Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por mais_um » 11/7/2022 12:03

BearManBull Escreveu:Mas não tens ser necessariamente tu a passar dados....

Um gaijo dentro do banco pode cair num esquema desses e dar credenciais de admin que permitem hackear os teus dados...

Isso aconteceu em muitas instituições, mesmo nas mais high tech como twitter ou facebook.

O mesmo pode acontecer em qualquer sistema. A partir do momento que te conectas em rede, estás exposto. E nenhum sistema é infalível...

Também pode acontecer um malfeitor ter um agente infiltrado... O hacking é algo muito mais abrangente do que se vê nos filmes de um gaijo sentado no PC a entrar em sistemas em 20 segundos.

Trabalho num banco, na área de TI, departamento de redes e faço gestão de projectos da minha area por isso sei do que estou a falar.... sei o que é possível fazer e o que não é. Um sistema bem desenhado não é possível hackear, mesmo com a password de sistema, basta não aceitar conexões fora da rede local, por exemplo. Posso dizer-te que se entrares no edifico do meu banco e ligares um PC a uma qualquer tomada de dados mesmo com as password de administrador não tens acesso à rede.

O meu carro tem pelo menos 2 sistemas, um que controla funções básicas, como acelerar, travar, luzes, etc... e outro que controla os sistemas multimédia, de apoio à condução e condução autónoma, no outro dia avariou o 2º e estive uma semana à espera do controlador do sistema, o carro funcionava nas suas funções básicas, assim de uma forma simplista basta o sistema base ter primazia sobre as instruções do sistema de apoio e não permitir alterações remotas para impedir que alguém remotamente controle o carro sem tua autorização.

Não acredites em tudo o que vês no filmes.... :mrgreen:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8114
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por BearManBull » 11/7/2022 11:34

Mas não tens ser necessariamente tu a passar dados....

Um gaijo dentro do banco pode cair num esquema desses e dar credenciais de admin que permitem hackear os teus dados...

Isso aconteceu em muitas instituições, mesmo nas mais high tech como twitter ou facebook.

O mesmo pode acontecer em qualquer sistema. A partir do momento que te conectas em rede, estás exposto. E nenhum sistema é infalível...

Também pode acontecer um malfeitor ter um agente infiltrado... O hacking é algo muito mais abrangente do que se vê nos filmes de um gaijo sentado no PC a entrar em sistemas em 20 segundos.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8713
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por mais_um » 11/7/2022 11:04

BearManBull Escreveu:
mais_um Escreveu: a arquitetura do sistema estiver bem desenhada não permitirá que alguém clone o SIM e assuma o controlo dessas funcionalidades.


Por muito boa arquitectura que tenhas, impedir a estupidez humana é sempre o elemento mais complicado.

Por alguma coisa quase tudo que é hacking é hacking comportamental, clicar num link manhoso e inserir user e password. Pelas leis dos grandes números se envias isto a 1 milhão haverá sempre meia dúzia que mordem o isco.


Aceder ao controlo de um avião ou de um carro que possuem sistemas inteligentes de condução/navegação não depende de comportamentos dos seus utilizadores, por isso não se enquadra no que referes. Aceder à minha conta bancária sim, posso passar informação inadvertidamente via engenharia social. Aliás, é assim que acontece a maior parte das fraudes, comportamento dos utilizadores.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8114
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por BearManBull » 11/7/2022 10:13

mais_um Escreveu: a arquitetura do sistema estiver bem desenhada não permitirá que alguém clone o SIM e assuma o controlo dessas funcionalidades.


Por muito boa arquitectura que tenhas, impedir a estupidez humana é sempre o elemento mais complicado.

Por alguma coisa quase tudo que é hacking é hacking comportamental, clicar num link manhoso e inserir user e password. Pelas leis dos grandes números se envias isto a 1 milhão haverá sempre meia dúzia que mordem o isco.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8713
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por BearManBull » 11/7/2022 10:10

MarcoAntonio Escreveu:(o veículo pode ter capacidades autonomas mas ser sempre possível, mesmo assim, desactivar essas capacidades em caso de mal funcionamento ou ataque).


Como assim? Carregas no pedal? E se o pedal for hackeado...

O sistema AI tem controlo sobre a hidráulica, portanto em teoria podias hackear para impedir qualquer mecanismo de controlo manual.

A única forma seria desacoplar fisicamente a AI dos sistemas de rede.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8713
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por mais_um » 10/7/2022 23:24

MarcoAntonio Escreveu:Tanto quanto sei, o condutor de um Tesla pode desactivar a condução autónoma a qualquer momento (via volante ou pedais). Julgo que também não há casos documentados de alguém remotamente conseguir controlar o carro (posso estar equivocado). Isto em teoria não é de resto nada de particularmente problemático (o veículo pode ter capacidades autonomas mas ser sempre possível, mesmo assim, desactivar essas capacidades em caso de mal funcionamento ou ataque).


