Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Altri - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Fenicio » 14/9/2010 1:48

Mac123 Escreveu:
Fenicio Escreveu:Altri - 13/09/2010

Apesar das valorizações das últimas 2 semanas (8 subidas contra apenas 2 descidas), a Altri não foi capaz de reactivar o seu antigo suporte dos € 3,70, motivo pelo qual passarei a encarar esta zona como uma nova resistência (apesar de ainda constar nos gráficos como um suporte). Abre-se assim à cotação uma grande área carente de suportes importantes, o que provavelmente irá incentivar ainda mais os bears em detrimento dos bulls.

Enquanto a cotação estiver abaixo dos € 3,70 não aconselharei a abertura de novas posições na Altri.


Boa noite Fenício, desde já um bem haja pelas tuas excelentes que acompanho quase religiosamente e que em muito contribui para todos e em especial para mim.

Hoje a minha análise não vai de encontro com a tua em alguns pontos que eu considero importante e é pena que eu ainda não consiga colocar ainda um gráfico mas um dia irei conseguir. :oops:

Segundo a minha humilde AT, a LTD que vem desde os meados de Março e que foi respeitada com vários toques, excepto dois falsos breaks em Junho e em Julho, foi hoje quebrada em alta. Este facto carece ainda de confirmação. Contudo este papel parece-me fraco pois as últimas subidas foram pouco expressivas e acompanhadas de baixo volume, principalmente hoje. Estando esta acção no limite de um triângulo descendente com um suporte forte nos 3,55 o breakout em alta não me pareceu muito convicente principalmente por causa do fraco volume e como tal precisa mesmo de confirmação para sustentar este breakout em alta.

Um pouco á semelhança do PSI20, que fez um breakout em alta de um trângulo ascendete com um GAP, também carece de confirmação.

Vamos ver se as subidas finalmente chegaram ao PSI20 para ajudar Breakout da Altri e até mesmo do próprio Índice.

Um abraço e BN


Olá Mac!

Obrigado pelos teus comentários! :) Quanto à análise, eu não penso que a tua contradiga a minha, aliás, penso que são ambas complementares.

A LTd que referiste foi de facto quebrada em alta, e esta quebra está destacada no gráfico de curto prazo, só não fiz nenhuma grande referência à ela por considerar a quebra em baixa do seu suporte um facto mais relevante. No gráfico de longo prazo ficas com uma ideia do pq é que considero este suporte tão importante.

Acho que, de modo geral, chegamos ambos à mesma conclusão sobre a Altri, ou seja, trata-se de um título com uma clara tendência bearish, fraca liquidez e baixa volatilidade. A cotação agarrou-se ao seu suporte dos € 3,50 - € 3,70 como último recurso de salvação.

Com relação ao PSI 20, fizeste uma referência a um breakout em alta de um Triângulo Ascendente, no entanto, e se fores analisar bem os gráficos, vais reparar que a quebra ocorreu numa zona muito próxima do vértice do triângulo, algo que para muitos analistas técnicos invalida por si só a formação como um todo.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog
 
Mensagens: 3056
Registado: 20/1/2008 20:32
Localização: Lisboa

por 1_Mac_3 » 14/9/2010 0:55

Fenicio Escreveu:Altri - 13/09/2010

Apesar das valorizações das últimas 2 semanas (8 subidas contra apenas 2 descidas), a Altri não foi capaz de reactivar o seu antigo suporte dos € 3,70, motivo pelo qual passarei a encarar esta zona como uma nova resistência (apesar de ainda constar nos gráficos como um suporte). Abre-se assim à cotação uma grande área carente de suportes importantes, o que provavelmente irá incentivar ainda mais os bears em detrimento dos bulls.

Enquanto a cotação estiver abaixo dos € 3,70 não aconselharei a abertura de novas posições na Altri.


Boa noite Fenício, desde já um bem haja pelas tuas excelentes que acompanho quase religiosamente e que em muito contribui para todos e em especial para mim.

Hoje a minha análise não vai de encontro com a tua em alguns pontos que eu considero importante e é pena que eu ainda não consiga colocar ainda um gráfico mas um dia irei conseguir. :oops:

Segundo a minha humilde AT, a LTD que vem desde os meados de Março e que foi respeitada com vários toques, excepto dois falsos breaks em Junho e em Julho, foi hoje quebrada em alta. Este facto carece ainda de confirmação. Contudo este papel parece-me fraco pois as últimas subidas foram pouco expressivas e acompanhadas de baixo volume, principalmente hoje. Estando esta acção no limite de um triângulo descendente com um suporte forte nos 3,55 o breakout em alta não me pareceu muito convicente principalmente por causa do fraco volume e como tal precisa mesmo de confirmação para sustentar este breakout em alta.

