Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI20?

por tiagopt2 » 4/9/2008 1:20

nicknovo Escreveu:Epá ainda vou aprender o que é isso... hehehe :oops:

lol :lol:
Se passasses pelo tópico das questões de iniciação e perguntasses, o pessoal já tinha respondido.

É como a primeira liga das acções portuguesas, o top 20.
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

PSI20?

por nicknovo » 3/9/2008 23:27

Epá ainda vou aprender o que é isso... hehehe :oops:
 
Mensagens: 2
Registado: 11/7/2008 11:29
Localização: São Pedro de Moel

Se assim for

por tarzan tchetcheno » 3/9/2008 23:27

o tombo será tremendo... e aqueles 11 M de acções foram um aviso que ninguém parece ter levado a sério, depois virão a negação, o desespero, e por fim o pânico... ou então é tudo falso alarme :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 688
Registado: 19/3/2008 20:29

por ljbk » 3/9/2008 23:22

ljbk Escreveu:
lutav Escreveu:boas lj,

nao achas que essa cabeça e ombros, está um pouco curta de "tempo"?

eu sei que às vezes a JMT, mostra-nos o significado da palavra "volatilidade", mas esse timeframe.... e apenas lateralizar nos 5,83-6,05?

abraço


Boas,

A nivel de tempo pode estar curta (3 semanas), mas a nivel de volume, poderá não estar.
E depois ainda tem de ser activada.
De qualquer forma é só uma possibilidade.
Até pode ser que daqui a 5 minutos já esteja nos 6.10 e isto é para esquecer.

BN,
ljbk.


Deixo aqui o grafico que referi com a possibilidade indicada: 1 mês / 21 sessões.

BN,
ljbk.
Anexos
ljbk_jmt_20080903.PNG
ljbk_jmt_20080903.PNG (44.51 KiB) Visualizado 12652 vezes
 
Mensagens: 1000
Registado: 25/11/2005 11:15

por ljbk » 3/9/2008 10:27

lutav Escreveu:boas lj,

nao achas que essa cabeça e ombros, está um pouco curta de "tempo"?

eu sei que às vezes a JMT, mostra-nos o significado da palavra "volatilidade", mas esse timeframe.... e apenas lateralizar nos 5,83-6,05?

abraço


Boas,

A nivel de tempo pode estar curta (3 semanas), mas a nivel de volume, poderá não estar.
E depois ainda tem de ser activada.
De qualquer forma é só uma possibilidade.
Até pode ser que daqui a 5 minutos já esteja nos 6.10 e isto é para esquecer.

BN,
ljbk.
 
Mensagens: 1000
Registado: 25/11/2005 11:15

por lutav » 3/9/2008 10:17

boas lj,

nao achas que essa cabeça e ombros, está um pouco curta de "tempo"?

eu sei que às vezes a JMT, mostra-nos o significado da palavra "volatilidade", mas esse timeframe.... e apenas lateralizar nos 5,83-6,05?

abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2174
Registado: 22/9/2006 22:36
Localização: 14

por ljbk » 3/9/2008 10:14

Boas !

Sei que a probabilidade é pequena, mas venho chamar a vossa atenção para no caso de não ser vencida a actual resistencia de curto prazo na zona dos 6.05.
Se isso acontecer, poderá ser concluida uma cabeça e ombros com a base no suporte dos 5.7x, dois ombros na zona dos 6.05 e a cabeça no máximo histórico.
Essa formação é perfeitamente visivel no intraday o que não quer dizer que depois venha ser activada.

BN,
ljbk.
 
Mensagens: 1000
Registado: 25/11/2005 11:15

por Luka! » 2/9/2008 8:44

Diario do ZLOTY §

Na penultima sessao tivemos um dia em que o Zloty valorisou e a JMT aproveitou...
mas hoje infelizmente para a JMT, o ZLOTY volta a desvalorisar como nos ultimos tempos, no seguimento da crise na Georgia/Russia...hummm

(fica o grafico)
:cry:
Anexos
Zloty-Euro.png
Zloty-Euro.png (426.05 KiB) Visualizado 13113 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3395
Registado: 21/10/2003 21:48

Re: JM

por Resina » 2/9/2008 0:41

MarcoAntonio Escreveu:
Resina Escreveu:Negociar com 0.005 é bom, mas negociar com 0,001 parece absurdo. Era semelhante a irmos ao Supermercado ou pagar algum bem com esses valores.


