Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Inapa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por jm4330 » 28/4/2008 18:55

Nyk Escreveu:
Crómio Escreveu:Assim de repente, diria que estás longo na Inapa.


Não, não estou longo na INAPA, tenho entrado e saido varias vezes, esta ultima entrei a 0,89 e estou optimista que o titulo a curto prazo vai despertar.


Como se gere um título.
Se se compra esta empresa a €0,90, qual a necessidade de se lançar uma OPA a curto Prazo.
Razão tem os analistas do BI, quando afirmam que a Inapa, é potencialmente opada a m/l prazo.
 
Mensagens: 183
Registado: 31/12/2007 18:58
Localização: Braga

por Nyk » 28/4/2008 18:44

Crómio Escreveu:Assim de repente, diria que estás longo na Inapa.


Não, não estou longo na INAPA, tenho entrado e saido varias vezes, esta ultima entrei a 0,89 e estou optimista que o titulo a curto prazo vai despertar.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12117
Registado: 2/9/2005 12:45

por Crómio » 28/4/2008 18:37

Assim de repente, diria que estás longo na Inapa.

Portanto dá mais jeito acreditares na tua versão.

O que é um facto é que ambas as situações aconteceram, alguém estava interessado em vender a 0.9 e alguém estava interessado em comprar por 0.9.

Quando existe esta situação, é feito um negócio.
Eles lá se entendem...

Um abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2745
Registado: 2/11/2007 16:52

por Nyk » 28/4/2008 18:27

Ulisses Pereira Escreveu:Porquê a encher e não a esvaziar, nyk?

Um abraço,
Ulisses


Pois, até está bem observado, mas não sei porque acredito mais na minha versão. :wink:
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12117
Registado: 2/9/2005 12:45

por Ulisses Pereira » 28/4/2008 18:21

Porquê a encher e não a esvaziar, nyk?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Nyk » 28/4/2008 18:01

Não há maneira de se decidir a subir de vez, ainda pensei que era hoje, enquanto isso alguem se anda a encher delas a o,90.
Editado pela última vez por Nyk em 28/4/2008 18:26, num total de 1 vez.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12117
Registado: 2/9/2005 12:45

por artista_ » 28/4/2008 0:25

Nyk Escreveu:Neste momento o titulo está em fase de acumulação, para depois se balançar acima de um 1€


Nyk, isso parece uma certeza!?? :wink:

Um abraço
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Nyk » 27/4/2008 22:54

Matzagrin Escreveu:Eu também sou mais da opinião da resistência... já que passa mais tempo abaixo dos 0.90 do que acima :wink:

A meta do 1€ é muito apetecível, mas não me parece tão fácil assim de lá chegar. Só saindo uma grande notícia, e mesmo assim... :roll:

Actualmente encontra-se a lateralizar, mas realmente as últimas compras nos fechos, poderá querer dizer que grandes jogadores estão a entrar sem causar grandes ondas.

Quem sabe se não será um sinal que isto vai subir... eu gostava, mas teremos de esperar.




Neste momento o titulo está em fase de acumulação, para depois se balançar acima de um 1€
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12117
Registado: 2/9/2005 12:45

por Matzagrin » 26/4/2008 17:14

Eu também sou mais da opinião da resistência... já que passa mais tempo abaixo dos 0.90 do que acima :wink:

A meta do 1€ é muito apetecível, mas não me parece tão fácil assim de lá chegar. Só saindo uma grande notícia, e mesmo assim... :roll:

Actualmente encontra-se a lateralizar, mas realmente as últimas compras nos fechos, poderá querer dizer que grandes jogadores estão a entrar sem causar grandes ondas.

Quem sabe se não será um sinal que isto vai subir... eu gostava, mas teremos de esperar.
 
Mensagens: 156
Registado: 27/4/2007 13:28

por pcsilva » 26/4/2008 0:46

jm4330 Escreveu:
Nyk Escreveu:Só para deixar o gráfico.


Uma análise por mim efectuada, releva que a Inapa, começa a ter um suporte à volta dos 0,90 euros. A partir deste suporte, e com ordens de compra nos finais das sessões, com volumes muito acentuados, o que leva a supor, a entrada de grandes players, brevemente, a Inapa, irá atingir a marca do 1 euro.
falta saber os resultados do 1 trimestre para chegar rápidamente a este valor.


