Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CAC 40

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CAC 40

por jpacarlos1 » 7/10/2016 16:43

Boa tarde!

A maquineta manda entrar curto nos ressaltos, quando houver mudança de sentido aviso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 77
Registado: 23/8/2016 7:44

Re: CAC 40

por soso » 22/9/2016 13:57

Neste não reforcei :-" :-" :-" :-" ...

.... já tinha a burra bem carregada : CAC,DAX,GALP, EDP, EurUsd e WTI

qd estamos com a mão quente e a AT dá sinais evidentes, não há que hesitar :-# :-# :-# :-#

Cumprimentos bolsistas :wink: .
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2024
Registado: 4/2/2008 13:37
Localização: Coimbra

Re: CAC 40

por LDAX » 19/9/2016 12:25

soso Escreveu:Como o CAC está a fazer um Doji( depois de uma valente descida), numa zona de suporte ~4 360, entrei longo :idea:

Cumprimentos bolsistas :wink: .


Fiz idêntico mas já saí, muito arriscado AT com Fed dia 21.

Posiciono-me alavancado no LVC e BX4 em €.
Lyxor - SocGen

US: LQQ DSP5
DAX: LVD LYQL
IBEX: IBEXA 2INVE
 
Mensagens: 195
Registado: 4/7/2015 0:08
Localização: UNOP14

Re: CAC 40

por soso » 15/9/2016 16:12

Como o CAC está a fazer um Doji( depois de uma valente descida), numa zona de suporte ~4 360, entrei longo :idea:

Cumprimentos bolsistas :wink: .
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2024
Registado: 4/2/2008 13:37
Localização: Coimbra

Re: CAC 40

por Day Trader PT » 27/7/2016 11:45

Quebra da linha de tendência descendente. Encontra-se numa resistência neste momento perto dos 4466, mas bom sinal para o CAC.

cac.png
 
Mensagens: 222
Registado: 24/11/2008 17:58
Localização: 14

Re: CAC 40

por Day Trader PT » 18/7/2016 17:03

CAC40 aproxima-se da linha de tendência descendente. Se a quebrar nos próximos dias será um sinal positivo.

cac.png
 
Mensagens: 222
Registado: 24/11/2008 17:58
Localização: 14

Re: CAC 40

por Day Trader PT » 12/6/2016 20:55

 
Mensagens: 222
Registado: 24/11/2008 17:58
Localização: 14

Re: CAC 40

por LDAX » 9/6/2016 22:10

Onde estão as amplitudes do canal.

ETF Lyxor 2X CAC: LVC e BX4.

Imagem
 
Mensagens: 195
Registado: 4/7/2015 0:08
Localização: UNOP14

Re: CAC 40

por NM_2 » 9/6/2016 13:54

LDAX Escreveu:Imagem

Bem apanhado mas não é inclinado demais esse canal??????
 
Mensagens: 1536
Registado: 2/9/2014 22:13

Re: CAC 40

por LDAX » 9/6/2016 13:48

Imagem
Editado pela última vez por LDAX em 10/6/2016 9:26, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 195
Registado: 4/7/2015 0:08
Localização: UNOP14

Re: CAC 40

por LDAX » 21/3/2016 11:34

Triângulo simétrico!
 
Mensagens: 195
Registado: 4/7/2015 0:08
Localização: UNOP14

Re: CAC 40

por ricardmag » 16/3/2016 19:34

CAC40.PNG
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: CAC 40

por bogos » 24/2/2016 21:12

Caro Raposo.

Mal seria do mundo se todos nós estivéssemos de acordo em tudo.

E certamente que no busílis da questão estaremos plenamente alinhados. O que importa são os resultados.
O que me move ao longo de alguns dos últimos anos é perceber aquilo que de muito fiz de mal e de bom no mercado.

Encontrei um caminho. Claramente que é o meu caminho. Impor caminhos a outros está completamente fora do meu âmbito mental, moral e até ético.
O mais bonito no mercado é de facto observar e constatar que entre milhares de milhar de vontades pessoais, o mercado funciona. Aleijará a uns, contentará outros e haverá sempre tristes e contentes. E acima de tudo é ver que cada um individualmente tem a liberdade de nele participar.

Também eu não coloco os ovos no mesmo cesto.
Também eu procuro através de algo perceber que poderei ter um pouco mais de probabilidade do meu lado.
Também eu vejo o mercado não como um meio para enriquecer, mas sim como um meio para TENTAR encontrar algum contentamento positivo (lucro) para satisfazer algumas mais necessidades.

O caminho não é recto (a direito). Um passo atrás dois adiante é o que tenho tentado demonstrar.

