Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Corticeira Amorim - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Day Trader PT » 3/8/2016 8:54

Mais um máximo histórico. Grande Bull Market.... Gostava de ter entrado em 2009 :)
 
Mensagens: 222
Registado: 24/11/2008 17:58
Localização: 14

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por rsacramento » 3/8/2016 4:09

_x_ Escreveu:E lá rompeu finalmente a resistência

com mais de 1600 intervenções e andando por cá desde 2008 já tinhas obrigação de saber que uma sessão não chega para declarar rompida uma resistência :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por _x_ » 2/8/2016 21:28

E lá rompeu finalmente a resistência, é bom que se mantenha acima e não seja apenas uns especuladores a fazer levantar lebres. :wink:
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1904
Registado: 9/1/2008 17:56
Localização: 15

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por ricardmag » 2/8/2016 20:43

:clap:
cor.PNG
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por PIKAS » 2/8/2016 14:33


Caixa BI espera que a Corticeira Amorim tenha tido 29,3 milhões de lucros em Junho

12:54 Económico

A Corticeira Amorim vai publicar os resultados do semestre a 3 de Agosto, antes da abertura do mercado. O Caixa BI estima que os lucros tenham aumentado 11,6% face a Junho do ano passado.


in: http://economico.sapo.pt/noticias/caixa ... 55534.html

Cumprimentos,
 
Mensagens: 1710
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Dr Tretas » 1/8/2016 11:15

rg7803 Escreveu:

Ainda alguns dias atrás o Dr. Tretas falava do problema do TCA e hoje o jornal Publico apresenta um artigo interessante sobre o tema:

https://www.publico.pt/economia/noticia ... o-1739399#


Bom artigo, esse sobre as rolhas, de facto na linha do que eu tinha escrito. Só vem mostrar que mesmo numa indústria tradicional a I&D é uma necessidade constante, os concorrentes não dormem. Felizmente uma nova geração de gestores tem sabido entender isso, dá-me esperança no nosso sector industrial. É pena o sector financeiro e público serem o que se sabe :oh:

edit: já agora, actualizei-me sobre a origem do TCA, já não olhava para isto há bastantes anos. Aquilo que eu disse sobre a lavagem com lixívia com cloro (apesar de a Corticeira Amorim ter deixado de a usar), era uma teoria mais antiga. Hoje em dia, descobriu-se que são fungos que vivem na cortiça que modificam um pesticida (triclorofenol), possivemente para se defenderem, e transformam-no no TCA.
Hoje em dia, penso que esse pesticida já não é usado, mas ainda persiste nos campos, e lá vai sendo transformado em TCA pela bicharada que vive na cortiça. É para verem como é complexa a interação entre a natureza e as coisas que nós lá metemos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por _x_ » 1/8/2016 10:34

A CA tem tido uma resistência manhosa.
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1904
Registado: 9/1/2008 17:56
Localização: 15

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por rg7803 » 31/7/2016 10:54

Dr Tretas Escreveu:
Stains Escreveu:
também vendi demasiado cedo Corticeira. Agora falta encontrar as novas 'F Ramada' e 'Corticeira'.

há apostas/sugestões p/ acompanhar?


Digo já que não é nada fácil encontrá-las. Podes começar por excluir tudo o que esteja no PSI-20, há demasiados olhos atentos. Em geral são empresas esquecidas, capazes de gerar muito cash-flow quando o negócio está bom, mas que enfrentam duras provas quando a coisa vai má.

Posso ilustrar com uma parte da história da CA. No fim do século XX, com o petróleo quase de graça, a rolhas sintéticas (feitas de derivados do petróleo) ganhavam terreno nos novos mercados vinícolas, em especial EUA, devido ao seu baixo preço. Simultaneamente, os fabricantes de rolhas sintéticas iniciaram uma dura campanha publicitária para desacreditar as rolhas naturais, por exemplo, muitos consumidores americanos na época ignoravam que a cortiça é uma matéria renovável, julgavam eles que os sobreiros eram abatidos.
Mas o seu maior trunfo junto do consumidor era o TCA (tricloroanisole), uma substância química que se forma quando, nos processos antigos, a cortiça era lavada e desinfectada com lixívias contendo cloro. Moléculas naturais presentes na cortiça sofrem alterações, dando origem ao TCA.
Esta substância, embora não tenha em si um odor/sabor forte, actua sobre os sistemas sensoriais modificando a percepção do sabor/odor do vinho, tornado-o desagradável, mesmo em concentrações ínfimas.
Naturalmente, as rolhas sintéticas não sofrem desta contaminação, e isso foi amplamente aproveitado pelos competidores da CA.

