Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP Renováveis - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por silva599 » 8/1/2009 16:05

Hoje não me acredito no mesmo comportamento.
Acho que não vai remar sozinha contra a maré descendente do Indice.
Mas corrigam-me se estiver enganado.
 
Mensagens: 21
Registado: 29/11/2007 13:20
Localização: 10

Como será o fecho?

por rasteiro » 8/1/2009 15:48

Será que vai ter um fecho igual ao de ontem?
Andou todo o dia de ontem a perder cerca de 3%, como hoje e no fecho, lá foi ela quase até aos 6.00€.

Estou dentro mas penso que ainda poderá valorizar ainda muito mais.

Abraços
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

por TRSM » 8/1/2009 15:11

TRSM
Anexos
edpr.png
edpr.png (28.58 KiB) Visualizado 23894 vezes
 
Mensagens: 23939
Registado: 5/11/2002 11:30
Localização: 4

por mquinaz » 8/1/2009 13:04

:wink: ... já percebi, se tivesse olhado para o teu quadro como deve ser, percebia logo.
Vou mas é dormir que fiz noite, e estou mesmo a precisar :wink:
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 821
Registado: 11/2/2008 18:54
Localização: Covilhã / Guarda

por artista_ » 8/1/2009 13:03

RandomWalk Escreveu:Artista, depois de consultar o teu blog (mto interessante o organigrama que elaboraste. disciplinador!) vi que te mantens longo na portucel no longo prazo.
Posso te perguntar desde quando?
Parces estar a contrariar o teu organigrama, ou algo me está a escapar?


Olá Random, não te está a escapar nada não, eu já expliquei isso aqui muitas vezes, mas a culpa não é tua, eu é que já devia ter colocado lá uma explicação dessa posiço na Portucel, ela até está lá mas é também numa resposta a uma pergunta do género da tua, e está numa analise semanal de há uns meses atrás...

A posição na Portucel não tem nada a ver com a minha estratégia, é uma posição de longo prazo que deriva de uma compra na privatização em 2006 (a +- a 2.07), da qual vendi 2/5 em Fevereiro de 2007 (a 2.80)... nessa altura decidi manter os restantes 3/5 a longo prazo, assumi essa posição como uma experiência diferente para reflexão futura...

Neste momento tenho poucas dúvidas de que dificilmente voltarei repetir este tipo de posições, porque têm pouco a ver com a forma como vejo os mercados... para te dizer a verdade já me passou algumas vezes pela cabeça fechar a posição e assumir as perdas, estaria a contrariar o que estabeleci inicialmente mas estarira a assumir o erro de ter feito esta experiência... por outras palavras, perdi um bocado o controle disto, e foi para que isto não acontecesse que desenvolvi a minha estratégia ao longo dos anos em que invisto nos mercados... ainda assim convém dizer que mesmo que a empresa falsse a minha rentabilidade ficaria claramente positiva, mas seria bem mais modesta claro!

um abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Elias » 8/1/2009 12:56

mquinaz, vê por favor o meu comentário anterior.

No quadro que apresentas, a coluna está legendada "quantidade" e não "volume"

1 abraço,
Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por mquinaz » 8/1/2009 12:55

Elias, segundo o stramer do big, temos volumes na casa dos 800000
Anexos
volume edpr 09012009.PNG
volume edpr 09012009.PNG (39.56 KiB) Visualizado 24927 vezes
Carteira mquinaz

Se me interesso rápidamente sei... Prof. Salete

Bons Negócios e melhor Saúde
mquinaz
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 821
Registado: 11/2/2008 18:54
Localização: Covilhã / Guarda

por Elias » 8/1/2009 12:55

Açor,

Tens toda a razão.

A verdade é que o termo "volume" gera algumas confusoes. Em rigor volume refere-se ao "volume de negócios" (valor, como lhe chamaste), que é o que está representado no quadro que coloquei.

Por vezes o termo volume também é usado para designar quantidade de títulos transaccionados.

Em minha opinião a 1ª definição é mais correcta quando estamos a comparar acções diferentes. Já para analisar a evolução de uma única acção ao longo do tempo é mais ou menos indiferente.

1 abraço,
Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Açor3 » 8/1/2009 12:43

Elias

Eu penso que essas transações não são em volume mas em valor.Abraço.
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3639
Registado: 13/6/2004 20:52
Localização: Lisboa

por RandomWalk » 8/1/2009 12:42

Artista, depois de consultar o teu blog (mto interessante o organigrama que elaboraste. disciplinador!) vi que te mantens longo na portucel no longo prazo.
Posso te perguntar desde quando?
Parces estar a contrariar o teu organigrama, ou algo me está a escapar?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 199
Registado: 16/1/2008 20:09
Localização: Porto

por Elias » 8/1/2009 12:31

Há momentos reparei que a EDP-Renováveis está hoje em segundo lugar entre as mais transaccionadas na Euronext Lisboa (em volume de negócios), sendo superada apenas pela GALP e estando à frente dos três chamados "pesos-pesados".