Não é nada absurdo e até acho o teu exemplo algo mau.

Tu abasteces combustíveis a décimas de centimo. Por exemplo, gasóleo a 1.318 euros ou gasolina a 1.469 euros por litro.

Aliás, com alguma frequência as pessoas reclamam por isso não acontecer mais vezes (em mais produtos). Uma reclamação que surgiu até com grande enfase na passagem para o Euro dado que um centimo representava 2 Escudos.


Não há aqui nada de absurdo. É mera questão de hábito. Já reparaste no nível de definição do PIP nos crosses do Forex?

Tanto podes pegar em exemplos do supermercado (que nem sempre são bons) onde se negoceia até ao centimo como podes pegar em exemplos banais (combustiveis) onde se negoceia até à décima de centimo como ainda podes encontrar exemplos ainda mais extremos...

No inicio nos combustiveis não entendia bem, mas até foi vantajoso. Mas pegar neste assunto é um pouco mais complexo, até porque pagar isso com dinheiro vivo é extremamente dificil. Ah, e as contas só tem duas casas decimais.
Mau e para quem tem contas bancarias até porque pode ficar a perder com os arredondamentos.
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

Re: JM

por MarcoAntonio » 2/9/2008 0:31

Resina Escreveu:Negociar com 0.005 é bom, mas negociar com 0,001 parece absurdo. Era semelhante a irmos ao Supermercado ou pagar algum bem com esses valores.


Não é nada absurdo e até acho o teu exemplo algo mau.

Tu abasteces combustíveis a décimas de centimo. Por exemplo, gasóleo a 1.318 euros ou gasolina a 1.469 euros por litro.

Aliás, com alguma frequência as pessoas reclamam por isso não acontecer mais vezes (em mais produtos). Uma reclamação que surgiu até com grande enfase na passagem para o Euro dado que um centimo representava 2 Escudos.


Não há aqui nada de absurdo. É mera questão de hábito. Já reparaste no nível de definição do PIP nos crosses do Forex?

Tanto podes pegar em exemplos do supermercado (que nem sempre são bons) onde se negoceia até ao centimo como podes pegar em exemplos banais (combustiveis) onde se negoceia até à décima de centimo como ainda podes encontrar exemplos ainda mais extremos...

Resina Escreveu:Só sinto que o nosso mercado por ser tão pouco liquido que isso só faça piorar as coisas. Ou achas que vai ser oposto!?


Acho que o mercado vai-se tornar mais líquido. Em alguns papeis vai-se tornar mais facil entrar e sair sem entrar longas filas de espera acumuladas nos ticks. A negociação certamente vai-se tornar mais fluída...

Bem, o impacto não será grande porque este processo foi algo progressivo sendo esta a segunda alteração no mesmo sentido. Digamos que a negociação do meio centimo já tinha reduzido os problemas a metade.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38259
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Crómio » 2/9/2008 0:17

Coisa que me irritou bastante foi entrar na SonaeSGPS e ver aquilo a mexer 3,6% cada tick...

Assim sempre há mais suavidade e não quer dizr que entre um negócio e outro o preço não varie 3 ou 4%.

No fundo passa tudo exactamente pelo mesmo, encontro de ordens.

Isto é muito mais fácil do que mudar do escudo para o euro, não é nenhum bicho de sete cabeças, para mim está tudo na mesma, ou para melhor...

Resina... isso passa pá!

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2745
Registado: 2/11/2007 16:52

Re: JM

por Resina » 2/9/2008 0:16

MarcoAntonio Escreveu:
Resina Escreveu:Não sei se é melhor, mas acho mais confuso.


No DAX negoceia-se acções com 4 algarismos significativos desde que me lembro e ninguém tem problemas. E no CAC já negoceiam com 5!

O pessoal também não tem problemas com o Forex onde se negoceia com mais algarismos significativos.

É uma mera questão de hábito. E portanto, para melhor muda-se sempre...
:wink:

Concordo contigo.
No inicio quando a negociação mudou fez-me confusão, mas rapidamente concluí que para mim foi muito melhor comprar p.e. a Jm a 5.905 do que a 5.91.
Mas mesmo assim com a nova mudança, apesar de ter ocorrido uma semelhante à poucos meses, esta ultima parece-me pouco correcta nalguns titulos.
A mudança para a decima foi apenas em alguns titulos, não em todos, por isso agora deveria ter sido o mesmo. Mas olha vamos lá testar e ver se realmente temos vantagens.

