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Caldeirão da Bolsa

Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 29/5/2008 0:31

Gncl_C Escreveu:Não é porque me apetece, é porque já vêm sendo explorados há 1 século exaustivamente e os carros eléctricos não.


Gncl, os motores eléctricos estão por todo o lado e as baterias também!


Gncl_C Escreveu:Tendo isto em conta, e o facto dos combustíveis fosséis serem limitados , eu diria que sim, o potencial de um carro eléctrico é maior que o potencial de um carro convencional.


Se se conseguisse um motor convencional com eficácia identica ao de um motor eléctrico, então o consumo caía 4 vezes!

E o petróleo duraria muito mais e seria muito mais barato neste momento...


Gncl_C Escreveu:Olha lá, uma coisa não percebo ,antes , não havia solução para o facto das baterias demorarem muito a carregar , agora que demonstrei que há já não interessa?


Quem não te entende sou eu, que começaste por argumentar com os últimos 100 anos e agora já só te interessam as notícias actuais.

Quando eu te digo que o crude está agora a custar 4 ou 5 vezes mais do que há 10 anos atrás e que o custo do combustível por kilómetro era igual ou menor que num automóvel eléctrico, não te interessa...

Para além do custo ser menor ou igual há relativamente pouco tempo, não precisa de baterias (mas de um banal depósito: leve e barato) e não tem nem pouco mais ou menos as limitações de autonomia e carga.


Quem está a argumentar com uma teoria da conspiração que se reporta aos últimos 100 anos és tu e não eu.




Eu nunca disse que os carros eléctricos vão ou não algum dia ser viáveis, do ponto de vista económico e prático.



Tu é que não podes pegar no exemplo do Tesla (um brinquedo que custa $100.000 e tem montes de limitações) e falar de um custo actual de $0.01 por kilometro para argumentar com uma teoria da conspiração para os ultimos 100 anos.

As baterias e tudo o resto, estão a evoluir. Essa notícia se faz alguma coisa é desmontar a teoria da conspiração que propões (não que fosse preciso!).

E não só essa como muitas outras nos últimos anos porque essa não foi nem pouco mais ou menos a única evolução nas baterias. Ainda há uns anos eram de niquel-cadium e hoje são de lítio, por exemplo.



E continua muita coisa por responder, que também não interessa e que não contrapões com outra coisa que não seja "tudo se resolve".

Essa notícia até me interessa e se prova alguma coisa é o que eu tenho dito: a evolução nessa área, existe!

E a essa notícia junta muitas outras...
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por Bzidroglio » 29/5/2008 0:27

Marco Antonio, já deste a solução para os tempos presentes: Energia Nuclear, que é o melhor que temos no momento.
Nos anos 70 apresentaram-nos o papão da energia nuclear que fazia muito mal, e nuestros vecinos instalaram-na no "nosso" Tejo em Almaraz!
Não sei se chegaria, mas o que se gastou em betão para os estádios e futebol, tinha dado uma grande ajuda na construção de pelo menos 1 central em Portugal.
Não é a melhor solução, mas certamente é muito melhor que a actual, e não sujeita à especulação.
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por atomez » 29/5/2008 0:26

Opel Flextreme

Híbrido plug-in diesel-eléctrico flex-fuel

Previsto para 2010:

Imagem

Class Compact car
Body style(s) 4–5 passenger, 3-door liftback
Engine(s) 1.3L CDTI diesel engine and electric motor
Wheelbase 2725 mm (107.3 in)
Length 4555 mm (179.3 in)
Width 1836 mm (72.3 in)
Height 1487 mm (58.5 in)

Electric propulsion with onboard Range Extender, recharging via power grid
Range (pure electric propulsion): 55 km
C02 emissions / km - less than 40 g according to European test procedure ECE R101 for range extender vehicles

Battery system:

- Type: Lithium Ion
- Energy content: 16 kWh (minimum)
- Peak output: 136 kW
- Voltage: 320 to 350 V
- Time to full charge: 3 to 3.5 hours at 220 V line voltage

Electric propulsion system:

- Electrical peak output: 120 kW (160 CV)
- Peak torque 322 Nm

Generator:

- Peak output: 53 kW (71 CV)

Range Extender:

- Type: Four-cylinder turbo-diesel engine
- Displacement: 1.3 liters
- Rated rpm: 1500 to 1800 rpm
- Peak rpm: 3200 rpm
- Tank capacity: 26 liters

Charging unit:

- Type: Power plug
- Voltage / Amperage: 220 V / 15 A
Editado pela última vez por atomez em 29/5/2008 2:45, num total de 3 vezes.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
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por Panizzi » 29/5/2008 0:22

MarcoAntonio , divide todos os carros que existem no Mundo por 2.

