Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP Renováveis - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Zecatreca_1001 » 11/11/2009 19:19

aleixon Escreveu:Elias,

Posso tentar ajudar novamente:
1) estude a relação entre velocidade do vento, potência e energia;
2) depois de saber bem os conceitos anteriores, estude as características dos regimes de ventos;
3) (não tente passar para esta fase sem ter estudado bem as etapas anteriores) calcule o potencial eólico com base nos dados de vento que apresentou (vai poder concluir melhor em que período de facto existe mais vento).
4)caso pretenda continuar no processo de aprendizagem, estude os principios básicos de funcionamento de um aerogerador e poderá calcular de forma aproximada a produção estimada de um aerogerador;

Depois disto, caso continue com mais alguma dúvida, poderei ajudar com muito gosto. Sem isto não vale a pena continuar pois apenas poderá afirmar da sua razão sem nenhum fundamento científico.

Cumprimentos,
NA

Deves ser eng. na martifer carago! ;)

Como anda aí a menina dos vossos olhos? esta mau...
Azeda e que azeda.... brrrrrgggg... :oops: Ha-de espevitar. Navete tu nao foste espairecer. Foste ao cigarrito nao foi???... :mrgreen: :mrgreen:

Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5593
Registado: 29/11/2007 10:54
Localização: Aveiro

por Elias » 11/11/2009 18:49

aleixon,

Em minha opinião o forum é para partilhar informações e não para mandar os outros estudar os assuntos.

Eu partilhei a informação de que disponho sobre a velocidade do vento.

Tu não partilhas coisa nenhuma e manténs a tua postura de mandar os outros estudar os assuntos. Transmites a ideia de que dispões do conhecimento mas não o queres partilhar.

Se realmente tens conhecimento da "relação entre velocidade do vento, potência e energia", porque não o partilhas aqui?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por aleixon » 11/11/2009 18:37

Elias,

Posso tentar ajudar novamente:
1) estude a relação entre velocidade do vento, potência e energia;
2) depois de saber bem os conceitos anteriores, estude as características dos regimes de ventos;
3) (não tente passar para esta fase sem ter estudado bem as etapas anteriores) calcule o potencial eólico com base nos dados de vento que apresentou (vai poder concluir melhor em que período de facto existe mais vento).
4)caso pretenda continuar no processo de aprendizagem, estude os principios básicos de funcionamento de um aerogerador e poderá calcular de forma aproximada a produção estimada de um aerogerador;

Depois disto, caso continue com mais alguma dúvida, poderei ajudar com muito gosto. Sem isto não vale a pena continuar pois apenas poderá afirmar da sua razão sem nenhum fundamento científico.

Cumprimentos,
NA
 
Mensagens: 56
Registado: 29/11/2007 1:48
Localização: Aveiro

por Elias » 11/11/2009 18:09

aleixon,

Tenho pena que te recuses a responder. Não voltarei a insistir.

Mas que isto fique bem claro: eu sustentei as minhas afirmações sobre o vento com dados oficiais que foram disponibilizados pelo Instituto de Meteorologia.
Tu não apresentaste dados nenhuns sobre a velocidade do vento e, apesar das minhas insistências, recusas-te a responder ou sequer a comentar os dados que apresentei e preferes ficar na tua.

Se quiseres amuar, amuas. Estás no teu direito.

Fica bem.

Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Cultureclub » 11/11/2009 18:05

:shock: :shock:

Chiiii. Tanta ventania e tanto ruído por causa desta ilustre senhora que teima em nos empobrecer alegremente. :lol:

De facto, hoje houve umas passagens interessantes que poderão adivinhar fortes movimentos para breve, mas em que sentido?

Navete, estás envolvido nisto, eu logo vi! Estás a mudar de correctora/banco? :twisted:

Se preciasares de uma ajuda para fazeres as mudanças, apita. :wink:
 
Mensagens: 46
Registado: 28/10/2009 18:20

por aleixon » 11/11/2009 18:01

no comments
 
Mensagens: 56
Registado: 29/11/2007 1:48
Localização: Aveiro

por Elias » 11/11/2009 17:58

aleixon Escreveu:tanto disparate seguido!!! em Portugal, por enquanto, toda a produção é entregue à rede. O que disse não faz sentido nenhum!!!


