Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP Renováveis - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 26/10/2009 16:24

EDP-R está oversold (RSI<30), o que já não acontecia desde Outubro do ano passado.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por bp1511 » 26/10/2009 16:19

Hoje seria importante um fecho positivo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1099
Registado: 29/11/2007 2:19
Localização: Vila do Conde

por pinto80 » 26/10/2009 16:13

Como estrégia defensiva, ainda procuro mais alguns sinais de entrada.....continua em valores abaixo da abertura...
http://fiscalidadenoblog.wordpress.com/ - visite e sugira temas oportunos
 
Mensagens: 424
Registado: 5/12/2007 22:29
Localização: Norte

por newone » 26/10/2009 16:02

agora sim vejo interesse de compra...

bn
NEW
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 812
Registado: 11/5/2009 10:04

por Navete » 26/10/2009 14:49

Boas tardes.

E já passamos o milhão em volume. Isto hoje promete.

Tivemos reacção aos 6,66
Como diz o cego, a ver vamos...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1801
Registado: 29/10/2007 16:09
Localização: Póvoa de Stº Adrião

por lmmfigueiredo » 26/10/2009 13:56

newone Escreveu:Sim é verdade. aquilo é apenas um padrao. mas tenho boas expectativas para os proximos tempos. até agora fez uma boa recuperacao. vamos ver se ainda fecha positivo.

bn
NEW


E se não fechar positivo é por que alguém está a comprar a um preço ainda melhor.

:)
 
Mensagens: 11
Registado: 2/6/2009 20:41

por Dansousa » 26/10/2009 12:10

bp1511 Escreveu:
Dansousa Escreveu:
bp1511 Escreveu:Daniel, o porquê destas médias móveis? Foram herdadas do Luislive, estudei-as e gostei dos resultados.

Newone, nessa altura tinhas as médias móveis do teu lado o resto o Daniel já disse.

Agora deixem-me dizer isto - Se há sitio certo para uma entrada longa este é um deles, para quem gosta de arriscar um pouco mais, o stop tem que ser activado com a cotação abaixo dos 6,60.
Eu estou bem com a minha leitura, longo acima da ltd e curto abaixo dos 6,60.

Não vale apena tentar forçar nada, porque todos temos razão.


Ok, obrigado bp, sim eu sei que herdaste essas mm do Luís, mas por exemplo nos gráfico que coloquei acima com as MMS e a EMAs, qual deles dás mais credibilidade/importância, se é que dás a algum deles, aos das MMs ou ao das EMAs???

Abraço
DS


Olá mais uma vez,

Eu olho sempre para as médias móveis, uso quase sempre aquelas (9, 30). Por vezes olho para a 50 com a 200.

Não é importante saber qual a melhor, o importante é estudares uma e dares-te bem com ela.

Fica bem.


Ok bp, obrigado mais uma vez...:wink:

Abraço
DS
DS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 855
Registado: 29/11/2007 2:50
Localização: VCT

por bp1511 » 26/10/2009 12:01

Dansousa Escreveu:
bp1511 Escreveu:Daniel, o porquê destas médias móveis? Foram herdadas do Luislive, estudei-as e gostei dos resultados.

Newone, nessa altura tinhas as médias móveis do teu lado o resto o Daniel já disse.

Agora deixem-me dizer isto - Se há sitio certo para uma entrada longa este é um deles, para quem gosta de arriscar um pouco mais, o stop tem que ser activado com a cotação abaixo dos 6,60.
Eu estou bem com a minha leitura, longo acima da ltd e curto abaixo dos 6,60.

Não vale apena tentar forçar nada, porque todos temos razão.


Ok, obrigado bp, sim eu sei que herdaste essas mm do Luís, mas por exemplo nos gráfico que coloquei acima com as MMS e a EMAs, qual deles dás mais credibilidade/importância, se é que dás a algum deles, aos das MMs ou ao das EMAs???

