Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 22/10/2008 13:21

EuroVerde Escreveu:E acredito que quem está a comprar a 7, "estão todos errados".


Pois, foi o que eu calculei. :wink:

Mas repara que o mercado (no seu conjunto) é feito por uma multiplicidade de visões.

Há aqueles que como tu, acham que ela só vale 5 euros mas há muitos outros (a comprar hoje) que acham que ela vale 7,3 e compram a esse preço. Certos ou errados, é a percepção deles.

Se ela não cair dos 7 é porque o número de interessados em adquirir GALP a esse preço foi suficientemente grande para suster as quedas e nesse sentido o mercado (no seu conjunto), atribuiu à GALP esse preço. É este o sentido que dou à expressão "o mercado tem sempre razão".

1 abraço,
Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

JM

por Clinico » 22/10/2008 13:17

Bem, voltou o pânico, com cotadas já a valores mais baixos dos que ocorreram quando os States perderam 18% numa semana e se pensou que se tinha atingido o fumdo do buraco :lol:
Depois houve o ressalto!

Mas os problemas com os ressaltos é que acabam por fazer lower highs pelo que a malta perde menos com o ressalto (em vez de ganhar com o ressalto). :evil:

Cá por mim, continuo dentro da JM até ao pescoço com uma média nos 4,5e poucos. Não estou muito preocupado e acredito num ressalto. Mas não sei se o ressalto me vai levar apenas aos 4,5e poucos e não a ganhos!

De resto cai tudo: o euro, o ouro, o petróleo, as acções etc etc.
A única coisa que me custa perceber é o porquê da valorização do dólar, se está tudo pela hora da morte! ou será que estamos a falar da desvalorização do euro??

É a vida...estamos em bear... :lol: :lol:

Abraços
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

por EuroVerde » 22/10/2008 13:15

Elias Escreveu:
EuroVerde Escreveu:Sim, dois exemplos.

Agora a JM, toda gente pensa que apesar da empresa estar num sector estável e ter uma politica de expansão agressiva, com o abrandamento do consumo pelos consumidores e pelo aumento do preço dos produtores, isso vai influênciar as contas da empresa, apesar de esta ser sólida. Portanto a cotação nada tem a ver com a apresentação dos resultados passados.


Então achas que os gajos que andam a vender agora são todos tontos?

EuroVerde Escreveu:Outro exemplo é o da Galp. Quem quer investir a médio/longo prazo, é melhor nem olhar para a Galp. Considero-a cara demais devido aos seus rácios e também devido à abundancia de petroleo que virá no futuro que inundará a oferta para tão pouca procura...


Pouca procura?
Mas quem te diz que vai haver pouca procura?
Eu não vejo nenhum abrandamento da procura: as estradas continuam entupidas e os postos continuam cheios.
O pessoal protesta mas continua a meter gasosa.

EuroVerde Escreveu:A empresa está a ser obrigada a baixar o preço dos combustiveis e é se quer sobreviver! Se não perde clientes como é obvio.


Não é nada óbvio.
Os lucros da GALP vêm sobretudo do gásnatural e não dos combustíveis onde as margens são mínimas.

EuroVerde Escreveu:São factores determinantes que a este preço não faz qualquer sentido olhar para a empresa. Talvez nos 5 euros acredito nela.


Bem, mas quem compra a 7 euros deve ter alguma razão para o fazer, certo? Ou estarao todos "errados"?
E já agora, porquê os 5 euros? Porque não 4 ou 6?

1 abraço,
Elias


Claro que não acho que sejam tontos. Simplesmente ao caminharmos pa recessão todas as empresas baixam de preços, umas mais que outras consoante a actividade do seu negocio e podemos constatar isso. Por outro lado em alturas de crise, há maior necessidade de liquidez e poderá haver accionistas a vender por isso, independentemente dos fundamentais.

