Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Altri - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Altri - Tópico Geral

por serpim1 » 23/9/2013 20:01

boas
Concordo em grande parte com a analise, apenas ainda continuo otimista e confiante que ainda tem mais um pouco que os 3% que identificas.

No meu gráfico, tento traçar um canal ascendente de negociação já com vários toques na parte superior do canal, a 2º linha poderá, em minha opinião, ser o próximo objetivo depois de quebrar de forma consistente a 1ª-

Com aquilo a que eu considero uma correção de hoje, ainda tem espaço para uma valorização de cerca de 8% até á parte superior do canal ascendente, não devemos esquecer que a ALTRI subiu cerca de 10% em 6 dias sem uma correção.

Os indicadores, stochastic slow, RSI, MACD e William R, que já estavam bastante esticados, com a correção de hoje, aliviaram ligeiramente podendo dar lugar á continuação das subidas por mais alguns dias.
Anexos
Altri Sgps(Diário)20130923194308.png
Altri Sgps(Diário)20130923194308.png (56.28 KiB) Visualizado 5356 vezes
 
Mensagens: 219
Registado: 19/8/2009 19:28
Localização: Santo Tirso

Re: Altri - Tópico Geral

por tiagopt2 » 23/9/2013 19:25

A Altri foi uma das vencedoras da sondagem desta semana. Depois de uma impressionante e algo inesperada subida de mais de 100% em menos de 3 meses parece agora apresentar alguns sinais de abrandamento. A grande questão é se estes sinais serão de acumulação ou de distribuição.

A Altri é, à semelhança da Sonae Sgps, uma das empresas em que mais gosto de ter posições de longo prazo, dada a ampliação que faz dos ciclos do PSI-20. Tive o prazer de a negociar durante uma parte significativa do seu percurso ascendente, baseado na linha de tendência bem definida que se pode ver na imagem, com 7 pontos de aproximação/toque. A partir do momento em que essa linha foi quebrada comecei a ficar progressivamente mais desconfiado, até que a inversão do padrão de higher-lows me fez abandonar em definitivo a posição.

Desde essa quebra do padrão de mínimos cada vez mais elevados, padrão associado a uma progressão ascendente salutar, a Altri tem vindo a oscilar numa área de congestão (1,75-2€). Nesta área de congestão podemos encontar uma zona de resistência que se tem mostrado forte o suficiente para aguentar cinco tentativas de ruptura ascendente. Será aqui, nesta zona e muito em breve, que provavelmente se decidirá o futuro de médio prazo da Altri. Caso a cotação quebre definitivamente em alta a zona de resistência o título terá muito espaço para se lançar em nova investida ascendente, provavelmente apoiada na linha de tendência de menor amplitude que parece estar a desenhar-se (a tracejado).

Os sinais existentes no curto prazo parecem apontar para cima, com volumes crescentes associados às velas de alta e diminutos nos dias de correcção. Ainda assim há um sinal que deverá travar o ímpeto de qualquer entrada longa, justificando simultaneamente a abertura de posições curtas especulativas: à semelhança da EDPR parece estar a fazer um round top, com três higher-highs seguidos de dois lower-highs. Até que este padrão seja quebrado em alta de forma definitiva, coincidentemente com a quebra em alta da zona de resistência, não é suficientemente seguro arriscar uma entrada longa. Estando esse obstáculo a meros 3% de distância, correr riscos desnecessários neste momento não faz grande sentido.

Disclaimer: Estou actualmente curto na Altri. Mesmo que involuntariamente, este facto poderá de alguma forma retirar rigor à minha análise
Anexos
ALTRI SGPS.png
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2032
Registado: 24/11/2007 23:02
Localização: Pinhal Novo

Re: Altri - Tópico Geral

por canguru » 18/9/2013 17:03

parabéns a quem está dentro e aguentou o DD de junho!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

Re: Altri - Tópico Geral

por canguru » 18/9/2013 17:01

Eurouro Escreveu:
canguru Escreveu:
V_Monteiro Escreveu:Em 30 de Junho de 2013 a estrutura completa de participações do Grupo Altri é a seguinte:


\:D/

vou já comprar mais!


