Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Sinedrio Escreveu:Chineses os campeões da imitação...
Devíamos fazer o mesmo.
"A Guerra é a continuação da política por outros meios"
Carl von Clausewitz 1780 -1831
Carl von Clausewitz 1780 -1831
- Mensagens: 337
- Registado: 14/10/2021 22:31
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Autoeuropa vai produzir elétrico de 20 mil euros - Automóvel - Jornal de Negócios
A fábrica do Grupo Volkswagen em Palmela vai ter a cargo a produção do iD.Every 1, o automóvel elétrico com um preço de 20 mil euros.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Eu tenho estado à espera do eléctrico perfeito e pouco a pouco …os actuais vão ser lixo , não acredito que um dia sejam obras de coleção .
 “A Renault desenvolveu uma inovação chamada “Fireman Access” para facilitar o combate a incêndios em veículos elétricos e híbridos. Este sistema consiste numa abertura selada no invólucro da bateria que permite aos bombeiros introduzir água diretamente no seu núcleo em caso de incêndio, reduzindo o tempo de extinção de várias horas para cerca de cinco minutos. 
Além disso, a Renault decidiu disponibilizar gratuitamente a patente desta tecnologia para toda a indústria automóvel, com o objetivo de melhorar a segurança rodoviária global. 
Outra inovação relevante é o “SD Switch”, um interruptor mecânico que desliga a bateria do circuito elétrico, garantindo segurança adicional durante intervenções de emergência. 
Estas soluções resultam de uma colaboração contínua entre a Renault e os bombeiros desde 2010, visando aprimorar a segurança e a eficiência nas operações de resgate envolvendo veículos elétricos. 
 “A Renault desenvolveu uma inovação chamada “Fireman Access” para facilitar o combate a incêndios em veículos elétricos e híbridos. Este sistema consiste numa abertura selada no invólucro da bateria que permite aos bombeiros introduzir água diretamente no seu núcleo em caso de incêndio, reduzindo o tempo de extinção de várias horas para cerca de cinco minutos. 
Além disso, a Renault decidiu disponibilizar gratuitamente a patente desta tecnologia para toda a indústria automóvel, com o objetivo de melhorar a segurança rodoviária global. 
Outra inovação relevante é o “SD Switch”, um interruptor mecânico que desliga a bateria do circuito elétrico, garantindo segurança adicional durante intervenções de emergência. 
Estas soluções resultam de uma colaboração contínua entre a Renault e os bombeiros desde 2010, visando aprimorar a segurança e a eficiência nas operações de resgate envolvendo veículos elétricos. 
- Mensagens: 1289
- Registado: 9/9/2013 15:13
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Chineses os campeões da imitação...
- Mensagens: 296
- Registado: 20/11/2015 17:22
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Xiaomi quer acelerar produção de veículos elétricos após sucesso do SU7 - Empresas - Jornal de Negócios
Vende bem. Mas, se calhar, metade do crédito devia ir para a Porsche...
A Xiaomi lançou o SU7 em março de 2024, e as vendas excederam até as previsões internas da empresa, ultrapassando as 135 mil unidades até ao final do ano passado.
Vende bem. Mas, se calhar, metade do crédito devia ir para a Porsche...
MarcoAntonio Escreveu:O Porsche Taycan e o Xiaomi SU7.
Ou é ao contrário?...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Para os a Hidrogénio ainda está pior ‘
“ Na Toyota, as vendas são tão baixas que o fabricante acaba de implementar um desconto espetacular na Califórnia, um estado tradicionalmente na vanguarda das energias alternativas nos EUA: um desconto de 70% no preço de venda do carro, exibido US$ 17.000 em vez de US$ 51.285! Em sua versão premium Limited, passa de 68.210 para 25.210 dólares.
“ Na Toyota, as vendas são tão baixas que o fabricante acaba de implementar um desconto espetacular na Califórnia, um estado tradicionalmente na vanguarda das energias alternativas nos EUA: um desconto de 70% no preço de venda do carro, exibido US$ 17.000 em vez de US$ 51.285! Em sua versão premium Limited, passa de 68.210 para 25.210 dólares.
- Mensagens: 1289
- Registado: 9/9/2013 15:13
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Sony apresenta o seu primeiro carro elétrico. Afeela custa mais de 80 mil euros - Automóvel - Jornal de Negócios

Após a Xiaomi, outra empresa famosa de um setor diferente aventura-se no mercado dos carros elétricos. A Sony, em parceria com a Honda, acaba de anunciar o seu primeiro automóvel elétrico: o Afeela. O veículo de segmento 'premium' será produzido nos EUA e as primeiras entregas estão previstas para meados de 2026.