Imagina que uma metade funcionava através de energia eléctrica , venha ela de onde vier .

Agora vê se a dependência de petróleo não diminuia drasticamente e consecutivamente os lucros e contas das empresas.
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por curvedair » 29/5/2008 0:22

MarcoAntonio Escreveu:São as necessidades que ditam os meios utilizados. E nós fazemos coisas muito piores ao nosso planeta e do nosso ponto de vista, por certo que é uma solução melhor e dificilmente vai incomodar alguém. Pelo menos no Sistema Solar estamos "sozinhos"...
:mrgreen:

Entre enterrar num qualquer sítio da Terra (como já está a ser feito) ou colocar num determinado local do Espaço qual preferes?


MarcoAntónio, sem querer entrar em muitas questões sobre este tema que é muito abrangente e porque também este tópico é sobre se electricidade pode mover ou não os veículos automóveis, só vou sublinhar que não devemos acabar de estragar de vez e para sempre este planeta (da maneira que o conhecemos) e tudo o que cá existe.

Primeiro lugar e só apenas, não devemos fazer o altamente tóxico, lixo nuclear. Não sabemos onde enfiá-lo! Não conseguimos livrá-lo dele nem o que fazer com ele, durante milhares de anos.

E atirá-lo para o espaço é uma ideia sem nexo (apesar de imenso, o espaço não são as traseiras do nosso quintal).

A nossa Sociedade de hoje, o Género Humano que agora habita este planeta, não pode continuar a consumir e a gastar energia deste modo e a tentar fazer "fugas para a frente" quando encontra dificuldades energéticas que ele mesmo criou.
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por MarcoAntonio » 29/5/2008 0:17

Bzi, isto já foi dito tantas vezes mas é impossível não repetir a pergunta: tu achas que a Energia Eléctrica vem de onde?

Já hoje uma boa parte vem de combustíveis fósseis. Agora imagina que toda a gente usava automóveis eléctricos e imagina o que sería e de onde viria. Eu só vejo duas hipóteses: dos combustíveis fósseis na mesma ou da Energia Nuclear.

Nós hoje já temos limitações na produção de Energia Eléctrica (Portugal tem de importar, por exemplo) e os nossos carros andam a gasolina. Agora imagina...

Para produzir toda essa Energia Eléctrica era preciso ir busca-la a algum lado.


Depois, acenam-se com o fantasma de conspirações e interesses. Então um automóvel eléctrico também não moveria interesses? Não há gigantes eléctricos, só há gigantes do petróleo? E a nível de manutenção? As baterias têm uma vida útil, haveria produção em massa de baterias para veículos novos e para substituição de baterias desgastadas.



É curioso o texto:

"With the right battery........this car will endure till the end of time."


Com a bateria certa o carro durava eternamente.

Obrigado!... Assim com argumentação desta também eu!


Com a eficácia certa dos motores a combustão o Petróleo também duraria (praticamente eternamente) e sería muito mais barato.

Basta recuar 99, ano em que pagavamos 4x menos em gasolina (antes de impostos)!
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por Sei lá » 29/5/2008 0:17

Há muitas questões por explicar no EV1. Um veículo experimental por menos de 100.000 dolares não é de todo uma aberração. Há quem pague mais pelos protótipos de automóveis de motores de combustão que são apresentados nos salões...

A GM poderia também explicar porque razão cedeu carros às universidades e a seguir quase as processou por usarem os veiculos na estrada :roll: São muitas coisas que ficam por explicar, o que são explicadas por argumentos demasiado fracos.

