Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

off-topic - Eventos astronómicos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Crómio » 3/12/2008 16:13

Elias Escreveu:não te preocupes, há-de haver outras oportunidades.

agora o que está a dar (entre os que têm os telescópios mais potentes) é ver a passar a mala de ferramentas que a astronauta deixou cair no outro dia :lol:

Infelizmente as previsões só estão disponíveis para os states

Não posso!? :shock: :shock:

Fónix, isto é só voyeurs...

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2745
Registado: 2/11/2007 16:52

por Elias » 3/12/2008 16:09

não te preocupes, há-de haver outras oportunidades.

agora o que está a dar (entre os que têm os telescópios mais potentes) é ver a passar a mala de ferramentas que a astronauta deixou cair no outro dia :lol:

Infelizmente as previsões só estão disponíveis para os states
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por fnabais.ferro » 3/12/2008 16:00

Obrigado Elias. :wink:

Parece que não assisto nem em Luanda nem em Lisboa pois regresso à pátria no dia 10!!! :lol:

Pode ser que algures a meio do voo passe por ela, vou na janela atento!!! :lol: :lol: :lol:

Cumprimentos e BN,
Life is short, ride hard!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 872
Registado: 31/1/2008 11:08
Localização: Luanda / Margem Sul Lx

por Elias » 3/12/2008 15:41

fnabais, em Luanda os dias de passagem são outros (quando a ISS está sobre Portugal não está sobre Angola e vice-versa).

No quadro anexo encontras as próximas passagens visíveis em Luanda. As mais brilhantes são aquelas que têm a magnitude (coluna Mag) mais negativa, ou seja -2,4 / -2,3. Tens nos dias 15 e 17 de Dezembro mas é de madrugada!

Também há nos dias 11 e 12 mas são um pouco menos brilhantes e mais baixas no horizonte.
Anexos
iss-luanda.PNG
iss-luanda.PNG (24.47 KiB) Visualizado 11262 vezes
iss-luanda2.bmp
iss-luanda2.bmp (1.32 MiB) Visualizado 11275 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por fnabais.ferro » 3/12/2008 15:36

Não acompanhei o tópico decentemente mas fiquei curioso! Este fenómeno também vai passar em Luanda??? Qualquer coisa como 8°48'48.00"S , 13°13'54.00"E

Obrigado,
Life is short, ride hard!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 872
Registado: 31/1/2008 11:08
Localização: Luanda / Margem Sul Lx

por Elias » 3/12/2008 13:17

Aqui fica o detalhe sobre a passagem da ISS para Lisboa.

Pass Details
Date: Sunday, 07 December, 2008
Satellite: ISS
Observer's Location: Beirolas ( 38.7830°N, 9.1000°W)
Local Time: Portuguese Winter Time (GMT + 0:00)
Orbit: 350 x 358 km, 51.6° (Epoch 02 Dec)
Sun altitude at time of maximum pass altitude: -13.6°
Anexos
quadro.PNG
quadro.PNG (14.41 KiB) Visualizado 11309 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Crómio » 3/12/2008 13:10

rcmfreitas Escreveu:Crómio a tua foto `tá porreira,tens lá boas referências ,acho muito bem a malta mandar fotos para a gente começar a saber identificar o nosso céu nocturno.


Atenção que a minha foto é de amadorzeco, fotos boas, boas são as do Elias, que ficaram na página anterior.

Clica aqui para as veres ou anda uma página para trás.

Atenção também que os comentários que coloquei na foto são todos fantasia, incluindo o Sol.

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2745
Registado: 2/11/2007 16:52

por Elias » 3/12/2008 2:09

a passagem demora uns 4 minutos
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por rmcfreitas » 3/12/2008 1:23

A minha localização é arredores de Santarém,mais precisamente na Chamusca.

E a foto será que é assim como eu escrevi?

Bem às 18h15 vou-me armar com binóculos e máquina,um deles há-de ficar para trás porque a passagem secalhar vai ser rápida.

