Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Inapa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Inapa - Tópico Geral

por Àlvaro » 23/2/2023 10:50

Esta acabou por ie para cima, mas ainda tem um osso aí antes dos 0.06. Se passar acredito que poderá então atacar o grande osso em 0.07. Mas os touros terão de mostrar que têm força para isso. Os 5 ficaram ali vai que não vai e conseguiram tirá-la de lá. Hum... pode ser que sim, mas passar os 7 apresentar resultados?!
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Inapa - Tópico Geral

por Eduardo R. » 23/2/2023 8:22

Pmart 1 Escreveu:Com tantas mensagens com o intuito de a querer ao que parece comprar mais abaixo é sem duvida animador para quem tem o Vejamos mesmo que não se repitam os resultados mas que sejam de menor monta no segundo semestre do ano serão o suficiente para um lucro liquido por ação a rondar os 0,04€ , se vier acompanhado de redução da divida o que é previsivel , então será excelente.


Garantidamente, não vais ter 0.04 cêntimos de lucro por ação. E arriscaria ainda dizer que nem perto disso.
 
Mensagens: 194
Registado: 29/3/2022 14:04

Re: Inapa - Tópico Geral

por Àlvaro » 22/2/2023 19:09

Parece me precipitada essa conclusão se olhares para o gráfico verás que não tocou o suporte. Claro que poderá partir em alta, mas para mim o suporte é em 5. Em relação á Impresa estamos de acordo.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Inapa - Tópico Geral

por Pmart 1 » 22/2/2023 14:46

Com tantas mensagens com o intuito de a querer ao que parece comprar mais abaixo é sem duvida animador para quem tem o papel e vê a INAPA , como um investimento a curto medio prazo com um retorno interessante .

Vejamos mesmo que não se repitam os resultados mas que sejam de menor monta no segundo semestre do ano serão o suficiente para um lucro liquido por ação a rondar os 0,04€ , se vier acompanhado de redução da divida o que é previsivel , então será excelente.

Neste momento na Bolsa de Lisboa é das melhores oportunidades está a cotar a 30% do seu maximo anual e se os resultados forem bons certamente irá aos 0,085€ que o Maturidade tão bem assinalou .

Ah e tal não é possivel , pois também não era no BCP e na ME , e foi possivel na Martifer , é só uma questão de dias ou na pior das hipoteses até aos resultados e andará a fazer maximos anuais acima de 0,07€.

Como nota final neste momento ao que parece não vendem e neste titulo há poucos posts por dia , curiosamente noutros á mais posts por dia que transações ..... mas calma que o outro titulo IMPRESA também poderá dar belos retornos
Anexos
INAPA 22.02.23 13h55.png
INAPA 22.02.23 13h55.png (38.89 KiB) Visualizado 5019 vezes
 
Mensagens: 311
Registado: 13/7/2011 20:38
Localização: 16

Re: Inapa - Tópico Geral

por grudes » 22/2/2023 13:57

Stora Enso:"European paper demand remained healthy during the first half of year, but started to decline sharply during the second half as result of macroeconomic slow down. (...) European paper demand was 10% weaker in 2022 compared to the previous year."

UPM:"Towards the end of the year, we saw significant destocking in many product value chains, especially in Europe, which held our delivery volumes back in UPM Communication Papers, UPM Raflatac and UPM Specialty Papers"

Navigator: "Na segunda metade do ano, os receios de abrandamento económico levaram a uma súbita redução da procura aparente, num momento em que os stocks ao longo de toda a cadeia de distribuição estavam bastante elevados e em que se assistiu a uma regularização relativamente rápida das cadeias logísticas"

Os resultados apresentados pela Inapa no primeiro semestre não se terão repetido!
 
Mensagens: 26
Registado: 30/12/2011 9:37

Re: Inapa - Tópico Geral

por Àlvaro » 22/2/2023 11:47

Continua a cheirar-me a esturro, o gráfico manda-me esperar, sendo que agora os 5 ficam um chão com mais sentido. :wink:
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Inapa - Tópico Geral

por Àlvaro » 20/2/2023 10:20

Esta não reação aos 5 cêntimos poderá significar que a vinda a 0.047 pode ser a zona mais segura de entrada :wink:
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Inapa - Tópico Geral

por Àlvaro » 17/2/2023 15:22

Quase a chegar ao suporte. Sem lá ir não aparecerão os compradores fortes. :shock:
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Inapa - Tópico Geral

por Àlvaro » 16/2/2023 16:27

Agora com mais tempo, cá está o gráfico que poderá orientar a negociação. Um 1.º nível (o mais razoável atendendo aos indicadores) em 5 e outro um pouco mais abaixo, segunda seta.
Continua a aguentar-se e caso os índices se aguentem a ação poderá fazer aqui um suporte. Em qualquer dos casos 5 será sempre um suporte mais seguro. :shock:
Anexos
inapa.PNG
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Inapa - Tópico Geral