Panizzi, eu acho que nada é impossível. Temos de dar tempo ao tempo e, acima de tudo, canalizar esforços nas pesquisa e desenvolvimento. Aceitei o argumento de que os motores eléctricos pouco podem evoluir em termos de aproveitamento, quando aos outros argumentos... não os aceito com a mesma facilidade.

Quando leio em atirar residuos nucleares para o espaço como uma solução.... ainda temos uma guerra com os ETs por causa disso e eles invadem-nos para explicar como é que se obtem energia nuclear sem deixar residuos :mrgreen: Marco, sabes que não sou pró-nucelar, por isso essa de atirar residuos para o espaço até me deu arrepios.
O mercado cega... nem uma ida a Cuba resolve. Cuba?!? :shock: Phone-ix!! Eles são socialistas pá!!!!
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por Panizzi » 29/5/2008 0:15

Não me mandem para a cabeça por favor que disso já estou farto e não ESTOU A COMPARAR O TELEMÓVEL COM OS CARROS.

Mas já imaginaram seguindo a mesma linha de raciocinio , mandarem destruír os telemóveis porque efectivamente as baterias não eram as melhores ?

Não o fizeram porque houve VONTADE, porque houve investimento.

Eu não quero bater muito mais nesta tecla , já me explicaram que era impossivel evoluír muito mais.

Mas permitam-me por favor , deixem-me que seja no mínimo , desconfiado ......
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por Gncl_C » 29/5/2008 0:12

MarcoAntonio Escreveu:
Gncl_C Escreveu:O potencial dos carros convencionais está quase no seu auge enquanto que o potencial do carro eléctrico mal começou a ser explorado.


Como assim?

Então a evolução tremenda que os a.c.i. têm sofrido devem-se a que potencial ao certo. E a que propósito dizes que está esgotado (quando o rendimento de um motor convencional anda ainda pelos 20~30%)?

Porque dizes isso? Porque sim? Porque te apetece?

E porque resolves ignorar a tremenda evolução que tem existido nos eléctricos (apenas porque não estão em massa nas estradas assumes que ainda não foi explorado?). Essa tecnologia está na verdade já a ser utilizada de forma muito massiva...

Aliás, a notícia que colocaste só demonstra como há inovação na área e como está a haver intensa investigação. E a par dessa notícia podia-se colocar umas 20 ou 30 dos últimos 20 anos pois a evolução nessa área tem sido imensa!




Não é porque me apetece, é porque já vêm sendo explorados há 1 século exaustivamente e os carros eléctricos não. Tendo isto em conta, e o facto dos combustíveis fosséis serem limitados , eu diria que sim, o potencial de um carro eléctrico é maior que o potencial de um carro convencional.

Olha lá, uma coisa não percebo ,antes , não havia solução para o facto das baterias demorarem muito a carregar , agora que demonstrei que há já não interessa?

Claro que houve evolução na área em discussão ,agora como engenheiro que és , sabes muito bem que o facto de haver muita gente a trabalhar no mesmo faz com que haja continuidade no trabalho.
Investigações começadas por um engenheiro são lidas por outros cientistas e a partir desse trabalho é descoberto algo novo, e existe um efeito de cascata.
Logo, quanto mais pessoas houver a trabalhar neste assunto , maior a probabilidade de haver soluções melhores e mais eficientes.
 
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por Bzidroglio » 29/5/2008 0:10

<object width="425" height="355"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/Eq2D_Ts5B5g&hl=en"></param><param name="wmode" value="transparent"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/Eq2D_Ts5B5g&hl=en" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="355"></embed></object>

A desculpa foram as baterias... vejam o vídeo.

e mais isto:

http://peswiki.com/index.php/Site:LRP:G ... ed_The_EV1

"The only problem that exists currently stopping the EV-1 are the oil companies, who do not want self-powering batteries. This would eliminate the need for oil/gasoline as fuel in combustion engines. With an electric car, there is no combustion, only pure electro-motive power. With the right battery........this car will endure till the end of time. View the video again and you will see the reality of this: http://www.youtube.com/watch?v=Eq2D_Ts5B5g&NR=1 The oil companies simply don't want this to happen. Stan Ovshinsky built a very good battery for the EV-1, but GM bought it and then sold it to the oil companies. Talk about a control paradigm, this one is a beaut..........shame on you, GM, Exxon, and the Global Elite.

