Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP Renováveis - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP Renováveis - Tópico Geral

por 654235 » 22/4/2025 23:14

a EDPR parece ter feito fundo. Acima da zona dos 9-9,50 terei a certeza
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)

Registado: 10/4/2006 13:55

por SalvaFP » 22/4/2025 19:44

o negocio da EDPR nos USA não está assim tão mal...
quanto á fusão ....continua na tecla, está sempre em cima da mesa, mas está confortável com a atual estrutura, Na realidade não será ele a decidir mas os maiores accionistas !!

Registado: 3/7/2023 13:03

por 654235 » 22/4/2025 19:23

O Stilwell já começa a falar em algo que o Elon Musk fala há anos. Falta de eletricidade para alimentar os data centers. Já começou também a construir os packs de baterias para guardar energia. Uma das vertentes da Tesla que tem criado valor à empresa.

E também no mesmo artigo ele continua claro a dizer não há fusão entre EDPR e EDP.
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)

Registado: 10/4/2006 13:55

por BearManBull » 21/4/2025 17:44

Opcard33 Escreveu:Eu li e tiro a conclusão parece ser uma grande dor de cabeça é muito mais fácil desligar as alternativas , as instalações de gás, car­vão ou cen­trais nucle­a­res, não é fácil rei­ni­ciá-las.

Atenção que este ano as barragens estão a transbordar água.

É um dos enormes problemas das alternativas geram electricidade quando não é necessário e não a geram quando é preciso.

Mais factores a contribuir para o desinteresse é que os parques começam a estar demasiado velhos, custam mais a manter e eventualmente vai ter de se subsistir tudo, uma conta incomportável sem intervenção externa.

Há mais problemas como a exigência de mão de obra qualificada em larga escala. Adicionar a complexidade de gestão das redes, os custos de juros, a competitividade do oil, falta de subsídios agora que os fundos vão ser canalizados para as armas. Tempestade perfeita. Dentro de 20 vão ficar com entulho espalhado pelo país é o que é.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

Registado: 15/2/2011 11:59

por Dc team » 21/4/2025 15:37

Na prática o dividendo este ano foi somente de 8 cêntimos?
Estou tentado a entrar para uma possível OPA da EDP mas queria perceber a remuneração de dividendos caso a mantenha por mais tempo.

Registado: 10/7/2018 15:11

por hugob0ss » 16/4/2025 14:45

Opcard33 Escreveu:Eu li e tiro a conclusão parece ser uma grande dor de cabeça é muito mais fácil desligar as alternativas , as instalações de gás, car­vão ou cen­trais nucle­a­res, não é fácil rei­ni­ciá-las.

Nas últi­mas 2-3 sema­nas dia­ri­a­mente situações de pro­du­ção sig­ni­fi­ca­ti­va­mente supe­ri­o­res à pro­cura, o que leva a epi­só­dios de pre­ços nega­ti­vos

Os pro­du­to­res de ener­gia eólica e solar tem incen­ti­vos finan­cei­ros para se reti­ra­rem durante nestes epi­só­dios, com pré­mios , alguns deles não o fazem.

Nestas ­ con­di­ções, a RTE tem difi­cul­dade em saber ante­ci­pa­da­mente qual o volume de pro­du­ção a modu­lar, ou não, depen­dendo do preço de mer­cado.

Isso leva a dese­qui­lí­brios sig­ni­fi­ca­ti­vos com risco de Blackout , nem pode ser de mais nem de menos .

Acho que já li algures no fórum uma explicação para esses episódios de preços negativos. Seriam em alturas em que não há procura, provavelmente à noite, quando está tudo a dormir.
BenjaminMartins Escreveu:
Opcard33 Escreveu:E continuam os preços negativos está aqui alguém habilitado para falar das consequências para a EPDr ou mesmo para a EDP.

“ No domingo, dia 30 de março, registou-se um recorde de preços negativos no mercado ibérico, com -5,21 euros por megawatt-hora em Espanha e -4 euros por megawatt-hora em Portugal, identifica a Selectra, acrescentando que desde 1 de abril têm voltado a ocorrer novos períodos de preços negativos em diferentes dias.”

Boa tarde,

No site da REN poderá consultar toda a informação relativas aos preços no mercado grossista.

https://datahub.ren.pt/

O preço médio do 1T2025 foi de cerca de 85€ MWh.

