Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 15/9/2009 22:15

tavaverquenao2 Escreveu:Só começando com a produção e utilização dos veículos é que vai alavancar o estudo e o desenvolvimento de novas tecnologias, como baterias mais ecológicas, motores mais económicos. Se vamos ficar à espera que esteja tudo feito antes, nunca mais lá chegamos.



Essa noção é equívoca...

A investigação existe, o desenvolvimento é enorme e a evolução tem-se sucedido a grande velocidade nas duas/três últimas décadas.


As baterias não são utilizadas apenas em veículos e já estão a ser investigadas e produzidas em larga escala. Não é preciso o pretexto dos veículos eléctricos e essa noção é errada. Basta pensar num telemóvel ou num portátil há dez anos atrás e agora. Portanto, já são investigadas, desenvolvidas e fabricadas em massa!

A nível de produção no entanto, se uma bateria fosse utilizada em larga escala num automóvel deveria fazer baixar mais o preço médio por unidade.



Quanto aos motores... bom, os motores eléctricos têm um rendimento já muito perto dos 100%. Aí não há (praticamente) nada para melhorar e o que há é desprezável, não tem significado.

E também é tecnologia mais do que dominada pois motores eléctricos já são utilizados há imenso tempo (tanto na industria como até em nichos de veículos, por exemplo os empilhadores eléctricos utilizados na Industria).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38411
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por superbem » 15/9/2009 22:09

Marco,

Exacto os citadinos eléctricos são boa ideia por essas razoes e porque deixaria de haver a dita poluição urbana, por isso mesmo referi citadinos eléctricos.

Quanto à questão da produção de energia... Bem isso já tem muito mais para falar, e claro está como é evidente a adaptação vai ser por passos, não acredito que vá haver um boom de venda de eléctricos mas sim que vão aparecendo gradualmente, logo a adaptação de necessidades eléctricas tambem vai ser gradual.

Fontes de energia não poluentes existem, e também sou defensor de painéis solares nos veículos eléctricos, há quem diga que não que é ideia má pagar mais pelo carro por causa do painel para poupar uns cêntimos de energia. A esses digo, também é má ideia pagar mais por um carro a gasóleo para poupar uns cêntimos de combustível?

Acho a ideia de painéis solares nos eléctricos muito boa, mesmo que se consiga apenas 5% de energia do sol, em termos gerais quer dizer que em 20 carros 1 não precisa de outras fontes de energia.
Compra e venda online grátis
http://www.bpd.uni.cc
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 417
Registado: 16/2/2007 15:01

por tava3 » 15/9/2009 22:06

Só começando com a produção e utilização dos veículos é que vai alavancar o estudo e o desenvolvimento de novas tecnologias, como baterias mais ecológicas, motores mais económicos. Se vamos ficar à espera que esteja tudo feito antes, nunca mais lá chegamos.
Plan the trade and trade the plan
 
Mensagens: 3604
Registado: 3/11/2004 15:53
Localização: Lisboa

por MarcoAntonio » 15/9/2009 21:59

Sobre o incremento de produção de Energia Eléctrica chamo a atenção para um aspecto que já passou numas trocas de posts entre mim e o dwer: a poluição não deve ser vista por kWh no cenário actual mas qnt poluirá um kWh do excedente que é preciso produzir (que não é necessariamente igual à média actual). Se for preciso por exemplo recorrer exactamente aos combustíveis fósseis (como farão alguns países, por exemplo Israel) para produzir essa corrente Eléctrica então grande parte da poluição vai-se dar a montante na cadeia, o facto de não se dar no automóvel em si cria uma certa ilusão de que a poluição não existe. Mas pode ser essencialmente semelhante noutro ponto da cadeia. E mesmo que admitemos que as centrais são mais eficientes na transformação do combustível e poluem menos que a massa de veículos, temos de considerar ainda que os veículos tb poluem mais na fase de produção e reciclagem por causa das baterias.

