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Caldeirão da Bolsa

Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por atomez » 7/4/2010 16:02

Sobre esse Nissan Leaf que também vai ser vendido por cá em Dezembro, estive a fazer umas contas ao custo de "combustível".

Como tem uma bateria de 23 kWh e cada kWh à noite em tarifa bi-horária custa 7.42 cêntimos de € (sem IVA), cada carga irá custar 1.7 €, arredondemos para 2€ porque há sempre umas perdas e o próprio carregador também consome.

Uma carga dá para 160 km, o que dá um consumo de 1.25€ por cada 100 km.

Num carro a gasóleo a gastar 5 aos 100, o consumo seria de 6€ para os 100 km.

Mas desses 6€ do gasóleo, só 2€ é que são o custo do produto, os outros 4€ são impostos (mais coisa menos coisa).

Ou seja, o custo base do combustível é idêntico, a diferença que poupamos é sobretudo nos impostos.

Quer dizer, com os carros eléctricos aquilo que se poupa em combustível vai afectar sobretudo as receitas em impostos do Estado!

Está-se mesmo a ver que se os carros eléctricos pegam, o Estado vai arranjar outra maneira qualquer de nos sacar os impostos ...
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
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por Quimporta » 7/4/2010 16:02

MarcoAntonio Escreveu:
QuimPorta Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:O avião tem capacidade para um tripulante (o piloto), dá uns belos 70Km/h de velocidade cruzeiro e tem a envergadura de um A340.


70 km/hr?! não faltará aí um zero?! Para levantar voo uma coisa desse tamanho deve ter que chegar aos 300 km/hr...


Não necessita nada.

Os aviões da primeira guerra mundial, com envergaduras da ordem dos 10 metros e pesos da ordem dos 500~1.000Kg voavam a 120~160Km/h.

Não há nada de estranho num avião com 60 metros de envergadura e um peso de 1600Kg voar a 70Km/h. Basicamente, o Solar Impulse não passa de um ultra-leve gigante. Os ultra-leves actuais também voam a cerca de 60~70Km/h...


:wink:


Quando escrevi o post não aparecia a foto!
Vi "envergadura de um A340"... já é grandinho...
E dirias tu: "e achas mesmo que um A340 pesa 1600 kg?!"
Epá.. sei lá... põe-te tu debaixo dele se quiseres! :)

Mas agora a sério! E se de repente, houver um eclipse?! Daqueles "sem contar"... Se for "a descer" deve dar mais não?! :? :)

Mas 200 francos por uma célula até nem é muito... Que achas Marco? 100 a cada um? Oferecíamos ao EcoTretas para promover o blog dele... :mrgreen:

Abraços,
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por Eco Tretas » 7/4/2010 15:26

QuimPorta Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:O avião tem capacidade para um tripulante (o piloto), dá uns belos 70Km/h de velocidade cruzeiro e tem a envergadura de um A340.


70 km/hr?! não faltará aí um zero?! Para levantar voo uma coisa desse tamanho deve ter que chegar aos 300 km/hr...

Não me parece que uma estrutura daquelas sequer aguentasse essa velocidade. Mas são cálculos a olhómetro...

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por MarcoAntonio » 7/4/2010 15:20

QuimPorta Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:O avião tem capacidade para um tripulante (o piloto), dá uns belos 70Km/h de velocidade cruzeiro e tem a envergadura de um A340.


70 km/hr?! não faltará aí um zero?! Para levantar voo uma coisa desse tamanho deve ter que chegar aos 300 km/hr...


Não necessita nada.

Os aviões da primeira guerra mundial, com envergaduras da ordem dos 10 metros e pesos da ordem dos 500~1.000Kg voavam a 120~160Km/h.

Não há nada de estranho num avião com 60 metros de envergadura e um peso de 1600Kg voar a 70Km/h. Basicamente, o Solar Impulse não passa de um ultra-leve gigante. Os ultra-leves actuais também voam a cerca de 60~70Km/h...


:wink:
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por Quimporta » 7/4/2010 15:14

MarcoAntonio Escreveu:O avião tem capacidade para um tripulante (o piloto), dá uns belos 70Km/h de velocidade cruzeiro e tem a envergadura de um A340.


70 km/hr?! não faltará aí um zero?! Para levantar voo uma coisa desse tamanho deve ter que chegar aos 300 km/hr...
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por MarcoAntonio » 7/4/2010 15:07

Hoje completou-se o primeiro voo com duração superior a uma hora do "avião solar" Sol Impulse.

