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Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por BearManBull » 10/7/2022 0:57

Opcard Escreveu:Vamos por partes ri com o comportamento de manada dos 4 rodas em São Francisco carros que juntam para impediram o trânsito , e dali não saiam nenhum engenheiro os convenceu , só em cima de reboques .

Nesta tentativa de condução automática veio me a memória os azares da Testa 2 situações uns que consegue trazer um carro para junto de si e outro que se colocou a abrir as portas e vidros em diversos países .

Vendo o problema da condução automática mais que questões técnicas o problema está na segurança .


Neste campo acho que tens uma ideia mal formada do potencial destes sistemas e da real aplicabilidade.

Os aviões são em grande parte pilotados automaticamente e não há grandes registos de falhas desses sistemas.

Existe uma componente importante em sistemas críticos que os humanos nunca serão capazes de competir com as máquinas na capacidade de ter sempre o mesmo poder de resposta.

As AIs nos carros autónomos têm potencial de reduzir o numero de acidentes e sinistralidade nas estradas em varias ordens de grandeza. O grande problema é que nenhum sistema é imune a erros, mas de certeza que consegues garantir um nível de segurança global das estradas muitíssimo superior ao actual com recurso aos carros autónomos. Outro aspecto importante, mas de segundo plano é a otimização (energia) e liberação (condutor) de recursos.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por MarcoAntonio » 9/7/2022 22:51

Opcard, não é bem o que dizem algumas fontes, vê aqui por exemplo:

https://www.iotworldtoday.com/2022/07/0 ... for-hours/

Tens razão, no entanto, no que diz respeito a existirem questões de segurança - especialmente no caso de São Francisco e da Cruise, onde parece que já existiram outros problemas - pois estamos a falar de tecnologia ainda muito incipiente. Pelo menos nessa perspectiva, sim. Mas à medida que a tecnologia amadurecer, enfim, a questão da segurança terá de ser contabalançada com a alternativa. É que problemas de segurança vão sempre existir (e sem condução autónoma, também).
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Opcard » 9/7/2022 21:23

Vamos por partes ri com o comportamento de manada dos 4 rodas em São Francisco carros que juntam para impediram o trânsito , e dali não saiam nenhum engenheiro os convenceu , só em cima de reboques .

Nesta tentativa de condução automática veio me a memória os azares da Testa 2 situações uns que consegue trazer um carro para junto de si e outro que se colocou a abrir as portas e vidros em diversos países .

Vendo o problema da condução automática mais que questões técnicas o problema está na segurança .
 
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por MarcoAntonio » 9/7/2022 20:04

Bom, isto parece dizer respeito a duas histórias diferentes, mas ambas estarão alteradas.


Em relação ao episódio dos Teslas, a Bloomberg diz especificamente que o individuo em causa, um jovem de 19 anos que trabalha em cybersecurity e estava a fazer uma auditoria para uma empresa francesa, encontrou falhas de segurança nos Tesla que lhe permitia fazer várias coisas (abrir/fechar portas, ligar/desligar música, etc) mas que não conseguiu tomar o controlo total de veículos:

He was performing a security audit for a French company when he noticed something unusual: a software program on the company’s network that exposed all the data about the chief technology officer’s Tesla Inc. vehicle. The data included a full history of where the car had been driven and its precise location at that moment.

But that wasn’t all. As Colombo dug deeper he realized that he could push commands to Tesla vehicles whose owners were using the program. That capability enabled him to hijack some functions on those cars, including opening and closing the doors, turning up the music and disabling security features. (He couldn’t take over the cars’ steering, braking or other operations, however.)


Em relação aos veículos de outros países, aqui fica também o que diz o artigo da Bloomberg:

Colombo said he found more than 25 Teslas in 13 countries throughout Europe and North America that were vulnerable to attack, and that subsequent analysis indicated there could have been hundreds more. The flaws aren’t in Tesla’s vehicles or the company’s network but rather in a piece of open-source software that allows them to collect and analyze data about their own vehicles.