Os fundamentais é que são a base do principio do investimento, depois há quem se foque pela AT e afins.
O que é certo é que a Altri é uma mina de ouro irreconhecivel e é das empresas mais baratas do nosso mercado face ao seu valor futuro. Mas até convinha que reduzissem a divida um pouco. Aí é que ficava mesmo nos triques.



estava a ser irónico. nunca entraria num activo por AF ou por saber a estrutura acionista ;)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2240
Registado: 6/4/2008 22:41
Localização: lx

Altri valoriza mais de 4% após subida do preço da pasta

por C0rr3i4 » 18/9/2013 15:25

O segredo está na pasta...

jornaldenegocios.pt Escreveu:Altri valoriza mais de 4% após subida do preço da pasta
18 Setembro 2013, 15:16 por Jornal de Negócios | jng@negocios.pt

Empresa portuguesa vai acompanhar a subida do preço da pasta, que foi anunciado esta semana pela brasileira Suzano. Em dois dias as acções sobem quase 8%.
As acções da Altri estão a reagir em alta à subida dos preços da pasta no mercado internacional, um movimento que a empresa portuguesa vai acompanhar.

Os títulos avançam 4,18% para 1,968 euros, depois de já ontem terem avançado 3,45%.

A Suzano, empresa brasileira que é líder mundial no sector da produção de pasta (BEKP), anunciou que a partir de 1 de Outubro o preço da pasta vai subir para 800 dólares na Europa. Actualmente, no mercado à vista, o preço está nos 777 dólares por tonelada.

Como habitual a Altri acompanha estas alterações de preços no mercado internacional e será isso que voltará a acontecer em Outubro, disse ao Negócios fonte oficial da companhia portuguesa. As estimativas apontavam para um aumento para 785 toneladas só no final do ano.

Na análise a esta subida dos preços da pasta, os analistas do BPI salientam que não esperavam este movimento para já.

O aumento para 800 dólares para tonelada já em Outubro tem um impacto positivo de 2% no EBITDA da Altri, de acordo com as estimativas do BPI.
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1561
Registado: 18/1/2012 17:35
Localização: Sorria, está na Maia.

Re: Altri - Tópico Geral

por AFtrader » 18/9/2013 15:15

Celsius Escreveu:Os numeros estão excelentes.

Já vamos com o 4x o volume médio agora às 15h00.

Dava jeito é que passasse de vez a resistência próxima, sob pena de continuarmos com esta sonolenta lateralização.

_______________________________________________________________________________________________________

Concordo plenamente. Ponto critico.
Está a cotar em resistência e colada a uma LTD. Se a aultrapassa aí vai ela...
 
Mensagens: 18
Registado: 20/9/2012 9:48
Localização: 21

Re: Altri - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 18/9/2013 15:00

Os numeros estão excelentes.

Já vamos com o 4x o volume médio agora às 15h00.

Dava jeito é que passasse de vez a resistência próxima, sob pena de continuarmos com esta sonolenta lateralização.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2378
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Altri - Tópico Geral

por C0rr3i4 » 18/9/2013 14:02

De realçar na sessão de hoje duas subidas com volume considerável na Altri e Sonaecom.
Anexos
ALTRI SGPS.png
ALTRI SGPS.png (35.96 KiB) Visualizado 5732 vezes
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1561
Registado: 18/1/2012 17:35
Localização: Sorria, está na Maia.

Re: Altri - Tópico Geral

por C0rr3i4 » 17/9/2013 18:31

jornaldenegocios.pt Escreveu:Santander revê em alta recomendação e preço-alvo da Altri
17 Setembro 2013, 18:17 por Jorge Garcia | jorgegarcia@negocios.pt

A avaliação do Santander para a Altri, com uma melhoria da recomendação e do preço-alvo, é baseada na maior capacidade de optimização dos recursos e de redução de custos da produtora de papel.
O Santander reviu em alta a recomendação da Altri de "underweight" (baixa exposição) para "manter”, bem como o preço-alvo, de 1,72 euros para 2,08 euros por acção.

