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Caldeirão da Bolsa

Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Ee com intensa Nostalgia que me recordo...

por bboniek33 » 15/9/2009 22:51

dos fantasticos carrinhos de choque da Saudosa Feira Popular, carrinhos esses que se moviam a Energia electrica para o que, uns tinham, isto numa geracao mais precoce, uma haste que retirava tal Energia duma malha que formava uma especie de tecto energetico e a descarregavam a um chao metalico, outros, estes fruto de um posterior desenvolvimento tecnico, deslizavam nesse mesmo pavimento metalico e dele retiravam a tal Energia e ao mesmo a devolviam de acordo com a mais basica aplicacao da Teoria da Electricidade.

Por isso a pena que hoje sinto ao ver que os carrinhos electricos de hoje nao soltam chispas nem cheiram a electricidade em poo.

Outros Tempos...
:(
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por MarcoAntonio » 15/9/2009 22:45

tavaverquenao2 Escreveu:Pode-se sempre evoluir, parar porque parece que já sabemos tudo é que não me parece acertado.


Claro que se pode sempre evoluir mas esse é daqueles chavões que não esclarece coisíssima nenhuma, especialmente se para defender algo em que tem pouco sentido. Por exemplo, para sugerir que se podem evoluir os motores eléctricos por forma a ser mais económicos... quando há muito pouco espaço para isso!

Faz mais sentido evoluir as tecnologias e as centrais de transformação das várias fontes de energia. Faria até mais sentido continuar a evoluir os próprios motores de CI, com rendimentos da ordem dos 30% e onde ainda há muito espaço para evoluir. Imagina que se conseguia duplicar o rendimento de um motor de CI. Reduzia-se o consumo para metade e em termos de consumo global de energia (e até de combustíveis fósseis especificamente) podia fazer bastante mais do que a introdução de eléctricos (se muito bem que se pode argumentar que se podia fazer isso num motor então tb em teoria seriamos capazes - ou era verosímel que fossemos - de o fazer nas centrais... mas isso até foi a minha primeira hipótese. Tanto mais que a utilização já está massificada e não existe grandes obstáculos (por parte das massas) à sua utilização. Isto é, se sairem novos motores de CI mais económicos, estes têm grande e rápida aceitação (desde que não sejam muito caros).



Portanto, quanto ao ponto que (re)introduziste da investigação e desenvolvimento tecnológico, há muito para melhorar a nível de baterias (precisa mesmo de melhorar para ser competitivo) e também a nível das centrais (formas eficientes de obter a energia eléctrica que os automóveis vão consumir).

Os motores eléctricos aqui é o menos. É tecnologia mais do que madura e os rendimentos já são elevadíssimos. Não esperes grande coisa desse lado...
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por tava3 » 15/9/2009 22:34

Pode-se sempre evoluir, parar porque parece que já sabemos tudo é que não me parece acertado.
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por MarcoAntonio » 15/9/2009 22:15

tavaverquenao2 Escreveu:Só começando com a produção e utilização dos veículos é que vai alavancar o estudo e o desenvolvimento de novas tecnologias, como baterias mais ecológicas, motores mais económicos. Se vamos ficar à espera que esteja tudo feito antes, nunca mais lá chegamos.



Essa noção é equívoca...

A investigação existe, o desenvolvimento é enorme e a evolução tem-se sucedido a grande velocidade nas duas/três últimas décadas.


As baterias não são utilizadas apenas em veículos e já estão a ser investigadas e produzidas em larga escala. Não é preciso o pretexto dos veículos eléctricos e essa noção é errada. Basta pensar num telemóvel ou num portátil há dez anos atrás e agora. Portanto, já são investigadas, desenvolvidas e fabricadas em massa!

A nível de produção no entanto, se uma bateria fosse utilizada em larga escala num automóvel deveria fazer baixar mais o preço médio por unidade.



Quanto aos motores... bom, os motores eléctricos têm um rendimento já muito perto dos 100%. Aí não há (praticamente) nada para melhorar e o que há é desprezável, não tem significado.