Um pouco á semelhança do PSI20, que fez um breakout em alta de um trângulo ascendete com um GAP, também carece de confirmação.

Vamos ver se as subidas finalmente chegaram ao PSI20 para ajudar Breakout da Altri e até mesmo do próprio Índice.

Um abraço e BN
 
Mensagens: 280
Registado: 28/7/2009 14:54
Localização: 17

por Fenicio » 13/9/2010 20:57

Altri - 13/09/2010

Apesar das valorizações das últimas 2 semanas (8 subidas contra apenas 2 descidas), a Altri não foi capaz de reactivar o seu antigo suporte dos € 3,70, motivo pelo qual passarei a encarar esta zona como uma nova resistência (apesar de ainda constar nos gráficos como um suporte). Abre-se assim à cotação uma grande área carente de suportes importantes, o que provavelmente irá incentivar ainda mais os bears em detrimento dos bulls.

Enquanto a cotação estiver abaixo dos € 3,70 não aconselharei a abertura de novas posições na Altri.

Imagem

Imagem
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog
 
Mensagens: 3056
Registado: 20/1/2008 20:32
Localização: Lisboa

por PequenoInvest » 6/9/2010 17:31

"Processo de Pedro Queiroz Pereira contra a Altri "não tem impacto material"

Os analistas do BPI atribuem um impacto "neutral" à notícia de que a Portucel processou a Altri, segundo noticia o "Diário Económico", citando um relatório e contas de 2009.
O processo consta de duas acções movidas pela unidade alemã Portucel International Trading, Gmbh, devido à cessação de contratos de agenciamento, que consistem na colocação de pasta e de cartão nos mercados internacionais, pela Altri.

“Estas acções, no valor global de cerca de 175 mil euros, visam procurar o ressarcimento pela Portucel International Trading, Gmbh dos ganhos prevísiveis ao abrigo dos contratos até ao seu termo, caso estes não tivessem sido cancelados”, refere o relatório da Portucel, citado pelo Diário Económico.

O banco de investimento atribui um impacto “neutral” à notícia, porque “esta situação já tinha sido reportada no Relatório Anual da Portucel de 2009, enquanto o valor implícito das duas acções não tem impacto nos resultados consolidados da Altri e da Portucel”.

O processo foi contestado pela Altri, que “aguarda a resolução da situação, segundo disse fonte oficial da cotada de pasta do papel liderada por Paulo Fernandes ao Diário Económico. O presidente da Altri, lidera também a Cofina, que é dona do Jornal de Negócios, entre outras publicações.

Os títulos da Portucel progridem 0,05% para 2,211 euros e os da Semapa, que detém o controlo do grupo que moveu a acção judicial e também é liderada por Pedro Quiroz Pereira, ascendem 0,93% para 7,949 euros. A Altri ganha 1,10% para 3,69 euros por acção."

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=442131
 
Mensagens: 1397
Registado: 24/7/2009 12:13
Localização: 16

Re: AT Altri

por e-finance » 6/9/2010 0:47

Mastergest Escreveu:Boa noite colegas,

Ulisses será que é possível uma análise a este título neste momento.

Obrigado,

MG


Mastergest, o Ulisses fez uma analise à ação na quinta feita passada, nos discos pedidos . :wink:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=74281
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 666
Registado: 20/8/2010 21:23

AT Altri

por Mastergest » 6/9/2010 0:23

Boa noite colegas,

Ulisses será que é possível uma análise a este título neste momento.

Obrigado,

MG
 
Mensagens: 374
Registado: 3/2/2008 14:58
Localização: 14

por motokross » 4/9/2010 17:25

Boa tarde,
Sou novo aqui. tenho utilizado o fórum para aprender e confesso que vou adaptando ao meu perfil.
esta altri realmente poderá descambar, mas veremos se o SP quebrar a resitencia dos 1100 em definitivo possa a altri també reagir em alta
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 31
Registado: 4/9/2010 17:03
Localização: leiria

por Pintodoiro » 3/9/2010 17:31

Boas Fenicio

Num prazo mais alargado, esta Ltd torna-se ainda mais resistente, entretanto a Altri está a aproximar-se do bico da cunha.

Tivemos em Junho e Julho dois falsos break.

Vamos acompanhando para ver para que lado vai.