Portanto, é muito pouco líquido que os eléctricos sejam realmente uma coisa fantástica para o ambiente.

Não estou a dizer que não são melhores, até porque penso que neste momento ninguém conseguirá esclarecer com precisão (especialmente sem sabermos ainda qual vai ser o modelo ao certo, nomeadamente só rede pública ou rede de troca de baterias para uma boa parte parte da utilização). Estou a dizer que é pouco claro e que não devemos tomar como certo que são (claramente) melhores para o ambiente.

Opiniões há, claro...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38411
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por MarcoAntonio » 15/9/2009 21:53

superbem Escreveu:Marco, mesmo que se pague o mesmo por km, ficamos todos a ganhar, pois é mais um passo para melhorar o ambiente.

Citadinos eléctricos é boa ideia para combater a poluição.


Nós já somos deficitários em Energia Eléctrica. De onde virá o excedente? A produção do excedente não polui? E as instalações e rede eléctrica não tem de ser redimensionada toda ela ou criadas outras infra-estruturas? Essa actividade não polui? As baterias não têm de ser produzidas, poluindo? E não têm um tempo de vida útil da ordem de 100 e tal mil kilometros tendo de ser substituidas nessa altura? Não se necessitaram assim (em média) de vários packs de baterias por veículo? E se optar por uma difusão de uma rede de substituição de baterias não elevará ainda mais o volume de baterias e o seu número por veículo? Isso não tem impacto nenhum? Não polui nada?

A ideia de que o eléctrico não polui nada é outra falsa ideia porque na verdade ele polui. Há até quem argumente que acaba por poluir mais (embora, estritamente ao "rodar" polui menos). Não estou em condições de dizer qual o cenário que polui menos (até porque ainda não há um cenário concreto para comparar). Mas a ideia de que é bom para o ambiente é disputada...

Além disso, enquanto se apostar nessa solução não obstante sendo economicamente menos atraente, gastar-se-ão recursos que poderiam ser utilizados noutro lado (eventualmente até em prol do ambiente). Posto de outra forma: os montantes que os Governos possam gastar nestas parcerias/apoios (em grande parte por mera questão propagandística) poderia eventaulmente ser gasto de forma mais eficiente noutras medidas ecológicas.




Os pequenos citadinos ao estilo smart contudo são um nicho mais atraente para os eléctricos e daí a minha distinção. A razão porque são um nicho mais atraente são as seguintes:

> Os veículos são mais pequenos e leves, necessitando de menos baterias eléctricas;

> Os veículos por norma destinam-se a distâncias mais curtas e rotineiras (dentro de uma determinada rotina) pelo que é mais fácil conjuga-lo com as limitações do eléctrico de autonomia e recarga;

> A relação de eficiência é levada ao extremo no cenário citadino (é aqui que se nota a maior diferença de rendimentos conforme se utiliza um CI ou um VE) assim com uma maior poupança energética por kilómetro;

> Por norma trata-se de um segundo ou terceiro veículo da casa, pelo que as diversas limitações não são particularmente graves (se estiver descarregado ou não tiver autonomia para uma viagem mais longa, "há sempre o veículo a gasolina/gasóleo" a que recorrer).

Por isso, em termos de custos, características e limitações é onde os eléctricos aparecem (pelo menos aos meus olhos) como alternativa com mais força.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38411
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por superbem » 15/9/2009 21:39

Marco, mesmo que se pague o mesmo por km, ficamos todos a ganhar, pois é mais um passo para melhorar o ambiente.

