Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

off-topic - Eventos astronómicos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Crómio » 23/11/2008 2:44

Consegui ver a coisa, mesmo com o céu meio nublado.

Realmente é bonito, muito brilhante e com um speed muito louco.

Vou passar a seguir estas observações.

Obrigado Elias. :wink:
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2745
Registado: 2/11/2007 16:52

por RandomWalk » 22/11/2008 12:22

Elias Escreveu:Random, o eclipse foi em Fevereiro, eu é que fui recuperar o tópico :wink:


:lol: :lol: :lol:
É o que dá não ir para a caminha quando a patroa manda....

Elias Escreveu:Estás à vontade :)
Aliás não sei se tens reparado nos dois planetas a oeste, ao fim da tarde (Vénus e Júpiter). No dia 1 de Dezembro vão cruzar-se, com a bênção da Lua que se vai juntar à festa 8-)


Não sabia não.
a essa reunião vou ver se compareço, cá de baixo,e à distância, que eu sou tímido :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 199
Registado: 16/1/2008 20:09
Localização: Porto

por Elias » 22/11/2008 10:22

RandomWalk Escreveu:Obrigado pelo tópico, Elias

Pena só o ter lido agora, e ter perdido o eclipse de ontem :twisted:


Random, o eclipse foi em Fevereiro, eu é que fui recuperar o tópico :wink:

RandomWalk Escreveu:Se dúvidas tiver, já sei a quem perguntar :)


Estás à vontade :)
Aliás não sei se tens reparado nos dois planetas a oeste, ao fim da tarde (Vénus e Júpiter). No dia 1 de Dezembro vão cruzar-se, com a bênção da Lua que se vai juntar à festa 8-)

Atomez Escreveu:Essa passagem da ISS é de não perder.

É pouco depois do pôr do sol, a melhor altura para se observar porque ainda reflete a luz do sol e já está o céu escuro, e porque o tempo está limpo e sem nuvens.

Muchos thankyous pela dica :P


Eu vi a passagem de há dois dias, foi espectacular. Como se deu 45 minutos mais tarde (18h40), a ISS entrou na sombra a meio da passagem. Neste caso vai dar para ver a ISS a atravessar o céu todo. Na Estremadura, no Ribatejo e no Alto Alentejo vai passar mesmo pelo zénite (cerca das 17h58).

Pormenor curioso: quando a ISS aparecer a sudoeste, estará a passar sobre a Madeira e quando desaparecer a nordeste, 6 minutos depois, já estará sobre França. Incrível, não?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por atomez » 22/11/2008 4:56

Essa passagem da ISS é de não perder.

É pouco depois do pôr do sol, a melhor altura para se observar porque ainda reflete a luz do sol e já está o céu escuro, e porque o tempo está limpo e sem nuvens.

Muchos thankyous pela dica :P
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

por RandomWalk » 22/11/2008 3:31

Obrigado pelo tópico, Elias

Pena só o ter lido agora, e ter perdido o eclipse de ontem :twisted:

A astronomia é uma das minhas paixões de infância, sempre adormecida....

Talvez seja esta uma oportunidade de me virar para os astros, não para procurar soluções para o futuro mas para pura contemplação...

Se dúvidas tiver, já sei a quem perguntar :)

Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 199
Registado: 16/1/2008 20:09
Localização: Porto

por Elias » 22/11/2008 1:43

(Nota: editei o título deste tópico que criei no início do ano, transformando-o num off-topic único sobre fenómenos astronómicos. Assim quando houver fenómenos interessantes escuso de abrir novos posts)

Hoje sábado às 17h55m a Estação Espacial Internacional (ISS) voltará a brilhar sobre Portugal.

O fenómeno durará 6 minutos e será visível em todo o país, mas com particular intensidade nos distritos de Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora e Portalegre. A ISS aparecerá pelas 17h55 a sudoeste e atravessará todo o céu, até desaparecer a nordeste pelas 18h01m.

No sul do país só voltará a haver uma passagem com a mesma intensidade no dia 31 de Março; já o norte terá direito a duas passagens muito brilhantes nos dias 7 de Dezembro e 18 de Janeiro.

