Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

off Topic - Vinhos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: off Topic - Vinhos

por PMP69 » 15/9/2021 21:05

Berganza Escreveu:Boas,

Vou deixar o meu bitaite, com 3 vinhos tintos a preços acessíveis e, para mim, com muita qualidade:

Ovelha Negra
Herdade dos Coteis
Mingorra


Ovelha Negra é ótimo para acompanhar um cozido à Portuguesa, com os seus 16°.

http://tiagocabacowinery.com/

Vinhos com boa relação qualidade/preço.

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2053
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: off Topic - Vinhos

por Masterchief » 15/9/2021 21:02

Podem-lhe chamar zurrapa ou o que quiserem mas para mim Casal Garcia é um excelente vinho.
Fresquinho no verão é uma delicia!

Tam´bém tenho uma cadela que toda a gente que vê diz, "que cão lindo. Que raça é?", ao que eu respondo, "Rafeirinha de gema"!

Gostos são gostos. Cada um tem o seu.

Não vejo "zurrapas" como lhe chamam na lista. Se calhar sou eu que tenho um paladar menos sofisticado, ou então ligo menos ao que os outros gostam e mais ao que eu gosto.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 617
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: V.N.Gaia

Re: off Topic - Vinhos

por maturidade » 15/9/2021 19:56

Boas.
Eu compro a particular duas castas.
Alicante bouche
Touriga nacional.
São muito bons estes vinhos.
Os dois têm. 14 graus.

Abraços
 
Mensagens: 2843
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: off Topic - Vinhos

por Berganza » 15/9/2021 19:46

Boas,

Vou deixar o meu bitaite, com 3 vinhos tintos a preços acessíveis e, para mim, com muita qualidade:

Ovelha Negra
Herdade dos Coteis
Mingorra
 
Mensagens: 17
Registado: 29/3/2011 11:43
Localização: 16

Re: off Topic - Vinhos

por OCTAMA » 15/9/2021 19:29

PMP69 Escreveu:Sim, o Cartuxa tem ganho muita fama mas é bom, apesar de achar que é caro para o vinho que é.

Depende dos gostos, até porque é monocasta, mas para mim o Cem Reis é excelente, pena ser "caro".

Antes da pandemia, entre amigos, faziamos provas de vinhos (cada um levava uma garrafa), mas não podia passar dos € 20. Era engraçado a procura de algo que surpreende-se.

O Continente costuma ter boas opções na Feira dos Vinhos.

Pedro


O Cem Reis quando o provei, "há uns anos", custava 12€ na Garrafeira Nacional.......lol

O Dez Tostões não conheço mas há pouco tempo, um amigo meu disse-me para experimentar. Há-de ser.

Sim, as feiras veem aí, há que escoar os vinhos novos do ano anterior para dar lugar aos "novos novos". Os de Cave tá quieto, quase não têm promoção nenhuma. O Pingo Doce está a fazer uma promoção até dia 26/09. Para quem gosta de Cabeça de Burro ou Vinha Grande, pode ser uma oportunidade de poupar uns Euros. Comprei duas Conde Vimioso Reserva, está a 10€, custa 15€, habitualmente. Excelente, e permite guarda. O próprio Quinta de Pancas Reserva está em promoção também.

No que toca a experimentações existe uma malta que são os Goliardos (antes da pandemia faziam todos os Anos provas em Belém, no restaurante "À Margem", onde se provavam grandes pingas. Têm um armazém em Campo de Ourique. Quem experimenta as sugestões deles, volta...... :mrgreen:

Cumps
 
Mensagens: 753
Registado: 19/4/2016 10:08

Re: off Topic - Vinhos

por PMP69 » 15/9/2021 19:03

Sim, o Cartuxa tem ganho muita fama mas é bom, apesar de achar que é caro para o vinho que é.

Depende dos gostos, até porque é monocasta, mas para mim o Cem Reis é excelente, pena ser "caro".

Antes da pandemia, entre amigos, faziamos provas de vinhos (cada um levava uma garrafa), mas não podia passar dos € 20. Era engraçado a procura de algo que surpreende-se.

O Continente costuma ter boas opções na Feira dos Vinhos.

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2053
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: off Topic - Vinhos

por OCTAMA » 15/9/2021 18:54

PMP69 Escreveu:Os acima muito bons, apenas achando que a relação qualidade/preço do Cartuxa não é a melhor. Tem muita fama.