Abraços. :)
 
Mensagens: 23
Registado: 24/3/2008 0:44

por Elias » 3/12/2008 1:15

freitas, ela passará às 18h25

qual a tua localização?
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por rmcfreitas » 3/12/2008 0:45

Boas,obrigado pelos esclarecimentos,então domingo vai passar a estação?
Será de dia ou de noite?Tenho que estar alerta.
Crómio a tua foto `tá porreira,tens lá boas referências :wink: ,acho muito bem a malta mandar fotos para a gente começar a saber identificar o nosso céu nocturno.

Um abraço e continuem assim.

Já agora aqui vai uma tirada às 18h30.Epá como é que se põe aqui uma foto,ela está nas minhas imagens,será que tenho que clicar no rectângulo img* depois escrever http://nº imagem[/img] e teclar alt+p?

Tenham lá paciência comigo.[/img]
 
Mensagens: 23
Registado: 24/3/2008 0:44

por Elias » 2/12/2008 12:26

Ah bom já estou mais descansado :mrgreen:

Por acaso nunca vi uma aurora boreal mas gostava de ver uma :wink:
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Crómio » 2/12/2008 12:24

Allô Elias!

Atenção, aquilo não é uma Aurora Boreal... é a Aurora Boreal da Zona Oeste!

A Aurora Boreal da Zona Oeste costuma aparecer em fotos tiradas com máquinas muita rascas principalmente quando está um candeeiro uns grauzitos à esquerda da foto.

O Sol também é um candeeiro.

A antena do radar é a do meu carro e a baliza atractora de eventos são dois postes de iluminação.

Como podes ver a Zona Oeste é cheia de candeeiros e de fenómenos dignos do Entroncamento...

:mrgreen:

Obrigado pela correcção, bem me parecia que oclusão estaria um pouco desviado da Astronomia, já que só a encontrava em citações médicas.

Abraço e continua a avisar a malta.
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2745
Registado: 2/11/2007 16:52

por Elias » 2/12/2008 11:36

Açor3 Escreveu:Elias

Não há duvidas és o Astro Rei dos off-topics.Parabéns por mais um...Abraço.


Amigo Açor,

Andas distraído. Eu não abri nenhum off-topic novo. O presente tópico é de Fevereiro de 2008 (tem quase um ano) e eu tenho tido a preocupação de agregar neste tópico tudo o que esteja relacionado com o tema do mesmo.

Pelas tuas palavras e pelo momento em que as diriges, fico com a sensação que ficaste melindrado com o comentário que fiz no outro dia acerca dos off-topics que tens aberto e que procuraste uma oportunidade para retaliar. Se for este o caso, sugiro que me envies uma mp a fim de esclarecermos este assunto em privado.

1 abraço,
Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Açor3 » 2/12/2008 11:29

Elias

Não há duvidas és o Astro Rei dos off-topics.Parabéns por mais um...Abraço.
Na bolsa só se perde dinheiro.Na realidade só certos Iluminados com acesso a informação privilegiada aproveitam-se dos pequenos investidores para lhes sugarem o dinheiro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3639
Registado: 13/6/2004 20:52
Localização: Lisboa

por Elias » 2/12/2008 11:25

rmcfreitas Escreveu:Essa da estação tb foi uma pena não ter visto,enfim vamos esperar por novos acontecimentos,um abraço ao forum.


Vai haver uma oportunidade no dia 7 de Dezembro (domingo)

rmcfreitas Escreveu:Já agora,Elias ainda se vê os planetas ? Ou só amanhã?


Desculpa não ter respondido antes mas só agora vi o teu post.

Podes ver os planetas hoje ao cair da noite (a Lua é que estará mais afastada).

Crómio Escreveu:Belas fotos Elias!

Achei fantástico a proximidade da Lua com Vénus, principalmente no anoitecer, onde não sei se chegou a ser possível ver a oclusão(é assim que se diz?) de Vénus.