BN
Pintodoiro
Anexos
Altri.jpg
Altri.jpg (115.08 KiB) Visualizado 8060 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 687
Registado: 28/7/2006 0:00
Localização: Reino Maravilhoso

por Fenicio » 3/9/2010 17:02

Altri - 03/09/2010

A Altri continua na luta pela reactivação do seu importante suporte dos € 3,50 - € 3,70. Apesar de algumas subidas durante a semana, a cotação ainda não conseguiu registar um fecho acima dos € 3,70, o que a coloca numa situação técnica bastante delicada dada a pressão vendedora exercida pela sua Linha de Tendência Descendente (LTd) de curto prazo.

Trata-se de uma empresa que, apesar da apresentação de resultados positivos e de todo o seu esforço na redução da dívida, tem vindo a ser muito penalizada na bolsa, com quedas fortes e constantes.

O título está a passar por uma fase bastante decisiva e que poderá criar grandes oportunidades para os bulls, no caso da cotação conseguir reactivar o seu suporte, como também para os bears, se de facto se confirmar a quebra em baixa do seu suporte.

Imagem

Imagem
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog
 
Mensagens: 3056
Registado: 20/1/2008 20:32
Localização: Lisboa

AT Altri

por Mastergest » 2/9/2010 9:24

Bom dia colegas,

Será que é agora, durante as próximas sessões que vemos á ALTRI , novamente nos 4 € !!!???

Vamos vêr como corre o dia de hoje e se fecha com força acima dos 3,70€.

Excelentes negócios para todos,

Abraço
MG
 
Mensagens: 374
Registado: 3/2/2008 14:58
Localização: 14

Altri

por Clinico » 27/8/2010 20:17

Obrigado meu caro Fenicio pelas suas analises que sigo e que muito aprecio.
Regressei agora de férias e adquiri Altri antes dos resultados (e não as vendi no dia seguinte :roll: )

Olhando para o gráfico surgem-me algumas dúvidas:
- poderemos estar a fazer um duplo ou triplo fundo?
- os indicadores como o RSI e o Williams %R tocam o oversold
- O doji de hoje indica uma incerteza em relação ao caminho a seguir

É certo de que se fala em possivieis crashes, na "maldição do Zepellin", que a América é um problema e por aí a fora. O AAII tambem indica que o bears estão em maioria.

Com os dados hoje, pode ser que a Altri não caia...
just a thought

Abraço
Clinico
 
Mensagens: 6662
Registado: 1/6/2003 0:13

por Fenicio » 27/8/2010 17:37

Altri - 27/08/2010

Com a iminência da quebra em baixa da sua importante zona de suporte dos € 3,50 - € 3,70, a sua formação em Triângulo Descendente pode estar mesmo às portas da confirmação, o que poderá conduzir a cotação à continuidade das quedas no curto prazo.

Abaixo do seu patamar actual não é possível identificar grandes suportes, pelo que, numa perspectiva bullish, trata-se de um título muito pouco interessante.

Imagem

Imagem
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog
 
Mensagens: 3056
Registado: 20/1/2008 20:32
Localização: Lisboa

por pdcarrico » 27/8/2010 15:54

Efectivamente o que me surpreendeu mais nos resultados, foi o volume da receita que veio um pouco abaixo do que esperaria. Eu guiei-me por um rácio histórico de relação entre o preço de venda da pasta e o preço médio do foex para a pasta BHKP para arbitrar um valor que me parecia justo para a receita.

Para além disso, e na perspectiva mais optimista já imaginava a fábrica da celbi a funcionar perto da capacidade instalada, o que afinal ainda não aconteceu. Diz o relatório que estão na fase final de aprendizagem. A ver vamos se no 3º trimestre já haverá produção de umas 220 mil toneladas (este trimestre ainda ficou nas 200).

Parece pouca diferença, mas 20 mil por trimestre (80 mil/ano) é mais de 25% da capacidade instalada da nova unidade.

Na parte do preço, é difícil encontrar valores médios de venda. No ano passado ocorreram algumas receitas extraordinárias que decorreram principalmente do fecho antecipado de contratos de cobertura de pasta e de ganhos com o fundo de pensões. Pelas minhas contas, a maior parte deste ganho foi situado no 2º trimestre do ano de 2009. A partir desse pressuposto e deduzindo ganhos com energia e outros produtos acessórios, tentei chegar a valores de receita de pasta que me déssem preço realizado por trimestre e a sua comparação com o do FOEX.

