Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP Renováveis - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por carlosmoraisnoazulprofundo » 3/3/2023 9:55

A EDPR abriu com um grande gap. Para os que acompanham esta cotada há mais tempo: tem por hábito fechar os gaps?
É que, segundo a teoria dos gaps, teria de voltar ali aos 20.40 para fechar o gap antes de retomar a subida :wink:
 
Mensagens: 10
Registado: 25/11/2021 17:26

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 2/3/2023 23:04

forza algarve Escreveu:E a black rock ontem aumentou a sua posição e superou os 3%


Caro forza algarve,
A BlackRock NÃO DROME em serviço.
Pelas informações, agora tornadas públicas pelos responsáveis da EDP (Plano Estratégico 2023-2026), são antecipadas as metas de atingir, em 2024, um rendimento líquido recorrente entre 1,2 e 1,3 mil milhões de euros.
E mais: inquirido o responsável máximo da EDPR sobre se esta meta poderia ser antecipada para 2023, ele respondeu assim:
- Pode-se sempre esperar o inesperado.
Achas Tu que a BlackRock DROME em serviço?
Quem não vai adormecer sou eu.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 2/3/2023 22:51

ParaCima Escreveu:
NirSup Escreveu:
ParaCima Escreveu:Como destruir o valor do investidor... esperem lá, ac de 1mm com investimentos de 21 mm? Disse bem, representa menos de 5% do valor planeado até 2026

Caro ParaCima,
O meu inevitável e inelutável deficit cognitivo não me permite alcançar o alcance da tua afirmação. Podes desenvolver?

Tao simples.... aumento de capital de 1 B para um investimento previsto de 21 B. Faltam mais quantos aumentos de capital para acabar com este derrame de sangue? O objectivo nao é meter dinheiro para a lareira, o objectivo é ter retorno.


Caro ParaCima,
Longe de mim querer converter-te à nobre causa ou melhor ao desígnio nacional das energias renováveis.
Mas para teu descanso gostaria de esclarecer o seguinte: de acordo com o CFO (Rui Teixeira) os tais 21.000 milhões de euros de investimento nas renováveis estão, desde já, garantidos (100% financiados na expressão dele) através de cash flow orgânico, rotação de ativos, entre outras. Pelas outras podes pensar empréstimos bancários e obrigacionistas.
É óbvio que isto não garante que até 2026 não haja novo Aumento de Capital.
É intenção da empresa (o que irá ser conseguido após o Aumento de Capital) manter um rácio entre Dívida Líquida e EBITDA de cerca 3,2 a 3,5. Se por acaso houver um desvio significativo deste rácio ninguém garante que não possa haver novo Aumento de Capital.
Mas repito: para já e até 2026 não se mostra necessário aumentar o capital social da EDPR.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por forza algarve » 2/3/2023 19:18

E a black rock ontem aumentou a sua posição e superou os 3%
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por forza algarve » 2/3/2023 19:07

O fundo paga 19.62 e lock up por 90 dias..
Boa noticia
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por PXYC » 2/3/2023 18:30

A posição da EDP será também diluida, certo?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 558
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por PIKAS » 2/3/2023 14:09

forza algarve Escreveu:PRONTO..ESTÁ FEITO
com o fim de financiar parcialmente o seu próprio plano de negócios, também a EDP Renováveis irá levar a cabo um novo aumento de capital de mil milhões de euros (depois do último, que teve lugar em 2021) inteiramente suportado por um acordo de investimento com o fundo soberano de Singapura, "um dos principais investidores mundiais a longo prazo". No âmbito desta operação, o novo investidor compromete-se a subscrever novas ações para o aumento de capital.

Pelo que consigo deduzir o fundo soberano irá, sózinho, subscrever todas ou quase todas as novas acções que forem emitidas em resultado do AC.
Se assim for discordo. Acho que o AC deveria ser aberto a todos os accionistas na exacta proporção das acções que já detem, sendo que as novas seriam colocadas, como é habitual, com algum desconto. As que sobrassem é que estariam reservadas para este investidor.
O facto de entrar no capital um fundo soberano " um dos principais investidores mundiais a longo prazo " é, quanto a mim, muito positivo.
Acho que quem quis comprar EDPR a bom preço já teve oportunidade, esse tempo já foi. Os 25€ estarão aí novamente em meia duzia de meses.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1714
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por forza algarve » 2/3/2023 13:22

