Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Altri - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Fenicio » 26/9/2010 9:59

Mac123 Escreveu:
rsacramento Escreveu:
Mac123 Escreveu:Ola rsacramento, a meu ver o suporte fica nos 3,55 (...)


a diferença está em que eu olho para um suporte histórico e tu para um de curto prazo :wink:


Ten razção, mas os 3,55 já vêm a ser testados desde meados de Maio e já leva, pelo menos, 5 toques no suporte. A sua quebra em baixa levaria a acção para uma tendência de baixa de longo prazo e seria uma pena pois era mais uma no PSI que que se afundava, até porque não me parece tenha maus fundamentais nem depende directamente do PEC ou OE, depende sim do preço da pasta de papel, exportações e do dolar/euro.

Um abrço


Depende também muito da tua perspectiva temporal de investimento. Na minha opinião são ambas importantes, mas um investidor de curto prazo poderá dar maior relevância aos € 3,55.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog
 
Mensagens: 3056
Registado: 20/1/2008 20:32
Localização: Lisboa

por 1_Mac_3 » 26/9/2010 0:18

rsacramento Escreveu:
Mac123 Escreveu:Ola rsacramento, a meu ver o suporte fica nos 3,55 (...)


a diferença está em que eu olho para um suporte histórico e tu para um de curto prazo :wink:


Ten razção, mas os 3,55 já vêm a ser testados desde meados de Maio e já leva, pelo menos, 5 toques no suporte. A sua quebra em baixa levaria a acção para uma tendência de baixa de longo prazo e seria uma pena pois era mais uma no PSI que que se afundava, até porque não me parece tenha maus fundamentais nem depende directamente do PEC ou OE, depende sim do preço da pasta de papel, exportações e do dolar/euro.

Um abrço
 
Mensagens: 280
Registado: 28/7/2009 14:54
Localização: 17

por rsacramento » 25/9/2010 23:06

Mac123 Escreveu:Ola rsacramento, a meu ver o suporte fica nos 3,55 (...)


a diferença está em que eu olho para um suporte histórico e tu para um de curto prazo :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por AlexTim » 25/9/2010 21:58

Espero bem que venha pra cima... :roll:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 292
Registado: 25/5/2009 18:11
Localização: Guimarães

por 1_Mac_3 » 25/9/2010 19:20

Ola rsacramento, a meu ver o suporte fica nos 3,55 e ainda não fechou abaixo disso. Até agora em reagido bem ao suporte, mas começa a ficar sem margem de manobra e terá que decidir se sobe ou continua a tendência dos ultimos meses. Para a semana provalvelmente iremos saber para que lado vai... ou não. :roll:

Um abraço e BN
 
Mensagens: 280
Registado: 28/7/2009 14:54
Localização: 17

por joao bravo » 25/9/2010 17:27

No meu entender ainda não houve uma quebra suficientemente significativa que sugira quedas, eu esperaria que chegasse a valores 3.4x.
Abraços e bons investimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 357
Registado: 20/1/2007 2:00
Localização: Lisboa

por Elias » 25/9/2010 17:16

Acresce o facto de ter tido o fecho mais baixo em 12 meses...
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por rsacramento » 25/9/2010 17:04

Mac123 Escreveu:Ola pessoal

A vela de sexta-feira parece-me um Doji e se assim for poderá haver inversão de tendência.
O que acham?

Um abraço e BFS.


no teu lugar não teria grandes ilusões:

1) quebrou um suporte muito importante
2) a vela não é nenhum padrão em especial
Anexos
altri semanal.png
altri semanal.png (9.91 KiB) Visualizado 7478 vezes
altri.png
altri.png (7.43 KiB) Visualizado 7476 vezes
menos é mais
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por 1_Mac_3 » 25/9/2010 15:46

Ola pessoal

A vela de sexta-feira parece-me um Doji e se assim for poderá haver inversão de tendência.
O que acham?

Um abraço e BFS.
 
