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Caldeirão da Bolsa

F. Ramada - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MonteSinai » 11/5/2011 1:18

Boa noite,

Após leitura de vários comentários no caldeirão da bolsa, aprendi que a oscilação de uma acção acenta fundamentalmente no binómio força compradora/força vendedora. Mas gostava que me esclerecessem sobre o seguinte: quando uma acção oscila positivamente, é realmente importante haver um volume de acções negociadas acima do normal? e se a acção ou acções forem small caps com baixa liquidez?

Obrigado e bons negocios.

Maglor
 
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por HCC » 5/5/2011 0:59

A F.Ramada está com uma subida de cerca de 20% nos últimos dias, no entanto, atenção à falta de volume.
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por HCC » 3/5/2011 10:50

A F.Ramada investiu em 2010 numa participação de 15% na CEV(Consumo em Verde - Biotecnologia das Plantas)

Parece uma aposta interessante, mas um grande desafio para uma empresa portuguesa.


Tremoço “biotecnológico”

Janeiro 7, 2011 in Sociedade, Uncategorized

Fiel companheiro da cerveja e conhecido como “marisco dos pobres”, o tremoço foi conquistando estatuto de alimento saudável graças à sua riqueza nutricional. Mas o tradicional petisco não pára de surpreender, já que, sabe-se agora, tem também propriedades fungicidas que vão ser exploradas por uma empresa de biotecnologia, prestes a instalar-se em Cantanhede. O investimento é de 20 milhões de euros.

Cerca de 40 mil metros quadrados na Zona Industrial de Cantanhede vão acolher uma unidade de produção de um novo fungicida amigo do ambiente, feito a partir do tremoço. O produto tem vindo a ser produzido, em fase-piloto, pela CEV – Consumo em Verde Biotecnologia das Plantas S. A., depois de investigadores portugueses terem descoberto que o tremoço tem uma proteína de alto valor nutritivo com propriedades fungicidas, de toxicidade zero para os humanos.

Para dar continuidade ao projecto, que numa primeira fase se tem centrado na realização de testes de campo e em clientes-piloto para novas culturas e fungos, a CEV escolheu Cantanhede como o local ideal para estabelecer a empresa, como confirmou ao AuriNegra Mário Pinto, um dos administradores. “Estamos a ultimar pormenores com a autarquia, mas a nossa sede será em Cantanhede, onde vamos desenvolver todo o nosso trabalho nos próximos anos. Até a maioria dos nossos colaboradores e funcionários vão para a cidade”, explicou o responsável, dando conta de um investimento na ordem dos “20 milhões de euros”.

Segundo Mário Pinto, “a localização de Cantanhede, a proximidade com o Biocant Park e com as universidades” pesaram na decisão de instalar a empresa de biotecnologia no concelho, prevendo-se que a unidade de produção esteja pronta a funcionar dentro de alguns meses. Ao todo, serão criados “35 postos de trabalho, todos altamente qualificados”.

Um investimento certamente bem-vindo, com a autarquia a considerá-lo “uma mais-valia” para Cantanhede. O executivo camarário já aprovou, inclusivamente, por unanimidade, a disponibilização do terreno por um preço relativamente baixo, cedendo “40 mil metros quadrados por 240 mil euros, ao preço de seis euros cada”, lê-se na acta relativa à reunião camarária de 16 de Novembro.



O projecto

Situada no Parque Industrial do Seixal, a CEV foi a primeira empresa a participar na segunda fase do programa COHiTEC, que tem como principal objectivo estimular a criação de empresas de base tecnológica a partir do conhecimento gerado nas universidades nacionais. Ora, ao abrigo do COHiTEC (promovido pela COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação), a empresa obteve financiamento de um grupo de investidores privados, num investimento superior a 12,4 milhões de euros e que foi assegurado por um consórcio de empresas portuguesas que incluem a Change Partners, a COFIHOLD e a Promotor.