MarcoAntonio Escreveu:
Resina Escreveu:Não entendo porque razão quando um titulo sobe perto dos 10, dividimos por 5 e fica mais "barato unitariamente". O Warren Bufett ao menos diz que as acções da Berkshire tem de valer no minimo 50 mil dolares para evitar que pequenos a comprem. Não é preciso lá chegar, mas pelo menos poderiamos ter titulos com maior valor monetário.

Acho que isto ficava mais profissional com valores superiores...


Pois, mas se as empresas não fazem os reverse stock splits que deviam fazer (pelo contrário, quando a cotação está mais alta um bocadinho fazem logo um split) então o mercado compensa, permitindo a negociação até à milésmia.

Negociar acções a 4.963 é perfeitamente equivalente a negociar acções a 49.63 (que é o que acontece nos outros mercados).

O que estava mal era negociarmos a 4.96 (só até à décima). Era o mesmo que o DAX só permitir comprar acções a 49.6 ou 49.7, sem valores intermédios...

Pois, é a melhor maneira de contornar isso.
È um erro realmente.
Negociar com 0.005 é bom, mas negociar com 0,001 parece absurdo. Era semelhante a irmos ao Supermercado ou pagar algum bem com esses valores.
Mas já que foi assim, e não vai voltar atrás. temos de nos habituar.

MarcoAntonio Escreveu:
Resina Escreveu:Investir com 100 ou 200 euros é ridiculo.


Mas o que tem a milésima a ver com isso?

Nada. Eu queria continuar a conversa como outro assunto, mas achei que estava a divergir e depois nem retirei.
MarcoAntonio Escreveu:
Resina Escreveu:Resumindo e Concluindo acho que isto faria mais sentido noutros mercados que não o nosso, mas se eles o decidiram....
Abraço


Como assim?

Só sinto que o nosso mercado por ser tão pouco liquido que isso só faça piorar as coisas. Ou achas que vai ser o posto!?

Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

Re: JM

por MarcoAntonio » 2/9/2008 0:04

Clinico Escreveu:Bem, quando eu digo que tira o interesse é que me dá ideia que realmente a acção vai demorar mais tempo a mover-se, seja para cima, seja para baixo.

Mas admito que isso seja um efeito psicológico e que passe quando nos habituarmos.


Ah, exacto. Mas isso é meramente psicológico (e até pode ocorrer nos primeiros tempos enquanto os investidores não estão habituados).

Mas a seu tempo os investidores ultrapassam isso. A nossa negociação com 3 algarismos significativos era extremamente retrógada e prejudicial para os investidores (embora desde Janeiro já tivesse melhorado parcialmente com o meio centimo) dado que 90% das nossas acções têm negociado abaixo dos 10 euros (nos outros mercados é mais do tipo 90% está acima dos 10 euros e negoceia com 4 algarismos significativos, nalguns casos até 5). O nosso mercado era diferente e para pior, agora passou a ser mais igual aos outros...

Já muitas vezes tinhamos reclamado aqui pela falta de reverse stock splits para eliminar estes problemas. Já que não vieram os reverse stock splits (pelo contrário, tirando a PAD/GLINTT outras empresas até insistiram em "splitar" sem necessidade nenhuma) então que venha a milésima.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38259
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

JM

por Clinico » 1/9/2008 23:58

Bem, quando eu digo que tira o interesse é que me dá ideia que realmente a acção vai demorar mais tempo a mover-se, seja para cima, seja para baixo.

Mas admito que isso seja um efeito psicológico e que passe quando nos habituarmos.

Tambem noto, que os "saltos" que dá nestas condicões são maiores, i.e. e por ex; na JM, não se negoceia 5,900 -5,901 - 5,902 mas saltou-se muitas vezes 3 e 4 "militicks" duma vez (passou de 5,906 para 5,910 sem negociar os números intermédios)

Enfim, mais uma vez, obrigado pelo tempo e a paciencia em ensinar.
Abraço
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

Re: JM

por MarcoAntonio » 1/9/2008 23:55

Resina Escreveu:Não sei se é melhor, mas acho mais confuso.


No DAX negoceia-se acções com 4 algarismos significativos desde que me lembro e ninguém tem problemas. E no CAC já negoceiam com 5!