- continuas a não fornecer dados sobre a velocidade do vento e continuas a basear-te nos dados da energia produzida para tirar as tuas conclusões.

- continuas a recorrer a termos pouco apropriados, nomeadamente a classificar o que escrevi como disparates.

Ou seja, foges ao tema e partes para o ataque, dizendo que eu escrevo disparates e coisas sem sentido.


Tenho duas perguntas para ti:

- os dados do IM que apresentei sobre a velocidade do vento não te suscitam nenhum comentário?

- afinal tu tens ou não dados que sustentem a tua afirmação de que o vento é mais forte no Inverno?


Ah e já agora peço-te que moderes a linguagem, pois estás cada vez mais próximo dos limites que são aceites neste Forum.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por aleixon » 11/11/2009 17:52

Elias Escreveu:Basicamente estás a sugerir que eu sou ignorante na matéria. Não te fica muito bem, especialmente considerando que não apresentaste aqui dados nenhuns sobre a velocidade do vento. Preferia que tivesses apresentado os dados que te pedi em lugar de fazeres essas considerações.


Não estou a tentar dar-lhe nenhum tipo de qualificação. O Elias é que se classificou, por isso não coloque palavras que eu não disse.

para bom entendedor meia palavra basta. repito o que já apresentei: estude melhor a matéria e verá que os dados que apresentei são mais que suficientes.

Elias Escreveu:Que a energia produzida é maior no Inverno, é para mim evidente. No Inverno há maior procura por energia eléctrica, tanto para iluminação (o que é natural, pois os dias são mais curtos), como para aquecimento (o que também é natural, pois os dias são mais frios). Se há mais procura, é natural que se produza mais. Sempre assim foi e continuará a ser.

Deste modo, o facto de haver maior produção no Inverno tem pois a ver com maior procura e não necessariamente com a existência de vento.


tanto disparate seguido!!! em Portugal, por enquanto, toda a produção eólica é entregue à rede. O que disse não faz sentido nenhum!!!
 
Mensagens: 56
Registado: 29/11/2007 1:48
Localização: Aveiro

por Navete » 11/11/2009 17:41

Leilão com alguma força...

Essas passagens... são muito esquesitas, ajustes de fundos?? :wink:

Volto mais logo para uma analise... agora tenho que ir espairecer...
Como diz o cego, a ver vamos...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1801
Registado: 29/10/2007 16:09
Localização: Póvoa de Stº Adrião

por anas » 11/11/2009 17:29

mais uma pasagem de de 189 mil acçoes desta menina,coisa estranha. :roll:
 
Mensagens: 1257
Registado: 29/2/2004 22:20
Localização: senhora da hora

por Elias » 11/11/2009 17:16

aleixon Escreveu:se não conseguiu interpretar os dados da página 2 do link que anexei, deverá estudar melhor a matéria se pretender aprofundar o assunto.


Basicamente estás a sugerir que eu sou ignorante na matéria. Não te fica muito bem, especialmente considerando que não apresentaste aqui dados nenhuns sobre a velocidade do vento. Preferia que tivesses apresentado os dados que te pedi em lugar de fazeres essas considerações.

O Link da REN que indicaste não faz qualquer referência à velocidade do vento.

aleixon Escreveu:tente ver no site da dgge com a caracterização por zonas (pagina 19) do link: http://www.dgge.pt?cr=10701
se reparar o numero de horas entre outubro a fevereiro é sempre superior (atenção que estes dados referem-se apenas de ago/2008 a 1go/2009.


aleixon, eu pedi-te dados sobre a velocidade do vento e não sobre a energia produzida.

Que a energia produzida é maior no Inverno, é para mim evidente. No Inverno há maior procura por energia eléctrica, tanto para iluminação (o que é natural, pois os dias são mais curtos), como para aquecimento (o que também é natural, pois os dias são mais frios). Se há mais procura, é natural que se produza mais. Sempre assim foi e continuará a ser.

Deste modo, o facto de haver maior produção no Inverno tem pois a ver com maior procura e não necessariamente com a existência de vento.
aleixon Escreveu:Elias, acredite no que lhe digo porque falo com propriedade: em média, para Portugal, no longo prazo, no período de Outubro a Março, o vento é mais forte que no restante período.


Enquanto não me apresentares dados que sustentem aquilo que afirmas, não consigo acreditar no que me dizes.