Tesla didn’t respond to requests for comment. Colombo said a member of the company’s security team contacted him and that he shared his findings. A spokesperson for the U.S. National Highway Traffic Safety Administration said it has been in contact with Tesla about the matter and that the agency’s cybersecurity technical team would assist with the evaluation and review of the information.



Segundo a notícia, a causa está numa aplicação open-source que permite aos proprietários dos veículos recolher e analisar informação, embora aqui não creio que a notícia possa estar inteiramente correcta, ou pelo menos que seja inteiramente esclarecedora: ou a aplicação permite mais do que recolher dados e isso é suposto ser possível ou este não é um comportamento esperado e, portanto, há uma vulnerabilidade do lado da Tesla.


Fonte (bloomberg):
https://www.bloomberg.com/news/articles/2022-01-13/german-teen-stumbled-across-flaw-allowing-him-to-hijack-teslas
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por MarcoAntonio » 9/7/2022 19:38

Opcard Escreveu:Podem terem enlouquecido ou antes será só uma revolta , na verdade durante várias horas vários carros com condução autónoma em local estratégico reuniram-se e bloquearam o trânsito , os engenheiros vindos em socorro nada conseguiram , única solução foram levá-los ao “colo »

Um jovem de 19 anos consegue abrir 22 Teslas em 14 países como os fez vir ao seu encontro , recebeu umas dezenas de milhares de dólares da Tesla …

De onde estás a tirar essas coisas?

O tweet que partilhaste, além de não dizer o mesmo, o autor nem parece saber bem o que se passou. Tiraste isso de alguma outra fonte?
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Opcard » 9/7/2022 19:14

Podem terem enlouquecido ou antes será só uma revolta , na verdade durante várias horas vários carros com condução autónoma em local estratégico reuniram-se e bloquearam o trânsito , os engenheiros vindos em socorro nada conseguiram , única solução foram levá-los ao “colo »

Um jovem de 19 anos consegue abrir 22 Teslas em 14 países como os fez vir ao seu encontro , recebeu umas dezenas de milhares de dólares da Tesla …

https://twitter.com/TaylorOgan/status/1 ... o-panne%2F
 
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Opcard » 8/7/2022 7:12

MarcoAntonio Escreveu:Deve, quer dizer, perdeu contabilisticamente esse valor, certo?

(confesso que só li as notícias de raspão)


Sim , a notícia era assim :

“Ana­lis­tas do Cre­dit Suisse tam­bém esti­mam que uma pro­vi­são de US $ 475 milhões pre­cisa ser adi­ci­o­nada.
A expli­ca­ção? A Tesla com­prou em 2021 por US $ 1,5 bilhão em bit­co­ins ao preço de US $ 28.000. No entanto, a crip­to­mo­eda valia ape­nas US $17.700 por uni­dade em mea­dos de junho.”
 
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por MarcoAntonio » 7/7/2022 22:39

Deve, quer dizer, perdeu contabilisticamente esse valor, certo?

(confesso que só li as notícias de raspão)
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Opcard » 7/7/2022 22:27

. No pri­meiro semes­tre do ano a Tesla foi ultra­pas­sadia pela BYD, fabri­cante chi­nês entre­gou 641.000 veí­cu­los em com­pa­ra­ção com 565.000 para a marca ame­ri­cana.

E como tinha comprado Bitcoin a 28 000 dólares deve 500 000 milhões de menos valias
 
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Opcard » 20/7/2021 21:24

“ Como apagar um incêndio num BMW i8? Deixando-o de molho

Pode parecer mentira, mas a melhor forma de apagar um incêndio num carro elétrico é com água, muita água. Exemplo disso é este BMW i8 que esteve "de molho" 24 horas.

https://www.razaoautomovel.com/2019/03/ ... endio-agua


https://www.jn.pt/mundo/bombeiros-mostr ... 57880.html
 
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por cloudexpert » 20/7/2021 21:12

Opcard Escreveu:Quando acordamos é que nos apercebemos que o sonho não é real , há muito que deixei de fazer de despertador , mas devo deixar alertas para o acordar .

