Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

off-topic - Eventos astronómicos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: off-topic - Eventos astronómicos

por Carrancho_ » 18/2/2021 20:45

Hoje se tudo correr bem o Preseverance "amarta" na cratera Jezero.
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: off-topic - Eventos astronómicos

por fnabais.ferro » 5/8/2020 16:05

Para a ISS dá para subscrever no site da NASA em https://spotthestation.nasa.gov/ para receber alertas como o de baixo.
Time: Wed Aug 05 9:04 PM, Visible: 3 min, Max Height: 65°, Appears: 65° above SW, Disappears: 11° above SE

Vejo com regularidade e vou mostrando a amigos e familiares sempre que posso. É qualquer coisa ver e pensar que lá dentro vai alguém 8-) A questão de parecer mais rápido umas vezes que outras acredito que se deva ao ângulo de observação e à altitude será? :?: :?: Abraço
Life is short, ride hard!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 872
Registado: 31/1/2008 11:08
Localização: Luanda / Margem Sul Lx

Re: off-topic - Eventos astronómicos

por Carrancho_ » 3/8/2020 10:10

Impecável, obrigado. Viu-se perfeitamente, passou mesmo por cima da zona onde resido. Há uns anos quando vi a primeira vez fiquei com a sensação que ia mais alto e lento. Ontem era bem brilhante e rápida.
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: off-topic - Eventos astronómicos

por PC05 » 2/8/2020 14:45

Hoje às 21:49h a Estação Espacial Internacional será visível a olho nu no nosso país (onde não existirem nuvens).

Imagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3256
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: off-topic - Eventos astronómicos

por carlosdsousa » 8/7/2020 22:12

Boas

experimentem este site

https://stellarium-web.org/

cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 772
Registado: 4/6/2008 10:19
Localização: 12

Re: off-topic - Eventos astronómicos

por niceboy » 8/7/2020 0:38

Já ouviram falar no cometa NEOWISE? Parece que já se começa a ver em Portugal.
 
Mensagens: 100
Registado: 29/11/2007 4:19
Localização: 13

Re: off-topic - Eventos astronómicos

por rsacramento » 7/7/2020 16:49

obrigado aos três
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: off-topic - Eventos astronómicos

por ClyssaN » 7/7/2020 13:34

rsacramento Escreveu:
ClyssaN Escreveu:Tens aplicações para o telemovel que tb te dão a hora exata e trajetoria dos satelites de acordo com a tua posição.

consegues indicar-me uma?


Para a ISS e os satelites iridium (mas acho que agora só dá mesmo a ISS):

- ISS Detector


A que uso mais, não para satélites (apesar de já ter alguns, em tempo real a passar) é uma paga que é:

- Stellarium


Se procures na playstore por satellite tracker aparecem várias.
 
Mensagens: 314
Registado: 19/4/2007 12:54
Localização: Algarve

Re: off-topic - Eventos astronómicos

por MarcoAntonio » 7/7/2020 11:02

rsacramento Escreveu:
ClyssaN Escreveu:Tens aplicações para o telemovel que tb te dão a hora exata e trajetoria dos satelites de acordo com a tua posição.

consegues indicar-me uma?


Satelite AR (android / google play store).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38212
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: off-topic - Eventos astronómicos

por carlosdsousa » 7/7/2020 10:27

boas

já tive instalada a app "heavens Above"... queria ver quando a ISS ia passar

cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 772
Registado: 4/6/2008 10:19
Localização: 12

Re: off-topic - Eventos astronómicos

por rsacramento » 7/7/2020 9:20

ClyssaN Escreveu:Tens aplicações para o telemovel que tb te dão a hora exata e trajetoria dos satelites de acordo com a tua posição.

consegues indicar-me uma?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: off-topic - Eventos astronómicos

por ClyssaN » 7/7/2020 8:29

São satélites.

Há muitos muitos anos que se consegue ver satélites como a EEI.

A EEI normalmente consegue-se ver melhor pelo seu tamanho e consequente material reflector.

Desde os anos 90 que passo muitas noites de verão deitado a olhar para o céu a ve-los passar.

Uma vezes podes estar 30 mins e nao ves nada outras olhas e apanhas logo 1.

Atualmente é incrivel a facilidade com que se apanha um satelite ou ate mais em simultâneo a comparar com os anos 90, a quantidade é enorme de satelites que não estão geoestacionários.

Tens aplicações para o telemovel que tb te dão a hora exata e trajetoria dos satelites de acordo com a tua posição.
 
Mensagens: 314
Registado: 19/4/2007 12:54
Localização: Algarve

Re: off-topic - Eventos astronómicos

por Carrancho_ » 6/7/2020 23:29

Há menos de 1 hora vi algo que me deixou bastante intrigado. Pensava que só a Estação Espacial Internacional era visível a olho nu, mas provavelmente há mais.