A correlação é óbvia, sendo que apenas uma pequenininha percentagem (7%) das vendas sai para a China (onde o preço é mais baixo). Curiosamente o rácio preço médio de venda/preço médio foex parece-me ter baixado de uma média de 97% para 93% no 1ºT e agora 87%. O preço médio de venda terá ficado no trimestre em 590 euros (e o do foex seria 681).

Porquê? a minha justificação só pode ser por haver maior quantidade aberta de contratos abertos para cobrir o preço da pasta, provavelmente ocorrida no 1º trimestre de 2010. O efeito é que parte das vendas são realizadas ao preço dos contratos de cobertura na proporção da sua dimensão. Infelizmente a quantidade só é conhecida em detalhe nos relatórios anuais, e no final de 2008 a posição era assim:
3.500 ton/mês vencimento - 31-12-2011 (contrato fechado em 2009 que gerou boa parte da receita extraordinária em 2009, presumo que fechado no 2º trimestre de 2009)
500 ton/mês vencimento - 31-08-2011
2.500 ton/mês vencimento - 31-07-2011
1.750 ton/mês vencimento - 31-12-2010
3.000 ton/mês vencimento - 31-08-2010
Para 2009 só mudou o fecho do primeiro contrato.

Ou seja a cada mês (no princípio deste ano) a altri tinha posição vendida de 7.750 toneladas a preço pré-definido. Como havia uma rubrica de outros custos no relatório do 1ºtrimestre, eu imaginei que eles tivessem antecipado o fecho de alguns contratos. Uma vez que o fecho antecipado é levado a outro custo (no caso de perda) e a ganho suplementar (no caso de ganho). Se o contrato não for denunciado e for levado até à maturidade, então o preço de venda de pasta na quantidade e valor do contrato é levado a receita normal de venda.

O que provavelmente eles fizeram, foi fechar alguns contratos e reabri-los de novo, e talvez até em quantidade maior, daí que a diferença do preço médio de venda e o preço médio FOEX tenha aumentado. Isso não é necessariamente mau, depende da dimensão da cobertura e depende do preço a que foi aberta. Naturalmente que não beneficiarão tanto se a pasta subir mais, mas também poderão estar mais protegidas se o preço da pasta corrigir. Mas é difícil quantificar sem acesso aos movimentos que eles fizeram.
Anexos
preco vs foex.JPG
preco vs foex.JPG (30.96 KiB) Visualizado 8954 vezes
Pedro Carriço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1156
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Salvador, Bahia

por PequenoInvest » 26/8/2010 17:58

"Millennium IB baixa preço-alvo da Altri em 13%

Ambiente económico de Portugal é apontado como a única razão para a descida.
O Millennium investment banking baixou em 0,60 euros o preço-alvo da Altri, um dia depois da apresentação de resultados da empresa ter mostrado lucros recorde.

Numa nota de “research”, o “target” da cotada passa de 4,50 euros para os 3,90 euros, uma descida que é justificada pela alteração da taxa de juro sem risco por parte da casa de investimento. Isto porque a mesma foi aumentada de 4,5% para 5%, que se baseia no ambiente económico em que a empresa está inserida.

Por sua vez, a recomendação mantém-se em neutral (risco elevado) numa altura em que o preço das acções da empresa é de 3,67 euros. O potencial de subida é de 6%.

O comportamento esperado não foi, assim, influenciado pela actualização das estimativas que o Millennium IB fez, ao adiantar um impacto negativo nos preços da pasta e maiores necessidades de capital, apesar de um rápido crescimento nas vendas em volume e de um aumento também das vendas de energia.

O resultado líquido previsto para 2010 é, para a casa de investimento, de 58,3 milhões de euros, sendo que no primeiro semestre ainda não foi atingido metade desse valor, pois foram atingidos lucros de 26,7 milhões de euros. Apesar disso, este valor é o mais elevado de sempre e estava em linha com os números esperado pelos analistas.

Já as receitas chegaram aos 244,21 milhões de euros no primeiro semestre, também elas inferiores a 50% do valor total esperado no ano 2010, que está cifrado nos 530,2 milhões de euros."

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=440859
 
Mensagens: 1397
Registado: 24/7/2009 12:13
Localização: 16

por Fenicio » 26/8/2010 11:55

JCS Escreveu:É por essa razão que não ligo patavina a price-targets (seja de quem fôr...).

