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Caldeirão da Bolsa

Veículos Eléctricos: Tecnologia e Economia

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por carf2007 » 23/12/2016 12:35

Vale a pena ver.

Clean Disruption - Why Energy & Transportation will be Obsolete by 2030 - Oslo, March 2016

https://www.youtube.com/watch?v=Kxryv2XrnqM
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Marco Martins » 23/12/2016 10:18

MarcoAntonio Escreveu:
Marco Martins Escreveu:[url]
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... ltimasSite
[/url]

Acho muito bonitos estes números, mas quem é que vai pagar isto? Demoram mais tempo a carregar e é uma tecnologia nova... quem trabalhar nestes locais vai receber o salário mínimo ou não recebe nada, ou o local não terá ninguém?

Ainda me custa um pouco a aceitar que o elétrico compensará no curto prazo... pois é muito baseado na esperança que os tempos de carregamento diminuam muito e a autonomia cresça muito!!!


Estes postos não necessitam de funcionários, os que já existem não têm funcionários. Os utilizadores da rede têm um cartão para os carregamentos e o posto é pouco mais do que uma tomada, precisam tanto de um funcionário quanto um parquímetro. Naturalmente, quem opera a rede (como a Mobi.e) tem funcionários, mas não estão nos postos.

:wink:

Mesmo que sejam integrados em postos de abastecimento convencionais (penso que há ou havia uma tentativa de os colocar em postos nas auto-estradas por exemplo) não tem qualquer impacto em termos de mão de obra para os postos. Isto é de resto, de certa forma, uma "ameaça" para os postos convencionais...


Concordo nesse sentido da não necessidade de um funcionário.. só que hoje em dia já existe a possibilidade de se abastecerem os carros comuns e fazer nesse local o pagamento sem ter de interagir com um funcionário... só que a adesão não é assim tão grande pelos condutores.
Por outro lado existe também os impostos que o estado cobra sobre a gasolina e que não está a cobrar pela eletricidade automóvel... e isso, mais cedo ou mais tarde vai-se ter de refletir no consumidor automóvel, ou então vai ter de ser distribuído por todos nós na fatura mensal...
 
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por MarcoAntonio » 22/12/2016 18:40

Marco Martins Escreveu:[url]
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... ltimasSite
[/url]

Acho muito bonitos estes números, mas quem é que vai pagar isto? Demoram mais tempo a carregar e é uma tecnologia nova... quem trabalhar nestes locais vai receber o salário mínimo ou não recebe nada, ou o local não terá ninguém?

Ainda me custa um pouco a aceitar que o elétrico compensará no curto prazo... pois é muito baseado na esperança que os tempos de carregamento diminuam muito e a autonomia cresça muito!!!


Estes postos não necessitam de funcionários, os que já existem não têm funcionários. Os utilizadores da rede têm um cartão para os carregamentos e o posto é pouco mais do que uma tomada, precisam tanto de um funcionário quanto um parquímetro. Naturalmente, quem opera a rede (como a Mobi.e) tem funcionários, mas não estão nos postos.

:wink:

Mesmo que sejam integrados em postos de abastecimento convencionais (penso que há ou havia uma tentativa de os colocar em postos nas auto-estradas por exemplo) não tem qualquer impacto em termos de mão de obra para os postos. Isto é de resto, de certa forma, uma "ameaça" para os postos convencionais...
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Marco Martins » 21/12/2016 11:55

[url]
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... ltimasSite
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Acho muito bonitos estes números, mas quem é que vai pagar isto? Demoram mais tempo a carregar e é uma tecnologia nova... quem trabalhar nestes locais vai receber o salário mínimo ou não recebe nada, ou o local não terá ninguém?

Ainda me custa um pouco a aceitar que o elétrico compensará no curto prazo... pois é muito baseado na esperança que os tempos de carregamento diminuam muito e a autonomia cresça muito!!!
 
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por RaposoTavares » 27/9/2015 0:00

atomez Escreveu:Isso depende muito mais da tecnologia de produção da electricidade do que do carro em si.

Mesmo aí as coisas estão a evoluir mais depressa do que se previa. O custo do kWh produzido por paineis solares fotovoltaicos está a cair mais depressa do que se previa. No ano passado, 2014, deu-se um caso histórico -- a entrada em funcionamento de novas centrais eléctricas por renováveis ultrapassou pela 1º vez a de novas centrais tradicionais. E a tendência já não vai inverter-se.