Citadinos eléctricos é boa ideia para combater a poluição.
Compra e venda online grátis
http://www.bpd.uni.cc
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 417
Registado: 16/2/2007 15:01

por tava3 » 15/9/2009 21:12

Acho que a peugeot se quer antecipar, lançando um modelo eléctrico já em 2010.
Plan the trade and trade the plan
 
Mensagens: 3604
Registado: 3/11/2004 15:53
Localização: Lisboa

por MarcoAntonio » 15/9/2009 20:56

Luis19 Escreveu:Atomez,

Dá uma olhada aos 4 carros totalmente eléctricos (protótipos) que a Renault apresentou hoje no salão de Frankfurt e que prevê começar a comercializar lá para 2011 :wink:


A tecnologia da Renault é a mesma que da Nissan.

Autonomias da ordem dos 160Km e um preço que só será competitivo após fortes ajudas governamentais.

Tirando veículos citadinos (um nicho de mercado) para já ainda não há nada convincente e que tenha (ou eu pelo menos veja com hipóteses para tal) um impacto relevante no mercado automóvel.


A Nissan e a Renault farão as suas apresentações com pompa e circunstância naturalmente. Mas não estão a apresentar nada de especial, nada que o público queira realmente comprar em massa (embora se sintam evidentemente atraídos pela ideia).


Além do mais, quando passassem a comprar... toda a história das ajudas governamentais bem como a tributação sobre a Energia teria de ser reformulada. Sensivelmente metade do que se paga actualmente nos combustíveis é impostos e essa receita teria de ser tranportada ou reformulada noutros impostos. No final continuariamos a desenbolsar sensivelmente o mesmo "por kilometro" embora por outros processos.

E só este aspecto os fará ver a questão com outros olhos...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38411
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Luis19 » 15/9/2009 19:26

Atomez,

Dá uma olhada aos 4 carros totalmente eléctricos (protótipos) que a Renault apresentou hoje no salão de Frankfurt e que prevê começar a comercializar lá para 2011 :wink:
 
Mensagens: 407
Registado: 4/12/2007 16:30
Localização: 14

por atomez » 15/9/2009 18:43

Toyota: Electric Cars 'Too Expensive' For Mainstream Consumers

The Frankfurt Motor Show has seen the debut of numerous electric cars, but Toyota execs went out of their way to critique electric cars as too pricey for the average buyer.

Toyota has long been associated with the green car movement with its fleet of popular hybrids but has been less active than others on the electric car front. This hesitance is apparently based on tests the company undertook before determining the technology was too expensive to replace their brand of hybrids.

"Electric vehicles of today are less costly than in 1990s, but if you compare them with the other vehicles out there they are still too expensive," Toyota Exec VP Takeshi Uchiyamada told a crowd at the Frankfurt Motor Show. "Unless there is a very big breakthrough in battery costs I don't think electric vehicles can take a large market share."

It remains to be seen if this is experience talking or Toyota is just being protective of the technological advantage it currently has, but it's worth noting they brought an electric car to the Detroit Auto Show earlier this year.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

por atomez » 22/8/2009 2:54

Um destes era o ideal pra mim... 8-)

So Smart: Electric ForTwo Arrives This Fall

Imagem

Germany wants to put 1 million electric vehicles on the road by 2020, and it looks like the first of them will be the Lilliputian Smart fortwo EV that starts rolling off an assembly line in November.

Daimler announced today that it will begin mass-producing the urban runabout by mid-November and begin leasing it to “selected” customers in Europe and the United States by the end of the year. The rest of us will be able to buy it in 2012. The car we’ll see this fall is actually the second generation fortwo EV, and it sports a lithium-ion battery pack — designed and built by Tesla Motors — with a range of 115 kilometers (about 71 miles) and an “overnight” recharge time.

“Motoring with zero local emissions in an urban environment has become a reality,” says Smart’s Marc Langenbrinck in a statement about the second-generation smart fortwo electric drive.

The 14-kilowatt-hour battery sits between the rear wheels in the space where the conventional fortwo has a gas tank. It powers a 30-kilowatt (40.2-horsepower) electric motor. That isn’t much, but the tiny motor produces enough torque — 92.1 pound-feet — to propel the car from zero to 60 km/hr (37 mph) in a respectable 6.5 seconds.

