Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mlra » 23/10/2008 15:37

No caso da JMT, os sinais que eu via no gráfico levaram-me a acreditar em quedas (certamente não imaginei que fossem tão violentas) e foi por isso que decidi posicionar-me do lado "short".


Boas Elias.

Com que instrumento estiveste short na Jm?! È que no meu banco só tenho Calls da JM não tenho puts. :x

Cumps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 684
Registado: 24/12/2007 12:02

JM

por Clinico » 23/10/2008 15:34

Pois, meu Caro Ulisses, compreendo onde quer chegar mas não podemos esquecer os óptimos resultados apresentados pela JM, o que continua a fazer dela uma grande empresa do retalho.

Continuo a pensar que estas descidas são exageradas (35% em 5 dias???)e vai ter que haver ressalto breve.
Estou de acordo, e depois de ler o Roubini, que será uma boa altura para sair.

Abraço
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

por Elias » 23/10/2008 15:17

fbarrancos Escreveu:O pior mesmo disto é ter que dar a razao ao Elias :mrgreen:

(estou a brincar)

é com sinseridade que lhe dou a razao e os parabens!


Amigo fbarrancos,

Antes de mais agradeço as tuas palavras.

Mas também quero dizer que o meu objectivo aqui não é ter razão: é sim o mesmo de todos os outros que andam nisto: "ganhar algum".

No caso da JMT, os sinais que eu via no gráfico levaram-me a acreditar em quedas (certamente não imaginei que fossem tão violentas) e foi por isso que decidi posicionar-me do lado "short".

Sobre esta tomada de posição, e dado que partilhei aqui anteriormente o facto de estar curto no título, não posso deixar de referir que fechei há momentos este trade curto. Motivo: não acredito que a queda continue a esta velocidade.

E agora? Agora, mesmo sabendo que pode haver um ressalto até aos 4,5 não tenciono abrir qualquer posição longa, pois isso seria lutar contra a tendência (embora admita abrir novamente curtos se por acaso chegar ao valor que referi).

Neste momento estou fora da JMT.

1 abraço,
Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Kugumelo » 23/10/2008 15:03

Foi a unica compra que fiz esta semana. Sou inexperiente e estou agora a dar os meus primeiros passos na bolsa.
Nesta altura muito má a nivel global nos mercados só entro quando o nivel de risco/rentabilidade seja mais favorável. Pareceu me o caso.

Entrei no suporte (+- 4,65) porque me parecia ser uma boa oportunidade de compra visto ter ido para norte sempre que o tocou.
Perdi, é certo. Mas estou feliz, porque consegui ser autodisciplinado.
Tive o azar de ser no dia em que o suporte quebrou. Mal atingiu o meu stop aos 4,50 vendi. Agora anda nos valores em que anda...sem qualquer suporte visivel.

A unica coisa positiva que lhe vejo é estar oversold. Mas ninguem me garante que o ressalto seja ja amanha ou no dia seguinte.

Este testemunho serve apenas para agradecer aos membros do caldeirão (sobretudo moderadores) a nos ensinarem (falo por mim) a ser autodiscplinados e a ter o comportamente adequado aos mercados.

Kugumelo
 
Mensagens: 38
Registado: 8/2/2008 2:26

por majomo » 23/10/2008 14:53

Como escrevi aqui, fui uns dos "heróis" a entrar na segunda... e com a descida terrível de terça... lá tive que assumir as perdas(como já tinha previsto no stop) e esperar por melhores dias... :roll:

Isto para dizer que numa tendência de descida, como é agora o caso, qualquer ressalto é uma oportunidade para reduzir perdas... contudo, essa espera do ressalto pode levar a mais perdas, que num eventual ressalto não as recuperamos...

Quem está agora à espera do ressalto, quanto já perdeu?

Daí que definir um stop e ser disciplinado é fundamental nesta altura.

Boa sorte aos que estão dentro.
Aprecio o JAS pela "coragem" com que encara estas descidas drásticas da JM...
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por Auditor » 23/10/2008 14:40

Parabéns Ulisses. Vamos ver se terá força para chegar ao intervalo [4-4,55]
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 28/6/2007 13:25
Localização: S joao

por iurp » 23/10/2008 14:35

Ulisses Pereira Escreveu:Aqui ficam os gráficos da JM, a última resistente a cair e que sucumbiu. Reparem no volume forte anteontem na quebra do suporte.

Nesta altura, um ressalto que pode estar prestes a ocorrer é, na minha opinião, uma boa oportunidade para quem ainda está no papel o largar.

Um abraço,
Ulisses


Gosto quando as pessoas claramente dizem o que pensam. E num moderador dum forum desta dimensão, é bom que isso aconteça embora seja impoortante que se entenda que há um grau de incerteza implícito.