Se dúvidas houvesse sobre o interesse comprador que existe de momento por este título, aqui fica mais uma evidência.
Anexos
cincomais.PNG
cincomais.PNG (62.55 KiB) Visualizado 22815 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por artista_ » 8/1/2009 11:39

Scuba Escreveu:
Expressei-me mal.
Eu não tenho muito tempo para isto nem tenho conhecimento suficiente para ganhar dinheiro na bolsa todos os dias. E por isso...


E achas que há muita gente a ganhar dinheiro na bolsa todos os dias?! Não há ninguém... mesmo os que fazem daytrade muitos dias têm de assumir perdas, mas objectivo de quem investe todos os dias não será nunca ganhar todos os dias, mas sim ganhar mais do que perde, chegar ao fim de um mês, de um ano e ter uma rentabilidade satisfatória...

Scuba Escreveu:O que eu faço em bolsa é comprar empresas minimamente seguras e esperar que elas subam vagarosamente e sem pressas. Escolho empresas que dêm alguns dividendos e que por isso me vão recompensando todos os anos...


Então tens de defenir uma estratégia de longo prazo e não me parece que faça sentido comprar num dia e pensar em vender no outro...

Também não me parece que faça sentido não venderes se estiveres a perder mas venderes se estiveres ganhar meia dúzia de cêntimos, pelo menos isso não deve ser o que decide se vendes ou não... tens de definir o teu trade antes de entrar e depois agir de acordo com o que definiste, se quiseres podes ler os artigos do meu blogue incluídos em "A minha estratégia" para perceberes melhor o que quero dizer...

No fundo o que me parece é que vieste aqui à procura de quem te dissesse se a EDPr vai subir ou descer, e isso ninguém sabe, nem aqui nem em lado nenhum. Se alguém soubesse, se alguém tivesse essa capacidade, não estaria aqui a perder tempo a trocar idéias sobre os mercados :)

Um abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Açor3 » 8/1/2009 11:13

Clima económico e confiança consumidores em mínimos históricos


08/01/2009


LISBOA, 8 Jan (Reuters) - O indicador de clima económico, em Dezembro de 2008, piorou novamente para um mínimo histórico e a confiança dos consumidores tocou também o valor mais baixo de sempre, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em Dezembro de 2008, o indicador de clima económico desceu para -2,0 contra -1,2 no mês anterior, registando a sétima queda mensal consecutiva.

O INE refere que, em Dezembro do ano passado, o indicador de confiança dos consumidores derrapou para o mínimo histórico da série iniciada em 1986 nos -48,2 contra os -45,3 de Novembro de 2008.

"O indicador de clima económico prolongou em Dezembro o movimento descendente dos seis meses anteriores, registando um novo mínimo histórico para a série iniciada em 1989", refere o INE.

Adianta que, em Dezembro de 2008, "assim como nos dois meses anteriores, todos os indicadores de confiança sectoriais apresentaram um andamento negativo, especialmente intenso na Indústria Transformadora".

A 6 de Janeiro, o Banco de Portugal anunciou que o país terá entrado em recessão no quarto trimestre de 2008 e deverá contrair-se 0,8 pct em 2009 face ao crescimento estimado de 0,3 pct para o conjunto do ano de 2008.
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3639
Registado: 13/6/2004 20:52
Localização: Lisboa

Bolsas

por Mastergest » 8/1/2009 11:05

Bom dia a todos,

Na minha opinião, o que está a acontecer neste momento é aquilo que está a faltar aos mercados para inverter a tendência e passarmos a ter um "Bear Market" mais próximo da linha de àgua, antes do, tão esperado "Bull Market", para isso será necessário mais estabilidade e confiança, não só nas economias mundias, mas também, no homem.

Acrescento, ainda, que não podemos ver só o problema a nível mundial, é necessário saber gerir internamente. Um factor importante é a confiança e estabilidade das populações e são (o Governo também mas prefiro não comentar)os empresários nacionais das G.P.M. Empresas, que ao criarem condições, repito, apenas, condições legais de trabalho (repito, basta pagar de acordo com a lei, alimentação, horas extra, noites, fins-de-semana, etc...),terão um papel fundamental, nomeadamente de bem-estar, de toda a população activa, aumentando a já referida, estabilidade e confiança, contrariando significativamente uma possível depressão.