Quanto à Galp, todos poderemos constactar a veracidade do que agora estou a escrever. Acredito piamente a Galp nos 5 euros, mas isso não invalida que também poderá vir aos 4, não sei, ninguém sabe. E acredito que quem está a comprar a 7, "estão todos errados".
Abraço :oops:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por Auditor » 22/10/2008 13:11

Amigo Elias concordo contigo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 28/6/2007 13:25
Localização: S joao

por Auditor » 22/10/2008 13:10

Ressalto?
Se hoje fechar acima de 4,20 aconselho a entrarem para um possível ressalto, pq era um belo sinal de inversão (exaustão de vendas). Agora entrar a 3,70,3,80 e 3,90 não aconselho :shock:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 28/6/2007 13:25
Localização: S joao

por Elias » 22/10/2008 13:08

Auditor Escreveu:Elias, todos nós queremos ganhar o máximo de dinheiro possível. Se tu compras a 6€ com o objectivo de vender a 10€ em 2010 (por exemplo), não te sentias melhor se tivesses esperado mais um pouco e comprado a menos de 4€ ? 8-)


Claro que sim, com duas ressalvas:

- se eu tivesse comprado a 6 euros (não comprei), e depois esta cena começasse a cair, nunca viria com a conversa do "estou aqui para o longo prazo". Se realmente estivesse para o L.P., era mais ou menos indiferente se tinha comprado a 6 ou 5 ou 4 porque numa óptica de longo prazo o preço de compra interessa pouco.

- se eu tivesse comprado a 6 euros (não comprei) não fixaria um objectivo nem nos 10 euros nem noutro valor qualquer. Simplesmente deixaria correr os ganhos.

1 abraço,
Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por artista_ » 22/10/2008 13:06

fbarrancos Escreveu:
vale a pena tentar apanhar um possivel ressalto nos proximos dias?

ou é melhor deixalas cair?


Isso depende da tua estratégia, eu só por "brincadeira" tento (nunca em mercados assim) já que a relação potencial/risco é baixa...

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Elias » 22/10/2008 13:05

EuroVerde Escreveu:Sim, dois exemplos.

Agora a JM, toda gente pensa que apesar da empresa estar num sector estável e ter uma politica de expansão agressiva, com o abrandamento do consumo pelos consumidores e pelo aumento do preço dos produtores, isso vai influênciar as contas da empresa, apesar de esta ser sólida. Portanto a cotação nada tem a ver com a apresentação dos resultados passados.


Então achas que os gajos que andam a vender agora são todos tontos?

EuroVerde Escreveu:Outro exemplo é o da Galp. Quem quer investir a médio/longo prazo, é melhor nem olhar para a Galp. Considero-a cara demais devido aos seus rácios e também devido à abundancia de petroleo que virá no futuro que inundará a oferta para tão pouca procura...


Pouca procura?
Mas quem te diz que vai haver pouca procura?
Eu não vejo nenhum abrandamento da procura: as estradas continuam entupidas e os postos continuam cheios.
O pessoal protesta mas continua a meter gasosa.

EuroVerde Escreveu:A empresa está a ser obrigada a baixar o preço dos combustiveis e é se quer sobreviver! Se não perde clientes como é obvio.


Não é nada óbvio.
Os lucros da GALP vêm sobretudo do gásnatural e não dos combustíveis onde as margens são mínimas.

EuroVerde Escreveu:São factores determinantes que a este preço não faz qualquer sentido olhar para a empresa. Talvez nos 5 euros acredito nela.


Bem, mas quem compra a 7 euros deve ter alguma razão para o fazer, certo? Ou estarao todos "errados"?
E já agora, porquê os 5 euros? Porque não 4 ou 6?

1 abraço,
Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por aaugustobb_69 » 22/10/2008 13:04

Auditor Escreveu:
Elias Escreveu:
Auditor Escreveu:Se isto está dificil para quem comprou ontem nos 4,20-4,50, mais dificil estará para quem pagou acima de 6€ e as guardaram para o dito longo prazo.


Epa não concordo nada com isso. Quem realmente comprou para o longo prazo nem sequer devia estar a preocupar-se com a variação das cotações no curto prazo.