Isso para a CA foi uma dura prova, com vendas e lucros irregulares que enviaram a cotação para níveis estagnados. Mas a CA teve a sorte de o petróleo começar a subir, o que fez os sintéticos perderem competitividade. A CA ganhou assim tempo para levar a cabo uma intensa campanha de I&D que culminou com rolhas livres de TCA actualmente produzidas pela empresa, bem como uma campanha de educação dos novos consumidores. Como sabem, a CA tem uma posição dominante a nível mundial, mas há que lutar para a manter. Actualmente, mesmo nos EUA, o consumidor já sabe associar rolhas de cortiça com vinho de qualidade.

E foi assim que uma empresa estagnada, foi salva pelo investimento em I&D, marketing e alguma sorte com o preço do petróleo. O lucro começou a aumentar, e a seu tempo a cotação reagiu (notem que não foi imediato, devido à desatenção da maior parte dos participantes do mercado).

Agora, encontrar e antecipar histórias destas não é nada fácil. Por exemplo, com o meu investimento na Toyota Caetano, as coisas têm corrido relativamente bem mas não espectacularmente, como a F. Ramada e CA. Outra de que se fala por aqui é a Sonae Capital, em que o bull também já vai longo e era relativamente fácil de antecipar quando o imobiliário começou a dar sinais de vida (essa não tenho). A Sonae Indústria, se algum dia conseguir efectivar o turnaround, também tem potencial, a Estoril-Sol também tem adeptos mas muito pouca liquidez.




Ainda alguns dias atrás o Dr. Tretas falava do problema do TCA e hoje o jornal Publico apresenta um artigo interessante sobre o tema:

https://www.publico.pt/economia/noticia ... o-1739399#
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4193
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Stains » 28/7/2016 14:29

Dr Tretas Escreveu:
Stains Escreveu:
também vendi demasiado cedo Corticeira. Agora falta encontrar as novas 'F Ramada' e 'Corticeira'.

há apostas/sugestões p/ acompanhar?


Digo já que não é nada fácil encontrá-las. Podes começar por excluir tudo o que esteja no PSI-20, há demasiados olhos atentos. Em geral são empresas esquecidas, capazes de gerar muito cash-flow quando o negócio está bom, mas que enfrentam duras provas quando a coisa vai má.

Posso ilustrar com uma parte da história da CA. No fim do século XX, com o petróleo quase de graça, a rolhas sintéticas (feitas de derivados do petróleo) ganhavam terreno nos novos mercados vinícolas, em especial EUA, devido ao seu baixo preço. Simultaneamente, os fabricantes de rolhas sintéticas iniciaram uma dura campanha publicitária para desacreditar as rolhas naturais, por exemplo, muitos consumidores americanos na época ignoravam que a cortiça é uma matéria renovável, julgavam eles que os sobreiros eram abatidos.
Mas o seu maior trunfo junto do consumidor era o TCA (tricloroanisole), uma substância química que se forma quando, nos processos antigos, a cortiça era lavada e desinfectada com lixívias contendo cloro. Moléculas naturais presentes na cortiça sofrem alterações, dando origem ao TCA.
Esta substância, embora não tenha em si um odor/sabor forte, actua sobre os sistemas sensoriais modificando a percepção do sabor/odor do vinho, tornado-o desagradável, mesmo em concentrações ínfimas.
Naturalmente, as rolhas sintéticas não sofrem desta contaminação, e isso foi amplamente aproveitado pelos competidores da CA.

Isso para a CA foi uma dura prova, com vendas e lucros irregulares que enviaram a cotação para níveis estagnados. Mas a CA teve a sorte de o petróleo começar a subir, o que fez os sintéticos perderem competitividade. A CA ganhou assim tempo para levar a cabo uma intensa campanha de I&D que culminou com rolhas livres de TCA actualmente produzidas pela empresa, bem como uma campanha de educação dos novos consumidores. Como sabem, a CA tem uma posição dominante a nível mundial, mas há que lutar para a manter. Actualmente, mesmo nos EUA, o consumidor já sabe associar rolhas de cortiça com vinho de qualidade.

E foi assim que uma empresa estagnada, foi salva pelo investimento em I&D, marketing e alguma sorte com o preço do petróleo. O lucro começou a aumentar, e a seu tempo a cotação reagiu (notem que não foi imediato, devido à desatenção da maior parte dos participantes do mercado).

Agora, encontrar e antecipar histórias destas não é nada fácil. Por exemplo, com o meu investimento na Toyota Caetano, as coisas têm corrido relativamente bem mas não espectacularmente, como a F. Ramada e CA. Outra de que se fala por aqui é a Sonae Capital, em que o bull também já vai longo e era relativamente fácil de antecipar quando o imobiliário começou a dar sinais de vida (essa não tenho). A Sonae Indústria, se algum dia conseguir efectivar o turnaround, também tem potencial, a Estoril-Sol também tem adeptos mas muito pouca liquidez.



muito bom :clap:
obg pela reflexão e tb concordo em relação a TCaetano ou S. Cap. A rever...
 
