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Caldeirão da Bolsa

Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

por Opcard » 10/4/2024 15:32

Vejam esta anomalia viajar num eléctrico a 100 km/h em vez de 130 poupa tempo.

“ Como a velocidade é o principal inimigo da autonomia elétrica, é tentador reduzir a velocidade para limitar as recargas.
Assim, organizamos dois viagem de 700 km com um ID.3 58 kWh: uma vez nos limites de velocidade legais, depois outro, reduzindo sistematicamente a velocidade em 10 km/h. E ganhamos lá um reabastecimento!
 
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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

por MVP » 10/4/2024 14:30

654235 Escreveu:O futuro do carro elétrico terá de passar por autonomia. Os dois estarão conectados e essa será a realidade daqui a uns anos. E quem tem a vantagem com muita margem é a Tesla... será o software revolucionário, como a Apple foi com o iPad ou iPhone. E é a IA que permitirá isso acontecer.


Tendo aderido à mobilidade eletrica, tenho de discordar que a autonomia ainda seja uma real questão. É verdade que numa viagem mais longa temos de planear o nosso percurso e não apenas ir.

Mas em 99% dos dias do ano, em que fazemos casa-trabalho-casa e/ou deslocações num raio de 50 (?) km, a autonomia que já existe é mais do que suficiente. Afinal, quantas vezes a maioria das pessoas faz mais do que 300km num dia?
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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 10/4/2024 14:00

Miguel Araújo: “Se disseminarmos os veículos elétricos não temos capacidade para os abastecer”

A indústria automóvel europeia atrasou-se e está a ficar obsoleta e hoje a Europa tem um plano, mas que tem de ser posto em marcha com celeridade, afirma Miguel Araújo.
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

por BearManBull » 5/4/2024 0:04

654235 Escreveu:a Tesla... será o software revolucionário, como a Apple foi com o iPad ou iPhone.


Só estava a dizer que isto já era anunciado há uns 8-9 aqui no CdB.

IMHO a condução autónoma vai ser difícil de se estabelecer porque políticos.

Os EVs são um falhanço e autonomia e versatilidade nunca serão atingidas com o sistema actual de baterias. Teria de ocorrer uma revolução na tecnologia para se tornarem uma alternativa real aos ICE.
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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

por 654235 » 4/4/2024 20:24

BearManBull Escreveu:HAL vens com cerca de 8 anos de atraso...

https://caldeiraodebolsa.jornaldenegoci ... ilit=Tesla


não sei se 8 anos ou mais...já via programas de autonomia na CNN talvez 10 anos atras.

nestes 8 anos ação não reflecte, nem vai reflectir até começar a haver regulação nesse sentido...estamos ainda nos passos infantis.

Mas a questão é QUANDO... esse será o futuro...o homem conduzir um carro será coisa do passado e mesmo perigoso...olharemos para o passado como éramos primitivos...os riscos de "animais" estarem a conduzir um automóvel, como vimos todos os dias na estrada.
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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

por BearManBull » 4/4/2024 19:07

HAL vens com cerca de 8 anos de atraso...

https://caldeiraodebolsa.jornaldenegoci ... ilit=Tesla
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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

por 654235 » 4/4/2024 18:30

O futuro do carro elétrico terá de passar por autonomia. Os dois estarão conectados e essa será a realidade daqui a uns anos. E quem tem a vantagem com muita margem é a Tesla... será o software revolucionário, como a Apple foi com o iPad ou iPhone. E é a IA que permitirá isso acontecer.
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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

por Opcard » 4/4/2024 16:39

“ Eletricidade, mas não para todos

Além da questão das baterias, Carlos Tavares também abordou a questão da mobilidade elétrica que, segundo ele, não é aplicável em todos os lugares. "Devemos afastar-nos de um pensamento dogmático onde um tamanho único é adequado para todos. Acho que não vai funcionar. Os veículos eléctricos de hoje só podem ser uma solução para algumas das nossas empresas."

Em apoio a essas declarações, este discurso de Roberto Schaeffer, professor de economia de energia da Universidade do Rio, convidado para o fórum Stellantis, onde lembrou que cerca de 800 milhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso à eletricidade, enquanto «muito mais» não se beneficiam de uma rede elétrica estável: “Devemos pensar na pobreza energética. A pobreza no transporte é um problema real nos países do Sul. Devemos ter em mente que não existe uma solução universal para a mobilidade."