Aquele abraço.
Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: CAC 40

por RaposoTavares » 24/2/2016 18:29

Caro Bogos, para te responder com a profundidade que me é possível (pouca, porque eu sou, como já deves ter reparado, uma besta reacionária) teria que centrar a minha resposta em alguns pontos de que teria todo o gosto em falar noutra circunstancia. Dito de outra forma: há por aí guerras que, como penso que te lembras que já te disse, não compro. Quero dizer-te, no entanto que não tenho nada contra a AT, não tenho nada contra a AF, nem tenho nada contra quem se mexe em termos de psicologia de mercado. O que é importante -e sei que concordas comigo- são os resultados.

Duas ou três chamadas de atenção:
Referes um histórico na base de dados de 20 anos. É um número normal de anos para o histórico de um índice. Para o histórico de uma empresa é certamente exagerado e é obsoleto e irrelevante na maior parte dos casos (não tive coragem de dizer categoricamente 'em todos os casos').
Falas do preço ideal. Caro amigo, nesse assunto o meu avô Manuel rules. Não há um preço ideal. Ou, dito de outra forma, o preço ideal seria um preço 'à Cavaco': comprar em fundo e vender em alta sem mexer uma palha e sem perceber nada de ações. Isso é que sim. Compreendo, no entanto, que se estabeleçam um target para a venda com lucros e um target para os prejuízos suportáveis.
E voltamos à 'mula'. Ao seu valor, mais do que ao seu preço. Para mim, é importante conhecer bem o valor da mula a que me disponho a dar guarida. Isto é: conhecer a empresa por dentro: os eventuais problemas laborais, a relação entre acionistas, os seus números, a situação face aos seus concorrentes. Conhecer também toda a sua restante envolvência: o mercado, os resultados da concorrência face aos da empresa em que me proponho investir. E conhecer a sua estratégia, os seus projetos.
Feito este trabalhinho não é preciso uma coragem enorme para a manter à nossa mangedoura.
Duas cautelas: se temos dinheiro para dez mulas, não precisamos de querer ter as dez mulas a gastarem-nos a forragem e a darem-nos trabalho, nervoso miudinho e coices. Assim, compramos apenas uma ou duas e temos o cuidado de as ter debaixo de olho não vão o animais ganhar alguma malasanha.

Como já disse noutra discussão, para mim, num negócio (quer seja na bolsa ou na vida) há sempre três vectores determinantes: o tempo, o capital investido e o investidor.
Devemos ter uma noção do tempo de que dispomos para a realização de um determinado negócio. Pessoalmente desconfio de negócios da China que proporcionem largos lucros em pouco tempo.
Devemos conhecer-nos o suficiente para sabermos a partir de que ponto é que os lucros eventuais de um determinado negócio se arriscam a ser gastos na farmácia. Pessoalmente nunca ponho em bolsa mais de 20/25% do meu capital disponível. Alguém mais coreáceo poderá investir 60/70%. Um rapaz mais sensível que se afaste ou que brinque com as poupanças que conseguiu nos últimos três anos por ter deixado de fumar.
É importante que se conheça muito bem onde e em quê investimos o nosso capital e saber se estamos disponíveis para abdicar dele em caso de desaire ou de uma outra necessidade que nos ocorra.

Por agora fico-me por aqui.
Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: CAC 40

por bogos » 24/2/2016 15:13

Raposo Tavares Escreveu:
bogos Escreveu:Boa tarde

Caro Raposo...
(...)
Cumprimentos e aguenta essas Peugeot's....
Não deve ter que regressar à fábrica para troca dos pistons... :D
Nota: Saber aguentar a posição é uma verdadeira virtude


Caro Bogos, 0brigado pelos teus votos. Quanto a virtudes... as virtudes de uns serão os defeitos de outros. Ainda há pouco vi por aí a opinião de que se deve ser mais paciente nos ganhos do que nas perdas. Eu cá vou mais pelo que me dizia o meu avô Manuel:

«Uma mula tem sempre dois preços: o preço do comprador e o preço do vendedor. Não te podes é esquecer nunca que a mula é sempre a mesma...»

Mas cá está!... o velhote nasceu no início do século passado e morreu antes deste ter começado. Sabia lá o homem que ia haver Ichimokus, e pilps, e gerinconças, e ats e o diabo a quatro...

Um abraço,
Raposo Tavares


Tendo em mente, que a mula é o "título", há que tentar encontrar-lhe o preço ideal.
E olha que na questão de ser mais paciente nos ganhos do que nas perdas eu apesar de concordar, chego por vezes à conclusão que posso estar a levar muito na cabeça em determinados momentos no mercado (ou seja Drawdowns), mas com a minha paciência e disciplina lá vou encontrando a forma de encontrar alguns ganhos.

Não são as DD's de momento que me preocupam, porque quando há regras....há conhecimento das suas consequências.

