Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Corticeira Amorim - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por maturidade » 14/10/2016 12:47

se os resultados forem tão bons como o ultimo trimestre,
vejo a cotação a passar os 10.00€, num ápice.
será nesses valores que estou disposto a largar 50% da minha carteira.
já estou muito exposto nesta menina, e por cada 1000ações, já são precisos 9.000€uros.
Vou partir para outras.
O dinheiro não estica.

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 14/10/2016 11:41

7 anos de "Bull Market". Aqui fica o gráfico actualizado.

Abraço,
Ulisses
Anexos
corticeira.png
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por maturidade » 14/10/2016 10:40

ai está ela a fazer novo máximo de sempre
9.199€
isto sim é uma empresa a sério.
espero serenamente pelos resultados.

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por maturidade » 14/10/2016 8:39

bom dia.
dia 02 Novembro esta menina apresenta resultados.
é nestas alturas que ela anda paradinha que é de reforçar.
Os resultados do ultimo trimestre falam por si.

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por maturidade » 12/10/2016 15:55

pareçe que nestas alturas esta ação é de refugio dos investidores.
está-se a preparar para fechar em ma´ximos do dia e anuais.
Pode ser que amnahã ataque aquela LTD nos 9.35

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por maturidade » 12/10/2016 15:27

esta é daquelas em que :
O algodão não engana.
se passa aqula LTD nos 9.35, ai vai ela até aos 10.50€

abraços
Anexos
C.Amorim.aspx.gif
C.Amorim.aspx.gif (10.84 KiB) Visualizado 9026 vezes
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Thoth » 12/10/2016 14:53

Um gajo aqui à espera de uma correcção e ela pimba lá para cima ...
Resta continuar a esperar ou comprar à maluca em máximos históricos o que não me parece boa ideia.

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por CORTIÇA » 7/10/2016 0:09

rodrigocouto Escreveu:
ricardmag Escreveu:
rodrigocouto Escreveu:Concordo que o título está caro. Na minha opinião, atendendo à situação económico-financeira atual da Corticeira Amorim (a qual é excelente, atenção), qualquer entrada no titulo a um valor acima de 5.50 euros trata-se de um movimento especulativo. A ação encontra-se claramente sobreavaliada sob o ponto de vista fundamental.


Porquê e como concluis que está sobreavaliada? Atenção que eu pouco percebo de AF!
Cumprimentos


Ricardmag, apesar de o participante _x_ já ter respondido parcialmente tua questão, mencionado o atual PER o qual está a níveis elevadícimos, até vou para além desse indicador.

Se projetares numa folha de excel uma evolução positiva/otimista do volume de negócios e das margens da Corticeira Amorim (COR.LS); estimares os cash flows livres e descontares a uma taxa de 8.5% para o presente; após retirares o hipotético imposto sobre as mais-valias, concluirás que para que a cotação não esteja a ser sobreavaliada pelo mercado, das duas uma: (i) terás que ser muito otimista em relação ao futuro do grupo, o que te colocará numa posição de especulador; ou (ii) terás que atribuir uma taxa de desconto consideravelmente inferior a 8.5%, o que levaria a considerar-te consideravelmente avesso ao risco, atendendo a que a COR.LS encontra-se em Portugal.

Matematicamente, se eu decompôr a estrutura da atividade operacional da COR.LS, rubrica a rubrica, eliminar custos meramente contabilisticos (e.g. amortizações), assumir o EBITDA (aproximadamente 0.79 euros/ ação em 2015), fizer (ainda assim) um ajustamento favorável em 2 M€ em free cash flow (0.01€/ação), devido a participadas não consolidadas, retirar o net interest (0.02€/ação), o imposto currente (0.15€), o investimento anual em fundo de maneio (0.15€), e a manutenção de atividade (0.19€), restam cerca de 0.31€ /acção para decisões estratégicas (distribuição pelos acionistas ou reinvestimento na atividade). Fosse estes 0.31€/ ação distribuidos na totalidade pelos acionistas, ficariam 0.09€ retidos para imposto sobre os dividendos (28%), ou seja, restariam cerca de 0.22€/ ação.