Abraço
 
Mensagens: 2817
Registado: 23/1/2006 23:54
Localização: Vila do Conde

por Ulisses Pereira » 23/10/2008 14:30

Aqui ficam os gráficos da JM, a última resistente a cair e que sucumbiu. Reparem no volume forte anteontem na quebra do suporte.

Nesta altura, um ressalto que pode estar prestes a ocorrer é, na minha opinião, uma boa oportunidade para quem ainda está no papel o largar.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-jm1.GIF
forum-jm1.GIF (33.37 KiB) Visualizado 7274 vezes
forum-jm2.GIF
forum-jm2.GIF (38.15 KiB) Visualizado 7256 vezes
forum-jm3.GIF
forum-jm3.GIF (27.76 KiB) Visualizado 7258 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por iurp » 23/10/2008 14:25

Cuidado com as facas...aquilo que parece uma oportunidade ás vezes não o é.

Lembram-se da Sonae sgps? aqulo que todos os dias parecia...não era.

Caiu a última resistente...e agora terá que fazer o seu trajecto em bear market. O normal? Será cair mais do que as outras.

Abraço
 
Mensagens: 2817
Registado: 23/1/2006 23:54
Localização: Vila do Conde

Ulisses

por mcarvalho » 23/10/2008 14:21

dá para actualizar o gráfico?

abraço

mcarvalho
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

por Onorio » 23/10/2008 14:18

Ulisses Pereira Escreveu:
Passou a ser uma entre tantas.



Passou a ser uma entre as 20.

Caiu a ultima resistente dos touros, agora todo o psi esta bear :roll:
Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1007
Registado: 4/3/2008 23:31

por Ulisses Pereira » 23/10/2008 14:14

Clinico,

Era a melhor acção porque subia quando as outras caiam. A JM sofreu inúmeras revisões de "price targets" durante os últimos anos e não caia. Agora que caiu a culpa é dos "price targets"...
A acção quebrou anteontem o seu suporte decisivo e entrou sob domínio dos ursos em todos os domínios temporais. Passou a ser uma entre tantas.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por __JB__ » 23/10/2008 14:12

E o mais engraçado é que A Goldman Sachs no espaço de uma semana reviu 2 vezes em baixa a recomendação. Primeiro para 4.20 e depois para 3.80. Como a primeira surtiu pouco efeito, há que inventar novos pressupostos... já desmentidos pelo CEO da Jerónimo!

Isto dá alguma credibilidade? Estes senhores perderam a vergonha!
" Se não podes controlar o mercado, controla-te a ti mesmo ! "
 
Mensagens: 213
Registado: 15/3/2005 16:13
Localização: Porto

JM

por Clinico » 23/10/2008 13:57

Fabuloso! Mais uma vez conseguiram com as recomedações e com o pânico, levar a melhor acção do nosso Psi 20 ao tapete.
Para cá ficam. Hão-de vir melhores dias, não sei é quando... :evil:

Abraços
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

por José_P. » 23/10/2008 13:54

eu não segui muito bem este tópico, mas os 2,90 é algum valor especial ou foi um "feeling"?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 407
Registado: 25/5/2008 17:50
Localização: 14

por __JB__ » 23/10/2008 13:54

Estas quedas sucessivas de enorme dimensão parecem-me já um perfeito exagero.

Julgo que atingimos um ponto extremo de curto prazo.
Bom senso precisa-se com urgência neste mercado.
Isto está entregue á "bicharada".
" Se não podes controlar o mercado, controla-te a ti mesmo ! "
 
Mensagens: 213
Registado: 15/3/2005 16:13
Localização: Porto

3,51

por tarzan tchetcheno » 23/10/2008 13:48

é o que se chama vou ter que lhes chamar um figo...

7.000 já cá cantam e depois logo se verá se dá buraco ou se faz uma das espectaculares recuperações habituais.

Para já estou com um preço bem melhor do que o do JAS e isso deixa-me descansado...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 688
Registado: 19/3/2008 20:29

por newtrade » 23/10/2008 13:48

Por incrivel que pareça esta mesmo nos 2.90 como alguem aqui disse não tarda muito.


Um Abraço.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 884
Registado: 12/10/2008 15:57
Localização: Santarém-cartaxo

por fbarrancos » 23/10/2008 13:45

Porque é bonito dar razao aqueles que a têm:

Hj fiz questao de acordar na pre-abertura... desconfiando do que para mim seria a definicao absoluta da tendencia... E claro, tambem com medo, pois tal como aqui tinha dito ontem reentrei a 3,92 na esperança da tendencia ainda ser BULL...


Assim que a nossa praça abriu... vi o inacreditavel verde na JM... e pensei para mim... hehehe... logo ja vou "chatear o elias" ... (apoveitanto mesmo assim para aumentar o meu suporte que estava em 3,92 para 4 (a cotacao era na altura de 4,10) ...


