Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Galp - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por tiopatinhas » 6/5/2009 7:59

EuroVerde, em que fundamentas essa tua projecção :?: Estamos a falar de uma queda de cerca de 50% :roll: :!: :!: Eu acredito que as quedas regressem mas assim...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2013
Registado: 17/3/2005 14:58
Localização: 24

por EuroVerde » 6/5/2009 1:12

Outubro/Novembro estará nos 6 ou abaixo disso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por cannot » 6/5/2009 0:28

É engraçado o pessoal estar a falar do que vai acontecer à galp quando for aos 6 com ela a cotar perto dos 11 :mrgreen:

Se ela quebrar os 6 eu ficaria cheio de medo de entrar longo, credo!!

Já agora tens uma previsão de quando isso vai acontecer para eu ir preparando os trades 8-)

Abraço
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1279
Registado: 15/1/2009 15:28
Localização: Earth

por EuroVerde » 6/5/2009 0:21

Jesse James Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Até agora nunca tive acções da Galp, mas estou a pensar entrar quando vier abaixo dos 6.
Bons negocios


Quando vier abaixo dos 6, talvez seja melhor shortar, porque acabou de quebrar um suporte :wink:


bn

JJ


Olá JJ
Essa é a lógica da Análise Técnica. No entanto isso pode ser falivel.
Mas, Repara o que aconteceu (tomando por exemplo) à Cimpor desde Setembro 2001 até Novembro 2002. Após quebrar o suporte de minimos de 3,4 veio fazer uma base mais abaixo logo ali nos 3,2.
Ora a entrar curto nos 3,4 só para um ganho de 5%
O mesmo vai acontecer à Galp, Se quebrar os 6 euros.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por tiagopt2 » 5/5/2009 21:15

tiopatinhas Escreveu:Tiago, o teu desenho está engraçado. Era bom que a Galp fizessse esses zizzags pois só assim poderíamos arranjar força maior para ultrapassar os 11 com segurança.
Acredito na acção.
Tiago, achas que nessa ligiera corracção o gap seria de fechar?? Onde poderia bater para que o gap fechasse :?:Por outro lado a Galp tem mostrado nesta subidinha que por vezes necessita de aliviar alguns indicadores para recomeçar a subida :roll: :wink:
Acredito no teu projecto de trajactória :!:


Olá Tiopatinhas,
Não será de estranhar uma visita aos 9,75-10€, abaixo do nível do gap. A LTa é bem mais significativa que o Gap, até porque a vela de ontem foi feita com pouco volume.
Como disse ontem, seria salutar uma correcção que deixasse os preços menos sobrecomprados, essa será uma condição importante para uma quebra consistente e duradoura.

Abraço
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

por msp1978 » 5/5/2009 21:02

Aguentou-se bem para quem subiu 9% (!) ontem.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 267
Registado: 17/11/2008 0:44
Localização: 14

por DOW » 5/5/2009 17:11

tiopatinhas Escreveu:Tiago, o teu desenho está engraçado. Era bom que a Galp fizessse esses zizzags pois só assim poderíamos arranjar força maior para ultrapassar os 11 com segurança.
Acredito na acção.
Tiago, achas que nessa ligiera corracção o gap seria de fechar?? Onde poderia bater para que o gap fechasse :?:Por outro lado a Galp tem mostrado nesta subidinha que por vezes necessita de aliviar alguns indicadores para recomeçar a subida :roll: :wink:
Acredito no teu projecto de trajactória :!:


não sou o tiago :) , mas os Gaps não têm obrigatoriamente de ser fechados, mas se o quiser fechar terá de vir á zona entre os 10.10 e 10.40 que correspondem ao fecho de 30/04 e a abertura de ontem...
de resto é preferivel subidas com correcções pelo meio do que subir 5% todos os dias, como muitas acções que andam por aí... :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1347
Registado: 29/12/2005 1:10
Localização: boa pergunta...

por Jesse James » 5/5/2009 17:10

EuroVerde Escreveu:Até agora nunca tive acções da Galp, mas estou a pensar entrar quando vier abaixo dos 6.
Bons negocios