Abraço
DS


Olá mais uma vez,

Eu olho sempre para as médias móveis, uso quase sempre aquelas (9, 30). Por vezes olho para a 50 com a 200.

Não é importante saber qual a melhor, o importante é estudares uma e dares-te bem com ela.

Fica bem.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1099
Registado: 29/11/2007 2:19
Localização: Vila do Conde

por newone » 26/10/2009 11:58

Dansousa Escreveu:
newone Escreveu:querem padroes?
olha da ultima vez que foi aos ~6,65 aconteceu isto!

bn
NEW


É certo que o valor foi o mesmo (~~6.65) mas olha que a situação não é exactamente a mesma, nem semelhante (na minha opinião)...enquanto que da ultima vez parece que vinha "respirar" da subida, desta vez, vem de uma queda um pouco significativa, o que não quer dizer que a reacção não seja semelhante, apenas quis referir que a situação não é exactamente a mesma............também não quero estar aqui só a dizer que vai descer...nada disso........nada desce para sempre...........

Cmpts
DS


Sim é verdade. aquilo é apenas um padrao. mas tenho boas expectativas para os proximos tempos. até agora fez uma boa recuperacao. vamos ver se ainda fecha positivo.

bn
NEW
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 812
Registado: 11/5/2009 10:04

por Dansousa » 26/10/2009 11:51

bp1511 Escreveu:Daniel, o porquê destas médias móveis? Foram herdadas do Luislive, estudei-as e gostei dos resultados.

Newone, nessa altura tinhas as médias móveis do teu lado o resto o Daniel já disse.

Agora deixem-me dizer isto - Se há sitio certo para uma entrada longa este é um deles, para quem gosta de arriscar um pouco mais, o stop tem que ser activado com a cotação abaixo dos 6,60.
Eu estou bem com a minha leitura, longo acima da ltd e curto abaixo dos 6,60.

Não vale apena tentar forçar nada, porque todos temos razão.


Ok, obrigado bp, sim eu sei que herdaste essas mm do Luís, mas por exemplo nos gráfico que coloquei acima com as MMS e a EMAs, qual deles dás mais credibilidade/importância, se é que dás a algum deles, aos das MMs ou ao das EMAs???

Abraço
DS
DS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 855
Registado: 29/11/2007 2:50
Localização: VCT

por bp1511 » 26/10/2009 11:42

Daniel, o porquê destas médias móveis? Foram herdadas do Luislive, estudei-as e gostei dos resultados.

Newone, nessa altura tinhas as médias móveis do teu lado o resto o Daniel já disse.

Agora deixem-me dizer isto - Se há sitio certo para uma entrada longa este é um deles, para quem gosta de arriscar um pouco mais, o stop tem que ser activado com a cotação abaixo dos 6,60.
Eu estou bem com a minha leitura, longo acima da ltd e curto abaixo dos 6,60.

Não vale apena tentar forçar nada, porque todos temos razão.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1099
Registado: 29/11/2007 2:19
Localização: Vila do Conde

por vaskovic » 26/10/2009 11:34

certo que da ultima vez que foi aos 6,65 ela respondeu em alta, mas também da ultima vez que tinha ido aos 6,80 também tinha respondido em alta...por outro lado, da ultima vez que foi aos 6,65 ela vinha de uma queda bem mais moderada que esta última. Neste momento já caiu 1€ o que, na minha opinião é suficientemente negativo para me manter de fora até "sinais" positivos.

Neste momento sinais do mercado não tenho nenhuns, os sinais que temos são de indicadores que efectivamente as vendas aparentemente se encontram esgotadas. Eu, como não procuro entrar em mínimos para sair em máximos, estou de fora até o mercado me dar os sinais que não consigo antecipar nos indicadores. Na verdade tenho poucas intenções de regressar à EDPR, mas ainda assim, dou a minha modesta contribuição para este tópico que tem sido bastante interessante.