Não será mais uma resistência do que um suporte?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 370
Registado: 9/9/2004 19:36
Localização: 16

por jm4330 » 25/4/2008 20:21

Nyk Escreveu:Só para deixar o gráfico.


Uma análise por mim efectuada, releva que a Inapa, começa a ter um suporte à volta dos 0,90 euros. A partir deste suporte, e com ordens de compra nos finais das sessões, com volumes muito acentuados, o que leva a supor, a entrada de grandes players, brevemente, a Inapa, irá atingir a marca do 1 euro.
falta saber os resultados do 1 trimestre para chegar rápidamente a este valor.
 
Mensagens: 183
Registado: 31/12/2007 18:58
Localização: Braga

por Nyk » 25/4/2008 20:06

Só para deixar o gráfico.
Anexos
INAPA.JPG
INAPA.JPG (52.76 KiB) Visualizado 10909 vezes
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12117
Registado: 2/9/2005 12:45

por BestBraga » 24/4/2008 22:53

crusas Escreveu:Boa sorte Nyk! Por acaso tem havido umas belas entradas esta semana no fecho e durante a sessão a 0,90; pode ser que... Eu como me baseei na minha AT, e ja a vela de ontem não gostei dela, resolvi sair.


Ola..Boas...
Na verdade Crusas,tenho reparado nisso,nas ultimas sessoes,e nos ultimos segundos antes do fecho têm saìdo ordens de compra na ordem das dezenas e centenas de milhares...ainda ontem só foram na casa das 200000...pode nao querer justificar nada....a ver vamos...
 
Mensagens: 62
Registado: 29/11/2007 11:22
Localização: Braga

por crusas » 24/4/2008 19:49

Boa sorte Nyk! Por acaso tem havido umas belas entradas esta semana no fecho e durante a sessão a 0,90; pode ser que... Eu como me baseei na minha AT, e ja a vela de ontem não gostei dela, resolvi sair.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 277
Registado: 29/11/2007 2:46
Localização: Caxias

por Nyk » 24/4/2008 19:20

crusas Escreveu:Chegaste a entrar Nyk?
Comentários sobre esta menina? Para mim hoje era o dia em que ou passava dos 0,90 ou saia. SAI (e tão cedo nao entro :wink: )


Olha eu entrei a 0,89€? Vamos ver se ela agora sobe!
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12117
Registado: 2/9/2005 12:45

por crusas » 24/4/2008 18:33

Chegaste a entrar Nyk?
Comentários sobre esta menina? Para mim hoje era o dia em que ou passava dos 0,90 ou saia. SAI (e tão cedo nao entro :wink: )
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 277
Registado: 29/11/2007 2:46
Localização: Caxias

por Nyk » 24/4/2008 10:40

Que me dizem de uma entrada na inapa ao valor actual?
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12117
Registado: 2/9/2005 12:45

AT na INAPA

por StockGalaxy » 24/4/2008 0:17

Para cima ou para baixo?

Stock
Anexos
INAPA.gif
INAPA.gif (50.2 KiB) Visualizado 8645 vezes
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 854
Registado: 11/2/2006 21:08
Localização: 16

por karnuss » 23/4/2008 22:50

V. Escreveu:Qual é o problema de comprar divida?

Eu prefiro pagar 1.000 por uma empresa com divida de 3.000 (principalmente se parte for resultado de custos de capital) do que pagar 3.000 por uma empresa com divida de 1.000.

O teu EV ou o teu EBITDA, face aos dados recentes, tem de estar errado, pois EV/EBITDA penso que esta muito abaixo do valor que referes.

O PBV tem varias maneira de ser visto, é pouco útil senao o enquadramos no negocio e expectativas da empresa… Há muito a falar sobre isso (alias, em tempos escrevi um grande texto sobre este assunto, para nunca me esquecer desse “pormenor”)

Já agora, diz por favor para que te serve o ROA e ROE, principalmente este ultimo?