E também é tecnologia mais do que dominada pois motores eléctricos já são utilizados há imenso tempo (tanto na industria como até em nichos de veículos, por exemplo os empilhadores eléctricos utilizados na Industria).
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por superbem » 15/9/2009 22:09

Marco,

Exacto os citadinos eléctricos são boa ideia por essas razoes e porque deixaria de haver a dita poluição urbana, por isso mesmo referi citadinos eléctricos.

Quanto à questão da produção de energia... Bem isso já tem muito mais para falar, e claro está como é evidente a adaptação vai ser por passos, não acredito que vá haver um boom de venda de eléctricos mas sim que vão aparecendo gradualmente, logo a adaptação de necessidades eléctricas tambem vai ser gradual.

Fontes de energia não poluentes existem, e também sou defensor de painéis solares nos veículos eléctricos, há quem diga que não que é ideia má pagar mais pelo carro por causa do painel para poupar uns cêntimos de energia. A esses digo, também é má ideia pagar mais por um carro a gasóleo para poupar uns cêntimos de combustível?

Acho a ideia de painéis solares nos eléctricos muito boa, mesmo que se consiga apenas 5% de energia do sol, em termos gerais quer dizer que em 20 carros 1 não precisa de outras fontes de energia.
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por tava3 » 15/9/2009 22:06

Só começando com a produção e utilização dos veículos é que vai alavancar o estudo e o desenvolvimento de novas tecnologias, como baterias mais ecológicas, motores mais económicos. Se vamos ficar à espera que esteja tudo feito antes, nunca mais lá chegamos.
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por MarcoAntonio » 15/9/2009 21:59

Sobre o incremento de produção de Energia Eléctrica chamo a atenção para um aspecto que já passou numas trocas de posts entre mim e o dwer: a poluição não deve ser vista por kWh no cenário actual mas qnt poluirá um kWh do excedente que é preciso produzir (que não é necessariamente igual à média actual). Se for preciso por exemplo recorrer exactamente aos combustíveis fósseis (como farão alguns países, por exemplo Israel) para produzir essa corrente Eléctrica então grande parte da poluição vai-se dar a montante na cadeia, o facto de não se dar no automóvel em si cria uma certa ilusão de que a poluição não existe. Mas pode ser essencialmente semelhante noutro ponto da cadeia. E mesmo que admitemos que as centrais são mais eficientes na transformação do combustível e poluem menos que a massa de veículos, temos de considerar ainda que os veículos tb poluem mais na fase de produção e reciclagem por causa das baterias.

Portanto, é muito pouco líquido que os eléctricos sejam realmente uma coisa fantástica para o ambiente.

Não estou a dizer que não são melhores, até porque penso que neste momento ninguém conseguirá esclarecer com precisão (especialmente sem sabermos ainda qual vai ser o modelo ao certo, nomeadamente só rede pública ou rede de troca de baterias para uma boa parte parte da utilização). Estou a dizer que é pouco claro e que não devemos tomar como certo que são (claramente) melhores para o ambiente.

Opiniões há, claro...
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por MarcoAntonio » 15/9/2009 21:53

superbem Escreveu:Marco, mesmo que se pague o mesmo por km, ficamos todos a ganhar, pois é mais um passo para melhorar o ambiente.

Citadinos eléctricos é boa ideia para combater a poluição.


Nós já somos deficitários em Energia Eléctrica. De onde virá o excedente? A produção do excedente não polui? E as instalações e rede eléctrica não tem de ser redimensionada toda ela ou criadas outras infra-estruturas? Essa actividade não polui? As baterias não têm de ser produzidas, poluindo? E não têm um tempo de vida útil da ordem de 100 e tal mil kilometros tendo de ser substituidas nessa altura? Não se necessitaram assim (em média) de vários packs de baterias por veículo? E se optar por uma difusão de uma rede de substituição de baterias não elevará ainda mais o volume de baterias e o seu número por veículo? Isso não tem impacto nenhum? Não polui nada?

A ideia de que o eléctrico não polui nada é outra falsa ideia porque na verdade ele polui. Há até quem argumente que acaba por poluir mais (embora, estritamente ao "rodar" polui menos). Não estou em condições de dizer qual o cenário que polui menos (até porque ainda não há um cenário concreto para comparar). Mas a ideia de que é bom para o ambiente é disputada...