Cumprimentos

JCS


Ao menos servem para aqueles momentos de descontração a meio do dia, quando queremos relaxar e dar umas boas gargalhadas. :)
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog
 
Mensagens: 3056
Registado: 20/1/2008 20:32
Localização: Lisboa

por JCS » 26/8/2010 11:19

É por essa razão que não ligo patavina a price-targets (seja de quem fôr...).

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4582
Registado: 15/7/2003 14:59
Localização: Lisboa

Re

por bolsa » 26/8/2010 11:18

Junto um comentario do Jornal de Negocios que ilustra a opiniao que queria dar, nao e por acaso que o Banco deles esta a caminho de 1 centimo.



Estes "analistas" do Millennium são surpreendentes... Quando a Altri dava prejuízo e a cotação da pasta andava em torno de 500 USD, tinham um preço alvo de 6,75€, agora que a Altri apresenta lucros recorde e a pasta está nos 870 USD, têm um preço alvo de 3,90€. Palavras para quê???



Cump.s e B.N.
 
Mensagens: 576
Registado: 7/2/2005 18:06

por PequenoInvest » 26/8/2010 11:03

"Analistas divergem na avaliação dos resultados da Altri

Os resultados da Altri têm um impacto "negativo" na avaliação do BPI, enquanto o Caixa BI diz que os números foram "muito positivos".
Os resultados apresentados ontem pela Altri reflectem o crescimento do volume de vendas e a subida do preço da pasta, que suportou a melhoria das receitas e da margem operacional da cotada liderada por Paulo Fernandes, líder da Cofina, que é dona do Jornal de Negócios.

Os analistas de mercado olham para os números de perspectivas diversas. O Caixa BI, cujas estimativas foram mais certeiras, e o Millennium IB, cujas estimativas foram ultrapassadas tanto ao nível das receitas como ao nível operacional e do resultado liquido, partilham o tom mais positivo nas suas análises.


Já o BPI, que antecipava menores custos operacionais, classifica os números como "desapontantes" e refere que deverá “ajustar as estimativas” em baixa. O Millennium ib desceu o preço alvo da cotada para reflectir maiores custos de financiamento, sem que este tenha sido influenciado pelo impacto de alterações nas estimativas.

O efeito deste ciclo teve um impacto superior ao esperado nas receitas da cotada, que se saldaram em 135,5 milhões de euros e ultrapassaram a generalidade das estimativas dos analistas. As receitas suportaram o crescimento do EBITDA, que se saldou em 48,2 milhões de euros, o que representa uma margem do EBITDA de 35,2%

Os números operacionais ficaram em linha com as estimativas do Caixa BI, que antecipava 45 milhões de euros para o EBITDA e uma margem de 35,2%, mas surpreenderam pela negativa os analistas do BPI Equity Research. O banco antecipava um EBITDA de 51,9 milhões euros, o que conferia uma margem 40,5%, dadas as estimativas da casa de investimento.

Assim, os analistas dizem que os resultados têm um impacto “negativo” na sua avaliação, devido aos “custos crescentes da madeira e menor eficiência do que esperada na unidade de produção da Celby”, que retomou a produção mais devagar, após a paragem para manutenção segundo a nota de investimento assinada pela equipa de analistas do banco, no Iberian Daily desta manhã.

Pela positiva, o BPI sublinha o desempenho das receitas, beneficiou de maiores volumes de venda, menores descontos concedidos e também devido a maiores vendas de energia do que antecipado pelos especialistas. Para o futuro, o banco antecipa maior diluição dos custos fixos da Celby, mas a perspectiva geral é de “desapontamento” com a evolução dos custos no trimestre.


Resultados em linha com o esperado pelo Caixa BI

Já o Caixa BI diz que “não há muito a dizer face à nossa anterior nota”, onde os especialistas avançavam as suas estimativas dos resultados. “Este é um conjunto de resultados muito positivo, com a empresa a aproveitar um aumento da capacidade de produção, num ambiente de preços da pasta mais elevados”, refere a nota de investimento a que o Negócios teve acesso.

O banco de investimento da Caixa diz ainda que “continua a ver valor fundamental nas acções da Altri a este nível de mercado” para um investidor de médio prazo, já que no curto, a pressão sobre os preços da pasta e o risco soberano de Portugal poderão influenciar negativamente o comportamento dos títulos.


Millennium ib reduz "target" sem influência dos resultados

O Millennium ib reduziu o seu preço-alvo para a Altri de 4,50 euros para 3,90 euros, depois de actualizar o custo de financiamento da cotada de 4,5% para 5%. A casa de investimento diz que os resultados divulgados ontem vão resultar numa estimativa de crescimento mais rápido dos volumes de pasta do papel, no crescimento da venda de energia, bem como num maior impacto dos preços da pasta e “ligeiramente maiores necessidades de capital”.