Top speed is limited to 100 kilometers per hour (62 mph), a move intended to maximize the battery’s range. Daimler says 62 mph is plenty for a car designed primarily for city driving. The battery recharges “overnight” when plugged into a 220-volt line (like your dryer uses), but Daimler says you can get enough juice to go 40 kilometers (25 miles) in about three hours.

Daimler plans to lease the cars to start getting some “intensive real-world testing.” It’s similar to what BMW is doing with the electric Mini-E — turning over a few hundred cars for what is essentially a big R&D project, then using the data to refine the cars before offering them to the mass market. Those lucky enough to get their hands on a Smart EV will keep it for four years or 60,000 kilometers (about 37,000) miles.

No word on what the lease will cost — BMW is charging $850 a month for the Mini-E — or what the sticker price will be when the car goes on sale in 2012.

The Smart uses a battery pack designed with help from Tesla Motors, which started working with Daimler on the project more than 18 months ago. Tesla CEO announced the deal in January and said at the time that Daimler planned to build 1,000 Smart EVs as part of a pilot project. In May, Daimler paid $50 million for a 9.1 percent stake in Tesla Motors to jump-start its budding EV program.

Tesla spokeswoman Rachel Konrad confirmed the Smart EVs use Tesla packs but had no further comment.

Imagem
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

por atomez » 24/7/2009 2:42

O avião eléctrico.

Electric Airplane Soars … to Market?


Imagem

Aircraft designer and pilot Tom Peghiny joined the electric airplane revolution Sunday with a short flight under clear skies in Connecticut.

His airplane is based on a Flightstar ultralight airframe he designed in the early 1980s and it is powered by a 20 kilowatt brushless motor developed by Yuneec International of China. The e-Spyder can fly for 40 minutes on the two lithium polymer batteries and it made several flights Sunday on a single charge. Peghiny said the motor, batteries and controller are “plug and play” technology similar to that found in remote control aircraft.

Peghiny says the e-Spyder should be available within next four months with a price tag somewhere around $24,000.


<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/q1p_l3KeIII&color1=0xb1b1b1&color2=0xcfcfcf&hl=en&feature=player_embedded&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowScriptAccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/q1p_l3KeIII&color1=0xb1b1b1&color2=0xcfcfcf&hl=en&feature=player_embedded&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" allowScriptAccess="always" width="425" height="344"></embed></object>
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

por atomez » 13/5/2009 16:51

Ao fim de 100 anos, a coisa promete!

Better Place Unveils An Electric Car Battery Swap Station


<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/KKA4GhVn0a4&color1=0xb1b1b1&color2=0xcfcfcf&hl=en&feature=player_embedded&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/KKA4GhVn0a4&color1=0xb1b1b1&color2=0xcfcfcf&hl=en&feature=player_embedded&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

por atomez » 8/4/2009 12:59

Mas que raio de coisa ...

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/qY4msj5Q05Q&color1=0xb1b1b1&color2=0xcfcfcf&hl=en&feature=player_embedded&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/qY4msj5Q05Q&color1=0xb1b1b1&color2=0xcfcfcf&hl=en&feature=player_embedded&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

por atomez » 1/4/2009 0:33

Feds Say the Volt Won't Save GM

General Motors has all but bet its future on the Chevrolet Volt, but the government says the range-extended electric vehicle won't save the beleaguered automaker.

"While the Volt holds promise, it likely will be too expensive to be commercially successful in the short term," President Obama's auto task force said in its assessment of GM's restructuring plan.

"While the Volt holds promise, it is currently projected to be much more expensive than its gasoline-fueled peers and will likely need significant reductions in manufacturing costs in order to become commercially viable," the president's task force wrote.

General Motors concedes the car is expensive but argues costs will quickly come down as the technology is established.