Na verdade chama-se "ocultação".

Houve uma ocultação (eu estava na auto-estrada e de repente vejo Vénus a aparecer por trás da Lua!), mas - pasme-se - o Observatório Astronómico de Lisboa não anunciou o fenómeno e por causa disso Não o registei condignamente :cry:

Não consigo compreender que a entidade oficial responsável pela comunicação de eventos astronómicos deixe escapar um fenómeno tão raro como é uma ocultação planetária.

Por causa desta falha, ontem à noite enviei-lhes um e-mail manifestando o meu desagrado pelo facto de ter havido uma ocultação planetária e de o Observatório nada ter dito e solicitando explicações para esta omissão. Estou a aguardar resposta.

Crómio, na tua foto assinalas uma aurora boreal, contudo julgo que as auroras não são visíveis na latitude de Portugal. Porque dizes que é uma aurora?

1 abraço,
Elias
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Crómio » 2/12/2008 1:34

Belas fotos Elias!

Achei fantástico a proximidade da Lua com Vénus, principalmente no anoitecer, onde não sei se chegou a ser possível ver a oclusão(é assim que se diz?) de Vénus.

Notou-se nitidamente o movimento da Lua por referência a Vénus, muito bonito.

Por graça, deixo aqui uma foto, sem tripé, com uma máquina muita rasca.

Cada um caça com o que tem, hehehehe.

Abraço

PS: Freitas, os planetas podem observar-se durante os próximos tempos, olhas para Sul depois do Sol se pôr. O mais brilhante é Vénus o outro é Jupiter.
Anexos
Observação.JPG
Observação.JPG (41.4 KiB) Visualizado 11490 vezes
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2745
Registado: 2/11/2007 16:52

por rmcfreitas » 2/12/2008 0:44

Boas fotos Elias,obrigado por compartilhares connosco estes belos eventos.
Quando ouvi nas notícias,aí umas 21h,fui ao quintal e já não vi nada,nem a Lua.
Essa da estação tb foi uma pena não ter visto,enfim vamos esperar por novos acontecimentos,um abraço ao forum.

Já agora,Elias ainda se vê os planetas ? Ou só amanhã?
 
Mensagens: 23
Registado: 24/3/2008 0:44

por Elias » 1/12/2008 21:48

Algumas fotos da conjunção desta tarde.
Anexos
trio 1.jpg
trio 1.jpg (152.25 KiB) Visualizado 16529 vezes
trio 2.jpg
trio 2.jpg (73.61 KiB) Visualizado 16533 vezes
trio 3.jpg
trio 3.jpg (44.6 KiB) Visualizado 16518 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Enslaved » 29/11/2008 19:41

Luis19 Escreveu:Elias,

Esta foto foi tirada no Porto no dia 27 de Novembro por volta das 19h15 na direcção Sudoeste.

Estes é que são Vénus em baixo na imagem e Jupiter na parte superior, certo?


Excelente fotografia e iniciativa. Pena estar a chover :( :(.
Surf's up and down in the markets
http://elliottmarketwaves.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3355
Registado: 28/2/2007 18:24
Localização: Valhalla

por Elias » 29/11/2008 19:34

Certo.

Para a semana será ao contrário, uma vez que se vão cruzar.
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Luis19 » 29/11/2008 12:41

Elias,

Esta foto foi tirada no Porto no dia 27 de Novembro por volta das 19h15 na direcção Sudoeste.

Estes é que são Vénus em baixo na imagem e Jupiter na parte superior, certo?
Anexos
1.jpg
1.jpg (38.48 KiB) Visualizado 16640 vezes
 
Mensagens: 407
Registado: 4/12/2007 16:30
Localização: 14

por Elias » 29/11/2008 1:01

Dazzling Planet Duo Beckons in Evening Twilight - The "Venus & Jupiter" Show


"What's that!?" Billions of people will be asking this question over the next few days when they look southwest after the Sun sets and evening twilight deepens.