“A CEV foi criada com o objectivo de produzir este novo produto, depois de patenteada a descoberta da capacidade antifúngica do tremoço”, esclareceu Mário Pinto, dando conta de que “o ingrediente activo deste fungicida é uma proteína que foi descoberta por um grupo de investigadores, do Departamento de Botânica e Engenharia Biológica do Instituto Superior de Agronomia e do Instituto de Tecnologia Química e Biológica e que são os promotores do projecto”.

Para além da grande capacidade de resistência ao calor e aos raios ultravioleta, o novo fungicida tem elevada eficácia e um largo espectro de acção. Não contamina os lençóis freá-ticos nem provoca danos à saúde humana, podendo ser a solução, por exemplo, para o tratamento de campos de relva (como estádios de futebol e campos de golfe), contribuindo, em paralelo, para revitalizar a cultura do tremoço em Portugal e (por que não?) na região.

Por esta altura, estão a ser produzidas apenas as quantidades necessárias para testes em clientes-piloto bem como para demonstrar a não toxicidade e a eficácia do produto que, sendo um fitofarmacêutico, necessita de certificação na Europa e nos Estados Unidos da América (EUA). “Já temos a patente autorizada em vários países e contamos que a certificação aconteça na Europa e nos EUA em 2012”, avançou Mário Pinto ao AuriNegra.

Com a nova unidade de Cantanhede, a empresa efectuará o “scale-up” do processo produtivo e preparará a comercialização nos mercados-alvo de entrada. “Contamos chegar ao mercado global, mas este é um negócio muito regulado”, elucidou ainda o responsável, que admite poderem vir a ser necessárias cerca de “600 toneladas de tremoço por ano”. | APC



O grande pequeno bago

Da família das favas e das ervilhas, o tremoço é uma leguminosa muito rica em termos nutricionais, possuindo, por exemplo, três vezes mais proteínas e duas vezes mais fósforo do que o leite de vaca. Em regra, a sua composição nutricional é entre 36 e 52 por cento de proteína, entre cinco e 20 por cento de gordura e entre 30 a 40 por cento de fibra alimentar.

Muitas vezes chamado o “marisco do povo”, está visto que é muito mais do que um apreciado petisco. No que à alimentação diz respeito, por exemplo, o seu consumo tem sobretudo vantagens, sendo apenas recomendados cuidados aos diabéticos: “É uma leguminosa muito rica em açúcares complexos, que são absorvidos de forma lenta, o que mantém os níveis de glicose estáveis”, aclara Helena Saldanha, nutricionista.

“O tremoço tem uma enzima capaz de baixar o açúcar no sangue, por isso os diabéticos têm de ter cuidado, por haver o risco de hipoglicemia, mas todas as outras pessoas o podem comer, sobretudo se forem fazer um esforço intelectual intenso”, aconselha a nutricionista. Indicado para quem sofre de problemas ósseos, o tremoço ajuda a reduzir o apetite, para além de ter propriedades emolientes (que amolecem ou abrandam as zonas inflamadas), diuréticas e cicatrizantes, favorecendo a renovação das células.

Já do prato para o campo, não faltam utilizações diversas para o pequeno bago amarelo, que pode ser utilizado, por exemplo, para farinha de tremoço (utilizada na produção de bolachas, pão, biscoitos, massas e alimentação para animais), na indústria farmacêutica e no melhoramento dos solos (é mesmo denominado “adubo verde” pois evita a utilização de adubos convencionais, preparando os solos). Agora, descobertas que estão as suas propriedades fungicidas, o tremoço está prestes a ser, também, um antifúngico amigo do ambiente, a trazer investimento para o concelho… e com Cadima, “capital do tremoço”, ali tão perto!
 
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por HCC » 29/4/2011 1:38

Dividendos

De acordo com o ponto 3 da assembleia geral da empresa a administração deverá propor
um dividendo de 0.07 Euro por ação.
Ou seja, aos valores atuais uma dividend yeld de 10%.
 