O novo preço-alvo definido pelos analistas do Santander para a Altri, que sofreu um aumento de 21%, incorpora também a redução da taxa de juro associada às obrigações portuguesas, de 8,6% aquando do último “research” para 6,5%.

Na opinião dos analistas, a Altri está a trabalhar muito para optimizar a utilização das suas fábricas de papel e para reduzir os custos. Ainda assim, a elevada alavancagem da empresa aumenta o perfil de risco da Altri, liderada por Paulo Fernandes, que também detém a Cofina - dona de publicações como o Negócios.

A perspectiva dos analistas para 2014 é de que a empresa possa ter um pequeno desequilíbrio entre a oferta e a procura fruto do aumento da capacidade em 2,8%, que será apenas parcialmente absorvida, em 2,5%, pelo aumento da procura da pasta de papel.

O Santander estima que as acções tenham uma reacção positiva face a alguns catalisadores, como o aumento dos preços, a diminuição do custo das matérias-primas, em especial a madeira, o aumento do fluxo de caixa e a redução da dívida, a apreciação do dólar e a queda na taxa de juro implícita das obrigações portuguesas.

Contudo, os analistas alertam para alguns riscos no investimento na Altri, como uma possível queda nos preços da pasta de papel ou a depreciação do dólar, factores que poderão deteriorar as margens e os lucros.

Outro problema poderá ser a alavancagem da empresa, cujo rácio estimado para 2013 é de 3,4 vezes, algo que é considerado elevado pelos analistas numa mudança de ciclo. Ainda assim, o fluxo de caixa que poderá ser gerado nos próximos anos deverá ser suficiente para cobrir as necessidades da Altri. Caso o próximo ciclo venha a ser negativo, a empresa poderá ter problemas.

As acções da Altri fecharam esta terça-feira a subir 3,45% para os 1,889 euros. Uma cotação que implica um potencial de subida de 10,11% face à nova avaliação do Santander.

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de “research” emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de “research” na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1561
Registado: 18/1/2012 17:35
Localização: Sorria, está na Maia.

Re: Altri - Tópico Geral

por Blue Epsilon » 17/9/2013 18:31

Presa35 Escreveu:
Blue Epsilon Escreveu:
Celsius Escreveu:Está com o triplo do volume médio e com forte subida. Alguém sabe algo que eu não sei!



Um amigpo meu que é trader disse-me que um colega dele enganou-se numa ordem de venda e colocou mais 1 zero do que era suposto.
Acontece...


Se fosse dado uma ordem de COMPRA ainda acreditava, agora de venda...
É que ela esteve sempre a subir.


Finalmente alguém reparou... Estava a brincar obviamente. Isto foi apenas um truque para chamar a atenção da ALTRI e esta continuar a subida.

Falando mais a sério, houve aqui uma puxada final e que em títulos com pouca liquidez como a Altri, isto tem maior efeito. Agora razões, só consigo dizer uma, a força compradora foi maior que a vendedora.
Como já foi dito, a imprensa encarregar-se-à de inventar uma qualquer explicação, para satisfazer a natural necessidade humana para encontrar explicações para tudo.
Editado pela última vez por Blue Epsilon em 17/9/2013 18:31, num total de 1 vez.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1325
Registado: 29/11/2007 2:13
Localização: Porto

Re: Altri - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 17/9/2013 18:21

O volume está mais ou menos distribuido, não me parece de todo que o forte volume da sessão esteja relacionado com uma única ordem.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 37981
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Altri - Tópico Geral

por Presa36 » 17/9/2013 18:20

como se pode ver:
Anexos
altri 1709.JPG
altri 1709.JPG (51.73 KiB) Visualizado 5884 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1008
Registado: 5/11/2002 0:25
Localização: Ponte de Lima

Re: Altri - Tópico Geral

por Presa36 » 17/9/2013 18:16

Blue Epsilon Escreveu:
Celsius Escreveu:Está com o triplo do volume médio e com forte subida. Alguém sabe algo que eu não sei!



