Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 21/10/2008 0:55

Eu vou coloca-lo em tópico próprio para ficar no forum dos artigos didácticos e assim de fácil consulta/acesso (embora o texto já tenha 6 anos penso que continua bastante esclarecedor e neste momento bastante pertinente também).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Elias » 21/10/2008 0:52

é isso mesmo, obrigado. não tinha reparado nesse tópico
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por MarcoAntonio » 21/10/2008 0:47

Eu repus esse texto hoje (se te estás a referir ao que eu penso, pode ser outro porque já abordei o tema várias vezes no forum):

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=65487


Nota: quando falo de volatilidade (como no caso da Jerónimo Martins aqui neste tópico por exemplo e como no tópico dos índices) estou a falar da volatilidade histórica.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Elias » 21/10/2008 0:46

Marco há uns tempos (já foi há uns anos) colocaste aqui no Caldeirão um interessante post a explicar o que era a volatilidade implícita.

Consegues recuperar esse texto? Andei à procura dele debalde...
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Re: JM Análise

por MarcoAntonio » 21/10/2008 0:42

Mastergest Escreveu:Boa noite MarcoAntonio,

Podes decifrar um pouco a parte de bastante técnica?

Obrigado

Abraço


As zonas de suporte/resistência têm funcionado de forma bastante razoável e no longo-prazo tem seguido uma tendência apoiada numa linha de tendência de longo-prazo de consistência invejável. Do ponto de vista técnico não é possível pedir muito mais...

Do lado "negativo" está o facto de vir a apresentar nos últimos meses uma enorme volatilidade, o que introduz alguma "confusão" e dificuldade adicional no momento de decidir.

Enfim, faz disparar o risco.

Aqui a anomalia não é descer num dia para subir no outro (como se pode ver no gráfico isso não acontece). A anomalia, se é que assim se pode chamar, é o facto de estar a apresentar uma volatilidade altíssima. Porque de resto tem-se comportado como um título normal, fazendo up e donwswings, respeitando a tendência e os suportes e resistências (mais os suportes é certo mas isso é normal numa tendência de alta).

Apenas os movimentos estão "amplificados". Isso é volatilidade...


Volto a colocar os gráficos que estão na página anterior e que ilustram o que digo:

Imagem

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Elias » 21/10/2008 0:14

Oh tarzan tens de começar a ver a página anterior dos posts! Ainda hoje à hora de almoço deixei aqui três gráficos desta gaja!!!!
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Resultados saem quando???

por tarzan tchetcheno » 21/10/2008 0:12

saem quando???

e gráfico???
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 688
Registado: 19/3/2008 20:29

por FrancRap » 21/10/2008 0:05

Elias Escreveu:
FrancRap Escreveu:Mas tenho uma duvida, no BTP, que é q plataforma que uso na negociaçao de cfd, o mercado fecha ás 16.30 e a partir dai n me deixa negociar mais nesse dia.


Se eu fosse a ti contactava-os para eles actualizarem os horários (dantes o PSI fechava às 16h30 e só há uns dois anos é que passou para as 16h35), pois não há motivo para não te deixarem colocar ordens até às 16h35.


Irei contacta-los entao, acho estranho isso. Obrigado pelos esclarecimentos.

Cumps e BN
 
Mensagens: 137
Registado: 26/11/2007 4:39
Localização: Lisboa

por Elias » 21/10/2008 0:02

FrancRap Escreveu:Mas tenho uma duvida, no BTP, que é q plataforma que uso na negociaçao de cfd, o mercado fecha ás 16.30 e a partir dai n me deixa negociar mais nesse dia.


Se eu fosse a ti contactava-os para eles actualizarem os horários (dantes o PSI fechava às 16h30 e só há uns dois anos é que passou para as 16h35), pois não há motivo para não te deixarem colocar ordens até às 16h35.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Elias » 20/10/2008 23:57

FrancRap Escreveu:De qq maneira, amanha abre logo em gap up :) e a qustão já nem se coloca!!!