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por HCC » 19/4/2011 0:44

Exportações do sector do metal dispararam 120% este ano
19 Abril 2011 | 00:01
Rui Neves - ruineves@negocios.pt
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Seguro de créditos da Cosec suporta crescimento de 20% das vendas portuguesas ao exterior no primeiro trimestre.
"São números quase assustadores, no bom sentido.” Nos primeiros dois meses do ano, o sector que mais contribui para as exportações portuguesas, o da metalurgia e da metalomecânica, cresceu, em termos homólogos, mais que duplicou as suas vendas ao exterior. A garantia é dada por Rafael Campos Pereira, dirigente desta associação sectorial (AIMMAP).
 
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por HCC » 7/4/2011 10:51

Sector metalúrgico é o maior exportador nacional, diz estudo PDF Imprimir E-mail

O sector metalúrgico e metalomecânico é, "de longe", o maior exportador nacional, responsável por vendas ao exterior de 11,4 mil milhões de euros, "entre um terço e um quarto" do total nacional, revela um estudo a apresentar hoje.
in Oje / Lusa, 05-04-211

Elaborado pelo economista Augusto Mateus a pedido da Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP), o trabalho visa "contribuir para uma maior compreensão e percepção do sector junto da opinião pública, comunicação social e administração pública", adiantou à agência Lusa o vice-presidente da associação, Rafael Campos Pereira.

A cargo do economista e ex-ministro da Economia Augusto Mateus, a apresentação do trabalho decorrerá no Museu da Electricidade, em Lisboa, e contará ainda com a presença presidente da AIMMAP, Aníbal Campos, que preside também à Silampos.

Conforme explicou à Lusa Rafael Campos Pereira, as "características" do sector metalúrgico e metalomecânico - marcado pela heterogeneidade, porque abrange diversos subsectores, desde a louça metálica e cutelaria aos componentes para a indústria automóvel, passando por empresas como de estruturas como a Martifer e de embalagens como a Colep - "acabaram por penalizar a notoriedade que ele justifica".

Isto sobretudo quando o sector se destaca como o principal exportador português, responsável por 11,4 dos 37 mil milhões de euros das exportações totais nacionais em 2010, numa altura em que "as exportações são o que de mais importante há para ajudar a reduzir o défice da balança portuguesa".

De acordo com Rafael Campos Pereira, o sector metalúrgico e metalomecânico exporta mais de 40% do seu volume de negócios de 25 mil milhões de euros, 10 vezes mais do que o calçado.

Aliás, disse, "o calçado, têxtil, vinho e cortiça, todos juntos, não chegam a metade" do que o sector exporta.

No total, as cerca de 15 a 20 mil empresas metalúrgicas e metalomecânicas em Portugal, grande parte das quais de micro e pequena dimensão, empregam cerca de 200 mil trabalhadores.

Segundo o vice-presidente da AIMMAP, a actual crise económica não se tem reflectido no sector, cuja perspectiva é de, "pelo menos, manter o mesmo nível de volume de negócios" este ano.

"Para já, como é um sector muito exportador, as empresas que estão a exportar estão com perspectivas razoavelmente optimistas, embora as que trabalham essencialmente para o mercado nacional estão a começar a ficar muito apreensivas com toda a confusão que aqui vai", afirmou.
 
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por HCC » 6/4/2011 11:48

A política de dividendos desta empresa segundo o próprio site
não está defenida. No entanto, e não descurando os diversos acontecimentos,
como seja, a cisão e a recente crise os valores de anos anteriores segundo os relatórios de contas
são os seguintes:

2004 - 5000 mE
2005 - 4000 mE
2006 - 4000 mE
2007 - não distribuiu
2008 - não distribuiu
2009 - 1540 mE

Pessoalmente, penso que, os dividendos a distribuir poderão constituir uma dividend yeld muito boa
tendo em conta a cotação atual da empresa. Mas tudo dependerá da leitura, que a administração
faça das perspectivas da empresa para os próximos tempos.
 
