Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re

por bolsa » 18/9/2008 12:03

buzio Escreveu:Bem para já o efeito é de queda e com volume :(

Vender a posição, ou não vender eis a questão. Não agoira nada de bom... Aguentou-se bem durante a crise que tem acontecido nos ultimos dias, mas secalhar algum dia tinha que quebrar.

Ora bolas a unica empresa que eu achava boa no PSI está a dar as ultimas também....



Nada de novo, trata-se dos movimentos habituais (por enquanto).

Cump.s e B.N.
 
Mensagens: 576
Registado: 7/2/2005 18:06

por sconcha » 18/9/2008 11:59

Bem para já o efeito é de queda e com volume :(

Vender a posição, ou não vender eis a questão. Não agoira nada de bom... Aguentou-se bem durante a crise que tem acontecido nos ultimos dias, mas secalhar algum dia tinha que quebrar.

Ora bolas a unica empresa que eu achava boa no PSI está a dar as ultimas também....
 
Mensagens: 59
Registado: 29/11/2007 13:11
Localização: lisboa

Re: Amanhã

por SilverTrader » 18/9/2008 10:13

tarzan tchetcheno Escreveu:Amanhã acabam alguns warrant's da JMT???


Que efeito poderá isso ter na cotação?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 208
Registado: 29/11/2007 13:21
Localização: Setúbal

Amanhã

por tarzan tchetcheno » 18/9/2008 0:45

Amanhã acabam alguns warrant's da JMT???
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 688
Registado: 19/3/2008 20:29

Subida ou descida - Eis a dúvida

por Alado » 17/9/2008 22:53

Camaradas investidores,
Apesar do momento de turbulência a JM até se tem aguentado bem. FAz sempre um mínimo mais ou menos baixo mas acaba por fechar com perdas insignificantes.
No entanto amanhã não auguru um bom dia para este título. Creio que deverá testar novamente os 5,50.
Acham que este suporte consegue aguentar a cotação ou será que desta é que vai ser quebrado?
A minha opinião é que caso a cotação amanha seja de descida, não deverá quebrar os 5,50 e então constituirá um bom valor de entrada.
Se alguem tiver uma opinião formada para contrapor a minha gostava de a saber.
Bons negócios a todos...
 
Mensagens: 25
Registado: 29/11/2007 1:47
Localização: 16

por sconcha » 17/9/2008 16:47

Obrigado Ulisses.

Realmente é no minimo espantoso, a JM ignorar tudo e todos. Fechou inalterada! Simplesmente espantoso. :shock:

Irei estar com atenção aos suportes que referiste.

Abraço
 
Mensagens: 59
Registado: 29/11/2007 13:11
Localização: lisboa

por Bokas » 17/9/2008 15:55

Ok falhou-me esse pormenor :mrgreen:
Obrigado
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 623
Registado: 20/5/2008 12:54
Localização: Margem Sul

por Flying Turtle » 17/9/2008 15:47

Bokas Escreveu:Ok obrigado FT
Já agora se não fosse pedir muito podes actualizar esse mesmo gráfico com esse canal ascendente :mrgreen:


Bokas, como se trata de um gráfico de barras mensais e ainda nem sequer mudámos de mês, o gráfico actualizado não apresenta alterações dignas de registo. Só a última barra está menos verdinha :wink:

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3240
Registado: 25/10/2002 17:26
Localização: Oeiras/Lisboa

Re: Re

por Martins_Braz » 17/9/2008 15:39

Bolsa Escreveu:
Martins_Braz Escreveu:
Bolsa Escreveu:Aquilo que eu daria para ter a classe destes analistas do BPI......., é preciso ter muita categoria para concluir que caso a JMT tivesse de desembolsar esse valor seria negativo para a Empresa. Já não é a primeira vez que existem notícias destas e nunca resultou em nenhuma multa que eu saiba. A Polónia está a crescer 7% ao ano, por isso sabe que as galinhas de ovos de ouro devem bem tratadas, não se devem matar, isto é a Biedronka tem milhares de funcionários Polacos, é contribuinte líquido de milhões anualmente para o orçamento Polaco e a Biedronka ia ser apunhalada pelas costas ? Não é com radicalislos económicos do tipo portuga actualmente que se cresce 7 % ao ano.

cump.s e B.N.