Esses preços negativos são registados pontualmente em alguns dias entre o 12:00 e as 5:00 em que há uma confluência de muito vento, sol e água nas barragens.
O preço médio do dia é sempre positivo apesar deste início do 2T2025 os preços terem caído em resultado da confluência de muito vento, sol e barragens em níveis máximos.
Hoje por exemplo, o preço médio situou-se nos 55€ aproximadamente.
É de esperar que o consumo de energia continue a aumentar com impacto na procura e preço e a produção de energia baixe com a descida de água armazenada nas barragens e dias com menor índice de vento o que levará a uma maior estabilidade de preços e subida do preço médio do MWh.

Prevê-se que adopção e instalação de baterias junto a fontes de energia renovável para armazenamento de energia também tenha um impacto positivo nos preços (para os produtores) no médio longo prazo porque permitirá armazenar os excedentes de produção em horas de baixo consumo para os picos de consumo em que o preço do MWh é mais elevado.

É o problema da produção das energias renováveis, são intermitentes, só quando há sol ou vento é que funcionam.
Por exemplo, durante a noite até há mais vento, mas não há consumo.
O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.

Registado: 23/10/2008 14:18

por Opcard33 » 16/4/2025 13:15

Eu li e tiro a conclusão parece ser uma grande dor de cabeça é muito mais fácil desligar as alternativas , as instalações de gás, car­vão ou cen­trais nucle­a­res, não é fácil rei­ni­ciá-las.

Nas últi­mas 2-3 sema­nas dia­ri­a­mente situações de pro­du­ção sig­ni­fi­ca­ti­va­mente supe­ri­o­res à pro­cura, o que leva a epi­só­dios de pre­ços nega­ti­vos

Os pro­du­to­res de ener­gia eólica e solar tem incen­ti­vos finan­cei­ros para se reti­ra­rem durante nestes epi­só­dios, com pré­mios , alguns deles não o fazem.

Nestas ­ con­di­ções, a RTE tem difi­cul­dade em saber ante­ci­pa­da­mente qual o volume de pro­du­ção a modu­lar, ou não, depen­dendo do preço de mer­cado.

Isso leva a dese­qui­lí­brios sig­ni­fi­ca­ti­vos com risco de Blackout , nem pode ser de mais nem de menos .

Registado: 9/9/2013 15:13

por hugob0ss » 16/4/2025 12:47

Opcard33 Escreveu:Não sei o que se passa em Portugal mas os preços negativos na eletricidade são uma realidade .

“ No entanto, para que a rede não "salte", a oferta deve ser sem­pre igual à pro­cura.

E é aí que o pro­blema dói: a RTE está a lutar para tra­var meios de pro­du­ção sufi­ci­en­tes, em par­ti­cu­lar reno­vá­veis, para alcan­çar este equi­lí­brio. "Os pre­ços de mer­cado são tão bai­xos que mui­tas cen­trais eléc­tri­cas já estão des­li­ga­das.

Mas isso não é sufi­ci­ente, e falta-nos a capa­ci­dade de nos ajus­tar­mos para baixo", salie­nta Eme­ric de Vigan, con­sul­tor no domí­nio da ener­gia.
Resul­tado: desde 4 de Março, a orga­ni­za­ção teve de cor­tar 13 vezes os par­ques eóli­cos e sola­res, um recorde abso­luto. …”

Gostava de ler essa entrevista em detalhe. É que até podem estar a desligar os parques eólicos e solares , mas é porque ligaram as centrais nucleares à rede, mas como não é mencionado na citação, ficamos sem saber.

por SalvaFP » 16/4/2025 11:07

a EDPR recuperou dos mínimos, mas ainda está abaixo do valor da opv, os 8 euros, e muito abaixo dos valores em que andou bem acima dos 20 euros, nos últimos 12 meses acumula uma queda superior a 40%..
Ontem uma compra de 10000 de um administrador..
Posição curta na EDP de valor já relevante..
Situação na Colômbia pode ser menos negativa que a já contabilizada..
E com certeza alguma pressão dos grandes investidores institucionais para a EDP comprar o restante ...a pressa com que o CEO veio desmentir interesse na fusão com a espanhola...
Tudo me leva a acreditar que uma operação de retirada de bolsa da EDPR pode estar a ser preparada...resta saber quando e a que preço...não acredito em valores superiores ao intervalo 9-10 euros..
No curo prazo será negativo para a edp, pela possível aumento capital, diluição e diminuição do dividendo futuro..no longo prazo pode vir a ser excelente negocio..

por Opcard33 » 16/4/2025 10:17

Opcard33 Escreveu:
hugob0ss Escreveu:
Opcard33 Escreveu:Não sei o que se passa em Portugal mas os preços negativos na eletricidade são uma realidade .