Há 2 áreas onde os europeus dominam sector automóvel Alemanha e luxo França e Suíça com os Ferraris italianos,

Com a vitória eléctrica as mais valias serão chinesas e também dos USA , a produção eléctrica só com o nuclear será possível, a queda no emprego de qualidade ver salários no sector vão ser um desastre.

Apenas deslocamos a poluição , bateria sólidas estavam prometidas para 2020 pelos japoneses

Comunicado da General Motors

“ "Como precaução, pedimos aos proprietários de veículos elétricos Chevrolet Bolt que estacionem seus veículos do lado de fora imediatamente após a recarga e não deixem seus veículos carregando durante a noite “disse a General Motors


isto da GM é um erro/asneira ridícula de engenharia. Qualquer sistema com por exemplos os painéis solares desligam o circuito que envia energia para as baterias quando estas estão carregadas. Com é possivel a GM fazer esta asneira deixa-me intrigado. Só se detectaram algum problema no sistema que verifica a tensão na bateria, só pode.
 
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Opcard » 16/7/2021 18:47

Quando acordamos é que nos apercebemos que o sonho não é real , há muito que deixei de fazer de despertador , mas devo deixar alertas para o acordar .

Há 2 áreas onde os europeus dominam sector automóvel Alemanha e luxo França e Suíça com os Ferraris italianos,

Com a vitória eléctrica as mais valias serão chinesas e também dos USA , a produção eléctrica só com o nuclear será possível, a queda no emprego de qualidade ver salários no sector vão ser um desastre.

Apenas deslocamos a poluição , bateria sólidas estavam prometidas para 2020 pelos japoneses

Comunicado da General Motors

“ "Como precaução, pedimos aos proprietários de veículos elétricos Chevrolet Bolt que estacionem seus veículos do lado de fora imediatamente após a recarga e não deixem seus veículos carregando durante a noite “disse a General Motors
 
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Optimiza » 16/7/2021 18:03

Opcard Escreveu:A Europa pretende proibir a venda de carros a gasolina e diesel a partir de 2035. Uma decisão brutal e radical com a perda de centenas de milhares de posto de trabalho e apesar dos planos de construir fábricas de baterias na Europa, dependência da Europa vai aumentar.

Os países europeus tem na venda de combustíveis uma fonte de receita elevada , como irão taxar no futuro ?

A Europa quer a cadq 60 quilômetros para recarga elétrica e a cada 150 quilômetros para reabastecimento de hidrogênio

. O problema será, no entanto, o número de pontos de recarga , que que serão necessários para os dias em que milhares é milhares vão de férias e o sistema electro aguenta ?

Ver quem ganha :

Imagem


Opcard, a decisão é brutal, mas inelutável e indispensável.
Excluindo Inglaterra e Noruega, a produção de petróleo na Europa é próxima do zero. Com as viaturas elétricas, a energia renovável consumida será toda produzida na Europa e quanto às baterias, há que explorar o lithium Português e Espanhól, Romeno e Húngaro, finlandês e Sérvio, Austriaco e o Alemão na região do ruhr. Mais à frente (2040?), o silício (a simples areia das praias) vai ser a base de revolucionárias baterias sólidas ultra-baratas.
https://cen.acs.org/business/inorganic- ... ing/99/i21

Quanto a impostos futuros, Governos vão certamente aumentar impostos de circulação (mesmo os elétricos vão deixar de ter borlas), e o IVA sobre a eletricidade de baixa tensão vai ter de aumentar (no nosso caso de 23 para 25%). Os painéis solares vão ter tb de pagar imposto anual, uma vez que todas as pessoas já fazem ou vão fazer o bypass aos custos energéticos acrescidos com painéis solares.

