subo espectativa de lucro para os 14,75.

o saltinho de hoje cria uma boa zona de conforto para quem entrou como eu na bull flag.

Acima das medias moveis e com o rsi em máximos é de esperar o resto da semana que a cotação fique nestes valores.(outra bull flag?)

Proxima resistência 15,00€ números redondos. :wink:
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por carf2007 » 2/11/2010 12:01

carf2007 Escreveu:Vi há alguns minutos atrás num telejornal brasileiro boas noticias para a Petrobras, para além da inauguração da exploração do pre-sal, em outras duas bacias, que penso que a GALP está presente em pelo menos 1, e talvez manhã a GALP dê mais um salto.


Demorou mas reagiu ... :lol:

"Potencial dos poços no Brasil levam Galp a máximos de 2008"
"As acções da petrolífera estão a valorizar mais de 3%, suportadas por uma revisão em alta das estimativas do BG Group para os poços petrolíferos no Brasil."

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=451569
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por paubo » 1/11/2010 18:19

Galp com o fecho mais alto desde Julho de 2008!
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por BullRider » 1/11/2010 16:46

Quanto a mim, parece-me que a Galp está com alguma dificuldade em ultrapassar os 14.

Só hoje, já "cheirou" por duas vezes os 14 mas não ficou por cima. Não seria de esperar uma quebra forte como a que a Jerónimo Martins teve hoje nos 11?
 
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por camaleo » 31/10/2010 0:35

Amigos,
neste momento qual é o suporte e as próximas resistencias que estão a considerar...
para ver se as minhas tão bem traçadas.... :roll:

Obrigado :)
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por Elias » 29/10/2010 15:13

A GALP cota a 13,835 o que constitui o valor mais alto desde o Verão de 2008.

Gráficos actualizados em anexo.
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por tiopatinhas » 29/10/2010 14:15

Não sei se com a aprovação do orçamento não se verificará uma ligeira correcção pois acho que esse motivo está já incluído neste último movimento...
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por _x_ » 29/10/2010 11:11

Deixo o meu boneco feito e actualizado desde o poste da bull flag.

Presentemente é o unico titulo que detenho em carteira, vou tentar manter um stop loss em 13,35 e aguardar uma subida até aos 14,50 para decidir se vendo ou nao.
Anexos
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por JonhyRico » 29/10/2010 10:46

Bom dia.

Consideram ali aquele valor ligeiramente abaixo dos 14€ uma resistência importante?
Só para ter uma assinatura que não tem nada a ver com bolsa...

Google: O treino do Toy
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por Pedro Miguel » 29/10/2010 9:54

Elias Escreveu:
Pedro Miguel Escreveu:
Elias Escreveu:
Pedro Miguel Escreveu:6ª feira nunca é um bom dia para comprar.


porque dizes isso?


Sempre tive a noção de ser um dia de fecho de posiçoes ou de um sentido mais conservador na abertura de posiçoes


Mas para alguém poder fechar as suas posições, alguém tem de estar disponível para as abrir, certo?


Lógico. Aí entra o calculo do bid/ask. O peso de cada um.
 
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por Elias » 29/10/2010 9:49

Pedro Miguel Escreveu:
Elias Escreveu:
Pedro Miguel Escreveu:6ª feira nunca é um bom dia para comprar.


porque dizes isso?


Sempre tive a noção de ser um dia de fecho de posiçoes ou de um sentido mais conservador na abertura de posiçoes


Mas para alguém poder fechar as suas posições, alguém tem de estar disponível para as abrir, certo?
 
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por Pedro Miguel » 29/10/2010 9:47

Elias Escreveu:
Pedro Miguel Escreveu:6ª feira nunca é um bom dia para comprar.


porque dizes isso?


Sempre tive a noção de ser um dia de fecho de posiçoes ou de um sentido mais conservador na abertura de posiçoes
 
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por Elias » 29/10/2010 9:14

Pedro Miguel Escreveu:6ª feira nunca é um bom dia para comprar.


porque dizes isso?
 
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por Pedro Miguel » 29/10/2010 9:10

A GALP está a negociar em cima da sua zona de resistència. Será que hoje salta :?

6ª feira nunca é um bom dia para comprar.
 
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por MarcoAntonio » 29/10/2010 9:05

Eu sei. Mas o IVA não é tudo, é só mais a ponta do iceberg (já agora, enquanto estavas a responder eu estava a editar o post e a acrescentar uma nota que penso que muito te esclarecerá).

Eu estou a tentar ser sintético porque o "hard work" já está feito no outro tópico. Simplesmente o teu exercício tem uma série de erros e algo já muito mais elaborado e cuidado já está feito aqui no Forum e disponível para todos, com gráficos e tudo a cobrir 4 anos de preços e montes de explicações...