Uma experiência para aqueles que não acreditam no passado.
1) Peguem na cotação de um qualquer título que vos agrade.
2) Marquem-lhe um periodo de anos (ex: 1995-2015)
3) Montem uma estratégia com as cotações (ex: de 1995 a 2005) e vejam o comportamento.
4) Façam de conta que entram em 2006 e isso é o presente. Façam a máquina funcionar com as regras de 1995-2005
5) vejam o comportamento e enquadrem agora no período 2006-2015
6) Satisfazem os resultados? Sigam em frente com a estratégia.
7) Não satisfazem os resultados, mude-lhe as variáveis, até encontrarem a vossa zona de conforto.

Quem souber interpretar a confiança retirada, encontrará facilmente as suas regras, eliminar-lhe-á qualquer tipo medo, e o trade surgirá com naturalidade.
Não haverá qualquer Drawdown que vos abale se tiverem a cumprir as regras estabelecidas.

MHO.

Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: CAC 40

por soso » 24/2/2016 11:21

Paciência, nos mercados é fundamental 8-) 8-) 8-) 8-)

.... desta vez lá me aguentei.... há muito a melhorar :pray: :pray: :pray: :pray:

AT é uma ferramenta que me encanta 8-) 8-) 8-) 8-)

Escardoça, carrasca, granizo, pedra...... FACAS :!:

Já está 100 pontos abaixo, desde que coloquei o post.......Ontem de tarde :wink:

..... Target...... vou ver se me aguento(PACIÊNCIA :pray: ) até abaixo do número redondo dos 4 000......

Cumprimentos curtos bolsistas (CCB) :wink: .
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2024
Registado: 4/2/2008 13:37
Localização: Coimbra

Re: CAC 40

por RaposoTavares » 23/2/2016 19:52

bogos Escreveu:Boa tarde

Caro Raposo...
(...)
Cumprimentos e aguenta essas Peugeot's....
Não deve ter que regressar à fábrica para troca dos pistons... :D
Nota: Saber aguentar a posição é uma verdadeira virtude


Caro Bogos, 0brigado pelos teus votos. Quanto a virtudes... as virtudes de uns serão os defeitos de outros. Ainda há pouco vi por aí a opinião de que se deve ser mais paciente nos ganhos do que nas perdas. Eu cá vou mais pelo que me dizia o meu avô Manuel:

«Uma mula tem sempre dois preços: o preço do comprador e o preço do vendedor. Não te podes é esquecer nunca que a mula é sempre a mesma...»

Mas cá está!... o velhote nasceu no início do século passado e morreu antes deste ter começado. Sabia lá o homem que ia haver Ichimokus, e pilps, e gerinconças, e ats e o diabo a quatro...

Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: CAC 40

por rsacramento » 23/2/2016 18:35

soso Escreveu:(...) mandei escardoça a 4 265

obrigaste-me a ir à procura do significado :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: CAC 40

por soso » 23/2/2016 17:20

Como os 4 300 (forte resistência) foram intransponíveis, quer ontem, quer hoje, mandei escardoça a 4 265 .....

Cumprimentos curtos bolsistas (CCB) :wink:
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2024
Registado: 4/2/2008 13:37
Localização: Coimbra

Re: CAC 40

por bogos » 23/2/2016 14:27

Boa tarde

Caro Raposo...

Tenho estado um pouco arredado deste CAC, que só negoceio lá de longe a longe através dos ETF's, curtos e longos que por aí proliferam.

A gaparia atacou forte o pós movimento de queda abaixo dos 4000 confrades.

Esta zona dos 4300 para mim mostra-se de interesse para maquinar uns shorts. Porque? Para mim é uma zona rolhão.
O preço gostou outrora da zona suporte, depois lá se decidiu pelos confrades curtos, e aqui estamos nós novamente nos 4300 (números redondos).

Fico no entanto apreensivo quando apresentas e vais buscar esses tais de "Mocus".
Penso logo em protecção de posição e analisando melhor a coisa, se calhar o melhor mesmo é ficar quieto com ele sentado.
É que a levantar......o risco é sempre maior. :lol: :lol: :lol: :lol:

Não há azar para já. Ainda não lhe formei a atitude final. Quando me arremeçar lá para dentro, eu postarei.

Para já chega-me a carga de SPX e uns Petról ao barulho, ainda por cima de sentidos contrários, mas lá está......a vida não é somente consenso.