Além disso, enquanto se apostar nessa solução não obstante sendo economicamente menos atraente, gastar-se-ão recursos que poderiam ser utilizados noutro lado (eventualmente até em prol do ambiente). Posto de outra forma: os montantes que os Governos possam gastar nestas parcerias/apoios (em grande parte por mera questão propagandística) poderia eventaulmente ser gasto de forma mais eficiente noutras medidas ecológicas.




Os pequenos citadinos ao estilo smart contudo são um nicho mais atraente para os eléctricos e daí a minha distinção. A razão porque são um nicho mais atraente são as seguintes:

> Os veículos são mais pequenos e leves, necessitando de menos baterias eléctricas;

> Os veículos por norma destinam-se a distâncias mais curtas e rotineiras (dentro de uma determinada rotina) pelo que é mais fácil conjuga-lo com as limitações do eléctrico de autonomia e recarga;

> A relação de eficiência é levada ao extremo no cenário citadino (é aqui que se nota a maior diferença de rendimentos conforme se utiliza um CI ou um VE) assim com uma maior poupança energética por kilómetro;

> Por norma trata-se de um segundo ou terceiro veículo da casa, pelo que as diversas limitações não são particularmente graves (se estiver descarregado ou não tiver autonomia para uma viagem mais longa, "há sempre o veículo a gasolina/gasóleo" a que recorrer).

Por isso, em termos de custos, características e limitações é onde os eléctricos aparecem (pelo menos aos meus olhos) como alternativa com mais força.
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por superbem » 15/9/2009 21:39

Marco, mesmo que se pague o mesmo por km, ficamos todos a ganhar, pois é mais um passo para melhorar o ambiente.

Citadinos eléctricos é boa ideia para combater a poluição.
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por tava3 » 15/9/2009 21:12

Acho que a peugeot se quer antecipar, lançando um modelo eléctrico já em 2010.
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por MarcoAntonio » 15/9/2009 20:56

Luis19 Escreveu:Atomez,

Dá uma olhada aos 4 carros totalmente eléctricos (protótipos) que a Renault apresentou hoje no salão de Frankfurt e que prevê começar a comercializar lá para 2011 :wink:


A tecnologia da Renault é a mesma que da Nissan.

Autonomias da ordem dos 160Km e um preço que só será competitivo após fortes ajudas governamentais.

Tirando veículos citadinos (um nicho de mercado) para já ainda não há nada convincente e que tenha (ou eu pelo menos veja com hipóteses para tal) um impacto relevante no mercado automóvel.


A Nissan e a Renault farão as suas apresentações com pompa e circunstância naturalmente. Mas não estão a apresentar nada de especial, nada que o público queira realmente comprar em massa (embora se sintam evidentemente atraídos pela ideia).


Além do mais, quando passassem a comprar... toda a história das ajudas governamentais bem como a tributação sobre a Energia teria de ser reformulada. Sensivelmente metade do que se paga actualmente nos combustíveis é impostos e essa receita teria de ser tranportada ou reformulada noutros impostos. No final continuariamos a desenbolsar sensivelmente o mesmo "por kilometro" embora por outros processos.

E só este aspecto os fará ver a questão com outros olhos...
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por Luis19 » 15/9/2009 19:26

Atomez,

Dá uma olhada aos 4 carros totalmente eléctricos (protótipos) que a Renault apresentou hoje no salão de Frankfurt e que prevê começar a comercializar lá para 2011 :wink:
 
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por atomez » 15/9/2009 18:43

Toyota: Electric Cars 'Too Expensive' For Mainstream Consumers

The Frankfurt Motor Show has seen the debut of numerous electric cars, but Toyota execs went out of their way to critique electric cars as too pricey for the average buyer.

Toyota has long been associated with the green car movement with its fleet of popular hybrids but has been less active than others on the electric car front. This hesitance is apparently based on tests the company undertook before determining the technology was too expensive to replace their brand of hybrids.

"Electric vehicles of today are less costly than in 1990s, but if you compare them with the other vehicles out there they are still too expensive," Toyota Exec VP Takeshi Uchiyamada told a crowd at the Frankfurt Motor Show. "Unless there is a very big breakthrough in battery costs I don't think electric vehicles can take a large market share."