Um amigpo meu que é trader disse-me que um colega dele enganou-se numa ordem de venda e colocou mais 1 zero do que era suposto.
Acontece...


Se fosse dado uma ordem de COMPRA ainda acreditava, agora de venda...
É que ela esteve sempre a subir.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1008
Registado: 5/11/2002 0:25
Localização: Ponte de Lima

Re: Altri - Tópico Geral

por C0rr3i4 » 17/9/2013 16:42

Blue Epsilon Escreveu:
Celsius Escreveu:Está com o triplo do volume médio e com forte subida. Alguém sabe algo que eu não sei!



Um amigpo meu que é trader disse-me que um colega dele enganou-se numa ordem de venda e colocou mais 1 zero do que era suposto.
Acontece...

Provavelmente, a Caderno Azul foi às compras...
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1561
Registado: 18/1/2012 17:35
Localização: Sorria, está na Maia.

Re: Altri - Tópico Geral

por Blue Epsilon » 17/9/2013 16:41

Celsius Escreveu:Está com o triplo do volume médio e com forte subida. Alguém sabe algo que eu não sei!



Um amigpo meu que é trader disse-me que um colega dele enganou-se numa ordem de venda e colocou mais 1 zero do que era suposto.
Acontece...
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1325
Registado: 29/11/2007 2:13
Localização: Porto

Re: Altri - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 17/9/2013 16:36

Está com o triplo do volume médio e com forte subida. Alguém sabe algo que eu não sei!
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2378
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Altri - Tópico Geral

por pepe7 » 17/9/2013 15:04

Olá
Estando o PSI20 no vermelho, a Altri está a aguentar e a reagir à MM200.
Abraço,
Pepe

Querer é poder.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: Altri - Tópico Geral

por LightKey » 11/9/2013 13:19

Que acham do futuro desta cotada? Ainda bullish ? Ou o dia de hoje está a levantar a incerteza?

Na minha opinião penso que estas pequenas correções estão a preparar uma nova escalada da acção.

Desde que não quebre a linha dos 1.7 continuo optimista.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 90
Registado: 17/6/2010 23:17
Localização: Portugal

Re: Altri - Tópico Geral

por rsacramento » 11/9/2013 11:56

ROADSTER 1 Escreveu:Obrigado a ambos pelas respostas. De facto, o lag é enorme, pelo que qualquer método que utilize MM nunca deve ser utilizado isoladamente. A minha questão prendia-se mais com a possibilidade de conhecer a vossa opinião sobre as vantagens/desvantagens de cada uma das médias face à outra, sendo que a MME revela maior sensibilidade a movimentos mais recentes.

quem anda sempre com MMs nos gráficos é o Elias: experimenta perguntar-lhe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Altri - Tópico Geral

por ROADSTER 1 » 11/9/2013 0:32

correia1978 Escreveu:
rsacramento Escreveu:
ROADSTER 1 Escreveu:Caro Correia,

Se usarmos Médias Móveis Exponenciais, e creio que a maior parte dos analistas o faz, a death cross está mais longe (gap superior a 5% entre a MME50 e a MME200) embora a tendência de aproximação seja já visível. Na tua opinião, vês vantagens na utilização de médias simples?


desculpem lá intrometer-me, mas gostava de dizer o seguinte:
o principal divulgador dos cruzamentos - vulgo cruz da morte e golden cross - foi o Elias, que já veio reconhecer o gigantesco lag que este indicador tem, para além de já ter afirmado também que apenas vê nesses cruzamentos uma simples curiosidade


Totalmente de acordo. Negociar tendo em conta apenas os cruzamentos é a morte do artista, devido ao "lag" existente nestes indicadores.
O meu alerta foi mera curiosidade!

E as intromissões num fórum são sempre oportunas.