Mensagens: 115
Registado: 18/1/2016 23:14

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por rg7803 » 28/7/2016 14:26

ricardmag Escreveu:
rg7803 Escreveu:essa pergunta nem parece tua :D ! o que achas ?


trol? Não vejo outra hipótese ...



claro; o psi20, de momento, não apresenta "pechinchas" quanto a mim; tem um par de "milkcows" de dividendos, mas empresas baratas, baratas....não vejo
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4193
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por ricardmag » 28/7/2016 14:21

rg7803 Escreveu:essa pergunta nem parece tua :D ! o que achas ?


trol? Não vejo outra hipótese ...
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Dr Tretas » 28/7/2016 14:19

Stains Escreveu:
também vendi demasiado cedo Corticeira. Agora falta encontrar as novas 'F Ramada' e 'Corticeira'.

há apostas/sugestões p/ acompanhar?


Digo já que não é nada fácil encontrá-las. Podes começar por excluir tudo o que esteja no PSI-20, há demasiados olhos atentos. Em geral são empresas esquecidas, capazes de gerar muito cash-flow quando o negócio está bom, mas que enfrentam duras provas quando a coisa vai má.

Posso ilustrar com uma parte da história da CA. No fim do século XX, com o petróleo quase de graça, a rolhas sintéticas (feitas de derivados do petróleo) ganhavam terreno nos novos mercados vinícolas, em especial EUA, devido ao seu baixo preço. Simultaneamente, os fabricantes de rolhas sintéticas iniciaram uma dura campanha publicitária para desacreditar as rolhas naturais, por exemplo, muitos consumidores americanos na época ignoravam que a cortiça é uma matéria renovável, julgavam eles que os sobreiros eram abatidos.
Mas o seu maior trunfo junto do consumidor era o TCA (tricloroanisole), uma substância química que se forma quando, nos processos antigos, a cortiça era lavada e desinfectada com lixívias contendo cloro. Moléculas naturais presentes na cortiça sofrem alterações, dando origem ao TCA.
Esta substância, embora não tenha em si um odor/sabor forte, actua sobre os sistemas sensoriais modificando a percepção do sabor/odor do vinho, tornado-o desagradável, mesmo em concentrações ínfimas.
Naturalmente, as rolhas sintéticas não sofrem desta contaminação, e isso foi amplamente aproveitado pelos competidores da CA.

Isso para a CA foi uma dura prova, com vendas e lucros irregulares que enviaram a cotação para níveis estagnados. Mas a CA teve a sorte de o petróleo começar a subir, o que fez os sintéticos perderem competitividade. A CA ganhou assim tempo para levar a cabo uma intensa campanha de I&D que culminou com rolhas livres de TCA actualmente produzidas pela empresa, bem como uma campanha de educação dos novos consumidores. Como sabem, a CA tem uma posição dominante a nível mundial, mas há que lutar para a manter. Actualmente, mesmo nos EUA, o consumidor já sabe associar rolhas de cortiça com vinho de qualidade.

E foi assim que uma empresa estagnada, foi salva pelo investimento em I&D, marketing e alguma sorte com o preço do petróleo. O lucro começou a aumentar, e a seu tempo a cotação reagiu (notem que não foi imediato, devido à desatenção da maior parte dos participantes do mercado).

Agora, encontrar e antecipar histórias destas não é nada fácil. Por exemplo, com o meu investimento na Toyota Caetano, as coisas têm corrido relativamente bem mas não espectacularmente, como a F. Ramada e CA. Outra de que se fala por aqui é a Sonae Capital, em que o bull também já vai longo e era relativamente fácil de antecipar quando o imobiliário começou a dar sinais de vida (essa não tenho). A Sonae Indústria, se algum dia conseguir efectivar o turnaround, também tem potencial, a Estoril-Sol também tem adeptos mas muito pouca liquidez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por rg7803 » 28/7/2016 14:17

essa pergunta nem parece tua :D ! o que achas ?
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4193
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por ricardmag » 28/7/2016 14:12

rg7803 Escreveu:há apostas/sugestões p/ acompanhar?



bcp e up do montepio ..... têm um potencial fantástico .....[/quote]

Estás a falar sério ou a trolar ?
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por rg7803 » 28/7/2016 14:09

há apostas/sugestões p/ acompanhar?[/quote]


bcp e up do montepio ..... têm um potencial fantástico .....
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4193
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Stains » 28/7/2016 13:12

rollingsnowball Escreveu:
BFerraz Escreveu:Esta é que me ensina!!! Achava eu que estava cara há muito tempo atrás e pelos vistos não está. Isto o que é preciso é aprender e esta ensinou-me muito!