Tenho muitas duvidas que a arquitectura de um sistema desse tipo actualmente permita controlo remoto, não porque haja algum constrangimento tecnológico que o impeça mas por questões de segurança.

Já há muitos anos que a Boeing e a Airbus tem acesso em tempo real aos aviões, ainda agora quando fui para Varadero, andámos às voltas por cima de Mafra/Sintra até a Airbus identificar a avaria mas o principio já existe e não me recordo de alguma vez algum avião ser desviado por hackers.
Eu tenho um VW ID3, que tem algumas funcionalidades de condução autónoma, a VW tem acesso se eu permitir (pergunta sempre quando eu ligo o carro) e além disso ainda posso controlar algumas funcionalidades do carro via smartphone, mas se a arquitetura do sistema estiver bem desenhada não permitirá que alguém clone o SIM e assuma o controlo dessas funcionalidades.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8114
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por MarcoAntonio » 10/7/2022 21:39

Tanto quanto sei, o condutor de um Tesla pode desactivar a condução autónoma a qualquer momento (via volante ou pedais). Julgo que também não há casos documentados de alguém remotamente conseguir controlar o carro (posso estar equivocado). Isto em teoria não é de resto nada de particularmente problemático (o veículo pode ter capacidades autonomas mas ser sempre possível, mesmo assim, desactivar essas capacidades em caso de mal funcionamento ou ataque).

A questão da segurança é essencialmente uma questão de amadurecimento da tecnologia. Vão sempre existir problemas de segurança, mas estes terão de ser comparados com os níveis de segurança com condução humana (ora, os níveis de segurança com condução humana são, enfim... "questionáveis").
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38160
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por BearManBull » 10/7/2022 21:28

Entendo as preocupações mas, mas os carros actuais com piloto AI já estão vulneráveis a ataques.

Podias hackear o carro com o condutor ao volante e não faria nenhuma diferença se o hack conseguisse subverter todos os mecanismos manuais.

Relativo a bugs, depende do que se classifica bug. Depende do critério da instituição, existem casos que se considera but algo que não esta devidamente documentado, outros pelo formato da resposta, outros por tempo de resposta. Que a efeitos práticos não têm grande impacto no real funcionamento da app.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8713
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Opcard » 10/7/2022 6:47

Passo na intriga estás linhas publicados hoje , que confirmam o problema que aqui deixei ontem. Nos próximos anos aviões , barcos e carros terão um humano no comando para impedir que fique um pirara no comando .

“ Estamos ainda longe do nível 5 da condução autónoma (quando o automóvel cumpre todas as tarefas de circulação sem intervenção humana), mas às dificuldades de desenvolvimento destes veículos soma-se a… pirataria informática.

E os sistemas integrados num automóvel deste tipo são alvo fácil dos “hackers”. O relatório da GlobalData sobre cibersegurança na indústria automóvel é elucidativo.

Num automóvel capaz de condução autónoma há atualmente mais 180 mil “bugs” nas linhas de código. O que vale por dizer, ainda segundo o mesmo estudo, que os piratas têm cerca de 15 mil vulnerabilidades de segurança por onde atacar. A referência aos veículos autónomos serve de aviso, uma vez que os ataques não visam apenas este género de automóveis. A cibersegurança numa indústria automóvel cada vez mais digital é elemento crucial.”
 
Mensagens: 4434
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por BearManBull » 10/7/2022 0:57

Opcard Escreveu:Vamos por partes ri com o comportamento de manada dos 4 rodas em São Francisco carros que juntam para impediram o trânsito , e dali não saiam nenhum engenheiro os convenceu , só em cima de reboques .

Nesta tentativa de condução automática veio me a memória os azares da Testa 2 situações uns que consegue trazer um carro para junto de si e outro que se colocou a abrir as portas e vidros em diversos países .

Vendo o problema da condução automática mais que questões técnicas o problema está na segurança .


Neste campo acho que tens uma ideia mal formada do potencial destes sistemas e da real aplicabilidade.

Os aviões são em grande parte pilotados automaticamente e não há grandes registos de falhas desses sistemas.

Existe uma componente importante em sistemas críticos que os humanos nunca serão capazes de competir com as máquinas na capacidade de ter sempre o mesmo poder de resposta.