Cumprimentos e aguenta essas Peugeot's....
Não deve ter que regressar à fábrica para troca dos pistons... :D

Nota: Saber aguentar a posição é uma verdadeira virtude
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Bye bye bull???

por RaposoTavares » 23/2/2016 2:01

Num gráfico semanal ficamos com a ideia que os suportes estão a funcionar
Imagem

Num gráfico diário fica visível a possibilidade de ser quebrada a LTD de curto prazo que se tinha vindo a desenhar.
Imagem

No Ichimoku de 4 horas ainda não é possível afiançar-se que a recuperação vem aí. Mas há pontos positivos a assinalar:
1.- A núvem apresenta um cruzamento do Senkou b pelo Senkou A, querendo esboçar um movimento ascendente do Kumo.
2.- O Tenkan (vermelho) está claramente a suportar um movimento ascendente do preço. Acima do kijun (azul) e apontado a norte.
3.- Quanto ao Kijun, este deve ultrapassar decididamente a zona da núvem que, nesta zona tem um perigoso ar flat. Esta situação ainda não assegura a subida dos valores do índice e é aquela que mais reservas nos pode deixar quanto a um futura subida do CAC.
4.- O Chikou (verde) deve ultrapassar o Kumo (a núvem). É positivo que já tenha ultrapassado o preço enquanto este ainda evoluia de norte para sul, que já tenha ultrapassado o kijun e o tenkan e que aponte agora para norte...
Imagem

A coisa ainda não está decidida!...

Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: CAC 40

por jotas007 » 21/2/2016 21:00

Bye Bye Bull!!


Gráfico semanal.
Bons negócios
Anexos
cac.png
“O sucesso no investimento é toda a gente concordar contigo... mais tarde.” - Jim Grant
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 406
Registado: 28/7/2013 12:03

O CAC visto no ICHIMOKU

por RaposoTavares » 30/1/2016 0:47

Muito bem nos períodos curtos:

Imagem

Imagem

Promissor nos períodos intermédios.
Nas 4 horas, só o Kumo, a núvem, está distraída. Deveria estar abaixo das cotações, do Chikou(o rapaz verde), do Tenkan (o esquerdista do sítio) e do Kijun (o pequeno do Danúbio). Valha a verdade que o movimento está traçado mas ainda está curto... No diário esboçam-se o movimento que já está mais adiantado no gráfico de 4 horas...

Imagem

Imagem

Nos períodos longos a coisa está manhosa (ainda?).

No semanal está quase tudo mal e apetece dizer que só pode melhorar... mas vou ser benevolente e esquecer-me que o tenkan, o Chikou e o Tensan estão completamente fora do sítio. Vou chamar a atenção para o Tensan que parece respeitar o Kumo e não o furou nos 4200 pontos. O respeitinho foi bonito de se ver...

Imagem


No mensal o Tensan ameaça fazer o que não deve: furar a cotação naquele local e, pior!, de cima para baixo. Se não cumprir a ameaça, o CAC pode vir a dar umas alegrias a quem está longo assinaláveis... O sinal de perigo está ali para serviço da navegação aqui do Caldeirão. De resto, a coisa nem estaria feia se não fosse a pirraça do verde.

Imagem

Um abraço à navegação,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: CAC 40

por J Alves » 29/1/2016 9:20

:arrow:
Anexos
cac.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7140
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Coisas que valem o que valem a propósito do CAC 40:

por RaposoTavares » 26/1/2016 3:50

De 1988 até ao presente momento já se verificaram 11 Janeiros vermelhos: 1988, 1993, 1995, 2000, 2002, 2003, 2008, 2009, 2010, 2014 e 2016.
Só em 2008 o ponto mais alto do ano ocorreu neste mês. Mesmo assim, houve algumas sessões dos meses de Fevereiro, Abril, Maio e Junho com o CAC a valer mais do que valia na última sessão do primeiro mês.
Nestes anos com início vermelho o seu zénite ocorreu maioritariamente em dezembro. Foi assim em 1988, 1993, 1995, 2003 e 2009. (1995 teve dois pontos altos: Maio e dezembro).
Outros zénites:
2000 - setembro;
2002 e 2010 - março
2014 - maio
Em 1998, 1993 e 2000 todos os meses acabaram a fechar acima de janeiro.
Meses mais baixos nos referidos anos:
1995 - fevereiro e setembro.
2002 - setembro.
2003 - fevereiro e março.
2008 - dezembro(!!!!)
2009 - fevereiro e março.
2010 - maio e junho
2014 - outubro
Não me apercebi de um padrão para as velas desenhadas nestes anos. Há para todos os gostos... (A vela de 2008, acagaçai-vos, foi semelhante à deste ano... mas em maior. Muito, muito maior.)
Os meses de janeiro considerados fecharam sobre alguns suportes facilmente identificáveis: com 22 meses (1993); 23 (1995); 24 (2002); 67 (2003); 19 (2008); 80, 2009; 26 (2016).
2014 inicia-se no combate frustrado a uma resistência que hoje parece querer suportar o 'nosso' janeiro mais novo'.

Agora - e sendo certo que faço uma leitura otimista destes dados- que cada um conclua o que lhe aprouver...
Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Goya777, JotaFreitas1, PAULOJOAO, pbasto, Shimazaki_2, slbnnbobadela, trend=friend, VALHALLA e 188 visitantes