Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Corticeira Amorim - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por ParaCima » 12/11/2022 14:29

Eduardo R. Escreveu:Porque é que sempre que se fala em Corticeira aqui, mencionam sempre os dividendos. A Corticeira tem uma equipa de gestão excelente e apostada em investir em inovação e aquisições de outras empresas (com os excelentes resultados que tem tido na última década). É muito mais lógico pedir que não haja distribuição de dividendos e que se concentrem na estratégia de crescimento do negócio, do que pedir para distribuir mais dividendos, ser taxado por isso, e ficar com ações num negócio estagnado.

O NirSup mencionou, e bem, a importância da compra da SACI. Não me parece que o múltiplo seja assim tão alto (a transação deu-se antes da escalada dos juros), permite uma integração e expansão dos serviços (com potencial de sinergias) e também o acesso a mais clientes nos mercados importantes de Itália e França (espumantes). Mesmo a compra da Herdade de Rio Frio - vai ser um investimento que não se vai refletir nas contas a curto-prazo mas que, concluído o processo de aumento da densidade de montado e do novo processo de rega para acelerar o crescimento dos sobreiros, irá Epermitir à Corticeira ter um bom nível de produção própria e deixar de estar refém dos custos da matéria-prima no mercado. Além disso, com o aumento da disponibilidade da matéria-prima, ataca-se também o potencial problema de os conglomerados de cortição não poderem ser uma alternativa válida aos derivados de plástico por falta de oferta suficiente.


Qual a quantidade de cortiça que a empresa necessita anualmente? Qual a quantidade de cortiça que advem de produçao propria? Qual a estimativa de produçao na herdade rio frio?

Ja sabemos que atraves de um estudo com a participaçao da u. Évora a corticeira consegue tirar a primeira cortiça ao fim de 20 anos e, consegue extrair de 4 em 4 anos. Nao existem riscos? Estamos a falar de retorno ao fim de 25 anos...

Atençao, pela localizaçao, pelo que ja produz , bemcomo pelo potencial que tem, acho que foi um brilhante ato de gestao
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por forza algarve » 12/11/2022 12:59

E o negócio da Corticeira é sustentavel e do lado certo da história..a diferença das petroliferas por exemplo..agora o.objetivo da empresa é focarse no baixar a divida para demonstrar mais uma vez a sua excelente gestão
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Opcard » 12/11/2022 10:45

Eduardo R. Escreveu:Porque é que sempre que se fala em Corticeira aqui, mencionam sempre os dividendos. A Corticeira tem uma equipa de gestão excelente e apostada em investir em inovação e aquisições de outras empresas (com os excelentes resultados que tem tido na última década). É muito mais lógico pedir que não haja distribuição de dividendos e que se concentrem na estratégia de crescimento do negócio, do que pedir para distribuir mais dividendos, ser taxado por isso, e ficar com ações num negócio estagnado.

O NirSup mencionou, e bem, a importância da compra da SACI. Não me parece que o múltiplo seja assim tão alto (a transação deu-se antes da escalada dos juros), permite uma integração e expansão dos serviços (com potencial de sinergias) e também o acesso a mais clientes nos mercados importantes de Itália e França (espumantes). Mesmo a compra da Herdade de Rio Frio - vai ser um investimento que não se vai refletir nas contas a curto-prazo mas que, concluído o processo de aumento da densidade de montado e do novo processo de rega para acelerar o crescimento dos sobreiros, irá permitir à Corticeira ter um bom nível de produção própria e deixar de estar refém dos custos da matéria-prima no mercado. Além disso, com o aumento da disponibilidade da matéria-prima, ataca-se também o potencial problema de os conglomerados de cortição não poderem ser uma alternativa válida aos derivados de plástico por falta de oferta suficiente.


Ou acreditamos ou não , daqui a mil anos os bons vinhos terão uma rolha de cortiça , estou há muitos anos com essa ação nem ligo as oscilações é para guardar e reforçar nas grandes quedas .

Com bem dizia o fundador da Apple para o dono da LVMH daqui a mil anos a procura para os teus grandes champanhes vai continuar , já pelos meus iPhones tenho dúvidas .

