Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Inapa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Inapa - Tópico Geral

por Purificaçao » 29/5/2023 19:54

Caro Rio Mondego.
Muito grato por nos fazer entender melhor a INAPA.
Ficamos a saber que tem muito potencial.
As condicionantes, com gente competente, facilmente se ultrapassam.
Da minha parte muito grato mesmo!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 195
Registado: 29/11/2007 3:50
Localização: gandra

Re: Inapa - Tópico Geral

por Rio Mondego » 29/5/2023 18:13

Por lapso escrevi erradamente queria dizer trend-friend!
 
Mensagens: 87
Registado: 13/5/2023 13:17

Re: Inapa - Tópico Geral

por Rio Mondego » 29/5/2023 18:11

Caro triend-friend gostaria de falar consigo telefonicamente. Será que é possivel? Deixei o meu contacto aqui no fórum! Se me puder mandar sms agradecia.
 
Mensagens: 87
Registado: 13/5/2023 13:17

Re: Inapa - Tópico Geral

por Rio Mondego » 29/5/2023 14:17

Obrigado pela sinceridade Àlvaro, pois estava convicto que eras acionista. Bons sucessos nos negócios!
 
Mensagens: 87
Registado: 13/5/2023 13:17

Re: Inapa - Tópico Geral

por Àlvaro » 29/5/2023 14:07

Mondego penso não fazer sentido porque não sou acionista, nem espero vir a ser. Comentários não significam opções. No entanto, desejo sucesso nos investimentos.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Inapa - Tópico Geral

por Rio Mondego » 29/5/2023 13:55

Boa tarde Àlvaro. Gostaria de falar contigo telefonicamente será que é possivel ou então enviar-te um email.
 
Mensagens: 87
Registado: 13/5/2023 13:17

Re: Inapa - Tópico Geral

por Rio Mondego » 28/5/2023 9:23

Quero expressar o meu agradecimento a todos quantos estiveram presentes/representados, bem como a quem também manifestou essa pretensão e por incompetência de um intermediário financeiro, ficou privado desse direito, na Assembleia Geral da INAPA do passado dia 25 e em especial aos Dr Marco Almeida e Dr João Guedes, que para o efeito se tiveram que deslocar, respetivamente de Angola e da Madeira e pelas brilhantes interpelações que fizeram aos Presidentes do Conselho de Administração e da Mesa da Assembleia Geral, para além das excelentes interverções efetuadas pelo Dr Pedro Baltazar. O meu muito obrigado a todos!
 
Mensagens: 87
Registado: 13/5/2023 13:17

Re: Inapa - Tópico Geral

por Rio Mondego » 27/5/2023 12:24

Sendo o capital social da INAPA distribuído por 526.225.508 ações verifiquei que da lista de presenças da Assembleia Geral, apenas estiveram presentes/representados o equivalente a 358.926.942 ações. 167.298.566 não se fizeram representar o que em termos percentuais se traduz em 31,79 quase tanto como a limitação dos direitos de voto de 33,33 por cento da Parpublica. Acedito que desta quantidade possam haver participações, não falo em qualificadas, mas em significativas. A não comparência em Assembleia Geral é revelador de um certo desinteresse. Acredito que até 20 de maio de 2022 houvesse fundamento para isso, pois a Parpublica, com 33,33 por cento e o BCP com 17,77 por cento, reuniam maioria que motivavam o desinteresse na comparência em reuniões e daí nesse ano apenas estarem presentes 4 acionistas: Parpública, BCP, Nova Expressão e NovoBanco. Mas com esta lufada de ar fresco com a saída do BCP será que ainda há acionistas que não queiram ter uma palavra a dizer. Este ano já estivemos presentes representados no total 17 acionistas. Será que o interesse irá crescer e no próximo ano irão estar presentes um maior número de acionistas. Bom fim de semana a todos.
 
Mensagens: 87
Registado: 13/5/2023 13:17

Re: Inapa - Tópico Geral

por Rio Mondego » 27/5/2023 12:00

Caro trend-friend obrigado pelo complemento que fez ao meu comentário e remeteu-me para aquilo que aprendi em Teoria Geral do Direito Civil do Prof Mota Pinto. Grosso modo, Direito potestativo é um direito subjetivo que confere ao seu titular o poder de impor uma conduta a outrem, independentemente da vontade deste último.
 