8-)
`

Obrigado a ambos pelas respostas. De facto, o lag é enorme, pelo que qualquer método que utilize MM nunca deve ser utilizado isoladamente. A minha questão prendia-se mais com a possibilidade de conhecer a vossa opinião sobre as vantagens/desvantagens de cada uma das médias face à outra, sendo que a MME revela maior sensibilidade a movimentos mais recentes.
Há duas classes de autores de previsões: os que não sabem - e os que não sabem que não sabem

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 257
Registado: 7/5/2013 11:46
Localização: Cascais

Re: Altri - Tópico Geral

por C0rr3i4 » 10/9/2013 22:39

rsacramento Escreveu:
ROADSTER 1 Escreveu:Caro Correia,

Se usarmos Médias Móveis Exponenciais, e creio que a maior parte dos analistas o faz, a death cross está mais longe (gap superior a 5% entre a MME50 e a MME200) embora a tendência de aproximação seja já visível. Na tua opinião, vês vantagens na utilização de médias simples?


desculpem lá intrometer-me, mas gostava de dizer o seguinte:
o principal divulgador dos cruzamentos - vulgo cruz da morte e golden cross - foi o Elias, que já veio reconhecer o gigantesco lag que este indicador tem, para além de já ter afirmado também que apenas vê nesses cruzamentos uma simples curiosidade


Totalmente de acordo. Negociar tendo em conta apenas os cruzamentos é a morte do artista, devido ao "lag" existente nestes indicadores.
O meu alerta foi mera curiosidade!

E as intromissões num fórum são sempre oportunas.

8-)
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1561
Registado: 18/1/2012 17:35
Localização: Sorria, está na Maia.

Re: Altri - Tópico Geral

por rsacramento » 10/9/2013 22:23

ROADSTER 1 Escreveu:Caro Correia,

Se usarmos Médias Móveis Exponenciais, e creio que a maior parte dos analistas o faz, a death cross está mais longe (gap superior a 5% entre a MME50 e a MME200) embora a tendência de aproximação seja já visível. Na tua opinião, vês vantagens na utilização de médias simples?


desculpem lá intrometer-me, mas gostava de dizer o seguinte:
o principal divulgador dos cruzamentos - vulgo cruz da morte e golden cross - foi o Elias, que já veio reconhecer o gigantesco lag que este indicador tem, para além de já ter afirmado também que apenas vê nesses cruzamentos uma simples curiosidade
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Altri - Tópico Geral

por ROADSTER 1 » 10/9/2013 19:20

Caro Correia,

Se usarmos Médias Móveis Exponenciais, e creio que a maior parte dos analistas o faz, a death cross está mais longe (gap superior a 5% entre a MME50 e a MME200) embora a tendência de aproximação seja já visível. Na tua opinião, vês vantagens na utilização de médias simples?
Há duas classes de autores de previsões: os que não sabem - e os que não sabem que não sabem

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 257
Registado: 7/5/2013 11:46
Localização: Cascais

Re: Altri - Tópico Geral

por C0rr3i4 » 10/9/2013 17:54

Está difícil ultrapassar aquela resistência!
E death-cross a caminho...
Anexos
ALTRI SGPS.png
ALTRI SGPS.png (33.32 KiB) Visualizado 6503 vezes
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1561
Registado: 18/1/2012 17:35
Localização: Sorria, está na Maia.

Re: Altri - Tópico Geral

por Eurouro » 4/9/2013 12:34

canguru Escreveu:
V_Monteiro Escreveu:Em 30 de Junho de 2013 a estrutura completa de participações do Grupo Altri é a seguinte:


\:D/

vou já comprar mais!


Os fundamentais é que são a base do principio do investimento, depois há quem se foque pela AT e afins.
O que é certo é que a Altri é uma mina de ouro irreconhecivel e é das empresas mais baratas do nosso mercado face ao seu valor futuro. Mas até convinha que reduzissem a divida um pouco. Aí é que ficava mesmo nos triques.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 498
Registado: 18/7/2013 16:01

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: ASimoes, Bing [Bot], cmsbarros, J.f.vieira, latbal, pattern, PAULOJOAO, pbasto, Shimazaki_2, varinho11 e 110 visitantes