Stan Ovshinsky was the inventor of the amorphous semiconductor......(he was told by the pundits that it was impossible). Mr. Ovshinsky undetered.....went to the Japanese, who financed his invention. Every single copy machine on this planet has one of those Ovshinsky devices in them. That enable him to create his significant R&D facility: http://www.ovonic.com/ At Ovonics Stan and Iris Ovshinsky developed a significant battery produced solely for the purpose of powering the EV1. Instead of receiving accolades and champagn for a tremedous invention. He was silenced, censored and told to shut up by GM, when he tried to advertize his invention in the trade papers. Stan Ovshinsky, the CEO of http://www.ovonic.com/oc_ecd_ovonics.cfm Ovonics, developed significant core http://www.ovonic.com/oc_ecd_ovonics_history.cfm technologies, that would enable this world to transition into the future, gaining significant momentum towards advanced technologies. "
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por Panizzi » 29/5/2008 0:06

JAM Escreveu:
Panizzi Escreveu:JAM , parece que a malta dos Ralis foi ultrapassada pelos Engenheiros , que se pode fazer ?

Resta dizer , fiquem com as bicicletas que nós vamos de carro. :lol:

Gostei desta troca de opiniões nada como falar com quem efectivamente sabe do que fala.

Obrigado especial ao MarcoAntonio pela paciência e partilha de sabedoria. :wink:


Nunca te desvalorizes perante quem aparenta saber mais que tu. :mrgreen:


Nem por isso , nem me desvalorizo , sempre com a ideia que inteligência e sabedoria são extremamente relativas.

Agora neste caso , deu para vêr que eles sabem efectivamente do que falam. Falar de electrões e essas coisas não é a minha especialidade.

Apenas não gostei do facto de quase dizerem que é impossivel e outras coisas que tais.

Nestes campos eu tenho sempre a ideia que tudo é impossivel até ao dia. Se as pessoas formadas na área dizem que é efectivamente impossivel hoje ou amanhã, então tenho que dar prioridade a essas afirmações.

Se são suficientemente competentes ou "sabedores" para terem essas certezas , então presumo que o futuro nos irá provar isso. Se não provar eu venho aqui mandar para a cabeça :P

Agora confesso que aprendi qualquer coisa e isso para mim é o que importa , dai agradecer e mostrar o meu respeito por estas pessoas. Afinal ensinaram-me coisas e eu nem precisei de pagar :wink:
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por atomez » 28/5/2008 23:58

JAM Escreveu:
Atomez Escreveu:Esse tal carro foi lançado pela GM após o choque petrolífero dos anos 70 (do séulo passado) como forma de explorar alternativas caso o petróleo continuasse a subir de preço.


Não estás a falar do GM EV1 pois não? :roll:

É esse mesmo.

Afinal não foi como resposta à crise do petróleo dos anos 70 mas sim às leis anti-poluição da California de finais dos anos 80

http://en.wikipedia.org/wiki/General_Motors_EV1

Curiosamente a GM está para lançar no mercado um híbrido plug-in, o Volt e na Europa o Opel Flextreme (híbrido plug-in diesel-eléctrico) lá para 2010

http://en.wikipedia.org/wiki/Chevrolet_Volt
Editado pela última vez por atomez em 29/5/2008 0:12, num total de 1 vez.
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por MarcoAntonio » 28/5/2008 23:54

Gncl_C Escreveu:O potencial dos carros convencionais está quase no seu auge enquanto que o potencial do carro eléctrico mal começou a ser explorado.


Como assim?

Então a evolução tremenda que os a.c.i. têm sofrido devem-se a que potencial ao certo. E a que propósito dizes que está esgotado (quando o rendimento de um motor convencional anda ainda pelos 20~30%)?

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por Gncl_C » 28/5/2008 23:46

Esta notícia é apenas a resposta a uma pergunta que colocaste,Marco António:" Tu tens solução para o tempo de carga da baterias com a tecnologia actual (fruto de intensiva evolução) ou não?"