"It's the first generation of transformational technology," spokesman Rob Peterson told Wired.com. "It's expensive. We're aware of that. But we think there's a business case for plug-in electric vehicles."
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

por atomez » 29/3/2009 12:35

Mais de 200 km/h sem gastar pinga de combustível:


<object width="500" height="315"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/iJLFQ-1nGz0&hl=en&fs=1&rel=0&border=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/iJLFQ-1nGz0&hl=en&fs=1&rel=0&border=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="500" height="315"></embed></object>
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

por atomez » 28/3/2009 9:29

Chevy Volt First Build on June 1

GM will begin its first build of the Chevy Volt on June 1, 2009. This does not mean that the car is entering into mass production, but rather all the pieces will finally come together so that the car can be tested and certified before it hits the market next year.

Imagem

According to GM-Volt.com, a site dedicated to the car, GM lead engineer Andrew Farah has a countdown clock ticking away before the first day of the build begins.

The builds in June “will look, taste, smell, and feel like the Volt. They are the Volt,” said Farah. “My goal is by Forth of July to be out driving several of them.”

The current plan calls for about 10 cars produced per week until a total of 80 is reached. Those cars will presumably be used for testing as well as submission to government bodies for certification and clearance for the public roads.

Before the car goes into final production, around a hundred Volts will go into the hands of GM testers.

“We’ve got several phases leading up to the production launch where we build larger and larger batches,” said Greg Ceisel, GM’s Voltec manager. “In each phase as we perfect the production process, make sure we’ve got all the fit finish and other details exactly correct and that the quality of the vehicle meets our standards before we go into the first vehicles that will ultimately be salable vehicles that will be shipped to the dealerships.”

While Tesla has come out and said that its Model S sedan will be had for under $50,000 after tax credits, GM hasn’t said anything about the Volt’s pricing. Given its comparably more modest characteristics compared to the Tesla vehicle, we expect it to be priced much lower.

Imagem

“I will tell you though that $1.50 a gallon gasoline is not necessarily helping with the business case, but who knows what the cost of petroleum is going to be in the future,” said Kruse. “I'm not wishing for higher petroleum costs, but I think we all recognize that the low cost we're experiencing now are perhaps temporary and economic forces are going to drive petroleum cost in one way.”

The Chevrolet Volt is expected to be built at GM’s Detroit-Hamtramck manufacturing facility late 2010.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

por atomez » 28/3/2009 9:22

Tesla Model S is the Electric Car of Our Dreams

Enter the Tesla Model S sedan--the electric car for the man of tomorrow--or at least the man of late 2011 when it will enter production.

Imagem

Earlier this week, Tesla Motors just revealed in its newsletter that the Model S will have an anticipated base price of $57,400. The price will effectively become $49,900 after a federal tax credit of $7,500. The company also explained that because of relatively inexpensive maintenance and refueling, the lifetime ownership cost will be closer to cars with far lower sticker prices.

At today’s unveiling at the Tesla design studio inside the SpaceX rocket factory, in Hawthorne, California, we saw the sleek and sporty designed Model S sedan that will accommodate seating for seven.

Amazingly enough, this people mover will go from naught to sixty in just 5.5 seconds. You’re not going to get that from your minivan.

The Tesla Model S will have a 300 mile (484 km) range from its 8,000-cell “removable” battery pack. While charging an electric car isn’t as quick as pumping petrol into a tank, the battery power system does have a quick-charge feature that would give a usable range after just a 45-minute charge. A 220V outlet will fully charge the Model S in four hours.

Tesla is also considering a long range battery pack. No word yet if the long-range battery pack will give the car a “big butt” like extended batteries do for cell phones and notebooks.

The standard battery pack is expected to last between 7 to 10 years, and the vehicle will be covered under warranty for 3 to 4 years. Battery pack replacements are said to be below $5,000.

Imagem

If the 5.5 second dash isn’t quick enough, Tesla said that there will a sport model that will make it to 60 in under 5. For those who want double the traction, there’s also an all-wheel-drive model in the works.