O meu critério sempre estar com empresas eternas , as da moda entrar no início e fugir , como fiz com as criptos ,
 
Mensagens: 4461
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Eduardo R. » 12/11/2022 10:28

Porque é que sempre que se fala em Corticeira aqui, mencionam sempre os dividendos. A Corticeira tem uma equipa de gestão excelente e apostada em investir em inovação e aquisições de outras empresas (com os excelentes resultados que tem tido na última década). É muito mais lógico pedir que não haja distribuição de dividendos e que se concentrem na estratégia de crescimento do negócio, do que pedir para distribuir mais dividendos, ser taxado por isso, e ficar com ações num negócio estagnado.

O NirSup mencionou, e bem, a importância da compra da SACI. Não me parece que o múltiplo seja assim tão alto (a transação deu-se antes da escalada dos juros), permite uma integração e expansão dos serviços (com potencial de sinergias) e também o acesso a mais clientes nos mercados importantes de Itália e França (espumantes). Mesmo a compra da Herdade de Rio Frio - vai ser um investimento que não se vai refletir nas contas a curto-prazo mas que, concluído o processo de aumento da densidade de montado e do novo processo de rega para acelerar o crescimento dos sobreiros, irá permitir à Corticeira ter um bom nível de produção própria e deixar de estar refém dos custos da matéria-prima no mercado. Além disso, com o aumento da disponibilidade da matéria-prima, ataca-se também o potencial problema de os conglomerados de cortição não poderem ser uma alternativa válida aos derivados de plástico por falta de oferta suficiente.
 
Mensagens: 195
Registado: 29/3/2022 14:04

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por ASimoes » 11/11/2022 20:43

:mrgreen: tripliquei a aposta 8-) Salvaguardando a Crise, Prevista, estilo, DP, dado Dividendos e na Empresa :clap:
Bom fim de semana :wink: :!:
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 647
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por forza algarve » 11/11/2022 13:44

Entrei nesta cotada..por concordar com vossod comentários
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Goya777 » 11/11/2022 12:48

Esperemos que sim Luka, o plano da minha compra foi esse. Vamos a ver :pray:
 
Mensagens: 2811
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Luka! » 11/11/2022 12:40

Comentarios no meu post acima...
Anexos
C AMORIM BUY POINT 2.PNG
C AMORIM BUY POINT 2.PNG (39.24 KiB) Visualizado 4768 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3395
Registado: 21/10/2003 21:48

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Luka! » 11/11/2022 3:33

[:mrgreen: Têm uma Equipe de Gestão, por isso :-k :clap: São das poucas q tenho em carteira, ainda ! 8-)]

Acho que fazes bem em mantê-la em carteira.... (ou mesmo comprar a estes niveis)
o Grafico é revelador do que vai passar provavelmente a curto prazo...

TECNICAMENTE temos varios sinais favoraveis:
-Perto da Bolinger Band inferior
-o RSI junto ao "oversold"
-e fez 2 DOJI ascendentes
- Junto ao suporte dos 8.80 €


=> Quadruplo sinal de COMPRA...

Um abraço
Luka
Anexos
C AMORIM BUY POINT.PNG
C AMORIM BUY POINT.PNG (103.61 KiB) Visualizado 4925 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3395
Registado: 21/10/2003 21:48

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por ASimoes » 10/11/2022 15:54

ParaCima Escreveu:
NirSup Escreveu:
ParaCima Escreveu:Compraram os 50% por 49 milhoes. Achas que é aqui que vais ter diferenças?


A Saci foi avaliada em 98 ME. Com um múltiplo EV/EBITDA (2020) superior a 9. Não se pode dizer que tenha sido barata, mas a Corticeira Amorim vai ter acesso aos clientes da Saci e isso potencia as vendas das rolhas de cortiça (produto premium) para as garrafas do champanhe e espumantes. Um mercado colossal a que a Corticeira Amorim de outro modo não teria acesso.
By Nirvana


achas que a corticeira amorim necessita de pub no mundo dos "vinhos". excelente empresa, mas continua a não estar barata. temos, grosso modo, 1,3 b com 150m de ebitda anualizado, ou seja ev/ebitda 9. dizes que eles naõ pagaram barato pelo mesmo multiplo.

estamos a falar de uma industria cíclica. estou comprador, mas não a estes multiplos.

gosto das compras de grandes areas florestais, bem como, da utilização do cash em aquisições no core ou á volta deste.