A avaliação da ação deverá ter por base esta metodologia, que chega a 0.22€ em 2015, e, de acordo com os meus cálculos/ estimativas, cerca de 0.26€ em 2016, e 0.28€ em 2017. Mesmo se considerasse o valor de 2017 invés de o de 2016 e se considerasse 0.30€ invés 0.28€ (fazendo-me parte do clube dos otimistas), a cotação atual representa cerca de 29 vezes esse valor! Evidente que se estima que esses 0.28€ continuem a crescer no futuro, contudo mesmo assumindo as projeções mais otimistas, não consigo um valor acima de 6 euros. Por essa razão, considero a COR.LS sobreavaliada. Qualquer compra acima de 6 euros é um movimento especulativo, não um investimento racional.

Bons negócios.


Já reparou ao tempo que ela está acima dos ditos 6€ referidos como valor justo...e adequado, será que quem compra acima dos 6€ durante tanto tempo, é assim tão mau a interpretar esses números, sobre a qual afirma que acima são especulativos, ao tempo que ela já passou os ditos 6€ e só mostrou e mostra consistência...Cptos
 
Mensagens: 22
Registado: 6/10/2016 23:48

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Thoth » 4/10/2016 9:51

Corticeira Amorim avança com 500 hectares de montado de regadio este ano

A plantação de 500 hectares de montado de regadio envolve um investimento de 125 milhões de euros.

A Corticeira Amorim vai plantar 500 hectares de montado de regadio este ano, em parceria com dez produtores florestais alentejanos, um projeto que o presidente executivo do grupo espera replicar a curto prazo para responder à falta de matéria-prima.

Durante uma visita à Herdade do Conqueiro, em Avis, onde o proprietário, Francisco de Almeida Garrett, plantou uma área experimental de sobreiros irrigados há 15 anos, António Rios Amorim afirmou que o regadio é uma prioridade para a empresa, que está a trabalhar com investigadores da Universidade de Évora para aprofundar o tema.

O responsável da Corticeira Amorim estima que sejam necessários mais 50 mil hectares de montado para conseguir exportar os mil milhões de euros de cortiça que prevê atingir no próximo ano, mas admite que “a forma tradicional não é suficientemente motivadora” atendendo ao longo período de retorno.

“É fácil de dizer, difícil de fazer”, sublinhou, destacando que a instalação desta área supõe um investimento de 125 milhões de euros.

Para manter a fasquia das exportações nos mil milhões de euros são necessárias 200 mil toneladas de matéria-prima, mas a produção de cortiça tem vindo a reduzir-se nos últimos 20 anos: atualmente, a indústria da cortiça já importa cerca de 66 mil toneladas de cortiça, sendo extraídas em Portugal aproximadamente 85 mil toneladas.

O problema é que o montado tradicional demora cerca de 25 anos até ser possível fazer a primeira extração de cortiça, implicando um período de retorno do investimento demasiado longo para muitos produtores.

A irrigação vai ajudar a encurtar o prazo, como comprova a exploração-piloto de sobreiros na Herdade da Conqueira, que foi plantada em 2002 e já vai na segunda extração de cortiça.

António Amorim adianta que o principal objetivo não é encurtar o ciclo produtivo do sobreiro, considerando que um período de nove anos “é competitivo”, e sim reduzir o ciclo inicial, dos atuais 25 anos para oito a dez anos, na primeira extração cuja cortiça é considerada de pior qualidade.

A plantação dos 500 hectares de montado de regadio, a partir de novembro, é o primeiro passo e o presidente executivo da corticeira espera despertar assim o interesse em mais produtores.

“Não estamos a fazer um exercício teórico, tem evidência prática”, afirmou, apontando os dois hectares experimentais da Herdade do Conqueiro. O responsável da Corticeira Amorim defende também mais apoios para a instalação de montado de regadio. Plantar um hectare de montado de regadio custa cerca de 2.500 euros: mil euros destinados à instalação florestal – que são subsidiados – aos quais acrescem mais 1.500 euros para a irrigação.

O ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Florestas, Capoulas Santos, que acompanhou a visita, assinalou que o financiamento “não é um problema”, mas “implica disponibilidade de água”.

“Vejo mais dificuldade na disponibilidade de água para estes fins do que no apoio ao financiamento”, salientou o governante, lembrando que “normalmente, os perímetros de rega usam-se em culturas mais competitivas”.