Mensagens: 280
Registado: 28/7/2009 14:54
Localização: 17

por 1_Mac_3 » 24/9/2010 11:57

newone Escreveu:eu acho altri possivelmente quebrara o suporte dos 3,57€, dada a conjutura económica e o sentimento negativo na bolsa portuguesa.

3,53€ neste momento.

bn


Ola newone

Eu acho que ainda não quebrou mas está perto disso (fraco volume) embora ontem andou também a rondar os 3,55 com melhor volume :roll: . Considero os 3,55 suporte, mas mesmo quebrando este suporte precisa de confirmação não vá ser um falso break.
De qualquer modo parece-me que esta cotada anda ao sabor do PSI20 ,ou seja, se o psi20 quebrar a LTA a alrti quebra o suporte, será :?: :?
Estando a Altri voltada para as exportações e dependente do preço da pasta de papel no qual mostrou nos bons resultados do 1º semestre, não me parece de todo justo que venha mais para baixo até porque o próximo suporte, a meu ver, é na zona dos 2,60 e sería uma grande facada neste papel.
Espero que nenhuma quebre em baixa... mas o mercado é que sabe e quer queiramos ou não temos que respeita-lo.

Um abraço e BN
 
Mensagens: 280
Registado: 28/7/2009 14:54
Localização: 17

por newone » 24/9/2010 8:50

eu acho altri possivelmente quebrara o suporte dos 3,57€, dada a conjutura económica e o sentimento negativo na bolsa portuguesa.

3,53€ neste momento.

bn
Anexos
ALTRI SGPS.jpg
ALTRI SGPS.jpg (21.14 KiB) Visualizado 7828 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 812
Registado: 11/5/2009 10:04

por joao bravo » 23/9/2010 22:24

Eu esperaria das duas uma ou a quebra da linha descendente ou do suporte para depois decidir a forma de investir neste papel.
Abraços e bons investimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 357
Registado: 20/1/2007 2:00
Localização: Lisboa

por Ulisses Pereira » 23/9/2010 13:30

Mastergest, em Portugal há poucos títulos que conseguem escapar aos últimos acontecimentos do nosso país. Não é preciso passar-se nada de especial para que eles não subam ou até caiam...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Altri

por Mastergest » 23/9/2010 13:16

Bom dia colegas,

Este título, desde que o colega Ulisses fez a sua leitura positiva sobre o mesmo, que eu, pessoalmente, tb assim o entendo, deixou de reagir.

"O que se passa com este título!!??"

Sobe, sobe mas chega ali aos ~3,80€ e parece que não dá mais...

Vamos ver se nos dá boas notícias nos próximos tempos.

Abraço

MG
 
Mensagens: 374
Registado: 3/2/2008 14:58
Localização: 14

Re: valor do fecho

por Fenicio » 20/9/2010 0:34

canheto Escreveu:Desculpe, mas no grafico a cotação corresponde ao valor de fecho, sim ou não?


É o valor das 16h30. O ProRealTime de tempos em tempos passa-se e não apanha os preços negociados no "after". No caso da Altri, às 16h30 estava a ser cotada à € 3,693 mas às 16h35 fechou a € 3,675.

Alguém explica estas anomalias recorrentes?

Detalhe importante: "geralmente" na sessão seguinte a vela é corrigida.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog
 
Mensagens: 3056
Registado: 20/1/2008 20:32
Localização: Lisboa

valor do fecho

por canheto » 20/9/2010 0:16

Desculpe, mas no grafico a cotação corresponde ao valor de fecho, sim ou não?
costa vicentina
 
Mensagens: 71
Registado: 29/11/2007 2:25
Localização: castelo branco

por Fenicio » 20/9/2010 0:03

Altri - 17/09/2010

A situação técnica da Altri no curto prazo continua pouco clara. É certo que a cotação mantém viva a sua zona de suporte (importantíssima!) dos € 3,50 - € 3,70, mas o rebound que os investidores aguardavam após a quebra em alta da sua Linha de Tendência Descendente (LTd) (ver gráficos) ainda não se iniciou.