:mrgreen: Têm uma Equipe de Gestão, por isso :-k :clap: São das poucas q tenho em carteira, ainda ! 8-)
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 647
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por forza algarve » 10/11/2022 11:41

Depois do tombos nao houve nenhum ressalto..mal sinal
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por ParaCima » 10/11/2022 0:08

01Invest Escreveu:Esta empresa nos últimos 10 anos passou dos 1,5€ para os atuais 8,8€ mais 500%...

Distribuiu 2,39€ em dividendos...

Passou de 534M em vendas para os cerca de 1000M que fará este ano...

Lucros passou de 31M em 2012 para os atuais 64M (9 meses deste ano).

São poucas as empresas que apresentam estes números na nossa bolsa e mesmo a nível Europeu...

O melhor é que as perspectivas para os próximos anos também são animadores para esta empresa.
A cortiça será uma alternativa clara aos derivados do petróleo (plástico) na várias áreas que a empresa está a investir...
O consumo de vinho está a subir na China e nos Estados Unidos....
Os créditos de carbono a ser implantado será um boost tremendo nesta empresa...
Os investimentos que a empresa está a fazer na compra de herdades com milhares de hectares para a produção de cortiça...

É das melhores empresas nacionais e que representa bem um material que será preponderante no futuro sustentável do nosso planeta... Quem tiver paciência será certamente recompensado...


portanto, subiu 500% mas os resultados so subiram 100%? MAU...
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por ASimoes » 9/11/2022 20:13

:mrgreen: Não vão semear batatas, mas sim casca de Carvalhos e sobreiros, julgo eu ! E o Aeroporto, é uma treta, longa !
Há os interesses; a localização, no Tejo seria bela, contudo as Aves, engolidas por os reatores, aterravam na, Alverca ,Rio Tejo !? :shock: dependia do Comandante e do número de Aves, para 2 Reatores :idea:
Em tempos falei, em Beja... seria desenvolvimento, local pelo turismo Rural, Alqueva, além de fomentar essa melhoria seria-a também nos transportes :-" =; :oh: mas e os, poli \:D/ interesses !?!
já era previsto, ainda eu era um chaval de 20 anos, lol esse tal aeroporto e fui e reformei-me, pelos TAP, onde usamos Beja, na Expo98 e no Euro2004 8-)
Bom jantar !!!
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 647
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por ASimoes » 9/11/2022 19:39

:mrgreen: Não vão semear batatas, mas sim casca de Carvalhos e sobreiros, julgo eu ! E o Aeroporto, é uma treta, longa !
Há os interesses; a localização, no Tejo seria bela, contudo as Aves, engolidas por os reatores, aterravam na, Alverca ,Rio Tejo !? :shock: dependia do Comandante e do número de Aves, para 2 Reatores :idea:
Em tempos falei, em Beja... seria desenvolvimento, local pelo turismo Rural, Alqueva, além de fomentar essa melhoria seria-a também nos transportes :-" =; :oh: mas e os, poli \:D/ interesses !?!
já era previsto, ainda eu era um chaval de 20 anos, lol esse tal aeroporto e fui e reformei-me, pelos TAP, onde usamos Beja, na Expo98 e no Euro2004 8-)
Bom jantar !!!
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 647
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por andraderui » 9/11/2022 16:50

Uma pergunta atrevida, mas sinceramente não sei a resposta!
E se o novo aeroporto ficar em Alcochete, as herdades de Rio Frio podem ter outro uso?
Os meus desenhos ... https://invest-xpto.webnode.pt/
 
Mensagens: 1290
Registado: 12/11/2002 16:18
Localização: Santarém

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por ASimoes » 9/11/2022 15:51

:clap: :arrow: :roll: em ver o objetivo futuro, pois o passado, é História 8-)
amanhã, pós resultados USA, será outro dia :mrgreen: :!:
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 647
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por 01Invest » 9/11/2022 14:21

Esta empresa nos últimos 10 anos passou dos 1,5€ para os atuais 8,8€ mais 500%...

Distribuiu 2,39€ em dividendos...

Passou de 534M em vendas para os cerca de 1000M que fará este ano...

Lucros passou de 31M em 2012 para os atuais 64M (9 meses deste ano).

São poucas as empresas que apresentam estes números na nossa bolsa e mesmo a nível Europeu...

O melhor é que as perspectivas para os próximos anos também são animadores para esta empresa.
A cortiça será uma alternativa clara aos derivados do petróleo (plástico) na várias áreas que a empresa está a investir...
O consumo de vinho está a subir na China e nos Estados Unidos....
Os créditos de carbono a ser implantado será um boost tremendo nesta empresa...
Os investimentos que a empresa está a fazer na compra de herdades com milhares de hectares para a produção de cortiça...