Na compra, os elétricos podem, apartir de 2030, pagar imposto adicional sobre Newton metros.

p.s. Vamos continuar a ver viaturas a gasóleo e híbridos muito para lá de 2040 (autonomias e consumos)
p.s.2 Com um Tesla M3 long range ou com um VW ID3 82KW tens 550 kms de autonomia (suficiente para fazer Paris/Marseille, carregando apenas 10 minutos num fast charger). No futuro, as autonomias vão ultrapassar os 1000 Kms.

Bom FDS
Anexos
Tesla Model3 e VW ID3 já tem autonomia de 550 kms sem recarregamento.jpg
Editado pela última vez por Optimiza em 16/7/2021 18:48, num total de 1 vez.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Opcard » 16/7/2021 17:37

A Europa pretende proibir a venda de carros a gasolina e diesel a partir de 2035. Uma decisão brutal e radical com a perda de centenas de milhares de posto de trabalho e apesar dos planos de construir fábricas de baterias na Europa, dependência da Europa vai aumentar.

Os países europeus tem na venda de combustíveis uma fonte de receita elevada , como irão taxar no futuro ?

A Europa quer a cadq 60 quilômetros para recarga elétrica e a cada 150 quilômetros para reabastecimento de hidrogênio

. O problema será, no entanto, o número de pontos de recarga , que que serão necessários para os dias em que milhares é milhares vão de férias e o sistema electro aguenta ?

Ver quem ganha :

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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por cloudexpert » 4/6/2021 11:05

Já existe um carro a células de hidrogenio i miraii da toyota. Ainda é uma tecnologia recente.

a massificação dos elétricos vai longe, o porcesso de carregamento nos prédios ainda não funcioana bem. Obriga a autiorizações de condominos, a pedir projeto para mandar fazer uma puxada da habitação, etc.

Enquanto não for enviar um mail para pedir um posto de carregamento numa garagem, o carro elctrico ainda não vai er pernas para andar.
 
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Opcard » 4/6/2021 9:13

1.a marca a comunicar honestamente ao utilizar a palavra “Local”

Tradução automática :
“No entanto, alguns fabricantes parecem ter cuidado com as palavras que usam. Nesta semana, a BMW, que revelou seu SUV elétrico iX, disse: "o primeiro serviço pós-venda projetado como elétrico desde o início oferece prazer de dirigir sem emissões locais".

A palavra "local" adquire todo o seu significado: estamos finalmente começando a deixar claro que a única certeza que temos é que o carro elétrico não polui localmente (além do desgaste dos pneus / freios). De resto, provavelmente evitaremos falar sobre um carro limpo. Mais limpo que uma térmica, talvez, e até com certeza, mas "limpo", não.
 
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por BearManBull » 31/5/2019 15:23

Como se pode ver no artigo do WEF What are Europe’s biggest sources of carbon emissions? para atacar realmente o problema do aquecimento global temos de ser pragmáticos.

Na Europa os grandes causadores das emissões de CO2 são na sua maioria as produtoras de electricidade (EDPs, Endessas) e a industria.
Se modificarmos o sistema de transporte a eléctrico de baterias, vai-se pressionar ainda mais estes sectores e consequentemente o mais provável é aumentar ainda mais as emissões do que na actualidade, para além da enorme poluição causada pelo lítio e do enorme aumento do custo da tarifa eléctrica no bolso do consumidor (> procura> preço lei básica do mercado).

As centrais captadoras de CO2 não são ficção científica e existem já algumas dezenas em funcionamento. Uma estratégia real de combate ao aquecimento global tem de incluir este tipo de tecnologia numa proporção significativa. Devia ser algo muito mais difundido que continua escondido do grande público.


"Europa emite el 10%, China el 28%. Por tanto, cuidado con las decisiones que tomemos, seamos prudentes. Si otros no nos siguen no lograremos reducir las emisiones", pero Europa sí sufrirá los efectos negativos en la economía.


El 67% de la electricidad en China se produce con carbón.