“ No entanto, para que a rede não "salte", a oferta deve ser sem­pre igual à pro­cura.

E é aí que o pro­blema dói: a RTE está a lutar para tra­var meios de pro­du­ção sufi­ci­en­tes, em par­ti­cu­lar reno­vá­veis, para alcan­çar este equi­lí­brio. "Os pre­ços de mer­cado são tão bai­xos que mui­tas cen­trais eléc­tri­cas já estão des­li­ga­das.

Mas isso não é sufi­ci­ente, e falta-nos a capa­ci­dade de nos ajus­tar­mos para baixo", salie­nta Eme­ric de Vigan, con­sul­tor no domí­nio da ener­gia.
Resul­tado: desde 4 de Março, a orga­ni­za­ção teve de cor­tar 13 vezes os par­ques eóli­cos e sola­res, um recorde abso­luto. …”

Qual a fonte dessa afirmação? link...[/

Imagem

por Opcard33 » 16/4/2025 10:15

hugob0ss Escreveu:

Qual a fonte dessa afirmação? link...

Imagem

por hugob0ss » 16/4/2025 10:05

Qual a fonte dessa afirmação? link...

por Opcard33 » 16/4/2025 9:53

Não sei o que se passa em Portugal mas os preços negativos na eletricidade são uma realidade .

por SalvaFP » 16/4/2025 8:40

administrador compra 10.000 acoes...
a estes preços a edp tem avançar para a retirada de bolsa...

por RFPB » 15/4/2025 19:37

trend=friend Escreveu:Há empresas que não interessa se vendem eletricidade, hamburgueres ou bolas de futebol porque têm uma correlação direta com um subjacente de natureza financeira. Esta é uma delas, a única coisa que interessa é como estão os US yields a 10 anos.

E se caem bem, ela sobe bem, mesmo num dia de quedas generalizadas. Se de facto estivermos em bear market, pode não haver hedge melhor, especialmente se as taxas vierem para a zona dos 2% (zona natural em fundos no mercado de ações num ciclo de descida da Fed), ainda com 50% para cair…

Por acaso até acho que tem mais relação com o petróleo.
Quanto mais caro ele estiver, mais as renováveis sobem.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais

Registado: 26/5/2016 13:28

EDP Renováveis - Direitos

por silva.armando » 15/4/2025 15:58

Olá a todos,
Alguém consegue me ajudar com uma questão: No ano passado vendi todos os meus direitos da edp renováveis à entidade imitente num script idêntico ao que está a decorrer este ano. A minha dúvida é se tenho de declarar no IRS? e se tenho em que anexo\quadro?

Agradeço desde já,
Cumprimentos,
Armando

Registado: 29/11/2007 1:42

por Vitor Lima » 15/4/2025 12:04

Goya777 Escreveu:Mais uma "bela" descida. Isso sim, se nao vi mal, volume relativamente baixo. A ver se faz aqui um fundo. Reforcei

Espero que venhasa a ter melhor sorte que eu.
Estou investido nesta empresa desde 2009 ou seja há 16 anos. O ganho anualizado resume-se a uns míseros 0,89%. Muito pouco.

Li há pouco um artigo aqui que dizia que Renováveis produziram 45% da eletricidade na Europa em 2024. Se foi assim, isso não se tem vindo a refletir nos resultados de um investimento na EDPR.

Registado: 3/9/2021 1:01

por SalvaFP » 15/4/2025 9:19

cash !!??

por Pmart 1 » 15/4/2025 9:11

Hoje é o ultimo dia de negociação com direito á atribuição do script dividend , depois inicia~se o processo de eventual atribuição de novas ações ou cash

Será interessante amanhã ver se existe reação e pode começar a recuperar ou não :-k :-k :-k :-k
Anexos
2.png

Registado: 13/7/2011 20:38

por itisi1000 » 9/4/2025 21:05

MarcoAntonio Escreveu:
itisi1000 Escreveu:Boa noite

A quem souber responder, sou acionista edpr. Por omissão da minha vontade neste aumento de capital, qual das 3 opções disponíveis prevalece? Como/a quem manifesto a minha vontade ?

Obrg

ITISI1000

Se nada fizeres, os direitos são convertidos automaticamente em novas acções (se quiseres vender os direitos ao preço garantido directamente à EDPR, deverás contactar a corretora, dentro do prazo estabelecido; as outras duas opções/alternativas, na prática, não requerem comunicação).