1 abraço
 
Mensagens: 137
Registado: 17/6/2009 11:06
Localização: 16

por Dansousa » 26/10/2009 11:27

newone Escreveu:querem padroes?
olha da ultima vez que foi aos ~6,65 aconteceu isto!

bn
NEW


É certo que o valor foi o mesmo (~~6.65) mas olha que a situação não é exactamente a mesma, nem semelhante (na minha opinião)...enquanto que da ultima vez parece que vinha "respirar" da subida, desta vez, vem de uma queda um pouco significativa, o que não quer dizer que a reacção não seja semelhante, apenas quis referir que a situação não é exactamente a mesma............também não quero estar aqui só a dizer que vai descer...nada disso........nada desce para sempre...........

Cmpts
DS
DS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 855
Registado: 29/11/2007 2:50
Localização: VCT

por newone » 26/10/2009 11:21

querem padroes?
olha da ultima vez que foi aos ~6,65 aconteceu isto!

bn
NEW
Anexos
EDP RENOVAVEIS.JPG
EDP RENOVAVEIS.JPG (40.38 KiB) Visualizado 6404 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 812
Registado: 11/5/2009 10:04

por Dansousa » 26/10/2009 11:21

Eu bem sei que a gente também não pode ser demasiado pessimista porque senão corremos o risco de não entrar em papel nenhum, mas também não podemos ignorar alguns do sinais que nos são dados sob pena de sermos trucidados pelo mercado e deitarmos as culpas para ele quando o controlo da situação (dentro dos limites que nos é permitido!) poderia estar nas nossas mãos...

Depois do sinal dado pelos indicadores do bp (cruzamento em baixa da ma9 com a ma30), outro sinal pode ter sido dado pelas MM da EDPR, se repararmos nas EMA das EDPR a EMA de curto prazo (20 dias) cruzou em baixa a EMA de médio prazo (50 dias), para quem prefere as MM simples esse sinal está prestes a ser dado...

Já agora, aproveito para lançar aqui uma perguntinha ao nosso amigo bp....bp porque é que utilizas as MM simples??? Pelo menos assim é com a mm9 e mm30??

Para além dos sinais que estão a ser dados e como digo os títulos não podem cair indefinidamente, não podemos deixar também de ver que os indicadores começam a ficar bastante esticadinhos (ex. RSI, stochastic)........o volume por seu lado e para as 2 primeiras horas de sessão parece-me com algum significado, penso que a haver uma reacção, teria de ser por esta zona, caso contrário a coisa pode ficar feia................continuo com a lucidez e frieza de quem está fora...........a fazer companhia ao assobio do bp :lol:

Cmpts
DS
Anexos
edpr 2610.PNG
Grafico com EMAs
edpr 2610.PNG (35.5 KiB) Visualizado 6407 vezes
edpr 2610 02.PNG
Grafico com MMs
edpr 2610 02.PNG (35.41 KiB) Visualizado 6403 vezes
DS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 855
Registado: 29/11/2007 2:50
Localização: VCT

por Luka! » 26/10/2009 11:19

newone Escreveu:Millennium investment banking sobe "target" para EDP e EDPR
O Millennium investment banking elevou o preço-alvo da EDP e da EDP Renováveis, para 3,65 e 7,70 euros por acção, respectivamente. A recomendação, para ambas, é de compra.

--------------------------------------------------------------------------------


O Millennium investment banking elevou o preço-alvo da EDP e da EDP Renováveis, para 3,65 e 7,70 euros por acção, respectivamente. A recomendação, para ambas, é de compra.

O “price-target” da EDP passou assim de 3,50 (ano de 2009) para 3,65 euros (ano de 2010), o que confere à eléctrica liderada por António Mexia um potencial de valorização de 20,9% face ao fecho de sexta-feira, quando se fixou nos 3,053 euros.