O pessoal também não tem problemas com o Forex onde se negoceia com mais algarismos significativos.

É uma mera questão de hábito. E portanto, para melhor muda-se sempre...
:wink:



Resina Escreveu:Não entendo porque razão quando um titulo sobe perto dos 10, dividimos por 5 e fica mais "barato unitariamente". O Warren Bufett ao menos diz que as acções da Berkshire tem de valer no minimo 50 mil dolares para evitar que pequenos a comprem. Não é preciso lá chegar, mas pelo menos poderiamos ter titulos com maior valor monetário.

Acho que isto ficava mais profissional com valores superiores...


Pois, mas se as empresas não fazem os reverse stock splits que deviam fazer (pelo contrário, quando a cotação está mais alta um bocadinho fazem logo um split) então o mercado compensa, permitindo a negociação até à milésmia.

Negociar acções a 4.963 é perfeitamente equivalente a negociar acções a 49.63 (que é o que acontece nos outros mercados).

O que estava mal era negociarmos a 4.96 (só até à décima). Era o mesmo que o DAX só permitir comprar acções a 49.6 ou 49.7, sem valores intermédios...


Resina Escreveu:Investir com 100 ou 200 euros é ridiculo.


Mas o que tem a milésima a ver com isso?


Resina Escreveu:Resumindo e Concluindo acho que isto faria mais sentido noutros mercados que não o nosso, mas se eles o decidiram....
Abraço


Como assim?
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 1/9/2008 23:59, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38259
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: JM

por MarcoAntonio » 1/9/2008 23:49

Clinico Escreveu:Mas que tira um bocado o interesse a isto, tira!


Retira interesse, como assim?

Os investidores simplesmente não estão habituados. Estavam tão habituados a um mercado extremamente atípico e estranham quando ele passa a ser mais normal.

Índices como o CAC ou o DAX são desinteressantes?

No DAX onde a maior parte dos títulos está cotada entre 20 e 80 euros (os nossos estão entre 2 e 8 euros) negoceia-se até à centésima (o que é perfeitamente equivalente a nós negociarmos até à milésima).

No CAC ainda vão mais longe, negoceia-se até ao meio centimo com a maior parte dos títulos cotados a 30 e 40 euros (era o mesmo que cá negociarmos até à meia milésima).

Não deixam de movimentar e não deixam de variar (ter volatilidade). ainda hoje a Michelin fechou nos 46.775 euros (que é algo como cá fechasse a 4.6775 euros) a valorizar 5.44% e com um volume de 1.5 milhões de acções.


É pura ilusão. Logo, logo os investidores se habituam à milésima (como já se tinham habituado ao meio centimo).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38259
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: JM

por Resina » 1/9/2008 23:45

MarcoAntonio Escreveu:
Resina Escreveu:Mas para quê? Que porcaria, não vejo a logica disto...


Lê os meus posts. Isto já devia ter sido feito era há mais tempo.

Tínhamos um mercado tão atípico e tão anormal que quando o colocamos a portar-se como os outros até estranhamos...
:wink:


Entretanto os investidores habituar-se-ão. E quer se apercebam quer não, o mercado ficará melhor, estou certo disso.

Marco, eu já estou como o Clinico, a Altri fê-lo, a Jm tambem, só falta a Galp fazer...
Não sei se é melhor, mas acho mais confuso. O que eu sinto é que vamos ter um acumular de ordens na mesma milesima, e isto nem sobe, nem desce...
Não entendo porque razão quando um titulo sobe perto dos 10, dividimos por 5 e fica mais "barato unitariamente". O Warren Bufett ao menos diz que as acções da Berkshire tem de valer no minimo 50 mil dolares para evitar que pequenos a comprem. Não é preciso lá chegar, mas pelo menos poderiamos ter titulos com maior valor monetário.
Acho que isto ficava mais profissional com valores superiores... Isto não é para amadores, não sei se entendes o que quero dizer. E tal e qual como quando dizemos que os taxistas andam na bolsa que isto está no mau caminho, a bolsa tambem deve ser limitada.
Investir com 100 ou 200 euros é ridiculo.
Resumindo e Concluindo acho que isto faria mais sentido noutros mercados que não o nosso, mas se eles o decidiram....
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

Re: JM

por MarcoAntonio » 1/9/2008 23:25

Resina Escreveu:Mas para quê? Que porcaria, não vejo a logica disto...