Hidrogênio? «Não para cidadãos normais»

De acordo com uma pesquisa YouGov * realizada em 5 países em parceria com o fórum Stellantis, parece que 1 em cada 4 pessoas ainda não está pronta para escolher modos de transporte ecologicamente responsáveis. “Essa tendência é particularmente marcante nos Estados Unidos, onde mais da metade dos entrevistados nas áreas rurais disseram que não estavam prontos para mudanças.

E se 3 em cada 4 pessoas se preparam para fazer escolhas mais ecológicas, é que menos de 10% já fizeram mudanças significativas. A revolução dos transportes só será muito gradual, portanto. E não passará pelo hidrogênio, segundo Carlos Tavares: “Receio que, no momento, o preço não seja um grande obstáculo para o hidrogênio. Para um futuro próximo, isso pode ser uma solução para as frotas de grandes empresas, mas certamente não para cidadãos normais. ”
 
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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

por BearManBull » 1/4/2024 19:02

Xiaomi: Electric car buyers told they face six-month wait

The company previously said pre-orders had hit 88,898 within 24 hours of it starting to take orders on Thursday.
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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 28/3/2024 12:21

Grupo chinês Xiaomi estreia-se no setor dos automóveis elétricos

O lançamento do SU7 segue-se à publicação na terça-feira de um lucro anual recorde em 2023 da campeã dos veículos elétricos BYD, sediada em Shenzhen, no sudeste da China.
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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

por BearManBull » 25/3/2024 16:59

Não acredito no conceito de EV para resolver emissões.

Ainda por cima quando se tenta atacar um problema global numa escala local.

Nem sequer acredito no conceito de reduzir emissões, parece saído da cabeça de gente alucinada. O mesmo das ideias de controlar pandemias com confinamentos...

Enquanto existir oil barato vai ser para queimar. A única alternativa é encontrar uma forma de energia mais barata.

H2 nuclear em locais remotos ou H2 geotérmico podiam ser bons candidatos. Ou a panaceia do H2 de fusão nuclear.

A resposta para o problema é gerar energia em escala e continuamente a baixo preço.
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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

por MarcoAntonio » 25/3/2024 15:23

Sobre os incendios em navios, deixo uma peça do FT de Novembro último:

Shipowners urged to protect vessels against electric-car fires



Um artigo interessante aqui, também, para quem tiver interesse. O problema que mais vejo ser apontado relaciona-se com o combate ao incêndio em si, que é consistentemente apontando como mais problemático no caso dos EVs (especialmente em navios).
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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

por Opcard » 25/3/2024 14:55

Eu só sou pela verdade ,condeno com todas as minhas força o acto totalitário e
criminoso dos responsáveis europeus de impor o carro elétrico .

Mostram a sua imbecilidade , o correcto era chamar os construtores e dize-lhe há um problema temos de descer a impressão carbono dos carros colocavam objectivos os senhores tem a liberdade de escolher a melhor maneira de lá chegar

Disel ,gasolina , hidrogénio , elétrico . Ar comprimido ….. a escolha era deles impor o elétrico estar estupido e um acto de traição à indústria da Europa .
 
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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

por BearManBull » 25/3/2024 14:48

Quantos ICE entram em combustão espontânea enquanto estavam a ser transportados?



but in the audio of an emergency call released by Dutch broadcaster RTL, someone can be heard saying "the fire started in the battery of an electric car."
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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

por Opcard » 25/3/2024 14:14

BearManBull Escreveu:
Opcard Escreveu:Os eléctricos ardem muito menos que os térmicos o país que serve de estudo ê a Noruega pois lá representavam 80% das vendas ,mas quando ardem é terrível .


Nunca ouvi falar de ICEs que entrassem em combustão espontânea.

Outra coisa é o risco de incendio em caso de acidente.


Por cada 100.000 carros a combustão, 68 deles foram vítimas de um incêndio. nos veículos eléctricos 3,8,


https://www.theguardian.com/business/20 ... l-vehicles
 
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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

por BearManBull » 25/3/2024 13:58

Opcard Escreveu:Os eléctricos ardem muito menos que os térmicos o país que serve de estudo ê a Noruega pois lá representavam 80% das vendas ,mas quando ardem é terrível .


Nunca ouvi falar de ICEs que entrassem em combustão espontânea.

Outra coisa é o risco de incendio em caso de acidente.
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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

por Opcard » 25/3/2024 13:41

Os eléctricos ardem muito menos que os térmicos o país que serve de estudo ê a Noruega pois lá representavam 80% das vendas ,mas quando ardem é terrível .

