Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 22/10/2008 11:12

Mais um dia de quedas...
Anexos
jmt.PNG
jmt.PNG (27.51 KiB) Visualizado 7567 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Elias » 22/10/2008 11:01

mlra Escreveu:Mas já agora deixa-me que te diga, o que se passou é que ontem entrei nos 4.52 € com stop mental nos 4.40€ (visto que o meu banco não permite stops automaticos). No etanto por motivos profissionais não pude acompanhar o mercado durante 1h/2h. Quando dei por ela já estavamos nos 4.27... Optei por ficar com elas e esperar por um rebound que hoje ainda não aconteceu.


mlra, com todo o respeito, deixa-me que te recorde que há duas maneiras de perder dinheiro na bolsa:
uma é não ter stops, a outra é ter stops e não os cumprir. Se fixas um stop e não o cumpres estás no segundo grupo...

Se houver um rebound aproveita para vender.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por mlra » 22/10/2008 10:58

Não leves a mal Mira mas eu parece-me que te dava jeito era arranjares uma estratégia de trading, seja ela e curto, médio ou longo prazo... dava-te jeito saberes porque entraste e o que farás no caso de as coisas evoluirem no sentido que esperas ou no contrário...


Boas!

Claro que não levo a mal. Aliás respeito a opinião de toda a gente. Mas já agora deixa-me que te diga, o que se passou é que ontem entrei nos 4.52 € com stop mental nos 4.40€ (visto que o meu banco não permite stops automaticos). No etanto por motivos profissionais não pude acompanhar o mercado durante 1h/2h. Quando dei por ela já estavamos nos 4.27... Optei por ficar com elas e esperar por um rebound que hoje ainda não aconteceu. Outra situação muito importante nos meus investimentos é que eu só invisto em empresas que a AF me dá boas garantias futurasr. Posso acrescentar que em termos de AF não encontras nenhuma empresa no PSI20 melhor do que a JM. :wink: Agora isso é garantia de retorno do investimento no CP? Não.

Cumps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 684
Registado: 24/12/2007 12:02

por Elias » 22/10/2008 10:51

Claro que sim, artista.

Era apenas uma palavra de ânimo para os que não tiveram coragem de vender na altura certa...
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por artista_ » 22/10/2008 10:48

Elias Escreveu:Concordo, de qualquer forma para quem esteja com "eles" (*) entalados, poderá sempre aproveitar qualquer ressalto para vender com menos perdas.


Pode... caso haja um :wink:

Quem me garante agora que vai haver um ressalto antes de cair mais? Eu nem sei se vai cair, mas os sinais estão lá e devo respeitá-los... as perdas são muito grandes porque se entrou já longe das cotações actuais?! Então se calhar no futuro é melhor definir bem a estratégia e colocar stops mais próximos... e respeitá-los!

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Elias » 22/10/2008 10:36

MarcoAntonio Escreveu:A tentação nestas alturas é argumentar na base "pode recuperar". É uma excelente forma de justificar a indisciplina e de não limitar as perdas quando se deve, pois seguindo essa lógica, ficar-se-á com o papel na mão quer das vezes que recupera, quer das vezes que não recupera...

Devemos partir do principio que não recupera e não do principio de que recupera.


Concordo, de qualquer forma para quem esteja com "eles" (*) entalados, poderá sempre aproveitar qualquer ressalto para vender com menos perdas.

1 abraço,
Elias

(*) - "eles" = os papéis, bem entendido :mrgreen:
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por artista_ » 22/10/2008 10:32

mlra Escreveu:Nem as declarações do CEO vieram acalmar as coisas. As vendas continuam. Quer-me parecer que sem Big Players a comprar forte isto não está nada fácil. Um facto é que a JM irá deixar de estar bull se hoje não fechar acima dos 4.50€ (para mim já estar bear, mas...).

PS: Dava jeito um grafico do Marco com a interpretação dele.


Não leves a mal Mira mas eu parece-me que te dava jeito era arranjares uma estratégia de trading, seja ela e curto, médio ou longo prazo... dava-te jeito saberes porque entraste e o que farás no caso de as coisas evoluirem no sentido que esperas ou no contrário...

Quem passa por um Bear Market e sai dele a investir da mesma forma, a cometer os mesmos erros, penso que é melhor deixar os mercados...

Como já tinha escrito ontem, entrar numa situação destas na JM é estar disposto a correr riscos altos, e eu até achava (e ainda acho) que, no curto prazo, pode ir aos 4.40/50 antes de cair (isto se confirmar as quedas). Mas a AT não é uma bola de cristal, é mais uma "avaliadora de riscos e tendências" que, quem a usa, deve respeitar... é isto que muitos não percebem, porque esperam que a AT diga "isto vai para cima" ou "para baixo" e ponto final, mas isso nunca dirá!

abraços e boa sorte

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por MarcoAntonio » 22/10/2008 10:31

mlra Escreveu:Boas Resina.