Quando vier abaixo dos 6, talvez seja melhor shortar, porque acabou de quebrar um suporte :wink:


bn

JJ
“O dinheiro é a religião do homem de bom senso” – Eurípedes (-480 - 406)
Take the money and run!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 771
Registado: 3/6/2008 15:12
Localização: Almada

por tiopatinhas » 5/5/2009 16:52

Tiago, o teu desenho está engraçado. Era bom que a Galp fizessse esses zizzags pois só assim poderíamos arranjar força maior para ultrapassar os 11 com segurança.
Acredito na acção.
Tiago, achas que nessa ligiera corracção o gap seria de fechar?? Onde poderia bater para que o gap fechasse :?:Por outro lado a Galp tem mostrado nesta subidinha que por vezes necessita de aliviar alguns indicadores para recomeçar a subida :roll: :wink:
Acredito no teu projecto de trajactória :!:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2013
Registado: 17/3/2005 14:58
Localização: 24

por msp1978 » 5/5/2009 15:38

Se hoje ficar acima dos 11, acredito nos 13...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 267
Registado: 17/11/2008 0:44
Localização: 14

por MACACOS » 5/5/2009 8:17

sera que passou os 11?se for como as sonae é canja.
 
Mensagens: 395
Registado: 29/11/2007 10:02
Localização: POVOA STºIRIA

por assunoadr » 5/5/2009 6:35

A Galp a estes preços deveria significar que o petróleo estaria acima dos 80 USD. Se isso vier a acontecer, teremos novamente a economia a ser pressionada em baixa com os indicadores macro e os resultados a virem piores que o esperado.

Para já, o que está a suportar as subidas é o inicio dos testes com a exploração da Tupi.


AA
 
Mensagens: 707
Registado: 29/11/2007 2:08
Localização: Damaia

por cannot » 5/5/2009 2:14

EuroVerde Escreveu:
Seaman Escreveu:Tenho stop nos 9.50€. No stress 8-) . Confio no médio longo prazo deste título.

Já agora: leste este artigo do Ulisses Pereira sobre a Galp?

http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS_OPINION&id=362374

Desde a data que foi publicado, 6Abril, tem corrido tudo bem :wink: [/url]


Sim, li.
Pelo gráfico do Tiagopt só não concordo com aquela última setinha a quebrar os 11.
Até agora nunca tive acções da Galp, mas estou a pensar entrar quando vier abaixo dos 6. É uma empresa que se tem portado bem.
O mercado vai ter uma correcçaão em geral, a galp não será excepção. O tupi já não é novidade.

Bons negocios


Se chegarem aos 6€ fico muito contente e também comprarei mais mas entretanto a galp tem tido um comportamento exemplar facilitando as coisas para fazer bons trades.

Acho que mais importante do que comprar baixo é comprar na altura certa. É assim que eu me guio, e não estou à espera de um preço porque corro o risco de ele nunca chegar. Aliás nem quero saber se vai chegar ou não, logo se vê, entretanto só espero o meu sinal de saída... e depois de entrada de novo... and so on... não me interessa se é aos 6, ou 8, ou 20. Quando sair logo defino a estratégia para comprar de novo. Depois defino a estratégia para sair.

Entretanto fico contente por não ter perdido o barco, e neste momento já passamos as primeira ondas da rebentação e vamos a caminho do mar alto. Quando formos abalroados por uma onda grande salto fora e volto a nado :mrgreen:
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1279
Registado: 15/1/2009 15:28
Localização: Earth

por EuroVerde » 5/5/2009 1:15

Seaman Escreveu:Tenho stop nos 9.50€. No stress 8-) . Confio no médio longo prazo deste título.

Já agora: leste este artigo do Ulisses Pereira sobre a Galp?

http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS_OPINION&id=362374

Desde a data que foi publicado, 6Abril, tem corrido tudo bem :wink: [/url]


Sim, li.
Pelo gráfico do Tiagopt só não concordo com aquela última setinha a quebrar os 11.
Até agora nunca tive acções da Galp, mas estou a pensar entrar quando vier abaixo dos 6. É uma empresa que se tem portado bem.
O mercado vai ter uma correcçaão em geral, a galp não será excepção. O tupi já não é novidade.

Bons negocios
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por Seaman » 5/5/2009 1:07

Tenho stop nos 9.50€. No stress 8-) . Confio no médio longo prazo deste título.

