Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Altri - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Altri - Tópico Geral

por maturidade » 14/7/2021 12:34

Boas.
E às 12h00 temos os miseres 43.000mil negociadas.
Ninguem quer vender e vice verse.
Está tudo à espera da entrada da Gvolt na bolsa amanhã.

Abraços
 
Mensagens: 2846
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Altri - Tópico Geral

por icemetal » 14/7/2021 11:03

Muito obrigado Pmart 1,
Abraço
 
Mensagens: 60
Registado: 25/10/2019 10:15

Re: Altri - Tópico Geral

por Pmart 1 » 14/7/2021 10:31

Aí tens Icemetal , não permite ver Real time os primeiros 5 minutos e os ultimos 5

https://marketviewer.equiduct.com/
 
Mensagens: 311
Registado: 13/7/2011 20:38
Localização: 16

Re: Altri - Tópico Geral

por trend=friend » 14/7/2021 10:26

icemetal Escreveu:Muito obrigado RP,
Esse é o que utilizo para uma panorâmica geral, mas referia-me aos movimentos tick a tick, cada ordem transaccionada.
Vou esperar que seja um bug e venha a ser actualizado.
Abraço


Hoje notei várias dificuldades em mid e small caps francesas
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Altri - Tópico Geral

por icemetal » 14/7/2021 10:25

Muito obrigado RP,
Esse é o que utilizo para uma panorâmica geral, mas referia-me aos movimentos tick a tick, cada ordem transaccionada.
Vou esperar que seja um bug e venha a ser actualizado.
Abraço
 
Mensagens: 60
Registado: 25/10/2019 10:15

Re: Altri - Tópico Geral

por RP_Stocks » 14/7/2021 10:13

icemetal Escreveu:Lamento desde já estar a utilizar este tópico para esta questão, mas é somente para não estar a criar um novo.
Desde ontem que a plataforma da Euronext não apresenta os movimentos intraday em tempo real, está com um delay de 15 minutos.
Alguém pfv pode informar como corrigir ou indicar outra plataforma em que possa ter essa informação em tempo real ?
Grato
Alex


https://www.investing.com/indices/psi-g ... components
 
Mensagens: 23
Registado: 6/2/2021 10:00

lol Obrigado: Altri - Tópico Geral

por Sacanitajose » 14/7/2021 9:47

:?
maturidade Escreveu:
Sacanitajose Escreveu:e quando, recebemos essas greenvolt ?! :shock:
tenham um bom dia. :?


Boas.
não lestes o meu post anterior????????
Dia 20Julho.

abraços
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 545
Registado: 3/5/2014 21:03
Localização: Lisboa

Re: Altri - Tópico Geral

por maturidade » 14/7/2021 9:13

Sacanitajose Escreveu:e quando, recebemos essas greenvolt ?! :shock:
tenham um bom dia. :?


Boas.
não lestes o meu post anterior????????
Dia 20Julho.

abraços
 
Mensagens: 2846
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Altri - Tópico Geral

por Sacanitajose » 14/7/2021 9:06

e quando, recebemos essas greenvolt ?! :shock:
tenham um bom dia. :?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 545
Registado: 3/5/2014 21:03
Localização: Lisboa

Re: Altri - Tópico Geral

por maturidade » 14/7/2021 9:03

JUKIMSUNG Escreveu:Afinal a data que conta quem recebe dividendo é qual? Não era 6 de Julho?


Boas.
No comunicado de hoje diz que é dia 8Julho.
é pena é só darem o dividendo e as ações da Gvolt dia 20julho, quando a Gvolt, começa a negociar amanhã.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... adComments

abraços
 
Mensagens: 2846
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Altri - Tópico Geral

por icemetal » 14/7/2021 8:41

Lamento desde já estar a utilizar este tópico para esta questão, mas é somente para não estar a criar um novo.
Desde ontem que a plataforma da Euronext não apresenta os movimentos intraday em tempo real, está com um delay de 15 minutos.
Alguém pfv pode informar como corrigir ou indicar outra plataforma em que possa ter essa informação em tempo real ?
Grato
Alex
 
Mensagens: 60
Registado: 25/10/2019 10:15

Re: Altri - Tópico Geral

por JUKIMSUNG » 14/7/2021 8:12

Afinal a data que conta quem recebe dividendo é qual? Não era 6 de Julho?
 