Para abrir em "gap up" tinha de abrir pelo menos a 5,10 a subir 10%. Parece-me algo improvável...
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por fbarrancos » 20/10/2008 23:31

majomo Escreveu:
Resina Escreveu:4 sessões negativas já chega... A 5ª será de altas...
Caso recue volto a comprar mais, que a este preço são dadas...


Por fim... algum sentimento bull no Resina... :)

Eu também entrei hoje na JM, pelos mesmos motivos que os vossos...
Esperemos que o vosso optimismo se confirme amanhã.
O meu objectivo são os 5€

Cumps.


caro majomo...

Sendo esse o teu objectivo deixas ja uma ordem de venda a esse valor?
Cumprimentos,
<b>FB</b>arrancos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 159
Registado: 29/11/2007 3:14
Localização: 5

por FrancRap » 20/10/2008 23:26

Jooaaoo Escreveu:
FrancRap Escreveu:Hoje tambem entrei na JM, a 4.60 €

Deixei o stop nos 4.46 €....


Olá FrancRap, não achas esse stop demasiadamente apertado?! Ainda por cima numa zona de suporte?!
Dizes, que colocas-te o stop 4% abaixo do preço de fecho, mas não deverias colocar o stop 4% abaixo da zona de suporte?!

Mesmo que a JMT vá para cima, o que acredito pois reforcei a posição hoje perto do fecho, a probabilidade da acção ir ao valor a que que colocas-te o stop, é elevadíssima...

Houve uma reacção bastante interessante hoje na zona dos 4,50...veremos o comportamento da menina amanha...


Um Abraço


Boas,

Penso que com o fecho dos states e com a reaçao forte aos 4.50 penso q nao preciso de colocar o stop mais baixo. Porque acredito que se esses 4.46 forem tocados é mto mau sinal e poderemos descer ainda mais.

De qq maneira, amanha abre logo em gap up :) e a qustão já nem se coloca!!!

Cumprimentos e bons trades!!
 
Mensagens: 137
Registado: 26/11/2007 4:39
Localização: Lisboa

olá

por Escarpas » 20/10/2008 23:23

Eu também entrei...

Está decretado o bear à JMT :lol:
Não se enerve, não insista, não inove, não faça rigorosamente nada. E se tiver dúvidas, respire fundo 3 vezes!!! Se não resultar REBENTE BOLHAS: http://doiscliques.blogs.sapo.pt/145876.html
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 47
Registado: 26/12/2007 23:55

por majomo » 20/10/2008 23:22

Resina Escreveu:4 sessões negativas já chega... A 5ª será de altas...
Caso recue volto a comprar mais, que a este preço são dadas...


Por fim... algum sentimento bull no Resina... :)

Eu também entrei hoje na JM, pelos mesmos motivos que os vossos...
Esperemos que o vosso optimismo se confirme amanhã.
O meu objectivo são os 5€

Cumps.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por fbarrancos » 20/10/2008 23:20

Resina Escreveu:Mas será que todo o forum tem Jmt? lol


:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Eu é a primeira vez!!! Até à data era virgem nesta empresa :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Cumprimentos,
<b>FB</b>arrancos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 159
Registado: 29/11/2007 3:14
Localização: 5

por Resina » 20/10/2008 23:17

Mas será que todo o forum tem Jmt? lol
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

Re: JM

por Resina » 20/10/2008 23:16

Mastergest Escreveu:Boas Navete,

Sim, tocou e fugiu mas pode lá voltar amanhã e uma entrada a 4,55€ com uma saída a 5,10€ era simplesmente excelente :)

Vamos ver a abertura e a tendência.

Abraço
Se lá voltar amanha só temos de aproveitar o desconto, mas com o fecho dos States hoje duvido que isso aconteça...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por Jooaaoo » 20/10/2008 23:14

FrancRap Escreveu:Hoje tambem entrei na JM, a 4.60 €

Deixei o stop nos 4.46 €....


Olá FrancRap, não achas esse stop demasiadamente apertado?! Ainda por cima numa zona de suporte?!
Dizes, que colocas-te o stop 4% abaixo do preço de fecho, mas não deverias colocar o stop 4% abaixo da zona de suporte?!