“A nossa actualização das estimativas não teve impacto no preço-alvo. O impacto veio totalmente do nosso aumento da taxa de juro” que a cotada paga para se financiar.

As acções Altri apreciam 0,30% para 3,676 euros, depois de terem chegado a subir mais de 2,5% ao início da manhã.

O preço-alvo do Caixa BI para a Altri é de 6,00 euros por acção e confere um potencial de ganhos 62% aos títulos, enquanto o BPI avalia os títulos em 4,80 euros, o que implica um potencial de valorização de 31%. Ambas as casas recomendam “comprar” os títulos. O Millennium ib atribui um valor de 3,90 euros à cotada, ou 6% acima do actual preço dos títulos."

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=440745
 
Mensagens: 1397
Registado: 24/7/2009 12:13
Localização: 16

por pdcarrico » 25/8/2010 18:24

Numa primeira análise dos resultados, diria que os custos (antes do EBITDA) estão dentro da expectativa. Esperava uma variação entre 82 e 91 milhões (no 2ºT), e o valor saiu 87. Dentro destes, o custo que mais saiu fora do que esperava foi a rubrica "outros custos" que foi 6,4 milhões. este custo tem normalmente muito a ver com custos de cobertura com contratos derivados (pasta, swaps de juros e forwards cambiais). Normalmente quando a pasta sobe de preço este custo aumenta, e quando desce, cria-se uma receita. Quanto maior for a cobertura, maior este custo/receita.

Na receita esperava um valor entre 140 e 160. Saiu 135,5. Aqui haverá dois efeitos - a produção da nova linha da celbi ainda está na fase de aprendizagem e a utilização da capacidade instalada ficou em 89% (um pouco abaixo do que esperava), e o preço médio de venda parece-me ter ficado um pouco abaixo do preço médio da pasta BHKP no trimestre. O preço médio no trimestre foi de 680 euros e preço realizado pela altri ficou pouco acima de 600.

As outras receitas já incluiram 6 milhões extra, porque provavelmente entraram nestas, a energia produzida pela nova central de cogeração da celbi.

Nas amortizações e nos custos financeiros há pequenas diferenças face ao que já se poderia esperar. Quer dizer ... os custos financeiros estão um pouquinho mais altos que no trimestre anterior (mais dois milhões de euros).
Pedro Carriço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1156
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Salvador, Bahia

por pedrosantosslb » 25/8/2010 17:35

luka Escreveu:
:arrow: Mais um refiorço matinal na ALTRI a aproveitar os "descontos matinais"...


pdcarrico Escreveu:Esta previsão parece-me bastante conservadora. Confesso que ficarei muito desapontado se os resultados forem assim como a CaixaBI prevê.

Aliás já aqui tinha referido que numa perspectiva mais conservadora não acharia que o resultado viesse abaixo dos 25 milhões no trimestre (34 no semestre), sendo que acreditaria mais num cenário de lucro superior a 30 milhões no trimestre (superior a 40 semestre).



:arrow: Sempre gostei de entrar nas empresas na fase delicada como esta : passagem de prejuizos a beneficios

Altri deverá atingir lucros de 26,7 milhões no semestre
24 Agosto 2010 | 09:07
Nuno Carregueiro - nc@negocios.pt


Subida do preço da pasta permite à empresa recuperar dos prejuízos obtidos no período homólogo, de acordo com as previsões do CaixaBI.
A Altri deverá anunciar amanhã que obteve resultados líquidos de 26,7 milhões de euros na primeira metade deste ano, o que compara com prejuízos de 12,1 milhões de euros obtidos no mesmo período de 2009.


As previsões são do CaixaBI, que aponta também para uma forte recuperação dos resultados da empresa no segundo trimestre. Entre Abril e Junho, segundo a mesma fonte, a Altri terá conseguido lucros de 17,6 milhões de euros, contra prejuízos de 6,2 milhões de euros no segundo trimestre de 2009 e lucros de 9,1 milhões de euros nos primeiros três meses deste ano.

Ao nível operacional, as receitas da Altri terão subido de 141,5 para 236,6 milhões de euros no primeiro semestre, enquanto o EBITDA terá recuperado de 13,8 milhões de euros no primeiro semestre de 2009 para 76,1 milhões de euros entre Janeiro e Junho deste ano.