Pela minha parte deixo-te aqui dois gráficos interessantes que apresentam dados sobre este assunto. Os dados foram obtidos pelo IM e estão disponíveis num relatório feito no âmbito dos estudos para o novo aeroporto (que podes ver aqui http://www.moptc.pt/tempfiles/20080114195431moptc.pdf). O primeiro gráfico refere-se à Ota e o segundo ao Montijo.

Os gráficos evidenciam aquilo que eu já achava mesmo sem os ter visto: os dias de Verão são em geral bastante mais ventosos que os dias de Inverno. Olhando para os gráficos podes verificar que nos meses de Dezembro e Janeiro predominam os dias com 1 a 5 nós (vento fraco ou calmaria) ao passo que nos meses de Verão os ventos de 6 a 10 nós (vento fraco a moderado) são os mais frequentes, havendo também uma maior frequência de ocorrência de ventos de 11 a 15 nós (vento moderado a forte) . O link que indiquei tem também dados para Fevereiro e Agosto e as conclusões são semelhantes (ventos mais intensos, em média, em Agosto do que em Fevereiro).

Estes dados podem ir no sentido contrário ao chamado “senso comum” mas a realidade é esta e os dados estão à vista.

Se por acaso dispões de dados sobre a velocidade do vento que evidenciem o contrário, por favor apresenta-os aqui.

1 abraço,
Elias
Anexos
vento ota.PNG
vento ota.PNG (86.05 KiB) Visualizado 5548 vezes
vento montijo.PNG
vento montijo.PNG (91.66 KiB) Visualizado 5528 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por aleixon » 11/11/2009 16:43

Elias Escreveu:aleixon,

Tu indicaste-me o site da REN e da DGGE mas como deves calcular não faz muito sentido eu andar a navegar pelo site à procura de uma informação que tu sabes onde está e eu não sei. Foi por isso que pedi para apresentares números.

Entretanto estive a ver o link que referes e não escreve em parte alguma que o vento é mais forte no Inverno.

Eu continuo a perguntar-te: podes apresentar números que sustentem a tua ideia de que o vento é mais forte no Inverno?


se não conseguiu interpretar os dados da página 2 do link que anexei, deverá estudar melhor a matéria se pretender aprofundar o assunto.

tente ver no site da dgge com a caracterização por zonas (pagina 19) do link: http://www.dgge.pt?cr=10701

se reparar o numero de horas entre outubro a fevereiro é sempre superior (atenção que estes dados referem-se apenas de ago/2008 a 1go/2009.

Elias, acredite no que lhe digo porque falo com propriedade: em média, para Portugal, no longo prazo, no período de Outubro a Março, o vento é mais forte que no restante período.

espero ter ajudado.
 
Mensagens: 56
Registado: 29/11/2007 1:48
Localização: Aveiro

por ruisebas » 11/11/2009 16:41

Sr_SNiper Escreveu:
Navete Escreveu:Confirmam a quebra da MA200? :(

Não estou a prever um fecho bom... aliás vem ai o apocalipse... :twisted:

Vem ai vento chuva rais e trovões... Vou saltar fora do barco...


200.000.... Foste tu sniper? :lol:
Anexos
asd.bmp
asd.bmp (63.54 KiB) Visualizado 5627 vezes
 
Mensagens: 285
Registado: 6/12/2008 1:58
Localização: Leiria

por Navete » 11/11/2009 16:40

Acabaram de colocar um tampão nos 6,722...

É mesmo para cortar as pernas... :(
Como diz o cego, a ver vamos...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1801
Registado: 29/10/2007 16:09
Localização: Póvoa de Stº Adrião

por Sr_SNiper » 11/11/2009 16:33

Navete Escreveu:Confirmam a quebra da MA200? :(

Não estou a prever um fecho bom... aliás vem ai o apocalipse... :twisted:

Vem ai vento chuva rais e trovões... Vou saltar fora do barco...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por Elias » 11/11/2009 16:27

aleixon,

Tu indicaste-me o site da REN e da DGGE mas como deves calcular não faz muito sentido eu andar a navegar pelo site à procura de uma informação que tu sabes onde está e eu não sei. Foi por isso que pedi para apresentares números.

Entretanto estive a ver o link que referes e não escreve em parte alguma que o vento é mais forte no Inverno.