As AIs nos carros autónomos têm potencial de reduzir o numero de acidentes e sinistralidade nas estradas em varias ordens de grandeza. O grande problema é que nenhum sistema é imune a erros, mas de certeza que consegues garantir um nível de segurança global das estradas muitíssimo superior ao actual com recurso aos carros autónomos. Outro aspecto importante, mas de segundo plano é a otimização (energia) e liberação (condutor) de recursos.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8713
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por MarcoAntonio » 9/7/2022 22:51

Opcard, não é bem o que dizem algumas fontes, vê aqui por exemplo:

https://www.iotworldtoday.com/2022/07/0 ... for-hours/

Tens razão, no entanto, no que diz respeito a existirem questões de segurança - especialmente no caso de São Francisco e da Cruise, onde parece que já existiram outros problemas - pois estamos a falar de tecnologia ainda muito incipiente. Pelo menos nessa perspectiva, sim. Mas à medida que a tecnologia amadurecer, enfim, a questão da segurança terá de ser contabalançada com a alternativa. É que problemas de segurança vão sempre existir (e sem condução autónoma, também).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38160
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Opcard » 9/7/2022 21:23

Vamos por partes ri com o comportamento de manada dos 4 rodas em São Francisco carros que juntam para impediram o trânsito , e dali não saiam nenhum engenheiro os convenceu , só em cima de reboques .

Nesta tentativa de condução automática veio me a memória os azares da Testa 2 situações uns que consegue trazer um carro para junto de si e outro que se colocou a abrir as portas e vidros em diversos países .

Vendo o problema da condução automática mais que questões técnicas o problema está na segurança .
 
Mensagens: 4434
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por MarcoAntonio » 9/7/2022 20:04

Bom, isto parece dizer respeito a duas histórias diferentes, mas ambas estarão alteradas.


Em relação ao episódio dos Teslas, a Bloomberg diz especificamente que o individuo em causa, um jovem de 19 anos que trabalha em cybersecurity e estava a fazer uma auditoria para uma empresa francesa, encontrou falhas de segurança nos Tesla que lhe permitia fazer várias coisas (abrir/fechar portas, ligar/desligar música, etc) mas que não conseguiu tomar o controlo total de veículos:

He was performing a security audit for a French company when he noticed something unusual: a software program on the company’s network that exposed all the data about the chief technology officer’s Tesla Inc. vehicle. The data included a full history of where the car had been driven and its precise location at that moment.

But that wasn’t all. As Colombo dug deeper he realized that he could push commands to Tesla vehicles whose owners were using the program. That capability enabled him to hijack some functions on those cars, including opening and closing the doors, turning up the music and disabling security features. (He couldn’t take over the cars’ steering, braking or other operations, however.)


Em relação aos veículos de outros países, aqui fica também o que diz o artigo da Bloomberg:

Colombo said he found more than 25 Teslas in 13 countries throughout Europe and North America that were vulnerable to attack, and that subsequent analysis indicated there could have been hundreds more. The flaws aren’t in Tesla’s vehicles or the company’s network but rather in a piece of open-source software that allows them to collect and analyze data about their own vehicles.

Tesla didn’t respond to requests for comment. Colombo said a member of the company’s security team contacted him and that he shared his findings. A spokesperson for the U.S. National Highway Traffic Safety Administration said it has been in contact with Tesla about the matter and that the agency’s cybersecurity technical team would assist with the evaluation and review of the information.



Segundo a notícia, a causa está numa aplicação open-source que permite aos proprietários dos veículos recolher e analisar informação, embora aqui não creio que a notícia possa estar inteiramente correcta, ou pelo menos que seja inteiramente esclarecedora: ou a aplicação permite mais do que recolher dados e isso é suposto ser possível ou este não é um comportamento esperado e, portanto, há uma vulnerabilidade do lado da Tesla.


Fonte (bloomberg):
https://www.bloomberg.com/news/articles/2022-01-13/german-teen-stumbled-across-flaw-allowing-him-to-hijack-teslas
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38160
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por MarcoAntonio » 9/7/2022 19:38

Opcard Escreveu:Podem terem enlouquecido ou antes será só uma revolta , na verdade durante várias horas vários carros com condução autónoma em local estratégico reuniram-se e bloquearam o trânsito , os engenheiros vindos em socorro nada conseguiram , única solução foram levá-los ao “colo »

Um jovem de 19 anos consegue abrir 22 Teslas em 14 países como os fez vir ao seu encontro , recebeu umas dezenas de milhares de dólares da Tesla …

De onde estás a tirar essas coisas?