Por favor: "Não é possivel fazer uma omelete sem ovos"



Abraço
 
Mensagens: 374
Registado: 3/2/2008 14:58
Localização: 14

por Elias » 8/1/2009 9:55

Scuba Escreveu:A minha pergunta no fundo é saber se compensa o risco de esperar pelo fim da sessão sabendo que os EUA estão a descer, o que pode levar as bolsas na europa a descerem...


Scuba, se estás a investir na renováveis deves guiar-te pelo que faz a renováveis, não por aquilo que fazem os EUA...

1 abraço,
Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por tiagopt2 » 8/1/2009 2:45

O que eu faço em bolsa é comprar empresas minimamente seguras e esperar que elas subam vagarosamente e sem pressas. Escolho empresas que dêm alguns dividendos e que por isso me vão recompensando todos os anos.


Scuba,
Se essa é a tua estratégia (se é a melhor ou não, cabe a cada um decidir), não te deves preocupar com o "ruído". É impossível seguir uma estratégia de longo prazo e não ter, nem que momentos, trades na posição de perdedores. Se ganhares meia dúzia de cêntimos, o que vais fazer? Partir para outra ou esperar que ela desça? E se ela te activar o stop e começar a subir? És capaz de a comprar acima de 6€?
Não leves a mal os meus comentários em forma de inquérito, só quero que tu próprio compreendas o que queres
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

por Jiboia Cega » 8/1/2009 2:20

artista Escreveu:Jibóia, o problema não é do stop, é da estratégia... quando entramos num título devemos escolher os pontos de entrada e o stop é apenas um dos elementos para a definição do trade! Quando se entra a meio de uma viajem ficamos muito mais expostos a tudo, inclusive a stops accionados por corrrecções intraday...


Pois, talvez o Scuba nem tenha pensado muito bem o que haveria de fazer se quando entrou tivesse invertido. No meu caso eu tinha bem definido o meu stop. Na véspera tinha assentado num papel toda a minha estratégia: máximo valor de entrada, quanto estava disposto a perder, ponto de saída com ganhos ou perdas, etc, etc. :)

Um abraço
Jiboia
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1694
Registado: 21/3/2006 10:46
Localização: Madrid

por Scuba » 8/1/2009 2:19

Desde já obrigado por todos os posts.

Sim é verdade, nunca usei stops porque achava que não fazia sentido utilizá-los, tendo em conta o modo como eu encarava a bolsa...

Agora achei interessante usar para evitar perder quando posso ganhar nem que seja pouco, mas só para este caso especifico. E queria saber se era ou não uma boa jogada.
Editado pela última vez por Scuba em 8/1/2009 2:25, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 60
Registado: 27/1/2008 16:31

por Scuba » 8/1/2009 2:16

LOL...

Expressei-me mal.
Eu não tenho muito tempo para isto nem tenho conhecimento suficiente para ganhar dinheiro na bolsa todos os dias. E por isso...

O que eu faço em bolsa é comprar empresas minimamente seguras e esperar que elas subam vagarosamente e sem pressas. Escolho empresas que dêm alguns dividendos e que por isso me vão recompensando todos os anos. Comprei Galp e Ren nas privatizações e reforcei ambas pouco tempo depois da privatização. Galp já as vendi porque chegaram a valores altissimos as REn ainda continuo a ter e devem ser por muitos anos.
Esta é a minha forma de estar na bolsa.

Desta vez decidi arriscar na Renováveis porque a conjuntura parecia indicar que ela ia subir. Bolsas a subir, bons fundamentais, boas noticias e um "sentimento bulish sobre a acção" (obviamente este ultimo termo é tirado através de posts do caldeirão.
Foi por isso que decidi arriscar. Não estou interessado em perder dinheiro, e não me importo de ganhar pouco. Daí achar interessante o facto de por um stop acima do valor de compra para ganhar algum. Por outro lado tem-se assistido a um puxar da acção nos ultimos minutos de bolsa e é esse movimento que eu vou perder se o meu stop for accionado.

A minha pergunta no fundo é saber se compensa o risco de esperar pelo fim da sessão sabendo que os EUA estão a descer, o que pode levar as bolsas na europa a descerem...
Editado pela última vez por Scuba em 8/1/2009 2:21, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 60
Registado: 27/1/2008 16:31

por artista_ » 8/1/2009 2:14

Scuba, isso é o que se chama investir sem qualquer tipo de regras, entraste porque viste o título a subir mas não tens nada definido. A coisa até te correu bem com aquele fecho "bombástico". Se não fosse isso já estaria com perdas, pensaste no que fazer nesse caso? sinceramente não sei o que te dizer porque eu nunca entraria onde entraste...