Mensagens: 87
Registado: 13/5/2023 13:17

Re: Inapa - Tópico Geral

por trend=friend » 27/5/2023 11:27

E muito bem explicado. Acrescento que a conversão é um direito potestativo dos titulares das obrigações, por isso os 9,5c são um trigger financeiro para lhes passar valer a pena converterem.
Seria bom esse pagamento antecipado dos 12m, mesmo que com os 5% de juros de cada ano…
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Inapa - Tópico Geral

por Rio Mondego » 27/5/2023 10:52

Caro carlosdsousa embora não me tivesse feito a pergunta a mim, vou informá-lo que a segunda tranche do empréstimo obrigacionista será paga em julho do corrente ano, bem como as três últimas tranches em igual mês de 2024, 2025 e 2026. Irei fazer diligências para que haja acordo para o pagamento integral antecipado do mesmo. Esse empréstimo obrigacionista foi péssimo para os acionistas e daí poder haver obstáculos à subida da cotação a partir dos 9,5 cêntimos. Que é o valor ao qual podem adquirir ações através de um aumento de capital por conversão desse empréstimo obrigacionista. Com os 15 milhões podiam subscrever 23 por cento do capital social apenas reservado aos titulares dessas obriçações. Atualmente com o montante em dívida de 12 milhões podem subscrever 18,4 por cento o capital social, até à data do vencimento da segunda tranche. Quando a dívida passar a 9 milhões o aumento de capital baixará para 13,8 por cento. Ou seja com o pagamento de cada tranche de 3 milhões a faculdade conferida através do aumento de capital vai baixando 4,6 por cento até à sua extinção total em julho de 2026. Porque é que é mau para os atuais acionistas? Porque sendo apenas reservado aos detentores de obrigações consequentemente vai originar a diluição da participação social de cada um. Porque é que este direito não é exercido atualmente ? Porque estando a cotação a rondar os 4 cêntimos não vão comprar por 9,5 cêntimos através do aumento de capital. Evidentemente que se a cotação ultrapassar os 9,5 e se estiver por exemplo a 12 cêntimos aí já há interesse em fazer o aumento de capital comprando por 12 o que vale 9,5. Tratou-se apenas de uma resposta simplista da minha parte para melhor compreensão desta temática.
 
Mensagens: 87
Registado: 13/5/2023 13:17

Re: Inapa - Tópico Geral

por trend=friend » 27/5/2023 6:22

Àlvaro Escreveu:trend, o ponto é mesmo eese, será que já venderam todas? Num mercado com esta dimensão e numa empresa da dimensão da Inapa essa dúvida deixa pouca motivação para entrar. Penso que se tivessem despachado toda a posição já teriam comunicado. E, claro, também estou de acordo que depois de Bcp sair o espaço para subir será interessante.


Já não há mais comunicações a fazer Álvaro, agora com a nova lei o limite relevante é 5%.

Mas sim, admito que ainda tenham algo a rondar 5 milhões de ações dos cerca de 25 que tinham a 25/4.

Contudo, se esperava pelo momento “perfeito”, corria o risco de ficar apeado para esta intenção de investimento mais “estratégico”, aqui não vou fazer trading (nem há volume e o enorme slippage não permite…) tal como já fiz em algumas construtoras e não me queixo.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Inapa - Tópico Geral

por Àlvaro » 26/5/2023 22:54

trend, o ponto é mesmo eese, será que já venderam todas? Num mercado com esta dimensão e numa empresa da dimensão da Inapa essa dúvida deixa pouca motivação para entrar. Penso que se tivessem despachado toda a posição já teriam comunicado. E, claro, também estou de acordo que depois de Bcp sair o espaço para subir será interessante.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Inapa - Tópico Geral

por Rio Mondego » 26/5/2023 18:32

Caro Purificação não posso parar mesmo, pois a Assembleia Geral do próximo ano vai ser de extraordinária importância e daí continuar a tentar sensibilzar alguns acionistas da INAPA, que com a boa vontade de todos se pode construir algo para o bem comum. Não basta transformarmos os fóruns em muros de lamentações, é necessário passarmos das palavras aos atos. Se nesta assembleia geral estiveram presentes/representados 17 acionistas, tal como pode verificar através de lista de presenças que lhe enviei, para o próximo ano seria excelente que estivessem presentes 34. Foi uma assembleia bastante participada em que houve várias interpelações ao Presidente do Conselho de Administração, bem como ao Presidente da Mesa da assembleia geral. Felizmente foi nomeado mais um administrador, embora não executivo, com bastante experiência no setor, que será um trunfo importante a nosso favor. O email que também lhe reenviei do Dr Pedro Baltazar é bastante significativo e motivador e dá-nos um certo alento. Do email enviado do Dr Bernardo Colaço ainda não obtive resposta, mas segunda-feira irei entrar em contacto telefónico com ele, para confirmar se o BCP ao não ser representado em assembleia geral ainda é titular de algumas ações. Desejo que tenha um bom fim de semana. Abraço
 
Mensagens: 87
Registado: 13/5/2023 13:17

Re: Inapa - Tópico Geral

por Purificaçao » 26/5/2023 17:52

Queria dizer não pára.
Está coisa anda a comer palavras eheh.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 195
Registado: 29/11/2007 3:50
Localização: gandra

Re: Inapa - Tópico Geral

por Purificaçao » 26/5/2023 17:45

Rio Mondego, obrigado.
O Sr pára.
Pois faz sentido essa questão. Aguardemos.
Abraço.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 195
Registado: 29/11/2007 3:50
Localização: gandra