Sempre que olho para esta e para a F Ramada até me cai qualquer coisa... eram as minhas duas maiores posições de longe.. Devo ter feito perto de 7 mil euros de lucro com elas... se tivesse ficado quieto (só aguentá-las) tinha feito umas 30x mais (que diga-se de passagem me faziam uma diferença brutal)... claro que no entretanto fiz algum com o dinheiro da venda destas mas nem nada que se pareça... a única coisa que me deixa sossegado é que sei que ainda hoje as teria acabado por vender a meio caminho...

Não basta saber comprar, também é preciso saber vender. Tenho tentado aprender (as duas coisas), mas não sei se algum dia vou conseguir corrigir uma percentagem boa das falhas...


também vendi demasiado cedo Corticeira. Agora falta encontrar as novas 'F Ramada' e 'Corticeira'.

há apostas/sugestões p/ acompanhar?
 
Mensagens: 115
Registado: 18/1/2016 23:14

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por rollingsnowball » 28/7/2016 12:56

BFerraz Escreveu:Esta é que me ensina!!! Achava eu que estava cara há muito tempo atrás e pelos vistos não está. Isto o que é preciso é aprender e esta ensinou-me muito!

Sempre que olho para esta e para a F Ramada até me cai qualquer coisa... eram as minhas duas maiores posições de longe.. Devo ter feito perto de 7 mil euros de lucro com elas... se tivesse ficado quieto (só aguentá-las) tinha feito umas 30x mais (que diga-se de passagem me faziam uma diferença brutal)... claro que no entretanto fiz algum com o dinheiro da venda destas mas nem nada que se pareça... a única coisa que me deixa sossegado é que sei que ainda hoje as teria acabado por vender a meio caminho...

Não basta saber comprar, também é preciso saber vender. Tenho tentado aprender (as duas coisas), mas não sei se algum dia vou conseguir corrigir uma percentagem boa das falhas...
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por ricardmag » 28/7/2016 12:44

Deixa-a estar longe dos holofotes dos malditos especuladores :twisted: :mrgreen:
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por Especuladorzen » 28/7/2016 12:34

Uma acção que esta a subir em 2016 mais de 21% e que nos últimos 4 anos mais de 400%, temos um tópico moribundo.

Nada mudou neste espaço :wall:
A informação contida nos meus posts, não se destina a ser uma recomendação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro. Qualquer investimento em ativos financeiros e produtos idênticos é caracterizado por um certo nível de incerteza, e consequentemente, qualquer investimento desta natureza envolve riscos pelos quais o leitor é o único responsável.

Blog Privado Sobre Mercados Financeiros Com Atualizações Ao Longo do Dia: Blog - Especuladorzen
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 55
Registado: 13/5/2014 0:25

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por ricardmag » 31/5/2016 17:21

corticeira.png
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 31/5/2016 16:35

Esta é que me ensina!!! Achava eu que estava cara há muito tempo atrás e pelos vistos não está. Isto o que é preciso é aprender e esta ensinou-me muito!
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por ricardmag » 13/5/2016 15:09

Deixa lá, eu para a maioria dos negócios de curto prazo também não ando longe disso.
Por acaso tiveste azar, só houve um negócio a esse preço e até essa hora, e já agora não foi 6,56 mas sim 6,562€ :mrgreen: :lol:
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por e-finance » 13/5/2016 14:53

ricardmag Escreveu:e-finance, desde já parabéns pelo trade, então foste tu que vendeste 218 acções :twisted:
Cerca de 7% em alguns dias é bastante bom...

Obrigado!
Pronto fui apanhado, já não posso armar-me em grande capitalista :lol:
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 666
Registado: 20/8/2010 21:23

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por ricardmag » 13/5/2016 14:32

e-finance, desde já parabéns pelo trade, então foste tu que vendeste 218 acções :twisted:
Cerca de 7% em alguns dias é bastante bom...
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Corticeira Amorim - Tópico Geral

por e-finance » 13/5/2016 13:58

e-finance Escreveu:Acabei de entrar a 6.10€

Sai a 6.56€
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 666
Registado: 20/8/2010 21:23

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, bpcolaco, eneias, Ferreiratrade, Google Adsense [Bot], Goya777, joao garcao, JoeP, lfa, m-m, malakas, morinni, MR32, Musus, Noel, nunorpsilva, OCTAMA, pattern, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 116 visitantes