O mercado adorou os anúncios..agora é aguardar que continue a subir a boleia dos investimentos e qhem sabe do aumento do preço do gás
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Carrancho_ » 2/3/2023 13:15

ParaCima Escreveu:
NirSup Escreveu:
ParaCima Escreveu:Como destruir o valor do investidor... esperem lá, ac de 1mm com investimentos de 21 mm? Disse bem, representa menos de 5% do valor planeado até 2026


Caro ParaCima,
O meu inevitável e inelutável deficit cognitivo não me permite alcançar o alcance da tua afirmação. Podes desenvolver?



Tao simples.... aumebto de capital de 1 B para um investimento previsto de 21 B. Faltam mais quantos aumentos de capital para acabar com este derrame de sangue? O objectivo nao é meter dinheiro para a lareira, o objectivo é ter retorno.

Felizmente, as taxas de juro estao a baixar...


Trata-se de alavancar investimentos, não de arranjar capital para os investimentos que já estão na calha.

Ainda que o acionista veja a sua posição diluída isso não significa necessariamente que perdeu valor. Também não creio que aqui ande alguém que quer ter uma posição qualificada mas sim obter ganhos com a transação das ações. Pessoalmente prefiro ter 1% de algo que vale 100 do que 2% de algo que vale 40.

Para a maioria dos que aqui andam, ou mesmo todos, a questão é se os resultados vão ou não justificar o investimento financiado pelo AC, muitos nem necessitam de esperar por eles, basta que o mercado os antecipe.
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por ParaCima » 2/3/2023 12:42

NirSup Escreveu:
ParaCima Escreveu:Como destruir o valor do investidor... esperem lá, ac de 1mm com investimentos de 21 mm? Disse bem, representa menos de 5% do valor planeado até 2026


Caro ParaCima,
O meu inevitável e inelutável deficit cognitivo não me permite alcançar o alcance da tua afirmação. Podes desenvolver?



Tao simples.... aumebto de capital de 1 B para um investimento previsto de 21 B. Faltam mais quantos aumentos de capital para acabar com este derrame de sangue? O objectivo nao é meter dinheiro para a lareira, o objectivo é ter retorno.

Felizmente, as taxas de juro estao a baixar...
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 2/3/2023 12:15

ParaCima Escreveu:Como destruir o valor do investidor... esperem lá, ac de 1mm com investimentos de 21 mm? Disse bem, representa menos de 5% do valor planeado até 2026


Caro ParaCima,
O meu inevitável e inelutável deficit cognitivo não me permite alcançar o alcance da tua afirmação. Podes desenvolver?
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 654235 » 2/3/2023 12:15

será que é desta ?
Anexos
edpr.jpg
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4377
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 654235 » 2/3/2023 11:58

ParaCima Escreveu:Como destruir o valor do investidor... esperem lá, ac de 1mm com investimentos de 21 mm? Disse bem, representa menos de 5% do valor planeado até 2026



já tinha saudades do parabaixo :mrgreen: :mrgreen: ...já sei, já sei a EDPR é uma mxxx
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4377
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por ParaCima » 2/3/2023 11:56

Como destruir o valor do investidor... esperem lá, ac de 1mm com investimentos de 21 mm? Disse bem, representa menos de 5% do valor planeado até 2026
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por forza algarve » 2/3/2023 10:42

Num dia vermelho a nossa cavalinha voa..
Força malta qje é aqui a vitória.
Despejadas as duvidas sobre o aumento agora é a subir
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por Goya777 » 2/3/2023 9:54

Bem identificado pelo Nirsup ha varias semanas. Nem sempre concordo com o que escreves mas aqui :clap:
 
Mensagens: 2808
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 2/3/2023 9:01