It remains to be seen if this is experience talking or Toyota is just being protective of the technological advantage it currently has, but it's worth noting they brought an electric car to the Detroit Auto Show earlier this year.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
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por atomez » 22/8/2009 2:54

Um destes era o ideal pra mim... 8-)

So Smart: Electric ForTwo Arrives This Fall

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Germany wants to put 1 million electric vehicles on the road by 2020, and it looks like the first of them will be the Lilliputian Smart fortwo EV that starts rolling off an assembly line in November.

Daimler announced today that it will begin mass-producing the urban runabout by mid-November and begin leasing it to “selected” customers in Europe and the United States by the end of the year. The rest of us will be able to buy it in 2012. The car we’ll see this fall is actually the second generation fortwo EV, and it sports a lithium-ion battery pack — designed and built by Tesla Motors — with a range of 115 kilometers (about 71 miles) and an “overnight” recharge time.

“Motoring with zero local emissions in an urban environment has become a reality,” says Smart’s Marc Langenbrinck in a statement about the second-generation smart fortwo electric drive.

The 14-kilowatt-hour battery sits between the rear wheels in the space where the conventional fortwo has a gas tank. It powers a 30-kilowatt (40.2-horsepower) electric motor. That isn’t much, but the tiny motor produces enough torque — 92.1 pound-feet — to propel the car from zero to 60 km/hr (37 mph) in a respectable 6.5 seconds.

Top speed is limited to 100 kilometers per hour (62 mph), a move intended to maximize the battery’s range. Daimler says 62 mph is plenty for a car designed primarily for city driving. The battery recharges “overnight” when plugged into a 220-volt line (like your dryer uses), but Daimler says you can get enough juice to go 40 kilometers (25 miles) in about three hours.

Daimler plans to lease the cars to start getting some “intensive real-world testing.” It’s similar to what BMW is doing with the electric Mini-E — turning over a few hundred cars for what is essentially a big R&D project, then using the data to refine the cars before offering them to the mass market. Those lucky enough to get their hands on a Smart EV will keep it for four years or 60,000 kilometers (about 37,000) miles.

No word on what the lease will cost — BMW is charging $850 a month for the Mini-E — or what the sticker price will be when the car goes on sale in 2012.

The Smart uses a battery pack designed with help from Tesla Motors, which started working with Daimler on the project more than 18 months ago. Tesla CEO announced the deal in January and said at the time that Daimler planned to build 1,000 Smart EVs as part of a pilot project. In May, Daimler paid $50 million for a 9.1 percent stake in Tesla Motors to jump-start its budding EV program.

Tesla spokeswoman Rachel Konrad confirmed the Smart EVs use Tesla packs but had no further comment.

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por atomez » 24/7/2009 2:42

O avião eléctrico.

Electric Airplane Soars … to Market?


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Aircraft designer and pilot Tom Peghiny joined the electric airplane revolution Sunday with a short flight under clear skies in Connecticut.

His airplane is based on a Flightstar ultralight airframe he designed in the early 1980s and it is powered by a 20 kilowatt brushless motor developed by Yuneec International of China. The e-Spyder can fly for 40 minutes on the two lithium polymer batteries and it made several flights Sunday on a single charge. Peghiny said the motor, batteries and controller are “plug and play” technology similar to that found in remote control aircraft.

Peghiny says the e-Spyder should be available within next four months with a price tag somewhere around $24,000.


<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/q1p_l3KeIII&color1=0xb1b1b1&color2=0xcfcfcf&hl=en&feature=player_embedded&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowScriptAccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/q1p_l3KeIII&color1=0xb1b1b1&color2=0xcfcfcf&hl=en&feature=player_embedded&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" allowScriptAccess="always" width="425" height="344"></embed></object>
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por atomez » 13/5/2009 16:51

Ao fim de 100 anos, a coisa promete!

Better Place Unveils An Electric Car Battery Swap Station


<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/KKA4GhVn0a4&color1=0xb1b1b1&color2=0xcfcfcf&hl=en&feature=player_embedded&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/KKA4GhVn0a4&color1=0xb1b1b1&color2=0xcfcfcf&hl=en&feature=player_embedded&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
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por atomez » 8/4/2009 12:59

Mas que raio de coisa ...