If all that isn’t enough whiz-bang for you, the Model S does away with button controls and instead replaces them with massive, touch-sensitive screens. The only possible criticism of such a system would be that the drive would lose the tactile feel of the buttons to change certain things while driving, but perhaps a voice-activated system and steering wheel mounted controls will mitigate that concern.

We want the Tesla Model S today, but unfortunately we’ll have to wait until the third quarter of 2011 before seeing a production model. Read more about it on Autobloggreen.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

por limpaesgotos » 26/3/2009 16:28

http://clix.expresso.pt/kia_apresenta_n ... io=f504388

Kia apresenta novo carro a hidrogénio

Atinge os 160 quilómetros por hora, debita uma potência de 154 cavalos e acelera dos 0 aos 100 quilómetros por hora em 12,5 segundos. A autonomia do depósito de 202 litros permite-lhe percorrer uma distância 685 quilómetros.


<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/wPfVaLmz8Do&hl=pt-br&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/wPfVaLmz8Do&hl=pt-br&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>
Cumprimentos.


" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1262
Registado: 16/2/2008 22:43
Localização: Portugal

por MarcoAntonio » 20/3/2009 21:05

A comparação não faz sentido por uma série de razões.

Muita da tecnologia do automóvel convencional não evoluiu porque não tinha como evoluir (ou pelo menos como evoluir muito). O rendimento dos motores térmicos está bastante mais limitada (e a melhoria relativamente significativa veio graças à introdução da electrónica, por sinal). Mecânicamente não há muito mais a fazer, pelo menos não é possível evoluções estrondosas como se vêm noutras áreas.

Outros aspectos dos automóveis não têm mesmo como melhorar. Fazer este tipo de comparação não abona muito a favor de quem as faz. Por exemplo, uma bateria tem muito por onde evoluir, um depósito não tem (é um mero recipiente de lata e será sempre um recipiente de lata que armazenará xis litros). O mesmo não acontece com uma bateria.

Portanto, não se pode por todo o tipo de tecnologia em pé de igualdade e esperar que sigam todos a mesma regra de progressão. Simplesmente não faz sentido, basta pensar um bocadinho...

A corrente de opinião de que o automóvel convencional não evoluiu como seria de esperar apenas não está consciente das razões porque é que não evoluiu e também de porque não precisava de evoluir para mesmo assim arrasar com a concorrência durante muitas décadas (mesmo agora, com toda a evolução dos eléctricos, as desvantagens práticas ainda estão bem à vista e estão bem evidentes... agora imagine-se há uns anos atrás em que as baterias tinham uma autonomia ainda menor e um tempo de vida útil tb bem menor).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38411
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por atomez » 20/3/2009 20:53

Açor3 Escreveu:Luis Queiros

Automóveis eléctricos

Contrariamente ao que sucedeu na informática ou nas telecomunicações, a tecnologia dos transportes e o motor de combustão interna pouco evoluíram nos últimos 100 anos.

Essa comparação aparece por aí muitas vezes, só que é totalmente idiota.

Se os carros tivessem a mesma evolução que a electrónica, agora custariam 1000 vezes menos e gastavam 1000 vezes menos energia, só que ... seriam 1000 vezes mais pequenos!

Talvez servissem para transportar formigas, mas humanos não.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

por atomez » 20/3/2009 20:29

Ford Focus eléctrico em 2011

Totalmente eléctrico, não tem motor térmico auxiliar como o GM Volt, autonomia de 160 km.

É bom para a cidade e voltas de fim de semana.

Imagem

The electric Ford Focus, due out in 2011, will be based on the the next-generation Ford Focus. It wll resemble the European version of the car, shown here.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

por limpaesgotos » 20/3/2009 1:14

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/not ... iv_id=1730

Vai avançar com pacote de 1.750 milhões de euros

Obama aposta num milhão de carros eléctricos até 2015

2009/03/19 21:10Redacção / SPP

Medida tem como objectivo reduzir a dependência energética dos EUA
O presidente norte-americano anunciou esta quinta-feira um «pacote» de 2.400 milhões de dólares (cerca de 1.750 milhões de euros) para o desenvolvimento de carros eléctricos, visando pôr a circular um milhão destas viaturas nas estradas americanas até 2015.