Nem as declarações do CEO vieram acalmar as coisas. As vendas continuam. Quer-me parecer que sem Big Players a comprar forte isto não está nada fácil. Um facto é que a JM irá deixar de estar bull se hoje não fechar acima dos 4.50€ (para mim já estar bear, mas...).

PS: Dava jeito um grafico do Marco com a interpretação dele.

Cumps


Ontem não comentei porque durante a tarde não me foi possível e depois ao final da tarde e da noite já havia muita gente a comentar e com gráficos actualizados.

Posso deixar aqui o meu com a sessão de ontem: a interpretação é que quebrou em fecho dois importantes suportes.

Para quem investe com base (parcialmente que seja) em Análise Técnica, é totalmente contrário às regras comprar JMT neste momento. E para quem está longo, dificilmente encontro melhor razão para activar um stop.

A tentação nestas alturas é argumentar na base "pode recuperar". É uma excelente forma de justificar a indisciplina e de não limitar as perdas quando se deve, pois seguindo essa lógica, ficar-se-á com o papel na mão quer das vezes que recupera, quer das vezes que não recupera...

Devemos partir do principio que não recupera e não do principio de que recupera.
Anexos
JMT081021.png
JMT081021.png (21.52 KiB) Visualizado 7737 vezes
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 22/10/2008 10:36, num total de 1 vez.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38077
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por mlra » 22/10/2008 10:19

Ah!

Para mim estas são as três frases mais importantes da entrevista do Luis Palha:

[/quote]“Até agora não temos observado qualquer impacto em termos das quantidades vendidas

o sector alimentar é um dos mais defensivos

Palha da Silva refuta a ideia de que a crise financeira obrigue a uma revisão dos planos de expansão da companhia em Portugal e na Polónia[/quote]


Cumps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 684
Registado: 24/12/2007 12:02

por mlra » 22/10/2008 10:12

Boas Resina.

Nem as declarações do CEO vieram acalmar as coisas. As vendas continuam. Quer-me parecer que sem Big Players a comprar forte isto não está nada fácil. Um facto é que a JM irá deixar de estar bull se hoje não fechar acima dos 4.50€ (para mim já estar bear, mas...).

PS: Dava jeito um grafico do Marco com a interpretação dele.

Cumps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 684
Registado: 24/12/2007 12:02

por Resina » 22/10/2008 0:39

Tanta crise com a JM, o Ceo vem escrever acerca da actividade...
Tal como expectava tudo dentro da normalidade...
Será que o mercado vai aplaudir estas declarações?
Será que a Goldman Sachs estava a puxar a brasa à sua sardinha!? (Queriam saldos antes do titulo apresentar os resultados).
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por Resina » 22/10/2008 0:37

ptmasters Escreveu:A desvalorização / valorização do zloty não afecta os resultados da JMT, pois eles estão a fazer hedging.

1 ab e bn

Ceo da Jm Escreveu:A economia polaca tem sido penalizada pela crise financeira, o que se tem reflectido na depreciação da moeda local. Palha da Silva recorda que ainda assim o zloty está em níveis superiores aos registados em igual período do ano passado.

Assinala contudo que a Jerónimo Martins tem “uma política de cobertura de risco financeiro, nomeadamente da taxa de juro e do zloty”, que “tem vindo a sofrer alguns ajustes”.
Editado pela última vez por Visitante em 22/10/2008 0:42, num total de 1 vez.
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por Resina » 22/10/2008 0:34

00:02 "Encaramos 2009 com um optimismo moderado"
A Jerónimo Martins não sentiu até à data um impacto da crise nas quantidades vendidas nos seus supermercados em Portugal e na Polónia e para já encara o próximo ano com “optimismo moderado”, refere Luís Palha, CEO do grupo. Os planos de expansão continuam em marcha e mantém-se o objectivo de entrar noutros mercados emergentes.

“Até agora não temos observado qualquer impacto em termos das quantidades vendidas” nas unidades em Portugal e na Polónia, disse o CEO da companhia, Luís Palha da Silva, em declarações por escrito ao Negócios.

Salientando que a evolução da actividade em 2009 irá depender da evolução da crise, à qual “nenhuma empresa está completamente imune”, o presidente executivo da Jerónimo Martins encara “2009 com um optimismo moderado”, destacando que "o sector alimentar é um dos mais defensivos”.