What they’ll be seeing is a close pairing of the two brightest planets, Venus and Jupiter. On November 30th and December 1st they’ll be separated by only about the width of your finger held at arm’s length.

And on the evening of December 1st, skywatchers in the Americas will see the crescent Moon joining the two planets to make a remarkably compact celestial triangle. It’s sure to turn heads.

Although the three objects look close together, the appearance is deceiving. The Moon is only 252,000 miles away, less far than you may have driven a car in your lifetime. Right now Venus is 370 times farther away, at 94 million miles. And Jupiter, at 540 million miles, is nearly six times farther than Venus.

To put it another way: the Moon is currently 1.4 light-seconds distant, Venus is 8.4 light-minutes distant, and Jupiter is 42 light-minutes away. That’s how long the light from each of them has been traveling through space before it hits your eye.

Moreover, although Jupiter looks like a tiny dot, it’s actually 40 times wider than the Moon.

If the sky is cloudy for this event, don't despair. Venus and the crescent Moon will have another spectacular twilight pairing (though without Jupiter) on December 31st, New Year's Eve!

More Fast Facts

• This marks the second time this year that Venus and Jupiter have mimicked a brilliant "double star" in our sky. Back on February 1st, they appeared together in the eastern sky before dawn. At that time they nestled even closer together — only ½° apart.

• The last time these two planets were paired in the evening sky and easily seen was September 2005, when they appeared about 1½° apart. They won't be this close together and well placed for evening viewing again until May 2013 (1° apart).

• If Jupiter is the biggest planet, why does it look dimmer than Venus? Two reasons. First, Venus is much closer to Earth. Second, Venus is about seven times closer to the Sun than Jupiter is, so it gets illuminated by sunlight that’s about 49 times as intense. This is plain to see if you turn a telescope onto the two planets. Both are covered with mostly white clouds, but Venus is a dazzling blaze while Jupiter has a much more subdued appearance.

• One of the leading astronomical explanations for the Biblical "Star of Bethlehem" is a spectacularly close pairing of Venus and Jupiter that occurred in 2 B.C. (on June 17th). However, by that date King Herod had died, thus contradicting the account of Christ's birth in the Gospel according to Matthew.



A imagem seguinte mostra a posição da Lua e dos planetas durante 3 dias mas notem que isto é visto da América do norte. No caso da Europa a Lua estará sempre alguns graus à direita o que significa que no dia 1 de Dezembro estará muito perto dos planetas, formando um trio magnífico.

Fonte: http://www.skyandtelescope.com/about/pr ... 15469.html
Anexos
venusejupiter.jpg
venusejupiter.jpg (77.28 KiB) Visualizado 16706 vezes
 
Mensagens: 35428
Registado: 5/11/2002 12:21
Localização: Barlavento

por Flying Turtle » 23/11/2008 13:16

A princípio ainda houve um avião, que vinha da mesma direcão, que por momentos conseguiu baralhar-me. Mas depois o brilho da ISS destacou-se e foi vê-la galgar quilómetros a uma velocidade estonteante :shock:

FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3240
Registado: 25/10/2002 17:26
Localização: Oeiras/Lisboa

por atomez » 23/11/2008 3:54

Lindíssimo. À hora marcada, um ponto bem brilhante com o céu ainda azul escuro, cheio de speed.

Com uns pequenos binóculos notava-se que não é um ponto mas uma forma mais rectangular.

Ao ver uma cena destas sempre fica a ideia que de vez em quando, lá muito de vez em quando, a humanidade é capaz de fazer algo que vale a pena.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5852
Registado: 4/11/2002 22:48
Localização: Entre Marte e Vénus

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Bing [Bot], Inácio Barreto, J_Investidor, m-m, MP65, nfaz, papamericano, Phil2014, slbnnbobadela e 374 visitantes