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Dividendos

por MonteSinai » 5/4/2011 0:08

Boa noite,

De facto a F. Ramada parece estar lateralizando entre os 0.7 e os 0.8 euros. Apesar dos bons resultados de 2010, não foi catalizador suficiente para colocar a F. Ramada num movimento bullish.
Independemente disso, gostava de saber qual a vossa previsão sobre a politica de dividendos para este ano e se isso vai influenciar a performance bolsista da F. Ramada.

Obrigado e bons negócios
 
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por HCC » 25/3/2011 12:41

A liquidez desta empresa está cada vez mais reduzida.
E se, até aqui apesar dos poucos compradores nos cofres, havia bastantes
vendedores agora até esses estão a acabar.
Ou seja, nem os compradores querem aumentar a parada nem os vendedores estão
dispostos a vender a estes valores.
Resta esperar... :|
 
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por HCC » 15/3/2011 12:46

Produção automóvel em Portugal cresce mais de 44% até Fevereiro
15 Março 2011 | 11:29
Hugo Paula - hugopaula@negocios.pt
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A produção automóvel cresceu em termos homólogos nos primeiros dois meses do ano, com o contributo de todos dos tipos de veículos.
A Associação Automóvel de Portugal (ACAP) divulgou que o número de automóveis produzidos nos primeiros dois meses deste ano ascendeu a 34.458, representando um crescimento de 44,1%. Os dados relativos apenas a Fevereiro dão conta da produção de 17.155 veículos, ou seja 39,1% acima do produzido no mesmo mês do ano passado.

O crescimento da produção de automóveis ligeiros de passeiros foi a maior nos primeiros dois meses do ano, crescendo 46% para 24.944 unidades.

Já relativamente apenas ao mês de Fevereiro o maior crescimento foi nos comerciais de passageiros, em que a produção avançou 43,2% para 4.389 unidades. A produção de veículos pesados cresceu 13,9% para 409 veículos em Janeiro.

Do número total de veículos produzidos em Fevereiro 98,5% foi destinado à exportação. Donde, a produção de veículos para exportação cresceu 40,6%, refere a ACAP.

A Volkswagen, que controla a Autoeuropa, foi responsável pela produção de 80% dos ligeiros de passageiros produzidos em Portugal nos primeiros dois meses do ano. Já a Citroën foi responsável por 48,8% dos comerciais ligeiros, enquanto a Mitsubishi produziu 80% dos veículos pesados feitos nos primeiros dois meses.
 
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por canguru » 14/3/2011 23:56

o volume foi de tal forma excepcional que até se ve no semanal.
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por Vodka7 » 14/3/2011 17:09

Lucros da F. Ramada mais que duplicam em 2010

As receitas registaram uma quebra de 3,9% face ao ano anterior.
O resultado líquido do grupo Ramada ascendeu a 5,1 milhões de euros em 2010, o que representou um aumento de 176,4% face a 2009, quando se fixou nos 1,85 milhões, anunciou o grupo em comunicado à CMVM.

As receitas totais ascenderam a 94,09 milhões de euros, o que corresponde a um decréscimo de 3,9% face às receitas totais registadas em 2009.

Os custos totais, excluindo amortizações, encargos financeiros e impostos, em 2010, no valor de 81,875 milhões de euros, apresentam um decréscimo de 8,2% face aos 89,173 milhões registados um ano antes.

O EBITDA ascendeu a 12,217 milhões de euros, apresentando um crescimento de 40,3% face ao registado em 2009. A margem EBITDA foi de 13,0% sendo de 8,9% em 2009.

Quanto ao EBIT do grupo, foi de 10,837 milhões de euros, apresentando um crescimento de 53,3% face aos 7,068 milhões de euros de 2009.