Tal nao é o meu espanto que chego à hora de almoço e engoli em seco... fui stopado (ainda por cima em 2 tranches, ou seja... mais comissoes) :evil: mas pronto... até fiquei bem contente... se nao tivesse o stop agora estaria bem pior!


O pior mesmo disto é ter que dar a razao ao Elias :mrgreen:

(estou a brincar)

é com sinseridade que lhe dou a razao e os parabens!

ABRAÇO!
Cumprimentos,
<b>FB</b>arrancos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 159
Registado: 29/11/2007 3:14
Localização: 5

por razatlab » 23/10/2008 13:32

La vai ela a todo o vapor a caminho dos tais 2.90, agora ate eu ja acredito nesta possibilidade que ainda a 2 dias me parecia inatingivel.
 
Mensagens: 77
Registado: 28/5/2008 18:59

Re: Caros amigos

por mcarvalho » 23/10/2008 13:30

mcarvalho Escreveu:Este tópico tem sido óptimo

Alertas . conselhos, frustações, eu é que sei (normalmente dito pelos que não sabem e para alimentarem o seu ego e justicar as suas asneiras)

É bom que assim seja e isso valoriza o Fórum que serve para conversar desabafar e aprender.. quem quiser

O Ulisses continua, qual Agostinho,a pregar ... mas só os peixinhos o ouvem atentamente mas se calhar mais preocupados com o que ele tem dentro Caldeirão:
-poção milagrosa ou morcões


Eu saí há uns tempos.... a perder como é costume

porque devia ter ido de férias

um abraço

mcarvalho

Caro artista

Ajuda-nos aí e revela-nos a tua estratégia

obrigado


Comentário

Embora a Goldman não tenha capacidade para "orientar " a sua casa .. continua a conseguir desarrumar a dos outros.. :mrgreen:
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

por mcarvalho » 23/10/2008 13:27

Goldman Sachs vai cortar 3.200 postos de trabalho


23/10/2008


O Goldman Sachs pretende reduzir cerca de 3.200 postos de trabalho, representativos de 10% da sua força de trabalho, adiantou uma fonte próxima do plano, que preferiu não ser identificada.

De acordo com a Bloomberg, o banco pretende assim cortar 10% dos seus 32.500 trabalhadores, para economizar custos, com a crise financeira a agravar-se. Desde o início do ano, as empresas do sector financeiro já despediram 125.000 funcionários devido à crise que se abateu sobre o sistema.

A crise financeira tem levado os bancos mundiais a cortar postos de trabalho e realizar acordos com outras instituições, à medida que o tumulto financeiro se espalha pelos mercados de capitais.

Apesar de permanecer independente, o Goldman Sachs pediu autorização no mês passado aos reguladores norte-americanos para deixar de ser um banco de investimento e passar a ser um banco comercial, podendo receber depósitos.

De acordo com as contas da Bloomberg, o Citigroup já despediu 24.000 pessoas nos últimos 18 meses, enquanto o Lehman Brothers, que não resistiu às perdas da crise, eliminou 14.000 postos de trabalho.

Também o Merrill Lynch poderá despedir 10.000 empregados, depois de estar concluída a aquisição da instituição pelo Bank of America.
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

por mlra » 23/10/2008 13:26

por isso a única coisa que podemos fazer é investir com regras, definir uma estratégia que nos garanta ganhos consistentes e não em função da sorte ou dos nossos feelings, que obviamente são muito falíveis!


:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

Cumps
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 684
Registado: 24/12/2007 12:02

Caros amigos

por mcarvalho » 23/10/2008 13:16

Este tópico tem sido óptimo

Alertas . conselhos, frustações, eu é que sei (normalmente dito pelos que não sabem e para alimentarem o seu ego e justicar as suas asneiras)

É bom que assim seja e isso valoriza o Fórum que serve para conversar desabafar e aprender.. quem quiser

O Ulisses continua, qual Agostinho,a pregar ... mas só os peixinhos o ouvem atentamente mas se calhar mais preocupados com o que ele tem dentro Caldeirão:
-poção milagrosa ou morcões


Eu saí há uns tempos.... a perder como é costume

porque devia ter ido de férias

um abraço

mcarvalho

Caro artista

Ajuda-nos aí e revela-nos a tua estratégia

obrigado
 
Mensagens: 7051
Registado: 17/2/2004 1:38
Localização: PORTO

por Resina » 23/10/2008 13:05

Artista e Ulisses depois esclarecemos isso e voltarei a tocar no assunto, infelizmente neste momento não vou poder dizer mais nada.
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], hugob0ss, PAULOJOAO e 108 visitantes