Medalha de Cortiça

Acreditem ou não, estou neste fórum por diversão. Não estou aqui numa busca frenética pelo Santo Graal: a busca incessante pelo meu bem-estar espiritual e paz de espírito interior afasta-me cada vez mais dos bens materiais. Mas sou um jogador. O jogo dá-me a adrenalina que preciso para viver.
Vem isto a propósito (até e por acaso não vem nada a propósito) do anunciado Aumento de Capital da EDPR. Imodéstia à parte, se alguém falou neste fórum (e não só neste fórum) do Aumento de Capital da EDPR fui eu. E mais: afirmei que a subscrição do Aumento de Capital seria pelo preço de 19 a 20 euros.
A convergência da cotação aos valores do Aumento de Capital aconteceu paulatinamente. Como é óbvio. Por razões óbvias (e outras que não são tão óbvias)
Não, não aceito qualquer medalha de cortiça.
Irei investir na EDPR forte e feio nos próximos dias como se não houvesse amanhã. Estava apenas à espera deste dia: aguardo a definição do preço do Aumento de Capital.
Bom Dia e Bons Negócios a todos.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por forza algarve » 2/3/2023 8:15

PRONTO..ESTÁ FEITO
com o fim de financiar parcialmente o seu próprio plano de negócios, também a EDP Renováveis irá levar a cabo um novo aumento de capital de mil milhões de euros (depois do último, que teve lugar em 2021) inteiramente suportado por um acordo de investimento com o fundo soberano de Singapura, "um dos principais investidores mundiais a longo prazo". No âmbito desta operação, o novo investidor compromete-se a subscrever novas ações para o aumento de capital.
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 654235 » 1/3/2023 18:16

gostei do movimento da parte da tarde...tudo preparado para a corrida amanhã...a cunha tb funcionou com uma doji mesmo na última hora
Anexos
edpr.jpg
edpr2.jpg
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4377
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por forza algarve » 1/3/2023 17:26

ze couves Escreveu:estamos a falar de um accelerated book building. Não é aumento de capital mas mais um IPO.
O problema é que se as acções forem vendidas a 1 valor baixo, a cotação vai convergir para esse valor.

Calma..aguardemos..o.bom hoje que todo o setor caiu..portanto nao é uma questão de fuga da edpr
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 1/3/2023 16:25

ze couves Escreveu:estamos a falar de um accelerated book building. Não é aumento de capital mas mais um IPO.
O problema é que se as acções forem vendidas a 1 valor baixo, a cotação vai convergir para esse valor.


Caro zé couves
Tem lá paciência. É um Aumento de Capital para todos os efeitos, com emissão de novas ações e com diluição do valor das restantes ações detidas pelos acionistas da EDPR. É um Aumento de Capital restrito, mas um Aumento de Capital. A cotação irá convergir para o valor fixado para a subscrição das novas ações.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por ze couves » 1/3/2023 15:50

estamos a falar de um accelerated book building. Não é aumento de capital mas mais um IPO.
O problema é que se as acções forem vendidas a 1 valor baixo, a cotação vai convergir para esse valor.
 
Mensagens: 282
Registado: 24/5/2021 17:51

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por forza algarve » 1/3/2023 15:17

Sim verdade Nirsup..deve estar ja tudo cozinhado..mas amanha saberemos mais
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 1/3/2023 15:12

654235 Escreveu:não vejo falarem em aumento de capital...apenas e só em venda de posição...parceria...aumento de capital é algo total/ diferente...no entanto amanhã já se sabe qual a estratégia para os próximos tempos


Certo, tens razão. Pode ser uma mera cedência de posição acionista da EDP na EDPR. Mas o objetivo final será semelhante: obter o capital necessário para alavancar o negócio das renováveis.
E a ser assim será uma ótima notícia para os acionistas da EDPR. Mas a cotação em Bolsa da EDPR não mostra nada disso.

Em tempo: a notícia da Reuters que circula na Net não diz nada disso. Fala de uma colocação privada de ações da EDPR (para investidores institucionais).
By Nirvana
Editado pela última vez por NirSup em 1/3/2023 15:19, num total de 1 vez.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por NirSup » 1/3/2023 15:05

forza algarve Escreveu:Procurar nao è achar.. calma..e no artigo fala de 10% de possivel cedencia de capital ..
Para os pequeno nao muda quase nada


Caro forza algarve, procura (sem achar) ler nas entrelinhas. A esta hora já foram feitos os contactos que importava fazer. E mais: já haverá até acordo sobre o valor de subscrição das ações pelos NOVOS SÓCIOS da EDPR. É óbvio que não estás obrigado a acreditar nisto (nem Tu nem ninguém), mas eu acredito piamente nisso.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], farami, Google [Bot], latbal, Nuno V, Shimazaki_2 e 390 visitantes