Se me disseres a utilidade destes rácios, principalmente o último, posso dizer-te porque é que este rácio é completamente inútil.

Quanto muito, interessa-te a TIR e o Fair Value pelo Modelo DCF e outros rácios operacionais, financeiros e de mercado… Não o ROE e o ROA, e o próprio PBV tem de ser bem visto.

Abraço, V.


P.S. A Inapa aposta em sectores muito importantes e específicos, tais como packaging, papel gráfico e papel de impressão fotografia… O Office, começa a diminuir no objectivo da empresa.



As minhas contas para o EV foram as seguintes: EV = 131M (Capitalização Bolsista) + 448M (Dívida Líquida) + 1.2M (Interesses Minoritários a preços de mercado) – 13.4M (Activos Extra Operacionais) = 569M

Tendo em conta um EBITDA de 35.5M, dá um EV/EBITDA de 16. Se detectares algum erro, por favor corrige as contas. Afinal estamos aqui para aprender :).

Em relação a comprar dívida, acho que faz sentido no caso de uma empresa nova ou em crescimento, que se endivida para fabricar novos produtos ou desenvolver serviços inovadores. Não me parece ser o caso da Inapa. Mesmo com o aumento das vendas em alguns sectores específicos, não vejo a Inapa daqui a alguns anos a vender mais papel que vende hoje em dia, logo apresenta baixas expectativas de longo prazo. A menos, obviamente, que a nova gestão consiga alterar radicalmente as coisas...

Abraços
 
Mensagens: 53
Registado: 14/3/2008 22:37

por BestBraga » 23/4/2008 0:25

jm4330 Escreveu:Boa tarde. Realmente que está dentro da Inapa, é o meu caso, está neste momento, a ter um custo de oportunidade. Fui ao aumento de capital da Inapa, acumulei, tenho um preço médio inferior ao fecho de hoje, e apesar de ter um + valia neste título, tb estou a ter um custo de oportunidade de a ter, já que face ao capital investido na Inapa, provalvelmente, estaria a ter uma + valia, caso tivesse investido noutras acções. Mas caros amigos, adivinhar o futuro só os os bruchos ou videntes, que não é o meu caso.
Esperemos, que face ao resultados do 1 trimestre dseste ano, que espero seja positivos, a Inapa, comece a se negociada acima do € 1,00.
Com dizem muitos analistas somos desesperadas, mas não vencidos.


Isso mesmo...
Ter Inapa ou outra qualquer,são estrategias e/ou apostas pessoais,e quanto a isso cada um tem a sua...Possivelmente se ela subisse repentinamente-seja ele qualquer que fosse o motivo-viriam aqui dizer que ja se esperava ou inventariam qualquer justificativa para tal...enfim
Boas apostas,se quizerem ver neste prisma...
 
Mensagens: 62
Registado: 29/11/2007 11:22
Localização: Braga

por jm4330 » 22/4/2008 18:24

Boa tarde. Realmente que está dentro da Inapa, é o meu caso, está neste momento, a ter um custo de oportunidade. Fui ao aumento de capital da Inapa, acumulei, tenho um preço médio inferior ao fecho de hoje, e apesar de ter um + valia neste título, tb estou a ter um custo de oportunidade de a ter, já que face ao capital investido na Inapa, provalvelmente, estaria a ter uma + valia, caso tivesse investido noutras acções. Mas caros amigos, adivinhar o futuro só os os bruchos ou videntes, que não é o meu caso.
Esperemos, que face ao resultados do 1 trimestre dseste ano, que espero seja positivos, a Inapa, comece a se negociada acima do € 1,00.
Com dizem muitos analistas somos desesperadas, mas não vencidos.
 
Mensagens: 183
Registado: 31/12/2007 18:58
Localização: Braga

por SMALL2007 » 22/4/2008 15:57

Quando começamos a discutir a INAPA, estava ela mais alta do que hoje, a SAG a 1.90 euros e o Finibanco abaixo de 2.80 (entre outras, claro, mas só estava a seguir estas). Agora estão a 2.50 e a 4.00, e ambas já deram óptimos dividendos.