Os resultados financeiros, no valor de -3,480 milhões de euros, registaram uma melhoria de 21,6% face a 2009.
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por HCC » 13/3/2011 21:13

A análise destes resultados é um pouco dificil, pois não tenho os dados
referentes ao balanço que só serão publicados no relatório de contas final.

No entanto, a F.Ramada parece continuar a recuperar do início de ano extremamente mau
aproximando-se gradualmente da actividade pré-crise.

Este último trimestre, foi sofrivel o que já era algo esperado tendo em conta a forte subida dos
preços do aço, tendo no entanto as vendas mantido um desempenho em crescendo.

Os resultados porém sairam acima do que esperava, com a rubrica de outros proveitos a compensar
a perda de margens devido á subida dos preços do aço, no entanto sem o relatório final não posso analisar
até que ponto é que esses proveitos influenciaram os resultados.

De destacar ainda, a opinião da administração que me parece ser ligeiramente optimista para este ano.

Sendo assim, mantenho a minha aposta nesta empresa que penso estar bastante sub-avaliada em termos de capitalização bolsista.

Terminou 2010 com um PER inferior a 4 e EBITDA/Cap.Bolsista de 2 :shock:
 
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por HCC » 12/3/2011 12:19

Lucros da F. Ramada mais que duplicam em 2010
11 Março 2011 | 18:44
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As receitas registaram uma quebra de 3,9% face ao ano anterior.
O resultado líquido do grupo Ramada ascendeu a 5,1 milhões de euros em 2010, o que representou um aumento de 176,4% face a 2009, quando se fixou nos 1,85 milhões, anunciou o grupo em comunicado à CMVM.

As receitas totais ascenderam a 94,09 milhões de euros, o que corresponde a um decréscimo de 3,9% face às receitas totais registadas em 2009.

Os custos totais, excluindo amortizações, encargos financeiros e impostos, em 2010, no valor de 81,875 milhões de euros, apresentam um decréscimo de 8,2% face aos 89,173 milhões registados um ano antes.

O EBITDA ascendeu a 12,217 milhões de euros, apresentando um crescimento de 40,3% face ao registado em 2009. A margem EBITDA foi de 13,0% sendo de 8,9% em 2009.

Quanto ao EBIT do grupo, foi de 10,837 milhões de euros, apresentando um crescimento de 53,3% face aos 7,068 milhões de euros de 2009.

Os resultados financeiros, no valor de -3,480 milhões de euros, registaram uma melhoria de 21,6% face a 2009.
 
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por HCC » 15/2/2011 16:32

Resultados anuais de 2010 - 11 de Março de 2011
 
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por HCC » 26/1/2011 2:34

Alguma informação sobre a atividade internacional desta empresa,
sendo que a obra para a bonduelle foi iniciada no último trimestre

( Retirado da apresentação de uma exposição em França)

Société – STORAX EQUIPEMENTS
Stand – E009
Présentation – Fabricant de solutions de stockage à
forte densité.
Faits marquants en 2010
◆ Changement de Direction : M. Francisco Vinals
remplace M. Bernard d’Aste
parti en retraite en Janvier
2010
◆ Réalisation d’un bâtiment
autoportant pour la société
Bonduelle de 25.000 palettes
en chambre froide négative
(38,50 mètres de hauteur)
◆ Réalisation d’une installation
en palettier mobile en
France de plus de 24.000 palettes Europe
Nouveautés 2010 prévues sur le salon
◆ Solution de stockage 100 % automatisée : I-Cube
dont une maquette sera présentée sur le salon

http://www.supplychainmagazine.fr/TOUTE ... log-49.pdf
 
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por heterocedastico25 » 21/1/2011 16:30

E o potencial de ser retirada de bolsa pelos accionistas maioritários com uma oferta, mesmo que fosse "apenas" ao valor contabilístico!
 