Não era para mim, mas resolvi contribuir para a resposta. Afinal sempre existe solução para o tempo de carregamento.

Isto tudo para dizer , que para todos os problemas que aqui foram postos ao uso em massa do carro eléctrico pode haver solução, mas é necessário que sejam trabalhados.

Quanto ao que disse relativamente ao baixo número de pessoas a trabalhar nesta área, não tenho números efectivos, contudo acho que há muito mais pessoas a trabalhar em motores para os carros convencionais do que para os carros do futuro. É só isto. Todos os anos saiem carros novos de F1 , todos os anos eles ficam desactualizados. Isto não acontece nem de longe nem de perto com os carros eléctricos.

O potencial dos carros convencionais está quase no seu auge enquanto que o potencial do carro eléctrico mal começou a ser explorado.

Há 2 milénios atrás usou-se vapor para fazer mover as portas de um templo. Só no século XVIII ou XIX é que se começou a usar a tecnologia para fazer viagens através dos comboios.

Tecnologia que ficou na prateleira 2000 anos, tudo isto para dizer que o mesmo pode acontecer hoje.
 
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por Sei lá » 28/5/2008 23:39

Panizzi Escreveu:JAM , parece que a malta dos Ralis foi ultrapassada pelos Engenheiros , que se pode fazer ?

Resta dizer , fiquem com as bicicletas que nós vamos de carro. :lol:

Gostei desta troca de opiniões nada como falar com quem efectivamente sabe do que fala.

Obrigado especial ao MarcoAntonio pela paciência e partilha de sabedoria. :wink:


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por MarcoAntonio » 28/5/2008 23:34

Gncl_C, o mundo continua a evoluir e como eu já disse n vezes as baterías têm evoluído muítissmo e é completamente errado dizer que a evolução tem sido lenta ou que não têm sido feito esforços nesse sentido. Aliás, esta notícia demonstra o oposto do que propões, demonstra que a evolução existe e é importante (e basta olhar para os últimos 10 ou 20 anos e ter um conhecimento bastante superficial destas questões para constatar o quanto se evoluiu nessa área). Até porque como já disse, essa tecnologia já é utilizada massivamente em várias áreas. O mundo não é só automóveis!


Quando for economicamente viável e prático, naturalmente os automóveis eléctricos vingarão (se esse dia chegar, porque entretanto até pode surgir outra alternativa melhor). O mundo opta pelo melhor e até aqui o melhor tem sido os a.c.i. depois de tudo somado.

No futuro?

No futuro não sabemos...

E o futuro começa hoje, naturalmente.
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por Sei lá » 28/5/2008 23:34

Atomez Escreveu:Esse tal carro foi lançado pela GM após o choque petrolífero dos anos 70 (do séulo passado) como forma de explorar alternativas caso o petróleo continuasse a subir de preço.


Não estás a falar do GM EV1 pois não? :roll:
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Pequena correcção

por Zroof » 28/5/2008 23:30

Quico Escreveu: Agora um automóvel com uma tonelada a deslocar-se a 100km/h precisa hoje a mesma energia cinética de há um século. Mais precisamente 1/2mv^2= 386kJ (kiloJoule).


Essa é a energia (excluindo todas as resistências) para o levar de 0 a 100.
Para o manter a 100 (na horizontal) a energia é gasta somente para vencer os atritos. Como a aerodinâmica melhorou muito até talvez gaste menos do que há um século.

Mas são pormenores, quanto ao resto estou quasi 100% de acordo.
A Nissan está a apostar em substituir as baterias por outras carregadas, com vantagem na rapidez e por não se por o problema da carga simultânea pelos utilizadores. Só que do ponto de vista logístico não sei como vão resolver o problema.

Acredito no futuro do carro eléctrico, acredito que as baterias vão evoluir pressionadas pela excelente área de negócio, o problema para mim é mesmo a produção de energia. A não aposta do governo pela nuclear é um erro que vamos pagar caro...