“Mas e quando os veículos eléctricos começam a arder, o que acontece? Qual a melhor forma de proceder? Abaixo elencamos nove conclusões a que chegou o EV Fire Safe que, julgamos, podem contribuir para o esclarecimento dos condutores:

Todos os incêndios que deflagram na bateria de um veículo eléctricos devem-se a uma fuga térmica, quando a célula sofre um curto-circuito ou perde o electrólito.
Quando um modelo a combustão arde, a temperatura pode atingir 815ºC, num veículo eléctrico chega a 2760ºC.
Numa bateria com um estado de carga (SoC) inferior a 50% há menos probabilidade de deflagrar um incêndio.
A água é a forma mais eficaz de extinguir um incêndio num carro eléctrico. Para conter as chamas, deve-se apontar no mínimo para 4000 litros de água.
As baterias colocadas sob o piso do veículo podem levar a que o veículo eléctrico tenha de ser levantado para apagar o fogo.
A recomendação é “deixar arder” a bateria, se a localização assim o permitir. Diz a EV SafeFire que assim se reduzem os riscos a que estão expostas as equipas que prestam socorro.
Sempre que a bateria não arde por completo, há risco de reignição.
Um veículo eléctrico mergulhado em água não electrocuta.
O fumo que se vê é uma nuvem de vapor de gases altamente inflamáveis, sobretudo hidrogénio.
 
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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

por BearManBull » 25/3/2024 13:17

O EV essa peça única símbolo da repressão ocidental.

O EV essa tecnologia que conseguiu destruiu a democratização do acesso ao automóvel.


‘Bomba’ de 140 mil euros pega fogo quando carregava baterias

Verónica Morgado tinha posto o carro a carregar as baterias pelas 10h05 do dia 7. Às 10h27 recebeu indicação no telemóvel de que o carregamento tinha sido interrompido. Desceu à garagem da sua moradia, em Sintra, e o BMW I8 Roadster híbrido estava a deitar fumo. "Liguei para a BMW e disseram para desligar a bateria de 12 volts, mas o fumo continuava. O que nos valeu foi o meu marido ter tirado o carro com a empilhadora", contou ao Correio da Manhã a mãe do proprietário do carro.


Os seguros cobrem o incendio de uma casa provocado provocado por EVs?

As seguradoras deviam obrigar a declarar EVs nos seguros habitacionais.
Anexos
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Re: Veículos eléctricos - debate sobre tecnologia e economia

por Opcard » 22/2/2024 19:47

“A EUROPA NÃO ESTÁ PRONTA

Mas quem se importa, a Europa é o continente dos bons sentimentos, um continente que polui menos, relativamente, e que quer salvar o planeta.

O que importa se as baterias não são feitas em número suficiente e se não são fabricadas na Europa.

Não importa se as instalações das estações de carregamento são totalmente insuficientes.

Não importa se os fabricantes europeus não são capazes de construir veículos elétricos a preços acessíveis a todos.

O QUE IMPORTA

Esta é a nossa boa vontade...

A sério?

Na verdade, não.

A Europa está orquestrando o naufrágio de uma indústria essencial: o automóvel.

Em benefício dos fabricantes chineses que não respeitam nenhuma regra.

RESULTADO

Carlos Tavares discute um risco «existente» para os construtores europeus.

E apela à mobilização dos fabricantes europeus para competir com os fabricantes chineses.

Fabricantes chineses que não conseguem vender seus carros em seu próprio mercado, em dificuldades, e que os venderão em massa, a preços quebrados, graças a subsídios estatais, para a Europa.

Crônica de um desastre anunciado.

ACRESCENTE A ISSO

Um mercado que marca o passo, devido ao preço dos veículos, à sua falta de autonomia e à falta de equipamento, e você tem um bom topo para uma crise.

Para ilustrar, Tesla e BYD (fabricante chinês) venderam mais carros eléctricos do que TODOS os fabricantes europeus combinados.
 
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Re: Veículos eléctricos - debate sobre tecnologia e economia

por perneta » 14/2/2024 11:26

Mudança de narrativa? Agora o futuro já não será totalmente elétrico?