por Àlvaro » 16/2/2023 9:43

Talvez haja aqui mesmo uma tentativa de encostar a 5. Olhando para o gráfico a probabilidade parece ser elevada. :?
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Inapa - Tópico Geral

por Àlvaro » 15/2/2023 14:14

Eduardo, cá está a escorregadela de que te falei. Agora será uma questão de entrar bem, no ponto certo. :D
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Inapa - Tópico Geral

por Àlvaro » 14/2/2023 21:48

Eduardo, mais próximo de 5 poderá ser uma aposta razoável. por agora está ainda muito perto do topo de curto prazo. :?
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Inapa - Tópico Geral

por Eduardo R. » 14/2/2023 9:39

Não é análise perfeita porque nunca refere o negócio. Temos a Altri e a Navigator a cair em linha com as perspetivas de evolução do mercado para os próximos meses e numa tendência negativa que já vem do último trimestre do ano passado. A Inapa, que tem margens infinitamente mais baixas que aquelas empresas e uma dívida absurdamente alta, não apresenta grandes razões para não corrigir também. É verdade que os resultados do primeiro semestre foram bons, uma vez que as generalidade das empresas na Europa precisava de repor inventários após a pandemia, a que se aliou a engenharia financeira de optar pelo factoring para antecipar pagamentos de clientes e, com isso, baixar a dívida líquida. Mas não é caso para ilusões, havemos de ver um segundo semestre comparativamente pior (salvo outras operações não-correntes) e um 1S23 horrível.

Posto isto, pode a Inapa valorizar ainda mais à luz dos resultados? Pode, há sempre malta desatenta que mede a qualidade dos seus investimentos pelo PE. No entanto, meteria dinheiro em como daqui a umas semanas vamos olhar para o gráfico e ver algo do género pump and dump. Se o pico será nos 7 cêntimos, nos 8 ou nos 9 é irrelevante, alguém vai sair a arder desta brincadeira.
 
Mensagens: 194
Registado: 29/3/2022 14:04

Re: Inapa - Tópico Geral

por lfa » 14/2/2023 8:52

Pmart 1 Escreveu:Caro ASimões como eu bem sei o que é sair antes do tempo , aliás e por tudo o que tenho lido ao longo de alguns anos é normalmente o maior erro do pequeno investidor, a maior parte das vezes não tem stop loss nas perdas e repetem n vezes só saio a ganhar e quando sobe ao ganharem meia duzia de pontos percentuais atiram logo a frase mais vale um pássaro na mão que dois a voar.

O que caracteriza quem investe é estabelecer objectivos e verificar a cada momento a realidade das empresas e as perspectivas próximas e neste caso em particular da Inapa, se replicar ou de alguma forma conseguir manter os numeros do primeiro semestre do Ano ( lucro por ação 1ºsemestre 0,032€, menos de metade da cotação actual) será quase unico na Bolsa de Lisboa , ter resultados ou lucros anuais muito próximos do seu Market Cap.

Sim existem pressupostos que são , interrogações nesta valorização entre eles aquele que considero mais relevante tem a ver com a participação do BCP será que estão a vender e até quando e será toda a participação ,para eles os fundamentais não interessam, não é o core bussiness e não querem ter participações em empresas, recordo para os menos atentos que no que levamos do ano as transações em Bolsa da Inapa foram tantas quantas as indicadas pela empresa para todo o Ano de 2021 , nesse caso 56 milhões.

Neste momento na minha opinião é um deposito a 3 meses com grande possibilidade de apresentar valorizações muito interessantes nesse prazo.

Se fosse fácil e neste momento temos visto em diversas ações do PSI quem diria , em 2023 valorizações num mês de 80% na ME, quantos pequenos investidores estiveram lá em todo o movimento , poucos provavelmente a maior parte entrou e saiu e voltou a entrar , aqui provavelmente será o mesmo, e alguns vão entrar a 0,07€ ou nos 0,085€ que o Maturidade apontou e até se podia ser mais ambicioso , mas isso só após os resultados anuais , e ainda existe um Plus em tudo isto, a possibilidade da Parpublica sair e vender a sua participação .

Neste momento e em Bolsa a Inapa tem um Market Cap de 32 milhões de euros , ora com tranquilidade alguém poderá estar a acumular e 11% da empresa foi transacionado em 2023 até este momento , como tal veremos no final de Abril


Análise perfeita
 
Mensagens: 591
Registado: 29/11/2007 9:41
Localização: Lisboa

Re: Inapa - Tópico Geral

por Pmart 1 » 13/2/2023 22:48

Caro ASimões como eu bem sei o que é sair antes do tempo , aliás e por tudo o que tenho lido ao longo de alguns anos é normalmente o maior erro do pequeno investidor, a maior parte das vezes não tem stop loss nas perdas e repetem n vezes só saio a ganhar e quando sobe ao ganharem meia duzia de pontos percentuais atiram logo a frase mais vale um pássaro na mão que dois a voar.