Mensagens: 1228
Registado: 7/3/2007 19:42
Localização: évora

Re: Altri - Tópico Geral

por NirSup » 14/7/2021 4:27

Polónia: o mercado mais apetecido


A Polónia é o mercado mais disputado na transição para a energia verde por portugueses e espanhóis.
Os parques eólicos totalizam, actualmente, menos de 1 GW e a Polónia depende do carvão (é riquíssima em carvão) para produzir 70% da electricidade que consome. Uma loucura em termos ambientais, politicamente insustentável.
Houve uma reviravolta muito grande, em 2020, na Polónia. O governo (de direita) que era hostil às energias renováveis é agora o maior apoiante das energias renováveis: para cumprir o Acordo de Paris e para cumprir os compromissos ambientais com Bruxelas.
Cá na Polska como aí na Tugalândia o bem mais precioso é conseguir uma autorização de ligação à rede.
Há 52 GW de pedidos de ligação à rede de energias renováveis (eólicas) em lista de espera. Muito mais que a capacidade que a rede comporta.
O número de autorizações emitidas para a atribuição de pontos de ligação de novos projectos à rede polaca aumentou de forma exponencial. Mesmo assim insuficiente.
Muitos promotores polacos de energias renováveis têm vendido projetos a outros promotores, financeiramente mais musculados, depois do governo exigir (tal como em Portugal) uma caução para garantir a boa execução dos projetos.
Muitos dos promotores polacos destes novos projectos não dispõem de recursos financeiros suficientes para desenvolver os seus projectos. Desta forma, bloqueiam o acesso à rede e forçam os investidores estrangeiros a comprar projectos a preços altos como única forma de entrada no mercado polaco.
E é aqui que a V-Ridium (promotor polaco de energias renováveis) e a Greenvolt entram em jogo. Com vantagens para ambas as partes.
By Nirvana from Polska
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Altri - Tópico Geral

por RP_Stocks » 13/7/2021 23:12

INFORMAÇÃO PRIVILEGIADA

Por referência ao prospeto relativo à admissão à negociação das ações da Greenvolt – Energias
Renováveis, S.A. (“Greenvolt”) no mercado regulamentado Euronext Lisbon, gerido pela Euronext
Lisbon – Sociedade Gestora de Mercados Regulamentados, S.A., aprovado pela Comissão do Mercado
de Valores Mobiliários em 1 de julho de 2021 e divulgado em 2 de julho de 2021, conforme alterado
pela adenda aprovada e divulgada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários em 6 de julho de
2021 (o “Prospeto” e a “Oferta”, respetivamente), consultáveis em www.greenvolt.pt e
www.cmvm.pt, bem como à deliberação tomada pelos acionistas da ALTRI, SGPS, S.A. (“ALTRI”) com
relação ao ponto quatro da ordem de trabalhos da Assembleia Geral realizada em 30 de abril de 2021,
tendo sido, subsequentemente, delegado à Comissão Executiva da ALTRI, por deliberação do Conselho
de Administração a 23 de junho de 2021, a fixação da data em que se realizará a distribuição de bens
aos acionistas da ALTRI, a realizar uma parte em espécie, sob a forma de distribuição de ações
representativas do capital social da Greenvolt e uma parte em numerário (a “Distribuição”).

Em concreto, a Distribuição implicará que sejam distribuídos aos acionistas da ALTRI com Record Date
de 8 de julho de 2021 (i) ações ordinárias até um máximo de 5% do número total de ações
representativas do capital social e dos direitos de voto da Greenvolt em momento imediatamente
anterior ao lançamento do processo que conduzirá à admissão à negociação no Euronext Lisbon da
totalidade das ações representativas do capital social da Greenvolt (IPO), ou seja, até um número
máximo de 3.750.000 ações representativas do capital social e dos direitos de voto da Greenvolt, e (ii)
um montante em dinheiro correspondente a €0,10 por cada ação representativa do capital social da
Altri que, em todo o caso, não será superior ao montante global máximo de €20.513.167,20.
Para o efeito, a data prevista de pagamento da Distribuição é o dia 20 de julho de 2021, ficando este
pagamento sujeito à efetiva admissão das ações à negociação no Euronext Lisbon.

Porto, 13 de julho de 2021
 
Mensagens: 23
Registado: 6/2/2021 10:00

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 13/7/2021 14:50

Um ponto a favor, a novidade Gvolt, um ponto contra: cuidado com os níveis de sobrecompra. :shock:
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por trend=friend » 13/7/2021 12:53

cl_tomi13 Escreveu:
Falando mais sobre a Altri, não deveria ela estar a cotar bem mais acima? Nota-se claramente que está a ser "controlado" e não sai do sítio.


Do que me apercebi no final da semana passada e ontem, está claramente controlada (ordens de cerca de 10k a bloquear subidas).