A propósito do que dizes acima, tem atenção à produção do automóvel e dos seus componentes, aos materiais utilizados, à sua extracção do meio natural e ao que fazer com eles no fim do seu ciclo de vida. Deixo aí abaixo alguns artigos que acho relevantes. Chamo a atenção para o facto de ser muito mais fácil encontrar artigos benfazejos para os carros eléctricos e que põem a tónica apenas nas fontes de energia e na emissão de carbono... Até parece que o grande capital já tomou o seu partido...

http://science.howstuffworks.com/scienc ... efits1.htm

http://www.digitaltrends.com/cars/hold- ... ment-know/

http://ec.europa.eu/environment/integra ... na1_en.pdf

http://www.scientificamerican.com/artic ... recycling/

http://www.nytimes.com/2012/04/15/autom ... .html?_r=0
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por atomez » 26/9/2015 22:26

Raposo Tavares Escreveu:Vou ser politicamente incorreto: A pegada ecológica de um automóvel eléctrico ainda é maior do que a de um automóvel a gasolina.

Isso depende muito mais da tecnologia de produção da electricidade do que do carro em si.

Mesmo aí as coisas estão a evoluir mais depressa do que se previa. O custo do kWh produzido por paineis solares fotovoltaicos está a cair mais depressa do que se previa. No ano passado, 2014, deu-se um caso histórico -- a entrada em funcionamento de novas centrais eléctricas por renováveis ultrapassou pela 1º vez a de novas centrais tradicionais. E a tendência já não vai inverter-se.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por RaposoTavares » 26/9/2015 21:42

Vou ser politicamente incorreto: A pegada ecológica de um automóvel eléctrico ainda é maior do que a de um automóvel a gasolina.
Para além da publicidade e de algum romantismo, a investigação quanto à capacidade das baterias avança mais rapidamente do que as investigações para a sua construção e depósito de fim de vida com o mínimo de danos ambientais.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por atomez » 26/9/2015 21:38

O futuro está a chegar mais depressa do que pensamos...

An Autonomous Shuttle Is Driving Public Streets for the First Time

This fall, a city in the Netherlands will become the first to allow fully autonomous shuttles regularly on its public roads–in the form of a small bus carting people between two towns.

They’re called WEpods, and they’re only large enough to fit six people comfortably. It’s a project of the town of Wageningen, which is in the central part of the Netherlands where farming is big business. The community is using the buses to shuttle visitors in between the towns of Ede and Wageningen (about a 17-minute drive) as well as around its university, a center for agriculture research. Autonomous buses will lend it an air of “new, flexible, sustainable and social mobility” for visiting businesspeople and tourists, the project’s website explains.

The buses–which are an altered version of those made by Swiss robotics company EasyMile and have been tested in several private projects–won’t go terribly fast: They’ll peter along at roughly 15 miles per hour, as BigThink reports. They also won’t go very far, and a human will always be watching remotely via camera to make sure nothing goes awry. But it’s still a big deal, since it’ll be the first regular use of totally autonomous shuttle on a public road. While Google and others have been testing their driverless cars in public for a while now, but they have humans inside in case of emergencies–meanwhile, smaller autonomous prototypes have seen short tests in public, but nothing permanent.

As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por ruicarlov » 8/6/2015 15:43

No póximo fim-de-semana vai haver um encontro de veículos eléctricos no parque das Nações. Até ao momento estão inscritos 140 veículos, o que penso que é um recorde ibérico para concentração de VEs.

Deixo aqui mais informação para o evento para quem lá quiser ir dar um saltinho:

Imagem

https://pt-pt.facebook.com/events/436256106529077/
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por carf2014 » 14/5/2014 17:52

Vamos investir em algodão ?!!

Video no link:
http://www.engadget.com/2014/05/14/powe ... _medium=fb

The road to the perfect EV battery is already littered with burnt out husks, so it's only right to be wary of big promises. Nevertheless, a startup called Power Japan Plus (PJP) says it has developed an organic, cotton-based battery that's cheaper, safer, more durable and quicker to charge than the best lithium ion power packs currently used in electric cars, with a range of up to 300 miles. PJP possesses no track record to speak of, but it does have some pedigree courtesy of a partnership with Kyushu University, and also thanks to its CTO, Kaname Takeya, whose CV includes R&D for the battery system used in Toyota's Prius hybrids.