Eu continuo a perguntar-te: podes apresentar números que sustentem a tua ideia de que o vento é mais forte no Inverno?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: EDPR

por aleixon » 11/11/2009 16:23

aleixon Escreveu:confirmo que existe sazonalidade na produção eólica. Em média a velocidade do vento é superior no Inverno.


podes apresentar dados concretos?[/quote]

já tinha deixado a referência para consultar o site da dgge ou da ren!!! (um link: http://www.centrodeinformacao.ren.pt/PT ... 202008.pdf)

posso acrescentar, que se fizer pesquisa na internet, poderá encontrar alguns estudos, para Portugal, séries de longo prazo, apresentando esta característica de sazonalidade.
 
Mensagens: 56
Registado: 29/11/2007 1:48
Localização: Aveiro

por Navete » 11/11/2009 16:16

Confirmam a quebra da MA200? :(

Não estou a prever um fecho bom... aliás vem ai o apocalipse... :twisted:
Como diz o cego, a ver vamos...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1801
Registado: 29/10/2007 16:09
Localização: Póvoa de Stº Adrião

Re: EDPR

por Elias » 11/11/2009 16:02

surviver Escreveu:Bem... aquilo que é obvio não costuma ter explicação. Qualquer das formas são pontos de vista... respeito.


Não me parece que seja uma questão de pontos de vista.
Ou velocidade do vento é superior no Inverno, ou não é.

aleixon Escreveu:confirmo que existe sazonalidade na produção eólica. Em média a velocidade do vento é superior no Inverno.


podes apresentar dados concretos?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Sr_SNiper » 11/11/2009 14:41

abriu bem... mas já esta quase no vermelho... Andamos a perder dinheiro devagarinho...
Ficaa o meu desabafo... :)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: EDPR

por surviver » 11/11/2009 13:11

aleixon Escreveu:
Elias Escreveu:
surviver Escreveu:Obviamente. Mas há duvidas quanto a isso?


Para mim não é nada óbvio. E sim, tenho as maiores dúvidas.

Podes por favor explicar porque é que consideras óbvio?


confirmo que existe sazonalidade na produção eólica. Em média a velocidade do vento é superior no Inverno. Tendo em conta que a energia corresponde ao cubo da velocidade do vento, esta sazonalidade é mais expressiva quando expressa em energia, em vez de velocidade.

podem aceder a esta informação no site da REN e da DGGE


Obrigado...

Era o que eu previa
 
Mensagens: 116
Registado: 29/11/2007 13:40
Localização: Oliveira de azeméis

por anas » 11/11/2009 13:03

eu nao sou analista mas**com a recuperaçao ai a porta como dizem a energia so tem que manter ou ate subir ou nao?è o que eu penso. :wink:
 
Mensagens: 1257
Registado: 29/2/2004 22:20
Localização: senhora da hora

Re: EDPR

por aleixon » 11/11/2009 13:01

Elias Escreveu:
surviver Escreveu:Obviamente. Mas há duvidas quanto a isso?


Para mim não é nada óbvio. E sim, tenho as maiores dúvidas.

Podes por favor explicar porque é que consideras óbvio?


confirmo que existe sazonalidade na produção eólica. Em média a velocidade do vento é superior no Inverno. Tendo em conta que a energia corresponde ao cubo da velocidade do vento, esta sazonalidade é mais expressiva quando expressa em energia, em vez de velocidade.

podem aceder a esta informação no site da REN e da DGGE
 
Mensagens: 56
Registado: 29/11/2007 1:48
Localização: Aveiro

É do Diário Económico....

por rasteiro » 11/11/2009 12:55

mas neste momento já não está disponivél...

Abraços



anas Escreveu:de quando è essa noticia???e que la diz que a edp esta a subir para os 6,70 e ela hoje nenca esteve nesse valor sempre acima.
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

edp r

por anas » 11/11/2009 12:40

ok ja vi a noticia.mas nada de mais o preço alvo ainda esta acima da cotaçao actual e nao esquecer que a edp r nao esta so em espanha esta em expançao pelo mundo fora.ja agora viram aquela passagem de 100 mil acçoes à meia hora atras.
 
Mensagens: 1257
Registado: 29/2/2004 22:20
Localização: senhora da hora

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Cem pt, Jonas74, PAULOJOAO, Xacal e 366 visitantes