Cumprimentos
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Think ahead

por Gncl_C » 28/5/2008 23:29

Bem, a discussão já vai muito avançada pelo que não tem sentido responder a coisas que foram ditas duas páginas atrás. Deixo aqui a resposta a uma pergunta que foi feita nesta página:

É possível diminuir o tempo de carregamento? É sim.

http://ciberia.aeiou.pt/gen.pl?p=storie ... ories/2378

Novas baterias da Toshiba recarregam num minuto

"A Toshiba anunciou esta semana o lançamento de novas baterias de iões de lítio, que recarregam até 80 por cento da sua carga total, em apenas um minuto.

As novas baterias da Toshiba podem ser recarregadas até 80 por cento da sua carga total, em apenas um minuto, o que significa que são 60 vezes mais rápidas do que as actuais. Construídas com base em iões de lítio, estas baterias oferecem também uma grande densidade de energia.
As referidas baterias reflectem os avanços que a empresa tem feito relativamente ao uso da tecnologia nano-material, aplicada aos dispositivos eléctricos, e também o histórico que a Toshiba apresenta no fabrico de baterias de iões de lítio.
De acordo com a empresa, as vantagens destas baterias não se ficam por aqui. Estes dispositivos têm um ciclo de vida mais longo do que as baterias normais, perdendo apenas 1 por cento da capacidade após mil ciclos de carga/descarga, e funcionam mesmo em ambientes de baixas temperaturas, por exemplo, a menos de 40 graus a bateria perde apenas 80 por cento da sua capacidade total.
A nova bateria só vai estar no mercado no próximo ano e, numa fase inicial, apenas disponível para os sectores industrial e automotor, onde poderão ser uma fonte de energia alternativa para os veículos híbridos.
Em termos de tamanho, peso e segurança, as baterias da Toshiba são também mais vantajosas do que as tradicionais."


E quem diz neste ponto , diz noutros pontos apontados como falhas desta tecnologia,isto se os esforços dos milhões de engenheiros por esse mundo fora estivessem vocacionados para fazer isso mesmo.Agora com 1 ou 2 a trabalhar nisto é complicado o carro eléctrico ser mais viável que o carro com combustível fossíl.
Editado pela última vez por Gncl_C em 28/5/2008 23:35, num total de 1 vez.
 
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por Sei lá » 28/5/2008 23:28

Quico Escreveu:
JAM Escreveu:Notem uma coisa interessante, os projectos eléctricos pararam mas surgiram os hibridos, mas os hibridos andam a combustivel fossil... Os fosseis surgem sempre no meio, quando não surgem... puff!! acaba-se.


Caro JAM:

Mais uma vez as tuas queridas teorias da conspiração... :roll:

Então e a energia eléctrica que tens em casa nas tomadas vem de onde? Nasce pura e límpida da natureza?! (Não me venhas com eólicas - que nessa área trabalho eu - nem com hídricas, por favor!)

É só comigo, ou tens tendência para ir ignorando os argumentos que te apresentam? Já falei sobre esse aspecto uns posts atrás! Depois não queres que eu te chame o "sempre em pé" das discussões! Por mais que te expliquem, voltas ao mesmo passado um bocado ... e o pessoal cansa-se... e no fim o que te interessa é que passas aquela imagem do gajo que ficou com a razão! Valha-me Deus! :roll:


É uma teoria da conspiração sim, que curiosmente não teve grande debate publico. Mas a teoria da conspiração não surgiu do nada, foi a própria GM que se encarregou de arranjar matéria factual para a trazer a lume.

Não fujo às tuas questões nem às de ninguém. Parece má vontade da tua parte estares a insinuar isso, quando já por diversas vezes aceitei factos dos quais discordava.

Como se abasteciam os automóveis. Em primeiro lugar, esse não deveria ser um grande problema pelo simples facto de que, se o EV1 tivesse continuidade, não terias milhões de EVs neste momento, quanto muito terias umas dezenas de milhares. A vantagem é que terias uma tecnologia mais desenvolvida e mais eficiente e até os hibridos teriam provavelmente beneficiado com isso.

A questão do abastecimento de dezenas de milhares destes veículos numa rede como dos EUA não deveria ser nada de impossível. É verdade que a situação estaria em estágio de remedeio, e remedeio não é solução. Mas em situação de remedeio já nós estamos e não temos veículos eléctricos.
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por MarcoAntonio » 28/5/2008 23:21

Curvedair, não sou perito da área. Mas existe a sugestão de utilização de outros isótopos, da reutilização dos materiais, etc.