António Amorim considera, no entanto, que o montado “não compete com a agricultura, e sim com a floresta”, pelo que não põe em causa culturas de regadio mais competitivas, como o olival ou o milho.

“São solos pobres, áreas marginais”, reforçou, acrescentando que quer “extrapolar a dinâmica” dos 500 hectares de montado de regadio que vão ser plantados a partir de novembro no Alentejo e arranjar mais parceiros para o projeto a curto prazo.

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/co ... -este-ano/
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por ricardmag » 3/10/2016 23:52

Tenho pena não conseguir dizer se concordo ou não. Os meus conhecimentos não são suficientes.

O que eu vejo é que o preço está quase 50% acima dos 6 euros e não parece dar sinais de fraqueza.
Estou como o Thoth, comprar em máximos não mas numa correcção técnica é de ponderar.

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por rodrigocouto » 3/10/2016 22:55

ricardmag Escreveu:
rodrigocouto Escreveu:Concordo que o título está caro. Na minha opinião, atendendo à situação económico-financeira atual da Corticeira Amorim (a qual é excelente, atenção), qualquer entrada no titulo a um valor acima de 5.50 euros trata-se de um movimento especulativo. A ação encontra-se claramente sobreavaliada sob o ponto de vista fundamental.


Porquê e como concluis que está sobreavaliada? Atenção que eu pouco percebo de AF!
Cumprimentos


Ricardmag, apesar de o participante _x_ já ter respondido parcialmente tua questão, mencionado o atual PER o qual está a níveis elevadícimos, até vou para além desse indicador.

Se projetares numa folha de excel uma evolução positiva/otimista do volume de negócios e das margens da Corticeira Amorim (COR.LS); estimares os cash flows livres e descontares a uma taxa de 8.5% para o presente; após retirares o hipotético imposto sobre as mais-valias, concluirás que para que a cotação não esteja a ser sobreavaliada pelo mercado, das duas uma: (i) terás que ser muito otimista em relação ao futuro do grupo, o que te colocará numa posição de especulador; ou (ii) terás que atribuir uma taxa de desconto consideravelmente inferior a 8.5%, o que levaria a considerar-te consideravelmente avesso ao risco, atendendo a que a COR.LS encontra-se em Portugal.

Matematicamente, se eu decompôr a estrutura da atividade operacional da COR.LS, rubrica a rubrica, eliminar custos meramente contabilisticos (e.g. amortizações), assumir o EBITDA (aproximadamente 0.79 euros/ ação em 2015), fizer (ainda assim) um ajustamento favorável em 2 M€ em free cash flow (0.01€/ação), devido a participadas não consolidadas, retirar o net interest (0.02€/ação), o imposto currente (0.15€), o investimento anual em fundo de maneio (0.15€), e a manutenção de atividade (0.19€), restam cerca de 0.31€ /acção para decisões estratégicas (distribuição pelos acionistas ou reinvestimento na atividade). Fosse estes 0.31€/ ação distribuidos na totalidade pelos acionistas, ficariam 0.09€ retidos para imposto sobre os dividendos (28%), ou seja, restariam cerca de 0.22€/ ação.

A avaliação da ação deverá ter por base esta metodologia, que chega a 0.22€ em 2015, e, de acordo com os meus cálculos/ estimativas, cerca de 0.26€ em 2016, e 0.28€ em 2017. Mesmo se considerasse o valor de 2017 invés de o de 2016 e se considerasse 0.30€ invés 0.28€ (fazendo-me parte do clube dos otimistas), a cotação atual representa cerca de 29 vezes esse valor! Evidente que se estima que esses 0.28€ continuem a crescer no futuro, contudo mesmo assumindo as projeções mais otimistas, não consigo um valor acima de 6 euros. Por essa razão, considero a COR.LS sobreavaliada. Qualquer compra acima de 6 euros é um movimento especulativo, não um investimento racional.

Bons negócios.
 