Brufau arremete contra las eléctricas tradicionales y les culpa del cambio climático


Outro aspecto relevante é que a Europa emite menos de metade dos gases de efeito de estufa quando comparado com a China. Novamente numa estratégia sólida, passa por negociar que os outros parceiros estejam também vinculados à mesma causa, sob pena de perda de competitividade que resulte num desaire económico.

Com clima de pânico que se tem vindo a tentar incutir na Europa podemos arriscar a não só estarmos a caminhar para uma profunda perda de competitividade como ao mesmo tempo se propicie um aumento das emissões, quer seja pela redução do preço dos combustíveis fosseis, quer seja pelas más escolhas tecnológicas.
Anexos
1511B16-european-co2-emissions-energy-manufacturing-households.png
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por BearManBull » 4/4/2019 11:37

Según Javier Arboleda, responsable técnico de Hyundai España, el Nexo, es un vehículo «cuyo funcionamiento es idéntico al de un eléctrico, pero con la ventaja de que apenas se tardan cinco minutos en repostar, y con una carga completa se pueden recorrer más de 660 kilómetros»


Estar a apostar no eléctrico convencional em vez de ir pela via das pilhas de combustível a H2 é como apostar numa numa rede de telecomunicações terrestre quando já existe 5G.

Vantagens do hidrogénio H2:

:arrow: Pode usar infra-estrutura de gasodutos já existente
:arrow: Compativel veìculos de transporte pesados tanto para mercadorias como de pessoas (com baterias de lítio é impossível actualmente)
:arrow: Muito mais eficiente em termos de armazenamento
:arrow: Pode ser usado inclusivamente como complemento ao gás butano/propano
:arrow: Pode ser produzido no mar com recurso a algas, ou com os excessos das potências instaladas na rede eléctrica
:arrow: Pode reutilizar virtualmente toda a infra-estrutura existente de abastecimento de carburantes (com as devidas adaptações obviamente)




https://www.abc.es/motor/reportajes/abc ... ticia.html
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Opcard33 » 10/2/2019 15:39

MNPTLIS Escreveu:Ninguém fala da radiação electromagnética dos carros eléctricos e o que pode fazer a saúde dos ocupantes pois é pode estragar o negocio.
Mas o tema é serio por exemplo já existe gente que ao aproximar-se dos carros em carregamentos os smartphones ficaram limpinhos de informação.
Para mim antes gasolina , gaz ou hidrogénio.
Por alguma razão a Mazda aposta fortemente no desenvolvimento dos motores a gasolina.


Nem das limitações da baterias com temperaturas negativas , o politicamente correcto é a maior doença das civilizações ocidentais , até acredito que há gente financiada para destruir a única indústria viável da Europa , nunca esqueço que quem salvou as baleias foi a indústria de petróleo .

Começaram a aparecer estudos que afinal as ventoinhas não é uma energia assim tão limpa .
 
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por MNPTLIS » 10/2/2019 13:46

Ninguém fala da radiação electromagnética dos carros eléctricos e o que pode fazer a saúde dos ocupantes pois é pode estragar o negocio.
Mas o tema é serio por exemplo já existe gente que ao aproximar-se dos carros em carregamentos os smartphones ficaram limpinhos de informação.
Para mim antes gasolina , gaz ou hidrogénio.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Marco Martins » 8/2/2019 12:04

Voltando um pouco à questão electrica, acho que ainda tem muito para caminhar...
- Quantas bombas de gasolina conhecem que se adaptaram aos carros electricos? (conheço zero na zona da Maia e Porto!!!)
- Que legislação existe para fazer carregamentos eléctricos em casa comparativamente a enchimento de depósitos de carros de combustão?
- Que legislação existe para o armazenamento de baterias automóveis? (em relação ao armazenamento de combustíveis fósseis não é permitido!)
 
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Opcard33 » 7/2/2019 10:45

O hidrogénio teria tudo para ser a solução do futuro , mas quem sabe da dificuldade de transporte não acredita razão porque será uma solução marginal , as bombas de reabastecimento são raras .