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por HCC » 21/1/2011 11:54

Produção Automóvel com crescimento de 26% em 2010

A produção automóvel cresceu no mês de Dezembro de 2010 quando comparada com o mês homólogo do ano anterior, tendo sido produzidos 14.096 veículos automóveis, ou seja, um acréscimo de 83,7% determinado pelo aumento da produção de ligeiros de passageiros (+79,6%), de comerciais ligeiros (+88,1%) e de veículos pesados (+322,5%).

Em termos acumulados, no período de Janeiro a Dezembro de 2010, saíram das linhas de fabrico nacionais 158.723 veículos o que corresponde a um aumento da produção de 26%, face ao ano anterior.


De salientar que as cinco fábricas de automóveis a operar em Portugal apresentaram taxas de crescimento homólogas muito significativas em 2010 e que são a seguir indicadas por ordem decrescente : VN Automóveis 129,3%; Mitsubishi 108,8%; Peugeot Citroen 37,3%; Toyota Caetano 29,8%; Autoeuropa 17,8%.

Do total dos 158.723 veículos produzidos em Portugal em 2010, 97,4% dos veículos destinaram-se ao mercado externo e, apenas, os restantes 2,6% se destinaram ao mercado nacional. Quanto às exportações por países de destino, 83,8% dos veículos foram para a UE-27 com a França e a Alemanha a ocuparem os primeiros lugares com 36,6% e 19,1% da produção exportada, respectivamente.

Estes números vêm confirmar o importante contributo do sector da indústria automóvel para as exportações do país. E isto num momento em que é fundamental aumentar as nossas exportações.


19.JAN. 2011 – PR/04

Gabinete de Comunicação da ACAP
Telefone directo: + 351 21 303 53 03
Email: mail@acap.pt
 
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por HCC » 13/1/2011 17:17

A capitalização bolsista desta empresa a estes valores de 0,7
é de tal forma baixa que não reflete minimamente o seu valor actual sequer
podendo este valor ser explicado apenas pela possível obtenção de resultados negativos no futuro.

Senão vejamos:
- Passivo total 135 Me
- Passivo área imobiliária 85 Me

A imobiliária é remunerada através de rendas durante os próximos 18 anos que atualmente
se cifram em 5,4 Me ou seja uma taxa de 6.5%, suficiente para cobrir o juro actual e acautelar possiveis subidas de tx de juro no futuro, razão pela qual a excluo desta avaliação.

- Passivo excluindo a área imobiliária 50 Me

- Contas a receber de clientes 30,6 Me
- Existências 21,8 Me

Apenas estas duas rubricas são suficientes para cobrir o restante passivo

Sendo que, a empresa ainda possui 20 Me em disponibilidades, ou seja, 0,8 euros por acção isto sem considerar sequer os restantes activos.

Esta é uma forma muito simplista de avaliação, até pq a empresa apesar da crise actual não chegou
sequer a apresentar resultados trimestrais negativos o que aumenta ainda mais a sua avaliação
mas o mercado costuma ter razão e parece entender que irá ter prejuizos no futuro, embora eu pessoalmente tenha dificuldade em acreditar nessa situção.
 
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por HCC » 13/1/2011 11:23

Noticia animadora para a actividade desta empresa

Produção de veículos ganha ânimo em 2010 PDF Imprimir E-mail

Até Outubro, sector regista subida de 24%. Principais fábricas do país também se encontram a produzir mais
in Jornal de Notícias, por Bruno Amorim e Armando Fonseca Júnior, 03-12-2010

“As dificuldades são como as montanhas. Só se aplainam quando avançamos sobre elas.”A indústria automóvel nacional parece estar a levar à letra a sabedoria popular japonesa. Numa difícil conjuntura económica, a produção de carros está a crescer, respondendo à maior procura dos mercados internacionais. Estes sinais positivos também se verificam nas principais fábricas do sector que estão instaladas no país.

Entre Janeiro e Outubro de 2010, produziram-se mais de 132 mil veículos em Portugal, uma subida de 24% face a 2009. Adão Ferreira, Secretário Técnico da Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA) ressalva que “ainda é um valor inferior aos verificados em 2007 e 2008” (150 mil veículos), mas admite que são “dados animadores”.