Em relação à EDP Renováveis, liderada por Ana Maria Fernandes, o Millennium investment banking elevou o preço-alvo de 7,15 (para o ano de 2009) para 7,70 euros (2010), pelo que o potencial de subida é de 13,7% face aos 6,77 euros a que encerrou no final da semana passada.

Os analistas do Millennium investment banking salientam que a EDP tem estado a ter um desempenho bastante bom, tendo em conta o ambiente difícil em que opera actualmente. Além disso, “como o grosso do EBITDA provém de actividades reguladas, a exposição da empresa ao ciclo económico é baixa”, refere a “nota de research” doa analistas daquele banco.

“Nas actividades liberalizadas, onde está exposta ao risco, a execução de uma eficiente política de cobertura de risco ajudou a impulsionar o EBITDA, num ano marcado pelos preços mais baixos da energia”, sublinha a nota de análise.

Com efeito, segundo os mesmos analistas, a EDP cobriu toda a produção de 2009, negociando preços em torno de 60 euros por MWh (acima dos preços de mercado). Em relação a 2010, na apresentação dos resultados do primeiro semestre, a elétrica disse que 70% da produção de 2010 estava já negociada a preços de 50 euros por MWh. “Tendo isto em conta, ajustámos o preço de venda de 2009 para cima e o de 2010 para baixo”, salientam.



Aposta em energias limpas

Os analistas do Millennium investment banking realçam ainda a diminuição da dependência da EDP de fontes de energia primária, que emitem bastante CO2, e a sua maior aposta em energias limpas, como os parques eólicos nos EUA e Europa. “Esta estratégia verde e limpa reduz substancialmente o risco associado a um potencial aumento dos custos depois de assinado o Protocolo Ambiental de Copenhaga, em Dezembro de 200)”, concluem.

Quanto à EDP Renováveis, os analistas salientam que as principais alterações na forma como encaram a empresa, que levou ao aumento do seu “price-target”, provêm da desvalorização do dólar e de um ajuste para a baixa dos factores de carga em Espanha e no resto da Europa.

De acordo com a nota de análise do Millennium investment banking, a EDP Renováveis continuará a crescer e a atender às metas a que se propôs. “Devido à actual capacidade instalada e projectos em construção e à espera de aprovação, estamos convictos de que a EDPR está bem posicionada para garantir rentabilidade de longo prazo e para alcançar o objectivo de 10,5 GW em 2012. Por último, tendo em conta o elevado apoio dado pelos EUA ao sector das energias renováveis, consideramos que a forte aposta da EDPR neste mercado é uma escolha acertada”,



TECNICAMENTE
esta num ponto interessante para compra ... talvez o efeito AC ja esteja integrado ...
:wink:
Anexos
EDP renovaveis.bmp
EDP Renovaveis >>> zona de compra
EDP renovaveis.bmp (241.25 KiB) Visualizado 6421 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3395
Registado: 21/10/2003 21:48

por Luka! » 26/10/2009 10:56

ruisebas Escreveu:Não vejo outra razão nesta descarga senão no facto que se calhar vai mesmo haver aumento de capital como o UBS dizia. Será?

Cumprimentos


UBS diz que Renováveis tem de aumentar capital
Depois do BCP, o UBS volta a decretar a necessidade de aumentos de capital, desta feita para a EDP Renováveis. Uma operação que para o banco helvético poderá realizar-se já em 2010, justificando a obtenção de fundos com o acelerar da expansão da actividade nos EUA e também com a maior dificuldade da empresa-mãe, a EDP, em financiar-se.

--------------------------------------------------------------------------------

Paulo Moutinho
paulomoutinho@negocios.pt


O UBS volta a decretar a necessidade de aumentos de capital, desta feita para a EDP Renováveis. Uma operação que para o banco helvético poderá realizar-se já em 2010, justificando a obtenção de fundos com o acelerar da expansão da actividade nos EUA e também com a maior dificuldade da empresa-mãe, a EDP, em financiar-se.