Jibóia, o problema não é do stop, é da estratégia... quando entramos num título devemos escolher os pontos de entrada e o stop é apenas um dos elementos para a definição do trade! Quando se entra a meio de uma viajem ficamos muito mais expostos a tudo, inclusive a stops accionados por corrrecções intraday...

De qualquer forma o stop é uma arma que serve sobretudo para controlar os riscos, para garantirmos que as perdas serão sempre reduzidas...usar um stop é o contrário de "nunca vender a perder" e vender frequentemente posições marginalmente ganhadoras! bem um dia explico melhor isto, agora tenho de me deitar! :)

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por tiagopt2 » 8/1/2009 2:07

Scuba, deixa-me só acrescentar uma coisa ao que o Jibóia já disse. Acho que a tua questão nem deverá ser "colocar ou não o stop" mas sim "onde colocar esse stop".
Imagina que os states fechavam verdinhos mas mesmo assim ela começava a descer perigosamente amanhã. O que farias? Esta descida dos índices americanos alteraram as razões que te levaram a entrar nela? Qual era a tua estratégia quando entraste? Se ela começasse logo a descer, vendias? Ou aguentavas até que valor?
Abraço


P.S.:
Foi uma compra objectivamente para fazer algum dinheiro

Não são todas?
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

por Scuba » 8/1/2009 2:05

Tendo em conta que tens mais alguns posts ("experiência")que eu, acho que vou seguir o teu conselho.

Obrigado pela resposta ;)
 
Mensagens: 60
Registado: 27/1/2008 16:31

por Jiboia Cega » 8/1/2009 1:58

Scuba,

A mim aconteceu-me quase isso de ontem para hoje. Entrei a 5,55 ontem e durante a sessão de hoje abriu bem mas começou a descer. Como vi que estava a aproximar-se demasiado rápido do meu ponto de entrada decidi vender na zona dos 5,70. Se não tivesse vendido tinha agora um potencial ganho muito superior. Mas e senão tivesse voltado a subir e até tivesse descido abaixo do meu ponto de entrada? Num bear market, os riscos a correr num trade devem ser mínimos. E foi o que eu fiz, não arrisquei.

Os stops têm coisas boas e outras não tão boas mas há uma máxima com a qual toda a gente concorda: não deixar que um trade positivo se torne negativo. Isto é fundamental, pois estamos aqui para ganhar dinheiro e é bom treino para disciplinar o trading.

Mas cada um tem as suas próprias formas de negociar.

Um abraço
Jiboia
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1694
Registado: 21/3/2006 10:46
Localização: Madrid

Opções

por Scuba » 8/1/2009 1:17

Comprei acções da EDP-Renováveis a 5,85 hj de manha. Foi uma compra objectivamente para fazer algum dinheiro com esta subida. Tendo em conta que a acção subiu 12 centimos no final do dia encontro-me agora num dilema. Neste momento estou tentado a meter um stop para não arriscar perdas (5,89). Isto porque os EUA estão vermelhos e podem fazer com k o PSI 20 acabe por descambar. Por outro lado se aocntecer o mm k hj a acção pode fazer um fundo levar o meu stop e depois voltar a subir.

Alguem mais experiente nestas andanças pode-me dizer se a estratégia de não por STOP nestes casos justifica-se ou é preferivel pôr o STOP e assegurar algum dinheiro...

Obrigado
 
Mensagens: 60
Registado: 27/1/2008 16:31

por Jiboia Cega » 8/1/2009 0:58

Eu também "acho normal" porque já vi muitooos fechos assim, tanto para cima como para baixo. No entanto nunca percebi como é que verdadeiramente acontece.

Por exemplo, os Cofs apresentam os 5 melhores compradores. Imaginando que são 20, 19, 17, 16 e 15 Eur. No leilão de fecho já vi aparecer ordens de compra volumosas a 12 ou 10 Eur. Mas uma das ordens de compra antes do leilão era minha (17Eur) que pura e simplesmente deixa de ser apresentada no leilão.

Sei que no leilão são casadas as ordens que permitam o maior número de negócios mas como é que isto é possível se a minha ordem de compra é a um valor superior?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1694
Registado: 21/3/2006 10:46
Localização: Madrid

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: andraderui, Bing [Bot], boavista, Google [Bot], Shimazaki_2 e 399 visitantes