Na imagem anexa representa-se o "ground track" da estação espacial durante a passagem de amanhã - vai passar praticamente por cima de Lisboa, a uma altitude de 88 graus (quase no zénite) ao passo que no Porto passará a uma altitude de 60 graus do lado sueste e em Faro a uma altitude de 60 graus do lado noroeste.
Anexos
groundtrack.PNG
groundtrack.PNG (383.85 KiB) Visualizado 17075 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Pata-Hari » 21/2/2008 8:12

Grandes fotógrafos temos por aqui!!! obrigada pela foto-reportagem porque eu só uivei à minha almofada :D
Editado pela última vez por Pata-Hari em 23/11/2008 9:06, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

por Elias » 21/2/2008 4:25

AMR Escreveu:Via-se bem daqui (Parque das Nações, Lisboa) até exactamente agora... um cardume de núvens estragou a festa do cor-de-laranja...


Pois aqui foi a mesma coisa. Deu para ver até ao início da totalidade 8-)

AMR Escreveu:A lua estava mesmo muito muito alta de qualquer forma, parecia uma moeda de 1 centimo... as fotos foram com zoom certo? Muito!


Sim, com uma Canon 400D e um zoom 100-300mm


Aqui ficam mais duas fotos, a primeira tirada escassos minutos antes do início da totalidade e a segunda já com a Lua mergulhada na sombra (o astro brilhante que se vê na segunda foto, acima e à esquerda da Lua, é o planeta Saturno)
Anexos
43248a.jpg
43248a.jpg (47.92 KiB) Visualizado 17205 vezes
43257a.jpg
43257a.jpg (69.29 KiB) Visualizado 17186 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por AMR » 21/2/2008 4:10

Via-se bem daqui (Parque das Nações, Lisboa) até exactamente agora... um cardume de núvens estragou a festa do cor-de-laranja...

Fica para 2015... não há pressa.
Butes mas é bater choco e xonar... *bocejo*

A lua estava mesmo muito muito alta de qualquer forma, parecia uma moeda de 1 centimo... as fotos foram com zoom certo? Muito!

Não ouvi uivos, mas sublinhe-se o jantar foi, invulgarmente, regado a água... e também não adormeci recentemente em cima de colunas (aí é mais tipo assobio que uivo, mas ouve-se).

Agora (3:03) a lua vê-se mal, ainda comida, vou adiar a xonadela...

...

(observando com zoom 22x e nuvens translucidas na frente)

...


Bem, com os binólicos vai dando para perceber, embora a dita se ecplipse mais nas nuvens que na penumbra terrestre.

Vou curtir o "fenómeno" mais uns minutos, bons sonhos e ainda melhores negócios.

Abraços,
AMR
http://www.alvaromrocha.com
Be different, be better. Go a little wild. You’ll love every minute of it.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 186
Registado: 5/9/2007 8:28
Localização: Lisboa, Portugal... normalmente.

por Elias » 21/2/2008 3:49

Nova perspectiva da Lua, agora já quase totalmente imersa na sombra da Terra
Anexos
43245a.jpg
43245a.jpg (51.94 KiB) Visualizado 17291 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Elias » 21/2/2008 3:21

Obrigado! Sim, fui eu que tirei, aqui da janela de casa.

Entretanto consegui ajustar melhor o tempo de exposição e aqui fica outra foto, com uma definição um pouco melhor. A sombra já vai adiantada. Às 3 horas a Lua estará totalmente eclipsada e deverá ficar cor-de-laranja!
Anexos
43239a.jpg
43239a.jpg (14.12 KiB) Visualizado 17269 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Enslaved » 21/2/2008 3:17

Bonita foto, foste tu que a tiraste? :wink:

Abraços
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3355
Registado: 28/2/2007 18:24
Localização: Valhalla

por Elias » 21/2/2008 3:10

Afinal as nuvens deixam ver qualquer coisa.

Já tem uma bela dentada :)
Anexos
43229a.jpg
43229a.jpg (44.14 KiB) Visualizado 17310 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por scpnuno » 21/2/2008 0:58

Eu vou levar um tiro do Elias, de certeza, mas não resisto a deixar aqui uma perguntinha:

Além do Mech, por motivos obvios, quantos de vocês vão uivar à lua? Anhhh?? Digam lá

Eu vou ou uivar ou ressonar, dado a hora em causa não prometo que uivar seja a 1ª opção...

Já agora, acham que as administraçoes do BCP (passadas, presentes e futuras) e respectivos accionistas também vão uivar?

(Elias, eu já fugi, já não me apanhas)
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3807
Registado: 6/11/2004 17:26

por charles » 21/2/2008 0:10

Eu acho que os americanos se preparam para falhar e acertar na lua :mrgreen: , cá para mim :!:

EUA: Satélite espião à deriva no espaço pode ser destruído a qualquer momento
20 de Fevereiro de 2008, 22:28

Washington, 20 Fev (Lusa) - Os Estados Unidos estão prontos a abater um dos seus satélites espiões à deriva no espaço, numa missão que demonstrará ao mundo a capacidade que o país tem para efectuar uma "guerra das estrelas", apesar de Washington negar tal intenção.