O principal problema da Energia Nuclear são os desperdícios radioactivos (actualmente não são um problema grave apesar da grande quantidade de centrais que já existe). Exigem depósitos especiais e manutenção cuidadosa. Mas o resultado final é uma Energia perfeitamente viável e que já está a ser largamente utilizada (muito embora muita gente não se dê conta). Por exemplo, nos Estados Unidos há já neste momento mais de 100 centrais. E há países aqui bem perto de nós (como a França) onde mais de 50% da Energia Eléctrica é de origem Nuclear. Já hoje!

E exporta Energia.

Nós em Portugal importamos...


Ainda ao nível dos perigos para o ambiente, outras tecnologias (nomeadamente os combustíveis fósseis) estão muito longe de serem isentos de perigos e há quem defenda até que, também há hoje, tudo somado, os perigos da Energia Nuclear são menores que os de outras alternativas como os combustíveis fósseis.

Eu acredito que o Futuro (e já grande parte do presente) passará por aí. Mas ele (o Futuro) o dirá...

Quanto ao lançar os desperdícios no Espaço (eu não disse que era à deriva e refire-me a isso muito por alto), eu não vejo grande problema. Como não vejo problema que alguns satélites do nosso sistema solar possam um dia vir a ser explorados (por exemplo, mineralmente).

São as necessidades que ditam os meios utilizados. E nós fazemos coisas muito piores ao nosso planeta e do nosso ponto de vista, por certo que é uma solução melhor e dificilmente vai incomodar alguém. Pelo menos no Sistema Solar estamos "sozinhos"...
:mrgreen:


Entre enterrar num qualquer sítio da Terra (como já está a ser feito) ou colocar num determinado local do Espaço qual preferes?


A verdade é que a evolução tem criado desperdício e lixo. Mas ninguém está a deixar de viver a sua vida por causa disso e, é claro que sempre tentando fazer o melhor, não vale a pena imaginar um mundo utópico onde tudo é limpo e a natureza é tratada 5 estrelas porque simplesmente isso não vai acontecer nunca!
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por curvedair » 28/5/2008 23:10

MarcoAntonio Escreveu:Já agora, sobre a Energia Nuclear, acredito (como já defendi aqui diversas vezes neste forum) que é a Energia do Futuro.

Quando utilizada em larga escala (face ao actual, que já diga-se já é utilizada numa escala bem significativa) creio que a questão dos resíduos acabará por passar pelo lançamento dos mesmos para o Espaço ou, eventualmente, evolução na tecnologia utilizada que reduza significativamente a produção de desperdícios radioactivos.


A Energia Nuclear é uma energia cheia de problemas e de problemas muito sérios!... Não devemos seguir esse caminho.

Atirar lixo nuclear para o espaço, só pode ser considerado como um acto de desespero... imaginar que haja uma revolução tecnológica para reciclar desperdícioas radioactivos é muito idêntica à expectiva de uma revolução tecnológica na electricidade para utilização em veículos automóveis.
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por atomez » 28/5/2008 22:59

Bzidroglio Escreveu:O que gostaria de ver da vossa parte é o raciocínio lógico da razão porque um fabricante de um produto de sucesso (o tal automóvel eléctrico) e com mercado, os manda recolher a todos e não admite vender 1 sequer!

Esse tal carro foi lançado pela GM após o choque petrolífero dos anos 70 (do séulo passado) como forma de explorar alternativas caso o petróleo continuasse a subir de preço.

Era economicamente inviável. O custo de produção era elevadíssimo, sobretudo as baterias. Se fosse vendido ao preço de custo ninguém o comprava. De acordo com as leis da concorrência é proibido vender um produto abaixo do preço de custo, de modo que só foi posto no mercado em leasing com um valor altamente subsidiado. Quer dizer, o fabricante perdia uma pipa de massa em cada um.