Também Alentejano, Cem Reis branco e tinto, e consegue encaixar nesses valores.

Pedro


Concordo plenamente contigo! Nos últimos anos o Cartuxa e o Quinta do Carmo têm mantido a qualidade, mas o preço tem subido. Os reserva até nem tanto, em termos de preço. Mas aqui, apontei mais para a qualidade, e não tanto o melhor rácio. Quem anda nisto sabe que há vinhos de 10€ que metem alguns vinhos de 50€ no chinelo. Basta ver o resultado das provas cegas que se fazem aos vinhos e onde já estive envolvido há uns anos atrás. O pior vinho numa dessas provas tinha 98 pontos na Wine Spectator...... e custava 80€. Nome: Abandonado. Isto dos vinhos tem muito que se lhe diga........há quem adore Mateus Rosé, eu não consigo beber isso. Há muitos melhores Rosés. Mas quem sou eu para julgar quem gosta?.............

O Cem Reis, só conheço o tinto. Um excelente Vinho, que acompanhou um Cabrito num Natal há uns anos! Há na Garrafeira Nacional. :mrgreen:

Cumps
 
Mensagens: 753
Registado: 19/4/2016 10:08

Re: off Topic - Vinhos

por PMP69 » 15/9/2021 18:50

PMP69 Escreveu:Os acima muito bons, apenas achando que a relação qualidade/preço do Cartuxa não é a melhor. Tem muita fama.

Também Alentejano, Cem Reis branco e tinto, e consegue encaixar nesses valores.

Pedro


Peço desculpa, tinha lido 1 tinto e uma branco.

O tinto anda na casa dos € 40/50 e o branco nos € 20, mas vale a pena.

Mais barato, da mesma adega Dez Tostões.

O Corte Inglês tem uma boa garrafeira. Havia também uma garrafeira nas Amoreiras e com melhores preços.


Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2053
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: off Topic - Vinhos

por PMP69 » 15/9/2021 18:32

Os acima muito bons, apenas achando que a relação qualidade/preço do Cartuxa não é a melhor. Tem muita fama.

Também Alentejano, Cem Reis branco e tinto, e consegue encaixar nesses valores.

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2053
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: off Topic - Vinhos

por OCTAMA » 15/9/2021 18:04

PXYC Escreveu:Estarei em Portugal até ao fim desta semana e gostaria de levar de volta três bons vinhos - 2 tintos e 1 branco. Quero gastar até 75€ na soma dos três.
Alguma recomendação?


Boa Tarde PXYC,

Sendo um Amador, não deixo de ser um adorador :mrgreen:

Não sabendo se o palato é Seco ou frutado. Muita ou pouca acidez. Ou que pratos estarão envolvidos, etc, etc aqui vão na mesma:

Tintos:
Marques de Borba Reserva (qualquer ano)
Quinta de Pancas (Reserva ou Grande Reserva)
Cartuxa (normal ou Reserva)
Quinta do Carmo (normal ou Reserva)
Quinta do Monte D'Oiro Reserva (qualquer ano)

Brancos:
Alento Reserva
Cartuxa (normal)

Naturalmente, os Reserva são mais caros e melhores (nestes vinhos que sugeri). Mas o Sudoku até chegar aos 75€ vai ser um entretém pessoal teu :lol:

Cumps
 
Mensagens: 753
Registado: 19/4/2016 10:08

Re: off Topic - Vinhos

por PXYC » 15/9/2021 17:28

Estarei em Portugal até ao fim desta semana e gostaria de levar de volta três bons vinhos - 2 tintos e 1 branco. Quero gastar até 75€ na soma dos três.
Alguma recomendação?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 552
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: off Topic - Vinhos

por ElCapitalista » 4/9/2019 0:15

Não há duas garrafas do mesmo vinho e do mesmo ano com "sabor" exactamente igual. O mesmo vinho possui sabores diferentes ao longo do tempo, desde logo pelo envelhecimento em garrafa, mas também por outros factores, como a temperatura a que foi servido em cada momento, a temperatura a que foi sujeito durante transporte e conservação, o tipo de copos em que está a ser servido, a influência do meio ambiente na estimulação dos sentidos, mudanças internas no nosso organismo que alteram o nosso palato de forma estrutural ou outro tipo de equilíbrios internos, físicos e psicológicos, que alteram o nosso palato de forma apenas conjuntural, etc, etc.