Para o banco suíço, o "outlook" negativo imposto pela agência de notação financeira Standard & Poor's à EDP dificultou e tornou mais oneroso o acesso aos mercados de dívida. "A ambição da Renováveis em acelerar o ritmo de investimento nos EUA poderá levá-la a avançar com um aumento de capital em 2010", refere o UBS.

... ja veremos mas tem a sua logica...
:?
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3395
Registado: 21/10/2003 21:48

por newone » 26/10/2009 10:54

Millennium investment banking sobe "target" para EDP e EDPR
O Millennium investment banking elevou o preço-alvo da EDP e da EDP Renováveis, para 3,65 e 7,70 euros por acção, respectivamente. A recomendação, para ambas, é de compra.

--------------------------------------------------------------------------------


O Millennium investment banking elevou o preço-alvo da EDP e da EDP Renováveis, para 3,65 e 7,70 euros por acção, respectivamente. A recomendação, para ambas, é de compra.

O “price-target” da EDP passou assim de 3,50 (ano de 2009) para 3,65 euros (ano de 2010), o que confere à eléctrica liderada por António Mexia um potencial de valorização de 20,9% face ao fecho de sexta-feira, quando se fixou nos 3,053 euros.

Em relação à EDP Renováveis, liderada por Ana Maria Fernandes, o Millennium investment banking elevou o preço-alvo de 7,15 (para o ano de 2009) para 7,70 euros (2010), pelo que o potencial de subida é de 13,7% face aos 6,77 euros a que encerrou no final da semana passada.

Os analistas do Millennium investment banking salientam que a EDP tem estado a ter um desempenho bastante bom, tendo em conta o ambiente difícil em que opera actualmente. Além disso, “como o grosso do EBITDA provém de actividades reguladas, a exposição da empresa ao ciclo económico é baixa”, refere a “nota de research” doa analistas daquele banco.

“Nas actividades liberalizadas, onde está exposta ao risco, a execução de uma eficiente política de cobertura de risco ajudou a impulsionar o EBITDA, num ano marcado pelos preços mais baixos da energia”, sublinha a nota de análise.

Com efeito, segundo os mesmos analistas, a EDP cobriu toda a produção de 2009, negociando preços em torno de 60 euros por MWh (acima dos preços de mercado). Em relação a 2010, na apresentação dos resultados do primeiro semestre, a elétrica disse que 70% da produção de 2010 estava já negociada a preços de 50 euros por MWh. “Tendo isto em conta, ajustámos o preço de venda de 2009 para cima e o de 2010 para baixo”, salientam.



Aposta em energias limpas

Os analistas do Millennium investment banking realçam ainda a diminuição da dependência da EDP de fontes de energia primária, que emitem bastante CO2, e a sua maior aposta em energias limpas, como os parques eólicos nos EUA e Europa. “Esta estratégia verde e limpa reduz substancialmente o risco associado a um potencial aumento dos custos depois de assinado o Protocolo Ambiental de Copenhaga, em Dezembro de 200)”, concluem.

Quanto à EDP Renováveis, os analistas salientam que as principais alterações na forma como encaram a empresa, que levou ao aumento do seu “price-target”, provêm da desvalorização do dólar e de um ajuste para a baixa dos factores de carga em Espanha e no resto da Europa.

De acordo com a nota de análise do Millennium investment banking, a EDP Renováveis continuará a crescer e a atender às metas a que se propôs. “Devido à actual capacidade instalada e projectos em construção e à espera de aprovação, estamos convictos de que a EDPR está bem posicionada para garantir rentabilidade de longo prazo e para alcançar o objectivo de 10,5 GW em 2012. Por último, tendo em conta o elevado apoio dado pelos EUA ao sector das energias renováveis, consideramos que a forte aposta da EDPR neste mercado é uma escolha acertada”,
Editado pela última vez por newone em 26/10/2009 10:59, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 812
Registado: 11/5/2009 10:04

por bp1511 » 26/10/2009 10:41

newone Escreveu:o suporte é a zona dos 6,64€.
com tanta descida penso que este podera aguentar.

bn
NEW


Não sei se estás a negociar esse valor, mas tem cuidado porque esse é o valor do fecho. Penso que o mercado pode vir mais abaixo para limpar stop's.