Palha da Silva refuta a ideia de que a crise financeira obrigue a uma revisão dos planos de expansão da companhia em Portugal e na Polónia, para o triénio até 2010, refutando assim a sugestão de um analista da Goldman Sachs, que em “research” recente defendeu que a JM poderia reduzir em 40% o plano de expansão no mercado polaco. E enumera os projectos da companhia, lembrando que prevê abrir mais 150 lojas este ano no país da Europa de Leste e o mesmo número nos próximos dois anos.

“Este plano equivale a um investimento à volta de 350 milhões de euros em 2008 na Polónia, incluindo a operação Plus, e entre 150 a 200 milhões de euros em 2009 e em 2010”, lembra Luís Palha, salientando que o investimento total ascende a 400 milhões de euros, sem ter em conta a aquisição do Plus.

A economia polaca tem sido penalizada pela crise financeira, o que se tem reflectido na depreciação da moeda local. Palha da Silva recorda que ainda assim o zloty está em níveis superiores aos registados em igual período do ano passado.

Assinala contudo que a Jerónimo Martins tem “uma política de cobertura de risco financeiro, nomeadamente da taxa de juro e do zloty”, que “tem vindo a sofrer alguns ajustes”.

Quanto à expansão da Jerónimo Martins para outros mercados emergentes, Palha adianta que o projecto não foi adiado “sine die”, apesar de reconhecer que “não é uma prioridade para 2008 e talvez nem para 2009”.

“Iremos quando tudo estiver estudado e todas as oportunidades e riscos analisados”, concluiu.
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por fbarrancos » 22/10/2008 0:25

casualside Escreveu:Boa noite. Tal como muitos de voces, tambem estava dentro da JMT. Como fazia parte da estratégia sair num fecho diário abaixo da LTA e dos 4,50-4,60, fui disciplinado e fi-lo no final da sessão. No entanto, e quem acompanha a JMT sabe que esta menina tem tendência para enganar a malta, e não me espantará nada (e até tenho a impressão de que o fará ) que amanhã e nas sessões seguintes recupere.


O facto de estar aqui o pessoal todo expectante numa subida amanha já é a partida mau...

"a tal lei do pensamento contrario"

Mas pronto... esperemos que estejam certos...

(tb estou "ainda" dentro)
Cumprimentos,
<b>FB</b>arrancos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 159
Registado: 29/11/2007 3:14
Localização: 5

por ptmasters » 22/10/2008 0:24

A desvalorização / valorização do zloty não afecta os resultados da JMT, pois eles estão a fazer hedging.

1 ab e bn
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1839
Registado: 31/1/2005 4:04
Localização: Lisboa

por joaoparker » 22/10/2008 0:14

Boa noite. Tal como muitos de voces, tambem estava dentro da JMT. Como fazia parte da estratégia sair num fecho diário abaixo da LTA e dos 4,50-4,60, fui disciplinado e fi-lo no final da sessão. No entanto, e quem acompanha a JMT sabe que esta menina tem tendência para enganar a malta, e não me espantará nada (e até tenho a impressão de que o fará ) que amanhã e nas sessões seguintes recupere.
 
Mensagens: 415
Registado: 29/11/2007 2:33
Localização: 16

por Resina » 21/10/2008 23:19

Amanha até é o ambiente propício à Jmt... Só se safa em dias de queda dos mercados. Uma vez que os States cairam, pode ser que amanha tenhamos uma surpresa, logo se verá...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por newtrade » 21/10/2008 22:53

O que vai acontecer amanha ou depois não sei até porque parece que alguem anda a vender aos milhares .

Até Quando?

Agora tou convicto que os resultados vao ser bons e vai subir, Esta casa tem uma procura incessantes de bons resultados e com pessoas preparadas para isso, de alguma coisa de muito boa me serviram sete anos la dentro.

E quem diz que a distribuiçao esta muito fraca e exposta acho que esta redondamente enganado.

Alem de ser um bom negocio ,mesmo em crise não se ressente assim tanto como possam imaginar e falo p lo grupo onde estou actualmente e penso que os outros a mesma coisa, É evidente que quebra claro mas a apostar num negocio em tempo de crise muito sinceramente parece me este mesmo muito viavel ou dos mais interessantes.

Um Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 884
Registado: 12/10/2008 15:57
Localização: Santarém-cartaxo

por Resina » 21/10/2008 22:42

DasBoot Escreveu:
Resina Escreveu:Muitos viram, mas olha que neste momento são mais os que queriam ver...
Não sei se vão ter essa sorte...
Andam pessimistas com resultados, e esquecem-se das boas Cotadas, e acredito que esta seja o caso...
Vamos ver se me engano...