Estava na varanda, virada a nascente, a contemplar as estrelas quando vi uma a mover-se rapidamente de nascente para poente. Pensei que fosse a EEI como tinha visto uns anos atrás por causa deste tópico tendo mesmo chamado as minhas filhas para também verem. Acompanhei todo o trajecto com facilidade até que desapareceu por cima do meu prédio. Só que mal ela se escondeu apareceu outra EEI em sentido inverso, de poente para nascente, esta segunda ainda estava visivel e vejo uma terceira EEI novamente de poente para nascente.
Julgava que a EEI fosse o único objecto artificial no espaço visível da terra, mas talvez não seja assim.

A minha teoria é a seguinte, por um lado talvez a atmosfera esteja mais limpa o que permite ver melhor os astros, por outro a lua bem cheia e luminosa estava a aparecer a nascente o que talvez tenha criado condições óptimas para ver o seu reflexo em vários satélites.

Estou mesmo curioso, pela velocidade e altura está fora de questão terem sido aviões.
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: off-topic - Eventos astronómicos

por Dom_Quixote » 18/10/2015 20:38

:shock:

"Terá o Kepler encontrado uma megaestrutura extraterrestre?"

"A estrela chama-se KIC 8462852 e pode até não ser fácil de memorizar, mas a verdade é que já se tornou no mais recente mistério no espaço e que muito está a dar que falar entre astrónomos e, claro, na internet. Uma estranha diminuição na intensidade da sua luz - muito maior do que o normalmente verificado - está a deixar o mundo científico curioso. Há falta de explicações que se podem considerar mais lógicas, há já quem fale na possibilidade de uma megaestrutura extraterrestre estar na origem deste mistério.

A KIC 8462852 está a 1500 anos-luz da Terra e foi monitorizada 1600 dias pelo telescópio Kepler, da NASA. A missão, que começou em 2009, tem como objetivo encontrar novos planetas (e tem tido sucesso) procurando por diferenças na luz das estrelas, pois quando um planeta passa à frente delas, a luz escurece, normalmente entre um a dois por cento. Mas o que aconteceu com a KIC 8462852 foi bem diferente.

A luz desta estrela chegou a enfraquecer 20 por cento e para tal acontecer o objeto que passou à sua frente tem de ter quase metade do diâmetro da estrela, segundo explica o The Guardian. Como termo de comparação, é dado o tamanho de Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar: tem um décimo do diâmetro do Sol. Tendo em conta que as estimativas apontam que a KIC 8462852 seja 1,5 vezes maior do que o Sol, o que a tapou terá de ter um tamanho considerável.

[citacao:Parece que é algo que se espera que seja construído por uma civilização extraterrestre]

Por isso mesmo, foi excluída a possibilidade de ser um planeta que provocou a diminuição da intensidade da luz. E para reforçar essa teoria, o enfraquecer da luz aconteceu num espaço de tempo aleatório, ou seja, a primeira vez foi no dia 800 da missão - diminuiu cerca de 15 por cento - e depois no dia 1500 - chegou aos 20 por cento.

Apesar da hipótese de uma mega estrutura extraterrestre ser a causa até parecer estar em cima da mesa, não significa que não se procure uma razão mais lógica. Tabetha Boyajian, da Universidade de Yale, lidera as investigações deste mistério e aponta que a causa natural poderá ser o desfazer de um cometa ao passar junto à estrela. O problema é que as mesmas nuvens que podem ter tapado a luz da estrela, também deveriam produzir uma radiação que seria detetada deste a Terra. O que não aconteceu.


© REUTERS/NASA
"Nunca vimos nada como esta estrela. Foi muito estranho. Pensámos que seria dados errados ou movimento da nave, mas confirmámos que estava tudo correto", salientou Tabetha Boyajian ao site The Atlantic. Estão a ser estudadas mais possíveis explicações, mas o astrónomo Jason Wright, da Universidade de Penn State avança com a teoria extraterrestre.