Mas a lei portuga é radical por ser igual para todos... ou será melhor a lei polaca de 7% ao ano em que só é criminoso quem não dá dinheiro a ganhar ao Estado?

Entendeste onde quero chegar?

P.S.: Não tenho JMT, mas já tive e irei voltar a ter.


Não, não percebi, e já agora a lei portuga é igual para todos onde ? Desculpa, mas onde é que tens andado ? Poderia enumerar montes de factos absolutamente inacreditáveis acerca da tal lei portuga igual para todos mas para quê ? Como frequentador do fórum garantidamente tens cultura acima da média e tens certamente acesso diário a todo o tipo de informações, daí o meu espanto com a tua resposta. Não leves a mal, afinal estamos todos no mesmo barco. E já agora a JMT cometeu que crime ? Acho que não cabe na cabeça de ninguém o disparate anunciado que poderá dar origem à tal multa, então uma empresa destas iria cometer disparates destes ? Tenho actualmente JMT e até estou à vontade porque estou com saldo bem positivo.

Cump.s e B.N.


1.º Não sei que crime ou contra-ordenação a JMT cometeu porque não conheço a lei polaca.

2.º Conheço a lei portuguesa e a lei é igual para todos. Se as entidades a aplicam ou não, isso já é outro problema mas certamente não será problema da lei mas sim de quem nomeia ou elege os membros dessas entidades.
 
Mensagens: 813
Registado: 17/7/2008 13:21
Localização: 16

por Bokas » 17/9/2008 15:38

Ok obrigado FT
Já agora se não fosse pedir muito podes actualizar esse mesmo gráfico com esse canal ascendente :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 623
Registado: 20/5/2008 12:54
Localização: Margem Sul

por Flying Turtle » 17/9/2008 15:28

Bokas Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Em termos de uma inversão de longo prazo, ou seja, o final do "Bull Market", os sinais só ocorreriam em caso de quebra dos próximos suportes.


Ulisses os próximos suportes que te referes é o existente na zona 4,55 - 4,60 ou o primeiro nos 5,50 - 5,60 :?:


Na minha forma de ver, o "bull mode" de longo prazo da JM só acaba se e quando for quebrada de forma sustentada a linha de compra do seu canal actual, já com uns anitos de velho, conforme ilustrei aqui neste mesmo tópico (2º. post).

Abraços
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3240
Registado: 25/10/2002 17:26
Localização: Oeiras/Lisboa

por Bokas » 17/9/2008 15:23

Ulisses Pereira Escreveu:Em termos de uma inversão de longo prazo, ou seja, o final do "Bull Market", os sinais só ocorreriam em caso de quebra dos próximos suportes.


Ulisses os próximos suportes que te referes é o existente na zona 4,55 - 4,60 ou o primeiro nos 5,50 - 5,60 :?:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 623
Registado: 20/5/2008 12:54
Localização: Margem Sul

por Ulisses Pereira » 17/9/2008 15:18

buzio, face ao comportamento da JM no último ano, é natural. Parece uma acção à margem do mercado , ignorando por completo os movimentos deste. Aliás, por alguma razão é a única acção do PSI 20 que continua a viver um "Bull Market".

Para quem está dentro da acção, a sua preocupação deve ser vigiar os suportes da JM, já que a sua quebra daria os primeiros sinais de fraqueza, algo que a acção não dá há muitos anos.