O avião tem capacidade para um tripulante (o piloto), dá uns belos 70Km/h de velocidade cruzeiro e tem a envergadura de um A340. As baterias de lítio pesam 450Kg e o peso total do avião é identico ao de um automóvel: 1600Kg.

Um dos próximos passos do projecto é fazer uma viagem circunavegação próxima do Equador.

Quem quiser pode dar uma ajudinha ao projecto comprando uma célula...

http://www.solarimpulse.com/supporters_ ... hp?lang=en

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:mrgreen:
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por atomez » 30/3/2010 17:51

Nissan Leaf Electric Vehicle Is Surprisingly Affordable


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Sit down and take a deep breath, EV fans. The Nissan Leaf electric car will cost $32,780 when it rolls into showrooms in December. Add in the federal EV tax credit and the bottom line is $25,280, a price that makes the Leaf competitive with the Honda Civic and the Toyota Prius.

Nissan announced the price today and said it starts taking reservations for the Leaf electric car on April 20. The four-passenger hatchback sports a 23 kilowatt-hour lithium-manganese battery that’s good for a claimed 100 miles and recharges in eight hours. The Japanese automaker plans to crank out 50,000 Leafs in 2011. With some 85,000 “hand-raisers” expressing interest in getting one, some EV advocates believe Nissan’s priced the car so competitively it could have trouble meeting demand.
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por atomez » 13/1/2010 1:23

Luis19 Escreveu:Atomez, cheira-me é que este carro é uma antevisão do próximo coupé da Audi (com motor convencional e eventualmente com uma versão electrica depois), posicionado abaixo do R8, o que aliás é referido por eles :wink:

Não, este é a evolução do TT previsto para 2012.
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por Luis19 » 12/1/2010 22:34

Atomez Escreveu:Parece que 2010 vai ser o ano dos carros eléctricos...

Ele é o Volt, o Ampère, o Leaf e mais não sei quantos.

Mas quero é este carrinho eléctrico:

Audi e-Tron


Atomez, cheira-me é que este carro é uma antevisão do próximo coupé da Audi (com motor convencional e eventualmente com uma versão electrica depois), posicionado abaixo do R8, o que aliás é referido por eles :wink:
O autor não assume quaisquer responsabilidades sobre as decisões tomadas por outros relativamente aos factos por ele mencionados.
 
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por jlmf » 12/1/2010 19:48

Carro eléctrico da Mitsubishi eleito 'Ecobest 2009'

A menos de um ano do seu lançamento na Europa, previsto para o final de 2010, o veículo 100% eléctrico da Mitsubishi, o i-MiEV, foi distinguido pelo Júri Autobest, como “Ecobest 2009”, como reconhecimento pela sua engenharia e pioneirismo no âmbito dos veículos eléctricos.

Ilia Seliktar, Presidente do Autobest, afirmou que, “existem neste dinâmico sector de actividade demasiadas declarações de quase todos os construtores. Mas, até ver, a Mitsubishi é a única marca com um automóvel 100% eléctrico, disponível para o consumidor”.

http://www.autoportal.iol.pt/noticias/g ... obest-2009

Fundada em 2000 na Roménia, a AUTOBEST é a organização do sector automóvel, nos mercados emergentes da Europa. Presentemente, o seu júri inclui os principais jornalistas do sector em 15 países: Bulgária, Chipre, Républica Checa, Croácia, Grécia, Hungria, Macedónia, Polónia, Roménia, Rússia, Sérvia, Eslováquia, Eslovénia, Turquia, e Ucrânia – uma área que representa 300 milhões de consumidores.

O Mitsubishi i-MiEV iniciou a sua comercialização no Japão em Julho de 2009 e chegará à Europa, incluindo Portugal, no final de 2010. A produção em 2010 será de 8.500 unidades.
Anexos
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por cannot » 12/1/2010 13:58

Atomez Escreveu:A propósito de agora se falar em alguns casos de iPhone que aquecem demais e estoiram, já se sabia que as baterias Li-Ion, em casos extremos, se podem incendiar.

Aqui há 1 ou 2 anos houve uns quantos casos de portáteis com baterias Li-Ion que incendiarame a Sony até teve de recolher e substituir milhões delas que tinham um defeito de fabrico.


(...)