O tweet que partilhaste, além de não dizer o mesmo, o autor nem parece saber bem o que se passou. Tiraste isso de alguma outra fonte?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38160
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Opcard » 9/7/2022 19:14

Podem terem enlouquecido ou antes será só uma revolta , na verdade durante várias horas vários carros com condução autónoma em local estratégico reuniram-se e bloquearam o trânsito , os engenheiros vindos em socorro nada conseguiram , única solução foram levá-los ao “colo »

Um jovem de 19 anos consegue abrir 22 Teslas em 14 países como os fez vir ao seu encontro , recebeu umas dezenas de milhares de dólares da Tesla …

https://twitter.com/TaylorOgan/status/1 ... o-panne%2F
 
Mensagens: 4434
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Opcard » 8/7/2022 7:12

MarcoAntonio Escreveu:Deve, quer dizer, perdeu contabilisticamente esse valor, certo?

(confesso que só li as notícias de raspão)


Sim , a notícia era assim :

“Ana­lis­tas do Cre­dit Suisse tam­bém esti­mam que uma pro­vi­são de US $ 475 milhões pre­cisa ser adi­ci­o­nada.
A expli­ca­ção? A Tesla com­prou em 2021 por US $ 1,5 bilhão em bit­co­ins ao preço de US $ 28.000. No entanto, a crip­to­mo­eda valia ape­nas US $17.700 por uni­dade em mea­dos de junho.”
 
Mensagens: 4434
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por MarcoAntonio » 7/7/2022 22:39

Deve, quer dizer, perdeu contabilisticamente esse valor, certo?

(confesso que só li as notícias de raspão)
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38160
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Opcard » 7/7/2022 22:27

. No pri­meiro semes­tre do ano a Tesla foi ultra­pas­sadia pela BYD, fabri­cante chi­nês entre­gou 641.000 veí­cu­los em com­pa­ra­ção com 565.000 para a marca ame­ri­cana.

E como tinha comprado Bitcoin a 28 000 dólares deve 500 000 milhões de menos valias
 
Mensagens: 4434
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Opcard » 20/7/2021 21:24

“ Como apagar um incêndio num BMW i8? Deixando-o de molho

Pode parecer mentira, mas a melhor forma de apagar um incêndio num carro elétrico é com água, muita água. Exemplo disso é este BMW i8 que esteve "de molho" 24 horas.

https://www.razaoautomovel.com/2019/03/ ... endio-agua


https://www.jn.pt/mundo/bombeiros-mostr ... 57880.html
 
Mensagens: 4434
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por cloudexpert » 20/7/2021 21:12

Opcard Escreveu:Quando acordamos é que nos apercebemos que o sonho não é real , há muito que deixei de fazer de despertador , mas devo deixar alertas para o acordar .

Há 2 áreas onde os europeus dominam sector automóvel Alemanha e luxo França e Suíça com os Ferraris italianos,

Com a vitória eléctrica as mais valias serão chinesas e também dos USA , a produção eléctrica só com o nuclear será possível, a queda no emprego de qualidade ver salários no sector vão ser um desastre.

Apenas deslocamos a poluição , bateria sólidas estavam prometidas para 2020 pelos japoneses

Comunicado da General Motors

“ "Como precaução, pedimos aos proprietários de veículos elétricos Chevrolet Bolt que estacionem seus veículos do lado de fora imediatamente após a recarga e não deixem seus veículos carregando durante a noite “disse a General Motors


isto da GM é um erro/asneira ridícula de engenharia. Qualquer sistema com por exemplos os painéis solares desligam o circuito que envia energia para as baterias quando estas estão carregadas. Com é possivel a GM fazer esta asneira deixa-me intrigado. Só se detectaram algum problema no sistema que verifica a tensão na bateria, só pode.
 
Mensagens: 404
Registado: 6/2/2021 11:42

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Opcard » 16/7/2021 18:47

Quando acordamos é que nos apercebemos que o sonho não é real , há muito que deixei de fazer de despertador , mas devo deixar alertas para o acordar .

Há 2 áreas onde os europeus dominam sector automóvel Alemanha e luxo França e Suíça com os Ferraris italianos,

Com a vitória eléctrica as mais valias serão chinesas e também dos USA , a produção eléctrica só com o nuclear será possível, a queda no emprego de qualidade ver salários no sector vão ser um desastre.

Apenas deslocamos a poluição , bateria sólidas estavam prometidas para 2020 pelos japoneses

Comunicado da General Motors

“ "Como precaução, pedimos aos proprietários de veículos elétricos Chevrolet Bolt que estacionem seus veículos do lado de fora imediatamente após a recarga e não deixem seus veículos carregando durante a noite “disse a General Motors
 
Mensagens: 4434
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Optimiza » 16/7/2021 18:03

Opcard Escreveu:A Europa pretende proibir a venda de carros a gasolina e diesel a partir de 2035. Uma decisão brutal e radical com a perda de centenas de milhares de posto de trabalho e apesar dos planos de construir fábricas de baterias na Europa, dependência da Europa vai aumentar.