Barack Obama, falando em Pomona, oeste da Califórnia, adiantou que quem quiser comprar carros eléctricos terá um crédito imediato de 7.500 dólares (quase 5.500 euros), avançou a Lusa.

Do «pacote» de 2.400 milhões de dólares, reservado às grandes empresas automobilisticas norte-americanas, 1.500 milhões (1.000 milhões de euros) são reservados ao desenvolvimento de baterias eficientes.

A medida tem como objectivo reduzir a dependência energética dos Estados Unidos, sobretudo do petróleo, e gerar milhares de postos de trabalho, explicou a Casa Branca.
Cumprimentos.


" Existem pessoas tão sumamente pobres que só têm dinheiro "
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1262
Registado: 16/2/2008 22:43
Localização: Portugal

por superbem » 16/3/2009 22:59

Bateria quântica: físicos exploram uma nova fonte de energia
Redação do Site Inovação Tecnológica
12/03/2009

Bateria spintrônica

Pesquisadores conseguiram comprovar o funcionamento de uma "bateria spintrônica", ou bateria quântica, um tipo totalmente novo de bateria que armazena e libera energia explorando a propriedade quântica do spin dos elétrons.

Em vez de armazenar e disponibilizar energia por meio de reações químicas, a bateria spintrônica armazena energia em minúsculos ímãs. Da mesma forma que se dá corda em um carrinho de brinquedo, pode-se "dar corda" na bateria de spin - ou seja, recarregá-la - mediante a aplicação de um campo magnético externo, sem nenhuma reação química envolvida.

Superior a tudo que se conhece

O novo tipo de bateria, radicalmente diferente de todas as tecnologias de armazenamento de energia disponíveis hoje, foi criada por físicos das universidades de Tóquio e Tohoku, no Japão, da Universidade de Miami, nos Estados Unidos, coordenados pelo professor Stewart E. Barnes.

Além de inovador, o novo tipo de bateria, segundo o professor Barnes, é potencialmente melhor do que qualquer coisa conhecida até hoje.

"Nós tínhamos antecipado o efeito, porém o dispositivo produziu uma tensão mais de 100 vezes maior e por dezenas de minutos, em vez dos milissegundos que esperávamos", disse Barnes. "O fato de isso ser contraintuitivo é o que levou à nossa explicação teórica do que estava acontecendo".

ver notícia completa: http://www.inovacaotecnologica.com.br/n ... 0115090312
Compra e venda online grátis
http://www.bpd.uni.cc
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 417
Registado: 16/2/2007 15:01

por Açor3 » 16/3/2009 19:46

Luis Queiros
Automóveis eléctricos

--------------------------------------------------------------------------------


Contrariamente ao que sucedeu na informática ou nas telecomunicações, a tecnologia dos transportes e o motor de combustão interna pouco evoluíram nos últimos 100 anos. Mas podemos estar a viver no limiar de uma grande transformação...


Contrariamente ao que sucedeu na informática ou nas telecomunicações, a tecnologia dos transportes e o motor de combustão interna pouco evoluíram nos últimos 100 anos. Mas podemos estar a viver no limiar de uma grande transformação: o surgimento do veículo eléctrico rodoviário, como forma massiva de transporte de passageiros, para substituir o automóvel a gasóleo ou gasolina.