A questão dos "rótulos" nas classificações/notas não é particularmente diferente de uma nota dada por um professor a um aluno que conhece de exames anteriores, ou da atenção que damos a um vestido / gravata se o preço for €5 ou €5k. Pode haver uma alteração marginal na predisposição, mas a substância tende a prevalecer. No segmento mais profissional as variações gerados por essa via podem ditar talvez 1 a 3 pontos na escala de 50/100.

A credibilidade é importante nas classificações. Por exemplo, na Wine Spectator as provas são cegas, mais de 15.000 vinhos por ano são provados de forma cega. Mesmo os "futuros" em amostras de barril, com apenas algumas excepções. E o valor medido em preço destas classificações é enorme, com o preço a ser alterado no mercado primário ou secundário no exato momento em que estes "ratings" são tornados públicos.

Durante os anos de prevalência do R. Parker, a "cientificidade" do seu scoring era tal que surgiram empresas de consultoria a trabalhar junto dos produtores no sentido de dotar os vinhos de sabores agradáveis ao palato do Parker, o que mesmo em Bordeaux gerou um fenómeno de Parkerização do vinho com impacto mundial. Hoje em dia há um conjunto de 5 a 10 produtores destes scores com impacto relevante no mercado.

Dito isto, relembro o óbvio, cada um gosta do que gosta, scoring à parte.

A título pessoal, bebo moderadamente, 1 a 2 vezes por semana. Apenas bons vinhos, prefiro água e sumos à generalidade dos vinhos "de supermercado". Invisto imenso em vinho (wine invesmtment portfolio não é o mesmo que o wine drinking portfolio) e o resultado tem sido francamente bom, nos últimos +10 anos os índices de fine wine têm outperformed equities (não me vou esticar neste tema, senão escrevia um livro) e com menos volatilidade.

Desejos de bons brindes e bons retornos €€€
 
Mensagens: 3
Registado: 21/8/2019 18:07

Re: off Topic - Vinhos

por MarcoAntonio » 3/9/2019 13:32

Eu não bebo vinho e desculpem-me a intromissão, que é só para referir que quando falam de avaliações, existe significativa evidência científica que os provadores de vinhos são inconsistentes quando submetidos a blind tests...

Note-se, não só as classificações dadas tendem a ser inconsistentes quando o vinho é identificado versus quando os rotulos são ocultos (blind test), os provadores (profissionais) tendem também a dar avaliações diferentes ao mesmo vinho quando provados em ocasiões diferentes (blind test).

As duas coisas juntas levam a concluir que não só o rótulo influencia (o que já é expectável), o ser humano parece ser particularmente mau a tentar avaliar vinhos.


Por isso, uma nota dada a um vinho vale o que vale. Que é muito pouco, digo eu que nem bebo vinho!

:wink:
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 37983
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: off Topic - Vinhos

por NirSup » 3/9/2019 11:12

Vinho Turvo

Como sou acérrimo defensor da transparência e como sei que no mundo dos vinhos existe muita turvulência ( no creo en brujas, pero que las hay, las hay), vou transcrever aqui parte dum artigo dum colunista e produtor de vinhos, Pedro Garcias, que muito prezo:

«Um exemplo: parte do vinho que o produtor duriense Carlos Alonso (marcas Piano, entre outras) vende em bag in box é proveniente do Chile. Claro que muitos consumidores associam Carlos Alonso ao Douro e julgam estar a beber um vinho desta região. Mas o produtor não está a cometer nenhuma fraude, uma vez que o vinho é vendido com o selo do IVV. Só existiria fraude se o vinho importado fosse vendido com o selo DOP ou IGP. O que se pode questionar é a razão que leva um produtor do Douro a comprar vinho do Chile (o preço baixo, claro).

Há quem venda, de forma ilícita, vinho importado com o selo DOP ou IGP? Há. Em várias regiões do país. O IVV já multou muitos produtores fraudulentos (prestaria um grande serviço público se revelasse os nomes). O IVV controla todo o circuito do vinho não certificado? Não. Teria que ter um fiscal em cada adega. Só controla, por amostragem, uma parte dos produtores e engarrafadores inscritos.
»