Já agora: leste este artigo do Ulisses Pereira sobre a Galp?

http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS_OPINION&id=362374

Desde a data que foi publicado, 6Abril, tem corrido tudo bem :wink: [/url]
 
Mensagens: 1122
Registado: 4/4/2009 0:57
Localização: Nas Arábias...

por EuroVerde » 5/5/2009 0:59

Seaman Escreveu:
EuroVerde Escreveu:O quê? se eu quiser ter Galp tenho que puxar os cordões à bolsa e pagar um preço superior ao que me pediam à um mês ou semanas atrás? Não, não vou nessa.
Sim quero ter Galp mas não a estes preços.
Quem comprou hoje e quem está a pensar comprar amanhã, eu alerto (segundo a minha forma de ver) que não vale a pena ter galp a este preço. (eu não vou correr esse risco)
Eu vou esperar por uma ida aos 6 euros (não vou entrar a 6), entro abaixo dos 6, porque penso que ela vai lateralizar um longo periodo ainda abaixo de 6 euros (abaixo do preço que foi colocada em bolsa). :oops:
Isto porque a economia não vai recuperar já, e estas noticias vieram para mais uma vez não deixar cair a bolsa no abismo total e adiar o inevitável.
Assim, quando já ninguém nela acreditar, o Sr. Amorim entrará ao preço justo e os que agora estão a comprar, se as mantiverem, terão menos dinheiro e uma rendibilidade muito menor.


Espera sentado... :mrgreen:
A Galp tem sido certinha, seguindo a linha de tendência, sem sobresaltos bruscos, quase monótona no bom sentido. Não vejo razão para não respeitar a tendência. Cauteloso mas não contrariar a tendência. Entrei longo com 3.500 a 8€ e não tenho receios. Cauteloso sim mas respeito a tendência.


Se a Galp neste momento começasse a descer, qual seria o teu modo de actuar, reforçavas, ou tens um valor stop a que saias?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por Seaman » 5/5/2009 0:51

EuroVerde Escreveu:O quê? se eu quiser ter Galp tenho que puxar os cordões à bolsa e pagar um preço superior ao que me pediam à um mês ou semanas atrás? Não, não vou nessa.
Sim quero ter Galp mas não a estes preços.
Quem comprou hoje e quem está a pensar comprar amanhã, eu alerto (segundo a minha forma de ver) que não vale a pena ter galp a este preço. (eu não vou correr esse risco)
Eu vou esperar por uma ida aos 6 euros (não vou entrar a 6), entro abaixo dos 6, porque penso que ela vai lateralizar um longo periodo ainda abaixo de 6 euros (abaixo do preço que foi colocada em bolsa). :oops:
Isto porque a economia não vai recuperar já, e estas noticias vieram para mais uma vez não deixar cair a bolsa no abismo total e adiar o inevitável.
Assim, quando já ninguém nela acreditar, o Sr. Amorim entrará ao preço justo e os que agora estão a comprar, se as mantiverem, terão menos dinheiro e uma rendibilidade muito menor.


Espera sentado... :mrgreen:
A Galp tem sido certinha, seguindo a linha de tendência, sem sobresaltos bruscos, quase monótona no bom sentido. Não vejo razão para não respeitar a tendência. Cauteloso mas não contrariar a tendência. Entrei longo com 3.500 a 8€ e não tenho receios. Cauteloso sim mas respeito a tendência.
 
Mensagens: 1122
Registado: 4/4/2009 0:57
Localização: Nas Arábias...

por EuroVerde » 5/5/2009 0:29

O quê? se eu quiser ter Galp tenho que puxar os cordões à bolsa e pagar um preço superior ao que me pediam à um mês ou semanas atrás? Não, não vou nessa.
Sim quero ter Galp mas não a estes preços.
Quem comprou hoje e quem está a pensar comprar amanhã, eu alerto (segundo a minha forma de ver) que não vale a pena ter galp a este preço. (eu não vou correr esse risco)
Eu vou esperar por uma ida aos 6 euros (não vou entrar a 6), entro abaixo dos 6, porque penso que ela vai lateralizar um longo periodo ainda abaixo de 6 euros (abaixo do preço que foi colocada em bolsa). :oops:
Isto porque a economia não vai recuperar já, e estas noticias vieram para mais uma vez não deixar cair a bolsa no abismo total e adiar o inevitável.
Assim, quando já ninguém nela acreditar, o Sr. Amorim entrará ao preço justo e os que agora estão a comprar, se as mantiverem, terão menos dinheiro e uma rendibilidade muito menor.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por tiagopt2 » 5/5/2009 0:09

Olá,

como sabes o maior risco das posições alavancadas são as aberturas em gap contra o trade,o que pode levar a um KO técnico.