Deixa-me adivinhar...estás dentro ! :lol:

Estar dentro ou fora, vejo as coisas da mesma maneira...
Se lês este topico, disse varias vezes quando entraria no titulo.
Alias, sempre que entro e saio digo.o...
Não tenho problemas em assumir os erros nem os ganhos...
Se não acreditasse nela, não estava dentro... Até posso estar errado, logo veremos...
Assim como entrei tambem saio se for preciso, sem qualquer tipo de problemas...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por Resina » 21/10/2008 22:40

mlra Escreveu:
E acho que a queda do Zloty vai cortar um pouco os lucros


Resina, apesar de cortar um pouco aos lucros essa desvalorização do Zloty, essa desvalorização em termos de AF não é muito importante. Porquê? Porque a Valorização/desvalorização de divisas são contabilizadas em Resultados extraordinarios não influenciam em nada o EBITDA e o EBIT que são os indicadores financeiros mais importantes numa AF (analise fundamental). Portanto quando se comparam varios periodos deve-se atender as vendas Like-to-like (presumo que seja assim que se diz) e aos valores nas respectivas divisas. Só deste modo se consegue verificar se a actividade operacional da empresa evolui o diminuiu.

Cumps

Então e resumindo, o que esperas no meio disso tudo!?
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por mlra » 21/10/2008 22:35

E acho que a queda do Zloty vai cortar um pouco os lucros


Resina, apesar de cortar um pouco aos lucros essa desvalorização do Zloty, essa desvalorização em termos de AF não é muito importante. Porquê? Porque a Valorização/desvalorização de divisas são contabilizadas em Resultados extraordinarios não influenciam em nada o EBITDA e o EBIT que são os indicadores financeiros mais importantes numa AF (analise fundamental). Portanto quando se comparam varios periodos deve-se atender as vendas Like-to-like (presumo que seja assim que se diz) e aos valores nas respectivas divisas. Só deste modo se consegue verificar se a actividade operacional da empresa evolui o diminuiu.

Cumps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 684
Registado: 24/12/2007 12:02

por dasboot » 21/10/2008 22:35

Resina Escreveu:Muitos viram, mas olha que neste momento são mais os que queriam ver...
Não sei se vão ter essa sorte...
Andam pessimistas com resultados, e esquecem-se das boas Cotadas, e acredito que esta seja o caso...
Vamos ver se me engano...

Deixa-me adivinhar...estás dentro ! :lol:
 
Mensagens: 36
Registado: 4/9/2008 15:21
Localização: 22

por Resina » 21/10/2008 22:32

fbarrancos Escreveu:muitos que durante o dia ja a viam a menos de 3€... O nervozismo so fará com que muito percam dinheiro (ou que nao o ganhem) ou entao que deiam a maior fatia as correctoras (sai, entra, sai, entra)...

Muitos viram, mas olha que neste momento são mais os que queriam ver...
Não sei se vão ter essa sorte...
Andam pessimistas com resultados, e esquecem-se das boas Cotadas, e acredito que esta seja o caso...
Vamos ver se me engano...
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por Resina » 21/10/2008 22:29

mlra Escreveu:Boas!

Se lá fôr (2.90 €) tambem compro. Mas sinceramente duvido que lá vá. Muito sinceramente as pessoas têm de comer e em tempo de crise não vão deixar de comprar bens essenciais. Ora para gastarem o menos possivel vão fazer compras aos locais onde esses mesmos bens são mais baratos. E onde se compram esses produtos? Nas lojas discount. :wink:

Cumps

Olha, em Lisboa o Pingo Doce e o Minipreço (da concorrencia estrangeira) estão sempre cheios... Não é o Continente que tem preços 20% acima...
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por fbarrancos » 21/10/2008 22:26

:mrgreen:

Voltamos a mais uma noite e volta o optimismo de muitos que durante o dia ja a viam a menos de 3€... O nervozismo so fará com que muito percam dinheiro (ou que nao o ganhem) ou entao que deiam a maior fatia as correctoras (sai, entra, sai, entra)...


Sou pouco experiente neste mundo... mas penso que so com uma ideia previamente formada é que o pessoal se safa... o forum é realmente fantastico (tal como aqui tenho dito nos ultimos tempo) mas se for visto como aprendizagem... e nao como "floor" de wall street... onde uns gritam vendo e outros compro!

Abraços companheiros!!!
Cumprimentos,
<b>FB</b>arrancos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 159
Registado: 29/11/2007 3:14
Localização: 5

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, alvaroB, bento.jp13, Bing [Bot], chico_laranja, Crissssx, Garfield, goncaladas, Google Adsense [Bot], hfmagalhaes, latbal, malakas, MF@Invest, MR32, Olhar Leonino, PAULOJOAO, pbasto, peterteam2, PMP69, SalvaFP, TheKuby, vasco007 e 159 visitantes