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/qY4msj5Q05Q&color1=0xb1b1b1&color2=0xcfcfcf&hl=en&feature=player_embedded&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/qY4msj5Q05Q&color1=0xb1b1b1&color2=0xcfcfcf&hl=en&feature=player_embedded&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
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por atomez » 1/4/2009 0:33

Feds Say the Volt Won't Save GM

General Motors has all but bet its future on the Chevrolet Volt, but the government says the range-extended electric vehicle won't save the beleaguered automaker.

"While the Volt holds promise, it likely will be too expensive to be commercially successful in the short term," President Obama's auto task force said in its assessment of GM's restructuring plan.

"While the Volt holds promise, it is currently projected to be much more expensive than its gasoline-fueled peers and will likely need significant reductions in manufacturing costs in order to become commercially viable," the president's task force wrote.

General Motors concedes the car is expensive but argues costs will quickly come down as the technology is established.

"It's the first generation of transformational technology," spokesman Rob Peterson told Wired.com. "It's expensive. We're aware of that. But we think there's a business case for plug-in electric vehicles."
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por atomez » 29/3/2009 12:35

Mais de 200 km/h sem gastar pinga de combustível:


<object width="500" height="315"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/iJLFQ-1nGz0&hl=en&fs=1&rel=0&border=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/iJLFQ-1nGz0&hl=en&fs=1&rel=0&border=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="500" height="315"></embed></object>
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por atomez » 28/3/2009 9:29

Chevy Volt First Build on June 1

GM will begin its first build of the Chevy Volt on June 1, 2009. This does not mean that the car is entering into mass production, but rather all the pieces will finally come together so that the car can be tested and certified before it hits the market next year.

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According to GM-Volt.com, a site dedicated to the car, GM lead engineer Andrew Farah has a countdown clock ticking away before the first day of the build begins.

The builds in June “will look, taste, smell, and feel like the Volt. They are the Volt,” said Farah. “My goal is by Forth of July to be out driving several of them.”

The current plan calls for about 10 cars produced per week until a total of 80 is reached. Those cars will presumably be used for testing as well as submission to government bodies for certification and clearance for the public roads.

Before the car goes into final production, around a hundred Volts will go into the hands of GM testers.

“We’ve got several phases leading up to the production launch where we build larger and larger batches,” said Greg Ceisel, GM’s Voltec manager. “In each phase as we perfect the production process, make sure we’ve got all the fit finish and other details exactly correct and that the quality of the vehicle meets our standards before we go into the first vehicles that will ultimately be salable vehicles that will be shipped to the dealerships.”

While Tesla has come out and said that its Model S sedan will be had for under $50,000 after tax credits, GM hasn’t said anything about the Volt’s pricing. Given its comparably more modest characteristics compared to the Tesla vehicle, we expect it to be priced much lower.

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“I will tell you though that $1.50 a gallon gasoline is not necessarily helping with the business case, but who knows what the cost of petroleum is going to be in the future,” said Kruse. “I'm not wishing for higher petroleum costs, but I think we all recognize that the low cost we're experiencing now are perhaps temporary and economic forces are going to drive petroleum cost in one way.”

The Chevrolet Volt is expected to be built at GM’s Detroit-Hamtramck manufacturing facility late 2010.
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por atomez » 28/3/2009 9:22

Tesla Model S is the Electric Car of Our Dreams

Enter the Tesla Model S sedan--the electric car for the man of tomorrow--or at least the man of late 2011 when it will enter production.

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Earlier this week, Tesla Motors just revealed in its newsletter that the Model S will have an anticipated base price of $57,400. The price will effectively become $49,900 after a federal tax credit of $7,500. The company also explained that because of relatively inexpensive maintenance and refueling, the lifetime ownership cost will be closer to cars with far lower sticker prices.

At today’s unveiling at the Tesla design studio inside the SpaceX rocket factory, in Hawthorne, California, we saw the sleek and sporty designed Model S sedan that will accommodate seating for seven.

Amazingly enough, this people mover will go from naught to sixty in just 5.5 seconds. You’re not going to get that from your minivan.