É só para corroborar isso. Eu conheço pessoalmente um caso em que um computador da Sony começou literalmente a arder. Claro que eles rapidamente o recolheram e deram opção de escolha ao proprietário com grandes vantagens em relação ao modelo que ele tinha. Mas a questão aqui é a leventada pelo atormez, a segurança. Este incidente aconteceu aí em 2005.

Abraço
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por atomez » 12/1/2010 1:19

Parece que 2010 vai ser o ano dos carros eléctricos...

Ele é o Volt, o Ampère, o Leaf e mais não sei quantos.

Mas quero é este carrinho eléctrico:

Audi e-Tron

Audi has radically simplified the drivetrain, opting to put two motors at the rear axle instead of one at each end. That means the car no longer has all-wheel drive. The motors are liquid cooled and rated at 75 kilowatts (about 102 horsepower) apiece. The first version produced 313 horsepower. Look for a zero to 100 km/hr time of 5.9 seconds, which is about one second slower than v1.0 and two seconds slower than the Roadster. It’ll need another 5.1 seconds to get from 100 km/hr to 120 km/hr.

The car rides on an aluminum and carbon fiber space frame, and most of the body panels are fiber-reinforced plastic. Audi claims the car weighs 2,976 pounds — about 550 pounds less than the first e-tron — and has a weight distribution of 40:60. Torque-vectoring directs power to the rear wheels as necessary for optimal traction. Flaps at the C-pillar open and close as needed to provide cooling air for the motors and battery.

Juice comes from a 45 kilowatt-hour lithium-ion pack mounted in front of the rear axle. The pack weighs 399 kilos (about 880 pounds). Audi claims it’s got a range of 155 miles and says you’ll need 11 hours to recharge it at 220 volts. Plug it into a 440 line and recharge time is cut to two hours.

Of course the car has regenerative braking, but Audi’s developed a novel system. The front brakes are hydraulic fixed-caliper units. But there are two electrically operated floating calipers at each rear wheel activated through a “brake by wire” system. Audi says it eliminates frictional losses due to residual slip and allows for all of the energy generated during braking to be returned to the battery.

The e-tron is not a wild styling exercise or a concept that will be wheeled into Audi’s museum. It is a production-intent vehicle that Audi says will be on the road in 2012.


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por limpaesgotos » 25/11/2009 0:21

http://www.oje.pt/noticias/negocios/vei ... arta-feira

Veículo eléctrico da Renault rola primeiros quilómetros em Portugal na quarta-feira

23/11/09, 07:48
OJE/Lusa

O primeiro carro eléctrico que a Renault vai pôr à venda no mercado vai rolar os primeiros quilómetros em Portugal na quarta-feira, uma versão eléctrica do Kangoo que a marca quer vender ao mesmo preço que a versão diesel.


Ao Kangoo eléctrico, seguir-se-á o Fluance (que tal como o Kangoo parte de uma base já existente com motor térmico) e mais tarde o Twizy e o Zoe, estes dois desenhados e pensados exclusivamente para o mercado eléctrico.


"A Renault vai comercializar o seu primeiro carro eléctrico dentro de 18 meses. O sentido em que hoje trabalhamos é que venderemos o automóvel e a bateria será alugada, num serviço prestado pela Renault", disse à Lusa o director de comunicação da Renault Portugal, Ricardo Oliveira.


Apesar de a bateria ser o componente tecnologicamente mais desenvolvido num carro eléctrico - e consequentemente o mais caro - a Renault planeia vender o Kangoo eléctrico ao mesmo preço da versão com motor de combustão a diesel.


"Para os carros que tenham uma equivalência no motor térmico, e estamos a falar por exemplo no Kangoo, venderemos o carro a um preço equivalente ao carro a diesel. Mesmo sem a bateria", disse a mesma fonte.


"Há aqui um efeito de economia de escala", explicou Ricardo Oliveira. "Anualmente vendem-se 60 milhões de carros de motor térmico. Nós sabemos que o carro eléctrico não vai ter esse volume, nem pouco mais ou menos, portanto apesar de o carro ser em teoria mais barato na produção, há um efeito de volume que também vai pesar no preço inicial", completou.


A Renault conta com outro factor: a diferença de custo da utilização do eléctrico face ao carro de motor térmico [de combustão interna]. "Meter o "combustível" - neste caso a electricidade - torna o custo de utilização do carro eléctrico cerca de 30% inferior ao de um carro a motor diesel", disse Ricardo Oliveira.