:wink:
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por kpt » 29/10/2010 9:03

MarcoAntonio Escreveu:O preço dos combustíveis não se determina por regras de proporcionalidade directa porque existem vários factores de distorção (essencialmente o IVA, as margens e por fim as diferenças entre o petróleo e os derivados). O melhor exercício que podes fazer é o que está no meu tópico: comparar a matéria à saida da refinaria com o preço final na bomba antes de impostos, o que nos dá a margem bruta, e ver como esse valor evolui. Um exercício que já está feito aqui no Forum no meu tópico dos combustíveis e que cobre cerca de 4 anos de histórico dos preços.


Marco, nos posts seguintes a esse corrigi em parte os cálculos, nomeadamente a parte do IVA.
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por MarcoAntonio » 29/10/2010 8:56

kpt Escreveu:Elias, adoptando uma metodologia que poderá ser considerada demasiado simplista mas que ainda assim permite ter uma noção da ordem de grandeza dos valores em causa, eu diria que a gasolina 95 sem chumbo deveria, face ao que assistimos em 2008, custar cerca de 1,23€/litro.


Nota 1: os combustiveis em 2008 estiveram com as margens anormalmente baixas (isso pode ser visto perfeitamente no meu gráfico de longo-prazo no tópico dos combustiveis).

Nota 2: o teu procedimento está incorrecto e entre 2006 e 2010 as margens brutas evoluiram menos de 5 centimos (parte desse diferencial justifica-se pela inflacção e para o resto também existem mais algumas explicações como por exemplo ter sido adoptada a uma diferente abordagem ao preço final por meio de parcerias com grandes superficies e isto é importante porque a margem bruta conforme medida no meu tópico não entra com esse factor).

Tudo somado e descontado, estamos a falar de variações por explicar que ficam na casa de 1 ou 2 centimos.


kpt Escreveu:Ora, tal significa que o valor respeitante ao custo da gasolina em si era na altura de 0.93€/litro (1,51€ - 0.58€ de ISP).


O preço dos combustíveis não se determina por regras de proporcionalidade directa porque existem vários factores de distorção (essencialmente o IVA, as margens e por fim as diferenças entre o petróleo e os derivados). O melhor exercício que podes fazer é o que está no meu tópico: comparar a matéria à saida da refinaria com o preço final na bomba antes de impostos, o que nos dá a margem bruta, e ver como esse valor evolui. Um exercício que já está feito aqui no Forum no meu tópico dos combustíveis e que cobre cerca de 4 anos de histórico dos preços.


Atenção que a margem bruta não é lucro (ainda tem de cobrir os custos de armazenagem, distribuição e retalho como custos com transporte e pessoal). É um valor que não acompanha o preço do petróleo nem tem por que acompanhar (à parte dos custos de transporte, nenhuma das restantes componentes está dependente do petroleo). A tendência é a margem bruta ir subindo ao longo do tempo por efeito da inflação...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 29/10/2010 9:03, num total de 1 vez.
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por MarcoAntonio » 29/10/2010 8:49

kpt Escreveu:Pensei que as alarvidades de imposto sobre imposto tinham-se ficado pelo IVA sobre o ISV, o qual até já lá vai...


O IVA incidir sobre os outros impostos é a regra e a lei do IVA em toda a Europa. Não acontece só sobre o ISP ou o ISV (e já agora, a união europeia voltou atrás na decisão contra o Governo... o IVA vai continuar a incidir sobre o ISV).
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por Elias » 29/10/2010 8:30

MFSC, concordo.

kpt, vou responder-te no tópico das gasolinas, ok?
 
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E análise técnica?

por MFSC » 29/10/2010 1:24

Companheiros galpistas, desculpem lá mas... e se discutíssemos antes a análise técnica da Galp? :-)
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por kpt » 29/10/2010 0:25

Elias Escreveu:Bem, mas isso são cenários. Falemos da situação real.


Não são cenários, faz parte da situação real.

Elias Escreveu:Continua a ser um prémio de proximidade, na minha opinião (face à alternativa que é ir ao posto mais económico).
E de tal forma estás disposto a pagar o preço pedido na bomba ao pé de ti, que o pagas (se achasses que o produto não valia aquele preço, não o pagarias, não é?)


Não é um prémio de proximidade, pois se porventura tiveres que fazer 30km para ir a um hiper e fazer outros 30km para voltar a tua poupança em abastecer no hiper praticamente que se esgota. Deixa de ser prémio e passa a ser algo compensador não ir a um hiper, daí a minha opinião de que, dada a escassez e má localização dos hipers com bombas para grande parte da população, estes não são sequer uma alternativa.

Elias Escreveu:O facto de serem escassos não os impede de ser concorrência. São concorrência nos locais onde existem.


Pois, concorrência nos locais em que existem, os quais são muito reduzidos e pouco servem a globalidade do país. É caso para concluir, que a existir concorrência o seu impacto a nível da globalidade é de todo reduzido e sem expressão.