Em termos de curto prazo, o suporte a vigiar é na zona entre os 5,5 e os 5,6 euros. Em termos de uma inversão de longo prazo, ou seja, o final do "Bull Market", os sinais só ocorreriam em caso de quebra dos próximos suportes.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-jm1.GIF
forum-jm1.GIF (32.06 KiB) Visualizado 9750 vezes
forum-jm2.GIF
forum-jm2.GIF (37.02 KiB) Visualizado 9757 vezes
forum-jm3.GIF
forum-jm3.GIF (26.25 KiB) Visualizado 9746 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por sconcha » 17/9/2008 15:03

Questiono-me também dessa forma. Alguem que acompanhe a JM há mais tempo, sabe se este comportamento é normal nesta acção?

Digo "este" comportamento porque lá fora assiste-se a dias negros, falências, pânico.. e a JM nada. Não se passa nada! Nem sei se hei-de ficar descansado ou nem por isso...

Poderá estar a ocorrer um momento de consolidação? E se estiver, como prever se o próximo movimento brusco será ascendente ou descendente?

Obrigado,
 
Mensagens: 59
Registado: 29/11/2007 13:11
Localização: lisboa

por mlra » 16/9/2008 18:22

Boas!

Uma das acções mais volateis do psi e hoje com toda esta volatilidade nem se mexeu!? :?

Cumps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 684
Registado: 24/12/2007 12:02

Re: JM

por Luka! » 16/9/2008 12:12

Clinico Escreveu:Mais uma vez parece que o suporte doda zona dos 5,6 está a aguentar-se. Bom sinal. Da queda dos 5% já vai na recuperação.

É claro que depois de um dia destes é possível que amanha as bolsas ainda caiam um pouco, Ou então, a queda hoje vai ser de tal maneira brutal nos States, que amanha é só alívio...
Abrços
Clinico


No final do dia acaba sempre por 'vir à tona' com a pressão dos que acumulam a estes niveis...
:wink:
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3395
Registado: 21/10/2003 21:48

JMT

por JAS » 16/9/2008 0:06

No “Iberian Daily” de hoje os analistas do BPI recordam que no passado sábado o jornal “Público” avançou que o grupo Jerónimo Martins poderá ter de pagar uma multa até 50 milhões de euros à autoridade de concorrência e defesa do consumidor da Polónia (UOKiK) por não ter informado atempadamente sobre a aquisição de uma loja da cadeia alemã Plus, grupo com o qual acordou igualmente a compra de outras 210 unidades naquele mercado, no final de 2007.


Adquiriram 1 loja sem autorização e pediram autorização para adquirir mais 210.
Faltou autorização para 5 milésimos do negócio.

Será que uma entidade regualadora (de qualquer país do mundo) alguma vez aplicaria a multa máxima pela aquisição de uma coisa que representa 5 milésimos do negócio em causa?

A Biedronka tem mais de 1000 lojas na Polónia, mais UMA ou menos uma, não afecta as leis da concorrência.

Tenham juízo e não digam disparates.

JAS

P.S. - Por acaso o Público é do grupo Sonae...
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

Re: Re

por bolsa » 15/9/2008 21:41

Martins_Braz Escreveu:
Bolsa Escreveu:Aquilo que eu daria para ter a classe destes analistas do BPI......., é preciso ter muita categoria para concluir que caso a JMT tivesse de desembolsar esse valor seria negativo para a Empresa. Já não é a primeira vez que existem notícias destas e nunca resultou em nenhuma multa que eu saiba. A Polónia está a crescer 7% ao ano, por isso sabe que as galinhas de ovos de ouro devem bem tratadas, não se devem matar, isto é a Biedronka tem milhares de funcionários Polacos, é contribuinte líquido de milhões anualmente para o orçamento Polaco e a Biedronka ia ser apunhalada pelas costas ? Não é com radicalislos económicos do tipo portuga actualmente que se cresce 7 % ao ano.

cump.s e B.N.


Mas a lei portuga é radical por ser igual para todos... ou será melhor a lei polaca de 7% ao ano em que só é criminoso quem não dá dinheiro a ganhar ao Estado?

Entendeste onde quero chegar?

P.S.: Não tenho JMT, mas já tive e irei voltar a ter.