Lê os meus posts. Isto já devia ter sido feito era há mais tempo.

Tínhamos um mercado tão atípico e tão anormal que quando o colocamos a portar-se como os outros até estranhamos...
:wink:


Entretanto os investidores habituar-se-ão. E quer se apercebam quer não, o mercado ficará melhor, estou certo disso.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38259
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por MarcoAntonio » 1/9/2008 23:23

Com cotações a baixo valor e com a mesma definição de limite de variação mínima (tick) temos o encontro de compradores vendedores dificultado. Estes, devido a uma "barreira física" tendem assim a acumular-se em degraus (ticks) que estão mais separados entre si em termos relativos. Resultado:

> Maiores spreads bid/ask;

> Mais ordens acumuladas por tick;

> Mais longas filas de espera.


Os volumes sobem porque para o mesmo montante é necessário transaccionar mais títulos de cada vez. Mas é um volume artificial à custa de várias desvantagens. Volume e volatilidade destas dispensam-se. A fluidez da negociação sai dificultada e o investidor está a debater-se com spreads enormes.


Porque é que as milésimas resolvem o problema?

Porque é a mesmíssima coisa negociarmos acções a 59 euros até às centésimas ou negociar acções a 5.9 euros até às milésimas.

É a mesmíssima coisa e portanto é uma forma alternativa de resolver a questão (problema) das baixas cotações do nosso mercado.


Esta medida coloca o nosso mercado mais semelhante aos restantes (mais evoluídos que o nosso).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38259
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: JM

por Resina » 1/9/2008 23:18

Clinico Escreveu:Apesar de só ter conseguido chegar perto dum computa ao fim da manha, comprei hoje a 5,906,valor ridículo porque não gosto nada deste novo sistema de negociação á milésima, nem sei qual a vantagem disto!
A liquidez já ficou pequena e tenho agora a carteia cheia.
Concordo que o caminho é para cima, mas sinceramente, de 0,001 em 0,001, já me tira o gozo todo!

Então a sonae sgps agora é que nunca mais vai sair da cêpa torta :lol: 0,680 - 0,681 - 0,682 (bocejo) - 0,683 - 0,684, e sempre com uns bons milhares dum lado e de outro!

Isto tá lindo tá...

Abraços
Clinico

Tive mesmo para mandar um mail à Ljc a reclamar que o sistema estava estupido e que ja me dava as cotações em valores absurdos. Nem entendi bem o que se passava.
E agora é que estou a ver que afinal o sistema esta mesmo assim! Mas para quê? Que porcaria, não vejo a logica disto... Devia ser como estava anteriormente, era o suficiente, de 5 em 5...
Falando da Jm, não fugiu nada aquilo que estava à espera, ja sabia que na abertura ia cair, e que depois dava a volta. Estava convicto que se o titulo passasse os 6€ que estava confirmada os máximos já nos próximos dias, agora assim fico na duvida...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

JM

por Clinico » 1/9/2008 23:15

Obrigado Caro Marco pelo tempo, mas não percebo be esta frase:
"
O problema não está nas milésimas, essa é apenas uma forma de contornar um problema de fundo do nosso índice que tarda em ser resolvido, a generalizada baixa cotação das acções (valor absoluto das acções, que não tem que ver necessariamente com o valor das empresas)".

1 - Como é que a milésima contorna a baixa cotação das acções ?
2 - Este reajuste ás milésimas não é para o Psi20 mas para as praças quase todas por esta Europa, pelo continuo a não ver vantagens nisto.
3 - Mas depois quando as acções atingem valores acima dos 10 ou 20, fazem stock split e volta tudo ao mesmo!(A Altri, não foi preciso esperar tanto e a JM já se sabe. Não valia a pena deixá-las ir por aí acima? Não me admira que a Galp qualquer dia vá pelo mesmo caminho...

Mas enfim, Caro Marco, o problema deve ser mais complexo e não quero fazê-lo perder tempo, pois esta adaptação ás milésimas, que não foi noticiada em site bancário nem no JN, é um dado adquirido.

Mas que tira um bocado o interesse a isto, tira!