Mensagens: 10
Registado: 10/8/2016 17:20

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Pixiesurfer » 29/9/2016 22:41

Pixiesurfer Escreveu:Entrada a 22/09 após ligeira correcção 8,45 :-k , durante 23/9 lá se aguentou sem ir ao stoploss e hoje surpreendeu, chegou a fazer +3,5% com 8,745 com RSi >83... estava noutra e deixei passar :wall:
Activei stopprofit 8,577, para salvaguardar um trade positivo com +1,5%, amanhã deve fazer ligeira correcção técnica.. ficando aguardar por nova oportunidade :-"


lá quebrou o stop na sessão de hoje 8,605!! :oh: deu pra fazer +1,8%.. agora esperar e analisar
Aim small, miss small. Aim for a button, you'll hit a shirt. ...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 81
Registado: 22/6/2016 16:03
Localização: White Sand Beach

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por rsacramento » 29/9/2016 18:37

WB Escreveu:O que me preocupa é o volume baixinho

eu se fosse a ti não me preocupava com isso; para ti os volumes no BCP são 'baixinhos'?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Thoth » 29/9/2016 17:32

Uma correção técnica já era bem vinda para poder comprar com mais segurança.
Resta esperar, entrar perto de máximos não é para mim. Já levei porrada por causa disso.
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por WB » 29/9/2016 12:35

Tenho andado a começar a estudar as análises fundamentais e técnicas por isso ainda estou um bocadinho verde neste capítulo.

Ainda assim, olhando para os aspectos meramente contabilístico-financeiros a empresa está com uma solidez incrível e a minha perspectiva é que isto continue a melhorar.

O que me preocupa é o volume baixinho.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2
Registado: 26/9/2011 9:47

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por ricardmag » 26/9/2016 22:46

_x_ Escreveu:Caro Ricardmag, eu de AF, percebo tanto como de motores de carros, sei onde fica a bateria onde se mete a água para os mija mija e pouco mais. :mrgreen: :mrgreen:

No entanto, se for feito a divisão do valor da situação liquida a dividir pelo n de ações dá um valor muito menor do que a cotação atual, dai dar uma sensação de estar cara, também o chamado PER está um pouco esticado, se bem que vem a diminuir. (acho que é PER que se chama o rácio que tenho no excel). :roll:
A empresa continua a dar excelentes resultados, tem um rácio ativos/passivos invejáveis e uma dívida que não assusta e lucros em todas as áreas de negócio segundo o ultimo relatório que só no fim de semana vou ver melhor.

Espero não ter-me armado em Jorge Jesus a explicar a aparente noção de que está cara. :wink:

Obrigado pela tentativa :mrgreen: :wink:
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Pixiesurfer » 26/9/2016 22:26

Entrada a 22/09 após ligeira correcção 8,45 :-k , durante 23/9 lá se aguentou sem ir ao stoploss e hoje surpreendeu, chegou a fazer +3,5% com 8,745 com RSi >83... estava noutra e deixei passar :wall:
Activei stopprofit 8,577, para salvaguardar um trade positivo com +1,5%, amanhã deve fazer ligeira correcção técnica.. ficando aguardar por nova oportunidade :-"
Aim small, miss small. Aim for a button, you'll hit a shirt. ...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 81
Registado: 22/6/2016 16:03
Localização: White Sand Beach

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por _x_ » 26/9/2016 20:57

Caro Ricardmag, eu de AF, percebo tanto como de motores de carros, sei onde fica a bateria onde se mete a água para os mija mija e pouco mais. :mrgreen: :mrgreen:

No entanto, se for feito a divisão do valor da situação liquida a dividir pelo n de ações dá um valor muito menor do que a cotação atual, dai dar uma sensação de estar cara, também o chamado PER está um pouco esticado, se bem que vem a diminuir. (acho que é PER que se chama o rácio que tenho no excel). :roll:
A empresa continua a dar excelentes resultados, tem um rácio ativos/passivos invejáveis e uma dívida que não assusta e lucros em todas as áreas de negócio segundo o ultimo relatório que só no fim de semana vou ver melhor.

Espero não ter-me armado em Jorge Jesus a explicar a aparente noção de que está cara. :wink:
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1904
Registado: 9/1/2008 17:56
Localização: 15

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por ricardmag » 26/9/2016 17:21

Corticeira Amorim, SGPS, SA informa sobre Relatório e Contas Consolidados - 1.º Semestre de 2016 Prestação de contas semestrais

http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/PCS61697.pdf
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por ricardmag » 26/9/2016 16:02

rodrigocouto Escreveu:Concordo que o título está caro. Na minha opinião, atendendo à situação económico-financeira atual da Corticeira Amorim (a qual é excelente, atenção), qualquer entrada no titulo a um valor acima de 5.50 euros trata-se de um movimento especulativo. A ação encontra-se claramente sobreavaliada sob o ponto de vista fundamental.