Não, não percebi, e já agora a lei portuga é igual para todos onde ? Desculpa, mas onde é que tens andado ? Poderia enumerar montes de factos absolutamente inacreditáveis acerca da tal lei portuga igual para todos mas para quê ? Como frequentador do fórum garantidamente tens cultura acima da média e tens certamente acesso diário a todo o tipo de informações, daí o meu espanto com a tua resposta. Não leves a mal, afinal estamos todos no mesmo barco. E já agora a JMT cometeu que crime ? Acho que não cabe na cabeça de ninguém o disparate anunciado que poderá dar origem à tal multa, então uma empresa destas iria cometer disparates destes ? Tenho actualmente JMT e até estou à vontade porque estou com saldo bem positivo.

Cump.s e B.N.
 
Mensagens: 576
Registado: 7/2/2005 18:06

Re: Re

por Martins_Braz » 15/9/2008 19:07

Bolsa Escreveu:Aquilo que eu daria para ter a classe destes analistas do BPI......., é preciso ter muita categoria para concluir que caso a JMT tivesse de desembolsar esse valor seria negativo para a Empresa. Já não é a primeira vez que existem notícias destas e nunca resultou em nenhuma multa que eu saiba. A Polónia está a crescer 7% ao ano, por isso sabe que as galinhas de ovos de ouro devem bem tratadas, não se devem matar, isto é a Biedronka tem milhares de funcionários Polacos, é contribuinte líquido de milhões anualmente para o orçamento Polaco e a Biedronka ia ser apunhalada pelas costas ? Não é com radicalislos económicos do tipo portuga actualmente que se cresce 7 % ao ano.

cump.s e B.N.


Mas a lei portuga é radical por ser igual para todos... ou será melhor a lei polaca de 7% ao ano em que só é criminoso quem não dá dinheiro a ganhar ao Estado?

Entendeste onde quero chegar?

P.S.: Não tenho JMT, mas já tive e irei voltar a ter.
 
Mensagens: 813
Registado: 17/7/2008 13:21
Localização: 16

Re

por bolsa » 15/9/2008 19:00

Aquilo que eu daria para ter a classe destes analistas do BPI......., é preciso ter muita categoria para concluir que caso a JMT tivesse de desembolsar esse valor seria negativo para a Empresa. Já não é a primeira vez que existem notícias destas e nunca resultou em nenhuma multa que eu saiba. A Polónia está a crescer 7% ao ano, por isso sabe que as galinhas de ovos de ouro devem bem tratadas, não se devem matar, isto é a Biedronka tem milhares de funcionários Polacos, é contribuinte líquido de milhões anualmente para o orçamento Polaco e a Biedronka ia ser apunhalada pelas costas ? Não é com radicalislos económicos do tipo portuga actualmente que se cresce 7 % ao ano.

cump.s e B.N.
 
Mensagens: 576
Registado: 7/2/2005 18:06

por sconcha » 15/9/2008 18:52

Bokas Escreveu:
buzio Escreveu: Quantas mais resistir, menos vai quebrar certo ?


Não será, quanto mais investidas mais fraco o suporte irá ficar :?:


Pois boa pergunta. Não faço ideia...

Quanto à noticia do BPI, isto não é contraditório?!
Então a *suposta* multa é negativa, ou será negativa? E mais, sendo *supostamente* negativa, eles continuam a recomendação de comprar??? Com target nos 7,30 ?

Vá se lá perceber estes analistas....
 
Mensagens: 59
Registado: 29/11/2007 13:11
Localização: lisboa

por Nyk » 15/9/2008 18:35

BPI diz possível multa na Polónia "negativa" para a JM
Os analistas do BPI vêem como "negativo" para a Jerónimo Martins o impacto da aplicação de uma eventual multa pela autoridade da concorrência polaca por falta de informação no processo de compra dos activos da Plus naquele país.