O CaixaBI justifica esta evolução com o facto de a Altri beneficiar com “a subida dos preços da pasta e do aumento da produção/vendas derivado da expansão de capacidade finalizada nos últimos trimestres”.

Apesar de os preços da pasta terem corrigido nos últimos meses, o banco de investimento “deverão permanecer a níveis superiores à média histórica nos próximos trimestres”.

Este factor, “juntamente com a diluição de custos por via do aumento da capacidade produtiva, permanece como um dos principais pontos de interesse da acção Altri na actualidade”, salienta a mesma fonte.

A Altri anuncia os seus resultados semestrais na quarta-feira, depois do fecho da sessão.

As acções seguem a cair 1,16% para 3,673 euros.
O CaixaBI recomenda “comprar” as acções, com um preço-alvo de 6 euros.



a parte em verde representa para mim um factor de progressao importante ... : a Altri aumentou significativamente as vendas, no entanto os custos nao aumentaram na mesma proporçao => aumento de eficacia e rentabilidade)

... (por outro lado os futuros US começam a apontar para o verde ... )
:wink:




os resultados ficaram em linha com o estimado, aliás, foram exactamente o valor estimado
 
Mensagens: 586
Registado: 29/11/2007 11:52
Localização: Massamá

Altri atinge lucros recorde de 26,7 milhões de euros

por pdcarrico » 25/8/2010 17:27

Jornal de Negócios Escreveu:Empresa de pasta e papel beneficiou com a subida dos preços da matéria-prima, recuperando dos prejuízos obtidos no mesmo período do ano passado.
A Altri anunciou hoje que obteve um resultado líquido de 26,7 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, a que corresponde o valor mais elevado de sempre e surge em linha com o esperado pelos analistas.

Os lucros do primeiro semestre comparam com os prejuízos de 12 milhões de euros obtidos do mesmo período do ano passado. As expectativas dos analistas do CaixaBI apontavam para lucros de 26,7 milhões de euros, exactamente o valor anunciado pela empresa.

Nos indicadores operacionais os resultados da Altri também denotam uma melhoria face ao período homólogo. As receitas subiram 72,6% para 244,21 milhões de euros e o EBITDA atingiu também um valor recorde de 79,3 milhões de euros, número que corresponde a um crescimento de mais de cinco vezes face ao período homólogo.

A Altri atingiu assim uma margem EBITDA de 32,5% no primeiro semestre, um valor que a companhia diz que a coloca "entre as empresas mais eficientes do sector a nível mundial".

A subida dos preços da pasta no primeiro semestre é a principal justificação para o desempenho. De acordo com a empresa, o preço da pasta BEKP começou o ano em 700 dólares por tonelada e chegou a Junho nos 920 dólares por tonelada. Apesar de os preços da pasta terem corrigido nos últimos meses, o CaixaBI estima que "deverão permanecer a níveis superiores à média histórica nos próximos trimestres".

Ao nível da procura a empresa salienta que "estruturalmente a China tenderá a tornar-se num grande comprador mundial de pasta" e que na Europa "a procura de pasta está em máximos históricos".

A impedir uma subida mais acentuada nos lucros, os custos financeiros cresceram 8,9% para 17,3 milhões de euros e as amortizações subiram 67,6% para 25,9 milhões de euros, um aumento que a empresa atribui à conclusão dos investimentos associados à nova linha de pasta da Celbi.

O investimento operacional foi de 13,3 milhões de euros e a dívida líquida diminuiu 20 milhões de euros para 780,1 milhões de euros. A empresa adianta que "as necessidades de financiamento encontram-se integralmente asseguradas", detendo a Altri "disponibilidades que, no final de Junho de 2010, ascendiam a 76,9 milhões de euros".

As acções da Altri desceram 1,48% para 3,665 euros.


A Caixa BI acertou na mouche. Eu confesso que esperava um pouquinho mais.
Pedro Carriço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1156
Registado: 29/11/2007 11:42
Localização: Salvador, Bahia

Tendencia Descendente!!!!!

por newone » 25/8/2010 13:09

Tenho de concordar com o wuzzu.

Não vejo nenhuma opurtunidade de compra para a altri.

Muito pelo contrario, se o mercado resolver acentuar as perdas, a altri pode vir a ter perdas superiores a 2%.

Segundo o meu gráfico prevejo que a accao pode perfeitamente cair até ao seu suporte dos 3,57€.
Os seus indicadores também ja inverteram....