"Os extraterrestres devem ser sempre a última hipótese a considerar, mas parece que é algo que se espera que seja construído por uma civilização extraterrestre", referiu Wright ao The Atlantic.
"

In DN

:-"
"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2286
Registado: 3/4/2012 21:06
Localização: Mancha

Re: off-topic - Eventos astronómicos

por Dom_Quixote » 18/10/2015 12:08

"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2286
Registado: 3/4/2012 21:06
Localização: Mancha

Re: off-topic - Eventos astronómicos

por RaposoTavares » 26/9/2015 20:46

Dom_Quixote Escreveu:Cada um na sua vez! :wink:


É verdade. E sempre com tinto.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: off-topic - Eventos astronómicos

por Dom_Quixote » 26/9/2015 20:44

Cada um na sua vez! :wink:
"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2286
Registado: 3/4/2012 21:06
Localização: Mancha

Re: off-topic - Eventos astronómicos

por RaposoTavares » 26/9/2015 20:38

Lua de sangue?
Ora ainda bem: prefiro cabidela a queijo.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: off-topic - Eventos astronómicos

por Dom_Quixote » 26/9/2015 16:30

Amanhã temos lua de sangue! Imagem

Tenham medo, tenham muito medo... Imagem


http://www.msn.com/pt-pt/noticias/tecno ... lsignoutmd

:mrgreen:
"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2286
Registado: 3/4/2012 21:06
Localização: Mancha

Re: off-topic - Eventos astronómicos

por 654235 » 6/9/2015 23:44

MarcoAntonio Escreveu:
Luxor Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:A explicação mais plausível parece-me ser um balão de grande altitude e que se encontre a uma altitude suficientemente elevada para se encontrar (aparentemente) estacionário.



Só que a explicação do balão sendo a mais óbvia, peca pela forma que apresenta (balão invertido - impossível segundo os processos de flutuação dos gases)

E apesar da foto n ser a mais nítida... a minha observação in loco nunca me fez concluir ser balão, mas sim uma nuvem.


Eu não retiraria nenhuma ilacção da forma aparente do objecto nem o balão - caso seja um balão - vai ser directamente visível ao tipo de altitude que estou a supor, antes sim o que verias seria um reflexo da luz solar a incidir nele, pelo que a forma aparente dependeria de diversos factores, entre eles as condições atmosféricas (humidade, etc) e o equipamento utilizado. Bem como o angulo de incidência da luz solar...


Poderá ser outra explicação... uma anomalia visual por efeitos atmosféricos
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4377
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: off-topic - Eventos astronómicos

por MarcoAntonio » 6/9/2015 23:33

Luxor Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:A explicação mais plausível parece-me ser um balão de grande altitude e que se encontre a uma altitude suficientemente elevada para se encontrar (aparentemente) estacionário.



Só que a explicação do balão sendo a mais óbvia, peca pela forma que apresenta (balão invertido - impossível segundo os processos de flutuação dos gases)

E apesar da foto n ser a mais nítida... a minha observação in loco nunca me fez concluir ser balão, mas sim uma nuvem.


Eu não retiraria nenhuma ilacção da forma aparente do objecto nem o balão - caso seja um balão - vai ser directamente visível ao tipo de altitude que estou a supor, antes sim o que verias seria um reflexo da luz solar a incidir nele, pelo que a forma aparente dependeria de diversos factores, entre eles as condições atmosféricas (humidade, etc) e o equipamento utilizado. Bem como o angulo de incidência da luz solar...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38212
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: off-topic - Eventos astronómicos

por 654235 » 6/9/2015 23:22

MarcoAntonio Escreveu:A explicação mais plausível parece-me ser um balão de grande altitude e que se encontre a uma altitude suficientemente elevada para se encontrar (aparentemente) estacionário.



Só que a explicação do balão sendo a mais óbvia, peca pela forma que apresenta (balão invertido - impossível segundo os processos de flutuação dos gases)

E apesar da foto n ser a mais nítida... a minha observação in loco nunca me fez concluir ser balão, mas sim uma nuvem.
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4377
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: off-topic - Eventos astronómicos

por MarcoAntonio » 6/9/2015 23:00

A explicação mais plausível parece-me ser um balão de grande altitude e que se encontre a uma altitude suficientemente elevada para se encontrar (aparentemente) estacionário.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38212
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: off-topic - Eventos astronómicos

por Dom_Quixote » 5/9/2015 14:13

richardj Escreveu:também pode ser lixo espacial. A quantidade de lixo que existe à volta da terra é coisa parva...


Tu tiveste um repasto bem regado... ai tiveste, tiveste... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Lixo espacial captado por uma Cybershot T-10? :roll:
"É de sábios mudar de opinião" - Miguel de Cervantes
"A verdade é o preço" - bogos in Caldeirão de Bolsa
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2286
Registado: 3/4/2012 21:06
Localização: Mancha

Re: off-topic - Eventos astronómicos

por richardj » 5/9/2015 14:02

também pode ser lixo espacial. A quantidade de lixo que existe à volta da terra é coisa parva...

Cooper: CASE, get ready to match our spin with the retro thrusters.

CASE: It's not possible.

Cooper: No, it's necessary!

INTERSTELLAR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2706
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bar38, Bing [Bot], latbal, Minsk, PAULOJOAO e 211 visitantes