Elias Escreveu:Nesse caso pergunto-te: acreditas que é possível esse cartel que referes deixar de existir? O que seria preciso para isso acontecer.


O facto de acreditar ou não não fará com que as coisas melhorem ou piorem.

Mas respondendo, não acredito que seja possível com o tipo de gente que temos à frente das autoridades deste país, que se corrompem e que possuem interesses instalados.

O que seria preciso? Uma autoridade da concorrência decente que tomasse as devidas medidas para que a concertação de preços deixasse de ser possível ou, pelo menos, fortemente punível e que as gasolineiras lutassem seriamente pela angariação de clientes, fazendo com que um mercado concorrencial funcionasse no nosso país.

As gasolineiras não se esforçam em tentar atrair o cliente X ou Y, ou sequer se esforçam em atrair quaisquer clientes. Como sabem (combinam) que o vizinho vende ao mesmo preço é-lhes indiferente, a população acaba por se distribuir de forma ligeiramente equitativa por todas as gasolineiras, dada a indistinção ao nível dos preços praticados, e todas ganham bem.

Elias Escreveu:Não é bem assim. Aqui há tempos vi umas estatísticas que mostram que 15% (salvo erro) da gasolina é vendida em postos de baixo custo (hipers). Mesmo que sejam dois ou três milhões, sobram sete ou oito milhões para abastecer nas outras. Ou seja, há espaço para muitos players. Além disso, não te esqueças que muitos postos não podem fechar quando lhes apetece, pois estão vinculados por contratos.


Desconheço qualquer conhecimento de estatísticas nesse âmbito mas a ser verdade 15% acaba por ser muito pouco, daí que tens filas enormes, ou seja, 15% da população a abastecer em 1% dos postos existentes no país.

Elias Escreveu:Não sei em que te baseias para afirmar que não é o caso, mas gostaria de saber como caracterizarias a situação de livre determinação de preços que idealizas. Como achas que seria o mercado?


Elias, como qualquer outro mercado que estivesse em livre concorrência. Se passares numa rua com restaurantes em Lisboa, vais encontrar desde os mais baratos aos mais caros. Se fores a um centro comercial, hás-de encontrar lojas de roupa das mais baratas às mais caras e por aí sucessivamente.

Por oposição, se fores às várias gasolineiras, vais encontrar preços sempre muito semelhantes, salvo raras excepções das bombas dos hipers.

Se não houvesse concertação de preços e fosse possível controlar essa concertação, certamente iria haver a primeira gasolineira a baixar os preços para tentar roubar clientes ao vizinho. O vizinho faria o mesmo senão ficaria para trás. Outros mantinham o preço mas criavam serviços ou produtos assessórios que justificassem o preço superior pago.. etc etc.

Não quer dizer que os preços até nem se mantivessem ligeiramente parecidos entre todas as gasolineiras, o que certamente aconteceria é que o preço baixaria e o consumidor final beneficiaria disso.

Afinal, monopólios nunca são bons para os consumidores, apenas para eles próprios.

A questão da cartelização não se prende unicamente com os preços serem semelhantes, prende-se com o facto de que a cartelização promove sempre uma subida dos preços e nunca a descida. Não me importava que os preços fossem semelhantes desde que os mesmos, por força da livre concorrência, baixassem...That's the point...

Mas já percebi que também és aficionado da teoria que as gasolineiras são entidades insuspeitas e que jamais fariam cartelização ou mesmo que acompanham escrupulosamente as cotações nos mercados internacionais e que reflectem sempre no preço final o verdadeiro custo do produto oferecido.
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por Pintodoiro » 29/10/2010 0:06

Galp Energia "fura" objectivo e fica com dívida acima do capital próprio
29 Outubro 2010 | 00:01
Miguel Prado - miguelprado@negocios.pt
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A dívida líquida da Galp Energia atingiu no final de Setembro 2,69 mil milhões de euros, situando-se pela primeira vez em mais de seis anos acima dos capitais próprios do grupo.
O rácio "net debt/equity" da Galp está agora em 104%. A última vez que a petrolífera havia reportado uma situação idêntica foi em 2003, quando esse rácio se cifrou em 112%, sob a gestão de António Mexia.

O grupo agora liderado por Manuel Ferreira de Oliveira tem vindo a elevar o seu nível de endividamento, numa tendência que acompanha um pesado plano de investimentos. A verdade é que a situação da dívida líquida em relação aos capitais próprios "fura" o objectivo que a Galp tinha. "Temos como objectivo que a nossa dívida não deve ultrapassar os capitais próprios. Foi esse o nosso compromisso com os accionistas", referiu o presidente da Galp, Manuel Ferreira de Oliveira, a 30 de Julho, na apresentação das contas do primeiro semestre.
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