Re: Inapa - Tópico Geral

por Rio Mondego » 26/5/2023 17:25

Caro Purificação boa tarde. Enviei-lhe emails que convém ler. Abraço, JM
 
Mensagens: 87
Registado: 13/5/2023 13:17

Re: Inapa - Tópico Geral

por Purificaçao » 26/5/2023 17:21

Queria dizer caldinho.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 195
Registado: 29/11/2007 3:50
Localização: gandra

Re: Inapa - Tópico Geral

por Purificaçao » 26/5/2023 17:20

Grande movimentação hoje.
Estou em crer que se anda a cozinhar um cadinho.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 195
Registado: 29/11/2007 3:50
Localização: gandra

Re: Inapa - Tópico Geral

por Rio Mondego » 26/5/2023 11:26

Deu-me uma enorme satisfação verificar que além da Parpública, Nova Expressão e NovoBanco, todos os demais elementos pertencem aos meus contactos e faço votos para que na Assembleia Geral do próximo ano haja mais particiação/representação pois só assim é que se poderá mudar o que deve ser mudado.
 
Mensagens: 87
Registado: 13/5/2023 13:17

Re: Inapa - Tópico Geral

por Rio Mondego » 26/5/2023 11:11

Bom dia. O BCP não se fez representar em Assembleia Geral. Agora se continua a ter ações ou não a isso já não sei responder. Talvez o representante do BCP com o mercado possa dar essa informação. Não houve saída de administradores apenas a entrada de um novo, passando o Conselho de Administração a integrar 8 administradores, 3 executivos e 5 não executivos. Como estive presente em Assembleia Geral também informo que nesta Assembleia Geral estiveram presentes representados 17 acionistas, tendo tido o maior número de afluências dos últimos anos. Se alguém quiser receber a lista de presenças/representações que me indique aqui o seu email pois informar-vos-ei.
 
Mensagens: 87
Registado: 13/5/2023 13:17

Re: Inapa - Tópico Geral

por trend=friend » 26/5/2023 10:57

Desde o dia 24 de Abril quando se registou a última comunicação ao mercado do BCP e um spike muito apreciável no volume, a Inapa movimentou até ao final do dia de ontem cerca de 44 milhões de ações.

Se o BCP ficou desde aquela data com menos de 5% de ações (e de acordo com as novas regras já não tem de comunicar quando baixa dos 2%), ou seja cerca de 25 milhões de ações, não deve estar muito longe de esgotar as vendas (pois já se percebeu que a posição é para descontinuar), isto porque admito que o "seu" volume seja aproximadamente metade do volume total (tem sido possível perceber a entrada dos despejos, como aqui já apontaram).

E no momento em que acabarem os seus despejos, veremos o que a Inapa vale "em modo stand alone". Sendo que o ano passado foi excecional com lucro de cerca de 18 milhões de lucros - e a empresa toda a valer neste momento 22 milhões - a dívida reduziu para 2,5x o EBITDA quando no passado esteve a 2 dígitos (!), e faturação total em vários países superior a 1 Bi e liderança de mercado em muitos deles, este valor de mercado de 22 milhões é mesmo para um case Study.

Ou não... Num mercado periférico com um player grande a despejar em permanência, é mais compreensível... Mas em condições normais, e digam os que percebem de fundamentais, as ações da Inapa nunca valeriam menos de 20 a 25 cêntimos, pressupondo um lucro recorrente bem menor, de 10 milhões (ou seja, anualmente cerca de 2 cêntimos de lucro por ação).

Ora de 4 cêntimos e pouco atuais para 20/25 cêntimos de valuation adequada aos lucros, como qualificar isto? Martifer outra vez? Justifica uma entrada mais ponderada...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Inapa - Tópico Geral

por carlosdsousa » 26/5/2023 10:14

Boas

Não percebo como o BCP, com menos de 5% da INAPA, mantem dois administradores. Por essa ordem de grandeza a "Nova expressão" devia eleger pelo menos dois, para não dizer quatro. Deve ser aquele acordo "parassocial" feito entre eles, para não terem que fazer OPA mas tinham o mesmo valor em voto.
Quem continuem a baixar a divida e que tenham saldado a segunda tranche do empréstimo aos alemães.

cumprimentos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 772
Registado: 4/6/2008 10:19
Localização: 12

Re: Inapa - Tópico Geral

por Rio Mondego » 25/5/2023 22:13

Boa noite Alvarito. O BCP não perdeu nenhum ainda tem os dois, um de cada lado, até parece um boi. Se perdesse um, ficava só com um e aí até parecia um rinoceronte. Não ponto final, mas ponto de exclamação. Não te vi na Assembleia Geral, que te aconteceu?
 
Mensagens: 87
Registado: 13/5/2023 13:17

Re: Inapa - Tópico Geral

por Roberto Geissiniii » 25/5/2023 19:52

Há mais novidades sobre a assembleia geral?
Será desta e com o novo administrador, que Inapa vai voar mais alto?
 
Mensagens: 8
Registado: 23/5/2023 10:11

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, afcapitao, Bing [Bot], boavista, m-m, nfaz, Olhar Leonino, Pageup, Phil2014 e 378 visitantes