Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Altri - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Altri - Tópico Geral

por PIKAS » 15/3/2024 16:23

Acordou para a vida esta tarde.
Na próxima quinta-feira apresenta resultados e para ter mexido da forma como já mexeu na tarde de hoje deve vir por aí alguma coisa jeitosa.
Ou então vão anunciar algo relacionado com a fábrica na galiza.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1710
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: Altri - Tópico Geral

por Goya777 » 22/1/2024 15:55

Que se passa hoje no sector florestal? Altri e Corticeira animadas. Até a Navigator nao vai mal
 
Mensagens: 2744
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Altri - Tópico Geral

por Barão de Soestrova » 4/12/2023 14:27

 
Mensagens: 89
Registado: 10/8/2011 14:26
Localização: 16

Re: Altri - Tópico Geral

por Crissssx » 30/11/2023 17:53

Àlvaro Escreveu:Crissx, estas palas parecem-me mais óculos de ver ao longe. :-k


Sim sim , nem sei porque argumentar com a personagem que entra e sai sempre nos momentos certos.

Tanto adora como 5m depois já vendeu , é dificil !
 
Mensagens: 220
Registado: 22/2/2019 14:19

Re: Altri - Tópico Geral

por WofG » 30/11/2023 15:39

E o preço da pasta, agora já não interessa para nada? Há mês e meio a descer...

https://tradingeconomics.com/commodity/kraft-pulp
"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."

WingsofGold
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 332
Registado: 1/10/2010 15:17
Localização: 16

Re: Altri - Tópico Geral

por iniciado1 » 30/11/2023 15:15

Sim ....grande visionário :clap: :clap: :clap:
 
Mensagens: 202
Registado: 12/4/2021 11:59

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 30/11/2023 15:12

Crissx, estas palas parecem-me mais óculos de ver ao longe. :-k
 
Mensagens: 9703
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por Crissssx » 30/11/2023 14:39

Àlvaro Escreveu:Cá está, a previsão para o preço da pasta terá uma subida de 9% para 2024 e 2% em 2025. E deverá ser com algum otimismo...


Voltou e com as mesmas palas.
 
Mensagens: 220
Registado: 22/2/2019 14:19

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 30/11/2023 13:51

Cá está, a previsão para o preço da pasta terá uma subida de 9% para 2024 e 2% em 2025. E deverá ser com algum otimismo...
 
Mensagens: 9703
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por Barão de Soestrova » 24/11/2023 12:59

Triste geração de imbecis castrados. Se realmente estivessem preocupados com o ambiente, preocupavam - se em reflorestar zonas ardidas. A Navigator gere as suas florestas, e muito se pode aprender, mas esta geração de arco-íris e corta pirilaus está condenada. Quando a moirama tomar conta do mundo ocidental, já têm eunucos para guardar os seus haréns, que esta malta nem fazer filhos sabe.
 
Mensagens: 89
Registado: 10/8/2011 14:26
Localização: 16

Re: Altri - Tópico Geral

por tami » 24/11/2023 9:48

Alvaro, colocaste no tópico da Altri uma noticia que relata pinturas de muros da Navigator, por esta fazer negócios com Israel e "ser cumplice do genocídio em Gaza". Já que estamos a discutir a Altri, e "uma vez que esta é a problemática da empresa há muito tempo", consegues esclarecer qual o volume de negócios da Altri com Israel?

Ps: relativamente ao ambiente, tenho uma jovem em casa que se preocupa (e ainda bem) com o ambiente, mas não confundir preocupação com extremismos. Se formos por aí, TODAS as empresas têm pegada ambiental (basta olhar para os aparelhos que usam baterias), e para esses extremistas, TODAS as empresas que apresentem lucros ou sejam cotadas em bolsa deviam fechar. Se isso para ti é critério de investimento, não consigo mesmo perceber o que fazes nos mercados.
 
Mensagens: 362
Registado: 28/12/2015 16:15

Re: Altri - Tópico Geral

por Crissssx » 23/11/2023 23:13

Àlvaro Escreveu:Cá está o que tenho referido como problemático para este setor:
https://www.noticiasaominuto.com/pais/2 ... e-vermelho

Para os jovens estas empresas agridem o ambiente de modo grave. Essa evidência poderá vir a ser um problema gigante para o futuro.



Sabes Álvaro tu deves ter a psicologia destes tais jovens .
Reclamam de tudo , fazer alguma coisa e pagar as suas próprias contas é que nada...