A indústria portuguesa dos componentes para automóveis exporta 80% das vendas “e foi fortemente condicionada pelo que se passa a nível internacional”, refere Adão Ferreira.

Nos primeiros 10 meses do ano, a Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, produziu 83 417 veículos. “Até ao final de 2010 estamos confiantes de que iremos aumentar a produção em 15%, face a 2009”, diz fonte oficial da unidade fabril.

A Autoeuropa justifica o crescimento da produção com “o lançamento dos modelos Volkswagen Sharan e SEAT Alhambra”e a necessidade de responder à procura externa. “O país para o qual produzimos mais (a Alemanha) está a recuperar”, acrescenta.

Já a fábrica PSA, de Mangualde, produzirá 43 700 veículos, o que vale uma escalada de 37% em relação a 2009. Perante este cenário, “a facturação prevista ronda os 370 milhões de euros em 2010”, assinala o director financeiro, Elísio Oliveira, que vê na “retoma do mercado” e no facto da empresa ter conseguido “resistir às ameaças da crise, ajustando-se ao novo contexto”, os principais motivos para o crescimento registado.

Durante este ano, PSA de Mangualde aumentou mesmo o seu efectivo de 900 para 1200 trabalhadores, sendo que essas 300 pessoas começaram a trabalhar no início de Novembro.

Também a Renault, em Cacia, que faz componentes para automóveis, incrementou actividade. “As previsões apontam para a subida da facturação de 194 milhões de euros para 230 milhões”, diz fonte oficial da marca francesa.

A unidade fabril da Renault exporta tudo o que produz e até teve de criar 100 postos de trabalho para dar resposta “à forte procura dos mercados internacionais”.

Por sua vez, a Mitsubishi Fuso Trucks, em Abrantes, fabricará 6000 veículos em 2010. “Teremos um crescimento na casa dos 100%. Contudo, esse valor estará ainda a 50% do obtido em 2008”, frisa o administrador Jorge Rosa.

Em Abril, a redução de encomendas forçou a Mitsubishi a acordar com os colaboradores um plano de redução do horário de trabalho de 20%, mas a reacção dos mercados inverteu a situação.

Quanto à seguinte montanha por aplainar, o próximo ano, a AFIA diz que ainda é uma incógnita. “É certo que a indústria sofrerá as consequências do fim dos incentivos ao abate na generalidade dos países europeus, pelo que não se prevêem grandes aumentos na produção”, estima.

Mas o futuro não deixa de ser visto com optimismo. A Autoeuropa refere que as suas “perspectivas para 2011 são positivas”, enquanto a PSA Mangualde espera “manter o actual nível de actividade e de emprego”.
Volkswagen Autoeuropa



A Autoeuropa, em Palmela, arrancou em 1991, um investimento de Volkswagen e da Ford de 1,97 mil milhões de euros. Em 1999, o Grupo Volkswagen assumiu a unidade, que já passou os 1,5 milhões de veículos produzidos. Em 2010, vai fabricar 100 mil carros.

* Local - Palmela
* Produção - VW Eos, VW Scirocco, VW Sharan e SEAT Alhambra
* 1300 milhões - Volume de negócios em 2009
* 3000 Trabalhadores

PSA Peugeot Citroën



A unidade fabril PSA Peugeot Citroen, em Mangualde, começou a operar em1962. A produção prevista para 2010 é de 47 300 veículos (modelos Citroën Berlingo e Peugeot Partner), o que representa um acréscimo de 37% em relação ao ano anterior.

* Local - Mangualde
* Produção- Citroën Berlingo, Berlingo First, Peugeot Partner e Peugeot Origin
* 370 milhões - Volume de negócios em 2010
* 1200 - Trabalhadores

Renault Cacia

A fábrica Renault CACIA (Companhia Aveirense de Componentes para a Indústria Automóvel) nasceu em 1981. A unidade produz caixas de velocidades e componentes para motores. Este ano, o aumento da produção levou à contratação de 100 pessoas.