Já as vendi e estou 100% líquido, portanto sem risco, e elas continuam a subir. e eu continuo à pesra de uma descida para voltar a pensar em reentradas.

Enquanto se insistir em descobrir o pote de ouro que um dia irá subir 200% (na INAPA não dúvido mas espero de fora), deixam-se de lado estas óptimas oportunidades.
Cumprimentos,
SMALL
 
Mensagens: 514
Registado: 16/5/2007 19:14

por V. » 22/4/2008 14:55

karnuss Escreveu:Tendo em conta os dados do ReC2007:


DIVIDA LIQUIDA (-) 448.408.000 €
CAPITAIS PROPRIOS 146.803.000 €
PRICE TO BOOK VALUE RATIO (PBV) 0,89
EV/EBITDA 16,02
PRICE TO EARNINGS VALUE (PER) -12,88
RETURN ON ASSETS (ROA) -1,21%
RETURN ON EQUITY (ROE) -7,06%


Uma empresa com resultados líquidos negativos em 2007 e anos anteriores, num segmento que cada vez tem menor expressão no quotidiano das pessoas (cada vez se usa menos papel), e uma divida líquida muito superior aos capitais próprios, não consigo perceber porque é que desperta tanto interesse. Só pode ser numa lógica de especulação, porque, de acordo com as minhas contas para o EV (que podem efectivamente estar erradas) quem compra esta empresa está a comprar, essencialmente, dívida...



Qual é o problema de comprar divida?

Eu prefiro pagar 1.000 por uma empresa com divida de 3.000 (principalmente se parte for resultado de custos de capital) do que pagar 3.000 por uma empresa com divida de 1.000.

O teu EV ou o teu EBITDA, face aos dados recentes, tem de estar errado, pois EV/EBITDA penso que esta muito abaixo do valor que referes.

O PBV tem varias maneira de ser visto, é pouco útil senao o enquadramos no negocio e expectativas da empresa… Há muito a falar sobre isso (alias, em tempos escrevi um grande texto sobre este assunto, para nunca me esquecer desse “pormenor”)

Já agora, diz por favor para que te serve o ROA e ROE, principalmente este ultimo?

Se me disseres a utilidade destes rácios, principalmente o último, posso dizer-te porque é que este rácio é completamente inútil.

Quanto muito, interessa-te a TIR e o Fair Value pelo Modelo DCF e outros rácios operacionais, financeiros e de mercado… Não o ROE e o ROA, e o próprio PBV tem de ser bem visto.

Abraço, V.


P.S. A Inapa aposta em sectores muito importantes e específicos, tais como packaging, papel gráfico e papel de impressão fotografia… O Office, começa a diminuir no objectivo da empresa.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 344
Registado: 3/12/2007 11:13
Localização: Mad scientist's lab in Caribbean

por tonando » 22/4/2008 14:55

Boa tarde.

Realmente concordo que a Inapa já vem a cair há imenso tempo e não há maneira dos ursos a "farejarem"!
Por outro lado (conforme se vê nitidamente no gráfico que eu surrupiei ao Ulisses) o interesse parece ter aumentado nos últimos tempos.
Ok, há muita especulação em torno da Inapa mas acho que também é assim que se ganha (ou perde como neste caso está a acontecer) muito dinheiro. Lembram-se da S.Costa no ano passado! Aquilo era uma loucura!! Ainda me lembro do dia 25 de abril do ano passado...foi só facturar :mrgreen: . E agora vejam como ela está.Deixou de haver especulação em torno da S.Costa.
Bem, neste momento estou fora da Inapa. Mas que ela me deve muito dinheiro, aí isso deve :evil: :evil: .

Abraço
Anexos
inapa.bmp
inapa.bmp (1.43 MiB) Visualizado 9253 vezes
Editado pela última vez por tonando em 22/4/2008 14:57, num total de 2 vezes.
Bons Negócios
Tó Nando
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 347
Registado: 29/11/2007 13:56
Localização: Santa Maria da Feira

por karnuss » 22/4/2008 14:19

Realmente, dessa perspectiva ficamos com poucas dúvidas :D

Um abraço
 
Mensagens: 53
Registado: 14/3/2008 22:37

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 234 visitantes