Talvez haja algum interesse em acompanhar a evolução da Gvolt daqui a um par de dias
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Altri - Tópico Geral

por Optimiza » 13/7/2021 11:47

cl_tomi13 Escreveu:Bom dia a todos!

Falando mais sobre a Altri, não deveria ela estar a cotar bem mais acima? Nota-se claramente que está a ser "controlado" e não sai do sítio.

Qual acham o rumo que esta cotada vai ou deveria tomar? E já agora, já não deveria a cotada estar a desconto dos 0.10€ de dividendos?!

Abraços e bons negócios!


Até dia 29 de Julho é "irrelevante" a que valor cota a Altri. Até essa data só tem (algum) relevo a que valor cota a GreenV.
O desconto de 0.10 dividendo ainda não surgiu (deduzo que só ocorrerá daqui a bem mais de 1 mês, após trimestrais e reunião Adm, refletindo-se apenas 3 dias antes de depositados os mesmos nas contas dos acionistas prévios). Como temos verificado em todos os pagamentos de dividendos Altri, no dia a seguir a aex dividend, a cotação absorve parte ou a totalidade do destaque (neste caso dos 0,10€).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Altri - Tópico Geral

por cl_tomi13 » 13/7/2021 11:32

Bom dia a todos!

Falando mais sobre a Altri, não deveria ela estar a cotar bem mais acima? Nota-se claramente que está a ser "controlado" e não sai do sítio.

Qual acham o rumo que esta cotada vai ou deveria tomar? E já agora, já não deveria a cotada estar a desconto dos 0.10€ de dividendos?!

Abraços e bons negócios!
 
Mensagens: 265
Registado: 20/11/2013 10:32

Re: Altri - Tópico Geral

por Optimiza » 13/7/2021 11:13

Pode-se sempre perder dinheiro no investimento greenV/Altri. A problemática do preço (por ação e de avaliação) será sempre resolvida dia a dia, mês a mês, ano a ano. Único prognóstico 100% confiável é dado depois de cada jogo terminar (preço de fecho diário da GreenV).

Após primeiros anos, 50% da produção solar e eólica, V-ridium, por toda a Europa (boa subsidiação mas OPEX elevado sobretudo nas eólicas, ciclo médio de produção/amortização devido a desgaste e obsolescência dos equipamentos) / 50% biomassa (excelente subsidiação, OPEX baixo e ciclo longo de produção/amortização)

- Belissimas barreiras à entrada para (quase) todos os concorrentes Renováveis:

As barreiras à entrada e o sucesso garantido do negócio Greenvolt, está no CORE inicial da Biomassa (GreenV já é o leader) » melhor subsidiação (e por 11 anos), matéria prima quase de graça (a melhor matéria prima está em Portugal, resíduos mais secos, Altri providencia mais de 70% do total (exceto na região de Londres), maioria restos arbóreos 100% adequados.

À exceção da Navigator* e da Ence (mesmo assim com um mix energético que subpondera a biomassa), nenhuma outra da 120 empresas renováveis Europeias tem acesso à simbiose Altri (proprietária, produtora e transformadora)+GreenV, à subsidiação nacional e municipal (em adição à Europeia), nem depois, com acesso GARANTIDO a uma imensidão de projetos trans-Europeus já aprovados, com projetos state of the art, com subsidiação garantida, com clientes assegurados.

A priori, as vantagens competitivas - no LP (margens acima da média setorial para 50% da produção, subsidiação, melhor CEO, parceiro simbiótico Altri, partners de negócio internacionais, Institucionais estáveis no capital, linhas de crédito internacionais) - estão asseguradas!

nota - Mesmo com estas vantagens competitivas e barreiras à entrada, sem um Manso Neto ao leme, não se consegue um crescimento de 40% ao ano até 2025 (o efeito compound é avassalador). Quantos Mansos Netos é que existem nesta Indústria?

* tb tenho posição

"Les Jeux sont faits"
Editado pela última vez por Optimiza em 13/7/2021 11:54, num total de 2 vezes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Altri - Tópico Geral

por LoneWolf » 13/7/2021 10:41

Optimiza Escreveu:
ogal Escreveu:A mim parece-me, que se subirem deste valor, é meramente por questões especulativas e porque o mercado está a a valorizar com multiplos elevados estas empresas ligadas à energia renovável. Fundamentalmente, a aplicando um PER médio deste tipo de empresas, atendento ao Volume de Negócios da GreenVolt que será à volta 90 milhões de euros, ela tende a valer muito menos que este valor a que vai ser colocada no mercado. Na minha opinião a me´dio prazo ela vai tender a corrigir para valor mais baixo.