É das melhores empresas nacionais e que representa bem um material que será preponderante no futuro sustentável do nosso planeta... Quem tiver paciência será certamente recompensado...
 
Mensagens: 143
Registado: 7/12/2019 16:55

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por forza algarve » 9/11/2022 13:33

JUKIMSUNG Escreveu:A consolidação nos 8,80 parece estar a dar uma boa oportunidade de entrada. O dividendo extra podia ser mais generoso.

O regresso aos 9,30€ deve ser rápido.

Sim mas hoje pensei que podia ter um ressalto..tambem é versade que estamos em mínimos de muuto tempo
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por JUKIMSUNG » 9/11/2022 12:41

A consolidação nos 8,80 parece estar a dar uma boa oportunidade de entrada. O dividendo extra podia ser mais generoso.

O regresso aos 9,30€ deve ser rápido.
 
Mensagens: 1229
Registado: 7/3/2007 19:42
Localização: évora

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por ParaCima » 9/11/2022 1:07

NirSup Escreveu:
ParaCima Escreveu:Compraram os 50% por 49 milhoes. Achas que é aqui que vais ter diferenças?


A Saci foi avaliada em 98 ME. Com um múltiplo EV/EBITDA (2020) superior a 9. Não se pode dizer que tenha sido barata, mas a Corticeira Amorim vai ter acesso aos clientes da Saci e isso potencia as vendas das rolhas de cortiça (produto premium) para as garrafas do champanhe e espumantes. Um mercado colossal a que a Corticeira Amorim de outro modo não teria acesso.
By Nirvana


achas que a corticeira amorim necessita de pub no mundo dos "vinhos". excelente empresa, mas continua a não estar barata. temos, grosso modo, 1,3 b com 150m de ebitda anualizado, ou seja ev/ebitda 9. dizes que eles naõ pagaram barato pelo mesmo multiplo.

estamos a falar de uma industria cíclica. estou comprador, mas não a estes multiplos.

gosto das compras de grandes areas florestais, bem como, da utilização do cash em aquisições no core ou á volta deste.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por forza algarve » 8/11/2022 23:42

SeveN_ Escreveu:O Volume de hoje foi brutal. Já não acontecia um volume assim, desde final de 2016!

Curioso.de ver se amanha recupera logo ou entrará numa fase de "pessimismo"
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por NirSup » 8/11/2022 23:26

ParaCima Escreveu:Compraram os 50% por 49 milhoes. Achas que é aqui que vais ter diferenças?


A Saci foi avaliada em 98 ME. Com um múltiplo EV/EBITDA (2020) superior a 9. Não se pode dizer que tenha sido barata, mas a Corticeira Amorim vai ter acesso aos clientes da Saci e isso potencia as vendas das rolhas de cortiça (produto premium) para as garrafas do champanhe e espumantes. Um mercado colossal a que a Corticeira Amorim de outro modo não teria acesso.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por SeveN_ » 8/11/2022 22:46

O Volume de hoje foi brutal. Já não acontecia um volume assim, desde final de 2016!
 
Mensagens: 29
Registado: 29/11/2007 11:08
Localização: Porto

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por SeveN_ » 8/11/2022 22:43

Sim, é mesmo pena os dividendos baixinhos.
A dívida remunerada, como escrevi acima, ainda podia ser maior, valorizava! Mas penso que a penalização de hoje, aparece não pelos resultados, mas pelo tom de pessimismo, em relação ao último trimestre e ao ano de 2023, que foi feito o comunicado e apresentação de resultados!
 
Mensagens: 29
Registado: 29/11/2007 11:08
Localização: Porto

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por ParaCima » 8/11/2022 22:31

forza algarve Escreveu:O Amorim vendeu em 2016 o 10% da corticeira por 7,90


Se considerarmos o crescimento desde essa altura e o custo de capital. Qual é a rentabilidade do capital?
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 1miguelcaracol, afcapitao, Bing [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, m-m, macau5m, malakas, Masterchief, MPAM, MR32, nfaz, Olhar Leonino, PAULOJOAO, peterteam2, silva_39, Sr.Marques, Tx9262, vasco007, Xacal, yggy e 241 visitantes