PS: Malgré tout, o vinho Piano 2017, Reserva e Grande Reserva, é top.
Editado pela última vez por NirSup em 5/9/2019 12:10, num total de 1 vez.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: off Topic - Vinhos

por NirSup » 2/9/2019 23:44

Subscrevo totalmente o que o PIKAS escreveu. Há anos, que faço isso mesmo.
Gosto compro. Não gosto bardamerda.
Por isso, quase deixei de comprar vinhos alentejanos. Quase. Não confio na maior parte dos produtores com o José Roquete à cabeça.
Sabiam que importamos vinho a granel, em quantidades astronómicas, nomeadamente de Espanha (e até da China !!!!), e que é legal o seu engarrafamento para posterior comercialização no país ou para exportação?
Boa noite a todos e bebam bons vinhos.
Editado pela última vez por NirSup em 4/9/2019 10:27, num total de 1 vez.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: off Topic - Vinhos

por PIKAS » 2/9/2019 20:40

rg7803 Escreveu:Tirando 3 ou 4 é quase tudo, zurrapa. Não é possível fazer grandes vinhos por 4 ou 5 euros. Só por acidente...

Essa lista é retrato do que o país consome: zurrapa barata e em quantidade.


Este tema dos vinhos dá para discutir até amanhã... e de preferência ao lado de uma botella gostosa que, consoante a discussão progride, por magia vai ficando mais vazia à velocidade que o salpicão ou o queijo desaparece.
Não percebo nada, nunca fiz vinho, mas já bebi bastante ( sem me prejudicar ) e, focando só nos vinhos nacionais, apenas digo o seguinte:

- Já comprei e bebi vinhos de 50 ou 100€ que ainda choro o que paguei. Não valiam nada, detestei-os, mas eram conceituados e recomendados pelos influencers vinícolas e por isso barrete foi o que levei. Outros não, estiveram `a altura das já altas expectativas e até as superaram. Valeram bem o gasto e voltei ou voltarei a gastar neles.

- Já comprei e bebi vinhos comprados no Continente a 3, 4 ou 5€ que me levaram a que, nesse mesmo dia, lá voltasse para comprar mais 10 ou 15 garrafas, se ainda lá houvessem... outros acho que levei barrete, nem 1€ valiam, serviriam apenas para temperar um coelho.

Portanto o que concluo?

Não sei se é zurrapa, interessa-me se gosto ou não. Se gosto é bom, se não gosto é mesmo zurrapa.
Se gosto, pago pelo que gosto, e se gosto muito poderei pagar muito, se não gosto a próxima garrafa compre-o e beba-o quem diz que estamos perante um excelente vinho porque para mim aquilo é zurrapa, mesmo que a revista de vinhos diga que é top, que tem notas florais e notas do raio que os parta.
Nesta lista há ali bem mais que 3 ou 4 que eu compro, gosto e continuarei a comprar. Se me apresentarem outra lista, mesmo a lista da garrafeira nacional, anotarei lá as zurrapas, independentemente dos euros.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1710
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: off Topic - Vinhos

por ElCapitalista » 2/9/2019 19:09

rg7803 Escreveu:Tirando 3 ou 4 é quase tudo, zurrapa. Não é possível fazer grandes vinhos por 4 ou 5 euros. Só por acidente...

Essa lista é retrato do que o país consome: zurrapa barata e em quantidade.


Certo, mas todos os mercados são assim, nos EUA 97% do vinho consumido é comprado a preço de retalho inferior a $USD 14,95 segundo uma estatística recente. Nos mesmos EUA só recentemente (penso 2016 ou 2017) o preço médio da garrafa (75cl) vendida ultrapassou os $USD 10,00.
 
Mensagens: 3
Registado: 21/8/2019 18:07

Re: off Topic - Vinhos

por Artista Romeno » 24/8/2019 21:33

rg7803 Escreveu:Tirando 3 ou 4 é quase tudo, zurrapa. Não é possível fazer grandes vinhos por 4 ou 5 euros. Só por acidente...

Essa lista é retrato do que o país consome: zurrapa barata e em quantidade.

Nao é nada sem casal garcia nao há alegria! Minha querida romenia
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: off Topic - Vinhos

por rsacramento » 24/8/2019 20:12

naturalmente que a comparação é excessiva, mas as pessoas bebem leite recombinado, não leite fresco..
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: off Topic - Vinhos

por rg7803 » 24/8/2019 20:00

Tirando 3 ou 4 é quase tudo, zurrapa. Não é possível fazer grandes vinhos por 4 ou 5 euros. Só por acidente...