--------------------------------------------------------------------------------

Isabel Aveiro
ia@mediafin.pt


Os analistas do BPI vêem como "negativo" para a Jerónimo Martins o impacto da aplicação de uma eventual multa pela autoridade da concorrência polaca por falta de informação no processo de compra dos activos da Plus naquele país.

No “Iberian Daily” de hoje os analistas do BPI recordam que no passado sábado o jornal “Público” avançou que o grupo Jerónimo Martins poderá ter de pagar uma multa até 50 milhões de euros à autoridade de concorrência e defesa do consumidor da Polónia (UOKiK) por não ter informado atempadamente sobre a aquisição de uma loja da cadeia alemã Plus, grupo com o qual acordou igualmente a compra de outras 210 unidades naquele mercado, no final de 2007.

Contactada, fonte oficial da JM escusou-se a adiantar mais informação sobre a matéria, defendendo contudo que o grupo “está empenhadíssimo em resolver esta questão processual”, esforço em que aplicará “todos os esforços possíveis e imagináveis”, reforçando que a actuação da “holding” “sempre se pautou pela transparência” em todos os mercados onde actua.

Eduardo Coelho, Joaquin Garcia-Romanillos, Manuel Coelho, José Rito, Ana Oliveira, João Safara Silva, que subscrevem a avaliação, consideram então que a notícia tem um impacto “negativo”. Primeiro, explicam os analistas do BPI, porque pode “adiar ainda mais a autorização do regulador da aquisição das lojas Plus e/ou impor mais remédios” à operação. Em segundo lugar, “representa uma penalização que atinge [ou pode atingir, no limite máximo da multa possível] 1% da actual capitalização bolsista.

Apesar disso os mesmos analistas continuam a “acreditar” que a “JM irá garantir a aquisição, uma vez que o total da sua quota de mercado do retalho polaco é de apenas 7%”.

Ucrânia será o próximo destino

Em comentário paralelo, os mesmos analistas consideram “neutral” a informação de que a JM irá expandir em 2009 para a Ucrânia, Roménia e/ou Rússia, intenção reafirmada recentemente por Pedro Pereira da Silva, director da Biedronka, rede polaca da JM na Polónia.

O que os autores do “Iberian Daily” salientam contudo é que acreditam que a Ucrânia “é o mercado mais provável”, uma vez que: ainda tem um peso muito grande de formatos tradicionais de retalho; “não tem presença de nenhum grande operador de retalho, incluindo no “hard discount”; e tem “um potencial macroeconómico significativo”. Os analistas recordam que a Polónia e a Ucrânia irão ser ambas anfitriãs dos Campeonato europeus de futebol em 2012.

A recomendação continua a ser de “acumular” e o preço-alvo de 7,3 euros, o que compara com um preço de fecho de 5,834 euros (recuou 0,56% face a sexta-feira passada).
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

JM

por Clinico » 15/9/2008 18:19

Se for como a Galp, que se fartou de bater no suporte dos 10,80 e depois foi o disparo que viu! por enquanto, não voltou lá...

Pessoalmente não acredito que ceda. As investidas ao suporte têm sido violentas e com volume e não cedeu até agora.
Abraço
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

por Bokas » 15/9/2008 17:19

buzio Escreveu: Quantas mais resistir, menos vai quebrar certo ?


Não será, quanto mais investidas mais fraco o suporte irá ficar :?:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 623
Registado: 20/5/2008 12:54
Localização: Margem Sul

por sconcha » 15/9/2008 17:16

Bem, parece que o suporte resistiu a mais uma investida. Quantas mais resistir, menos vai quebrar certo ? Daqui a bocado é de Aço :D

Só falta saber o dia do disparo... se é que vai haver. O que é que vocês acham?

Já estou como o Clinico : AH GANDA JM eh eh :)
 
Mensagens: 59
Registado: 29/11/2007 13:11
Localização: lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], icemetal, JoaoMatosSilva, KAWA, Kooc, luislobs, maturidade, MR32, PAULOJOAO, Pmart 1, Z7Z e 114 visitantes