Abraço e obrigado
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

Re: JM

por MarcoAntonio » 1/9/2008 22:58

Clinico Escreveu:Apesar de só ter conseguido chegar perto dum computa ao fim da manha, comprei hoje a 5,906,valor ridículo porque não gosto nada deste novo sistema de negociação á milésima, nem sei qual a vantagem disto!
A liquidez já ficou pequena e tenho agora a carteia cheia.
Concordo que o caminho é para cima, mas sinceramente, de 0,001 em 0,001, já me tira o gozo todo!

Então a sonae sgps agora é que nunca mais vai sair da cêpa torta :lol: 0,680 - 0,681 - 0,682 (bocejo) - 0,683 - 0,684, e sempre com uns bons milhares dum lado e de outro!

Isto tá lindo tá...

Abraços
Clinico



O problema não está nas milésimas, essa é apenas uma forma de contornar um problema de fundo do nosso índice que tarda em ser resolvido, a generalizada baixa cotação das acções (valor absoluto das acções, que não tem que ver necessariamente com o valor das empresas).

Este estado de coisas está de tal maneira enraizado no nosso índice que quase não damos conta, mas este nosso índice PSI20 é extremamente atípico.

Ora vejamos, no PSI20 temos:

19 títulos abaixo dos 10 euros
12 títulos abaixo dos 5 euros
4 títulos abaixo dos 2 euros
2 títulos a 1 euro ou inferior

-------------------

Agora vejamos o DAX e CAC:


DAX30

1 título abaixo dos 10 euros (e encontra-se acima dos 5 euros)


CAC40:

3 títulos abaixo dos 10 euros
1 título abaixo dos 5 euros



O que mais se aproxima do nosso índice nos países vizinhos é a o MIB espanhol mas mesmo esse apresenta um padrão geral bem diferente do nosso. Enquanto cá temos 1 título acima dos 10 euros (GALP), em Espanha no MIB35 mais de metade (20 titulos) estão acima dos 10 euros.


É caso para dizer que mais de metade do PSI20 precisava de levar um reverse stock split para ficar minimamente semelhante ao índice mais próximo do nosso.

A grande desvantagem, como já foi referido noutros tópicos sobre o assunto, é a ocorrência de spreads elevados que dificultam a negociação e prejudicam o investidor/trader. Os volumes ficam ilusóriamente elevados mas a liquidez real é baixa e a negociação difícil.


Acho um pouco prematuro estar a retirar conclusões já das consequências das novas regras mas estou convencido que traduzir-se-á em vantagens para os investidores a prazo.

Se se vier a traduzir em perda de volatilidade, não é problemático. O PSI20 era "demasiado" volátil quando comparado com os restantes índices. Possivelmente exactamente por termos "cotações muito baixas".
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38259
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por ljbk » 1/9/2008 22:25

Crómio Escreveu:ljbk,

Obrigado pelos gráficos de volume, estão 5 estrelas.

Abraço


Obrigado.

Deixo aqui o update com a sessão de hoje e umas linhas guia que tracei.

Para cima ? Para baixo ?

"Faites vos jeux !"

BN,
ljbk.
Anexos
ljbk_jmt_20080901.PNG
ljbk_jmt_20080901.PNG (31.38 KiB) Visualizado 14910 vezes
 
Mensagens: 1000
Registado: 25/11/2005 11:15

Re: JM

por Jiboia Cega » 1/9/2008 21:55

Clinico Escreveu:(...) não gosto nada deste novo sistema de negociação á milésima, nem sei qual a vantagem disto!


Nem eu! Aliás hoje quando vi estes valores nos cofs até estive para perguntar ao meu banco se aquilo estaria avariado mais uma vez! :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1694
Registado: 21/3/2006 10:46
Localização: Madrid

JM

por Clinico » 1/9/2008 21:46

Apesar de só ter conseguido chegar perto dum computa ao fim da manha, comprei hoje a 5,906,valor ridículo porque não gosto nada deste novo sistema de negociação á milésima, nem sei qual a vantagem disto!
A liquidez já ficou pequena e tenho agora a carteia cheia.
Concordo que o caminho é para cima, mas sinceramente, de 0,001 em 0,001, já me tira o gozo todo!

Então a sonae sgps agora é que nunca mais vai sair da cêpa torta :lol: 0,680 - 0,681 - 0,682 (bocejo) - 0,683 - 0,684, e sempre com uns bons milhares dum lado e de outro!

Isto tá lindo tá...

Abraços
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, Bing [Bot], Google [Bot], Shimazaki_2 e 373 visitantes