Essa lista é retrato do que o país consome: zurrapa barata e em quantidade.
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4193
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: off Topic - Vinhos

por rsacramento » 24/8/2019 19:35

pena não estarem acompanhados do preço médio..
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: off Topic - Vinhos

por Luís S. Santos » 24/8/2019 17:38

:arrow:

Só por curiosidade.

:!: Atenção que nos 25 vinhos apresentados nas imagens estão algumas zurrapas :!:

Quais são as 25 marcas de vinhos mais vendidas em Portugal?

O Negócios elaborou a lista, com base em dados da Nielsen, das 25 marcas de vinhos mais vendidas nos hiper e supermercados em Portugal.
“No mundo dos negócios, o espelho retrovisor é sempre mais claro que o pára-brisas.” — Warren Buffett

“Primeiro sobreviva, deixe o ganhar dinheiro para depois.” — George Soros

"Eu aproveito muito mais a perseguição pelo sucesso do que a “boa vida” depois da vitória." — Carl Icahn

"Pense de maneira independente para decidir 1) o que você quer, 2) o que é verdadeiro, e 3) o que deveria fazer para atingir o nº 1 tendo em vista o nº 2…" — Ray Dalio

Pesquisamos dados históricos, procurando padrões anómalos, que não esperamos que ocorram aleatoriamente. — Jim Simons
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 23
Registado: 29/11/2007 14:02
Localização: Interior Profundo

por Opcard » 23/11/2012 10:59

Vega Douro tinto de 2009 foi eleito pela revista Wine Enthusiast do melhor de 2012 em termos de preço/qualidade.

http://www.winemag.com/PDFs/2012%20Best%20Buys.pdf

Top 100 Best Buys of 2012


Once people discover where we work, a common question tends to follow: What’s a great bottle of wine for around $10? It’s the constant conundrum of the wine lover, and a topic that attracts us all—how do you get the most bang for your buck? To help guide smart shoppers the world over, we create our annual Top 100 Best Buy list.

The wines listed here carry suggested retail prices of $15 or less and are all labeled as Best Buys, meaning each possesses an excellent quality-to-price ratio. Our tasting experts reviewed more than 17,000 wines over the past 12 months, awarding the Best Buy designation to only 1,134 (roughly 6.7%). We whittled the list down from there, ultimately selecting wines that showcase the best relationship between score and price while also assessing other factors like availability and buzz. We also consider the overall balance of the list, striving to provide a wide range of different styles, varieties and origins for all palates and preferences.

Our 2012 list is one of the most diverse and exciting collections of Best Buys we’ve ever released, emphasizing the incredible assortment of high-quality selections that are currently available at affordable prices. Our quest to find even more wine values continues on, but for now, here are our Top 100 Best Buys of 2012.

See the full list of Wine Enthusiast's Top 100 Best Buys of 2012 in PDF form, or view the list in our Buying Guide.

To see the Top 100 Best Buys of 2011, click here.
 
Mensagens: 4357
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

por mcarvalho » 7/3/2012 11:21

mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

por Nyk » 10/2/2010 8:08

Vinhos de Portugal passam a ter marca única
A generalidade dos públicos norte-americano e britânico não associa Portugal a vinhos de qualidade. Foi a esta dura realidade que chegou um estudo promovido no último ano pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) e envolvendo 2.200 entrevistas realizadas por técnicos de marketing naqueles dois mercados.

--------------------------------------------------------------------------------

Isabel Aveiro
ia@negocios.pt


A generalidade dos públicos norte-americano e britânico não associa Portugal a vinhos de qualidade. Foi a esta dura realidade que chegou um estudo promovido no último ano pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) e envolvendo 2.200 entrevistas realizadas por técnicos de marketing naqueles dois mercados.

Quando as respostas vieram, o que mais espanto causou nos responsáveis governamentais é que mesmo os britânicos que tenham vindo passar férias no Algarve e que tinham consumido vinho nacional, não faziam a associação: “há uma clara ausência da imagem Portugal” naqueles destinos, resume Luís Rego, assessor do ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas (MADRP).

Para pôr fim a este falha da conhecimento e sobretudo de associação entre Portugal e vinhos de qualidade em alguns mercados, o IVV, sobre a tutela do MADRP, apresenta hoje a marca Vinhos de Portugal/Wines of Portugal.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, Bing [Bot], eneias, Estriquinina, Goya777, JoeP, lfa, m-m, MR32, Noel, nunorpsilva, OCTAMA, pattern, PAULOJOAO, Phil2014, slbnnbobadela, vmb1426 e 106 visitantes