O que irá acontecer se acabar por não tomar qualquer decisão e não comunicar nada ao meu intermediário financeiro?

Se não comunicar qualquer opção ao seu intermediário financeiro, quando o período de negociação terminar, os seus direitos de incorporação serão convertidos automaticamente em novas ações já realizadas. O número de direitos de incorporação necessários a serem convertertidos para que os acionistas recebam uma ação da EDPR está sujeito à decisão do conselho de administração, após a aprovação do programa pela assembleia geral de acionistas da EDPR.

Note-se que pode receber um número de direitos de incorporação que não lhe dá direito a receber um número de acções da EDPR correspondente a um número inteiro. Nesse caso, e na eventualidade de optar por receber novas acções, para evitar perder os direitos de incorporação remanescentes, deverá ordenar ao seu intermediário financeiro que (i) venda esses direitos de incorporação à EDPR ou no mercado regulamentado da Euronext Lisbon ou (ii) adquira um número de direitos de incorporação no mercado regulamentado da Euronext Lisbon que lhe permita subscrever uma nova ação adicional.

Q&A oficial da EDPR

Muito obrigado Marco Antonio!

Registado: 25/10/2015 12:33

por MarcoAntonio » 9/4/2025 18:28

ze couves Escreveu:fui banido por dizer que ía aos 5 euros. Já está bem perto. empresa completamente falida.

Ze couves, não foste banido do forum por dizer que ía a 5 euros. Não foste sequer banido do forum. Foste suspenso temporariamente pelo spam que estavas a realizar no tópico, em relação ao qual foste alertado várias vezes mas que fizeste questão de ignorar.

Se, no entanto, insistires em continuar a ignorar os avisos da moderação, aí sim, acabarás definitivamente banido.

Este espaço é um espaço moderado, com regras, e os alertas da moderação são para respeitar.

A própria discussão de um ban (que não existiu de resto nos moldes que descreves) é ele própria uma violação das regras de utilização deste espaço, que pareces desconhecer. Em caso de dúvida, contacta a moderação por mensagem privada.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Goya777 » 9/4/2025 18:08

ze couves Escreveu:fui banido por dizer que ía aos 5 euros. Já está bem perto. empresa completamente falida.

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Já cá faltavas tu

Registado: 17/7/2014 22:33

por ze couves » 9/4/2025 18:04

fui banido por dizer que ía aos 5 euros. Já está bem perto. empresa completamente falida.

Registado: 24/5/2021 17:51

por Goya777 » 9/4/2025 17:24

Mais uma "bela" descida. Isso sim, se nao vi mal, volume relativamente baixo. A ver se faz aqui um fundo. Reforcei

Registado: 17/7/2014 22:33

por MarcoAntonio » 8/4/2025 22:54

itisi1000 Escreveu:Boa noite

A quem souber responder, sou acionista edpr. Por omissão da minha vontade neste aumento de capital, qual das 3 opções disponíveis prevalece? Como/a quem manifesto a minha vontade ?

Obrg

ITISI1000

Se nada fizeres, os direitos são convertidos automaticamente em novas acções (se quiseres vender os direitos ao preço garantido directamente à EDPR, deverás contactar a corretora, dentro do prazo estabelecido; as outras duas opções/alternativas, na prática, não requerem comunicação).

O que irá acontecer se acabar por não tomar qualquer decisão e não comunicar nada ao meu intermediário financeiro?

Se não comunicar qualquer opção ao seu intermediário financeiro, quando o período de negociação terminar, os seus direitos de incorporação serão convertidos automaticamente em novas ações já realizadas. O número de direitos de incorporação necessários a serem convertertidos para que os acionistas recebam uma ação da EDPR está sujeito à decisão do conselho de administração, após a aprovação do programa pela assembleia geral de acionistas da EDPR.

Note-se que pode receber um número de direitos de incorporação que não lhe dá direito a receber um número de acções da EDPR correspondente a um número inteiro. Nesse caso, e na eventualidade de optar por receber novas acções, para evitar perder os direitos de incorporação remanescentes, deverá ordenar ao seu intermediário financeiro que (i) venda esses direitos de incorporação à EDPR ou no mercado regulamentado da Euronext Lisbon ou (ii) adquira um número de direitos de incorporação no mercado regulamentado da Euronext Lisbon que lhe permita subscrever uma nova ação adicional.

Q&A oficial da EDPR
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 29 visitantes