Quem dera que todas as industrias fossem como as papeleiras no nosso país .

Há muito muito pior , e ao menos estas tem tentado inverter a situação .

Mas isso tu não vês , só os tais riscos ...os teus comentários acabam por ser relatos....
 
Mensagens: 220
Registado: 22/2/2019 14:19

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 23/11/2023 22:48

Cá está o que tenho referido como problemático para este setor:
https://www.noticiasaominuto.com/pais/2 ... e-vermelho

Para os jovens estas empresas agridem o ambiente de modo grave. Essa evidência poderá vir a ser um problema gigante para o futuro.
 
Mensagens: 9703
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por trend=friend » 22/11/2023 14:37

Nenhum insulto foi proferido, muito pelo contrário!

Os participantes vão tentando trazer os “melhores argumentos” que podem, e honrosamente como bem assinala, mas mais não podem fazer pois carecem de experiência empresarial, como também devidamente aponta…

Resta-lhes ter a esperança de que alguém lhes providencie uma réstia de verdade, talvez algum conhecimento, afortunadamente a inteligência e o corolário de todas, a gloriosa e inexcedível iluminação. Eu, da minha parte, estou antecipada e profundamente agradecido.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3968
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Altri - Tópico Geral

por Intelligent Investor » 22/11/2023 13:19

Ao invés de depor filosofia em tom poético, importa-se de referenciar onde foi praticado o insulto?
 
Mensagens: 60
Registado: 24/2/2023 16:54

Re: Altri - Tópico Geral

por Intelligent Investor » 22/11/2023 13:17

Ao ler alguns comentários... Certamente todos pessoas honrosas. Tenho apreço por que se interessem pelo mercado de capitais e nele participem. Tentam trazer os melhores argumentos. Mas falta-lhes experiência do lado das empresas.

Quanto à Altri, sabe-se à partida estar muito dependente da volatilidade dos preços da matéria-prima. Mas não deixa de ser um player relevante no seu sector e um dos projetos estruturados de financing mais bem-sucedidos em Portugal. Avaliá-la unicamente em função de um investimento (mesmo que grandioso), é puro amadorismo. A “Galiza” é apenas um add-on.[/quote]


Tendes apreço? Apreço por que se interessem pelo mercado de capitais? Por quem sois!?

Os humildes participantes deste forum, e que aqui debatem imersos nas névoas que povoam o desconhecido é que têm de se sentir muitíssimo agradecidos e honrados por a tão excelsa participação que trazeis poder vir inundar de luz e clarividência a tenebrosa ignorância em que se viam mergulhados!!

Pois bem, exultai, participantes do forum, e aguardai o conhecimento que verterá deste inteligente manancial que agora se vos apresenta e vos iluminará!

Digo mais: confiai! Pois é essa semente do vosso interesse pelo mercado de capitais, que generosamente garantiu o apreço por vós, que vos abrirá o caminho para a tão preclara inteligência![/quote]

Ao invés de praticar filosofia em tom poético (num fórum financeiro), importa-se de referenciar onde foi praticado o insulto?
 
Mensagens: 60
Registado: 24/2/2023 16:54

Re: Altri - Tópico Geral

por trend=friend » 22/11/2023 12:38

Intelligent Investor Escreveu:
Goya777 Escreveu:
Haruki2 Escreveu:
Para fazer face a esse enorme investimento, de onde virá o dinheiro para o pagar? Aumento de dívida? Emissão de novas ações? Isso também não é bom para o preço.
.


Project finance. Algo normal num projecto desta envergardura.

Gostei do teu comentario de:

- projecto aprovado - acçao desce
- projecto nao aprovado - acçao desce

Está claro que vai descer, é shortar


Ao ler alguns comentários... Certamente todos pessoas honrosas. Tenho apreço por que se interessem pelo mercado de capitais e nele participem. Tentam trazer os melhores argumentos. Mas falta-lhes experiência do lado das empresas.

Quanto à Altri, sabe-se à partida estar muito dependente da volatilidade dos preços da matéria-prima. Mas não deixa de ser um player relevante no seu sector e um dos projetos estruturados de financing mais bem-sucedidos em Portugal. Avaliá-la unicamente em função de um investimento (mesmo que grandioso), é puro amadorismo. A “Galiza” é apenas um add-on.



Tendes apreço? Apreço por que se interessem pelo mercado de capitais? Por quem sois!?