Os países europeus tem na venda de combustíveis uma fonte de receita elevada , como irão taxar no futuro ?

A Europa quer a cadq 60 quilômetros para recarga elétrica e a cada 150 quilômetros para reabastecimento de hidrogênio

. O problema será, no entanto, o número de pontos de recarga , que que serão necessários para os dias em que milhares é milhares vão de férias e o sistema electro aguenta ?

Ver quem ganha :

Imagem


Opcard, a decisão é brutal, mas inelutável e indispensável.
Excluindo Inglaterra e Noruega, a produção de petróleo na Europa é próxima do zero. Com as viaturas elétricas, a energia renovável consumida será toda produzida na Europa e quanto às baterias, há que explorar o lithium Português e Espanhól, Romeno e Húngaro, finlandês e Sérvio, Austriaco e o Alemão na região do ruhr. Mais à frente (2040?), o silício (a simples areia das praias) vai ser a base de revolucionárias baterias sólidas ultra-baratas.
https://cen.acs.org/business/inorganic- ... ing/99/i21

Quanto a impostos futuros, Governos vão certamente aumentar impostos de circulação (mesmo os elétricos vão deixar de ter borlas), e o IVA sobre a eletricidade de baixa tensão vai ter de aumentar (no nosso caso de 23 para 25%). Os painéis solares vão ter tb de pagar imposto anual, uma vez que todas as pessoas já fazem ou vão fazer o bypass aos custos energéticos acrescidos com painéis solares.

Na compra, os elétricos podem, apartir de 2030, pagar imposto adicional sobre Newton metros.

p.s. Vamos continuar a ver viaturas a gasóleo e híbridos muito para lá de 2040 (autonomias e consumos)
p.s.2 Com um Tesla M3 long range ou com um VW ID3 82KW tens 550 kms de autonomia (suficiente para fazer Paris/Marseille, carregando apenas 10 minutos num fast charger). No futuro, as autonomias vão ultrapassar os 1000 Kms.

Bom FDS
Anexos
Tesla Model3 e VW ID3 já tem autonomia de 550 kms sem recarregamento.jpg
Editado pela última vez por Optimiza em 16/7/2021 18:48, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Opcard » 16/7/2021 17:37

A Europa pretende proibir a venda de carros a gasolina e diesel a partir de 2035. Uma decisão brutal e radical com a perda de centenas de milhares de posto de trabalho e apesar dos planos de construir fábricas de baterias na Europa, dependência da Europa vai aumentar.

Os países europeus tem na venda de combustíveis uma fonte de receita elevada , como irão taxar no futuro ?

A Europa quer a cadq 60 quilômetros para recarga elétrica e a cada 150 quilômetros para reabastecimento de hidrogênio

. O problema será, no entanto, o número de pontos de recarga , que que serão necessários para os dias em que milhares é milhares vão de férias e o sistema electro aguenta ?

Ver quem ganha :

Imagem
 
Mensagens: 4434
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por cloudexpert » 4/6/2021 11:05

Já existe um carro a células de hidrogenio i miraii da toyota. Ainda é uma tecnologia recente.

a massificação dos elétricos vai longe, o porcesso de carregamento nos prédios ainda não funcioana bem. Obriga a autiorizações de condominos, a pedir projeto para mandar fazer uma puxada da habitação, etc.

Enquanto não for enviar um mail para pedir um posto de carregamento numa garagem, o carro elctrico ainda não vai er pernas para andar.
 
Mensagens: 404
Registado: 6/2/2021 11:42

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Opcard » 4/6/2021 9:13

1.a marca a comunicar honestamente ao utilizar a palavra “Local”

Tradução automática :
“No entanto, alguns fabricantes parecem ter cuidado com as palavras que usam. Nesta semana, a BMW, que revelou seu SUV elétrico iX, disse: "o primeiro serviço pós-venda projetado como elétrico desde o início oferece prazer de dirigir sem emissões locais".

A palavra "local" adquire todo o seu significado: estamos finalmente começando a deixar claro que a única certeza que temos é que o carro elétrico não polui localmente (além do desgaste dos pneus / freios). De resto, provavelmente evitaremos falar sobre um carro limpo. Mais limpo que uma térmica, talvez, e até com certeza, mas "limpo", não.
 
Mensagens: 4434
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO, zulu404 e 133 visitantes