A janela de oportunidade de que o Pentágono dispõe para destruir este satélite "iniciou-se hoje e vai até ao dia 29 de Fevereiro" mas uma previsão meteorológica desfavorável deverá impedir uma primeira tentativa hoje, segundo um alto responsável militar americano, que solicitou o anonimato.

"Não esperamos que o estado do tempo seja favorável" hoje, afirmou o responsável, mencionando "a altura das ondas" no Pacífico, que pode impedir os navios de guerra norte-americanos de se posicionarem correctamente para lançar um míssil e interceptar o satélite, uma operação avaliada entre 40 e 60 milhões de dólares.

Mas "estas coisas mudam várias vezes ao longo do dia", advertiu.

Washington desmente que esta operação tenha como objectivo demonstrar a sua capacidade em destruir satélites no espaço, a exemplo do que fez a China em Janeiro de 2007, abatendo um satélite meteorológico.

O porta-voz do departamento de Estado, Tom Casey, reiterou hoje que esta operação visa apenas proteger as populações civis.

Os Estados Unidos decidiram, a semana passada, destruir com um míssil este satélite espião, justificando a sua decisão por haver, nos seus reservatórios, uma substância altamente tóxica, a hidrazina.

Esta substância ataca o sistema nervoso central e pode ser mortal em doses elevadas mas degrada-se rapidamente sob o efeito do calor e dos raios ultra-violeta.

O Pentágono esperou, para o início das operações, que o vaivém espacial Atlantis pousasse na Florida após uma missão de cerca de duas semanas no espaço mas quer também agir antes que o satélite entre na atmosfera.

Armado com dois mísseis interceptores especialmente modificados, o USS Lake Erie foi encarregue de interceptar o satélite, que tem o tamanho de um autocarro, acima do Pacífico, anunciaram responsáveis do Pentágono na terça-feira.

O USS Decatur, um destruidor lança-misséis, armado com um terceiro míssil interceptor, poderá servir de recurso, havendo ainda um outro destruidor, o USS Russell, que para já se encontra em Pearl Harbor.

ALF.

Lusa/Fim


60 milhoes de euros :oh:

PS Vai ser pena se as nuvens não deixarem ver :!:
Editado pela última vez por charles em 21/2/2008 1:04, num total de 1 vez.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5004
Registado: 9/6/2005 12:24
Localização: queluz

por Resina » 20/2/2008 23:48

Elias, ainda bem que avisas... Já tinha lido que era breve, mas nunca mais me lembrava que era hoje.
Só tenho pena que seja muito tarde...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

off-topic - Eventos astronómicos

por Elias » 20/2/2008 23:10

Na noite de 20 para 21 de Fevereiro haverá um eclipse total da Lua.

Para os eventuais interessados, aqui fica informação sobre as horas do fenómeno:

Eclipse total da Lua, em 21 de Fevereiro:
A Lua entra na penumbra às ........................................... 00.35
A Lua entra na sombra às ............................................... 01.43
O eclipse total começa às ................................................ 03.01
Meio do eclipse às ........................................................... 03.26
O eclipse total termina às ................................................ 03.52
A Lua sai da sombra às ................................................... 05.09
A Lua sai da penumbra às ............................................... 06.17

Grandeza máxima do eclipse = 1,111, considerando o diâmetro da Lua como unidade.

O começo da fase de sombra será visível em África, na Europa, no Oceano Atlântico, na América Central e Sul e na América do Norte com excepção da zona ocidental; o fim será visível na Europa ocidental e na orla mais ocidental de África, no Oceano Atlântico, no continente americano e na metade leste do Oceano Pacífico.

Fonte: Observatório Astronómico de Lisboa


Apesar das horas algo "impróprias", é de assinalar que este eclipse poderá ser visto do princípio ao fim, ou seja, poderá ver-se o eclipse completo (isto, é claro, se as nuvens deixarem). Em Portugal, a próxima oportunidade para observar um eclipse total da Lua completo será apenas em Setembro de 2015.

Saudações,
Elias
Editado pela última vez por Elias em 22/11/2008 1:14, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Cem pt, dragom, Google [Bot], HFCA, JoeP, Mmmartins, Nuno V, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, TheKuby, VALHALLA e 384 visitantes