Os humildes participantes deste forum, e que aqui debatem imersos nas névoas que povoam o desconhecido é que têm de se sentir muitíssimo agradecidos e honrados por a tão excelsa participação que trazeis poder vir inundar de luz e clarividência a tenebrosa ignorância em que se viam mergulhados!!

Pois bem, exultai, participantes do forum, e aguardai o conhecimento que verterá deste inteligente manancial que agora se vos apresenta e vos iluminará!

Digo mais: confiai! Pois é essa semente do vosso interesse pelo mercado de capitais, que generosamente garantiu o apreço por vós, que vos abrirá o caminho para a tão preclara inteligência!
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3968
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Altri - Tópico Geral

por PXYC » 22/11/2023 12:34

Haruki2 Escreveu:Concordo com o que dizem de o Projeto Galiza da Altri ser um possível catalizador para a subida do preço da ação.
No entanto, com os custos em equipamento que o novo projeto vai ter, o valor de CAPEX irá disparar o que afetará os resultados. Quando é que a eventual nova fábrica irá dar rendimento? Só muito para a frente no tempo. uns 3 anos pelo menos até saírem os primeiros produtos vendáveis. Eu prevejo que a Altri irá descer assim que o projeto Galiza for decidido.

Para fazer face a esse enorme investimento, de onde virá o dinheiro para o pagar? Aumento de dívida? Emissão de novas ações? Isso também não é bom para o preço.
A nova fábrica prevê-se que produza Lyocell, uma fibra vegetal que é usada numa gama média/alta da indústria têxtil. O Lyocell forma um tecido que quase não enruga, tipo a viscose. A vontade de sair um pouco deste "sobe e desce" do ciclo do preço da pasta leva a uma aventura num novo produto. Se as coisas estivessem assim tão boas no negócio da pasta, eu investiria o meu cash flow para produzir mais pasta e não outro produto.

O pagamento do dividendo será importante para manter os preços da ação para que o valor total da empresa não desça demasiado durante uns anos de pagamento/amortização dos custos desse projeto. Se a ação descer muito de preço, será interessante o valor do dividendo é claro: seria um sitio porreiro onde parquear o dinheiro e amealhar um gordo dividendo, desde que se compre ao preço certo.

E se o projeto não for aprovado? Isso resulta numa nova pressão para a descida do preço da ação.

Também me surpreende a volatilidade de resultados da Altri pois está muito dependente do seu produto único, a BEKP que funciona quase como uma commodity. A Navigator será mais estável pois têm uma integração desde o eucalipto, até à pasta BEKP, depois produz o papel de fotocópia Navigator e até tem reforçado a rede de distribuição de papel: tem uma cadeia de valor mais integrada. A ENCE que opera na Galiza, teve um dividendo enorme e penso que não anda com projetos de expansão significativos, além das sempre possíveis eliminações de gargalos operacionais.

Não vou entrar mais em suposições mas humildemente partilhei as minhas dúvidas e cogitações sobre os próximos tempos da ALTRI.


Apostar noutro segmento faria sentido a largo prazo, para não estar tão dependente do preço da pasta. As celulosas na América do Sul têm aumentado a sua capacidade, não vejo escassez de pasta no mundo a não ser por efeitos climáticos inesperados e coisas do género.
Tenho a impressão que essa fábrica da Galiza avança se houver subsídios da UE e de Espanha. Desconheço a industria da fibra vegetal para texteis.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 552
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: Altri - Tópico Geral

por Intelligent Investor » 22/11/2023 12:06

Goya777 Escreveu:
Haruki2 Escreveu:
Para fazer face a esse enorme investimento, de onde virá o dinheiro para o pagar? Aumento de dívida? Emissão de novas ações? Isso também não é bom para o preço.
.


Project finance. Algo normal num projecto desta envergardura.

Gostei do teu comentario de:

- projecto aprovado - acçao desce
- projecto nao aprovado - acçao desce

Está claro que vai descer, é shortar


Ao ler alguns comentários... Certamente todos pessoas honrosas. Tenho apreço por que se interessem pelo mercado de capitais e nele participem. Tentam trazer os melhores argumentos. Mas falta-lhes experiência do lado das empresas.

Quanto à Altri, sabe-se à partida estar muito dependente da volatilidade dos preços da matéria-prima. Mas não deixa de ser um player relevante no seu sector e um dos projetos estruturados de financing mais bem-sucedidos em Portugal. Avaliá-la unicamente em função de um investimento (mesmo que grandioso), é puro amadorismo. A “Galiza” é apenas um add-on.
 