O que caracteriza quem investe é estabelecer objectivos e verificar a cada momento a realidade das empresas e as perspectivas próximas e neste caso em particular da Inapa, se replicar ou de alguma forma conseguir manter os numeros do primeiro semestre do Ano ( lucro por ação 1ºsemestre 0,032€, menos de metade da cotação actual) será quase unico na Bolsa de Lisboa , ter resultados ou lucros anuais muito próximos do seu Market Cap.

Sim existem pressupostos que são , interrogações nesta valorização entre eles aquele que considero mais relevante tem a ver com a participação do BCP será que estão a vender e até quando e será toda a participação ,para eles os fundamentais não interessam, não é o core bussiness e não querem ter participações em empresas, recordo para os menos atentos que no que levamos do ano as transações em Bolsa da Inapa foram tantas quantas as indicadas pela empresa para todo o Ano de 2021 , nesse caso 56 milhões.

Neste momento na minha opinião é um deposito a 3 meses com grande possibilidade de apresentar valorizações muito interessantes nesse prazo.

Se fosse fácil e neste momento temos visto em diversas ações do PSI quem diria , em 2023 valorizações num mês de 80% na ME, quantos pequenos investidores estiveram lá em todo o movimento , poucos provavelmente a maior parte entrou e saiu e voltou a entrar , aqui provavelmente será o mesmo, e alguns vão entrar a 0,07€ ou nos 0,085€ que o Maturidade apontou e até se podia ser mais ambicioso , mas isso só após os resultados anuais , e ainda existe um Plus em tudo isto, a possibilidade da Parpublica sair e vender a sua participação .

Neste momento e em Bolsa a Inapa tem um Market Cap de 32 milhões de euros , ora com tranquilidade alguém poderá estar a acumular e 11% da empresa foi transacionado em 2023 até este momento , como tal veremos no final de Abril
 
Mensagens: 311
Registado: 13/7/2011 20:38
Localização: 16

Re: Inapa - Tópico Geral

por Àlvaro » 13/2/2023 20:57

Simões, também me parece esticada, mas há aqui entusiastas que veremos se a carregam assim para cima sem nenhum recuo até mais perto de 5. :shock:
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Inapa - Tópico Geral

por ASimoes » 13/2/2023 20:10

Pmart 1 Escreveu:Caro Àlvaro vai para onde o mercado quiser , como bem sabes no teu papel fetiche tem sido muito evidente.

No entanto aqui e observando bem parece que alguém está a arrumar participação ou a sacudir a roseira

O cenário neste momento é animador em termos de futuro da empresa e apareceu comprador na zona dos 0,06€ .

Acho que nos próximos dias vamos ver o post do Maturidade a dar conta de mais um esticão que tem caracterizado a subida na INAPA , aqui é mais por andares , patamares , na ME estão a subir os degraus todos , mas que esticão

Ainda me parece que nestes 2 meses até apresentação de resultados que iremos pelo menos até ao patamar indicado pelo Maturidade

Bem digo eu que não percebo nada disto .....


Nos meus tempos, chamavam-lhe de "Bolha" ! E a Bolha, c0stuma rebentar :!: :roll: :?:
Como perdi bastante, semi arrependido, das percas ! Cadela apressada! lol 8-)
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 643
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: Inapa - Tópico Geral

por Àlvaro » 13/2/2023 13:30

Hum... não serei o único a ter dúvidas. As entregas a 0.06 estão a acontecer a bom ritmo... :?
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Inapa - Tópico Geral

por Àlvaro » 11/2/2023 12:28

higher, não é especulação coisa nenhuma, é mesmo dúvida. Estava convencido que as convertíveis seriam convertíveis em ações preferênciais e não em ordinárias. Estamos, portanto, dependentes dos próximos resultados.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Inapa - Tópico Geral

por higher » 11/2/2023 12:18

Boas,
A 1°tranche já estará paga...
Este ano é alegadamente, será paga a 2°tranche
 
Mensagens: 137
Registado: 1/1/2012 21:51
Localização: 20

Re: Inapa - Tópico Geral

por Pmart 1 » 11/2/2023 12:04

Àlvaro , versão resumida porque tudo o que especulas foi bem esclarecido nesta e na página anterior.

Todas as ações são ações ordinárias como tal todas tem o mesmo direito ...