Takeya and his colleagues say they've built a pilot production line that will begin manufacturing thousands of organic "Ryden" batteries before the end of this year, so it shouldn't be long before we have something concrete to go on, beyond just the promo video after the break. As for how the battery works, the video (sort of) explains that part too: It involves fibers that have somehow been treated to act as anodes and cathodes inside a conducting liquid, such that the only active ingredient is the carbon inside the cotton.
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Solar Jet Fuel criado pela primeira vez

por carf2007 » 3/5/2014 14:31

Solar Jet Fuel criado pela primeira vez:
http://sploid.gizmodo.com/solar-jet-fue ... socialflow
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por atomez » 27/2/2014 19:37

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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por carf2007 » 27/2/2014 18:37

"A empresa japonesa do setor de eletrônica Panasonic e a fabricante americana de carros elétricos de luxo Tesla examinam a possibilidade de construir uma gigantesca fábrica de baterias nos Estados Unidos, pelo valor de um bilhão de dólares, afirma um jornal nipônico.
Procurada pela AFP, a Panasonic se limitou a afirmar que "trabalha em diferentes maneiras de reforçar os laços com a Tesla".
A empresa americana anunciou na semana passada que vai construir uma grande central para fabricar as próprias baterias, sem revelar detalhes.
A Panasonic deseja reunir diversos fornecedores japoneses em um projeto destinado a reduzir os custos, considerados muito altos, da fabricação das baterias de lítio-íon para os carros elétricos, afirma o jornal Nikkei."
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por atomez » 4/12/2013 21:39

Não gosto de um nem de outro, não valem o que custam.

BMW, Mercedes take different roads on electric cars
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 2/12/2013 12:24

Tesla propõe-se dobrar a capacidade mundial de produção de baterias de lítio para assegurar aumento da sua produção. Ver aqui:
http://autoviva.sapo.pt/news/tesla_precisa_de_fabrica_enorme_para_cumprir_objet/12170
Com este passo, a Tesla também aposta que os seus automóveis eléctricos vão continuar a ser alimentados por baterias recarregáveis nas suas estações Superchanger (método rápido e grátis) ou em qualquer ponto da rede eléctrica convencional.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 28/11/2013 13:01

Atomez Escreveu:Sorry. Não tenho capacidade para discutir teorias de conspiração idiotas.

Atomez não páras de ser ofensivo e provocatório pois não consegues discutir em profundidade e percebes isso. Se não tens "capacidade" não entravas na discussão.

Mas reconheço que algumas notícias que aqui colocas (como esta última) demonstram como a tecnologia eléctrica já está muito desenvolvida e já é uma realidade na locomoção terrestre.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por atomez » 28/11/2013 3:38

Al_Trader Escreveu: ...


Sorry. Não tenho capacidade para discutir teorias de conspiração idiotas.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por atomez » 28/11/2013 1:44

Aviões. Com tração elétrica. Em terra, claro.

These Little Electric Wheels Will Save Airlines Big Bucks

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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Turtle Trader » 28/11/2013 1:01

Andamos nós a falar de carros eléctricos, uma data de especificações, blá blá blá. Já não se fazem carros destes, um carro do caraças...o Oilfield Dodge 1920

Isto é que eram máquinas :mrgreen:

http://www.youtube.com/embed/nq2jY1trxqg?rel=0
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 27/11/2013 21:34

dfviegas Escreveu:O que é que acontece nos electricos as manutenções são minimas


Excatamente dfviegas, os carros eléctricos são muito mais baratos em manutenção pois utilizam muito menos peças de desgaste, mas isso também depende da tecnologia que fornece a electricidade ( no caso das celulas de combustível não será tanto assim e muito menos com os extensores de autonomia).

Os construtores convencionais querem manter a base do seu negócio actual, produzindo automóveis muito complexos para continuarem a ter pouca concorrencia e bons lucros. Os automoveis eléctricos são um ataque a essas empresas, que então só os produzem com fraco design e pouca autonomia, para no fundo continuarem a não se venderem em quantidade o que implica que os preços não desçam e assim mantém-se o ciclo: é caro <---> não se vende.

Ao contrário que o Atomez disse
Atomez Escreveu:A solução ideal será a evolução tecnológica para baterias com maior capacidade, menor tempo de recarga, peso e dimensões adequadas e mais baratas. Mas isso não parece fácil nem a curto prazo.

a tecnológia já está bem avançada como a Tesla o demonstrou - http://www.teslamotors.com/ com o seu modelo S; capacidade 420 Km, tempo de recarga: 30 min. dão para 300 Kms e é gratis nos carregados da marca. O carro é melhor e menos caro que modelos topo de gama da mercedes, audi, bmw, gm, etc. Só não se percebe porque essas marcas não fazem concorrencia à Tesla que tem grande lista de espera pois, por ser uma empresa recente, ainda não consegue produzir em grande escala.