Mensagens: 60
Registado: 24/2/2023 16:54

Re: Altri - Tópico Geral

por Goya777 » 22/11/2023 10:16

Haruki2 Escreveu:
Para fazer face a esse enorme investimento, de onde virá o dinheiro para o pagar? Aumento de dívida? Emissão de novas ações? Isso também não é bom para o preço.
.


Project finance. Algo normal num projecto desta envergardura.

Gostei do teu comentario de:

- projecto aprovado - acçao desce
- projecto nao aprovado - acçao desce

Está claro que vai descer, é shortar
 
Mensagens: 2744
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Altri - Tópico Geral

por mensajeiro » 21/11/2023 23:54

Entretanto, Paulo Fernandes (Actium Capital), acaba de adquirir 1.170.000 ações
https://www.cmvm.pt/PInstitucional/PdfV ... 0752CC6CD8
 
Mensagens: 13
Registado: 24/5/2006 22:28

Re: Altri - Tópico Geral

por Haruki2 » 21/11/2023 23:02

Concordo com o que dizem de o Projeto Galiza da Altri ser um possível catalizador para a subida do preço da ação.
No entanto, com os custos em equipamento que o novo projeto vai ter, o valor de CAPEX irá disparar o que afetará os resultados. Quando é que a eventual nova fábrica irá dar rendimento? Só muito para a frente no tempo. uns 3 anos pelo menos até saírem os primeiros produtos vendáveis. Eu prevejo que a Altri irá descer assim que o projeto Galiza for decidido.

Para fazer face a esse enorme investimento, de onde virá o dinheiro para o pagar? Aumento de dívida? Emissão de novas ações? Isso também não é bom para o preço.
A nova fábrica prevê-se que produza Lyocell, uma fibra vegetal que é usada numa gama média/alta da indústria têxtil. O Lyocell forma um tecido que quase não enruga, tipo a viscose. A vontade de sair um pouco deste "sobe e desce" do ciclo do preço da pasta leva a uma aventura num novo produto. Se as coisas estivessem assim tão boas no negócio da pasta, eu investiria o meu cash flow para produzir mais pasta e não outro produto.

O pagamento do dividendo será importante para manter os preços da ação para que o valor total da empresa não desça demasiado durante uns anos de pagamento/amortização dos custos desse projeto. Se a ação descer muito de preço, será interessante o valor do dividendo é claro: seria um sitio porreiro onde parquear o dinheiro e amealhar um gordo dividendo, desde que se compre ao preço certo.

E se o projeto não for aprovado? Isso resulta numa nova pressão para a descida do preço da ação.

Também me surpreende a volatilidade de resultados da Altri pois está muito dependente do seu produto único, a BEKP que funciona quase como uma commodity. A Navigator será mais estável pois têm uma integração desde o eucalipto, até à pasta BEKP, depois produz o papel de fotocópia Navigator e até tem reforçado a rede de distribuição de papel: tem uma cadeia de valor mais integrada. A ENCE que opera na Galiza, teve um dividendo enorme e penso que não anda com projetos de expansão significativos, além das sempre possíveis eliminações de gargalos operacionais.

Não vou entrar mais em suposições mas humildemente partilhei as minhas dúvidas e cogitações sobre os próximos tempos da ALTRI.
 
Mensagens: 10
Registado: 13/8/2012 14:37

Re: Altri - Tópico Geral

por ASimoes » 20/11/2023 17:21

8-) vendi parcial :!: :idea: :roll: o diabo Bear`s teçe-as !
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 635
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: Altri - Tópico Geral

por Crissssx » 20/11/2023 15:54

tami Escreveu:Nos US criaram o ETF "inverse Jim Cramer", e o pessoal vai-se divertindo a ver como as ações se comportam sempre na direção oposta ao que ele diz. Era uma idea a replicar por aqui...


Mesmo , esta personagem sempre do contra .
Só quando as tem nas mãos é que é tudo top...Mas depois vende-as sempre no topo dos topos....

Temos muita experiencia por aqui.
 
Mensagens: 220
Registado: 22/2/2019 14:19

Re: Altri - Tópico Geral

por Barão de Soestrova » 20/11/2023 15:03

 
Mensagens: 89
Registado: 10/8/2011 14:26
Localização: 16

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: ASimoes, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, J.f.vieira, latbal, pattern, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 103 visitantes