Aparentemente, é a causa da Alemanha ter acabado com os subsídios para os EV. -https://www.reuters.com/business/autos-transportation/germany-end-e-vehicle-subsidy-programme-2023-12-16/


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Re: Veículos eléctricos - debate sobre tecnologia e economia

por Opcard » 8/2/2024 19:01

Ainda como resposta , a febre passará quando acabarem os subsídios a marcha forçada será feita a passo , ou há um salto tecnológico ou voltamos a força da besta como forma de mobilidade ‘

Alemanha e USA …

« Além disso, a ten­dên­cia de queda nas com­pras de car­ros elé­tri­cos na Ale­ma­nha é acom­pa­nhada por um retorno de dis­cur­sos céti­cos em rela­ção a essa tec­no­lo­gia. Recen­te­mente, foi a Pors­che que ques­ti­o­nou a data de 2035 para a ces­sa­ção das ven­das de novos car­ros tér­mi­cos. Durante a apre­sen­ta­ção do Macan 100% elé­trico, o chefe da empresa alemã disse que havia "mui­tas dis­cus­sões no momento em torno do final do motor de com­bus­tão.

Acho que pode ser adi­ado". A marca, reco­nhe­cida por seus moto­res de com­bus­tão interna, não pla­neja mudar para total­mente elé­trico e, em vez disso, empurra com­bus­tí­veis sin­té­ti­cos.
Depois de ter con­ver­tido para elec­tri­ci­dade, Car­los Tava­res vol­tou a mani­fes­tar dúvi­das há alguns meses, ape­sar de mais de 50 mil milhões de euros de inves­ti­mento em elec­tri­fi­ca­ção pre­vis­tos para os pró­xi­mos dez anos. "Tenho dois cená­rios
: uma ace­le­ra­ção dos car­ros elé­tri­cos", se os" pro­gres­sis­tas dog­má­ti­cos "ven­ce­rem, ou" uma desa­ce­le­ra­ção nos car­ros elé­tri­cos", se os" popu­lis­tas " pre­va­le­ce­rem, disse o líder da Stel­lan­tis em uma cole­tiva de imprensa em janeiro. As elei­ções euro­peias de 2024 estão a fazer vaci­lar os dis­cur­sos unâ­ni­mes em torno da elec­tri­ci­dade, que os fabri­can­tes têm vindo a divul­gar ampla­mente nos últi­mos anos.

Tam­bém nos Esta­dos Uni­dos, a apro­xi­ma­ção das elei­ções pre­si­den­ci­ais marca a dúvida no iní­cio da elec­tri­fi­ca­ção do país. De acordo com
Segundo a Deloitte, 67% dos ame­ri­ca­nos com­pra­riam agora um carro ter­mal para o seu pró­ximo veí­culo, em com­pa­ra­ção com 58% no ano pas­sad
 
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Re: Veículos eléctricos - debate sobre tecnologia e economia

por BearManBull » 5/2/2024 13:12

Temos de combater o fascismo, vamos taxar ainda mais o parking de automóveis! :idea:
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Re: Veículos eléctricos - debate sobre tecnologia e economia

por Opcard » 5/2/2024 8:58

Se chegou a Paris vai cá chegar , os SUV vão perder valor

“ «SUV em Paris: a triplicação das tarifas de estacionamento para «carros pesados» votada por uma pequena maioria”
 
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Re: Veículos eléctricos - debate sobre tecnologia e economia

por perneta » 26/1/2024 1:21

https://www.theverge.com/2024/1/25/24049607/porsche-macan-ev-specs-price-photos

Porsche’s second-ever EV will be an electric Macan SUV, starting at $80,450


we can probably estimate a WLTP-rated range of 310 miles.
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Re: Veículos eléctricos - debate sobre tecnologia e economia

por MarcoAntonio » 25/1/2024 22:59

Produção de elétricos na Stellantis de Mangualde arranca já este ano

O anúncio foi feito pelo CEO da Stellantis, Carlos Tavares, no congresso da Ordem dos Engenheiros. É uma antecipação de um ano face ao que estava previsto.

A produção em série das versões elétricas dos furgões fabricados na Stellantis Mangualde vai arrancar ainda este ano, revelou esta quinta-feira o CEO do grupo automóvel.

Em março do ano passado, Carlos Tavares tinha anunciado que a fábrica portuguesa do grupo começaria a produzir veículos elétricos das marcas Citroën, Fiat, Opel e Peugeot, mas apenas em 2025.

Carlos Tavares destacou, num encontro com jornalistas à margem do congresso da Ordem dos Engenheiros, no Porto, o desempenho da fábrica portuguesa. "Em termos de custo e qualidade, Mangualde é a melhor fábrica do grupo na Europa. E a nível mundial está no pódio", frisou.
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