Elias, todos nós queremos ganhar o máximo de dinheiro possível. Se tu compras a 6€ com o objectivo de vender a 10€ em 2010 (por exemplo), não te sentias melhor se tivesses esperado mais um pouco e comprado a menos de 4€ ? 8-)



Eu tenho a 5.40, e não me estou a sentir assim tão mal, pelo contrário... 8-)
 
Mensagens: 687
Registado: 29/11/2007 1:39
Localização: santa maria da feira

por EuroVerde » 22/10/2008 13:03

fbarrancos Escreveu:
mlra Escreveu:Bem meus caros colegas, livrei-me de boa. Só fui um zé nabo em não ter vendido ontem a 4.25 (Quebrou stop - temos de vender). :wall: :wall: :wall:


Nada melhor q um stop automatico... se doi? claro que doi! mas depois olha-se para ela... e custa menos a dor :mrgreen:

Agora a questão é:

vale a pena tentar apanhar um possivel ressalto nos proximos dias?

ou é melhor deixalas cair?


Sim, acredito no ressalto. E vou estar atento. 8-)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por fbarrancos » 22/10/2008 13:01

mlra Escreveu:Bem meus caros colegas, livrei-me de boa. Só fui um zé nabo em não ter vendido ontem a 4.25 (Quebrou stop - temos de vender). :wall: :wall: :wall:


Nada melhor q um stop automatico... se doi? claro que doi! mas depois olha-se para ela... e custa menos a dor :mrgreen:

Agora a questão é:

vale a pena tentar apanhar um possivel ressalto nos proximos dias?

ou é melhor deixalas cair?
Cumprimentos,
<b>FB</b>arrancos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 159
Registado: 29/11/2007 3:14
Localização: 5

por ClyssaN » 22/10/2008 13:01

artista Escreveu:
ClyssaN Escreveu:...não há nada como um stop automático para não cairmos em tentações do genero, "epa, se calhar deixo só cair mais um bocadinho..." :wink:


Eu não tenho tentações dessas, se queres que te diga já me aconteceu foi o contrário, accionar o stop antes de lá chegar por achar que os sinais de fraqueza já eram suficientes! :)

Um abraço

artista


Tb a mim :), anular à pressa o stop para vender o mais rapido possível :) ha uma palavra para descrever esta situação ... hmm ... pânico :)
Editado pela última vez por ClyssaN em 22/10/2008 13:02, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 314
Registado: 19/4/2007 12:54
Localização: Algarve

por Auditor » 22/10/2008 13:00

Elias Escreveu:
Auditor Escreveu:Se isto está dificil para quem comprou ontem nos 4,20-4,50, mais dificil estará para quem pagou acima de 6€ e as guardaram para o dito longo prazo.


Epa não concordo nada com isso. Quem realmente comprou para o longo prazo nem sequer devia estar a preocupar-se com a variação das cotações no curto prazo.


Elias, todos nós queremos ganhar o máximo de dinheiro possível. Se tu compras a 6€ com o objectivo de vender a 10€ em 2010 (por exemplo), não te sentias melhor se tivesses esperado mais um pouco e comprado a menos de 4€ ? 8-)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 28/6/2007 13:25
Localização: S joao

por mlra » 22/10/2008 12:57

Bem meus caros colegas, livrei-me de boa. Só fui um zé nabo em não ter vendido ontem a 4.25 (Quebrou stop - temos de vender). :wall: :wall: :wall:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 684
Registado: 24/12/2007 12:02

por artista_ » 22/10/2008 12:56

ClyssaN Escreveu:...não há nada como um stop automático para não cairmos em tentações do genero, "epa, se calhar deixo só cair mais um bocadinho..." :wink:


Eu não tenho tentações dessas, se queres que te diga já me aconteceu foi o contrário, accionar o stop antes de lá chegar por achar que os sinais de fraqueza já eram suficientes! :)

Um abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por ClyssaN » 22/10/2008 12:54

Exacto, estava a espera de uma reacção mais brusca ao chegar aos 4€, vamos lá ver ...


ou melhor, não existiu reacção.
 
Mensagens: 314
Registado: 19/4/2007 12:54
Localização: Algarve

por EuroVerde » 22/10/2008 12:54

Elias Escreveu:
EuroVerde Escreveu:em minha opinião o preço justo não é sempre o do mercado.
Muitas das vezes o mercado está errado e é ai que alguém pode fazer dinheiro.


EuroVerde,

Podes explicar melhor, com exemplos, os casos em que achas que o mercado está errado?

1 abraço,
Elias


Sim, dois exemplos.