Porquê e como concluis que está sobreavaliada? Atenção que eu pouco percebo de AF!
Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Day Trader PT » 26/9/2016 15:16

Ora aqui está uma acção que não quer saber de Deutsche Bank nem crises de Subprime... Novo máximo histórico hoje.

ca.png
 
Mensagens: 222
Registado: 24/11/2008 17:58
Localização: 14

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por rodrigocouto » 23/9/2016 3:48

Artista Romeno Escreveu:
Dr Tretas Escreveu:Vá pessoal, temos aqui potencial de bolha :!: Já não via disto há muitos anos :clap:

Por enquanto, tá tudo bem, mas se e quando o gráfico entrar numa fase exponencial, os price targets dos "analistas profissionais" forem para 15-20 euros, e se falar da CA no café já sabem :mrgreen:

Melhor, quando convidarem o Ulisses para ir à TV falar da CA :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: é um indicador infalível.

Isto pode vir a ser um exemplo textbook.


concordo em certa medida com o tretas, a corticeira daqui para cima está a ficar carota, mas não é uma empresa sem substancia, pode entrar é isso sim em multiplos disparatados, o bpi anda a atear fogo :mrgreen:


Concordo que o título está caro. Na minha opinião, atendendo à situação económico-financeira atual da Corticeira Amorim (a qual é excelente, atenção), qualquer entrada no titulo a um valor acima de 5.50 euros trata-se de um movimento especulativo. A ação encontra-se claramente sobreavaliada sob o ponto de vista fundamental.
 
Mensagens: 10
Registado: 10/8/2016 17:20

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Pixiesurfer » 19/9/2016 16:09

COR.LS a recuperar +6,2%(-3,6% sexta), como não voltei a entrar perdi o double da correcção dos últimos minutos, actualmente das mais saturadas do PSI20, deve sofrer acerto técnico amanhã.
Aim small, miss small. Aim for a button, you'll hit a shirt. ...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 81
Registado: 22/6/2016 16:03
Localização: White Sand Beach

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por maturidade » 16/9/2016 16:38

Pixiesurfer Escreveu:
Pixiesurfer Escreveu:In » Com bons volumes 13/09 +2h já fez ~90% volume 60d, uma entrada a 8.2 para um target 8,455, após ligeira correcção de 2dias negativos(ainda com -2,7%), min 7.8 15d, posição/saturação 93,3% "In Decline/Recover" Type


fechou 16/09 a 8.53% com +4%, activei um stopprofit a +3% 8.45
Será que a onda negativa está a passar?


Levou rombo no final.
fechou a 8.00€

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Pixiesurfer » 16/9/2016 16:27

Pixiesurfer Escreveu:In » Com bons volumes 13/09 +2h já fez ~90% volume 60d, uma entrada a 8.2 para um target 8,455, após ligeira correcção de 2dias negativos(ainda com -2,7%), min 7.8 15d, posição/saturação 93,3% "In Decline/Recover" Type


EDIT: fechou 16/09 a 8.00 :oh: activei um stopprofit a 8.45 +3% » Done
Será que a onda negativa está a passar?.. ? Re-Invest :-k ... vá mais uma programação de entrada nos states... :-"
Ia escolher a Wal-Mart mas já tenho em carteira com stopprofit de +2%... tudo o resto best volumes/Gains Intel/United/Travelers/Microsoft estão com sinais estranhos... fica para segunda :-k
ohhh não!! programação caso mini correcção em Coca-cola /Automatic /Boeing 126,65 /Exxon 84,20 Com Stops curtos -1,5%
Editado pela última vez por Pixiesurfer em 16/9/2016 19:07, num total de 6 vezes.
Aim small, miss small. Aim for a button, you'll hit a shirt. ...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 81
Registado: 22/6/2016 16:03
Localização: White Sand Beach

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Dc team, Google [Bot] e 313 visitantes