Para nossa salvação ( dos europeus ) a solução terá de ser um combustível sintético neutro em termos de CO2 , sem isso os sinos dobrarão por nós , os carros eléctricos levarão para a Ásia as mais-valias do sector o motor térmico deu a superioridade aos europeus nos últimos 100 anos ,único sector em que somos líderes absolutos .
 
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por carlosdsousa » 5/2/2019 20:55

boas

Trabalho numa empresa do ramo automóvel (componentes metálicos), e a ideia que tenho é que o futuro passa por carros híbridos, com motores eléctricos com célula de hidrogénio.
Podem dar as voltas que quiserem, vão acabar ai por varias razões.
- Pegada ecológica das baterias de lítio, é melhor não saberem o tamanho. Mais tarde ou mais cedo mandam o custo para o proprietário do carro.
- Tempo de carga de um veiculo totalmente eléctrico. Enquanto demorar mais que 5 min, esqueçam viagens superiores a 500km. Neste momento ainda compensa pelo custo da electricidade. Quando começarem a apertar com a rede eléctrica, lá vai aparecer a taxa quantos carros eléctricos tens em casa.

razoes que vejo para a evolução para a solução híbrida com célula de hidrogénio.
- tempo de carga do deposito de hidrogénio é inferior a 5 min.
- O hidrogénio é o elemento mais abundante na natureza, pode ser extraído facilmente dos hidrocarbonetos, mas também pode ser extraído da agua por meios ecológicos apesar do elevado custo (acho que esta vais ser a forma de armazenar energia no futuro)
- célula de hidrogénio é bastante simples e compacta e é dimensionada de acordo com a potencia eléctrica necessária.
- Matriz de motores eléctricos no carro. Para carros mais pequenos será só um motor ligado ao veio motriz, mais leve e compacto o que vai fazer com que seja bastante económico. Para carros mais potentes, poderá haver vários formatos podendo os motores estarem ligados ao veio ou às rodas.

cumprimentos
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Opcard33 » 5/2/2019 19:34

lfhm83 Escreveu:Interessante depois de alguma pesquisa no google e o GPL à primeira vista tem realmente muitas vantagens e poucos problemas, é estranho que esta tecnologia não vingue mais, e digo a nível Europeu, que não têm a lei dos dísticos (que parece injustificada).

https://www.e-konomista.pt/artigo/vanta ... ns-do-gpl/
https://www.gostomaisdecarrosdoquechoco ... -usar-gpl/

De momento parece que os híbridos são a opção correcta para carros particulares. Os 100% eléctricos deveriam ser obrigatórios para transporte público intra-urbano (taxis e ubers). O GPL poderia ser uma boa alternativa ao diesel.


Hoje a alternativa ao diesel é o diesel ( as vendas aumentares em janeiro na Alemanha bom sinal ) a boa alternativa a gasolina é a gasolina , os híbridos um carro com 2 motores térmico e eléctrico é de imbécis .

O custo económico e social do carro eléctrico é brutal , tem problemas não falados como ter de ficar de quarentena após um choque , uma França com 35% de carros eléctricos mais 15 centrais nucleares ou na Alemanha seria pior as centrais são a carvão ,muito esquecem que eles gastam eletricidade , apenas modamos o local da poluição .
 
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por BearManBull » 4/2/2019 23:58

Interessante depois de alguma pesquisa no google e o GPL à primeira vista tem realmente muitas vantagens e poucos problemas, é estranho que esta tecnologia não vingue mais, e digo a nível Europeu, que não têm a lei dos dísticos (que parece injustificada).

https://www.e-konomista.pt/artigo/vanta ... ns-do-gpl/
https://www.gostomaisdecarrosdoquechoco ... -usar-gpl/

De momento parece que os híbridos são a opção correcta para carros particulares. Os 100% eléctricos deveriam ser obrigatórios para transporte público intra-urbano (taxis e ubers). O GPL poderia ser uma boa alternativa ao diesel.
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