Agora a JM, toda gente pensa que apesar da empresa estar num sector estável e ter uma politica de expansão agressiva, com o abrandamento do consumo pelos consumidores e pelo aumento do preço dos produtores, isso vai influênciar as contas da empresa, apesar de esta ser sólida. Portanto a cotação nada tem a ver com a apresentação dos resultados passados.

Outro exemplo é o da Galp. Quem quer investir a médio/longo prazo, é melhor nem olhar para a Galp. Considero-a cara demais devido aos seus rácios e também devido à abundancia de petroleo que virá no futuro que inundará a oferta para tão pouca procura...
A empresa está a ser obrigada a baixar o preço dos combustiveis e é se quer sobreviver! Se não perde clientes como é obvio. São factores determinantes que a este preço não faz qualquer sentido olhar para a empresa. Talvez nos 5 euros acredito nela.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por Elias » 22/10/2008 12:53

Auditor Escreveu:Se isto está dificil para quem comprou ontem nos 4,20-4,50, mais dificil estará para quem pagou acima de 6€ e as guardaram para o dito longo prazo.


Epa não concordo nada com isso. Quem realmente comprou para o longo prazo nem sequer devia estar a preocupar-se com a variação das cotações no curto prazo.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por ClyssaN » 22/10/2008 12:53

Auditor Escreveu:
Elias Escreveu:Auditor, mas esse ajuste é quase imediato, não é?


Na minha opinião é rápido. Mas a verdade é que ninguém sabe a verdadeira razão das quedas. Especula-se. Se isto está dificil para quem comprou ontem nos 4,20-4,50, mais dificil estará para quem pagou acima de 6€ e as guardaram para o dito longo prazo.
O que me impressiona neste momento é haver tão poucos compradores a 4€.


Exacto, estava a espera de uma reacção mais brusca ao chegar aos 4€, vamos lá ver ...
 
Mensagens: 314
Registado: 19/4/2007 12:54
Localização: Algarve

por president » 22/10/2008 12:52

começo a achar que muita gente pensa que a JMT está em saldos... isso normalmente é um mau feeling, está tudo á espera de borlas.

por esse andar só compro quando vocês começarem a vender :roll:


de qualquer forma boa sorte nos trades espero que vos corra bem.
You're never too old to learn something stupid (;
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 376
Registado: 31/7/2007 11:46
Localização: Braga, Cracóvia, Bucareste, Planeta Terra

por Auditor » 22/10/2008 12:51

Elias Escreveu:Auditor, mas esse ajuste é quase imediato, não é?


Na minha opinião é rápido. Mas a verdade é que ninguém sabe a verdadeira razão das quedas. Especula-se. Se isto está dificil para quem comprou ontem nos 4,20-4,50, mais dificil estará para quem pagou acima de 6€ e as guardaram para o dito longo prazo.
O que me impressiona neste momento é haver tão poucos compradores a 4€.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 28/6/2007 13:25
Localização: S joao

por Elias » 22/10/2008 12:49

Bem, os 4 euros já marcharam...

Siga a marinha :evil:
Anexos
jmt.PNG
jmt.PNG (27.74 KiB) Visualizado 7430 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Elias » 22/10/2008 12:48

Auditor, mas esse ajuste é quase imediato, não é?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Auditor » 22/10/2008 12:47

Elias Escreveu:
EuroVerde Escreveu:em minha opinião o preço justo não é sempre o do mercado.
Muitas das vezes o mercado está errado e é ai que alguém pode fazer dinheiro.


EuroVerde,

Podes explicar melhor, com exemplos, os casos em que achas que o mercado está errado?

1 abraço,
Elias



Elias, no curto prazo pode acontecer. Imagina que um player está a sair à pressa da empresa porque precisa de liquidez/alterou a sua estratégia/etc. É normal que a cotação seja pressionada durante algum tempo. O mercado posteriormente ditará o preço justo após os ditos "despejos".
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 28/6/2007 13:25
Localização: S joao

por Elias » 22/10/2008 12:44

EuroVerde Escreveu:em minha opinião o preço justo não é sempre o do mercado.
Muitas das vezes o mercado está errado e é ai que alguém pode fazer dinheiro.


EuroVerde,

Podes explicar melhor, com exemplos, os casos em que achas que o mercado está errado?

1 abraço,
Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO, serdom e 176 visitantes