* Local - Cacia (Aveiro)
* Produção - Fabrico de caixas de velocidades e componentes para motores
* 230 milhões - Volume de negócios em 2010
* 1100 - Trabalhadores

Mitsubishi Fuso Trucks Europe

Criada em 1980, a fábrica da Mitsubishi Fuso Truck Europe, no Tramagal, Abrantes, produz o modelo Canter para mais de 30 países europeus. Esta unidade já fabricou mais de 150 mil veículos, sendo que vai produzir cerca de 6000 modelos da Canter em 2010.

* Local - Tramagal (Abrantes)
* Produção - Mitsubishi Canter
* 70 milhões - Volume de negócios em 2009
* 350 - Trabalhadores

RETOMA - SINAIS POSITIVOS A SURGIR

Unidade fabril
Cacia fabricará baterias
A construção, em Cacia, de uma fábrica da Renault Nissan para produzir baterias de carros eléctricos foi adiada para 2011. O plano prevê criar 200 empregos e 250 milhões de euros de investimento. Deverá estar a funcionar em 2012.

Carro eléctrico
Mobicar avança em 2011
A V.N. Automóveis, firma que faz carroçarias para a Isuzu, vai arrancar, no segundo semestre de 2011, com a montagem do Mobicar, carro eléctrico português desenvolvido pelo Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel.

Mitsubishi Canter
Tramagal faz híbrido
Ainda em 2011, a fábrica Mitsubishi no Tramagal deverá começar a produzir uma versão híbrida do modelo de camião ligeiro da Canter. Esta nova aposta da marca vai permitir a exploração de novos mercados, como o Médio Oriente.
 
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por heterocedastico25 » 5/1/2011 13:46

A F. Ramada está muito barata. Já tem resultados positivos e em recuperação, está a transaccionar a 46% do valor contabilístico (1.62), tem alguma dívida mas 70 milhões são financiamento de terrenos florestais que tem arrendados.
 
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por EuroVerde » 23/12/2010 20:28

Um aspecto de triângulo descendente.
Pode quebrar em alta ou em baixa.
À medida que nos aproximamos do vértice a liquidez tende a ser na maioria dos casos menor.

A MM200 está a reprimir a acção e o suporte está na zona do 0,71/0,7 euros.

Caso rompa em alta a LTD pode disparar e voltar a cair, ou simplesmente lateralizar por mais uns meses.
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por Elias » 22/12/2010 19:03

Crédit Suisse reforça para mais de 5% na F. Ramada
22 Dezembro 2010 | 17:49
Jornal de Negócios Online - negocios@negocios.pt

O Crédit Suisse Group aumentou para mais de 5% a sua participação na F. Ramada.

O grupo suíço aumentou no passado dia 10 a sua participação na F. Ramada, com a aquisição de 500.000 acções.

Em comunicado à CMVM, a F. Ramada informa que o Crédit Suisse Group (CSG) passou a deter, após a compra de meio milhão de acções, um total de 1.486.016 acções da empresa portuguesa, representativas de 5,795% do seu capital social.

“As transacções líquidas representativas da alteração correspondem à transferência de posições existentes de clientes oriundas de outro custodiante”, sublinha o documento, acrescentando que “a entidade que adquiriu estas acções foi o Crédit Suisse AG”.

A participação de 1.486.016 acções é detida pelo Crédit Suisse AG.
 
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por vg1 » 29/11/2010 18:46

Tens razão Ulisses,mas fiquei admirado ao analisar esta empresa.Concordo com a análise do HCC
 
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por Ulisses Pereira » 29/11/2010 17:27

Por que é que fundamentalmente está atractiva? Isso é que interessa saber porque é o mesmo que dizer que a acção está barata ou cara sem outro qualquer argumento.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

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