Entendo, mas nenhuma empresa privada (cotada ou não) vale pela sua faturação presente. Uma empresa vale pela projeção futura de receita e de margens operacionais - pelo acréscimo de produção futura garantida (V-ridium por toda a Europa e BioMassa nos arredores de Londres), e pela afirmação (vinda do CEO eu acredito), que o EBITDA e o LUCRO vão crescer a 40% ao ano, até 2025 inclusivé - como não temos todos os dados de produção, custos por KW e receitas extrapoláveis (V-ridium e 2ºtrim.GreenV), estou com muitas dificuldades na realização de simulação por DCF´s, mas num fraco esboço, consigo FACILMENTE chegar a 2mM€ de capitalização bolsista em 2025 (face aos 500M€ de lançamento). Será que alguma outra renovável, cotada, consegue sequer crescer/lucrar a metade dos 40% ao ano da GreenV?

conditio sine qua non » Mesmo em 2025, Ebitda idealmente superior a 1/7 dívida líquida (rácio Growth apenas para Renováveis e sectores NewNewThing)
https://eco.sapo.pt/2021/05/10/greenvol ... -ate-2025/


Parece um anuncio daqueles créditos maravilha para equipar a casa, mas depois arruina familias inteiras.
Com estas promessas todas... pq é q não ha outras empresas a fazer o mesmo na europa? E pq é q nao há gigantes e instituições a entrar forte nisto? Com tal premissa dos 40% anuais... A altri na semana passada deveria ter cotado muito mas muito mais alto.

Isto cheira-me cada vez pior. Além do q ja escrevi varias vezes sobre a biomassa.
LW
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1333
Registado: 29/4/2015 16:02

Re: Altri - Tópico Geral

por Optimiza » 13/7/2021 9:50

ogal Escreveu:A mim parece-me, que se subirem deste valor, é meramente por questões especulativas e porque o mercado está a a valorizar com multiplos elevados estas empresas ligadas à energia renovável. Fundamentalmente, a aplicando um PER médio deste tipo de empresas, atendento ao Volume de Negócios da GreenVolt que será à volta 90 milhões de euros, ela tende a valer muito menos que este valor a que vai ser colocada no mercado. Na minha opinião a me´dio prazo ela vai tender a corrigir para valor mais baixo.


Entendo, mas nenhuma empresa privada (cotada ou não) vale pela sua faturação presente. Uma empresa vale pela projeção futura de receita e de margens operacionais - pelo acréscimo de produção futura garantida (V-ridium por toda a Europa e BioMassa nos arredores de Londres), e pela afirmação (vinda do CEO eu acredito), que o EBITDA e o LUCRO vão crescer a 40% ao ano, até 2025 inclusivé - como não temos todos os dados de produção, custos por KW e receitas extrapoláveis (V-ridium e 2ºtrim.GreenV), estou com muitas dificuldades na realização de simulação por DCF´s, mas num fraco esboço, consigo FACILMENTE chegar a 2mM€ de capitalização bolsista em 2025 (face aos 500M€ de lançamento). Será que alguma outra renovável, cotada, consegue sequer crescer/lucrar a metade dos 40% ao ano da GreenV?

conditio sine qua non » Mesmo em 2025, Ebitda idealmente superior a 1/7 dívida líquida (rácio Growth apenas para Renováveis e sectores NewNewThing)
https://eco.sapo.pt/2021/05/10/greenvol ... -ate-2025/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Altri - Tópico Geral

por ogal » 13/7/2021 9:33

A mim parece-me, que se subirem deste valor, é meramente por questões especulativas e porque o mercado está a a valorizar com multiplos elevados estas empresas ligadas à energia renovável. Fundamentalmente, a aplicando um PER médio deste tipo de empresas, atendento ao Volume de Negócios da GreenVolt que será à volta 90 milhões de euros, ela tende a valer muito menos que este valor a que vai ser colocada no mercado. Na minha opinião a me´dio prazo ela vai tender a corrigir para valor mais baixo.
 