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Xiaomi apresenta SUV elétrico YU7 para rivalizar com Model Y da Tesla - Automóvel - Jornal de Negócios
A chinesa Xiaomi, mais conhecida como fabricante de smartphones mas que começou este ano a produzir automóveis elétricos, apresentou esta terça-feira o YU7, um SUV elétrico com que pretende concorrer com o Model Y da Tesla.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
O mês de setembro foi um mês forte para eléctricos e híbridos (57% dos novos registos a nível europeu).
Os valores do gráfico são médias trimestrais:

fonte: acea
Os valores do gráfico são médias trimestrais:
fonte: acea
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Aperto do Governo a apoios para compra de elétricos aplica-se já este ano - Automóvel - Jornal de Negócios
O Governo publicou esta quinta-feira o aviso relativo aos apoios para a aquisição de veículos de emissões nulas aplicável este ano. Os critérios que tinham sido anunciados a 4 de outubro afinal vão ser aplicados retroativamente já para os incentivos a conceder em 2024.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Um editorial que é um alerta mas Bruxelas não vai ouvir ,
« Entre a conversão forçada para totalmente elétrica e o maremoto Chinês, o setor está passando por um buraco de ar vertiginoso.
Como símbolo, o gigante da VW está considerando, pela primeira vez em sua história, o sacrilégio de fechar locais na Alemanha. A mesma batalha com todos os seus concorrentes e com os fabricantes de equipamentos, onde estão a ser preparadas reestruturações e despedimentos. "Está em jogo a sobrevivência do sector", alerta a profissão. Por que tanto pânico? Mesmo que esta não seja a única explicação, o automóvel é uma caricatura daquilo que o frenesi normativo aplicado à economia produz.
Em nome da transição ecológica, a Europa impõe-se a um dos seus sectores de excelência, que apoia directa ou indirectamente cerca de 14 milhões de pessoas, uma das conversões mais brutais da história industrial, com o banimento dos motores térmicos em 2035. O carro elétrico é muito caro? A infra-estrutura é insuficiente? Os clientes não estão lá? Independentemente disso, os retardatários da agenda de Bruxelas pagarão milhares de milhões em multas no próximo ano, sob o olhar atento dos chineses. Ou como, em nome do dogmatismo cego, praticar a autodestruição. »
« Entre a conversão forçada para totalmente elétrica e o maremoto Chinês, o setor está passando por um buraco de ar vertiginoso.
Como símbolo, o gigante da VW está considerando, pela primeira vez em sua história, o sacrilégio de fechar locais na Alemanha. A mesma batalha com todos os seus concorrentes e com os fabricantes de equipamentos, onde estão a ser preparadas reestruturações e despedimentos. "Está em jogo a sobrevivência do sector", alerta a profissão. Por que tanto pânico? Mesmo que esta não seja a única explicação, o automóvel é uma caricatura daquilo que o frenesi normativo aplicado à economia produz.
Em nome da transição ecológica, a Europa impõe-se a um dos seus sectores de excelência, que apoia directa ou indirectamente cerca de 14 milhões de pessoas, uma das conversões mais brutais da história industrial, com o banimento dos motores térmicos em 2035. O carro elétrico é muito caro? A infra-estrutura é insuficiente? Os clientes não estão lá? Independentemente disso, os retardatários da agenda de Bruxelas pagarão milhares de milhões em multas no próximo ano, sob o olhar atento dos chineses. Ou como, em nome do dogmatismo cego, praticar a autodestruição. »
- Mensagens: 1289
- Registado: 9/9/2013 15:13
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
CEO da Polestar perde a paciência: "Temos de vender carros, não mostrá-los"
A fabricante sueca de veículos elétricos continua a ter um desempenho comercial abaixo do esperado e o novo presidente-executivo da empresa deixa um sério aviso para a necessidade de uma melhor estratégia comercial.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Elétricos põem UE e China em choque. Pequim pode retaliar
Com Portugal a abster-se e a Alemanha a votar contra, a UE aprovou o aumento das tarifas sobre a importação de elétricos chineses. Pequim pode não deixar Bruxelas sem resposta.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Governo aperta apoios à compra de carros elétricos. Incentivo de 4.000 euros mas tem de se dar veículo para abate
No caso dos ligeiros de passageiros, a comparticipação será de 4.000 euros por veículo até aos 38.500 euros, mas obriga ao abate do ligeiro de passageiros atual.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Tarifas da UE sobre veículos da China avançam. Quase metade dos países abstêm-se
Como esperado, a Alemanha votou contra a imposição destas tarifas, juntamente com outros quatros países. Doze Estados-membros abstiveram-se.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Alfa Trader Escreveu:Opcard33 Escreveu:Ė de investir nos carros elétricos comprei BYD não o carro mas ações , vamos ser obrigados o gatilho fiscal obriga e vai chegar a todos os países da Europa .
Paga a partir 118 g/km chega aos € 60.000 se passa os 194 g/km de CO2.
Este é o nível atual do malus ecológico francês de 2024, que agora penaliza carros urbanos modestos com motor a gasolina, como o Dacia Sandero básico (120 g/km de CO2) e sobrecarrega em 60.000 €, por exemplo, para o Toyota GR Yaris .
Sem surpresa, será ainda pior em 2025 se acreditarmos limite de disparo está agora previsto em 113 g/km, o que significa que mesmo pequenos carros micro-cidade como o Renault Twingo (116 g/km com seu motor de 65 cavalos) ou o Toyota Aygo X (114 g/km) serão penalizados.
Quanto ao malus máximo, aumentaria para € 70.000 a partir de 189 g/km de CO2. Com seus 186 g/km de CO2, um Honda Civic Type R terá quase direito à penalidade máxima no próximo ano. O suficiente para dissuadir os últimos clientes deste tipo de carro .
Então os usados mais potentes vão subir de preço.
Ainda vou ganhar € no meu Alfa Romeo Giulietta QV de 241CV com uns generosos 157g/km![]()
Na verdade e por enquanto os veículos usados não estão sujeitos a « malus ecológicas « pagam pelo CO2 e pelo peso .
De fato, os « malus » são calculados no momento do primeiro registro.
- Mensagens: 1289
- Registado: 9/9/2013 15:13
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Opcard33 Escreveu:Ė de investir nos carros elétricos comprei BYD não o carro mas ações , vamos ser obrigados o gatilho fiscal obriga e vai chegar a todos os países da Europa .
Paga a partir 118 g/km chega aos € 60.000 se passa os 194 g/km de CO2.
Este é o nível atual do malus ecológico francês de 2024, que agora penaliza carros urbanos modestos com motor a gasolina, como o Dacia Sandero básico (120 g/km de CO2) e sobrecarrega em 60.000 €, por exemplo, para o Toyota GR Yaris .
Sem surpresa, será ainda pior em 2025 se acreditarmos limite de disparo está agora previsto em 113 g/km, o que significa que mesmo pequenos carros micro-cidade como o Renault Twingo (116 g/km com seu motor de 65 cavalos) ou o Toyota Aygo X (114 g/km) serão penalizados.
Quanto ao malus máximo, aumentaria para € 70.000 a partir de 189 g/km de CO2. Com seus 186 g/km de CO2, um Honda Civic Type R terá quase direito à penalidade máxima no próximo ano. O suficiente para dissuadir os últimos clientes deste tipo de carro .
Então os usados mais potentes vão subir de preço.
Ainda vou ganhar € no meu Alfa Romeo Giulietta QV de 241CV com uns generosos 157g/km


Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Ė de investir nos carros elétricos comprei BYD não o carro mas ações , vamos ser obrigados o gatilho fiscal obriga e vai chegar a todos os países da Europa .
Paga a partir 118 g/km chega aos € 60.000 se passa os 194 g/km de CO2.
Este é o nível atual do malus ecológico francês de 2024, que agora penaliza carros urbanos modestos com motor a gasolina, como o Dacia Sandero básico (120 g/km de CO2) e sobrecarrega em 60.000 €, por exemplo, para o Toyota GR Yaris .
Sem surpresa, será ainda pior em 2025 se acreditarmos limite de disparo está agora previsto em 113 g/km, o que significa que mesmo pequenos carros micro-cidade como o Renault Twingo (116 g/km com seu motor de 65 cavalos) ou o Toyota Aygo X (114 g/km) serão penalizados.
Quanto ao malus máximo, aumentaria para € 70.000 a partir de 189 g/km de CO2. Com seus 186 g/km de CO2, um Honda Civic Type R terá quase direito à penalidade máxima no próximo ano. O suficiente para dissuadir os últimos clientes deste tipo de carro .
Paga a partir 118 g/km chega aos € 60.000 se passa os 194 g/km de CO2.
Este é o nível atual do malus ecológico francês de 2024, que agora penaliza carros urbanos modestos com motor a gasolina, como o Dacia Sandero básico (120 g/km de CO2) e sobrecarrega em 60.000 €, por exemplo, para o Toyota GR Yaris .
Sem surpresa, será ainda pior em 2025 se acreditarmos limite de disparo está agora previsto em 113 g/km, o que significa que mesmo pequenos carros micro-cidade como o Renault Twingo (116 g/km com seu motor de 65 cavalos) ou o Toyota Aygo X (114 g/km) serão penalizados.
Quanto ao malus máximo, aumentaria para € 70.000 a partir de 189 g/km de CO2. Com seus 186 g/km de CO2, um Honda Civic Type R terá quase direito à penalidade máxima no próximo ano. O suficiente para dissuadir os últimos clientes deste tipo de carro .
- Mensagens: 1289
- Registado: 9/9/2013 15:13
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
A Sharp vai apostar forte na produção de carros elétricos.
- Mensagens: 10197
- Registado: 31/5/2014 23:07
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
O governador da Flórida pede aos moradores que afastem os veículos elétricos que tiveram contato com água salgada das inundações do furacão Hélène. O sal pode causar a combustão espontânea da bateria.