Como o preço do petróleo estabilizou e até voltou a descer tornou-se um desastre económico e o fabricante resolveu deixar de os produzir e retirar do mercado os que havia para não ter de continuar com a sua manutenção (eram em leasing, lembram-se?)

Em termos bolsistas, resolveu assumir o prejuízo e encerrar a posição.

Mais alguma questão?



Bzidroglio Escreveu:Se tenho um bom negócio, o que me pode obrigar a desistir dele ?

Essa é fácil -- outro ainda melhor!
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por MarcoAntonio » 28/5/2008 22:43

Bzidroglio Escreveu:A coisas como essas eu respondo: actualmente não.


Pronto. Então afinal estamos de acordo!


Bzidroglio Escreveu:Mas, há 20 anos imaginavas que andavas com 1 PC mais potente do que tinham as médias empresas sob a forma de um telemovel que pesa umas gramas.


Bolas, Bzi. Isso já foi discutido aqui neste mesmo tópico, será que leste o que se escreveu sobre o assunto?

Não deves fazer essa comparação, não é expectável que a evolução se dê à mesma velocidade em todas as áreas e em todos as tecnologias. Nalguns casos sabemos até perfeitamente que já não é possível evoluir praticamente mais nada....


No caso dos automóveis eléctricos, a necessidade de evolução está nas baterias essencialmente (ou por outra, no armazanamento, transporte e carga da energia que o motor necessita).

E a evolução tem-se dado. Porque essa tecnologia já está a ser massiviamente utilizada. Não em automóveis particulares mas em muitas outras coisas (deste telemóveis, passando por computadores portáteis a máquinas, empilhadoras, etc).

E vai certamente continuar a evoluir (aqui ninguém disse o contrário). O que se desmontou foi uma "teoria da conspiração" de que a tecnologia dos automóveis eléctricos existe e eles só não andam por aí porque "eles" não querem.

Os automóveis eléctricos não andam por aí porque os que de combustão interna têm-nos batido em diversas questões muito pertinentes por larga margem!


Mas no futuro, a ver vamos...


Bzidroglio Escreveu:O que digo, é que se houver vontade as coisas avançam, se não houver, ficam paradas.



Há vontade. Desde muitos protótipos e experiências até soluções hibridas que estão a demonstrar ser comercialmente viáveis.

Mas a vontade não é tudo.

Os a.c.i. são mais práticos, mais baratos de produzir, mais versáteis, etc. Isto com evolução em todo o lado.

Volto a dizer, o mundo vai mudando e essa realidade pode vir a alterar-se. A subida desenfreada do crude e as limitações de recursos do mesmo pode, naturalmente, ser um dos catalizadores da mudança... ou então até surgir outra coisa (pois tem-se explorado diversas alternativas).

Quando alguma coisa de comercialmente viável surgir, não tenhas dúvidas que vinga.
Bons Negócios,
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por Bzidroglio » 28/5/2008 22:30

Peço desculpa se entendeste que estava a atacar as pessoas. Não foi, nem nunca será a minha forma de intervir em forums.
O que quis dizer e reafirmo é que não se pode dizer algo do género que disseste (e não vejas isto como um insulto):

"Tu tens solução para o tempo de carga da baterias com a tecnologia actual (fruto de intensiva evolução) ou não? Tu tens solução para a limitação de autonomia dos veículos eléctricos ou não? Tu tens solução para o elevado custo de produção de veículos totalmente eléctricos ou não? "

A coisas como essas eu respondo: actualmente não.

Mas, há 20 anos imaginavas que andavas com 1 PC mais potente do que tinham as médias empresas sob a forma de um telemovel que pesa umas gramas.

Na altura eram precisos tijolos. Foi a tecnologia que veio depois (e que também não existia) que fez esse avanço.

O que digo, é que se houver vontade as coisas avançam, se não houver, ficam paradas.

É diferente ter 1 curioso a trabalhar ou ter 100 cientistas a desenvolver 1 projecto.

Basta ver os avanços e descobertas que existem em tempos de guerra. Porquê ? Porque nesses cenários todos os Países estão envolvidos.

Se dissesse que existem carros a andar a banha de porco ? Não é futuro.. passou há pouco na SIC no jornal das 8 :mrgreen:
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