Mensagens: 195
Registado: 22/2/2017 15:28

Re: Altri - Tópico Geral

por trend=friend » 13/7/2021 9:22

Optimiza Escreveu:
chilling.gif

Bons augúrios.
Apenas pela definição do preço final por ação Greenvolt podemos tirar 4 ilações:

1 - Inteligência » Na modelação do preço no patamar inferior. Assim quer GreenV, quer Altri beneficiarão na cotação do pós IPO. Por cada 10% valorização GreenV, Altri deveria (de forma não linear) subir 4%
2 - Incentivo » Que ação GreenV vai valorizar-se nos primeiros dias acima dos 5€ (bem acima dos 4,25€ iniciais) porque os 15% de "greenshoe" terão de ser absorvidos.
3 - Boost - Resultados 2ºtrim Altri+GreenV (dia 29) VÃO SER MUITO POSITIVOS para manter o hype da operação até ao hype seguinte. entrada no PSI20.
4 - Evolução para o PSI20 » GreenV terá no MP duas fronteiras » ponto de partida (com greenshoe e posição polaca) » 500M€ / ponto de chegada MP » 1000M€ aex ante 31 de Dezembro, considerando entrada no PSI20 até final de Outubro.

Priceline » ação GreenV vai dos 4,25€ até, grosso modo, 8,50€ (Altri até aos 6,7€)
Timeline » evolução ascendente entre Julho (3ºT result) e Dezembro. Marco intermédio com a entrada no PSI20 (Outubro?)

Altri RF1 5.83 Target MP RF3 6.7 mini crash S&P500 como o factor que pode dar cabo do atingimento do target.gif


De facto a cotação vai ter de estar acima de 5 muito em breve senão estragam o greenshoe e não é estragável :D (exceto em caso de crash internacional, não controlável nem pela Altri nem por ninguém). Mas parece-me que a estes preços vai gerar entusiasmo em institucionais, particulares etc

A ANE foi de 26 a 31 num ápice, já sabemos que é outro campeonato mas a história (IPO a preço mínimo) continua a repetir-se e não como farsa :lol:

Não estou tão optimista como tu para ser bagger em meio ano, duplicando a cotação, mas qualquer coisa acima de 6 euros na entrada no PSI20 era muito bom, afluxo de fundos etc.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Altri - Tópico Geral

por Optimiza » 13/7/2021 9:03

chilling.gif
chilling.gif (931.36 KiB) Visualizado 7893 vezes

Bons augúrios.
Apenas pela definição do preço final por ação Greenvolt podemos tirar 4 ilações:

1 - Inteligência » Na modelação do preço no patamar inferior. Assim quer GreenV, quer Altri beneficiarão na cotação do pós IPO. Por cada 10% valorização GreenV, Altri deveria (de forma não linear) subir 4%
2 - Incentivo » Que ação GreenV vai valorizar-se nos primeiros dias acima dos 5€ (bem acima dos 4,25€ iniciais) porque os 15% de "greenshoe" terão de ser absorvidos.
3 - Boost - Resultados 2ºtrim Altri+GreenV (dia 29) VÃO SER MUITO POSITIVOS para manter o hype da operação até ao hype seguinte. entrada no PSI20.
4 - Evolução para o PSI20 » GreenV terá no MP duas fronteiras » ponto de partida (com greenshoe e posição polaca) » 500M€ / ponto de chegada MP » 1000M€ aex ante 31 de Dezembro, considerando entrada no PSI20 até final de Outubro.

Priceline » ação GreenV vai dos 4,25€ até, grosso modo, 8,50€ (Altri até aos 6,7€)
Timeline » evolução ascendente entre Julho (3ºT result) e Dezembro. Marco intermédio com a entrada no PSI20 (Outubro?)

nota » Ah e ainda ninguém abordou. A comparação direta apartir de agora: GreenV vs EDPR. Métrica apriorística 1/40, métrica MP 1/25, no LP os rácios redefinirão a métrica (% trim/anual crescimento receita/ebitda/PER/lucro líquido/capex/opex)

Altri RF1 5.83 Target MP RF3 6.7   mini crash S&P500 como o factor que pode dar cabo do atingimento do target.gif
Altri RF1 5.83 Target MP RF3 6.7 mini crash S&P500 como o factor que pode dar cabo do atingimento do target.gif (26.78 KiB) Visualizado 7893 vezes
Editado pela última vez por Optimiza em 13/7/2021 9:34, num total de 2 vezes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Altri - Tópico Geral

por trend=friend » 13/7/2021 8:23

maturidade Escreveu:
trend=friend Escreveu:4,25, no limite inferior da banda, como Acciona Ener


Boas.
melhor assim.
pode ser que a abertura seja ali em torno dos 5.00€, e assim já dei para comprar algumas.

abraços


É mixed feelings. Bom para o comportamento futuro da Greenvolt que assim tem caminho para trilhar, neutro para a Altri que encaixava um pouco mais cash a 5, mas depois pode fazer alguma correlação com a gvolt
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Shimazaki_2 e 381 visitantes