Os obstáculos iniciais que o carro eléctrico tem que vencer são muitos: pouca autonomia (abaixo dos 200 quilómetros), indefinição quanto aos pontos de carregamento e o preço inicial do carro são as principais críticas apontadas.


A Renault propõe três soluções para o carregamento: "o normal, que se faz em qualquer lugar onde haja uma ficha eléctrica (demora oito horas), o carregamento rápido, que implica uma infra-estrutura onde se carrega o carro em 20 minutos - com corrente trifásica e 32 amperes - e a troca de baterias numa estação de serviço em que um robot tira a bateria e mete outra carregada, em menos de três minutos", enumerou Ricardo Oliveira.


A Renault, acrescentou Ricardo Oliveira, está optimista quanto à penetração do carro eléctrico em Portugal, país onde identificou uma "série de vantagens".


"É um país pequeno, em que a maioria das deslocações não implica muita quilometragem. Depois o país tem um fornecedor de energia preferencial [a EDP] que vai ajudar no desenvolvimento da infra-estrutura [de carregamento]. O terceiro é a apetência que os portugueses têm pelas novas tecnologias", sublinhou.
Cumprimentos.


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Re: Ee com intensa Nostalgia que me recordo...

por carf2007 » 2/10/2009 11:50

bboniek00 Escreveu:dos fantasticos carrinhos de choque da Saudosa Feira Popular, carrinhos esses que se moviam a Energia electrica para o que, uns tinham, isto numa geracao mais precoce, uma haste que retirava tal Energia duma malha que formava uma especie de tecto energetico e a descarregavam a um chao metalico, outros, estes fruto de um posterior desenvolvimento tecnico, deslizavam nesse mesmo pavimento metalico e dele retiravam a tal Energia e ao mesmo a devolviam de acordo com a mais basica aplicacao da Teoria da Electricidade.

Por isso a pena que hoje sinto ao ver que os carrinhos electricos de hoje nao soltam chispas nem cheiram a electricidade em poo.

Outros Tempos...
:(



Falas como se já não existissem ...
Se não houver ai em Lisboa, fazes uma deslocação ao Norte, principalmente em Agosto e vais encontrar muitos ! :lol:
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por Dwer » 1/10/2009 15:25

Dwer Escreveu:
aleixon Escreveu:e porque não, tri-cogeração?


O que é a tri-cogeração?



Já vi aqui
Abraço,
Dwer

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por tava3 » 1/10/2009 13:28

Já agora, convém não descartar as possibilidades com os super-condutores. Por enquanto a baixas temperaturas em relação a 0 Celsius, mas já a altas temperaturas em relação ao 0 Kelvin.

http://en.wikipedia.org/wiki/Superconductivity
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por Dwer » 1/10/2009 12:14

aleixon Escreveu:e porque não, tri-cogeração?


O que é a tri-cogeração?


Quanto a novas ideias sobre motores de combustão interna: http://en.wikipedia.org/wiki/Six_stroke_engine
Abraço,
Dwer

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por Dwer » 1/10/2009 12:07

Quico Escreveu:Portanto: o petróleo é substituido pela energia eléctrica.

Só uma pergunta "inocente": qual será a fonte da energia eléctrica? De onde virá ela?


A energia eléctrica continuará a vir, maioritariamente, de fontes fósseis. Essa maioria tenderá a reduzir-se à medida que se for adicionando capacidade renovável à rede.

Mas a queima de combustíveis fósseis será feita em centrais modernas de ciclo combinado em que o rendimento é à volta dos 60% versus o rendimento de 30% do motor de combustão de um automóvel.

E fica mais barato transportar a electricidade das centrais aos postos de abastecimento que transportar gasolina ou gasóleo das refinarias aos mesmos postos de abastecimento.

Por outro lado os combustíveis principais das centrais modernas não são o petróleo. São o carvão e o gá natural. Mesmo que se usasse o petróleo este nem precisaria de ser refinado. Menos desperdício, ainda.

Passar de 30% para 60% de rendimento, no transporte, é uma poupança de 100%.
Abraço,
Dwer

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por Batmax » 1/10/2009 11:06

Eu serei um dos primeiros a comprar um carro eléctrico ;).
 
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por elektron3000 » 1/10/2009 9:36

A fórmula não será : (Th - Tc)/Th ??