Não acredito numa abertura amanhã em gap up novamente,mas e se...?

Vou sonhar um bocadinho... abertura em gap up 3%,stop´s a saltar,short squeeze e cotação a disparar sei lá para onde...

voltando à terra,prefiro uma consolidação entre os 10 e os 11 euros,desde que os preços do petróleo subam,para ganhar balanço para passar os 11.

O volume de ataque á resistência vai ser aquele que realmente interessa,até lá,vai com as noticias,dividendos...

boa sorte.

cumps

P.s- se quizeres deita uma olhadela à sbm offshore em termos técnicos e depois é tentar perceber o porquê?


É verdade, é sempre um risco dormir com uma posição alavancada (sobretudo curta) em carteira. Mas neste caso esse excedente é tão pequeno que não me preocuparia uma abertura em gap up (a menos que fosse acima dos 12€ :mrgreen:).

A minha posição primária na Galp é longa, é essa posição que eu prefiro manter após passarmos esta zona de indecisão. Para isso acontecer de forma salutar (em termos técnicos), o melhor seria desenhar-se um triângulo horizontal de continuação, como o que está em anexo.

Só na derradeira quebra seriam importantes os volumes crescentes. Se amanhã assistíssemos a uma quebra da resistência com volumes semelhantes aos de hoje eu ficaria de pé atrás. Mas, uma vez mais, duvido que isso venha a acontecer. Embora nos mercados tudo seja mais que possível :lol: [/code]
Anexos
GALP ENERGIAtr.png
GALP ENERGIAtr.png (18.45 KiB) Visualizado 24396 vezes
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

por akwa1979 » 4/5/2009 23:39

Já estamos na zona de resistência (começou aos 10.75-10.80), vamos ver se este limite inferior suporta a cotação ou se vem mais perto da LTa.
Fica o gráfico (o volume como já foi dito é que não é muito, mas aguardemos as proximas sessões, poderá ser que apareça volume):
Anexos
GALP ENERGIA-NOM.png
GALP ENERGIA-NOM.png (16.93 KiB) Visualizado 24737 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 24
Registado: 14/3/2009 4:35
Localização: Coimbra

por mapaman » 4/5/2009 23:22

tiagopt Escreveu:
mapaman Escreveu:
tiagopt Escreveu:
bp1511 Escreveu:Qual a vantagem Tiago?

Ganhas por um lado, perdes pelo outro. Não é o mesmo que estar fora?


Existem algumas vantagens. A primeira, e menos evidente, é não estares a desfazer-te de uma posição só por se revelar ganhadora. É um mau princípio e um mau hábito.

Por outro lado, imagina que vais ter a posição por mais de um ano. Se andares sempre a comprar e a vender, nunca vai fazer um ano. Assim, estás igualmente protegido e podes "habilitar-te" a não pagar IRS sobre as mais-valias.

Por último, uma que eu não referi no primeiro post. Sendo esta posição curta não só de hedging mas também especulativa, permite-te colocar do lado da balança que te parece ser mais provável de vencer no curto prazo: neste caso será a reacção à resistência. Esta minha convicção fez com que eu colocasse na posição curta 33% de maior peso do que na longa (peso relativo, já que é uma posição alavancada). Assim podes aproveitar uma posição de cobertura para fazer um pouco de especulação, sem perderes uma eventual continuação do movimento de alta nas próximas sessões e com menor risco, já que 66% dessa posição curta estão neutralizados pela longa.

Espero ter sido explícito :)

Abraço


boas,

dada a LTA evidente e que não é de hoje,essa alavancagem não deveria estar ao contrário?

Os 11 euros vão ter tanta força como resistência como tiveram como suporte.

O volume é muito mais importante no ataque à reistência do que até chegar lá.

Para os mais curiosos do petróleo e do negócio em si,as empresas prestadoras de serviços à indústria parecem ter "acordado"(SBM offshore-aex, RIG-xnys etç).

cumps


Olá Mapaman,
Na posição de cobertura é que deve ser utilizada alavancagem, para proteger com menos valor o mesmo montante.
Mas penso que a tua questão não é bem essa mas sim o porquê da posição curta ser maior. Os excedentes da posição curta são puramente especulativos e para manter, no máximo, por alguns dias. O volume numa abertura em gap up e subida de quase 10% teria de ser forçosamente maior para ser convincente, independentemente de ser na quebra da resistência que o volume é mais importante e necessário.
Abraço

Edit: Gráfico em anexo


Olá,

como sabes o maior risco das posições alavancadas são as aberturas em gap contra o trade,o que pode levar a um KO técnico.