Na minha opinião, não há dúvidas de que a Altri está a passar por um momento decisivo. Se manter o seu suporte terá a chance de subir em direcção aos € 4,40, o que representa um target muitíssimo interessante, no entanto, se quebrá-lo em baixa entrará numa zona carente de suportes importantes, o que poderá afastar ainda mais os bulls.

Devido ao seu estado técnico actual, fica tudo em aberto na Altri.

Imagem

Imagem
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog
 
Mensagens: 3056
Registado: 20/1/2008 20:32
Localização: Lisboa

Re: Que interpretação ?!

por 1_Mac_3 » 15/9/2010 0:22

Fenicio Escreveu:
joao bravo Escreveu:Mac123 podes de facto ter razão, mas parece-me que carece de confirmação se realmente a subida é consistente com uma mudança de tendência.
Na minha opinião concordo que o volume é bastante elevado e que a subida é expressiva apoiada pelo suporte de 1 ano dos 3.70€, mas pode ainda assim ter duas interpretações (ressalto e a tua).

Assim uma possível entrada nesta menina seria após confirmação vigorosa da quebra da linha descendente, penso que nessa altura ainda haverá espaço para ganhos interessantes até à principal resistência.

Abraços e bons investimentos



Concordo com o joao bravo. Os € 3,70 correspondem a um suporte muito relevante, mas é sempre importante aguardar pela confirmação.


Boa noite a todos

Eu sempre disse que a quebra precisava de confirmação, contudo o dia de hoje foi bastante forte para este papel daí me parecer mais uma quebra do que um ressalto. Mais uma vez alerto que é preciso confirmação até porque tem uma tendência em baixa de 6 meses.

Se se confirmar o Breakout tem já uma resistência na zona dos 4€.

Um abraço
 
Mensagens: 280
Registado: 28/7/2009 14:54
Localização: 17

Re: Que interpretação ?!

por Fenicio » 14/9/2010 17:41

joao bravo Escreveu:Mac123 podes de facto ter razão, mas parece-me que carece de confirmação se realmente a subida é consistente com uma mudança de tendência.
Na minha opinião concordo que o volume é bastante elevado e que a subida é expressiva apoiada pelo suporte de 1 ano dos 3.70€, mas pode ainda assim ter duas interpretações (ressalto e a tua).

Assim uma possível entrada nesta menina seria após confirmação vigorosa da quebra da linha descendente, penso que nessa altura ainda haverá espaço para ganhos interessantes até à principal resistência.

Abraços e bons investimentos


Concordo com o joao bravo. Os € 3,70 correspondem a um suporte muito relevante, mas é sempre importante aguardar pela confirmação.
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog
 
Mensagens: 3056
Registado: 20/1/2008 20:32
Localização: Lisboa

Que interpretação ?!

por joao bravo » 14/9/2010 16:51

Mac123 podes de facto ter razão, mas parece-me que carece de confirmação se realmente a subida é consistente com uma mudança de tendência.
Na minha opinião concordo que o volume é bastante elevado e que a subida é expressiva apoiada pelo suporte de 1 ano dos 3.70€, mas pode ainda assim ter duas interpretações (ressalto e a tua).

Assim uma possível entrada nesta menina seria após confirmação vigorosa da quebra da linha descendente, penso que nessa altura ainda haverá espaço para ganhos interessantes até à principal resistência.