Todo o cuidado é pouco... Stop nos 3,50€ para prevenir perdas maiores!!!

bn
Anexos
ALTRI SGPS.jpg
ALTRI SGPS.jpg (42.72 KiB) Visualizado 9924 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 812
Registado: 11/5/2009 10:04

futuros a apontar para o verde

por wuzzu » 25/8/2010 11:19

Hum, a mim parece-me que houve uma clara inversao de tendencia, e que apesar de flutuacoes diarias, a tendencia dos proximos dias continuará a ser de queda. O corte de rating da Irlanda foi só mais um sinal. Para mim esse vai ser o cenario das proximas semanas. Nao estou em crer que seja antes o cenario de apresentacao de resultados surpreendentes no EU.
Para mim, será o adensar de uma consciencia de que a crise está longe de estar resolvida...


wuzzu
 
Mensagens: 560
Registado: 31/8/2005 10:51
Localização: ilhavo

por Luka! » 25/8/2010 8:21


:arrow: Mais um refiorço matinal na ALTRI a aproveitar os "descontos matinais"...


pdcarrico Escreveu:Esta previsão parece-me bastante conservadora. Confesso que ficarei muito desapontado se os resultados forem assim como a CaixaBI prevê.

Aliás já aqui tinha referido que numa perspectiva mais conservadora não acharia que o resultado viesse abaixo dos 25 milhões no trimestre (34 no semestre), sendo que acreditaria mais num cenário de lucro superior a 30 milhões no trimestre (superior a 40 semestre).



:arrow: Sempre gostei de entrar nas empresas na fase delicada como esta : passagem de prejuizos a beneficios

Altri deverá atingir lucros de 26,7 milhões no semestre
24 Agosto 2010 | 09:07
Nuno Carregueiro - nc@negocios.pt


Subida do preço da pasta permite à empresa recuperar dos prejuízos obtidos no período homólogo, de acordo com as previsões do CaixaBI.
A Altri deverá anunciar amanhã que obteve resultados líquidos de 26,7 milhões de euros na primeira metade deste ano, o que compara com prejuízos de 12,1 milhões de euros obtidos no mesmo período de 2009.


As previsões são do CaixaBI, que aponta também para uma forte recuperação dos resultados da empresa no segundo trimestre. Entre Abril e Junho, segundo a mesma fonte, a Altri terá conseguido lucros de 17,6 milhões de euros, contra prejuízos de 6,2 milhões de euros no segundo trimestre de 2009 e lucros de 9,1 milhões de euros nos primeiros três meses deste ano.

Ao nível operacional, as receitas da Altri terão subido de 141,5 para 236,6 milhões de euros no primeiro semestre, enquanto o EBITDA terá recuperado de 13,8 milhões de euros no primeiro semestre de 2009 para 76,1 milhões de euros entre Janeiro e Junho deste ano.

O CaixaBI justifica esta evolução com o facto de a Altri beneficiar com “a subida dos preços da pasta e do aumento da produção/vendas derivado da expansão de capacidade finalizada nos últimos trimestres”.

Apesar de os preços da pasta terem corrigido nos últimos meses, o banco de investimento “deverão permanecer a níveis superiores à média histórica nos próximos trimestres”.

Este factor, “juntamente com a diluição de custos por via do aumento da capacidade produtiva, permanece como um dos principais pontos de interesse da acção Altri na actualidade”, salienta a mesma fonte.

A Altri anuncia os seus resultados semestrais na quarta-feira, depois do fecho da sessão.

As acções seguem a cair 1,16% para 3,673 euros.
O CaixaBI recomenda “comprar” as acções, com um preço-alvo de 6 euros.



a parte em verde representa para mim um factor de progressao importante ... : a Altri aumentou significativamente as vendas, no entanto os custos nao aumentaram na mesma proporçao => aumento de eficacia e rentabilidade)

... (por outro lado os futuros US começam a apontar para o verde ... )
:wink:


... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3395
Registado: 21/10/2003 21:48

por Fenicio » 24/8/2010 19:56

Atri - 24/08/2010

A Altri segue cada vez mais encurralada entre a sua importante zona de suporte dos € 3,50 - € 3,70 e a sua Linha de Tendência Descendente que, apesar de ser de curto prazo, está a condicionar muito a evolução da cotação.

Para já a Altri está a resistir muito bem ao avanço da sua LTd, mas uma decisão quanto ao seu rumo no futuro imediato parece iminente.

Quem sairá vitorioso, os bulls ou os bears?

Imagem

Imagem
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog
 
Mensagens: 3056
Registado: 20/1/2008 20:32
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 299 visitantes