PS. É só mais uma achega...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1099
Registado: 29/11/2007 2:19
Localização: Vila do Conde

por newone » 26/10/2009 10:34

o suporte é a zona dos 6,64€.
com tanta descida penso que este podera aguentar.
reparem que se fechar negativo hoje, ela ficará com 8 SESSOES CONSECUTIVAS DE QUEDA!!
os indicadores pior nao poderiam estar. Ou vai ou racha! Estou dentro!

bn
NEW
Anexos
EDP RENOVAVEIS.JPG
EDP RENOVAVEIS.JPG (19.8 KiB) Visualizado 6608 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 812
Registado: 11/5/2009 10:04

por ruisebas » 26/10/2009 10:12

Não vejo outra razão nesta descarga senão no facto que se calhar vai mesmo haver aumento de capital como o UBS dizia. Será?

Cumprimentos
 
Mensagens: 285
Registado: 6/12/2008 1:58
Localização: Leiria

por newone » 26/10/2009 10:08

ta mesmo muito mau. agora penso só os 6.60 possam suportar a accao.

bn
NEW
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 812
Registado: 11/5/2009 10:04

por daniely » 26/10/2009 2:54

A participação neste tópico tem sido muita e isto dá conta do interesse que se despoletou neste título. Era difícil ficar de fora pelo que também abri posição.

Penso que não irá cair muito mais sem que entretanto dê uma ligeira subida e aí sim teremos de perceber a força de essa subida. O inicio deste movimento descendente foi para mim preocupante pois era feito com volume, que no entanto neste últimos dias esmoreceu.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 154
Registado: 24/3/2008 14:08

Re: RENOVÁVEIS

por Dansousa » 26/10/2009 0:39

bp1511 Escreveu:
soso Escreveu:Análise de Fim de semana, :) .

Cumprimentos bolsistas :wink: .


Boa análise.
Isto é que tem sido um debate "fixe". :)
Todos a ver o mesmo, mas com técnicas de negociar diferentes. :wink:


Mais uma vez vou ter de concordar contigo :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: (e com todo o gosto :wink: ).

Também gostei muito da tua análise e do soso, muito boas mesmo....não excluindo a hipotese levantada pelo Navete, no entanto concordo com o nosso treca (do mel :lol: ) pois parece-me que o prazo de formação da bandeirola está um pouco esticado, o que não invalida de forma alguma a figura, mas....

Quanto ao tópico, também concordo que tem sido excelente, com muita participação e da boa, não sei se é pela excelente situação técnica que a cotada apresenta mas que tem havido muito sumo lá isso tem...pessoal vamos continuar que eu estou a adorar e ........... a aprender para "caraças"....obrigado pessoal...

Abraços :wink:
DS
DS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 855
Registado: 29/11/2007 2:50
Localização: VCT

por Navete » 25/10/2009 16:20

Boas tardes.

Por acaso este tem sido um topico que andava meio morto, e ultimamente tem existido uns debates sãos, trocas de ideias fundamentadas que tenho apreciado tambem. Isto tem mexido... mais que não sejam as letras! :lol:

Estamos todos de acordo:

Os resultados tem que ser maus.

Já estará descontado esse facto no valor actual

Indicadores expremidos ao minimo

possibilidade de forte reacção para norte

Obrigado a todos! :)
Como diz o cego, a ver vamos...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1801
Registado: 29/10/2007 16:09
Localização: Póvoa de Stº Adrião

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Arlos, Bing [Bot], Goya777, joao garcao, latbal, PAULOJOAO, pbasto, Shimazaki_2, trend=friend e 147 visitantes