Neste momento parecem estar finalmente criadas as condições técnicas e políticas, sem dúvida originadas pela degradação económica que se vive a nível global, para que se dê esse salto tecnológico. As modernas baterias de iões de lítio, com elevada capacidade de armazenagem e com um impressionante número de 7000 ciclos de carga, poderão ter uma vida útil de mais de 200.000 km. O veículo eléctrico ainda estará longe do desempenho dos actuais, mas parece que se vai no bom caminho. As vantagens são a maior eficiência energética, menos poluição e manutenção mais barata.

O passo seguinte será assegurar uma boa rede de abastecimento dos veículos, incluindo cargas rápidas (apenas alguns minutos) em estações de alta voltagem, e garantir uma produção eléctrica ajustada à nova realidade.

Um automóvel propulsionado por um motor eléctrico consumirá 200 watt/hora de energia por quilómetro. Contas feitas, os cerca de cinco milhões de veículos ligeiros de passageiros do nosso parque automóvel, circulando em média 12.000 km por ano, consumirão cerca de 12 Terawatt/hora de energia eléctrica, que é um quarto da que se consome em cada ano actualmente em Portugal.

Não considerando as perdas resultantes da sua integração na rede e no transporte, esta energia não andará longe daquilo que pode ser a produção de uma central nuclear de 1,5 Gigawatt de potência. Ou, em alternativa, a que produzem 5.000 turbinas eólicas de potência média de um Megawatt e um factor de rendimento de 30%.

Na situação actual, o consumo dos automóveis ligeiros de passageiros do nosso parque é assegurado pela refinação de uns 100.000 barris de petróleo por dia, cuja combustão lança para a atmosfera mais de 30 mil toneladas de CO2.

A electricidade não é uma energia primária, pois não existe na natureza. Tem de ser produzida. Ela é, contudo, a forma mais conveniente de agregar e distribuir todas as outras formas de energia. Para satisfazer a procura em cada minuto do dia, a gestão da produção tem que ser feita de forma centralizada: por exemplo, fechar as turbinas hidráulicas quando sopra o vento, ou abri-las em dias de calmaria.

Por isso a rede eléctrica será certamente o principal suporte da energia no futuro. Muitas serão as energias primárias a contribuir para aquilo que já se designa como "smart-grid": barragens, centrais térmicas a carvão, a gás ou biomassa, turbinas eólicas, painéis solares, ou até, quem sabe, uma central nuclear localizada algures em Espanha.

Perante as várias alternativas, há que escolher as formas mais adequadas: mais baratas, menos poluentes, mais seguras e mais complementares em termos de intermitência. Isto é, que melhor se complementem aquando da interrupção conveniente das outras formas de produção. A energia eólica tem ganho uma grande importância e tem vindo a afirmar-se como uma solução viável e cada vez mais adoptada. Presta-se bem a ser combinada com a produção hidráulica, e isso é uma vantagem para Portugal.

Mas, perante as fragilidades que se podem antever para o gás natural, assaz exemplificadas com o recente (e ainda actual) diferendo entre a Rússia e a Ucrânia, o carvão e o nuclear continuarão a ser a base da produção de electricidade, e a opção entre as duas terá que ser discutida, mais tarde ou mais cedo. E quanto mais cedo melhor.

A actual civilização está num importante e complexo ponto de viragem, de que a presente crise económica e financeira é apenas um sinal. Estamos no zénite da era fóssil, e o mundo começa a sentir a urgência de se preparar para sobreviver ao esgotamento, a breve prazo, dos recursos energéticos que moldaram a nossa maneira de viver nos últimos 150 anos.

Uma política de desenvolvimento económico, e até a própria solução para a saída da crise, não podem alhear-se desta realidade. Também no que toca aos grandes projectos de investimento parece ter chegado o momento das opções: esses projectos baseados em apostas no turismo e na construção civil estão pensados para a economia do carbono. E poderão não ser os mais indicados para o Portugal da era pós-carbono. Existem alternativas que devem ser ponderadas.


JN
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3639
Registado: 13/6/2004 20:52
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Barão de Soestrova, Bing [Bot], Google [Bot] e 256 visitantes