Obrigações preferencias não há só existem as obrigações convertiveis dos Alemães e tem um valor trigger que podes verificar abaixo no que o

Barcelos 123 postou

2) No mesmo dia 15/11/2018, foi votada em AG, na sequência da celebração de um contrato de compra e venda com a Papyrus AB e Papyrys GmbH com vista à compra pela Inapa da participação da Papyrus AB e Papyrys GmbH nas empresas Papyrus Deutschland GmbH & Co. KG e na Papyrus Deutschland Verwaltungs-GmbH, a aprovação de emissão de um empréstimo obrigacionista convertível em acções ordinárias no valor de €15.000.000 a ser 100% subscrito pela Papyrus AB e Papyrys GmbH. Assim, parte do preço de aquisição destas duas empresas alemães foi pago através da emissão deste empréstimo que foi subscrito pela empresa vendedora. Ora, a emissão de obrigações convertíveis implica (mesmo que não se venha a realizar) a um aumento de capital (no mesmo valor do empréstimo). Assim, foi também aprovado o aumento de capital da Inapa de € 180 135 111,43 para € 195 135 111,43 (diferença precisamente igual ao valor do empréstimo). Nota que assim fica já autorizado o aumento de capital na eventualidade (mesmo que não venha a acontecer) de ocorrer a opção de conversão por parte da Papyrus AB e Papyrys GmbH. Este empréstimo dá a possibilidade de o seu detentor, no caso de exercer a conversão, de deter 23% do capital da sociedade após a conversão das obrigações em acções ordinárias, implicando que a Papyrus AB e Papyrys GmbH irá deter cerca de 157 184 242 acções se converter, por forma a que este número representa 23% do novo número de acções (683 409 750) caso haja esse exercício. Ora, como o empréstimo vale € 15 000 000, implicitamente só compensa o exercício da conversão caso as acções da Inapa valham mais de 0.0954 (opção está in-the-money), ou seja, quase o dobro da cotação actual. Assim, até este valor, não existe o risco de diluição da Inapa, pois não compensa à Papyrus AB e Papyrys GmbH estar a converter as obrigações em acções ordinárias. Este empréstimo vence juros à taxa de 5%/ano, e a sua amortização ocorre em 5 tranches de € 3 000 000, com início a Julho de 2022, terminando em julho de 2026. (Assim, e se não tiver ocorrido nada em contrário, aquando da apresentação dos resultados anuais da Inapa, o valor em dívida deste empréstimo irá diminuir para € 12 000 000). Com esta primeira amortização, o risco de diluição da Inapa diminui-se em cerca de 31,4 milhões de acções.


O caminho foi iniciado e se os resultados Anuais confirmarem o que se viu no 1º Semestre , estaremos a caminho de uma valorização bastante interessante , não há no PSI muitas empresas com resultados Anuais que sejam de valor semelhante ou aproximado ao seu Market Cap
Editado pela última vez por Pmart 1 em 11/2/2023 12:41, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 311
Registado: 13/7/2011 20:38
Localização: 16

Re: Inapa - Tópico Geral

por Àlvaro » 10/2/2023 20:47

Pmart, para ser um adepto da Inapa faltam-me perceber algumas coisas, entre elas se toas as ações poderão dar direito a dividendos. Essa coisa das obrigações preferenciais tira-me entusiasmo. E se eles decidirem converter essas obrigações em ações essas ações serão ordinárias? :shock:
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Inapa - Tópico Geral

por Pmart 1 » 10/2/2023 15:58

Caro Àlvaro vai para onde o mercado quiser , como bem sabes no teu papel fetiche tem sido muito evidente.

No entanto aqui e observando bem parece que alguém está a arrumar participação ou a sacudir a roseira

O cenário neste momento é animador em termos de futuro da empresa e apareceu comprador na zona dos 0,06€ .

Acho que nos próximos dias vamos ver o post do Maturidade a dar conta de mais um esticão que tem caracterizado a subida na INAPA , aqui é mais por andares , patamares , na ME estão a subir os degraus todos , mas que esticão

Ainda me parece que nestes 2 meses até apresentação de resultados que iremos pelo menos até ao patamar indicado pelo Maturidade

Bem digo eu que não percebo nada disto .....
 
Mensagens: 311
Registado: 13/7/2011 20:38
Localização: 16

Re: Inapa - Tópico Geral

por Àlvaro » 10/2/2023 14:17

É aguardar pois talvez não se segure por muito tempo... ainda assim é surpreendente estar a aguentar-se sem quase corrigir. Virá a 5? Seria uma ideia interessante.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Inapa - Tópico Geral

por Àlvaro » 8/2/2023 10:05

Talvez livie um pouco a sobrecompra antes de um novo esticão.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], iniciado1, PAULOJOAO, trend=friend e 110 visitantes