The Tesla Model S will have a 300 mile (484 km) range from its 8,000-cell “removable” battery pack. While charging an electric car isn’t as quick as pumping petrol into a tank, the battery power system does have a quick-charge feature that would give a usable range after just a 45-minute charge. A 220V outlet will fully charge the Model S in four hours.

Tesla is also considering a long range battery pack. No word yet if the long-range battery pack will give the car a “big butt” like extended batteries do for cell phones and notebooks.

The standard battery pack is expected to last between 7 to 10 years, and the vehicle will be covered under warranty for 3 to 4 years. Battery pack replacements are said to be below $5,000.

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If the 5.5 second dash isn’t quick enough, Tesla said that there will a sport model that will make it to 60 in under 5. For those who want double the traction, there’s also an all-wheel-drive model in the works.

If all that isn’t enough whiz-bang for you, the Model S does away with button controls and instead replaces them with massive, touch-sensitive screens. The only possible criticism of such a system would be that the drive would lose the tactile feel of the buttons to change certain things while driving, but perhaps a voice-activated system and steering wheel mounted controls will mitigate that concern.

We want the Tesla Model S today, but unfortunately we’ll have to wait until the third quarter of 2011 before seeing a production model. Read more about it on Autobloggreen.
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por limpaesgotos » 26/3/2009 16:28

http://clix.expresso.pt/kia_apresenta_n ... io=f504388

Kia apresenta novo carro a hidrogénio

Atinge os 160 quilómetros por hora, debita uma potência de 154 cavalos e acelera dos 0 aos 100 quilómetros por hora em 12,5 segundos. A autonomia do depósito de 202 litros permite-lhe percorrer uma distância 685 quilómetros.


<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/wPfVaLmz8Do&hl=pt-br&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/wPfVaLmz8Do&hl=pt-br&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
Cumprimentos.


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por MarcoAntonio » 20/3/2009 21:05

A comparação não faz sentido por uma série de razões.

Muita da tecnologia do automóvel convencional não evoluiu porque não tinha como evoluir (ou pelo menos como evoluir muito). O rendimento dos motores térmicos está bastante mais limitada (e a melhoria relativamente significativa veio graças à introdução da electrónica, por sinal). Mecânicamente não há muito mais a fazer, pelo menos não é possível evoluções estrondosas como se vêm noutras áreas.

Outros aspectos dos automóveis não têm mesmo como melhorar. Fazer este tipo de comparação não abona muito a favor de quem as faz. Por exemplo, uma bateria tem muito por onde evoluir, um depósito não tem (é um mero recipiente de lata e será sempre um recipiente de lata que armazenará xis litros). O mesmo não acontece com uma bateria.

Portanto, não se pode por todo o tipo de tecnologia em pé de igualdade e esperar que sigam todos a mesma regra de progressão. Simplesmente não faz sentido, basta pensar um bocadinho...

A corrente de opinião de que o automóvel convencional não evoluiu como seria de esperar apenas não está consciente das razões porque é que não evoluiu e também de porque não precisava de evoluir para mesmo assim arrasar com a concorrência durante muitas décadas (mesmo agora, com toda a evolução dos eléctricos, as desvantagens práticas ainda estão bem à vista e estão bem evidentes... agora imagine-se há uns anos atrás em que as baterias tinham uma autonomia ainda menor e um tempo de vida útil tb bem menor).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por atomez » 20/3/2009 20:53

Açor3 Escreveu:Luis Queiros

Automóveis eléctricos

Contrariamente ao que sucedeu na informática ou nas telecomunicações, a tecnologia dos transportes e o motor de combustão interna pouco evoluíram nos últimos 100 anos.

Essa comparação aparece por aí muitas vezes, só que é totalmente idiota.

Se os carros tivessem a mesma evolução que a electrónica, agora custariam 1000 vezes menos e gastavam 1000 vezes menos energia, só que ... seriam 1000 vezes mais pequenos!

Talvez servissem para transportar formigas, mas humanos não.
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por atomez » 20/3/2009 20:29

Ford Focus eléctrico em 2011

Totalmente eléctrico, não tem motor térmico auxiliar como o GM Volt, autonomia de 160 km.

É bom para a cidade e voltas de fim de semana.

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The electric Ford Focus, due out in 2011, will be based on the the next-generation Ford Focus. It wll resemble the European version of the car, shown here.
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