- Mensagens: 1289
- Registado: 9/9/2013 15:13
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Opcard33 Escreveu:Imagem do dia bombeiros sobrecarregados, equipamentos destruídos e torrentes de água despejadas para acabar com o desastre.
Um Audi E-Tron GT pegou fogo em uma garagem em Carmel, Indiana, nos Estados Unidos. Um incidente imortalizado e compartilhado na página do Facebook.
Mas os estatistas dizem que os ICE têm mais aptencia a arder

Alguem que mostre uma noticia do estilo, ou de um ICE a arder em pleno transporte em navio ou camiao como j+a foi aqui partilhado...
0 casos.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Chinesa Xpeng entra em Portugal com três modelos elétricos
A Xpeng, marca chinesa de veículos elétricos e mobilidade inteligente, assinalou esta quinta-feira oficialmente a sua entrada no mercado português com três modelos 100% elétricos.
Representada pela Salvador Caetano Auto, a Xpeng apresenta nesta fase de lançamento uma gama composta pelo SUV Coupé Xpeng G6, pelo SUV familiar Xpeng G9 e pelo sedan desportivo Xpeng P7.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
Imagem do dia bombeiros sobrecarregados, equipamentos destruídos e torrentes de água despejadas para acabar com o desastre.
Um Audi E-Tron GT pegou fogo em uma garagem em Carmel, Indiana, nos Estados Unidos. Um incidente imortalizado e compartilhado na página do Facebook.
Mais tarde, depois de longas horas de perseverança, os bombeiros finalmente conseguiram acalmar o incêndio para colocar o carro para fora. A luta contra as chamas não acabou, pois o Audi voltou a pegar fogo várias vezes do lado de fora. As causas do desastre são desconhecidas, mesmo que, para constar, 1042 carros tenham sido recolhidos do outro lado do Atlântico por riscos de curto-circuito da bateria com consequências de incêndios.
Ao chegar ao local, os bombeiros descobriram que o carro estava empoleirado em uma ponte na oficina da concessionária local. Portanto, será muito difícil movê-lo enquanto as chamas e a fumaça mantiverem os intervenientes à distância. Detalhe esperado, mas alarmante: os bicos de combate a incêndio comumente instalados neste tipo de local não têm efeito contra a dimensão do desastre. A garagem está totalmente inundada pela ativação do dispositivo, e isso não muda os eventos.

Um Audi E-Tron GT pegou fogo em uma garagem em Carmel, Indiana, nos Estados Unidos. Um incidente imortalizado e compartilhado na página do Facebook.
Mais tarde, depois de longas horas de perseverança, os bombeiros finalmente conseguiram acalmar o incêndio para colocar o carro para fora. A luta contra as chamas não acabou, pois o Audi voltou a pegar fogo várias vezes do lado de fora. As causas do desastre são desconhecidas, mesmo que, para constar, 1042 carros tenham sido recolhidos do outro lado do Atlântico por riscos de curto-circuito da bateria com consequências de incêndios.
Ao chegar ao local, os bombeiros descobriram que o carro estava empoleirado em uma ponte na oficina da concessionária local. Portanto, será muito difícil movê-lo enquanto as chamas e a fumaça mantiverem os intervenientes à distância. Detalhe esperado, mas alarmante: os bicos de combate a incêndio comumente instalados neste tipo de local não têm efeito contra a dimensão do desastre. A garagem está totalmente inundada pela ativação do dispositivo, e isso não muda os eventos.

- Mensagens: 1289
- Registado: 9/9/2013 15:13
Re: Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia
UE e China aceleram negociações sobre tarifas a carros elétricos
O comissário europeu, Valdis Dombrovskis, esteve reunido com o ministro dos Comércio chinês, Wang Wentao. Pequim promete investimentos para evitar as tarifas europeias sobre os seus carros elétricos.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, BenjaminMartins, Bing [Bot], boavista, Google [Bot], m-m, macau5m, malakas, Mr.Warrior, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, silva_39, slbnnbobadela, sr hp., tami, vasco007 e 163 visitantes