Ou seja para aumentar o rendimento de um motor térmico teria de trabalhar com uma grande diferencia de temperatura (Transformação térmica -> mecânica) e em baixa temperatura (Entropia).

Ou seja fazerá gelo na saída dos escapes !!! lol

Th= temperatura de combustão dos gases(K) (quente)
Tc= temperatura de saída dos gases (K) (mais frio, mas mesmo assim bastante quente)

Se estou errado, por favor corrigir.
 
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por atomez » 1/10/2009 4:25

A propósito de agora se falar em alguns casos de iPhone que aquecem demais e estoiram, já se sabia que as baterias Li-Ion, em casos extremos, se podem incendiar.

Aqui há 1 ou 2 anos houve uns quantos casos de portáteis com baterias Li-Ion que incendiarame a Sony até teve de recolher e substituir milhões delas que tinham um defeito de fabrico.

Isso só acontece em casos extremos e neste video vê-se o que acontece:

<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/WeWq6rWzChw&color1=0xb1b1b1&color2=0xcfcfcf&feature=player_embedded&fs=1"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowScriptAccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/WeWq6rWzChw&color1=0xb1b1b1&color2=0xcfcfcf&feature=player_embedded&fs=1" type="application/x-shockwave-flash" allowfullscreen="true" allowScriptAccess="always" width="425" height="344"></embed></object>


Aliás, esse é um problema com as baterias para carros eléctricos porque se uma cena destas acontece num carro ...

É por isso que os construtores estão relutantes em usar baterias Li-Ion em grand escala e querem testar tudo muito bem senão ainda se arriscam a ter de pagar altas indemnizações.
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por aleixon » 16/9/2009 12:02

Atomez Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:... Faria até mais sentido continuar a evoluir os próprios motores de CI, com rendimentos da ordem dos 30% e onde ainda há muito espaço para evoluir.

Não, os motores térmicos também já não têm muito para evoluir.

É que a eficiência máxima teórica de um motor térmico, de acordo com as leis da termodinâmica, só depende da diferença de temperaturas da fonte quente (neste caso gases em combustão) e da fonte fria (ar ambiente).

A fórmula é: 1 - (Th - Tc)

T em graus K (temperatura absoluta: 0 K = -273.14 ºC).

O rendimento máximo teórico de um motor a gasolina é à volta de 30% e os motores actuais já estão muito próximos disso. Os motores a diesel têm um rendimento um pouco mais alto (35%) porque a temperatura da queima é mais alta.


Caro Atomez, isso é limitar a capacidade creativa e de inovação... Fazer evoluir as tecnologias, conforme referido pelo MC, não significa ultrapassar as leis da termodinâmica. Já pensou que em vez de um MC nos automóveis poderiamos passar a ter uma mini central de cogeração, e porque não, tri-cogeração? :mrgreen: seria muito mais eficiente...
 
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por Quico » 16/9/2009 10:57

Portanto: o petróleo é substituido pela energia eléctrica.

Só uma pergunta "inocente": qual será a fonte da energia eléctrica? De onde virá ela?
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por Luis19 » 16/9/2009 10:48

O CEO da Renaul (que salvo erro também comanda a Nissan) já veio dizer que o futuro dos carros eléctricos depende de petróleo acima dos 70 euros e que se for acima de 200 tanto melhor.

http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=386939

Tendo em conta que praticamente todas as marcas já têm em desenvolvimento veiculos eléctricos (com ou sem auxilio de motores de combustão interna) será que isto poderá levar o petróleo para cima, viabilizando dessa forma a tecnologia eléctrica?
 
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por atomez » 16/9/2009 1:08

MarcoAntonio Escreveu:... Faria até mais sentido continuar a evoluir os próprios motores de CI, com rendimentos da ordem dos 30% e onde ainda há muito espaço para evoluir.

Não, os motores térmicos também já não têm muito para evoluir.

É que a eficiência máxima teórica de um motor térmico, de acordo com as leis da termodinâmica, só depende da diferença de temperaturas da fonte quente (neste caso gases em combustão) e da fonte fria (ar ambiente).

A fórmula é: 1 - (Th - Tc)

T em graus K (temperatura absoluta: 0 K = -273.14 ºC).

O rendimento máximo teórico de um motor a gasolina é à volta de 30% e os motores actuais já estão muito próximos disso. Os motores a diesel têm um rendimento um pouco mais alto (35%) porque a temperatura da queima é mais alta.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
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