Não acredito numa abertura amanhã em gap up novamente,mas e se...?

Vou sonhar um bocadinho... abertura em gap up 3%,stop´s a saltar,short squeeze e cotação a disparar sei lá para onde...

voltando à terra,prefiro uma consolidação entre os 10 e os 11 euros,desde que os preços do petróleo subam,para ganhar balanço para passar os 11.

O volume de ataque á resistência vai ser aquele que realmente interessa,até lá,vai com as noticias,dividendos...

boa sorte.

cumps

P.s- se quizeres deita uma olhadela à sbm offshore em termos técnicos e depois é tentar perceber o porquê?
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1600
Registado: 24/1/2008 22:05

por cannot » 4/5/2009 21:43

Excelente gráfico, obrigado "rsacramento".

Está mesmo bonito :mrgreen:

Agora só falta mesmo a confirmação da zona dos 11 como suporte.

Abraço
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1279
Registado: 15/1/2009 15:28
Localização: Earth

por rsacramento » 4/5/2009 21:32

vista de longe:
Anexos
galp 040509.png
galp 040509.png (9.65 KiB) Visualizado 25658 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por tiagopt2 » 4/5/2009 21:16

mapaman Escreveu:
tiagopt Escreveu:
bp1511 Escreveu:Qual a vantagem Tiago?

Ganhas por um lado, perdes pelo outro. Não é o mesmo que estar fora?


Existem algumas vantagens. A primeira, e menos evidente, é não estares a desfazer-te de uma posição só por se revelar ganhadora. É um mau princípio e um mau hábito.

Por outro lado, imagina que vais ter a posição por mais de um ano. Se andares sempre a comprar e a vender, nunca vai fazer um ano. Assim, estás igualmente protegido e podes "habilitar-te" a não pagar IRS sobre as mais-valias.

Por último, uma que eu não referi no primeiro post. Sendo esta posição curta não só de hedging mas também especulativa, permite-te colocar do lado da balança que te parece ser mais provável de vencer no curto prazo: neste caso será a reacção à resistência. Esta minha convicção fez com que eu colocasse na posição curta 33% de maior peso do que na longa (peso relativo, já que é uma posição alavancada). Assim podes aproveitar uma posição de cobertura para fazer um pouco de especulação, sem perderes uma eventual continuação do movimento de alta nas próximas sessões e com menor risco, já que 66% dessa posição curta estão neutralizados pela longa.

Espero ter sido explícito :)

Abraço


boas,

dada a LTA evidente e que não é de hoje,essa alavancagem não deveria estar ao contrário?

Os 11 euros vão ter tanta força como resistência como tiveram como suporte.

O volume é muito mais importante no ataque à reistência do que até chegar lá.

Para os mais curiosos do petróleo e do negócio em si,as empresas prestadoras de serviços à indústria parecem ter "acordado"(SBM offshore-aex, RIG-xnys etç).

cumps


Olá Mapaman,
Na posição de cobertura é que deve ser utilizada alavancagem, para proteger com menos valor o mesmo montante.
Mas penso que a tua questão não é bem essa mas sim o porquê da posição curta ser maior. Os excedentes da posição curta são puramente especulativos e para manter, no máximo, por alguns dias. O volume numa abertura em gap up e subida de quase 10% teria de ser forçosamente maior para ser convincente, independentemente de ser na quebra da resistência que o volume é mais importante e necessário.
Abraço

Edit: Gráfico em anexo
Anexos
GALP ENERGIA-NOM.png
GALP ENERGIA-NOM.png (18.72 KiB) Visualizado 25650 vezes
Editado pela última vez por tiagopt2 em 4/5/2009 21:40, num total de 1 vez.
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

por DOW » 4/5/2009 16:56

Fecho em máximos do dia e para já não reagiu mal á resistência da zona dos 11€
vamos ver se consolida neste patamar para passar ao seguinte ou se leva tudo já pela frente até á proxima resistência que acho se encontrar na casa dos 13€ :)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1347
Registado: 29/12/2005 1:10
Localização: boa pergunta...

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Bing [Bot], Google [Bot], icemetal, silva_39 e 398 visitantes