Claro que nós como consumidores, ao discutir estes assuntos em público de forma informada, podemos ter uma palavra a dizer na tecnologia que vai vingar no futuro.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 27/11/2013 20:59

Atomez Escreveu:Pois claro. As pessoas em geral são ignorantes e estúpidas, sabem lá o que é melhor para elas e o que melhor satisfaz os seus interesses. Deixam-se manipular como carneiros incautos com truques mirabolantes. Ainda bem que existem inteligentes e sapientes como tu, a vanguarda iluminada que tem por missão neste mundo guiar as massas para a felicidade suprema. Seja lá o que isso for.


Francament Atomez, que diabo de conversa vem a ser esta: não gostar do que escrevo (das minhas ideias) não te dá o direito de vir com este tipo de verborreia. Mas aproveito para te dizer que os qualificativos que usas para qualificar " as pessoas em geral" são palavras tuas, certamente sem gande ponderação mas espero que não te consideres como tal.

Eu por mim não perco mais tempo a responder-te pois não te deste ao trabalho, ou não podes-te rebater nada do que eu escrevi sobre o anuncio dos novos hibridos da volkswagen a consumir 1.1 L/100Km, e assim não interessa discutir com quem não apresenta argumentos válidos.
Editado pela última vez por Al_Trader em 27/11/2013 23:18, num total de 1 vez.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por dfviegas » 25/11/2013 10:14

Para os fabricantes a produção de electricos tem um outro problema.

Acutalmente onde é que os fabricantes vão buscar muito dinheiro, nas manutenções e substituições de peças.

O que é que acontece nos electricos as manutenções são minimas, como exemplo mal enjorcado é olhar para a produção de motos electricas "portuguesas" as BW por uma empresa portuguesa que acabou por falir, e porquê? porque entregavam as motas e depois elas nunca lá mais iam para trocar qualquer peças. Os seja os fulanos tinham o lucro pequeno e limitava-se a isso, não conseguiam facturar mais nada com aquela mota. O mesmo pode acontecer com os carros electricos.
 
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por atomez » 25/11/2013 2:07

Al_Trader Escreveu:Mas concordo que os fabricantes não são burros, mas se não tomarmos atenção fazem de nós burros ao vender-nos o que lhes interessa vender (automóveis complexos baseados em motores de combustão) e, usando a sua enorme capacidade de marketing para nos "orientar" nessas compras.

Pois claro. As pessoas em geral são ignorantes e estúpidas, sabem lá o que é melhor para elas e o que melhor satisfaz os seus interesses. Deixam-se manipular como carneiros incautos com truques mirabolantes. Ainda bem que existem inteligentes e sapientes como tu, a vanguarda iluminada que tem por missão neste mundo guiar as massas para a felicidade suprema. Seja lá o que isso for.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 25/11/2013 1:34

Atomez Escreveu:Isto é apenas uma questão de tecnologia e mercado. Relação custo/benefício e essas coisas.
...
Os fabricantes não são burros e sabem bem o que os espera, não se agarram a questões desse tipo. Querem é ganhar dinheiro apresentando ao mercado aquilo que o pessoal estiver disposto a comprar...


Atomez, acho que estás a ser simplista e não explicas como se conseguiu um avanço tecnológico tão importante redução de 50% no consumo de combustível em relação ao toyota prius - até agora o líder em baixo consumo dos hibridos. Para mais, vindo de um grupo supostamente sem tradição nesse tipo de automoveis !

Mas concordo que os fabricantes não são burros, mas se não tomarmos atenção fazem de nós burros ao vender-nos o que lhes interessa vender (automóveis complexos baseados em motores de combustão) e, usando a sua enorme capacidade de marketing para nos "orientar" nessas compras.

Para mim o futuro é electrico tendo tendo por base baterias - automóveis mais simples e melhores para nós ou, baseados em celulas de combustível - automoveis mais complexos e pior para nós. Mas nós é que temos de descobrir o que nos interessa comprar :shock: .
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por atomez » 24/11/2013 20:47

Como montar um carro elétrico em 17 minutos:



Um carro elétrico compacto de cidade com autonomia de 140 km é mesmo o que me dava jeito.

Só que... por 40.000 euros... não, obrigado.

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