Abraços e bons investimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 357
Registado: 20/1/2007 2:00
Localização: Lisboa

por 1_Mac_3 » 14/9/2010 16:29

luka Escreveu:Penso que sera um simples ressalto técnico, numa tendencia de descida (provavel interesse para um short)
um abraço


...e porque não a quebra em alta do triângulo descendente que se formou desde Março? Parece-me a razão mais plausível como expliquei no postes anterior.
:wink:
Um abraço
 
Mensagens: 280
Registado: 28/7/2009 14:54
Localização: 17

por Luka! » 14/9/2010 16:23

Penso que sera um simples ressalto técnico, numa tendencia de descida (provavel interesse para um short)
um abraço
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3395
Registado: 21/10/2003 21:48

por cogumelo » 14/9/2010 16:19

ALguma explicação para esta subida da Altri?
cumps,
cogumelo
 
Mensagens: 217
Registado: 4/9/2008 18:31
Localização: Lx

por 1_Mac_3 » 14/9/2010 9:04

Bom dia
Para já a Altri parece estar a reagir positivamente. Já leva quase tanto volume como o do fecho de ontem. Isto hoje, se houver cooperação da parte dos índices, promete...

Um abraço
 
Mensagens: 280
Registado: 28/7/2009 14:54
Localização: 17

por 1_Mac_3 » 14/9/2010 1:57

Fenicio Escreveu:
Mac123 Escreveu:
Fenicio Escreveu:Altri - 13/09/2010

Apesar das valorizações das últimas 2 semanas (8 subidas contra apenas 2 descidas), a Altri não foi capaz de reactivar o seu antigo suporte dos € 3,70, motivo pelo qual passarei a encarar esta zona como uma nova resistência (apesar de ainda constar nos gráficos como um suporte). Abre-se assim à cotação uma grande área carente de suportes importantes, o que provavelmente irá incentivar ainda mais os bears em detrimento dos bulls.

Enquanto a cotação estiver abaixo dos € 3,70 não aconselharei a abertura de novas posições na Altri.


Boa noite Fenício, desde já um bem haja pelas tuas excelentes que acompanho quase religiosamente e que em muito contribui para todos e em especial para mim.

Hoje a minha análise não vai de encontro com a tua em alguns pontos que eu considero importante e é pena que eu ainda não consiga colocar ainda um gráfico mas um dia irei conseguir. :oops:

Segundo a minha humilde AT, a LTD que vem desde os meados de Março e que foi respeitada com vários toques, excepto dois falsos breaks em Junho e em Julho, foi hoje quebrada em alta. Este facto carece ainda de confirmação. Contudo este papel parece-me fraco pois as últimas subidas foram pouco expressivas e acompanhadas de baixo volume, principalmente hoje. Estando esta acção no limite de um triângulo descendente com um suporte forte nos 3,55 o breakout em alta não me pareceu muito convicente principalmente por causa do fraco volume e como tal precisa mesmo de confirmação para sustentar este breakout em alta.

Um pouco á semelhança do PSI20, que fez um breakout em alta de um trângulo ascendete com um GAP, também carece de confirmação.

Vamos ver se as subidas finalmente chegaram ao PSI20 para ajudar Breakout da Altri e até mesmo do próprio Índice.

Um abraço e BN


Olá Mac!

Obrigado pelos teus comentários! :) Quanto à análise, eu não penso que a tua contradiga a minha, aliás, penso que são ambas complementares.

A LTd que referiste foi de facto quebrada em alta, e esta quebra está destacada no gráfico de curto prazo, só não fiz nenhuma grande referência à ela por considerar a quebra em baixa do seu suporte um facto mais relevante. No gráfico de longo prazo ficas com uma ideia do pq é que considero este suporte tão importante.

Acho que, de modo geral, chegamos ambos à mesma conclusão sobre a Altri, ou seja, trata-se de um título com uma clara tendência bearish, fraca liquidez e baixa volatilidade. A cotação agarrou-se ao seu suporte dos € 3,50 - € 3,70 como último recurso de salvação.

Com relação ao PSI 20, fizeste uma referência a um breakout em alta de um Triângulo Ascendente, no entanto, e se fores analisar bem os gráficos, vais reparar que a quebra ocorreu numa zona muito próxima do vértice do triângulo, algo que para muitos analistas técnicos invalida por si só a formação como um todo.


Ora nem mais Fenicio... eu não explicaria melhor. :)

Um abraço
 
Mensagens: 280
Registado: 28/7/2009 14:54
Localização: 17

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 414 visitantes