Mesmo que a JMT vá para cima, o que acredito pois reforcei a posição hoje perto do fecho, a probabilidade da acção ir ao valor a que que colocas-te o stop, é elevadíssima...

Houve uma reacção bastante interessante hoje na zona dos 4,50...veremos o comportamento da menina amanha...


Um Abraço
Na Vida tudo é relativo...
Um fio de cabelo na cabeça é pouco...
Na sopa é muito...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 691
Registado: 8/11/2005 11:28

por Resina » 20/10/2008 23:12

4 sessões negativas já chega... A 5ª será de altas...
Caso recue volto a comprar mais, que a este preço são dadas...
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por Resina » 20/10/2008 23:10

Tal como tinha dito, caso a Jmt chegasse a estes valores entraria...
Assim o fiz...
Porquê?
Porque a Lta de longo prazo se mantem valida, e o aquele toque nos 4.50fez o titulo fechar bem acima do valor (2.65) e como tal a reacção foi boa aquele que considero ser o maior suporte do momento...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por fbarrancos » 20/10/2008 23:06

Navete Escreveu:Vais elevando o STOP consoante a tendência.

A JM só tem resistências, lá mais para cima, e o que desce com força, sobe com força!

Está tudo na tendência, no sentimento de Mercado!

Depois pagas-me um café... :lol:


Não so te pagaria (a ti e a todos um cafe de boa vontade) como estou a pensar seriamente em deslocar-me aqui no alentejo ate à "cidade grande" :mrgreen: num proximo "ajuntamento" :P do pessoal do forum!!!


é incrivel existir um sitio assim... mete um bocadinho de tudo: aprendizagem... boa disposição... e as vezes ate "rilhas soft's" que são sempre boas para nao deixar ficar este forum muito "lamexas" :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

ou seja... muita diversidade dá frutos... se aqui fossem todos ovelhinhas... a "comer e calar" era mt mais perigoso... felizmente nao é assim... e os proprios moderadores optaram e bem pela regra: "ensinar a pescar" em vez de "dar o peixe"... so estao a ser para nós uns bacanos! os proprios erros que podemos hj cometer por tentar algo diferente do que nos passam... podem ser proveitosos... e uma mais valia de futuro... quando nao dá em erro... é objecto de estudo... e tenho a certeza que se fundamentados... os proprios moderadores estudam o caso... sem terem qq problema em reconhecer que poderá ser assimilado!
Cumprimentos,
<b>FB</b>arrancos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 159
Registado: 29/11/2007 3:14
Localização: 5

JM

por Mastergest » 20/10/2008 22:43

Boas Navete,

Sim, tocou e fugiu mas pode lá voltar amanhã e uma entrada a 4,55€ com uma saída a 5,10€ era simplesmente excelente :)

Vamos ver a abertura e a tendência.

Abraço
 
Mensagens: 374
Registado: 3/2/2008 14:58
Localização: 14

por Navete » 20/10/2008 21:56

Com este fecho da América, não acredito que toque os 4,40 sobre os 5,10 é mais viavél... :wink:

Estamos num Range que é bastante abrangente, tudo é possivel até aos 5,20 suporte nos 4,50!!

Tocou e fugiu!!!
Como diz o cego, a ver vamos...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1801
Registado: 29/10/2007 16:09
Localização: Póvoa de Stº Adrião

JM Análise

por Mastergest » 20/10/2008 21:55

MarcoAntonio Escreveu:Um gráfico de curto-prazo da JMT e outro de longo-prazo.

A Jerónimo Martins tem sido extremamente volátil mas mesmo assim bastante técnica.


Boa noite MarcoAntonio,

Podes decifrar um pouco a parte de bastante técnica?

Obrigado

Abraço
 
Mensagens: 374
Registado: 3/2/2008 14:58
Localização: 14

JM

por Mastergest » 20/10/2008 21:50

Boa noite a todos,

Amanhã vai ser um dia muito interessante para este título hoje já tocou nos 4,50€ será que amanhã vai tocar nos 4,40€!!! e voltar aos 5,10€!!! Não era má ideia.

Abraço
 
Mensagens: 374
Registado: 3/2/2008 14:58
Localização: 14

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: PAULOJOAO e 139 visitantes